0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
121. Por que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal?Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não criou Espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, ou seja, com as mesmas aptidões tanto para o bem quanto para o mal. Os que são maus o são por vontade própria.122. Como é que os Espíritos, em sua origem, quando ainda não têm consciência de si mesmos, podem ter a liberdade de escolha entre o bem e o mal? Há neles algum princípio, alguma tendência que os leve para um ou outro caminho?O livre-arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Não haveria mais liberdade se a escolha fosse determinada ou imposta por uma causa independente da vontade do Espírito. A causa não está nele, e sim fora, nas influências a que cede em virtude de sua livre vontade. É essa a grande figura da queda do homem e do pecado original: uns cederam, outros resistiram à tentação.122.a) De onde parte a influência sobre ele?Dos Espíritos imperfeitos que procuram apossar-se dele para dominá-lo e ficam satisfeitos de o fazer fracassar. Foi isso que se quis simbolizar na figura de Satanás.
"pois nunca existiu antes"De onde você tirou isso? Não acha que Deus criou o nosso espírito do nada, com um estalar de dedos, né?
Eu entendi a ideia do instinto, mas se Deus criou todos iguais, e consequentemente seus pensamentos e instintos são iguais (o que difere é somente o meio em que foram colocados), por que depois tomam caminhos diferentes, se a causa não é unicamente o meio?
Como pode o homem, na sua origem como espírito, simples e ignorante, sem bases nenhuma para discernir certo ou errado, ou seja, com praticamente nenhum livre-arbítrio, pode escolher entre o bem e o mal por si só? Como o homem pode ceder às influências externas por livre vontade, se não sabe o que quer, pois nunca existiu antes?
Isso só me faz pensar que o meio em que o espíritos está incluído que foi responsável pelo seu encaminhamento. Como todos foram criados simples e ignorantes, é difícil conceber que cresceram de forma diferente, a única diferença que possuem é o ambiente em que foram colocados, suponho novamente que o que é responsável pelo encaminhamento do espírito não é escolha dele próprio.
Como pode isso? Já que meu pensamento é contrário ao que dizem os espíritos no LE.
Iniciado por Dhan « 1 2 » Outros Temas
Iniciado por monicarsb « 1 2 3 4 » Off-topic
Iniciado por Ana Cristina Monteiro Outros Temas
Iniciado por Dhi « 1 2 » Imortalidade da Alma
Iniciado por Johanne83 Comunicabilidade dos Espíritos
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.