Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Tópico iniciado por: WRossetti em 09 de Fevereiro de 2011, 16:03

Título: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: WRossetti em 09 de Fevereiro de 2011, 16:03
Recebi certa vez uma apresentação em Power Point falando da chegada dessa nova geração de crianças que, segundo o autor, seria de uma ordem mais elevada, responsável pela transformação planetária, passando de Planeta de Provas e Expiações para Planeta de Regeneração.

Alguém já viu esse relato? Tem algum fundamento?

Abraços,

Rossetti
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 09 de Fevereiro de 2011, 16:06
Mano Rossetti,
sabes o melhor fim que poderias dar a este PPS?
Jogá-lo fora.
Essa coisa toda, teve seu nascedouro numa seita americana, em que lá é dito que o Espírito que lhes patrocina o trabalho seria maior do que jesus.
É tudo uma farsa que a lei natural lhe fica contrária.
Para ser mais melífluo no meu comentário diria que é apenas uma crença vã que estas duas pessoas, um casal, que são os "inventores das tres bolinhas" fizeram nascer.
Abração,
Moura
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 09 de Fevereiro de 2011, 17:50
Tem uma palestra, em mp3, do Divaldo Franco intitulada "Crianças Indigo e a Visão Espírita". Nesta palestra são abordados a temática citada (Crianças Índigo e Cristais) e muitos outros temas pertinentes, indico para o irmão.

Na seção "audiovisuais" aqui do fórum tem essa palestra em mp3 para download, caso o irmão não ache, me comunique que prvidencio o link.

Abraços
Renato

Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 09 de Fevereiro de 2011, 17:54
Neste video, Divaldo aparece de "garoto propaganda " dessa idéia estapafúrdia.O Que ele fala serve só como exemplo de que mesmo as pessoas que mais tenham falado sobre a doutrina podem e se enganam muito quando não estudam bem o tema.
abraços,
Moura
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Ann@ em 09 de Fevereiro de 2011, 19:10
Olá amigos,

Este é outro assunto que rende...:D, mas o Moura definiu bem o caminho que ele deve traçar.

Amigo WRossetti, leia na codificação sobre a nova geração e compare com os textos sobre essas crianças índigo e cristal e chegue a tua própria conclusão.;)
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 09 de Fevereiro de 2011, 21:07
Boa noite irmão Moura,

Sem nenhum tipo de questionamento de minha parte, e respeitando imensamente a interpretação que o irmão tem o direito de expor. Acredito que covem um estudo melhor de nossa parte sobre essa temática, principalmente no que diz respeito à palestra do nosso querido irmão Divaldo Franco.

Na palestra mencionada, Divaldo não diz que as crianças índigo são seres mais evoluidos (no aspecto moral) do que nós, e muito menos sugere que sejam "patrocinados" por algum outro espírito, que não Jesus. Divaldo menciona inclusive as crianças com patologias TDA e DTAH.

O conceito de crianças cristais é mais amplo, e independente da nossa opinião, acredito que valha um estudo mais aprofundado de nossa parte.

Novamente reafirmo meu respeito e consideração pela opinião do irmão, e principalmente pelo direito que o irmão tem de expo-la, sempre de uma forma amorosa, seguindo os ensinamentos de conduta do nosso mestre Jesus.

Abraços do amigo,
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: raiodesol em 09 de Fevereiro de 2011, 21:14
 MOURA confesso que por muitas vezes tive muita raiva de voce,muitaaaaaaaaaaaaaaa mesmo,só que agora por esses dias cheguei numa conclusâo muito clara,se não fosse voce mostrar realmente a doutrina de forma exata,teria tantas alegorias e tantas ilusôes que nâo iríamos nem conseguir mais entender,leio quase todos os seus comentarios postados por isso cheguei a essa conclusão,e,só me resta lhe pedir nem desculpa (perdão)por ter sentido tanta raiva,mais no final foi bom,serviu para eu aprender os porques,e, graças a deus aprendi,vejo as vezes voce receber mau respostas e nem com isso,deixou de fazer o seu trabalho,que se ve é muito sério,parabens de coração.
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: VITOR CUNHA em 09 de Fevereiro de 2011, 23:31
Boa noite,

se visitar o meu blog, encontrará, penso que logo no mês de Agosto de 2010.
http://vitorcunhaoec.blogspot.com
tem outrus temas fantásticos.
bom proveito.

muita paz
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Estrela Brilhante em 10 de Fevereiro de 2011, 00:07

Nunca li ou estudei ou aprendi em lugar nenhum que a doutrina ensinasse que palavras duras e amargas fizesse parte da conduta correta.
Nos devemos sim e ter bastante cuidado com nossa conduta ao passar o conhecimento,as vezes o conhecimento aos olhos de Deus nem importa muito ,mas  a conduta sim..
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 10 de Fevereiro de 2011, 01:21
Boa noite meus irmãos,

A tarde fiz referência à palestra do nosso irmão Divaldo Franco, que trata do tema "Crianças Índigo e a Visão Espírita", mas como estava no serviço, não pude localizar o link da referida palestra, pra quem tivesse interesse ou curiosidade em escuta-la.

Consegui localizar um link onde é possível baixa-la ou escutar na própria homepage que à hospeda, trata-se do seguinte endereço: http://www.esnips.com/doc/e8342fdb-cd2f-44cb-b03c-ba877419bd00/Crian%E7as%20Indigo%20e%20a%20Vis%E3o%20Esp%EDrita

Não sei se é permitido postar link de arquivos de áudio nesta área do fórum, antecipadamente peço desculpa aos moderadores caso não seja o local apropriado, porém, como fiz menção à palestra, achei que seria interessante disponibilizar aos interessados em ouvi-la.

Abraços do amigo,
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Diogoseverino em 10 de Fevereiro de 2011, 14:39
Não serão crianças com faculdades mediúnicas bem desenvolvidas e com um avanço moral e espiritual bem avançado? Ou poderão ser crianças que reencarnam sendo espíritos superiores? Fica a questão.
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 10 de Fevereiro de 2011, 14:54
Diogo,
Espíritos superiores só reencarnam por exceção, por isso não poderiam ser.
Tratamos de Espíritos amigo não de crianças.
Abraços,
Moura
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: invisível em 10 de Fevereiro de 2011, 16:42
Olá amigos,

também sempre tive dúvidas a respeito desse assunto e de outros tantos mas mantenho sempre um aprendizado em minha mente: não nos é permitido saber de muitas coisas ainda neste estado em que nos encontramos porém, acredito que conforme evoluirmos muitas coisas nos serão reveladas. A Doutrina Espírita veio para clarear as nossa idéias e sendo assim, acredito eu que, ela ainda tem muitas coisas para nos revelar no futuro.

Abraços fraternos!
Lu
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Victor Passos em 10 de Fevereiro de 2011, 17:02
Ola muita paz e harmoniaq

Amigos já tinha escrito este artigo sobre a tematica à algum tempo ele está no Forum;

CRIANÇAS INDIGO

“ São os espiritos que se melhoram, e melhorando – se passam de uma ordem inferior a outra mais elevada,”L.E.- 114

    A perfeição aparece pela busca de verdade e da pratica dos valores do Cristo,
Tal como Kardec diz no livro dos Espíritos, ser lógicos e utilizar sempre o bom senso, na medida das nossas capacidades,sendo que o estudo e a busca da razoabilidade deve estar sempre presente.
   O Espiritismo tem uma componente tríplice de Ciência , Religião e Filosofia, vem diluir os dogmas e esclarecer muitos aspectos que nos eram omitidos, porém sempre aparecem novas teorias, normas, reformas, que muitas vezes teimam em ser descabidas, por falta de conhecimento, ou em busca de protagonismo, e por aí temos muitos falsos profetas!...
   Os incautos que se cuidem.
   Naturalmente sabemos que tudo evolui e que o conhecimento moral, espiritual e intelectual de ontem ,não é o de hoje e nem será o de amanhã, todos sabemos isso!
   Várias gerações passaram desde os Primatas, da idade da pedra,do fogo dos metais e a evolução sente-se e é visível, porque o homem das cavernas , sendo espírito evoluiu!
   Claro que os meus Pais tiveram uma forma de vida menos espiritualizada e mais ligada á matéria que nós agora, havia muitas dificuldades e a maior importância era na busca de meios para sobreviver à falta, mas até aí , a grandeza dos valores morais e espirituais se faziam sentir, talvez com menos esclarecimento, porque tinham vindo de gerações rabuscadas no catolicismo , isto sem querer ferir susceptibilidades, pois respeito todos os credos,porém hoje após alguma evolução ,porque caminhamos muito lentamente , temos outras oportunidades que não no passado, e assim nossos filhos pelas novas tecnologias também recebem enormes oportunidades,mas isto a nível material , porque espiritualmente, a oportunidade advém da reencarnação, quer pela escolha das provas ou imposição das mesmas pela Lei, a Família será sempre ponto vital para o reencontro das almas e reajuste das mesmas, enfim é a herdade onde através do trabalho educativo, convivência e auto-melhoramento, faremos as nossas conquistas , das quais teremos sementeiras boas e mais fracas.
   As crianças ditas indigo,cristais, estrelas , milénio, azuis etc…estão agora em várias noticias, como se o seu endeusamento trouxesse mais verdade energizada  esse empolamento é por demais contraditório, nas suas explanações, dentro do meu parco conhecimento e depois digam , se estou errado !
   Essas crianças são espiritos que encarnaram com hiperactividade ou superdotados e que estão em evolução, como todos nós .Daí a serem catalizadores de energias, que vão mudar a Humanidade…No mínimo poderão contribuir para a melhoria da Humanidade, mas isso é parte de seus deveres, não esquecendo que são espiritos  carenciados , especialmente pela sua falta de humildade e orgulho que os caracteriza.
   Realmente temos de apanhar a enxada e trabalhar na verdade , reposicionando nossos valores e isso  é na herdade da Família. È por aí que começa o progresso , sendo que os Pais tem a responsabilidade acrescida pelo dever de educar na fase em que seu filho é ainda moldável, aos valores do respeito e responsabilidade, claro que educando sabendo ouvir e fazendo-se presente nas carências de ambos ,porque Pais e Filhos, devem ajudar-se mutuamente, no entanto é necessário saber dizer não , quando o vinculo chame ou sim , no momento exacto.
   A evolução sempre se faz pela ajuda mutua e na questão 779 L.E.diz:
  “ O homem se desenvolve por si naturalmente. Mas nem todos o fazem simultaneamente ,os mais adiantados, ajudam os mais atrasados”
   Reforçando ainda na questão do L.E. 379 ; - “ O espírito de uma criança pode ser mais evoluído do que  um adulto”
  No entanto quando criança ,os orgãos pouco desenvolvidos limitam as suas capacidades, geralmente.
 As crianças Indigno são simplesmente seres superdotados ou hiperactivos e que precisam da parte dos Pais uma vigilância continua, para que não se auto –destruam prejudicando a sua encarnação.Visto que são espiritos com carência moral e exaltação de intelectualidade, não encontram na sua envolvência espírito com os mesmos valores e geram-se os conflitos de posse, activos e passivos que necessitam de acompanhamento espiritual e medico.
   O amor como todos sabemos será sempre fonte que supera a fragilidade.
   Nada é fácil , mas tudo é resolvível ,desde que nos apliquemos , não abraçando futilidades que podem redundar num abismo de desarmonias.
  Sem rótulos, chamem as coisas pelo nome.
  Realmente não sou dono da verdade, e longe de ser uma excelsitude de conhecimento ,esta é  minha opinião, baseada no meu estudo e na procura da lógica das coisas.

Victor Passos



Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 10 de Fevereiro de 2011, 17:50
Boa tarde meus irmãos,

Muito interessante o texto do nosso amigo Vitor Passos.

Em uma humilde complementação do texto, numa visão mais científica, observamos que Crianças Índigo e Crianças Cristais são rótulos que a ciência terrestre colocou (durante os estudos, que parmanecem até hoje) nas crianças que apresentavam um comportamento diferenciado da maioria das crianças daquele período, para identificá-las e estudar seu comportamento.

No estudo, as Crianças Índigo foram identificadas desta forma por possuírem uma áurea de cor azul "índigo" (a tonalidade vem de uma planta que existe na Índia, que da a cor azul as calças jeans.. por exemplo). As crianças cristais seguem a mesma linha de raciocínio, ou seja, foram rotuladas pela cor de suas áureas, para poder identificá-las.

Reparem que em momento algum sai do estudo feito pela ciência terrestre, não foi o espiritismo que as rotulou como crianças índigo ou cristais, e sim a ciência terrestre.

Acredito que este conceito, por mim mencionado, nem seja tão relevante assim, mais importante é o estudo do comportamento e a procedência daqueles espíritos, do que os rótulos que eles possuem enquanto encarnados na Terra. No meu ponto de vista, é muito interessante ver a ciência e o espiritismo trabalhando lado a lado.

Abraços,
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Victor Passos em 10 de Fevereiro de 2011, 18:11
Ola muita paz e harmonia
Bom Amigo Renato

 Esta bem lucido nas suas asservativas...

abraço

Victor Passos
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: ailo em 11 de Fevereiro de 2011, 13:36
ola amigos, aqui vai a minha ajuda dum texto que tirei da net.

muita paz para todos.

Paulo Santos
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Elsamar em 13 de Fevereiro de 2011, 21:38
Olá a todos.

WRossetti, este assunto já foi por demais debatido, http://www.forumespirita.net/fe/espiritismo-jovens/criancas-indigo-e-criancas-cristal/

Não espere chegar a nenhuma conclusão, a não ser à sua mesmo.
Embora a Doutrina não aflore a temática,  muitos dirigentes de centros espíritas e muitos espíritas e médiuns conceituados, admitem-na como verdadeira.

Passe pelo crivo da sua razão.

Abraço.
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Nilma dos Santos em 13 de Fevereiro de 2011, 22:59
Caros irmãos da Doutrina, muita paz!
Com relação ao assunto das cças índigo posso afirmar que elas existem, não porque o assunto é vasto, mas como trabalho na área da Educação, mas precisamente na educação infantil, tive o privilégio de detectar 02 cças do sexo masculino. E posso afirmar que elas realmente se diferenciam das outras cças em grau e gênero. Vocês precisam ver o "olhar" delas, são de uma expressividade que às vezes chega a ser incômoda, pois parece que procuram "ver" sua alma. Os olhos são grandes; suas atitudes realmente demonstram não quererem nada com nada, mas é porque elas não suportam "qualquer coisa". Gostam de abraçar e se envolvem, com quem as reconhece, de uma maneira afetuosa e sincera. Esse ano ainda não consegui detectar nenhuma, mesmo porque ainda não procurei e o ano não começou direito ainda com atividades pedagógicas, mas se encontrar direi à vocês.
Recomendo verem o site: www.evoluindo.org (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5ldm9sdWluZG8ub3Jn), lá está uma reportagem sobre um menino chamado BORISKA, que diz ter vindo de Marte.
É isso o que tinha para dizer...devemos estar abertos, olhos e mentes, pois mudanças estão acontecendo e isso é fantástico.
Paz ;)
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 14 de Fevereiro de 2011, 12:06
Nilma, me desculpe,
mas essa bobagem de índigos só serve mesmo para que escolhamos o tipo de calças que usaremos.
Como coisa espiritual não procede, não tem vínculos com a doutrina e este mesma renega o que é afirmado.
Basta um estudo sério e aplicado da doutrina par que se veja a contradição em que é feita.
Abraços,
Moura
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Nilma dos Santos em 15 de Fevereiro de 2011, 20:49
   Moura, as mudanças estão acontecendo em todos os sentidos. Não devemos fechar os olhos e dizer:" Ah! Se não for do jeito que está escrito em determinado livro então não existe."
   Divaldo Franco proferiu uma palestra (e tenho certeza que passou pelo crivo de Joanna de Ângelis) referente a este assunto; se não posso confiar "nela" e no Divaldo, que farei então???
   A Bíblia veio sendo elucidada no decorrer dos séculos e hoje temos uma Bíblia altamente modificada, se analisarmos à época da inquisição (graças à Deus). Os espíritos (nós, diga-se de passagem) evoluímos, evoluímos e evoluímos. Você acha que voltaremos tal qual somos agora??? Não né! Estamos estudando e trabalhando para nosso melhoramento moral e psico. Lá, acredito eu que, enquanto estiver lá, também continuarei a me aperfeiçoar.
   Então, se melhoro dia após dia, porque não posso vir diferente do que sou hoje, mais confiante, mais sensível, mais antenada. E essas crianças são assim; espíritos que diferem de nós pelo estágio de evolução. Muitas encarnações atrás nós perdemos o foco, o rumo, "entornamos o caldo", enfim, nos atrasamos.
   Quem sabe poderemos, em uma de nossas próximas encarnações, vir como essas crianças, já mais preparadas, que sabem que o tempo é de mudanças e agora é a hora.
   Desculpe-me Moura mas, se eu não tivesse conhecido nenhuma criança, mesmo assim eu acreditaria, pois acredito que nosso potencial vá mais além do que somos hoje.
   Paz
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 15 de Fevereiro de 2011, 21:11
Nilma,
esse papo é tão velho que já ao tempo de Kardec os Espíritos Superiores, diziam no LE,
"197. O Espírito de uma criança morta em tenra idade é tão adiantado
como o de um adulto?
– Às vezes bem mais, porque pode ter vivido muito mais e possuir maiores experiências, sobretudo se progrediu.
197-a. O Espírito de uma criança pode então ser mais adiantado que o do seu pai?
– Isso é bastante freqüente; não o vedes tantas vezes na Terra?

Vai daí que qualquer espertalhão ou parlapatão uqe tenha alguma noção de que entre os do movimento Espírita o mais comum é a falta de estudo e o crédito fácil a qualquer bobagem e pega, de um site americano, onde é afirmado que eles, têm como Mentor espiritual um Espírito Superior a jesus, e apresentam seu rol de sandices, e por aqui logo um encampa a idéia, e sai alardeando que ela é Espírita quando nem passa perto do que a doutrina apresenta.
Assim acontece com o tema Crianças índigo e querer defendê-lo é prova inconteste de que a pessoa ainda não conseguiu compreender a doutrina e em alguns casos de que nem abriu mesmo e seriamente o LE para ver  a verdade traduzida em noção doutrinária.
Assim acontece com a teoria de almas gêmeas, das colônias, do Umbral, coisas das quais a doutrina não afirma, não prevê e não avalisa.
A primeira pessoa a falar em crianças índigo foi uma senhora psiquiatra americana, Nancy Ann Tape se não me engano este o seu nome.
Depois veio esta seita americana que encampou a teoria e fez dela uma "nova verdade"
note, não estou falando de doutrina mas desses espertalhões que faze inocentes úteis saírem apregoando aquilo que não existe.
Não serei eu a lhe desfazer os sonhos, mas serei sempre eu um dos que lhe vai lembrar que esse tema além de não fazer parte da doutrina não pode a ela ser associado, nem de longe pois que trata a conhecida Hiperatividade como uma dádiva.
para que algo seja doutrina tem que ser uma Revelação e estas só podem vir por Espíritos Superiores, além do mais ter passado e sido aprovada sob o método pelo qual passou toda a doutrina, o que não acontreceu com a falácia proposta tanto pela Dra. americana, quanto por este site Nova Era se não me engano que a propagou pela Internet.
Daí se tira que nem tudo que na Internet reluz, seja ouro, quando muito pode ser ouro sim, mas de tolos.
Abraços,
Moura

Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 15 de Fevereiro de 2011, 21:50
Não vou, neste post fazer qualquer avaliação do escrito.
Trata-se de um excerto da entrevista que o nosso bom baiano, deu sobre as crianças índigos.
Ele diz:
"Desde os anos 70, aproximadamente, psicólogos, psicoterapeutas e pedagogos começaram a notar a presença de uma geração estranha, muito peculiar. Tratava-se de crianças rebeldes, hiperativas que foram imediatamente catalogadas como crianças patologicamente necessitadas de apoio médico. Mais tarde, com as observações de outros psicólogos chegou-se à conclusão de que se trata de uma nova geração. Uma
geração espiritual e especial, para este momento de grande transição de mundo de provas e de expiações que irá alcançar o nível de mundo de regeneração."


Para logo após completar o discurso afirmando:
"A criança índigo tem absoluta consciência daquilo que está fazendo, é rebelde por temperamento, não fica em fila, não é capaz de permanecer sentada durante um determinado período, não teme ameaças"..."

As considerações e conclusões deixo-as a vocês cuja razão há de guiá-los para que como conclusão do que leram possam dizer se as características das crianças índigo anotadas por Divaldo, parecem-se com as características que a obra básica Espírita tem de Espíritos evoluídos. Por isso eu as coloquei em azul mais claro.
Abraços,
Moura
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 15 de Fevereiro de 2011, 22:48
Boa noite meu amigo Moura,

Com todo respeito que o irmão merece, e sem nenhum tipo de provocação... Mesmo que o irmão tenha todas estas opiniões sobre o Divado (e tem o direito de ter a opinião que for, e cabe somente ao irmão a responsabilidade de expor estas opiniões da forma que mais achar conveniente), eu continuo acreditando, tendo admiração e enorme respeito nas orientações e informações que o Divaldo nos trás.

Como a irmã Nilma colocou muito bem... "e se estivéssemos presos às orientações da bíblia ??" as coisas mudam, evoluem... nós mudamos, nos capacitamos para poder ter acesso à novos conhecimentos (que há algumas encarnações atrás não compreenderíamos).  Novos irmãos chegam para nos fazer companhia na evolução, a Terra não é o único planeta de expiações e provas no universo.

Por tudo que eu leio, escuto e vejo nos estudos espíritas, no mundo ao meu redor e nos estudos científicos deste planeta de expiações e provas, acredito do fundo da minha alma no que o Divaldo Franco diz e escreve, e me sentiria extremamente lisonjeado se me fosse dada a oportunidade de ir para o mesmo lugar que nosso irmão Divaldo for após o desencarne. A paz, o amor e a sabedoria que transbordam das palavras e atitudes do nosso irmão Divaldo, é algo fora do comum. Adoraria ter a companhia de um irmão assim nos trabalhos da seara do Cristo, mesmo que seja no Umbral.

Abraços
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Kazaoka em 15 de Fevereiro de 2011, 23:46
Por mais que estes Espíritos sejam evoluidos em relação a nós, se eles estão reencarnando num mundo de provas e expiações ou mesmo em um mundo de regeneração, isso coloca-os em condição de Espíritos imperfeitos. Podem sim, serem Seres muito mais avançados em relação ao nosso grau evolutivo mas não são Espíritos superiores. Assim como eram mais avançados do que a média da época, os Espíritos que encarnaram no Egito antigo, Grécia, Andes, etc.

                                                                                                            kazaoka
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: elainemenina em 16 de Fevereiro de 2011, 00:07
Por mais que estes Espíritos sejam evoluidos em relação a nós, se eles estão reencarnando num mundo de provas e expiações ou mesmo em um mundo de regeneração, isso coloca-os em condição de Espíritos imperfeitos. Podem sim, serem Seres muito mais avançados em relação ao nosso grau evolutivo mas não são Espíritos superiores.                   kazaoka
Boa noite Kazaoka,
O fato de reencarnar num mundo de provas e expiações não é sinonimo de espirito imperfeito, pois em obras espiritas é citado que espiritos evoluidos se dispõe a reencarnarem em mundos de expiações para auxiliar no conhecimento e crescimento destes espiritos que necessitam evoluir. Senão como explicariamos Chico Xavier, Madre Tereza, Gandhi e tantos outros, que não temos como negar que são espiritos evoluidos.
Quanto as crianças indigo, prefiro não discutir, pois não tenho conhecimento sobre o assunto.

Um abraço e fique na paz de Cristo.
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Kazaoka em 16 de Fevereiro de 2011, 01:40
O conceito de "superior" e "inferior" é sempre relativo em relação ao termo de comparação. Acontece assim com as classificações dos mundos e isso está na Codificação.
Assim temos que considerar superioridade em Espíritos que devotando ao "mau",  conseguiram influenciar as massas, escravizá-las e submetê=las a princípios errôneos de acordo com suas próprias vontades.
Todos Espíritos que fazem História na odisséia humana são Seres com capacidade, conhecimento e ascensão sobre os demais, que os gabaritaram para tais feitos.
Espíritos como Chico, Madre Tereza, Gandhi e outros são Espíritos evoluidos e com missões específicas mas, enquadrá-los na classe de Espíritos superiores é tão pessoal e humano como é pessoal e humana minha consideração pessoal de reverenciar os Espíritos que devotaram ao "mau" como Espíritos capacitados. Neste caso não são superiores!!! será!?. Pelo menos sobre nós eles são, por que influem e alteram nossa existência tanto quanto aqueles que nos elevam.       
                                                                                                          kazaoka 
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Victor Passos em 16 de Fevereiro de 2011, 09:13
Ola muita paz e harmonia
Amigos Niloma e Renato

  Amigos me perdoem , mas ninguém está a por em causa a prestação de serviço de Divaldo, apesar de não gostar da sua atuação aqui na minha cidade, mas é uma opinião.
Não estamos aqui para julgar ninguém, porém o Amigo Moura diz e bem , na Codificação e já foi respondido em cima , dá resposta aquilo que chamam de criasnças, azuis, claras , brancas ..amarelas de forma concisa.
  O problema é que o que Divaldo fiz foi dar um a opinião , e isso não faz Doutrina , inclusive nem passou pelo crivo do Controle Universal dois Espiritos.
   O elitismo proselico do espiritismo pere-se por vezes em devaneios que só criam lampejos nas mentes e isso não é benefico à Doutrina.
    O Irmão Moura fala verdade e se lerem a Codificação encontram lá a resposta, o problema é que quando sai qualquer noticia sensacionalista, tratam logo de fazer dela uma verdade...sinceramente....
    Agora é importante dizer , o Espiritismo não tem dogmatismo, porém não aceita nada que não esteja de acordo com os valores do bom senso e razão, algo novo que apareça deve ser testado , estudado e reavaliado com os Espiritos que nos guiam, não podemos andar por aí a criar caraminholas nas cabeças das pessoas.
  A Doutrina não é filosofia parada, pelo contrario Amiga Nilma, se reparar e estudar , verifica que a cada dia que abre uma Obra e lê um mesmo capitulo, aparece sempre algo novo...Agora não quando se defende os principios, bem visivéis da Doutrina, não estamos a fundamentalizar, mas a fazer jus à verdade.

   Amigo Kazaoka falou bem..

Muita paz e harmonia

Victor Passos
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 16 de Fevereiro de 2011, 11:08
Bom dia meus irmãos,

Aprecio imensamente a democracia e o estudo da doutrina que ocorre este fórum, e acho extremamente válido essa troca de opiniões sobre as obras da codificação. Acredito que esta prática, quando exercida com respeito e amor, só enriquece nossos estudos.

Permanecendo nos estudos, deixo uma pequena passagem de um dos livros da codificação de Kardec, A Gênese, trata-se do capítulo 18 (A Geração Nova), para que possamos refletir em conjunto:

27. - Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, aos quais levarão os conhecimentos que hajam adquirido, tendo por missão fazê-las avançar. Substituí-los-ão Espíritos melhores, que farão reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade.

A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma na ordem natural das coisas.

Tudo, pois, se processará exteriormente, como sói acontecer, com a única, mas capital diferença de que uma parte dos Espíritos que encarnavam na Terra aí não mais tornarão a encarnar. Em cada criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um Espírito mais adiantado e propenso ao bem.

Muito menos, pois, se trata de uma nova geração corpórea, do que de uma nova geração de Espíritos. Sem dúvida, neste sentido é que Jesus entendia as coisas, quando declarava: «Digo-vos, em verdade, que esta geração não passará sem que estes fatos tenham ocorrido.» Assim decepcionados ficarão os que contem ver a transformação operar-se por efeitos sobrenaturais e maravilhosos.

28. - A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares.

Têm idéias e pontos de vista opostos as duas gerações que se sucedem. Pela natureza das disposições morais, porém sobretudo das disposições intuitivas e inatas, torna-se fácil distinguir a qual das duas pertence cada indivíduo.

Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração.

O que, ao contrário, distingue os Espíritos atrasados é, em primeiro lugar, a revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos; a propensão instintiva para as paixões degradantes, para os sentimentos antifraternos de egoísmo, de orgulho, de inveja, de ciúme; enfim, o apego a tildo o que é material: a sensualidade, a cupidez, a avareza.

Desses vícios é que a Terra tem de ser expurgada pelo afastamento dos que se obstinam em não emendar-se; porque são incompatíveis com o reinado da fraternidade e porque o contacto com eles constituirá sempre um sofrimento para os homens de bem. Quando a Terra se achar livre deles, os homens caminharão sem óbices para o futuro melhor que lhes está reservado, mesmo neste mundo, por prêmio de seus esforços e de sua perseverança, enquanto esperem que uma depuração mais completa lhes abra o acesso aos mundos superiores.


Abraços do amigo,
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Ann@ em 16 de Fevereiro de 2011, 11:26
Olá amigos,

Lembro que quando este assunto surgiu, eu me deixei levar. Mas algumas coisas me incomodavam e antes de sair falando coisas que ouvi, ou interpretando as interpretações alheias, eu resolvi estudar um pouco mais a fundo.

O que me incomodava: na minha concepção (por lógica e pelo que aprendi dentro da DE) um espírito mais evoluído que eu, tem que ter uma moral mais elevada. Quando digo moral, refiro-me às tendências que a grande maioria de nós ainda possui: falta de paciência, falta de solidariedade, falta de amor ao próximo, tendências egoístas e vingativas. Pois bem, quando fui pesquisar na DE a descrição da Nova Geração (A Gênese) era bem diferente, desta nova geração que segundo a americana Nancy Ann Tappe começou a encarnar na década de 80.

Um segundo ponto que me chamou a atenção nos textos, foi a irritabilidade dessas crianças quando são contrariadas, quando são submetidas à disciplina, demonstrando completa falta de controle. Espíritos mais evoluídos não deveriam ser mais controlados, já que um dos pontos que mais se comenta dentro da DE é a reforma íntima, o controle emocional?

Não simpatizo, mas respeito o Divaldo. E não posso dizer nada a respeito de suas opiniões sobre essas crianças, já que nunca ouvi nem palestra ou qualquer entrevista que ele tenha dado sobre este assunto.

A DE esclareceu as dúvidas que eu tinha. Posso, daqui alguns anos, perceber que cometi erros - o que é absolutamente normal, já que todos deste planeta estão aprendendo - mas hoje não posso deixar de pensar que esta teoria foi criada para saciar a ambição de alguns. Também acredito que outros tantos embarcaram na ideia, pela ânsia de ter, como concreto, o auxílio do alto.

Não estamos, nem nunca estivemos desamparados. E na minha opinião a ajuda não virá de espíritos que necessitam de criação diferenciada, que não aceitam disciplina, e cujos pais viram reféns de sua "hiperatividade".

Me desculpem, está é a minha opinião.

Abçs
Ana

 
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 16 de Fevereiro de 2011, 11:53
Mas será que não estamos generalizando estas novas "crianças" ?? Nem todas as crianças nascidas do final dos anos 80 até hoje, tem alguma evolução moral extraordinária, diria que o percentual é bem baixo até (mas vem aumentando). Já crianças com um intelectual mais evoluído, temos bastante nessa nova geração (como aconteceu na época dos grandes descobrimentos).

Na minha humilde opinião, hiperatividade nada tem a ver com evolução, e não sei de onde surgiu este conceito de hiperatividade = índigo = evolução moral. Hiperatividade é uma patologia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). E no conceito, as crianças índigo não seriam as crianças que iriam "auxiliar efetivamente" (se é que é justo usarmos este termo) na transformação do planeta de expiação e provas em planeta de regeneração, e sim as "crianças cristais".

Esqueçamos os rótulos: índigo, cristais, etc... Foquemos no estudo do comportamento das novas encarnações (não são todas.. não é a maioria...) que vem evoluindo ao passar das gerações. Como consta na Gênese: a transformação do planeta é gradual, quase imperceptível.


Abraços do amigo,
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Kazaoka em 16 de Fevereiro de 2011, 11:58
Trecho da Gênese, citado por  Ann@
27. - Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, aos quais levarão os conhecimentos que hajam adquirido, tendo por missão fazê-las avançar. Substituí-los-ão Espíritos melhores, que farão reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade.
                                                    _*_*_*_*_*_*_*_*_

Para povoarmos o planeta com Espíritos bons precisamos povoar o plano Espiritual com Eles, precisamos enviar Espíritos com boas tendências para lá. Isso nos coloca uma responsabilidade, que muitas vezes, não consideramos quando rogamos a Deus as bençãos do auxílio superior através da ação dos Bons Espíritos, esquecendo que para termos Bons Espíritos lá, devemos fazer nossa parte aqui, buscando cada um o melhor de si para que quando retornarmos ao seio espiritual lá cheguemos melhor do que quando saimos. E este compromisso temos com nós mesmos e com os filhos que Deus nos confia, sejam Eles de qualquer aura. Sabemos que toda evolução da moral e da intelectualidade é desenvolvida aqui no plano físico.
No trecho da Gênese citado acima fala-se em emigração, ou seja, na saída dos "maus", para outros mundos condizentes com suas recrudescências. Os bons que vierem a habitar o mundo de regeneração deverão ser os mesmos que trabalharam para esta transformação.
Em todo este trecho da Gênese fala-se em Espíritos melhores, não em Espíritos superiores habitando o planeta.

                                                                                                   kazaoka

Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 16 de Fevereiro de 2011, 12:10
Irmão Kazaoka,

Na minha modesta opinião, concordo plenamente com a colocação do amigo, inclusive com o conceito de espíritos melhores, e não de espíritos superiores.

Abraços,
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Ann@ em 16 de Fevereiro de 2011, 13:05
Amigo Kazaoka.

concordo com você quando comenta sobre nossa responsabilidade, e sobre a evolução moral e intelectual são desenvolvidas no plano físico.

Agora quanto ao "melhor" e "superior", por definição melhor = superior à algo ou alguém; e superior = de melhor qualidade. Portanto aceito a troca do termo feita por alguns, quando colocam nos textos: "espíritos superiores".

Abçs
Ana
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 16 de Fevereiro de 2011, 13:47
Renatão,
Que opinião eu dei sobre Divaldo?
Só falei do tema, Divaldo nele está inserido porque falou o que quis, por sewr direito dele, agora, o que ele fala não faz doutrina, é apenas a opinião dele, enquanto o que eu falo está na doutrina .
Não quero e nem faço força para que alguém me siga, ó lhes peço que estudem a doutrina antes de acreditarem em bobagens.
Citei antes otem de doutrina mostrando que em grande parte das vezes os Espíritos mais novos, são mais adiantados que o dos pais, está na doutrina,.
Ora se o são, é lógico que tragam coisas de melhor aporte tanto nas artes,m quanto nas outras áreas do intelecto, e mais ainda na prte moral.
Espíitros mais avançados, ou por outra, evoluídos, não são hiperativos, não são, irritadiços, não se sentem mal em ficarem em filas.
Acredito que todos concordem com isso, mas não são estas as características que divaldo mostra das crianças índigo., aliás são bem diversas disso e para que se veja basta rolar a tela pois as discriminei em cor azul.
Quem quer ver enxerga, quem não quer apenas olha.
Só para terminar, quem segue uma doutrina sim fica circunscrito ao que ela ensina, mesmo que leia de tudo, pois este plus, não sendo doutrina, apenas serve para u ma visão mais larga sobre o todo Espiritual.
Um advogado não pode, defender uma causa de Dto Internacional, usando parte da doutrina do Direito, referente  ao código Civil, referente a posturas, por exemplo, assim como um jogador de futebol, não pode, se valer de regras do futsal, para requerer algo que lhe foi imputado como falta.  doutrina só a temos nas obras básicas, fora dela são obras que falam de partes da doutrina ou mesmo obras espiritualistas, mas não espíritas.
abraços,
Moura
Boa noite meu amigo Moura,

Com todo respeito que o irmão merece, e sem nenhum tipo de provocação... Mesmo que o irmão tenha todas estas opiniões sobre o Divado (e tem o direito de ter a opinião que for, e cabe somente ao irmão a responsabilidade de expor estas opiniões da forma que mais achar conveniente), eu continuo acreditando, tendo admiração e enorme respeito nas orientações e informações que o Divaldo nos trás.

Como a irmã Nilma colocou muito bem... "e se estivéssemos presos às orientações da bíblia ??" as coisas mudam, evoluem... nós mudamos, nos capacitamos para poder ter acesso à novos conhecimentos (que há algumas encarnações atrás não compreenderíamos).  Novos irmãos chegam para nos fazer companhia na evolução, a Terra não é o único planeta de expiações e provas no universo.

Por tudo que eu leio, escuto e vejo nos estudos espíritas, no mundo ao meu redor e nos estudos científicos deste planeta de expiações e provas, acredito do fundo da minha alma no que o Divaldo Franco diz e escreve, e me sentiria extremamente lisonjeado se me fosse dada a oportunidade de ir para o mesmo lugar que nosso irmão Divaldo for após o desencarne. A paz, o amor e a sabedoria que transbordam das palavras e atitudes do nosso irmão Divaldo, é algo fora do comum. Adoraria ter a companhia de um irmão assim nos trabalhos da seara do Cristo, mesmo que seja no Umbral.

Abraços
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 16 de Fevereiro de 2011, 14:04
Boa tarde meu amigo Moura,

E nada mais justo que eu respeite a opinião que o irmão tem hoje. Até porque nossos conceitos mudam ou se consolidam ao passar dos anos, principalmente o meu, de aprendiz do evangelho.

Mas indago se o irmão teve oportunidade de ler minhas mensagens postadas após esta que citou acima, principalemnte a parte do capítulo 18 da Gênese, será que ficar impaciente ao aguardar em uma fila, por exemplo, é uma falta tão grave assim no ponto de vista da evolução moral ?

Eu acredito que existam irmãos mais evoluidos que eu, que possam ficar impacientes em aguardar em uma fila, e mesmo assim serem muito superiores a mim, inclusive em caráter comportamental, e que eu tenha muito a aprender com eles.

Claro que eu não sou balisador para referência em evolução na Terra, mas acho que é algo a se pensar.

Abraços do amigo,
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 16 de Fevereiro de 2011, 14:24
Renatão,
primeiro quero dizer que só hoje li aquela mensagen sua a qual respondi por isso este hiato.
Sobre a questão em si:
Espíritos mais evoluídos são aqueles que já receberam em encarnação precedente, o visto para entrarem nesta outra classificação entende?
Logo, estou falando de um que já detenha este título ou condição de ser mais evoluído.
Segundo a doutrina essa característica faz com que eles hajam dentro daquela linha específica(a dos mais evoluídos), logo, não podem apenas por estarem encarnados, "esquecerem" desta características ou agirem de outro modo, pois para que fossem, antes  aceitos pelos Espíritos Superiores como mais evoluídos, eles passaram por momentos muito duros de provações e de entendimento, tanto na erraticidade quanto na terra.
abraços,
Moura
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Kazaoka em 16 de Fevereiro de 2011, 14:27
Ann@...

Em várias passagens da Codificação os Espíritos chamam a atenção para a pobreza de nosso vocabulário para expressar ou descrever questões referentes ao plano Espiritual. Então, é natural que às vezes nos vejamos embaraçados no uso das palavras, com intuito de exteriorizar em forma de expressão, sentimentos que brotam no âmago de nossa alma. Mas Deus não depende da nossa expressão verbal para compreender-nos, Ele escuta a voz de nosso coração e dá a cada um de nós a dose correta do que realmente necessitamos.

                                                                                      kazaoka
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: WRossetti em 16 de Fevereiro de 2011, 16:14
Ann@...

Em várias passagens da Codificação os Espíritos chamam a atenção para a pobreza de nosso vocabulário para expressar ou descrever questões referentes ao plano Espiritual. Então, é natural que às vezes nos vejamos embaraçados no uso das palavras, com intuito de exteriorizar em forma de expressão, sentimentos que brotam no âmago de nossa alma. Mas Deus não depende da nossa expressão verbal para compreender-nos, Ele escuta a voz de nosso coração e dá a cada um de nós a dose correta do que realmente necessitamos.

                                                                                      kazaoka

Kasaoka,

Nota-se que você é um irmão provido de muita sabedoria, e bastante entendimento sobre a condição humana e espiritual!

Realmente, nossa linguagem é tão pobre que mal conseguimos expressar nossos próprios sentimentos, mal conseguimos expressar as coisas "daqui", quanto mais as "de lá"!
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 16 de Fevereiro de 2011, 16:52
Fora a pequenez de nosso vocabulário ainda não nos podemos esquecer das paixões que abriguemos como se vê a coisa não é muito simples...
abraços,
Moura
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Ann@ em 16 de Fevereiro de 2011, 17:03
Olá amigos,

Concordo amigo Kazaoka que nosso vocabulário é pobre, porém não estou confusa com as palavras que expressam o que sinto sobre este assunto - as tais crianças índigo ;)

Embora eu acredite que o texto completo do capítulo da Gênese - A Nova Geração deve ser analisado, o trecho que mais me chamou a atenção, num primeiro momento foi este:

"Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração.
O que, ao contrário, distingue os Espíritos atrasados é, em primeiro lugar, a revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos; a propensão instintiva para as paixões degradantes, para os sentimentos antifraternos de egoísmo, de orgulho, de inveja, de ciúme; enfim, o apego a tildo o que é material: a sensualidade, a cupidez, a avareza.
Desses vícios é que a Terra tem de ser expurgada pelo afastamento dos que se obstinam em não emendar-se; porque são incompatíveis com o reinado da fraternidade e porque o contacto com eles constituirá sempre um sofrimento para os homens de bem."

Eu penso que como pais, temos que saber que ser humano deixaremos para este mundo. Não posso concordar que uma nova geração (mais adiantado, melhorado, superior, etc..) tenha que receber desses pais de alguma forma menos adiantados, um tratamento específico senão eles não conseguem cumprir a missão a que foram destinados. Para mim, isso é ilógico.

A DE é clara sobre a responsabilidade que temos como pais.

Sei que temos uma nova geração entre nós. Convivo diariamente com várias crianças na faixa dos 10/11 anos e é claro a diferença entre elas e a minha geração, por exemplo (tenho 49 anos). São sim mais questionadoras, ativas, as coisas tem que ter um porque ou um para quê, porém percebo que este comportamento é natural e consequencia da própria época que vivemos, onde a informação é vasta, imediata e sem fronteiras.

Abçs
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Kazaoka em 16 de Fevereiro de 2011, 17:12
wrosseti,

Com minha mais sincera manifestação de sinceridade e sem nenhuma falsa modéstia ou falsa humildade, agradeço suas considerações sem, no entanto, merecê-las. Estou aqui ávido por conhecimentos que me possibilitem recursos para a verdadeira ascensão. E para isso conto com o concurso de todos que passam por aqui e deixam seus pareceres.
Agradeço sempre a Deus a oportunidade da vida e de todo aprendizado, sabendo que cabe a nós utilizarmos destes recursos para nossa edificação Espiritual e para o auxílio daqueles que a nossa caridade possa alcançar. E a caridade Espiritual, que é a mais importante, vai muito mais longe do que possamos imaginar, inclusive transpondo dimensões. Então, isolados não somos nada, dependemos muito uns dos outros, tanto encarnados como desencarnados. Que essa nova geração de Espíritos sejam bem vindos e que saibamos reconhecer o valor de cada um na edificação de um mundo melhor, habitado por Espíritos melhores como desejamos e como é a vontade do Criador.
                                                                                                kazaoka

                                                                           kazaoka
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Kazaoka em 16 de Fevereiro de 2011, 17:29
ann@, sua citação:

-Eu penso que como pais, temos que saber que ser humano deixaremos para este mundo. Não posso concordar que uma nova geração (mais adiantado, melhorado, superior, etc..) tenha que receber desses pais de alguma forma menos adiantados, um tratamento específico senão eles não conseguem cumprir a missão a que foram destinados. Para mim, isso é ilógico

Em se tratando de filhos, não só devemos preocupar com que tipo de pessoas deixaremos neste mundo como, também, com que tipo de Espíritos estamos contribuindo para a povoação do plano Espiritual. Estes Espíritos reencarnarão e, desde já, somos responsáveis pela sua formação moral. Principalmente nós Espíritas, que temos a certeza da sobrevivência do Espírito e que a terra e a fase de encarnados nada mais é que um momento de estudo e aprimoramento da própria Alma. E esse saber nos coloca na condição de profetas da boa nova e não de previlegiados espectadores da tribuna da transformação.
                                                                                                           kazaoka

"A quem muito é dado, muito será cobrado".

                                                                                               


Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Nilma dos Santos em 16 de Fevereiro de 2011, 21:06
   Caros irmãos... creio que estão confundindo "falta de educação" e "indisciplina". Essas crianças não são mal educadas; o que se quer dizer é que elas "ficam" como a "estudar" o comportamento da pessoa que está ali para ensinar algo. Tanto que na área da Educação os progressos dentro de sala de aula, pelo menos onde trabalho, estão se acelerando, de modo que possamos estar aptos, preparados. Não só com essas crianças mas com todas; a reforma está se dando através de cursos, pesquisas em novos métodos de ensino, seqüências didáticas e projetos que possibilitem um real aproveitamento e conseqüentemente significativo.
   Essa crianças estão chegando para isso mesmo, para uma "reforma geral" em todos os setores, ou vocês gostariam que nós professores, continuássemos a ensinar como há uns dez anos atrás??!!!
   A possibilidade de se estar na Educação me faz diferenciar "indisciplina" com "aceleração", ou seja, elas querem transpor etapas; talvez porque já sabem como fazer. Quanto aos pais, os mesmos devem saber interagir, não só no vestir e alimentar, mas nas conversações e procedimentos, porque "elas" demonstram respeito por aqueles que lhes respeitem.
   "Elas" não gostam, por exemplo, de gritos, isso é horrível para elas(já vi), então elas se fecham, se calam, se interiorizam, como a se reorganizarem intimamente.
   Em nenhum momento desrespeitam, só se calam. E esse calar é indescritível, pois o sentimento que se instala no ambiente é sufocante).
   Não estou aqui falando para  ter "aliados", pois não "careço" disso.
   Paz   
 
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Renato Sampaio em 17 de Fevereiro de 2011, 09:55
Bom dia Nilma,

Eu vivencio o cenário que a irmã mencionou acima diariamente, e entendo perfeitamente o que a irmã quis dizer.

Aquele exemplo que mencionei acima, de alguns desses irmãos não conseguirem aguardar em uma fila, ou ficar aguardando na sala de espera, etc.. Não significa que eles vão furar a fila pra conseguir atingir um determinado objetivo, eles vão contestar o motivo da fila, o porquê da demora e caso não se sintam satisfeitos com as respostas irão simplesmente se ausentar da fila, pois não encontram uma razão justa para compactuar com aquela situação.

Eles não vão sair gritando, criando tumulto e gerando constrangimento, eles simplesmente não concordarão, contestarão com quem for de direito e não participarão daquilo que não vêem um fundamento justo.... E o silêncio é algo indescritível realmente, é um silêncio que obrigam as pessoas a repensarem nas suas atitudes.

Como outro irmão colocou anteriormente, por vezes nosso vocabulário ainda é muito pobre (principalmente o meu) e não expressa com exatidão o que nós "queremos dizer", portanto me desculpem alguma colocação equivocada.

 
Abraços do amigo,
Renato
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Ann@ em 17 de Fevereiro de 2011, 10:34
Olá amigos,

Nilma, entendo o que você diz sobre estas confusões sobre indisciplina e falta de educação. Mas expor um caso aqui pessoal.

Meu filho de 11 anos é acima da média. O que não gosta simplesmente não existe, o que gosta usa e abusa até se entediar. Não para quieto. Lê, escreve histórias e desenha super bem. O ano passado descobriu a poesia e não parou até ganhar o concurso de poesia do colégio. Hoje nem lembra disso. Já passou. Começou a ler aos 3 anos. Quando começou a ir à escola, aos 4 anos, era difícil levá-lo, pois eram mais brincadeiras do que aulas e segundo ele "escola não é para brincar".

Eu percebi a rapidez de raciocínio e a facilidade em entender as matérias, porque eu era exatamente igual, tanto que repeti a 6a.série porque eu não tinha paciência de ouvir as mesmas explicações, para mim chatas - pois eu já havia aprendido a lição. Foi então que várias pessoas começaram a falar que ele era uma criança índigo. Num primeiro momento aceitei e, não posso fingir e nem tenho vergonha de falar, que fiquei toda orgulhosa, afinal eu era mãe de alguém que pertencia à nova geração.

Quando eu li um trecho na internet sobre o livro "Como criar as crianças índigo" e li a sinopse e alguns parágrafos da obra, eu comecei a questionar e fui estudar. Não faço praticamente nada do que o livro manda, até porque prezo muito mais, a responsabilidade que tenho como mãe. Ele é criança, mas compreende perfeitamente os limites da humanidade e que ainda estamos aprendendo, como numa grande escola.

Ele é passional, vive intensamente suas emoções e temos que saber lidar com isso. Só que eu também sou, mas a maturidade traz equilíbrio, um equilíbrio que ele com certeza conquistará também.

Por conta desta experiência e por eu mesma ter as características das tais crianças índigo, porém eu nasci 20 anos antes deles nascerem (a própria autora diz que antes da década de 80 eles morriam, pois a vibração do planeta não era compatível à sua sobrevivência) e também pelas explicações que encontrei na DE, eu não concordo com este rótulo. Quem concorda tudo em paz ;) eu não sou dona da verdade, mas como diria nosso amigo Moura, não está da DE.

Algumas pessoas que viram a aura do meu filho, disse que é clara e colorida, modificando-se conforme suas emoções - aliás como todas. :)

Abçs
Ana
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 17 de Fevereiro de 2011, 12:52
Nilma,
não importa o nome que se lhes dê, o que importa é a ação que cometem, e esta não é digna de Espíritos mais evoluídos.
Não segundo a doutrina.
abraços,
Moura

   Caros irmãos... creio que estão confundindo "falta de educação" e "indisciplina". Essas crianças não são mal educadas; o que se quer dizer é que elas "ficam" como a "estudar" o comportamento da pessoa que está ali para ensinar algo. Tanto que na área da Educação os progressos dentro de sala de aula, pelo menos onde trabalho, estão se acelerando, de modo que possamos estar aptos, preparados. Não só com essas crianças mas com todas; a reforma está se dando através de cursos, pesquisas em novos métodos de ensino, seqüências didáticas e projetos que possibilitem um real aproveitamento e conseqüentemente significativo.
   Essa crianças estão chegando para isso mesmo, para uma "reforma geral" em todos os setores, ou vocês gostariam que nós professores, continuássemos a ensinar como há uns dez anos atrás??!!!
   A possibilidade de se estar na Educação me faz diferenciar "indisciplina" com "aceleração", ou seja, elas querem transpor etapas; talvez porque já sabem como fazer. Quanto aos pais, os mesmos devem saber interagir, não só no vestir e alimentar, mas nas conversações e procedimentos, porque "elas" demonstram respeito por aqueles que lhes respeitem.
   "Elas" não gostam, por exemplo, de gritos, isso é horrível para elas(já vi), então elas se fecham, se calam, se interiorizam, como a se reorganizarem intimamente.
   Em nenhum momento desrespeitam, só se calam. E esse calar é indescritível, pois o sentimento que se instala no ambiente é sufocante).
   Não estou aqui falando para  ter "aliados", pois não "careço" disso.
   Paz   
 
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Nilma dos Santos em 17 de Fevereiro de 2011, 23:55
   Ufa!!! Obrigada Renato... pensei que estava sozinha "nessa".
   Paz
Título: Re: Crianças Indigo e Crianças Cristal
Enviado por: Mourarego em 18 de Fevereiro de 2011, 12:48
Não é o fato de outros acreditarem que deixa essa coisa verdadeira gente, mas sim o que a doutrina ensine.
abraços,
Moura