Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CONVÍVIO »
  • Off-topic »
  • Espiritualismo »
  • A solução para fim do sofrimento

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo

Autor Tópico: A solução para fim do sofrimento  (Lida 6481 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
A solução para fim do sofrimento
« em: 22 de Setembro de 2011, 15:47 »
+1Gostou?
Amigos,

Alguém lembrou Fritjoff Capra. Ele publicou muitos livros sobre espiritualismo e todos muito bons. “O Tao da Física” deve estar abrindo os olhos de muita gente.

Capra, q me parec hoje se dedica mais à Ecologia (não àquela somente destinada a melhorar a vida dos homens), mas a uma Ecologia Profunda q abrange seres humanos e não humanos, o planeta e mesmo além..., foi renomado membro da equipe do tb renomado internacionalmente laboratório de física de Berkeley, Califórnia (universidade q produziu mais de sessenta prêmios Nobel); Capra escreveu baseado em experiências científicas, nas concordâncias e paralelismos entre revelações da física quântica e das meditações das tradições místicas orientais.
 
Amigos, muitas vezes perguntam: “porquê meditar?”.

O fato é q estamos voltando sempre e sempre para mundos de Samsara e sabemos q, quanto mais pessoas meditam e abrem os olhos, o mundo será melhor. Lembre-se de Gandhi (muitos afirmaram a mesma coisa): “cada homem q se ilumina, aniquila o ódio de milhões”; o mesmo afirmou Maharishi Mahesh Yogi (q trouxe a Meditação Transcendental para o Ocidente).

Há estudos e pesquisas independentes realizados nas mais importantes universidades do mundo, mostrando que, se 1% de uma coletividade medita, diminuem, drasticamente, nessa coletividade, os índices de crimes, violência, acidentes, conflitos, internações em hospitais, uso de drogas, alcoolismo, suicídios, enfermidades, até de perturbações da natureza etc. Asseguram mesmo q, no dia em q uma meditação séria for praticada regularmente por todos, as doenças e os sofrimentos se tornarão coisas do passado, terão desaparecido do mundo.

E, como afirmoam místico, sábios e cientistas quanticos, como Schroedinger, um dos pais da nova física, estaremos sempre voltando e voltando. Por isso vale a pena tentar a meditação regularmente. Quem vai querer, na sua volta, encontrar o mundo nas mesmas condições de escuridão e sofrimento em que hoje está? Por isso, divulguemos a meditação o mais q pudermos. Lembremo-nos do Buda: "a iluminaçã é o fim do sofrimento" e Jesus: "... e tudo o mais vos virá por acréscimo".

Abçs.


« Última modificação: 22 de Setembro de 2011, 15:51 by Coronel »
Registado

Offline maria.ma@

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 549
  • Participação: 57
  • maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!
  • Relevância: +82
  • País: Portugal
Re: A solução para fim do sofrimento - KARMA
« Responder #1 em: 12 de Outubro de 2011, 19:46 »
0Gostou?
Eu Sou Aquilo - Karma

O Karma é apenas um armazém de energias não utilizadas, de desejos não realizados, e medos não compreendidos. O armazém está sendo continuamente alimentado com novos desejos e medos. Não precisa ser assim para sempre. Compreenda a causa raiz dos seus medos - o estranhamento de si mesmo; e dos desejos - a ânsia pelo Self, e seu Karma se dissolverá como um sonho.

Não há etapas para a realização. Não há nada gradual sobre ela. Ela acontece repentinamente e é irrevogável. Você entra em uma nova dimensão, vistas a partir da qual as anteriores são meras abstrações. Assim como no nascer do sol você vê as coisas como elas são, da mesma maneira, na auto-realização você vê tudo como é. O mundo da ilusão é deixado para trás.

O mundo que você pode perceber é um mundo muito pequeno de fato. E é totalmente privativo. Considere-o como um sonho e acabe logo com isso. A idéia de um mundo total não é parte do seu mundo particular? O universo não vem lhe dizer que você é parte dele. É você que inventou a totalidade para conter a você mesmo como parte desse todo. Na verdade, tudo o que você conhece é o seu mundo privativo, não importando quão bem você o equipou com suas imaginações e expectativas.

Não se atire na atividade. Nem o aprendizado nem o conhecimento podem realmente ajudar.

Chamamos de prazer ao alívio momentâneo da dor - e construímos castelos no ar na esperança de um prazer sem fim ao qual damos o nome de felicidade. Isso tudo é um mal entendido.

Tudo depende de você. É pelo seu consentimento que o mundo existe. Remova sua crença na realidade do mundo e ele se dissolverá como um sonho. O tempo pode derrubar montanhas; muito mais você, que é a fonte intemporal do tempo. Porque sem memória e expectativas não pode haver tempo.

Desejos fracos podem ser removidos pela introspecção, mas os fortes, os profundamente enraizados, devem ser satisfeitos, e seus frutos, doces ou amargos, saboreados.

Recuse todos os pensamentos, exceto um: o pensamento 'Eu Sou'. A mente se rebelará, a princípio, mas com paciência e perseverança, ela se submeterá e ficará quieta. Uma vez que esteja quieta, coisas começarão a acontecer espontânea e naturalmente, sem nenhuma interferência de sua parte.

Na realidade aquilo que não pode mudar, permanece. A grande paz, o silêncio profundo, a beleza oculta da realidade permanecem. Ainda que não tenha como ser explicado em palavras, está esperando que você a experimente por si mesmo.

O testemunhar é natural e sem problemas. O problema é o interesse excessivo, levando à auto-identificação. O que quer que o chame a atenção, você acredita ser real.

Um homem que sabe que não é nem seu corpo e nem sua mente não pode ser egoísta, porque não há nada pelo qual ser egoísta. Ou você pode dizer que ele é igualmente 'egoísta' no interesse de todos que encontra; o bem-estar de todos é seu próprio bem-estar. O sentimento 'Eu Sou o mundo, o mundo é Eu mesmo' torna-se muito natural; uma vez estabelecido, não há maneira de ser egoísta. Ser egoísta significa invejar, desejar, adquirir, acumular, em benefício da parte contra o todo.

Enquanto se for consciente, haverá dor e prazer. Você não pode lutar contra a dor e o prazer no nível da consciência. Para ir além deles, você tem de ir além da consciência, o que é possível apenas quando você olha a consciência como algo que acontece a você, e não em você, como algo externo, alienígena, superimposto. Então, subitamente, você está livre da consciência, realmente sozinho, sem nada se intrometendo. E esse é o seu estado verdadeiro. A consciência é uma irritação que faz você se coçar. Claro, você não pode escapar da consciência , porque o próprio escapar está dentro da consciência. Mas se você aprender a olhar para a sua consciência como um tipo de febre, pessoal e particular, na qual você está preso como um pintinho no seu ovo, dessa atitude virá a crise, a qual quebrará o ovo.

Porque você fala de ação? Você já agiu alguma vez? Algum poder desconhecido age, e você imagina que é você agindo. Você está meramente observando o que acontece, sem ser capaz de influenciar, de qualquer maneira que seja.

Tudo o que você pode fazer é agarrar o ponto central: que a realidade não é um evento e não acontece, e que o que quer que aconteça, o que quer que vá e venha, não é real. Veja o evento apenas como um evento, o transitório como transitório, a experiência como uma simples experiência, e você terá feito tudo o que você pode fazer. Mas tão logo haja algo como gostar e desgostar, você criou uma tela.

A abstração é mental e verbal e desaparece no sono ou devaneio; ela reaparece no tempo. Eu estou/sou no meu próprio estado intemporalmente no agora. Passado e futuro estão apenas na mente - Eu sou/existo agora.

Como pode uma mente instável fazer a si mesma estável? Claro que não pode. É da natureza da mente vagar a esmo. Tudo o que você pode fazer é mudar o foco da consciência para além da mente.

O problema surge apenas quando a memória de dores e prazeres passados, os quais são essenciais a toda vida orgânica, permanecem como reflexo, dominando o comportamento. Este reflexo toma a forma de um 'eu' e usa a mente e o corpo para seus propósitos que são, invariavelmente, a busca do prazer ou a fuga da dor. Quando você reconhece o 'eu' como ele é, um maço de desejos e medos, e o sentimento de 'meu' como envolvendo todas as coisas e pessoas necessárias ao propósito de evitar a dor e assegurar o prazer, você verá que o 'eu' e o 'meu' são idéias falsas, sem fundamento na realidade. Criadas pela mente, elas dominam o seu criador enquanto ele as toma por verdadeiras; quando questionadas elas se dissolvem. O 'eu'e o 'meu', não tendo existencia em si mesmos, precisam de um suporte, o qual eles encontram no corpo. O corpo se torna seu ponto de referência. Quando você fala de 'meu' marido e 'meus' filhos, você quer dizer o marido do seu corpo e os filhos do seu corpo. Abandone a idéia de ser o corpo e encare a questão: Quem sou Eu? Imediatamente um processo será posto em marcha que trará a realidade de volta, ou melhor, levará a mente até à realidade.

O que você vê nao é nada mais do que você mesmo. Chame como quiser, isso não muda o fato. Através do filme do destino, sua própria luz projeta quadros na tela. Você é aquele que vê, a luz, o quadro, a imagem e a tela. Mesmo o filme do destino é auto-selecionado e auto-imposto.


Registado

Offline maria.ma@

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 549
  • Participação: 57
  • maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!
  • Relevância: +82
  • País: Portugal
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #2 em: 28 de Outubro de 2011, 14:25 »
0Gostou?
Eu Sou Aquilo

Pergunta: todos nós fizemos certa meditação por algum tempo, mas o progresso não parece o adequado. O que devemos fazer?

Resposta: O propósito de qualquer esforço é obter algo, algum benefício que não se possui. O que é isto que tentam atingir?

A resposta foi rápida e positiva: Nós queremos ser como você – iluminados.

É nisto que a idéia errada está enraizada; em pensar que vocês são entidades que devem alcançar algo para que possam se tornar como a entidade que vocês pensam que eu sou! Este é o pensamento que constitui a ‘escravidão’, a identificação com uma entidade – e nada, absolutamente nada, exceto a desidentificação causará a ‘liberação’.

Como eu disse, vocês vêem a si mesmos e a mim como entidades, entidades separadas; eu vejo vocês exatamente como me vejo. Vocês são o que Eu sou, mas vocês se identificaram com o que pensam ser – um objeto – e buscam a liberação para este objeto. Não é uma enorme piada? Poderia algum objeto ter existência independente e vontade de agir? Poderia um objeto estar escravizado? E liberado?


Registado

Offline Goedert

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 40
  • Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +17
  • Cidade: SC
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #3 em: 04 de Janeiro de 2012, 14:58 »
0Gostou?
Da mesma forma que um passáro não consegue voar com uma asa, da mesma forma uma pessoa não consegue acabar com seu sofrimento apenas com meditação concentrativa.

O discernimento analítico da ao passáro a sua outra asa.

Registado
LIBERATUS CONSCIENTIAE AD ETERNUM
Cite a verdade onde a encontrar

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #4 em: 04 de Janeiro de 2012, 15:00 »
0Gostou?
Caracas mano Goiedert,
o amigo acaba de resolver um problema insolúvel ...
quer dizer que se um pardal tiver cortada a sua asa direita, por simples discernimento analítico, (e os pardais nem raciocinarem podem), eles voltam a voar...
Tás me tirando mano? :)
abraços,
Moura

Registado

Offline maria.ma@

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 549
  • Participação: 57
  • maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!
  • Relevância: +82
  • País: Portugal
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2012, 15:14 »
0Gostou?
O pardal que perca uma asa não sofre porque, como disse o Moura, não raciocinam, mas são inteligentes.

Ao não raciocinarem não se imaginam espíritos-pardais cheios de personalidade, como os Espíritos-homens se imaginam, e por isso sofrem, mesmo que imaginariamente.

Registado

Offline Goedert

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 282
  • Participação: 40
  • Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!Goedert is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +17
  • Cidade: SC
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #6 em: 04 de Janeiro de 2012, 15:26 »
0Gostou?
Citação de: Mourarego em 04 de Janeiro de 2012, 15:00
Caracas mano Goiedert,
o amigo acaba de resolver um problema insolúvel ...
quer dizer que se um pardal tiver cortada a sua asa direita, por simples discernimento analítico, (e os pardais nem raciocinarem podem), eles voltam a voar...
Tás me tirando mano? :)
abraços,
Moura

Talvez, você devesse prestar atenção no que lê.

Mas não há problema, vou facilitar o seu raciocínio e detalhar o símile para você.

Um passáro não consegue voar com uma asa, ele necessita de duas asas.

Uma pessoa não consegue se liberar do sofrimento apenas praticando meditação de tranquilização, ela necessita praticar também a meditação analitíca.

Ficou claro, ou o Senhor necessita de mais algum esclarecimento?

Registado
LIBERATUS CONSCIENTIAE AD ETERNUM
Cite a verdade onde a encontrar

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #7 em: 04 de Janeiro de 2012, 15:33 »
0Gostou?
Mano Goedert,
talvez ficasse mais fácil se o amigo tivesse desenhado hehehe.
quem não entendeu o que, acaso o amigo notou a caretinha rindo indicando ser apenas uma piada?
Amigo, agora sério, você pode analisar analiticamente o tempo que quiser mas se não houver em você a vontade de prosperar continuará na mesma, logo, só uma coisa não basta.
A analise analítica lhe dá apenas a capacidade de encontrar o problema mas daí segue-se que se deva ter a vontade de combatê-lo.
Abraços,
Moura

Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #8 em: 04 de Janeiro de 2012, 18:31 »
0Gostou?
Olá

Infelizmente ainda não compreendi, na prática,  o que é a meditação profunda, de que falam os orientais. Quando eu compreender melhor, dominar as técnicas, então poderei falar sobre isso. Por agora, não tenho opinião. Qual é a diferença entre meditação e relaxamento?

De qualquer modo não posso compreender que a iluminação venha do acto de meditar em si mesmo. A meditação pode ser uma das ferramentas. Um individuo egoísta, que não respeite o próximo, ou até a si mesmo, pode meditar à vontade que eu não acredito que tenha atingido a iluminação. A iluminação implica o esquecimento de si mesmo e compreender que somos todos espiritos irmãos em Deus, que nos devemos amar, como dizia Jesus.

bem hajam   

 
 

Registado
O perdão compensa!

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #9 em: 04 de Janeiro de 2012, 19:09 »
0Gostou?
Exatamente mano Vitor,
dá-se muito crédito à tal meditação mas sempre a confundindo com algumas das técnicas de relaxamento.
Na primeira não se esvazia a mente, apenas fortifica-se o foco num pensamento só.
Na segundo, que tem nas faculdades de fonoaudiologia uma cadeira chamada Relaxação, se pretende, através de técnicas e de exercícios, relaxar-se primeiramente o corpo para depois se poder atacar ao campo mental.
Porém nem uma nem outra hão de só ou em conjunto, fazer o milagre de nos resolver algum problema.
Abraços,
Moura

Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #10 em: 04 de Janeiro de 2012, 22:23 »
0Gostou?
      Amigos,
     
      Me sinto no dever de esclarecer: meditação não possui nenhuma classificação, como analítica, de concentração, tranqüilizante, ou relaxante; essa questão de tranquilizar, relaxar ou trazer melhor saúde, era nada mais q um entendimento, verdadeiro, sim, mas “superficial” dos ocidentais, q só a entendiam para esses fins. 
      Hoje, com o auxilio de pesquisadores e místicos, cientistas, físicos, psicólogos, psicoterapeutas, estudiosos e religiosos, e vasta literatura pertinente, já fomos levados a conhecer sua tremenda importância para a realização espiritual.
      Depois que a própria ciência mais avançada do mundo, a física quântica, concluiu que as meditações das tradições orientais podem levar a estados elevados de consciência (estados que, até há pouco tempo, nem eram conhecidos pela ciência ocidental), nos quais podemos entrar numa condição de felicidade indescritível, chamada de “bem-aventurança” pelos místicos e iluminados e por determinados “santos”, milhões praticam técnicas de meditação. Mas, o seu objetivo não é mais, como antes acreditávamos, fazer cessar o estresse ou trazer saúde para o corpo. É muito mais do que isso: é perceber, conhecer a verdade; é conhecer o que ou quem realmente somos; conhecer aquilo a que damos o nome de “eu”, aquilo a que damos o nome de Deus.
      Assim, para o Zen, a meditação pode ser ensinada por uma única palavra: “esvazia-te”, isto é, se desfaça de tudo q vc aprendeu na vida: nada mais são do q condicionamentos a nós impostos, pelas tradições, culturas, costumes, sociedade, religiões e crenças, desde q abrimos os olhos para vida, condicionamentos q nos iludem, e entravam a percepção da realidade.
      Logo, não se destina, apenas, a nos liberar do sofrimento, mas a nos livrar de todos os apegos aos atrativos do mundo, a nos dar sabedoria e a despertar, em nós, um amor ainda desconhecido pelo mundo; um genuíno amor, incondicional, sem qualquer endereçamento, sem pesar as conseqüências. Como muitos afirmaram, é um amor quase “intolerável” pelos semelhantes, q estão sofrendo, exatamente, porq não conhecem a verdade q eles conheceram. Por isso, até q lhes venha a morte, tentam mostrar, aos demais, o caminho q leva a esse conhecimento. Esses podem dizer o mesmo q disseram Jesus e Paulo: “eu e o Pai somos um!”.

      O amigo Vitor disse: Qual é a diferença entre meditação e relaxamento?

      Cel: relaxamento pertence à área do fisiológico; meditação, à área do psicológico. Relaxamento é desfazer os “nós” q as circunstâncias da vida provocam em nós; meditação é levar a mente a uma tão grande atenção que nos permita o “esquecimento” de <tudo>.

      Vitor: De qualquer modo não posso compreender que a iluminação venha do acto de meditar em si mesmo.
 
      Cel: não existe esse meditar em si mesmo; meditar em si mesmo, ou em qualquer coisa é, apenas, “refletir”. Infelizmente, não se usa outra palavra para identificar aquilo a q damos o nome de “meditação”; enqto em nossos dicionários, o termo signifique “refletir, contemplar, oração mental”, quase todos os ocidentais só atentam para o significado “refletir”. A meditação mística tem como meta única a “iluminação”. A expressão mais próxima de meditação, tanto ocidental qto oriental, é "desenvolvimento extremo mental".

      Vitor: A iluminação implica o esquecimento de si mesmo e compreender que somos todos espiritos irmãos em Deus, que nos devemos amar, como dizia Jesus.

      Cel: o amigo, em parte, acertou ao dizer: “esquecimento de si mesmo”, pois, na realidade, é “esquecimento de <tudo>”. Qto a “compreender q todos somos irmãos”, isso significa, evidentemente, ter amor no coração, certo? Pois, se não há amor, haverá ciúme, inveja, maldade, desejos de vingança, ódio, etc e, esses “defeitos” morais impedem q a mente se torne pura, tranqüila, silenciosa, aquietada... coisas q facilitam e podem proporcionar aquele “esquecimento de tudo”, do qual falamos acima. Como uma mente possuidora desses “defeitos” se tornará tranqüila? Como se aquietará? Assim, aconselhou o sábio profeta do Ant Test: “Aquieta-te e sabe: eu sou Deus!”. Para q a meditação (não a reflexão) seja proveitosa, a mente tem de estar totalmente aquietada, sem lembranças, nem esperanças; sem desejos, nem pensamentos; sem pedidos, sem agradecimentos; sem visualizações... inoperante.

      Mourarego (ref # 9): ... dá-se muito crédito à tal meditação, mas sempre a confundindo com algumas das técnicas de relaxamento.

      Cel: engana-se o mano; essa confusão é resultante da ignorância do q seja a meditação.

      Moura: Na primeira, não se esvazia a mente, apenas fortifica-se o foco num pensamento só.

      Cel: exato, mano; mas somente se essa atenção for absoluta, total. O objetivo da meditação, é chegar a uma atenção total.

      Moura: Na segunda, se pretende, através de técnicas e de exercícios, relaxar-se primeiramente o corpo para depois se poder atacar ao campo mental.
     
      Cel: não é isso, meu mano; qualquer exercício q se faça (e q nada tem a ver com o trabalho da meditação) serve apenas para preparar, previamente, o corpo para q seja atendido o objetivo da atenção total. Por isso, diz o Zen: o importante é “sentar-se!”; sentar-se é sentar-se e nenhum exercício existe nisso.

      Moura: Porém nem uma nem outra hão de só ou em conjunto, fazer o milagre de nos resolver algum problema.

      Cel: meu mano, essa é, apenas, uma suposição sua. Primeiramente, qto aos exercícios a q se referiu, como coloquei acima, servem apenas para deixar o corpo mais saudável, para o objetivo principal. Segundo: se bem feita e proveitosa a meditação, ela traz o fim, não de algum problema, mas de <todos> os problemas. Afinal, todos os problemas se resumem num “único” problema: o não conhecer a verdade q liberta, como disse Jesus.

      Abraços a todos.







« Última modificação: 04 de Janeiro de 2012, 22:30 by Coronel »
Registado

Offline hcancela

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3121
  • Participação: 209
  • hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!
  • Relevância: +683
  • País: Portugal
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #11 em: 05 de Janeiro de 2012, 10:43 »
0Gostou?
Olá amigos(as)


A solução é " Amar".

Apenas isto.


Abraçãooooooooooooooooo

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #12 em: 05 de Janeiro de 2012, 11:58 »
0Gostou?
Gente, desculpem-me colocar água na fervura de vocês mas diz o ESE sobre o mundo de provas e expiações:
É dos mundos, onde o mal se sobrepõe ao bem..."
Ora se reencarnamos neste mundo, como esperarmos um fim que lhe é próprio?
Nosso dever é progredirmos ao ponto de podermos mudar de mundo e assim sim, evoluirmos.
Esperar até que podemos... mas sentadinhos, para que não nos cansemos.
Abraços,
Moura

Registado

Offline maria.ma@

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 549
  • Participação: 57
  • maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!maria.ma@ is awe-inspiring!
  • Relevância: +82
  • País: Portugal
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #13 em: 05 de Janeiro de 2012, 13:39 »
0Gostou?
Citação de: Mourarego em 05 de Janeiro de 2012, 11:58
Gente, desculpem-me colocar água na fervura de vocês mas diz o ESE sobre o mundo de provas e expiações:
É dos mundos, onde o mal se sobrepõe ao bem..."
Ora se reencarnamos neste mundo, como esperarmos um fim que lhe é próprio?
Nosso dever é progredirmos ao ponto de podermos mudar de mundo e assim sim, evoluirmos.
Esperar até que podemos... mas sentadinhos, para que não nos cansemos.
Abraços,
Moura

Mudar de mundo pode acontecer a qualquer momento, já, aqui e agora, basta para isso mudar de imaginação. Ou melhor, ter essa intenção.

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: A solução para fim do sofrimento
« Responder #14 em: 05 de Janeiro de 2012, 13:51 »
0Gostou?
Maria,
Não é isso que a doutrina ensina.
procure ver...
Abraços,
Moura

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
SOLUÇÃO

Iniciado por Regina Prins Acção do Dia

0 Respostas
1281 Visualizações
Última mensagem 01 de Julho de 2009, 22:59
by Regina Prins
PASSO ACIMA (Sofrimento — vereda para a obtenção de paciência)

Iniciado por acerlopes O Evangelho Seg. Espiritismo

1 Respostas
1794 Visualizações
Última mensagem 06 de Julho de 2010, 15:47
by davide1
O Espiritismo tem a solução para a violência nos estádios

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

0 Respostas
2067 Visualizações
Última mensagem 04 de Fevereiro de 2012, 08:25
by dOM JORGE
O Espiritismo tem a solução para a violência nos estádios

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

1 Respostas
2703 Visualizações
Última mensagem 08 de Abril de 2012, 16:57
by Mourarego
Para evoluir, o sofrimento é obrigatório

Iniciado por Conforti « 1 2 3 4 5 » Auto-Conhecimento

65 Respostas
23766 Visualizações
Última mensagem 08 de Janeiro de 2014, 03:38
by Brenno Stoklos

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC