Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • Outros Estudos »
  • Perispírito - Função Organizadora

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Perispírito - Função Organizadora  (Lida 31797 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

MarcoALSilva

  • Visitante
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #75 em: 19 de Janeiro de 2011, 14:06 »
0Gostou?
Citação de: Wistar em 19 de Janeiro de 2011, 02:26
"Há quem defenda que a coluna vertebral, por atuar diretamente em função do encéfalo, prevalece na horizontal nos metazoários e vai se verticalizando conforme o ser ganha individualidade (fase de humanização - pergunta 607-A do LE)."

Veja bem essa relação acima. Certamente que há abordagens espiritualistas que procuram tratar estruturas e comportamentos que são patentes em humano e raros nos demais primatas como condição sine qua non para nos colocar como "mais evoluídos". Se a postura vertical da coluna vertebral fosse condição para ganho de individualidade e influencia-se no desenvolvimento do encéfalo, os pinguins, por exemplo, que caminham normalmente na posição vertical tendo com apoio somente duas patas (bípedes), e estão nessa condição há mais tempo que o primata antropoide denominado homem, teriam as estruturas encefálicas iguais, ou mais desenvolvidas do que as existentes nos seres humanos, e quem sabe uma oportunidade para humanização.

Assim, no meu ponto de vista, é incoerente usar os fundamentos doutrinários do espiritismo para sustentar essa teoria espiritualista (que certamente está fundamentada em observações parciais).
[...]

Concordo. A referência ao posicionamento da coluna e sua relação com o encéfalo no que pertine ao estágio evolutivo é citado na linha de Heindel (rosacrucianismo), mas realmente não parece uma tese viável. Citei-a como ilustração da questão de fundo (a ação dos Espíritos-grupos em contraposição com a ação do Espírito Planetário).

Citação de: Wistar em 19 de Janeiro de 2011, 02:26
"Porque talvez o desenvolvimento célula a célula advenha de impulsos coordenadores genéricos e originários do Espírito que abrange o controle do ser individualizado ou em vias de individualização."

Como talvez, o principio inteligente que começou a experiência encarnatória nos protozoários e continuou a mesma nos metazoários microscópicos recebeu muito mais aprendizado do que colaborou no desenvolvimento desses seres. Veja este aprendizado como um exercício que despertaria o seu "potencial intelectual" e ganharia com o tempo "conhecimento do objeto e do ambiente no qual está inserido". Ou ele já possui conhecimento inato? Se for quando foi criado não estava na condição de simples e ignorante (intelectualmente).
[...]

Concordo. O progresso nas formas de vida mais simples há de ser dirigido exteriormente. A parte final do seu raciocínio parece-me conclusiva.

Citação de: Wistar em 19 de Janeiro de 2011, 02:26
Outra questão não tão bem aborda é a influência da pressão ecológica sobre as variedades, ou seja a seleção natural. Assim, mudanças no ambiente (mudanças climáticas, desiquilíbrio populacional, escassez de alimentos, aumento de predadores, doenças, etc) teriam efeitos deletérios se, somente se, o principio inteligente, através de seus "impulsos coordenadores genéricos" inexoravelmente direcionasse o ser rumo a formas cada vez mais complexas conforme aproxima da sua individualização.

Ilustrando o meu raciocínio. Imagine um principio inteligente que esteja determinado a aperfeiçoar um metazoário primitivo e não de conta que se existem mudanças ecológicas que não são nada vantajosa para a sobrevivência desse novo biotipo. Mesmo que essas mudanças morfológicas permitam que futuramente seus descendentes consigam, por exemplo, sair do oceano se rastejar pela terra firme, a pressão ecológica pode ser em determinada condição implacável,  colocando todo esse trabalho a perder. A paleontologia tem demonstrado isso no curso da evolução das formas de vida durante bilhões de anos. Ou seja, o principio inteligente tem que levar em conta que, quanto maior a diversidade (variação) de seres vivos, mesmo que algumas estruturas e funções pareçam hoje paradoxais, maiores as chances de antecipar o imprevisível efeito das mudanças ecológicas. Foi isso que permitiu, na minha opinião, a diversidade da vida na Terra e a mesma obter sua sustentação através do desenvolvimento de uma homeostase global expressa em uma teia da vida, na qual estão inseridos desde as reações físico-químicas até o homem.

Na minha opinião, o principio inteligente inicialmente foi totalmente passivo e as forças evolutivas da seleção natural foram (e ainda são) as responsáveis pelo seu gradual despertar que permitiu aprender a saber atuar, dentro de certos limites, no processo do desenvolvimento das formas de vida. Se pensarmos que o principio inteligente sempre foi o senhor dos genes e, portanto, onipotente no controle da evolução das formas de vida, estaremos na minha opinião, admitindo um evolucionismo teleológico que despreza o papel da seleção natural (natural e cientificamente tão obvia) na evolução e diversidade das formas de vida.

"Daí a similitude ontológica... Daí a possibilidade de provocar o desenvolvimento de experimentos teratológicos até mesmo com viabilidade para o funcionamento fisiológico."

Acho interessante que até hoje não tive conhecimento de um autor (que tem uma abordagem não ortodoxa) que comenta sobre o papel do perispírito no desenvolvimento citar o tópico "Fenômenos Explicáveis", no Cap. 5, do livro de André Luiz, Evolução Em Dois Mundos, onde comenta e explica sobre esses experimentos realizados com embriões de animais para o estudo da biologia do desenvolvimento.

"Dentro do mesmo princípio de submissão das células ao estímulo nervoso, é que a experiência de transplante dos tecidos de embriões entre si, com alguns dias de formação, pode oferecer resultados surpreendentes, de vez que as células orientadas em determinado sentido, quando enxertadas sobre tecidos outros “in vivo”, conseguem gerar órgãos-extras em regime de monstruosidade, obedecendo a determinações especializadas resultantes das ordens magnéticas de origem que saturavam essas mesmas células."


Só esse paragrafo dá apara desdobrar varias questões a serem avaliadas pelo CUEE e assim chegar a um consenso no qual os Espíritos esclarecidos venha a contribuir para o entendimento do papel do espírito sobre o desenvolvimento. Isso porque a ciência atual tem bagagem suficiente para a espiritualidade poder esclarecer melhor. Não seria bem esclarecido se a questão fosse abordada na época de Kardec ou quando o livro foi publicado.

Abraços fraternos
Marcos Borges   

De efeito! Concordo.

Obs.: Emmanuel fala das experiências feitas no desenvolvimento das formas metazoárias, experiências que, por não serem adequadas foram abandonadas (ensaios monstruosos) - "A Caminho da Luz".

Um abraço!

Marco

Registado

Offline MarcosBorges

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 418
  • Participação: 50
  • MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +107
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #76 em: 19 de Janeiro de 2011, 18:49 »
0Gostou?
Oi Psi

Vamos lá...

"Os meridianos e sistemas de túbulos por onde circularia o fluido vital são de natureza
etérica, posto que só podem ser detectados pelo monitoramento do trajeto percorrido por
substâncias radioativas injetadas nos pontos meridianos, pois foi constatado que esse
trajeto era diferente da rede vascular."


Mas justamente o fato de usar um radinucliodeo como traçador para identificar o meridiano e seu trajeto é que o torna parte do corpo fisico (qualquer o radionuclideo está na mesma
"frequencia energetica" do corpo fisico, por se tratarem da mesma especie de materia) e não uma estrutura eterica (que está em uma "frequencia energetica" diferente).Assim, como algo de natureza eterica pode ser radiomarcado?

No Livro Guia Partico de Medicina Vibracional do Richard Gerber (não sei se é esse que você citou), na pagina 175, comenta que o pequisador Kim Bong Han, conseguiu desenolver uma tecnica histologica de coloração que permitiu identificar os meridianos ao microscopio. O autor relata que os meridianos "tinham o aspecto de minusculas estruturas microtubulares correndo debaixo da pele e passando pelos órgãos". Deduzo que por essa descrição histologica e a possibilidade de indentificar os meridianos por tecnicas de coloração e microscopia ótica essas estruturas são da mesma natureza organica que os tecidos do corpo e portanto não parece ser de natureza eterica.

Existe alguns pesquisadores chineses, mais atuais, que observaram que as celulas do tecido conjuntivo no local que corresponde aos pontos de acupuntura possuem maior quantidade de conexões entre elas do tipo fenda (ou gap junctions) do que nas celulas mais afastadas. As gap junctions são canais de membrana contribuindo para uma comunicação intercelular, que permitem uma comunicação quimica com passagem de determinadas moleculas e ions (como por exemplo ATP e ions de Calcio) com também uma comunicação eletrica funcionando como uma sinapse eletrica em alguns tipos de neuronios e outras celulas neurais. Esse ultima caracteristica é que alguns pesquisadores defendem corresponder com a baixa resistencia eletrica no local dos pontos de acupuntura.

Extendendo o raciocinio, o conjunto formado por varias celulas conectadas por gap junctions de um ponto da acupuntura a outro, poderia ser a representação dos meridianos. Os microtubulos observados por Kin, seriam os microtubulos intracelulares de natureza proteica que fazem parte do citoesqueleto (existentes em todas as celulas), com diversas funções, uma delas a de transporte de moleculas e vesiculas. E que nas celulas que estão no trajeto dos meridianos esses microtubulos intracelulares se ligariam as gap juntions possibilitando o fluxo de informação, quimica ou eletrica, atraves do interior das celulas comunicantes, além de interagir com o metabolismo das celula.   
 
No post #68 anexei alguns artigos que aborda o papel do meridiano no desenvolvimento e coloca-o em um contexto mais organico. Aborda também sobre chacras e outros temas associadas a medicina oriental. Pelo visto não apareceu porque deve estar aguardando a liberação da moderação. Mas se quiser posso envia-los por email.

"2- Marcos, eu tenho uma visão einsteniana da matéria. Para mim, toda a matéria é energia em diferentes padrões vibracionais. Tanto o perispírito como o corpo etérico ou o corpo físico não deixam de ser matéria ou energia, mas em diferentes frequências de vibração."

No meu entendimento a energia (interna de uma particula) é um atributo da materia (particula). Assim ambas são coisas distintas, um o objeto (particula) e o outro sua propriedade (produto interno do sistema). Assim perispirito com o corpo fisico podem ser constituidos de particulas materiais com suas caracteristicas proprias o que inclui seus atributos como a energia.

"3- Na minha concepção, o que o amigo chama de representação da atividade energética do corpo físico, é o que se chama exotericamente de aura ou corpo áurico.'

Sim. O que alguns chamam de corpo bioplasmatico (efeito Kirlian ou corona), que é visualizado pela bioleletrografia, é a representação em um corpo vivo da atividade metabolica (quimico-energetica), principalmente, atraves da ionização de substancias organicas volateis.

"O que gostaria de explanar é que o corpo físico, o corpo etérico e o perispírito são corpos interpenetrantes, há uma interação energética contínua entre eles. 

O fluido vital penetra no interior das células, através desse sistema de túbulos que, pelo que consta na pesquisa que citei, precede a formação dos órgãos embrionários.


Certamente que há uma interação, e isso é notorio, pois o simples fato de eu, espirito, pensar e fazer executar a digitação (atividade motora) no pc para expressar meus pensamentos em linguagem (cognição), dentro do paradgima espiritualista, demonstra a priori que há uma interação muito fina e precisa embora, cientificamente (visão monista) não podemos demostra-la e como desconheçemos seus mecanismos.

Como disse antes, não sou adepto do vitalismo e quando leio fluido vital mentalmente represento como fluxo eletrico ou quimico de informação. Muito embora, posso até aceitar que o perispirito possa se comportar como uma especie de fluido vital.

"Por isso, alguns cientistas crêem que esses túbulos de alguma forma auxiliariam na formação da rede vascular."

Sim, talvez uma rede vascular de comunicação celula a celula tendo como estruturas as gap juntions e os microtubulos que fazem parte do citoesqueleto, como comentei anteriormente.

Continuemos...

Abraços fraternos
Marcos

 




 


   




Registado

Offline psi

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1394
  • Participação: 93
  • psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +716
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #77 em: 20 de Janeiro de 2011, 02:47 »
0Gostou?
Olá Marcos.


Mas justamente o fato de usar um radinucliodeo como traçador para identificar o meridiano e seu trajeto é que o torna parte do corpo fisico (qualquer o radionuclideo está na mesma
"frequencia energetica" do corpo fisico, por se tratarem da mesma especie de materia) e não uma estrutura eterica (que está em uma "frequencia energetica" diferente).Assim, como algo de natureza eterica pode ser radiomarcado?


Veja bem. O que foi identificado através da leitura foi a substância radioativa, que percorreu um trajeto no formato microtubular, quando a substância foi injetada no ponto meridiano acupuntural, e este caminho percorrido era independente do sistema vascular. Em nenhum momento identificou-se os túbulos etéricos, e sim a substância que, de alguma forma, ficou contida em suas paredes tubulares. Dessa forma, a existência desta rede tubular foi identificada de forma indireta. Não existem equipamentos em nosso mundo físico capaz de detectar esse sistema de dutos etéricos.   

Agora, de que forma essa substância ficou demarcada pelos túbulos? Não sei. Talvez por serem elementos radioativos, isso tenha facilitado a absorção pelo duto meridiano. É importante ressaltar que nós não conhecemos a natureza íntima dessas partículas etéricas.

A substância radioativa só percorreu um formato tubular quando injetada no ponto exato do meridiano acupuntural, pois ao ser injetada em locais contíguos aos pontos, ela simplesmente foi absorvida pelos tecidos adjacentes até cair na rede vascular, seguindo, então, o percurso das veias. 

Outro fato interessante é que essa rede de túbulos está totalmente interligada aos tradicionais pontos de acupuntura, formando um grande sistema.


No meu entendimento a energia (interna de uma particula) é um atributo da materia (particula). Assim ambas são coisas distintas, um o objeto (particula) e o outro sua propriedade (produto interno do sistema). Assim perispirito com o corpo fisico podem ser constituidos de particulas materiais com suas caracteristicas proprias o que inclui seus atributos como a energia.
 

No conceito que professo, toda a matéria ou energia é constituída de partículas elementares. Quando falamos em perispírito, corpo etérico, ou corpo físico, estamos falando da mesma matéria, relativizada conforme os padrões de vibração de suas partículas elementares.

Os aceleradores de partículas já provaram que um elétron, ao ser acelerado a velocidades próximas da luz, transforma-se em um fóton. Da mesma forma, um fóton, ao ser desacelerado, transforma-se num elétron.
Dessa forma, a luz pode transformar-se em matéria ponderável para nós, da mesma forma como a matéria física ponderável pode tornar-se luz. Dessa forma, ser luz, matéria física, matéria etérica, ou matéria astral, é apenas relativo. Eu prefiro chamar tudo de energia a se manifestar em diferentes padrões de vibração.
Dentro desse conceito relativístico, esses corpos energéticos estão interligados e, no meu modo de ver, se essa rede tubular existe, e não está no corpo físico, deve ter sido criada por um modelo existente no perispírito, já que é através deste que o espírito age sobre a matéria. Se com a morte do corpo físico, essa rede se desfaz, creio ser mais coerente imaginar que exista um corpo intermediário, mais sutil que o corpo físico, e mais denso que o perispírito a interagir energeticamente com ambos.
É como penso.

Um abraço


PSI
 


           

Registado

Offline MarcosBorges

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 418
  • Participação: 50
  • MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +107
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #78 em: 26 de Janeiro de 2011, 18:21 »
0Gostou?
Oi Psi, desculpe pela demora na continuação do nosso coloquio. Estou atarefado no trabalho e hoje que arrumei um tempinho para me dedicar a conversa. Antes de retornar a conversa, achei melhor reler a parte do livro medicina vibracional que tratar do assunto em pauta e buscar alguma fonte de pesquisa do coreano Kin Bong Han ou periodicos que cite suas pesquisas. Como tenho facilidade de acessar a base CAPES, entre um brecha e outra no trabalho, garimpei em busca de artigos e encontrei algums muito interessante (se tiver interesse envio-os por e-mail - o meu para contato é maborges.bio@gmail.com).

Bem... Não vou me estender nas argumentações pois quando o tema me interessa eu chego a ser irritantemente prolixo  ;D

Vamos lá.

"Em nenhum momento identificou-se os túbulos etéricos, e sim a substância que, de alguma forma, ficou contida em suas paredes tubulares. Dessa forma, a existência desta rede tubular foi identificada de forma indireta.(...) Agora, de que forma essa substância ficou demarcada pelos túbulos? Não sei. Talvez por serem elementos radioativos, isso tenha facilitado a absorção pelo duto meridiano. É importante ressaltar que nós não conhecemos a natureza íntima dessas partículas etéricas."

Ai é que está o problema de defender a existencia dos meridianos considerando-os de natureza eterica. O fato desses como de outros tantos experimentos usarem radionuclideos como traçadores que demarcavam o meridiano e trajeto em animais diz mais a favor de um hipotese organica do que eterica. Para considerar de natureza eterica é necessario hipoteses ad hoc que expliquem os resultados de outra forma. E a principio o raciocinio dessas hipoteses se baseia no fato de desconhecermos ainda a natureza eterica, o que abre o leque para especulações. Não sou contra hipoteses ad hoc mas devemos ser bastantes comedidos a ponto de considera-las provisorias opiniões por falta de um outra mais contundente.

Como citei no post #76 Gerber em seu livro "Guia Partico de Medicina Vibracional" comenta sobre Kim realizou pesquisas histologicas no qual desenvolveu tecnicas de coloração que ajudarma a identificar os meridianos pela microscopia. Esse relato não consta sem seu livro anterior "Medicina Vibracional". Uma outro fato observado por Kim é que no interior desses microtubulos foi encontrar fluido rico e muias moleculas organicas em concentração muito superiores a observadas na circulação sanguinea e linfatica. Estes são outros fatos que diz a favor de uma natureza organica. Como algo de natureza eterica conseguiria conter altas concentrações de moleculas organicas?

Em minha releitura do livro tenho que considerar que a hipotese dos gap junctions e microtubulos do citoesqueleto intracelular não se relaciona com os achados do Kin. As estruturas microtubulores observadas, segundo Kim, tinha um diametro de 0,5 a 1,5 microns o que é muitissimo menores que os microtubulos do citoesqueleto (que é da ordem de algumas dezenas de nanometros). Além do que, os microtubos do citoesqueleto não transportam em seu interior nenhuma molecula, servindo de "trilho" para moleculas motoras transportarem vesiculas cheia de moleculas no interior das celulas. Pelas dimenções apontadas por Kin essas estruturas estão mas parecidas a microvasos do diamentro de filamentos nervosos não-mielinizados.

Em minha busca por citações do Trabalho de Kim (relacionando os periodicos e suas datas) escontrei alguns em especial publicados recentemente por uma equipe de coreanos no qual a Dr Soh é o cabeça. Estes tratam os achados de Kim do ponto de vista organico ou melhor como um terceiro tipo de sistema vascular por onde flui liquido intertiscial rico ele varios tipos moleculas, que Kim também observou em seus trabalhos na decada de 60. Soh usa corentes vitais e nanoparticulas marcadas com fluorcromos para localizar os meridianos, no lugar de radionuclideos. E o que Soh observou de forma mas detalha foram a mesmas rede de microtubulos de Kim e que coincidem com os meridiano, confirmando seus achados.

Soh diz que Kim denominou essas rede de microtubulos, que correspondem aos meridianos, de sistema de dutos Bonghan. E pelo que li esse sistema vascular é bem material (organicamente grosseiro) e nada aponta para algo eterico e feito de uma materia desconhecida. Tanto Kim como Soh não trata esse meridianos dentro de uma concepção esoterica ou teosofica.

Existe uma entrevista do Dr Soh no youtube (com legenda em inglês) comentando justamente sobre sua pesquisa e os achados de Kim, rico em fotos e esquemas computadorizados desse sistema de meridiano. É só pesquisar pelas palavras-chaves Bonghan e System que vai aparecer.

Se quiser tenho os artigos é só solicitar pelo meu e-mail de contato.


Continuemos.....

Abraços fraternos
Marcos
 
PS. Desculpe se há algum erro de grafia e falta de acentuação

 

Registado

Offline psi

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1394
  • Participação: 93
  • psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +716
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #79 em: 28 de Janeiro de 2011, 02:47 »
0Gostou?
Citação de: Wistar em 26 de Janeiro de 2011, 18:21
1-Ai é que está o problema de defender a existencia dos meridianos considerando-os de natureza eterica. O fato desses como de outros tantos experimentos usarem radionuclideos como traçadores que demarcavam o meridiano e trajeto em animais diz mais a favor de um hipotese organica do que eterica.

2-Um outro fato observado por Kim é que no interior desses microtubulos foi encontrar fluido rico e muitas moleculas organicas em concentração muito superiores a observadas na circulação sanguinea e linfatica. Estes são outros fatos que diz a favor de uma natureza organica. Como algo de natureza eterica conseguiria conter altas concentrações de moleculas organicas?

3- Pelas dimenções apontadas por Kin essas estruturas estão mas parecidas a microvasos do diamentro de filamentos nervosos não-mielinizados.


Olá Marcos

Vou comentar algumas de suas colocações.

1- Eu pergunto ao amigo: se esses microtúbulos são de natureza orgânica e pertencem ao corpo físico, por que não são visualizados através do microscópio eletrônico, como parte integrante das células orgâncias? O próprio amigo disse que, segundo a dimensão apurada esses microitúbulos são muito menores que os microtúbulos presentes no citoesqueleto celular. Por que, então, se são componentes orgânicos, só podem ser determinados de forma indireta através da utilização de substâncias radioativas injetadas nos pontos acupunturais?

Outro fato interessante é que Kim, ao tentar determinar em que fase da embriogênese esses túbulos eram formados, e utilizando o que seria um embrião de galinha em formação, constatou que a formação dessa micro-rede tubular precedia a formação dos órgãos mais rudimentares. Como poderia uma rede de tal complexidade estar formada antes dos órgãos?   

2- A doutrina nos ensina que o ectoplasma, substância utilizada para a materialização de espíritos, é composta da união do fluido vital ( substância etérea ) com outros elementos do nosso mundo físico material. Eu faria a mesma pergunta ao amigo: como pode um elemento de natureza etérica se agregar a elementos do nosso mundo físico material?

3- Kim constatou que o trajeto da substância radioativa era diferente da rede vascular.


Enfim, continuemos....


Um abraço


PSI


 
 

Registado

Offline MarcosBorges

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 418
  • Participação: 50
  • MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +107
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #80 em: 31 de Janeiro de 2011, 03:46 »
0Gostou?
Oi Psi

Em sua pergunta, você observou um erro grosseiro em no meu texto e gostaria de retificá-lo. Agradeço muito por ter me chamado atenção. Quando escrevi estava no trabalho e apressado nem fiz uma revisão, como comumente faço quando escrevo em casa.

Quando eu disse: "As estruturas microtubulares observadas, segundo Kim, tinha um diâmetro de 0,5 a 1,5 microns o que é muitíssimo menor que os microtúbulos do citoesqueleto (que é da ordem de algumas dezenas de nanômetros)." Em "muitíssimo menores" leia "muitíssimo maiores" isso porque objetos na escala de nanômetros são 1000 vezes menores do que em microns. Novamente desculpe pelo equivoco.

Refazendo meu raciocínio, as estruturas microtubulares relatadas por Kim principalmente devido às dimensões não são, e nem podem ser comparadas, as estruturas microtubulares do citoesqueleto. As estruturas microtubulares de Kim são parecidas microvasos onde contem fluido similar ao intersticial que podem estar no interior dos vasos linfáticos e sanguíneos e que seguem o mesmo traçado do sistema de meridianos da medicina chinesa. Ao contrario, os microtúbulos do citoesqueleto são intercelulares, não transporta nada dentro deles, mas atuam como "trilhos" para moléculas que transportam vesículas.

O nosso dialogo, me fez interessar pelos experimentos de Kim sobre meridianos e acupontos. As minhas noções sobre meridianos veio um estudo que fiz sobre os experimentos do Dr. Harold Burr e os e a teoria dos L-Fields, no qual os artigos de pesquisadores atuais, que de certa forma continuaram a linha de pensamento do Burr, eram citados por um pesquisador chinês que teorizava sobre o papel dos meridianos no desenvolvimento (embriogênese e organogênese) correlacionando com gradientes elétricos.

"se esses microtúbulos são de natureza orgânica e pertencem ao corpo físico, por que não são visualizados através do microscópio eletrônico, como parte integrante das células orgâncias?"

Bem observado. Antes gostaria de ressaltar que em minha pesquisa pela web encontrei vários artigos atuais de pesquisadores coreanos que continuaram a linha de pesquisa de Kim. O que li em artigos e websites confirmam os comentários de Gerber sobre os experimentos de Kim além de deixar claro que o coreano sustenta a teoria anatômica e orgânica para os meridianos e acupontos. Entretanto, mais adiante, Gerber começa a desenvolver um raciocínio, diferente do objeto de Kim, no qual o que Kim observara (histologicamente) era uma interface entre os corpos físicos e hídricos. Para Kim, como para os pesquisadores coreanos atuais, os meridianos e acupontos são de natureza orgânica.

Encontrei uma resposta a sua pergunta no website coreano de medicina: (http://primosystem.wikispaces.com/Introduction), que contem o paper do Kim de 1963 em inglês para download:

"O duto de Bonghan [o meridiano denominados por Kim] é um conjunto de finos canalículos de Bonghan com um diâmetro de 5 - 15 um [ou microns]. A parede dos canalículos de Bonghan é composta de células endoteliais, como nos vasos sanguíneos e linfáticos. Mas as células endoteliais dos canalículos de Bonghan são muito característicos. O núcleo da célula endotelial tem forma de bastão e abundante cromatina e, a densidade eletrônica é tão grande que a sua composição interna é quase imperceptível à microscopia eletrônica. O limite do citoplasma não está claro e apenas o núcleo em forma de bastão, organizados de forma ordenada na parede do canalículo de Bonghan, podem ser vistos. A parede do canalículo de Bonghan é muito fina, cerca de 0,1-0,2 microns, observados pela microscopia eletrônica. Além disso, os canalículos de Bonghan tem membrana externa, que é composta de fibra argirofila [Fibras de tecido conjuntivo reticular que reagem com sais de prata e preto aparecem em preto ao microscópico] e células da membrana externa. A célula da membrana externa tem uma forma semelhante à da musculatura lisa e é provavelmente o elemento contrátil dos canalículos de Bonghan. Vários canalículos estão ligados por uma membrana circundante." (citação entre colchete é minha).

Portanto, segundo os coreanos que defendem os trabalhos de Kim, os dutos são percebidos pela microscopia eletrônica.

"Por que, então, se são componentes orgânicos, só podem ser determinados de forma indireta através da utilização de substâncias radioativas injetadas nos pontos acupunturais?"

Traçadores radioativos são usados para localizar determinadas estruturas orgânicas em muitos experimentos até os dias de hoje. No primeiro experimento, Kim usou sais fosfatos (no qual contem isótopo de fósforo 32) não só para localizar os dutos de bongahn mas verificar se o seu trajeto corresponde aos meridianos chineses e se a circulação do mesmo é distinta dos vasos linfáticos e sanguíneos o que foi verificado por dosimetria dos tecidos correspondentes e fluidos no interior dos sistemas vasculares. No segundo experimento, Kim usou a autoradiografia para confirmar a circulação do isótopo radioativo no corpúsculo de Bonghan (acupontos) e nos dutos de Bonghan (meridianos), determinado pela dosimetria realizado do experimento anterior. Nos experimentos houve também verificação histológica dos tecidos que correspondiam ao local dos acupontos e dutos radiomarcados.
Aqui não dá para descrever todos os experimentos que estão no arquivo para download no website que mencionei acima, mas resumidamente ele chegou a conclusão que existem um novo sistema circulatório que coincide com os meridianos e acupontos.

Metodologicamente não há nada de tão estranho, pois Kim parte do principio que o sistema de meridianos (ou dutos de Bonghan) que ele denominou de sistema de Kyungrak são orgânicos. Portanto, como eu disse anteriormente, recentemente a equipe do Dr. Soh confirmou aos achados de Kim através de outras metodologias (não radioativas), como utilização nanopartícula fluorescentes e imunohistoquímica.

continuando....



Registado

Offline MarcosBorges

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 418
  • Participação: 50
  • MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!MarcosBorges is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +107
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #81 em: 31 de Janeiro de 2011, 03:50 »
0Gostou?
"Como poderia uma rede de tal complexidade estar formada antes dos órgãos?"

Deve ser por isso que as pesquisas atuais, do Dr. Soh, se referem a esse terceiro sistema vascular como "primo-vessels" algo parecido como "vasos primordiais".

Ainda nem li direito o que tenho conseguido, mas vou especular. Não sei em que estágio inicial do desenvolvimento Kim fez sua pesquisa em animais. Mas como precedia a formação dos órgãos, principalmente dos sistemas vasculares, a mesma rede vascular primordial deve ter iniciado antes do sistema cardiovascular. Para ter uma idéia antes da formação dos órgãos, inclusive do coração, no começo da terceira semana de gestação ocorre há formação dos vasos sanguíneos no mesoderma extra-embrionário, saco vitelino e corion e alguns dias depois no embrião. Como segundo Kin, os dutos são formados por células endoteliais, embora morfologicamente distinta dos demais vasos, as mesmas devem ter como precursores as células mesenquimais do mesoderma embrionário. Portanto, todos os sistemas vasculares inclusive o sistema identificado por Kim, os meridianos ou dutos de Bonghan, tem a mesma origem mesodérmica e que antes de se diferenciarem em angioblastos (células endoteliais formadoras dos vasos sanguíneos)  se diferenciaram células endoteliais especificas formadoras dos dutos de Bonghan.

Segundo o raciocínio acima, o desenvolvimento do sistema de meridianos identificados por Kim, possivelmente antecipava ao desenvolvimento dos demais sistemas circulatórios o que permitiria explicar, por exemplo, os dutos no interior dos vasos sanguíneos e linfáticos.

Como disse Isso é só especulação.

"A doutrina nos ensina que o ectoplasma, substância utilizada para a materialização de espíritos, é composta da união do fluido vital ( substância etérea ) com outros elementos do nosso mundo físico material. Eu faria a mesma pergunta ao amigo: como pode um elemento de natureza etérica se agregar a elementos do nosso mundo físico material?"

Essa teoria etérica-vital não foi o objetivo e raciocínio teórico de Kim. O mesmo está para Burr a sua teoria dos L-Fields, que não tem nada de vitalismo. Embora haja pesquisadores que analisam suas teorias e resultados experimentais sob a ótica etérico-vitalista. Assim, em minha opinião acho "força a barra" usar os resultados de Kim para sustentar a natureza etérica dos dutos identificados por ele como sendo os próprios meridianos e acupontos chineses.

Isso não quer dizer que uma teoria eterico-vital para os meridianos não seja possível de ser construída. Mas com certeza, pelo que tenho observado em minhas analises dos artigos que abordam as pesquisa de Kim, não é por ai o caminho de uma verificação experimental da teoria etérico-vital dos meridianos e acupontos.

Quanto ao ectoplasma acho que ainda desconhecemos a sua verdadeira constituição. O que há são observações experimentais que ainda precisam ser confirmadas, da mesma for que os achados de Kim e de Soh sobre esse sistema vascular. Quem sabe que o que Kim e Soh acharam não seja vestígios embrionários de vasos sanguíneos ou linfáticos? Por isso que Soh continua refinando a sua pesquisa e analisado melhor os resultados de experimentos anteriores.

Para ter uma ideia, embora seja necessários médiuns de efeitos físicos para fazer uma seção de materialização ela raramente ocorre. Ou seja, em minha opinião, o ectoplasma deve ser produto de intervenção dos espíritos desencarnados sobre o organismo de determinados médiuns de efeitos físicos que possuem peculiaridades fisiológicas. Nesse raciocínio, o ectoplasma não estaria armazenado no nosso organismo ou em um corpo etérico mas, seria produto do metabolismo do médium induzido pela ação dos espíritos. Os espíritos manipulando o metabolismo do médium produziriam uma substância, a partir do próprio material molecular do corpo do médium, com propriedades que possibilitariam interagir com o perispírito do desencarnado ou de ser manipulado por ele criando formas diversas. Esse raciocínio explica, por exemplo, os relatos de médiuns sofrerem redução de peso e até de desaparecimento de parte de seus corpos. Parece estranho, mas como tenho uma visão não vitalista do espiritismo, o meu raciocínio não pode ser de outra forma.

"3- Kim constatou que o trajeto da substância radioativa era diferente da rede vascular."

Dr. Soh também, usando nanopartículas fluorescentes."

Continuemos...

Abraços fraternos
Marcos

   


Registado

Offline psi

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1394
  • Participação: 93
  • psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!psi is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +716
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #82 em: 01 de Fevereiro de 2011, 02:26 »
0Gostou?
Olá Marcos,

Ao que me consta, segundo Richard Gerber cita em seu livro "Medicina Vibracional", os microtúbulos visualizados através de marcadores radioativos estão na interface, ou seja, na fronteira entre a dimensão física e a etérica. Ao conjunto formado pelo duplo etérico e seus canais de energia ( chacras e nadis ) e meridianos acupunturais que se ligam a todos os sistemas orgânicos, chamamos de interface físico-etérica, ou seja, a ponte transdimensional que ancora o corpo físico aos canais de energia do corpo etérico, que, por sua vez,  também está ancorado às matrizes perispirituais.

Por essa análise, os microtúbulos são de natureza etérica, sendo que o que se está visualizando através dos marcadores é a fronteira entre a dimensão física e a etérica.

Marcos, se essas estruturas são orgânicas, são, obviamente, formadas por células físicas, e eu não consigo conceber qualquer sistema orgânico complexo ser formado sem que haja um modelo energético a organizar essa formação ( a sua contraparte etérica ), da mesma forma que não consigo conceber a formação de órgãos tão complexos, durante a embriogênese, a partir de um amontoado de células ainda indiferenciadas.

E quando vejo vários autores espirituais, entre eles, André Luiz, falando sobre a existência do corpo etérico e de sua importância na formação do embrião, vejo na teoria do dr. Richard Gerber sobre o modelo organizador biológico, um importante ponto de convergência sobre o tema.

Não tenho o objetivo de convencer o amigo de nada. Mas acharia interessante que o amigo lesse as obras de autores espirituais que falam sobre o assunto para que o amigo tenha mais subsídios para formar a sua opinião.

Um abraço


PSI
   

   
 

   


Registado

Offline hcancela

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3121
  • Participação: 209
  • hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!
  • Relevância: +683
  • País: Portugal
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #83 em: 01 de Fevereiro de 2011, 19:12 »
0Gostou?
Olá amigos(as)

Perdoem entrar em vosso debate belíssimo, mas vou apenas deixar algo que vem lá no codificação Espirita, e também uma pequena opinião.



O perispírito é: "principio intermediário, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao espírito e liga a alma ao corpo. Tais, num fruto, o germe, o periesperma e a casca."( O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).

"O perispírito é o laço que à matéria prende o espírito, que o tira do meio ambiente, do fluido universal. Participa ao mesmo tempo da eletricidade, do fluido magnético e, até certo ponto, da matéria inerte. Poder-se-ia dizer que é a quintessência da matéria. E' o principio da vida orgânica, porém não o da vida intelectual, que reside no espírito. É, além disso, o agente das sensações exteriores. No corpo, os órgãos, servindo-lhes de condutos, localizam essas sensações." ( O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).

Primeiramente devemos esclarecer que na época em que foi escrito o "Livro dos Espíritos", a 1° edição é de 1857, considerava-se a eletricidade como um fluido, na verdade, ainda não se tinha exata concepção do que vinha ser a eletricidade.

Embora de natureza etérica, ainda assim é constituído de matéria. Por falta de palavras mais adequadas em nosso atual estágio evolutivo, costuma-se defini-lo como a quintessência da matéria, cuja maior ou menor densidade é inversamente proporcional ao grau evolutivo do Espírito, e cuja composição não é exatamente a mesma conforme esteja o Espírito encarnado ou não. Seus elementos são retirados do meio em que vivemos, portanto sua composição é variável nos diferentes mundos. Sua estrutura e composição exatas ainda não nos é possível conhecer, embora existam aqueles que procuram entendê-lo, como Hernani Guimarães Andrade que em sua obra, " Espírito, Perispírito e Alma ", propõe que o mesmo é composto por "Psi-átomos". Estes corresponderiam aos " elementos atômicos mais complicados e sutis" , segundo André Luiz ao referir-se a matéria do plano espiritual (na obra Evolução em Dois Mundos).

Kardec nos ensina também que uma das funções do perispírito é transmitir ao Espíritos as sensações provenientes da matéria (dor, frio, calor, visão, etc ) e fazer com que chegue até a matéria os seus comandos. Por exemplo: Provém do Espírito a vontade de abrir um livro para ler, todavia, é o perispírito o responsável por transmitir esta vontade ao cérebro carnal e fazer com que o mesmo inicie uma série de processos fisiológicos que culminarão no ato físico.

Saudações fraternas

Registado

Offline Marcio Almeida

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 66
  • Participação: 8
  • Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.Marcio Almeida is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +21
  • Cidade: Pedrinopolis, MG
  • País: Brasil
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #84 em: 20 de Agosto de 2011, 20:10 »
0Gostou?
Acho que fica bem claro através da leitura das questões 62, 63, 65,70 do L.E , a existência de quatro corpos, formadores do ser humano:
Corpo Fisico,
Principio vital (ou o conjunto dos centros energéticos),
Perispirito
Espírito.

62. Qual a causa da animalização da matéria?
 
“Sua união com o princípio vital.”

63. O princípio vital reside nalgum agente particular, ou é simplesmente uma propriedade da matéria organizada? Numa palavra, é efeito, ou causa?
 
“Uma e outra coisa. A vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.”

65. O princípio vital reside em alguns dos corpos que conhecemos?
 
“Ele tem por fonte o fluido universal. É o que chamais fluido magnético, ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o elo existente entre o Espírito e a matéria.”

70. Que é feito da matéria e do princípio vital dos seres orgânicos, quando estes morrem?
 
“A matéria inerte se decompõe e vai formar novos organismos. O princípio vital volta à massa donde saiu.”


Um abraço a todos


Registado
Um abraço a todos os amigos.

Offline dOM JORGE

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8157
  • Participação: 1580
  • dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • VIVER É UM ESPETÁCULO
  • Relevância: +7355
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #85 em: 28 de Setembro de 2011, 13:56 »
0Gostou?
                                          VIVA JESUS!


        Bom-dia! queridos irmãos.


                O perispírito e suas modelações


Como será o tecido sutil da espiritual roupagem que o homem envergará, sem o corpo de carne, além da morte?


Tão arrojada é a tentativa de transmitir informes sobre a questão aos companheiros encarnados, quão difícil se faria esclarecer à lagarta com respeito ao que será ela depois de vencer a inércia da crisálida.


Colado ao chão ou à folhagem, arrastando-se, pesadamente, o inseto não desconfia que transporta consigo os germes das próprias asas.


O perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste, além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria, de conformidade com o seu peso específico.


Formado por substâncias químicas que transcendem a série estequiogenética conhecida até agora pela ciência terrena, é aparelhagem de matéria rarefeita, alterando-se, de acordo com o padrão vibratório do campo interno.


Organismo delicado, com extremo poder plástico, modifica-se sob o comando do pensamento.



É necessário, porém, acentuar que o poder apenas existe onde prevaleçam a agilidade e a habilitação que só a experiência consegue conferir.


Nas mentes primitivas, ignorantes e ociosas, semelhante vestimenta se caracteriza pela feição pastosa, verdadeira continuação do corpo físico, ainda animalizado ou enfermiço.


O progresso mental é o grande doador de renovação ao equipamento do espírito em qualquer plano de evolução.


Note-se, contudo, que não nos reportamos aqui ao aperfeiçoamento interior.



O crescimento intelectual, com intensa capacidade de ação, pode pertencer a inteligências perversas.



Daí a razão de encontrarmos, em grande número, compactas falanges de entidades libertas dos laços fisiológicos, operando nos círculos da perturbação e da crueldade, com admiráveis recursos de modificação nos aspectos em que se exprimem.


Não possuem meios para a ascese imediata, mas dispõem de elementos para dominar no ambiente em que se equilibram.


Não adquiriram, ainda, a verticalidade do Amor que se eleva aos santuários divinos, na conquista da própria sublimação, mas já se iniciaram na horizontalidade da Ciência com que influenciam aqueles que, de algum modo, ainda lhes partilham a posição espiritual.


Os “anjos caídos” não passam de grandes gênios intelectualizados com estreita capacidade de sentir.


Apaixonados, guardam a faculdade de alterar a expressão que lhes é própria, fascinando e vampirizando nos reinos inferiores da natureza.


Entretanto, nada foge à transformação e tudo se ajusta, dentro do Universo, para o geral aproveitamento da vida.


A ignorância dormente é acordada e aguilhoada pela ignorância desperta.


A bondade incipiente é estimulada pela bondade maior.


O perispírito, quanto à forma somática, obedece a leis de gravidade, no plano a que se afina.


Nossos impulsos, emoções, paixões e virtudes nele se expressam fielmente.



Por isso mesmo, durante séculos e séculos nos demoraremos nas esferas da luta carnal ou nas regiões que lhes são fronteiriças, purificando a nossa indumentária e embelezando-a, a fim de preparar, segundo o ensinamento de Jesus, a nossa veste nupcial para o banquete do serviço divino.


Emmanuel

In “Roteiro” - Psicografia de Francisco Cândido Xavier



                                                     PAZ, MUITA PAZ!



Registado
VIVA JESUS!

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #86 em: 23 de Maio de 2014, 13:59 »
0Gostou?
Caros Amigos,

A D.E. fala do duplo etéreo, como podemos ver na questão abaixo:

L.M. 128.4ª Dar-se-á que a matéria inerte se desdobre? Ou que haja no mundo invisível uma matéria essencial, capaz de tomar a forma dos objetos que vemos? Numa palavra, terão estes um duplo etéreo no mundo invisível como os homens são nele representados pelos Espíritos?

"Não é assim que as coisas se passam. Sobre os elementos materiais disseminados por todos os pontos do espaço, na vossa atmosfera, têm os Espíritos um poder que estais longe de suspeitar. Podem, pois, eles concentrar à sua vontade esses elementos e dar-lhes a forma aparente que corresponda à dos objetos materiais."

NOTA. Esta pergunta, como se pode ver, era a tradução do nosso pensamento, isto é, da idéia que formávamos da natureza de tais objetos. Se as respostas, conforme alguns o pretendem, fossem o reflexo do pensamento, houvéramos obtido a confirmação da nossa teoria e não uma teoria contrária.

A D.E. nega a visão e o entendimento do duplo etéreo.

Abraços


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-estudos/perispirito-funcao-organizadora/45/#ixzz32XZKRjnh


Como escreveu o amigo Moura, que anda sumido e espero que esteja bem, a questão é de nos entendermos e então devemos usar palavras,  ou expressões que tenham o mesmo significado, significado comum, em nossos argumentos.

Nesse sentido amigo Lucazan, o seu texto em nada prova contra a existência ou não do duplo etério, pois o sentido para essa expressão no texto que você cita, não tem nada a ver com o duplo etéreo que é o motivo da discussão neste tópico. O fato de ter sido usada essa expressão muitas décadas depois de o L.M, só prova que existiu uma coincidência do uso de duas expressões que têm significados totalmente diferentes, aliás duplo etéreo também é conhecido como duplo etérico, biossoma, aura vital, aura material.

Quanto à questão de afirmar se o duplo etéreo é um corpo ou não, poderíamos perguntar até mesmo se o períspirito é um corpo. Corpo como entendemos é o nosso corpo físico de carne e ossos e de certa maneira bastante fixo, ou ‘imutável’ no sentido de que por ser justamente físico não tem as propriedades fluídicas que se espera tenha o períspirito e também tem o corpo físico lá seus órgãos sensoriais bem definidos e localizados.

Ao ser, o fluído vital, absorvido pelos seres vivos (de animais, plantas,..) pode-se aceitar, sem que se possa afirmar que é um absurdo, que as células desses seres vivos são as que absorvem esse fluído vital (afinal células são vivas) e sendo assim, se o fluido vital está presente em todas as nossas células, qual o estranhamento de falarmos em um duplo etéreo? Se as células formam um corpo e o fluído vital comparece nessas células, por que não poderíamos falar em um corpo etéreo, duplo etéreo? A questão, me parece, é apenas de usarmos uma expressão para nos entendermos do que falamos e o uso da expressão corpo ... é apenas para isso, para dizermos do que se trata e não para dizermos que somos constituídos de dois, três, ou mais corpos.

Quer dizer que porque a Doutrina diz que temos um corpo físico e um corpo fluídico, o períspirito, não podemos usar mais a palavra corpo para designarmos, para nos entendermos,  alguma outra coisa que possamos relacionar com um corpo, até por falta de melhor palavra que possamos utilizar?

Abraço.






Registado

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3569
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #87 em: 24 de Maio de 2014, 04:04 »
0Gostou?


Sobre a função do Perispírito e o Princípio Vital (Fluído) temos na Doutrina Espírita:


"O Espiritismo ensina de que maneira se opera a união do Espírito com o corpo, na encarnação.

Pela sua essência espiritual, o Espírito é um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário, que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo, faz parte integrante dele. É semi-material esse envoltório, isto é, pertence à matéria pela sua origem e à espiritualidade pela sua natureza etérea.

Como toda matéria, ele é extraído do fluido cósmico universal que, nessa circunstância, sofre unia modificação especial. Esse envoltório, denominado perispírito, faz de um ser abstrato, do Espírito, um ser concreto, definido, apreensível pelo pensamento. Torna-o apto a atuar sobre a matéria tangível, conforme se dá com todos os fluidos imponderáveis, que são, como se sabe, os mais poderosos motores.


O fluido perispirítico constitui, pois, o traço de união entre o Espírito e a matéria. Enquanto aquele se acha unido ao corpo, serve-lhe ele de veículo ao pensamento, para transmitir o movimento às diversas partes do organismo, as quais atuam sob a impulsão da sua vontade e para fazer que repercutam no Espírito as sensações que os agentes exteriores produzam. Servem-lhe de fios condutores os nervos como, no telégrafo, ao fluido elétrico serve de condutor o fio metálico.

Quando o Espírito tem de encarnar num corpo humano em vias de formação, um laço fluídico, que mais não é do que uma expansão do seu perispírito, o liga ao gérmen que o atraí por uma força irresistível, desde o momento da concepção. A medida que o gérmen se desenvolve, o laço se encurta. Sob a influência do princípio vito-material do gérmen, o perispírito, que possui certas propriedades da matéria, se une, molécula a molécula, ao corpo em formação, donde o poder dizer-se que o Espírito, por intermédio do seu perispírito, se enraíza, de certa maneira, nesse gérmen, como uma planta na terra. Quando o gérmen chega ao seu pleno desenvolvimento, completa é a união; nasce então o ser para a vida exterior.

Por um efeito contrário, a união do perispírito e da matéria carnal, que se efetuara sob a influência do princípio vital do gérmen, cessa, desde que esse princípio deixa de atuar, em conseqüência da desorganização do corpo. Mantida que era por uma força atuante, tal união se desfaz, logo que essa força deixa de atuar. Então, o perispírito se desprende, molécula a molécula, conforme se unira, e ao Espírito é restituída a liberdade. Assim, não é a partida do Espírito que causa a morte do corpo; esta é que determina a partida do Espírito.

Dado que, um instante após a morte, completa é a integração do Espírito; que suas faculdades adquirem até maior poder de penetração, ao passo que o princípio de vida se acha extinto no corpo, provado evidentemente fica que são distintos o princípio vital e o princípio espiritual".


                                                          A Gênese




Registado
Deus nada faz de inútil!

Offline EsoEstudos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1361
  • Participação: 140
  • EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Lux et Nox
  • Relevância: +434
    • Esoestudos
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #88 em: 08 de Novembro de 2014, 14:37 »
0Gostou?
Qdo criei este tópico ainda usava o nick MarcoALSilva...

Muita coisa já foi dita, sob ótimo nível de aprofundamento. A favor ou contra, todos contribuíram sincera e intensamente.

APENAS como foro interior de verdade, formo ao lado dos que vêem no veículo astral a matriz geradora instrumental do corpo físico. Não creio naquilo que --- jocosamente (sem menosprezo todavia) chamei de " fumacinha". O corpo físico só pode ter a extrema fisiológica que tem sob uma matriz extrafísica. É como penso.

Minha humilde gratidão a todos os Amigos!!!

Registado
EsoEstudos - Marco Aurélio Leite da Silva

Offline EsoEstudos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1361
  • Participação: 140
  • EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!EsoEstudos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Lux et Nox
  • Relevância: +434
    • Esoestudos
Re: Perispírito - Função Organizadora
« Responder #89 em: 08 de Novembro de 2014, 14:45 »
0Gostou?
Tenho que não mais o que adir senão impressões subjetivas. Por isso tranco o tópico, renovando sincera gratidão!

Registado
EsoEstudos - Marco Aurélio Leite da Silva


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Função da Escola Espírita

Iniciado por Gigii Pedagogia Espírita

5 Respostas
4131 Visualizações
Última mensagem 07 de Julho de 2010, 15:08
by Hugo Leonardo
A FUNÇÃO DA DOR.

Iniciado por Regina Prins Acção do Dia

0 Respostas
2279 Visualizações
Última mensagem 09 de Abril de 2009, 02:46
by Regina Prins
a funçao dos animais no mundo astral

Iniciado por ricardocosta « 1 2 3 4 » O Livro dos Médiuns

58 Respostas
24584 Visualizações
Última mensagem 07 de Julho de 2010, 14:10
by Hugo Leonardo
Função da água fluidificada

Iniciado por Marianna « 1 2 » Fluidoterapia

17 Respostas
40129 Visualizações
Última mensagem 21 de Abril de 2015, 17:55
by Diego Mergulhão
A MAIOR FUNÇÃO DO ESPIRITISMO

Iniciado por Ignarus Artigos Espíritas

11 Respostas
10380 Visualizações
Última mensagem 06 de Outubro de 2010, 19:22
by Emerson Aristides M. Santos

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

Subscreva canal youtube

facebook-icontwitter-icongoogle-plus-icon (1)

Resumo diário

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.
No e-mail de ativação vai receber oferta de 4 audiolivros espíritas.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC