0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"A razão, com seu papel de mediador entre as necessidades e desejos internos e as possibilidades da realidade exterior e os valores da reflexão moral, dificilmente conseguirá exercer sua função de modo puro; estará sempre influenciada pela ânsia de destaque e pelo pavor da humilhação. Isto poderá levá-la a terríveis erros na reflexão e decisão acerca das várias atitudes que temos que tomar ao longo da vida. A busca do destaque poderá nos levar a importantes e irrecuperáveis desvios de rota; quando isto ocorre, a perda da coerência interna, geradora de infelicidades e outras tensões, poderá ser mais grave do que os momentâneos prazeres derivados do destaque. Ou seja, compreender tudo que pudermos acerca da vaidade e seus perigos pode ser de extrema valia para podermos evitar muitos focos de infelicidade."
'...Na tentativa pessoal de buscar as causas desse mal que, acredito, é responsável por grande parte de nossas infelicidades, sigo tentando entender onde se origina a vaidade no Espírito...'
Por que desde pequenos gostamos de ser elogiados e detestamos ser criticados: ninguém gosta de ser chamado de feio, ninguém gosta de ser chamado de 'burro', a maioria gosta de andar com roupas, tênis de marca e se não conseguem sentem-se rebaixados por isso,..
A vaidade é o exibicionismo do amor-próprio, ao contrario da modéstia que é o amor-próprio escondido.
Diria que a vaidade é um sentimento tão intimo, tão distante das exterioridades expressadas, assunto tão delicado, que somente o próprio individuo, numa auto-critica, saberá possuir.
Olá Marcos.Com certeza é um apego, mas qual a diferença entre vaidade e auto-estima para você?Auto estima, penso, seria gostar de si mesmo, mas alguém poderia gostar de si mesmo sem ter algo para orgulhar-se de si mesmo(ou fisicamente, ou intelectualmente, ou moralmente,..)? e se tem orgulho de si mesmo não tem também vaidade? a auto-estima não seria uma forma mais doce de dizermos que temos orgulho de alguma coisa em nós?Enfim, é possível nos vermos livres da vaidade?Abraço.
Mas então o amor próprio escondido não seria uma vaidade disfarçada? pelo que você escreve fica parecendo que aquela pessoa que é claramente vaidosa (que 'desfila') é diferente daquela que é vaidosa, mas por algum motivo não expõe que é vaidosa....'
A questão também não é acusar ninguém de vaidoso, até porque, pessoalmente, acredito que todas as pessoas têm em algum grau a vaidade.
A vaidade, a meu ver, pode ser medida por quanto o indivíduo pode se sentir humilhado, quando ferido em seu amor próprio, em sua vaidade, orgulho.
Iniciado por FENet Auto-Conhecimento
Iniciado por Regina Prins Power Point
Iniciado por Marccello Power Point
Iniciado por dOM JORGE Power Point
Iniciado por Conforti Espiritualismo
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.