Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Páginas na internet => Tópico iniciado por: Gilberto Moral Lopes em 27 de Outubro de 2015, 19:36

Título: Cientistas comprovam a reencarnação humana
Enviado por: Gilberto Moral Lopes em 27 de Outubro de 2015, 19:36
O que acham dessa matéria, "Cientistas comprovam a reencarnação humana"
http://www.duniverso.com.br/cientistas-comprovam-reencarnacao-humana/

Achei bastante interessante, como diz na matéria:  "reencarnação sem a necessidade de recorrer a ideologia religiosa."
Título: Re: Cientistas comprovam a reencarnação humana
Enviado por: lconforjr em 28 de Outubro de 2015, 01:39
Ref msg inicial de Gilberto.


      Conf: Olá, novo amigo Gilberto, seja bem-vindo entre nós. Li com atenção o texto que vc nos indicou mas, sinceramente, lá nada há de alguma coisa que comprove a reencarnação; apenas ali está citado que cientistas dizem que "acreditam" nisto ou naquilo e até na existência dela, mas não apresentam qualquer prova; aliás, nem tocam na palavra "prova" ou "comprovação"! Se o amigo puder indicar onde estão as provas, ou alguma coisa que nos explique melhor a prova da reencarnação, tenho certeza que todos lhe agradecerão!
...........
Título: Re: Cientistas comprovam a reencarnação humana
Enviado por: Vitor Santos em 28 de Outubro de 2015, 10:47
Olá amigo Gilberto

Sendo um adepto da Doutrina Espirita, embora não alinhado, em alguns aspectos, com as ideias que são veiculadas dentro do Movimento Espirita actual (não por achar que sei mais do que os outros, mas, pelo contrário, por ser um aprendiz, mas um aprendiz que gosta de mastigar bem as coisas na mente antes de as aceitar),

Tendo algumas, poucas, evidências pessoais, subjectivas,

Conhecendo muitos trabalhos de cientistas (mas, por regra fora do âmbito da investigação profissional, a não ser casos especiais, como o Phd Dean Radin ou a Dr.ª Julie Beischel, por exemplo - a fundação Bial que é uma grupo da área farmacêutica português até tem financiado alguns trabalhos deles),

Eu considero que, de um ponto de vista cientifico, há evidências de peso a apontar para a possibilidade da Doutrina Espirita, de uma forma geral, corresponder a uma realidade concreta. Todavia dizer que existe a comprovação cientifica destas coisas talvez seja forte demais. Sem fé nas palavras de Jesus e nas palavras dos Espíritos que se manifestam na Codificação, apenas com a minha formação cientifica  de base e com as evidências que se apresentam, eu duvido que eu acreditasse que se tratava de algo suficientemente consolidado para chegar a conclusões.

Isso tem a haver com a forma como se gera o processo de comprovação cientifica e não com pessoas que querem boicotar a Doutrina Espirita (Existem fanáticos da Doutrina materialista-fisicalista como existem em todas as religiões e movimentos de natureza espiritual, mas penso que eles não são o maior obstáculo). A lógica da ciência é ao contrário da lógica das religiões. Enquanto estas últimas procuram fomentar o "crer sem ver", a ciência baseia a credibilidade no cepticismo e na dúvida permanente, e por isso é que a ciência evolui tão rapidamente. Não há o complexo de colocar as coisas em questão, nem de por teorias de parte, pelo contrário é esse o método de trabalho.

Quanto ao Biocentrismo propriamente dito, parece-me uma teoria ainda muito nova, que mexe com tantas áreas da ciência, com uma questão tão complexa, que dizer que se trata de algo comprovado, no momento actual me parece completamente forçado. Tal como acontece com as teorias de Roger Penrose. Trata-se de hipóteses em aberto, por enquanto. Daqui até essas hipóteses serem comprovadas não nos doa a cabeça. Para além disso, em termos de filosofia da mente a ideia é que as leis que regem a mente subjectiva não são necessariamente, e apenas, as leis que conhecemos da matéria. A doutrina espirita afirma que tudo é natural, que não há sobrenatural, mas parte das conclusões cientificas, para o espiritual, são construídas a partir do principio que tudo é regido pelas leis materiais que conhecemos e de que o Espírito é uma máquina extraordinariamente complexa mas que é uma máquina. A ideia de que as nossas memórias ficam suspensas no Universo, quando morremos, o tal registo akáshico,  também não é espiritismo.     

A ideia de existirem muitos universos, para quem toma como verdadeira a teoria do Big Bang, parece-me bastante lógica e viável, de um ponto de vista cientifico, mas também de um ponto de vista espiritual, pois não consigo imaginar o Nosso Pai de infinita bondade e justiça apenas em "funções de gestão" do universo que conhecemos, mas em permanente acto de criação. A Inteligência Suprema é uma inteligência que está tão acima do nosso entendimento, e tudo o que possamos dizer sobre isso é sempre um palpite, mas a Inteligência Suprema tem de ultrapassar completamente aquela imagem simplória de Deus que é frequente ler ou ouvir.   

Assim, vale a pena estudar sobre os trabalhos científicos que existem na área do espiritual, mas é prudente manter alguma distância e não colar a Doutrina Espirita a esses trabalhos.

Se as pessoas fora do movimento espirita nos vêem colar hipóteses cientificas à Doutrina, se essas hipóteses forem colocadas de parte por desactualizadas, inevitavelmente isso vai abalar a credibilidade da Doutrina Espirita, e não há qualquer necessidade disso. Ser espirita não é ser cientista nem ter meios de comprovação cientifica. Pode haver espíritas assim, mas são raros. A ideia de que as hipóteses apresentadas são teorias cientificamente comprovadas, para a generalidade das pessoas é apenas um questão de fé. É aos cientistas que cabe fazer comprovações cientificas e não aos Espiritas.

Se estiver nos planos da Espiritualidade Maior comprovar tudo cientificamente, ao nível da Terra, isso acontecerá, um dia. Mas não podemos ignorar que o esquecimento das encarnações anteriores tem uma função deliberada. Por alguma razão não estamos ainda em situação de ver tudo com clareza... Podem existir encarnados na Terra especiais, como já existiu Jesus de Nazaré, mas para a generalidade das pessoas isto é algo demasiado complexo para ser absorvido pela mente apenas pela via racional e cientifica. Esta é a minha opinião.     
   
Bem haja
Título: Re: Cientistas comprovam a reencarnação humana
Enviado por: alexfidelis em 28 de Outubro de 2015, 11:03
O artigo não tem ciência, não tem comprovação, a fonte informada é um link para um site não científico.
Título: Re: Cientistas comprovam a reencarnação humana
Enviado por: SimonB em 28 de Outubro de 2015, 13:49
Já foi postado este artigo várias vezes aqui. É nada mais do que a opinião de um cientifico, sem base qualquer, que o artigo transformou (principalmente a versão em português) em verdade cientifica. Pura conjetura.