0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Mourarego em 21 de Janeiro de 2012, 14:56Fazer parte integrante não quer dizer ser aquilo a que se integra.Exemplos: 1: Numa fila, todos os que ali está são parte integrante dela mas não ela em si mesma.2. A gasolina, o álcool anidro, o diesel, ou a lenha, fazem parte integrante dos veículos que as utilizam, entretanto não são o veículo, este se utiliza daquilo que lhe integra.3. Numa sala de aula, alunos, mestre, cadernos, livros e carteiras assim como o a lousa, lhe são partes integrantes, porém não são a própria sala que pode existir mesmo sem a pre4sença deste contingente. Estes exemplos favorecem a compreensão de que cada uma das partes não é o todo, mas que quando as partes se apresentam separadas do todo não passam de inertes imprestáveis para uma finalidade.Citação de: Mourarego em 21 de Janeiro de 2012, 14:56Assim, nos mundos, em qualquer que seja destes, o Espírito pode, agir sem que se utilize do perispírito ou seja, mesmo não se devestindo dele, ele age sem que seja necessário uma emissão perispiritual,. Podemos pensar no pensamento com outro exemplo: este é emitido de Espírito a Espírito sem ação alguma do perispírito.Este se utiliza, neste caso, do fluido que reveste a tudo, quer dizer: O FCU.Ora, Com o nosso tema ocorre o mesmo, o perispírito integra, quer dizer é um dos elementos de que o Espírito se utiliza sendo-lhe por tal mentira, o agente das sensações que ele recebe ou emite, porém não é Espírito , não pensa, e não age de per si.Abraços,Moura Moura como pode o Espírito pensar, raciocionar, emocionar-se, ter consciência de si sem o contributo da matéria? A matéria não age per si mas o Espírito também não. Tomando os seus exemplos, como “os que ali estão” não são a fila em si, mas sem estes esta nunca existiria. O combustível não é o veículo mas sem este o veículo não é veiculo e sem veiculo o combustível não o é. A sala pode existir sem professor e alunos mas nunca será uma sala de aula.O corpo não pensa nem age por si mas o Espírito sem o corpo nunca teria consciência de si, nunca raciocinaria, nunca sentiria emoções. (pelo menos nesta fase evolutiva que é a realidade que podemos conhecer)
Fazer parte integrante não quer dizer ser aquilo a que se integra.Exemplos: 1: Numa fila, todos os que ali está são parte integrante dela mas não ela em si mesma.2. A gasolina, o álcool anidro, o diesel, ou a lenha, fazem parte integrante dos veículos que as utilizam, entretanto não são o veículo, este se utiliza daquilo que lhe integra.3. Numa sala de aula, alunos, mestre, cadernos, livros e carteiras assim como o a lousa, lhe são partes integrantes, porém não são a própria sala que pode existir mesmo sem a pre4sença deste contingente.
Assim, nos mundos, em qualquer que seja destes, o Espírito pode, agir sem que se utilize do perispírito ou seja, mesmo não se devestindo dele, ele age sem que seja necessário uma emissão perispiritual,. Podemos pensar no pensamento com outro exemplo: este é emitido de Espírito a Espírito sem ação alguma do perispírito.Este se utiliza, neste caso, do fluido que reveste a tudo, quer dizer: O FCU.Ora, Com o nosso tema ocorre o mesmo, o perispírito integra, quer dizer é um dos elementos de que o Espírito se utiliza sendo-lhe por tal mentira, o agente das sensações que ele recebe ou emite, porém não é Espírito , não pensa, e não age de per si.Abraços,Moura
Amigo Luiz,em outro post, já lhe respondi e o repito mais esta vez: ser parte não significa estar presente, no sentido de estar agindo, em todas as ocupações que tenha o Espírito.Citei o pensamento como um exemplo.Se o amigo tivesse olhado, ao menos para a questão 54 do mesmo LM teria visto:"(...) A morte é a destruição, ou, antes, a desagregação do envoltório grosseiro, doinvólucro que a alma abandona.O outro se desliga deste e acompanha a alma que, assim, fica sempre com um envoltório. Este último, ainda que fluídico, etéreo, vaporoso, invisível, para nós, em seu estado normal, não deixa de ser matéria, embora até ao presente não tenhamos podido assenhorear-nos dela e submetê-la à análise.Esse segundo invólucro da alma, ou perispírito, existe, pois, durante a vida corpórea; é o intermediário de todas as sensações que o Espírito percebe e pelo qual transmite sua vontade ao exterior e atua sobre os órgãos do corpo. Para nos servirmos de uma comparação material, diremos que é o fio elétrico condutor, que serve para a recepção e a transmissão do pensamento; é, em suma, esse agente misterioso,imperceptível, conhecido pelo nome de fluido nervoso, que desempenha tão grandepapel na economia orgânica e que ainda não se leva muito em conta nos fenômenosfisiológicos e patológicos.Abração,Moura
'...o Espírito sem o corpo nunca teria consciência de si, nunca raciocinaria, nunca sentiria emoções...'
Citação de: Taprobana em 21 de Janeiro de 2012, 15:50'...o Espírito sem o corpo nunca teria consciência de si, nunca raciocinaria, nunca sentiria emoções...'OláTaprobana, esta sua colocação vai na contramão do Espiritismo. Como pode um corpo inerte ter consciencia de si mesmo, raciocinar e sentir emoções sem que haja algo que intelectualize/vivifique a matéria ? A propria Biblia, de forma simbolica/alegórica diz que 'Deus soprou as narinas de Adão' para que ele criasse vida (vide que este tipo de historinha era contada para individuos de 8 mil anos atras)soprar as narinas = espiritualizou o homemAbç
O corpo não pensa nem age por si mas o Espírito sem o corpo nunca teria consciência de si, nunca raciocinaria, nunca sentiria emoções. (pelo menos nesta fase evolutiva que é a realidade que podemos conhecer)
“… o Espírito sem o corpo nunca teria consciência de si, nunca raciocinaria, nunca sentiria emoções. (pelo menos nesta fase evolutiva que é a realidade que podemos conhecer)”
'...Um Puro Espírito, carrega também o seu intermediário que é o perispírito...'
Citação de: Taprobana em 24 de Janeiro de 2012, 22:38“… o Espírito sem o corpo nunca teria consciência de si, nunca raciocinaria, nunca sentiria emoções. (pelo menos nesta fase evolutiva que é a realidade que podemos conhecer)”OláA que corpo vc se refere: organismo fisico, perispiritual (mental e astral) ?? Qual realidade conhecemos - a do plano terrestre ?? Concorda que teremos de encontrar um referencial ? A minha realidade talvez não seja a mesma que a sua, e assim extensiva quando avaliada e confrontada com outros individuos.
Vou mudar o referencial: O Espirito Puro - que é aquele desprovido de toda a materialidade, portanto, de todos os corpos intermediários, raciocina e sente sem a necessidade de qualquer corpo. Como se vê mudei o referencial e a logica de seu raciocinio.
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.