0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Noriz:... somente poderíamos entender como punições os sofrimentos morais, pois se admitíssemos os sofrimentos físicos como punições, então os seres sencientes que sofrem como os humanos (com frio, calor, fome, dor, doenças semelhantes aos dos humanos: cânceres, doenças de pele, epilepsias, cardiopatias, úlceras,..) seriam punidos sem que fossem responsáveis, pois ainda não têm vida moral.Conf: meu jovem, aí há um ponto a exigir raciocínio: como não seriam os sofrimentos físicos considerados punição? Não estamos todos, conforme a doutrina, “condenados” (logo, penalizados) a viver num mundo de vicissitudes cruéis onde há toda variedade de sofrimentos físicos que possamos imaginar? Para a doutrina, todos os sofrimentos, sejam morais, psicológicos ou físicos, são aplicados segundo uma perfeita justiça e somente aos que merecem sofrer por terem desrespeitado as leis do Amor. As circunstancias da vida que nos fazem sofrer, seja uma simples dor-de-dentes ou um tumor canceroso nos rins (físicos), ou as injustiças da vida, a morte de nossos queridos, as humilhações, remorsos (morais) são devidas à necessidade de saldarmos dívidas de desamor que adquirimos (E nem mesmo sabemos pq as adquirimos!).
Aí mesmo, nesse último parágrafo seu, há sobre o que raciocinar. Vamos lá: pq (=qual é a causa de) alguém, vc ou eu, praticaríamos conscientemente uma falta, em relação ao nosso próprio corpo, que resultará (e que sabemos que resultará) em sofrimentos para nós mesmos? Será por ignorância?Será pq não conseguimos evitar? Será pq a “escola da vida” nos leva a, naturalmente, praticá-la, queiramos ou não? Se sabemos que quem fuma, pode ter câncer: quem bebe, pode ter cirrose, quem se droga pode adoecer e cometer tantos absurdos, pq fumamos, bebemos, nos drogamos?
.. e cometer tantos absurdos, pq fumamos, bebemos, nos drogamos? (Podemos estender esta mesma pergunta – e procurar responde-la - para todas as nossas características negativas, para todas as maldades que praticamos, para todos os erros, para todas as imperfeições e defeitos morais que em nós carregamos!!).
Será que fazemos essas coisas prejudiciais para nós mesmos, pq conscientemente, de livre-vontade, escolhemos sofrer suas consequências que podem ser terríveis?! Afinal, o que é que nos impede de evitá-las?! Tente uma resposta!
'...No caso das dores e sofrimentos, sejam eles físicos ou morais, a finalidade dos mesmo é de impulsionarem os Espíritos em suas sendas...'
O sofrimento pode ser apenas uma consequência de vivermos neste mundo. Lembro as catástrofes naturais em que não se crê dependerem da mão do homem. Lembro a ação dos homens uns contra os outros. Lembro a guerra. E, nesse caso, nada ter a haver com uma punição.
[...] Partindo do princípio que se acredite em Deus, sem necessariamente ser espírita, não dá para atribuir ao acaso o fato de uns sofrerem fisicamente de forma intensa e outros passarem a vida sem grandes sofrimentos.
.....Após a morte carnal o espirito compreende que viveu num mundo muito duro e que necessita de evoluir espiritualmente para deixar de nascer em mundos assim. Isto é, ser motivado para lutar para passar a encarnar em mundos melhores. E o que estamos aqui a fazer é isso. A punição é a forma de obrigar o espirito a não estagnar e a prosseguir na evolução espiritual. Esta teoria também é mais ou menos partilhada pelos Budistas: o objetivo é sair deste ciclo de reencarnações em mundos precários.Bem hajam
Citação de: Norizonte da Rosa em 03 de Junho de 2015, 22:08[...] Partindo do princípio que se acredite em Deus, sem necessariamente ser espírita, não dá para atribuir ao acaso o fato de uns sofrerem fisicamente de forma intensa e outros passarem a vida sem grandes sofrimentos.É perigoso afirmarmos que aqueles que parece que a vida está sempre a favor deles não tenham, ou não sintam no íntimo, alguma forma de sofrimento. Tanto isso é provável que aconteça que a maioria dos suicídios acontecem entre aqueles que têm as carências materiais menos graves. Dificilmente temos notícias de que um maltrapilho ou andarilhos sem posses tenha cometido esse ato.
Iniciado por Elenilda Comunicabilidade dos Espíritos
Iniciado por Conforti Espiritualismo
Iniciado por Apenas mais um « 1 2 » Outros Temas
Iniciado por lconforjr « 1 2 3 » Espiritualismo
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.