Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • Outros Estudos »
  • O uso da alimentação carnívora

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 19 20 [21]   Ir para o fundo

Autor Tópico: O uso da alimentação carnívora  (Lida 74163 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #300 em: 27 de Outubro de 2013, 13:56 »
+2Gostou?
Citação de: Kazaoka em 23 de Outubro de 2013, 15:47
As informações que dispomos sobre o que aqui está sendo discutido estão baseadas no que a literatura diz sobre o assunto. E a confiabilidade de tais informações ficam em função da confiabilidade que temos das fontes que as recebemos. Sendo assim, no caso das informações sobre os Hunsas, povo de um pequeno país asiático desmembrado e antigo estado paquistanês, o que consta na literatura é que lá o nível cultural daquele povo apresenta-se bem acima da média da região. E quanto à suposta longevidade, alguns autores associam isso a uma forma diferenciada daquele povo para contagem do tempo de vida. Baseando esta contagem no grau de sabedoria do indivíduo reconhecido por todos, bem ao estilo do Budismo que exerce forte influência na religiosidade daquele região. Portanto, segundo estes autores, uma pessoa de 145 anos seria um indivíduo que apresenta um nível de sabedoria, proporcional aqueles que vivessem fisicamente estes mesmos 145 anos acumulando sapiência.
Agora, trazendo a questão da expectativa de vida para o nosso caso aqui do Brasil. O que vamos encontrar é que a região que apresentam maior índice neste aspecto é, justamente, a região onde mais se consome proteínas de origem animal.

Olá Kazaoka,
Estive viajando, não pude responder antes.

Quanto aos Hunza: não cabe a mim ficar especulando as possíveis razões da longevidade deste povo já que o Dr Mac Carrisson  com ele conviveu por 7 anos e deixou suas conclusões registradas.
Saúde é estado que é alcançado através da somatória de uma combinação de vários fatores que vão desde hábitos alimentares , exercícios físicos até o ambiente em que se vive, o ar que se respira e a água que se toma.
Ás vezes pessoas que comem carne conseguem viver bem a despeito deste hábito nocivo porque existe uma somatória de fatores que se sobrepõem ao este hábito, conseguindo minimizar o efeito danoso do consumo de animais.

 Existem pessoas que vivem na área rural e que mesmo ingerindo produtos de origem animal conseguem viver relativamente bem e gozar de boa saúde, mas eles não tomam a água que tomamos, não ingerem o agrotóxico que ingerimos, se expõem a luz solar com ferquência, exercem atividade física intensa, respiram ar de qualidade, comem muita fruta e verdura( antioxidantes) e deste modo conseguem minimizar o efeito negativo da carne.

Mas, a maior parte das pessoas não têm a sorte de poder contar com todos estes agentes naturais como auxiliares no combate aos efeitos nocivos do consumo de carne, daí que além de todos os outros aspectos nocivos relacionados ao meio e ao estilo de vida em que estão inseridas, ainda agregam mais um que é o consumo de animais.

Muita gente tem uma tia Maria ou um tio José que morreu fumando um cigarrinho de palha, tomando uma cachacinha e comendo ,ás vezes, comida feita em banha de porco, mas como disse, eles tinham a seu favor um arsenal de hábitos e condições ambientais que ajudavam seu organismo a lutar de forma eficiente contra as substâncias nocivas do álcool, do cigarro, da carne.

O problema é que a maior da população vive um meio doente e intoxicado. O peixe está totalmente contaminado com metal pesado(e as pessoas acham que estão comendo um alimento saudável....) a carne com pesticida, antibiótico, anabolizante e esmo a carne dita " orgânica" tem toxina e alta taxa de gordura saturada  que se deposita nas nossas veias e artérias causando uma infinidade de problemas de saúde que assolam a humanidade.

Para piorar o quadro, geralmente  grandes comedores de carne  passam longe de frutas e verduras e , ás vezes, discretamente enfeitam o prato com uma folhinha de alface lá no canto com uma rodela de tomate, eixando as frutas e verduras como acessórios.

No caso dos Hunza é inegável que ele respiram um ar de ótima qualidade, bebem uma água excelente, fazem muitos exercícios e não têm hábitos nocivos á saúde. com certeza a alta longevidade é uma somatória de todos estes fatores, e não só resultado único e exlcusivo da alimentação.

Porém, a afirmação de que eles conseguem viver bem sem viver da carne ainda não foi contestada.Este é o ponto.
Essas carnes não se nutrem da carne e não perecem, então esta afirmação dos espíritos não pode ser entendida de forma absoluta e inquestionável, por que a " carne dos Hunza" não se nutrem da carne e gozam de excelente saúde.

O LE diz " a carne se nutre da carne, do contrário o homem perece". Os Hunzas não se nutrem da carne e não perecem, isso é uma fato e portanto mostra que o que foi dito pelos espíritos não deve ser visto hoje de forma relativa e contextualizada e não como um dogma sacramentado, uma orientação a ser seguida cegamente e literalmente sob temor de se adoecer, enfraquecer ou morrer.  Porque se existem outros seres humanos, no mesmo planeta que nós, feitos da mesma "carne" que nós que não come carne de animais e além de não enfraquecerem gozam de ótima saúde, cai por terra qualquer argumentação que diz que precisamos comer carne para ter saúde.

Como então conseguir harmonizar a prática com o que foi ditado pelos espíritos sem abrir mão da razão e ao mesmo tempo sem admitir um erro na doutrina?
Contextualizando, interpretando, pensando e não apenas lendo uma serie de palavras de forma literal sem entender e analisar o contexto em que foram ditas, é preciso ir além da mera leitura de palavras.

Citei os Hunza, em especial, porque além da longevidade, os relatos são de que exercem atividades físicas intensas, o dia todo, e mesmo sem comer carne têm saúde, força e vigor.
Basta apena suma exceção para se quebrar a regra.

Mas eles não são os únicos, temos milhões de pessoas pelo mundo vegetarianas. Scoot Jurek um dos maiores maratonista de todos o tempos é vegano. Além de não ter perecido ele melhorou sua performance após o banimento de carne de sua dieta alimentar.
Como harmonizar isso com a leitura literal da DE? Se formos ler apenas as palavras e seguí-as à risca, isso não poderia ocorrer.

Se não lermos o que diz a DE com base no que se sabe e observa hoje, colocaremos a DE numa situação difícil, já que a realidade prática é notadamente contrária ao que foi preconizado pelos espíritos naquela época. É necessário contextualizar e entender as razões que levaram os Espíritos a ditar o texto daquela maneira, sob pena de expor a DE ao ridículo.

Um dos maiores cardiologistas americanos Dr Caldwell Esselstyn têm devolvido saúde a pacientes com doença crônicas através da alimentação vegana. Pessoas cuja única alternativa era o bisturi estão recuperando a saúde apenas com a retirada de alimentos de origem animal:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/980909-so-dieta-a-base-de-vegetais-reverte-doencas-cardiacas-afirma-medico.shtml

Outros médicos já começam a ir no mesmo caminho. Leia esta entrevista do cardiologitsa Dr Juan Navarro:
http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?id=3638&option=com_content&secao=350&view=article

Continue observando o movimento que vem se desenhando. Quando uma mudança está prestes a acontecer é incírivel como há uma sincronicidade e tudo vai caminhando para  mesmo fim.
As pessoas estão pensando e discutindo mais sobre o assunto. Os nutricionistas estão menos hostis. Antes diziam que era impossível, hoje apenas dizem que é mai difícil. Médicos de renome estão indicando este tipo de alimentação a seus pacientes. Atletas de várias modalidade têm aplicado uma alimentação vegetariana e melhorado sua performance. Estudos e mais estudos relacionando o consumo de carne a diversas doenças. Aos poucos tudo vai se encaixando, é só uma questão de tempo.
Até os espíritas estão se aprofundando mais e não se contentando com o que foi dito há quase dois séculos atrás. A quantidade de tópicos neste fórum e a quantidade de visualizações desta discussões mostram que é um assunto que têm ocupado o interesse das pessoas. É inevitável que em algum momento da caminhada evolutiva busquemos formas mais compassivas de interagir com os demais habitantes deste planeta.

Continua...

« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, 14:02 by Susana Fe »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #301 em: 27 de Outubro de 2013, 13:57 »
+3Gostou?
Continuação:

É provável que daqui a  algumas décadas esta discussão nem exista, porque leva tempo mesmo para se desconstruir mitos e estabelecer novos conceitos, principalmente quando a mudança interfere em nosso hábitos e envolve algum nível de prazer.

No caso da longevidade da região sul. Realmente a expectativa de vida em SC, RS, no DF dentre outros é um pouco maior do que a média. Mas isso por isso só não diz muito, porque no Mato Grosso se come tanta carne quanto no sul e a expectativa de vida é menor. No Nordeste também se come uma quantidade enorme de carne e mesmo nas cidades litorâneas se come muita, muita carne pois nasci em uma cidade de praia, moro em outra também com o meso perfil e na mesa das pessoas ainda predomina a carne vermelha. Peixe, olhe lá, no final de semana.
Sim porque carne vermelha também engloba presunto, salsicha e nós brasileiros colocamos presunto em tudo, do pão ao macarrão.

Expectativa de vida envolve também fatores econômicos e sociais. Lugares mais pobres com pouco saneamento básico costuma ter índices menores, e muitas vezes não é uma questão de consumo de carne ou não,mas de comida mesmo, já que as pessoas á vezes sequer têm o que comer, independente da fonte ser animal ou vegetal.

E mesmo assim, nossa expectativa de vida ainda esta a léguas de países como Suíça e Japão onde o consumo de alimentos de origem vegetal é extremamente alto. talvez lá eles comam carne com moderação, de forma homeopática.

Além disso, advinha onde estão os maiores índices de câncer?
Isso mesmo: na região sul.
Olhe a tabela aprenentada na página 28 e 29:
http://www.inca.gov.br/enfermagem/docs/cap1.pdf

Temos um paradoxo então?

Estejamos sempre abertos ao novo e acompanhando as descobertas da ciência.
Da minha parte ,mesmo que não fosse vegetariana, analisando em conjunto tudo o que vem sido dito, estudado e observado nos últimos anos teria consciência de que este é caminho não só para a saúde plena como para uma relação mais harmônica com o meio que nos cerca e em consonância com o mundo mais pacífico e compassivo que almejo.

Todo meu discurso nunca foi sobre alimentação, mas sobre ética o que de certo modo tem implicações nutricionais, então por isso acabo abordando alguns aspectos nutricionais. Mas não é este o ponto. Proponho, assim como outros foristas, que repensemos a forma como nos relacionamos como os animais.
E nem é algo tão novo. Grande pensadores da história há décadas,  séculos, milênios atrás já levantavam esta questão. Meditemos:

"Não haverá justiça enquanto o homem empunhar uma faca ou uma arma e destruir aqueles que são mais fracos que ele."
 Isaac Bashevis Singe

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
Albert Schwweitzer

" "Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor."
 Pythagoras

"Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo."
 Thomas Jefferson

" Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?"
 Buda

"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."
 Leonardo da Vinci

"Um homem pode viver uma vida saudável sem ter que matar animais para comer; portanto se ele come carne, participa do ato de tirar a vida de uma criatura meramente para saciar seu apetite. E agir dessa maneira é imoral."
 Leo Tolstoy

"Nada beneficiará mais a saúde da humanidade e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a dieta vegetariana." -
Albert Einstein

"Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos ... aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza."
 Albert Einstein

até mais :)

« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, 15:08 by Susana Fe »
Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Andressa Z.

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 332
  • Participação: 35
  • Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!Andressa Z. is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Em busca da verdade!
  • Relevância: +84
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #302 em: 27 de Outubro de 2013, 15:45 »
0Gostou?
Olá Susana!
Venho acompanhando esse tópico, não sou vegetariana, mas mesmo não sendo concordo muito contigo. O futuro da humanidade é deixar de comer carne, em qualquer reflexão que temos, não é difícil chegar nessa conclusão. Porém essa mudança, como todas as mudanças que ocorrem conosco, não é fácil de ser feita abruptamente...há muitas questões culturais e até físicas - sei que com a tecnologia de hoje, temos substitutos quase perfeitos para a carne, sem que para isso precisemos causar o sacrifício de outro ser, mas nem todo mundo consegue se manter sem nenhum tipo de proteína animal.
Eu já tentei parar de vez, mas realmente não consegui. O que faço é ir diminuindo o consumo, evito comer carne vermelha, se for comer carne prefiro que seja de peixe...com atitudes assim, acho que com o tempo consigo mudar.
O que estou fazendo agora, é procurar sempre comprar artigos que são cruelty-free, estou sempre antenada nas listas da PETA. Sinceramente acho que o primordial no momento, é pararem com os testes em animais. Uma batalha de cada vez!

Registado

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #303 em: 27 de Outubro de 2013, 16:58 »
+2Gostou?
Citação de: Andressa Z. em 27 de Outubro de 2013, 15:45
Olá Susana!
Venho acompanhando esse tópico, não sou vegetariana, mas mesmo não sendo concordo muito contigo. O futuro da humanidade é deixar de comer carne, em qualquer reflexão que temos, não é difícil chegar nessa conclusão. Porém essa mudança, como todas as mudanças que ocorrem conosco, não é fácil de ser feita abruptamente...há muitas questões culturais e até físicas - sei que com a tecnologia de hoje, temos substitutos quase perfeitos para a carne, sem que para isso precisemos causar o sacrifício de outro ser, mas nem todo mundo consegue se manter sem nenhum tipo de proteína animal.

Olá Andressa,
Sim, a libertação animal não ocorrerá do dia para a noite. É um processo lento e gradual, mas a reflexão deve ser iniciada. ;)
Compreendo nossas limitações, o hábito de comer carne se transformou quase num apego, numa dependência do qual a maior parte das pessoas não está preparada psicologicamente para se libertar, sem contar a forte influência  social e cultural.
Não espero que com minhas postagens onívoros convictos despertem num passe de mágica e acordem vegetarianos, apenas tento trazer algumas reflexões porque sinto que há uma certa acomodação moral quanto ao tema,como se o assunto já tivesse sido resolvido por aquela fatídica questão do LE,  então trago informações para instigar a pesquisa e quem sabe a tomada de uma nova consciência.

Citação de: Andressa Z. em 27 de Outubro de 2013, 15:45
Eu já tentei parar de vez, mas realmente não consegui. O que faço é ir diminuindo o consumo, evito comer carne vermelha, se for comer carne prefiro que seja de peixe...com atitudes assim, acho que com o tempo consigo mudar.


É isso aí amiga. Já diz o famoso provérbio" Uma caminhada de mil léguas começa com um primeiro passo".
Se não der para fazer o ideal podemos tentar pelo menos fazer o que é possível. ;)

abraços
Susana

Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #304 em: 29 de Outubro de 2013, 02:29 »
0Gostou?

723. La nourriture animale est-elle, chez l'homme, contraire à la loi de nature ?

"Dans votre constitution physique, la chair nourrit la chair, autrement l'homme dépérit. La loi de conservation fait à l'homme un devoir d'entretenir ses forces et sa santé pour accomplir la loi du travail. Il doit donc se nourrir selon que le veut son organisation".


                                            Le Livre des Esprits


723. A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?

“Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem decai (depaupera, enfraquece). A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.”


                                               O Livro dos Espíritos

"Atualmente, existem muitos adeptos da dieta vegetariana. Algumas pessoas preferem esta alimentação por ser uma opção pobre em colesterol, outras para conseguirem o controle do peso e algumas, simplesmente, por causa da preservação dos animais. Porém, alguns cuidados devem ser seguidos para que não ocorra nenhum dano à saúde seguindo o vegetarianismo.

Alguns nutrientes importantes para o organismo precisam de maior atenção, como: a vitamina B12, o ferro e o cálcio. A vitamina B12, por exemplo, só é encontrada em alimentos de origem animal. Em uma alimentação vegetariana restrita, em que não se consome nenhum produto de origem animal, recomenda-se um controle desta vitamina. Através de exames de sangue é possível observar se há deficiência da vitamina B12. Nestes casos, uma suplementação torna-se necessária.

Através de exames de sangue é possível observar se há deficiência da vitamina B12. Nestes casos, uma suplementação torna-se necessária.
Outro nutriente a ser observado é o ferro. O ferro das carnes chamado de "ferro heme" é melhor absorvido pelo organismo que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal (ferro não-heme). Portanto, os alimentos de origem vegetal ricos em ferro devem ser consumidos com frequência para evitar possíveis deficiências".


                                                                 

Registado
Deus nada faz de inútil!

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #305 em: 30 de Outubro de 2013, 11:18 »
+1Gostou?
Olá Brenno.
Eu realmente não queria repetir o que já foi dito tantas vezes aqui no fórum.
Eu mesma já trouxe muito material que fala em detalhes sobre estas questões que vc levantada e que já foram levantadas tanta outra vezes por aqui.
Em resumo:

Cerca de 50% dos vegetarianos têm carência de vitamina B12
Cerca de 40% dos não vegetarianos têm carência de vitamina B12


Como vê, mesmo comendo carne as pessoas têm deficiência de B12,e , em algum momento da vida será necessária a suplementação em onívoros.
Para mais informações, leia estes dois artigos:

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52:vitamina-b12-30-informacoes-importantes&catid=49&Itemid=141

http://www.nutriveg.com.br/vitamina-b12-essa-ilustre-nova-conhecida.html

Sobre Ferro leia também estes artigos:
http://www.nutriveg.com.br/ferro-na-dieta-vegetariana.html

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61:ferro&catid=49:nutrientes&Itemid=200004

Já que está interessado no assunto, aqui também tem mais informação:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1283971

P.S: Sobre o tal decair, enfraquecer que o amigo insiste em trazer repetidamente:
dê uma olhada no tópico" Vegetarianismo : devemos ou não adotar esta vida?" e veja os vídeos que postei de alguns atletas veganos. Eles não só não enfraquecem como têm melhor saúde do que todos nós juntos. :D
E não deixe de ler o texto sobre o Hunza que também já postei aqui no fórum. Eles não vivem da carne e chegam até os 145 anos e a palavra doença não existe em seu vocabulário, mas pela leitura literal e não contextualizada do LE, isso não seria possível.Deveriam estar todos de cama, enfraquecidos. :o
Como vê deixar de comer carne não enfraquece, pelo contrário: fortalece. ;)
Entre o que foi dito há quase 200 anos atrás para um determinada sociedade, dentro de um determinado contexto, e entre o que se observa na prática, fico com o que é real, mas se o amigo quer continuar acreditando no que está escrito no LE, mesmo diante de tantas evidêcias em sentido contrário, então fique à vontade.  :)
até mais

P.S: Dá uma lida nos outros tópicos que existem aqui sobre o assunto. Já fiz esta recomendação antes, mas acho que deve ter esquecido porque estas observações que você trouxe já foram exaustivamente debatidas nos tópicos indicados na época. ;)

até mais



Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Zé Ninguém

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1982
  • Participação: 233
  • Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!Zé Ninguém is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Mundo Primitivo
  • Relevância: +965
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #306 em: 30 de Outubro de 2013, 13:31 »
0Gostou?
Citação de: Brenno Stoklos em 29 de Outubro de 2013, 02:29

723. A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?

“Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem decai (depaupera, enfraquece). A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.”


                                               O Livro dos Espíritos

Vide mensagem # 366:

http://www.forumespirita.net/fe/outros-estudos/vegetarianismo-devemos-ou-nao-adotar-esta-'vida'/360/#.UnEHw3CUTpw

Citação de: Brenno Stoklos em 29 de Outubro de 2013, 02:29

"Alguns nutrientes importantes para o organismo precisam de maior atenção, como: a vitamina B12, o ferro e o cálcio. A vitamina B12, por exemplo, só é encontrada em alimentos de origem animal. Em uma alimentação vegetariana restrita, em que não se consome nenhum produto de origem animal, recomenda-se um controle desta vitamina. Através de exames de sangue é possível observar se há deficiência da vitamina B12. Nestes casos, uma suplementação torna-se necessária.

Através de exames de sangue é possível observar se há deficiência da vitamina B12. Nestes casos, uma suplementação torna-se necessária.
Outro nutriente a ser observado é o ferro. O ferro das carnes chamado de "ferro heme" é melhor absorvido pelo organismo que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal (ferro não-heme). Portanto, os alimentos de origem vegetal ricos em ferro devem ser consumidos com frequência para evitar possíveis deficiências".

                                                         

http://www.nutriveg.com.br/ferro-na-dieta-vegetariana.html

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61:ferro&catid=49:nutrientes&Itemid=200004

http://www.nutriveg.com.br/vitamina-b12-essa-ilustre-nova-conhecida.html

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4:vitamina-b12-tudo-sobre-a-b12&catid=49:nutrientes&Itemid=200004




Registado
" Tomai cuidado com o homem de um só livro"
São Tomás de Aquino

Offline Simone Nardi

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 37
  • Participação: 5
  • Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.
  • Relevância: +66
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #307 em: 30 de Outubro de 2013, 14:50 »
+1Gostou?
Citação de: Brenno Stoklos em 29 de Outubro de 2013, 02:29

723. La nourriture animale est-elle, chez l'homme, contraire à la loi de nature ?

"Dans votre constitution physique, la chair nourrit la chair, autrement l'homme dépérit. La loi de conservation fait à l'homme un devoir d'entretenir ses forces et sa santé pour accomplir la loi du travail. Il doit donc se nourrir selon que le veut son organisation".


                                            Le Livre des Esprits

723. A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?

“Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem decai (depaupera, enfraquece). A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.”


                                               O Livro dos Espíritos

"Atualmente, existem muitos adeptos da dieta vegetariana. Algumas pessoas preferem esta alimentação por ser uma opção pobre em colesterol, outras para conseguirem o controle do peso e algumas, simplesmente, por causa da preservação dos animais. Porém, alguns cuidados devem ser seguidos para que não ocorra nenhum dano à saúde seguindo o vegetarianismo.

Alguns nutrientes importantes para o organismo precisam de maior atenção, como: a vitamina B12, o ferro e o cálcio. A vitamina B12, por exemplo, só é encontrada em alimentos de origem animal. Em uma alimentação vegetariana restrita, em que não se consome nenhum produto de origem animal, recomenda-se um controle desta vitamina. Através de exames de sangue é possível observar se há deficiência da vitamina B12. Nestes casos, uma suplementação torna-se necessária.

Através de exames de sangue é possível observar se há deficiência da vitamina B12. Nestes casos, uma suplementação torna-se necessária.
Outro nutriente a ser observado é o ferro. O ferro das carnes chamado de "ferro heme" é melhor absorvido pelo organismo que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal (ferro não-heme). Portanto, os alimentos de origem vegetal ricos em ferro devem ser consumidos com frequência para evitar possíveis deficiências".


                                                               

Quando vc coloca:
“Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem decai (depaupera, enfraquece). A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.”

Alguns passam a acreditar que sem a carne o ser humano perece, adoece, morre. Claro que qualquer tipo de alimentação pode levar o ser humano a perecer, mesmo a base de carne, vc deve saber, pela sua postagem noto que sabe, que existe uma quantidade enorme de anêmicos que se alimentam com carne, e que os níveis de B12 em pessoas que também comem carne estão muitas vezes abaixo do correto e eles sequer sabem que necessitam de suplementação, porque não possuem os cuidados que os vegetarianos passam a ter com a saúde e com a alimentação que não é uma Dieta, mas uma reeducação alimentar.

mas vc mata mesmo esse mito ao colocar sobre a b12, logo abaixo:

"Porém, alguns cuidados devem ser seguidos para que não ocorra nenhum dano à saúde seguindo o vegetarianismo.[...]Portanto, os alimentos de origem vegetal ricos em ferro devem ser consumidos com frequência para evitar possíveis deficiências""

Pronto, tá explicado, é possível sim viver sem a carne, tomando cuidados que mesmo os que se alimentam dela deveriam tomar. É contrario isso ao LE? Não, pois quando a pessoa acredita que realmente necessita da carne todas as suas células iniciam um trabalho para aquela necessidade e ela, sem cuidado com a alimentação realmente pode adoecer, mas isso é mais um caso de má interpretação, e vc deixou, mesmo que talvez sem querer, isso muito claro.
O sentido da palavra carne se perdeu muito ao longo dos século, antes era  todo alimento material, ou seja qdo ainda seres materiais necessitamos da matéria para manter o corpo.
Mas nesses mais de 10 anos de vegetarianismo e 5 de veganismo, meus exames demonstraram melhora na anemia que eu tinha quando comia carne, bem como níveis excelentes de ferritina, homocisteína e B12, feita com suplementação uma vez por semana.
o que notamos, dentro dos grupos de estudo sobre nutrição e direitos animais, é que pessoas que se empolgam com o vegetarianismo como Dieta e não como reeducação alimentar que vai contra o sofrimento dos animais, essas sim passam a ingressar um grupo de risco que gera doenças e que depois saem por aí alegando que foi o vegetarianismo que as deixou doentes.Quando se opta pelo vegetarianismo por mudanças morais, somos compelidos a aprender sobre o assunto, a nos olhar e nos cuidar de forma diferente, a nos respeitar mais e o melhor, a ficar mais atentos a qualquer sinal de mudança no organismo.
Si ;)



Registado

Offline Simone Nardi

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 37
  • Participação: 5
  • Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.
  • Relevância: +66
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #308 em: 30 de Outubro de 2013, 15:10 »
+2Gostou?
Citação de: Mourarego em 22 de Outubro de 2013, 18:17
Simone,
primeiramente gostaria de lhe informar que em termos de doutrina não existe Pentateuco algum. Os livros que formam a dourtina são em número de 18 pois entre estes estão os doze tomos da Revue. isso não sou em quem o diz mas o próprio codificador.

Dessarte, a parte moral não se modifica pelo uso  ou não uso de qualquer tipo de alimentação.
Abraços,
Moura
Citação de: Simone Nardi em 22 de Outubro de 2013, 15:42
Citação de: Mourarego em 22 de Outubro de 2013, 15:16
O problema para com os documentários é que não formam, não fortalecem ou sequer explicam o tema sob a visão da DE.
meus manos, estudemos mais e mais detidamente a DE senão "o bicho pega".
Abraços,
Moura

caro Moura

Quando for assistir a estes documentários procure no Pentatuco a parte sobre moral e verá que os documentários, embora não falem como os Espiritos, se propõe´ a mudar o ser humano naquilo que ele mais teme: A moral

granhttp://www.forumespirita.net/fe/Smileys/default/cheesy.gif de abraço
Simone

Oi Moura
Eu não pedi para vc ler todos, pedi para vc ler 5 apenas, porque o opinião de a moral não tem nada a ver com a parte material é sua , não das obras da Doutrina, por eu disse para vc estudar mais, pois se contradisse num outro post, qdo lhe perguntei o que era moral e vc disse que a sua moral era a da Doutrina, o que invalida a sua tese de que moral não tem nada a ver com habito;
 ;)

Registado

Offline Simone Nardi

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 37
  • Participação: 5
  • Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.
  • Relevância: +66
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #309 em: 30 de Outubro de 2013, 15:21 »
0Gostou?
Citação de: Brenno Stoklos em 23 de Outubro de 2013, 04:55
Citação de: Simone Nardi em 22 de Outubro de 2013, 15:37

Talvez .................
................................Deus.



A amiga está enganada.

Eu não me referi ao Ser Humano como um animal pois sei da enorme diferença que há entre os dois!

Me referi aos animais que são mortos para servirem diretamente à alimentação Humana e àqueles que são mortos para que se plantem vegetais para a alimentação do mesmo.

Olá Brenno ;)

Matam-se cerca de 50 Bilhões(bilhões mesmo) de animais por ano para alimentação...vc acha que plantar para alimentar as pessoas mataria tudo isso?

 ??? ??? ???


Registado

Offline Simone Nardi

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 37
  • Participação: 5
  • Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.Simone Nardi is on the verge of being accepted.
  • Relevância: +66
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #310 em: 30 de Outubro de 2013, 15:33 »
0Gostou?

"Atualmente, existem muitos adeptos da dieta vegetariana. Algumas pessoas preferem esta alimentação por ser uma opção pobre em colesterol, outras para conseguirem o controle do peso e algumas, simplesmente, por causa da preservação dos animais. Porém, alguns cuidados devem ser seguidos para que não ocorra nenhum dano à saúde seguindo o vegetarianismo.

Alguns nutrientes importantes para o organismo precisam de maior atenção, como: a vitamina B12, o ferro e o cálcio. A vitamina B12, por exemplo, só é encontrada em alimentos de origem animal. Em uma alimentação vegetariana restrita, em que não se consome nenhum produto de origem animal, recomenda-se um controle desta vitamina. Através de exames de sangue é possível observar se há deficiência da vitamina B12. Nestes casos, uma suplementação torna-se necessária.

Através de exames de sangue é possível observar se há deficiência da vitamina B12. Nestes casos, uma suplementação torna-se necessária.
Outro nutriente a ser observado é o ferro. O ferro das carnes chamado de "ferro heme" é melhor absorvido pelo organismo que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal (ferro não-heme). Portanto, os alimentos de origem vegetal ricos em ferro devem ser consumidos com frequência para evitar possíveis deficiências".


                                                               
[/quote]

 :D
Só para complementar a informação sucinta do Brenno, dois links que informam melhor que é possível ser espírita, respeitar os animais,ser vegetariano e sobreviver  :D
Ambos os artigos são de nutricionistas ok.

Alimentação sem carne( Ferro)
http://www.alimentacaosemcarne.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61:ferro&
catid=49:nutrientes&Itemid=200004

Alimentação sem carne ( B12)

http://www.alimentacaosemcarne.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4:vitamina-b12-tudo-sobre-a-b12&catid=49:nutrientes&Itemid=200004

boa leitura
 ;)

Registado

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: O uso da alimentação carnívora
« Responder #311 em: 31 de Outubro de 2013, 03:12 »
0Gostou?
Citação de: Susana Fe em 30 de Outubro de 2013, 11:18
Olá Brenno.
Eu...............
..........................época.

até mais

Citação de: Simone Nardi em 30 de Outubro de 2013, 15:33

Só .............
....................leitura



Parece que as amigas ainda não entenderam que nem eu e, muito menos, a Doutrina Espírita dizemos que não se possa viver sem o consumo de carne!

Mas apenas e tão somente que não há nisso nenhuma imoralidade ou contrariedade às Leis da Natureza!

Notem que questão e resposta estão inseridas no Capítulo "DA LEI DE CONSERVAÇÃO" e sob o Subtítulo "Privações voluntárias. Mortificações".

Percebam, ainda, que a Doutrina Espírita não é um manual de nutrição nem um guia de culinária, mas uma Doutrina Filosófica de consequências Morais!




« Última modificação: 31 de Outubro de 2013, 03:14 by Brenno Stoklos »
Registado
Deus nada faz de inútil!


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 19 20 [21]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Espiritismo e alimentação

Iniciado por lisa « 1 2 » O que é o espiritismo

27 Respostas
31923 Visualizações
Última mensagem 09 de Abril de 2014, 09:50
by Brenno Stoklos
Espiritismo: Alimentação onívora X alimentação vegetariana? Opiniões.

Iniciado por Bruno30 Livros Espíritas

10 Respostas
9473 Visualizações
Última mensagem 22 de Abril de 2010, 05:15
by silviaff
Alimentação humana

Iniciado por Marianna « 1 2 3 » O Livro dos Espíritos

32 Respostas
13365 Visualizações
Última mensagem 14 de Fevereiro de 2012, 13:03
by Mourarego
Chico Xavier - Alimentação Carnívora

Iniciado por Marccello Áudio

11 Respostas
21185 Visualizações
Última mensagem 24 de Fevereiro de 2014, 21:10
by Lívia Duz
Alimentação Carnívora x Vegetariana

Iniciado por dOM JORGE Outros Temas

1 Respostas
2532 Visualizações
Última mensagem 01 de Agosto de 2018, 11:55
by Kazaoka

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC