Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Espiritualismo => Tópico iniciado por: Conforti em 02 de Fevereiro de 2011, 02:02

Título: Meditação Transcendental - Pesquisas Científicas
Enviado por: Conforti em 02 de Fevereiro de 2011, 02:02
 MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL - PESQUISAS CIENTÍFICAS
       ... sobre as técnicas de meditação trazidas para o Ocidente por Maharish Mahesh Yogi, hoje praticadas por milhões de pessoas no Ocidente, inclusive em conventos cristãos. O presidente de Moçambique (?) colocou à disposição da MT um quarto de seu território com população, na intenção de melhora-los sob todos os aspectos. O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou o ensino da MT em todas as escolas públicas, já neste ano.
       Algumas conclusões resumidas. Não constam os nomes e títulos dos pesquisadores envolvidos, doutores em física, psicologia, psiquiatria, medicina, educação, antropologia, sociologia, biologia e outros.
       Os resultados são tão abrangentes e alcançam tantas, senão todas, áreas de interesse do ser humano, que se  afirma que, “quando a técnica for aplicada regularmente pelas populações em geral, não haverá problemas sem solução e o sofrimento será coisa do passado”.
       Centenas de relatórios de pesquisas feitas na Austrália, Canadá, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Índia, País de Gales, Nova Zelândia, Escócia, Suíça, Suécia, Estados Unidos, Bélgica etc., em 51 Universidades e Instituições de Pesquisa independentes. Participaram 135 cientistas das mais diversas áreas.       
       DISTÚRBIOS MENTAIS
       Numerosos cientistas PHD Medicina, Psiquiatria, Psicologia, Antropologia, Sociologia, Educação, Biologia, Física, Relações Sociais, Bioquímica, Psicofisiologia. Abrangência: os mais variados campos da Sociologia, Reabilitação, Produtividade e Qualidade de Vida, Psiquiatria e Psicologia. Locais: Centros de Pesquisas Científicas, Centros de Reabilitação de Drogados, Institutos Correcionais e Presídios, Institutos de Prevenção e Controle do Abuso de Álcool e Drogas e outros.
       Conclusões: A técnica da MT, 20 minutos 2 vezes por dia, é de fácil aprendizado e produz um crescimento psicológico integrado e equilibrado, caracterizado, especialmente, por fazer aumentar a interação social entre os indivíduos de maneira harmoniosa, firme e dinâmica. Durante a prática, o sistema nervoso assume um modo singular e único de funcionamento (repouso extremamente profundo e atenção mental ativa). Esse estado é denominado “estado hipometabólico de vigília” porque, enquanto o praticante está totalmente desperto, o metabolismo em geral diminui, numa situação de maior repouso do que no sono comum.
       Houve grande diferença nos resultados entre meditadores avançados, novos e não-meditadores, evidenciando que, quanto mais tempo se pratica a MT, mais a área psicológica se torna equilibrada e saudável, mostrando que os efeitos são cumulativos. Pela técnica de Freiburg, que avalia fatores da personalidade, como nervosismo, irritabilidade, agressividade, ansiedade entre outros, chegou-se a resultados impressionantes na redução dos itens negativos da personalidade, enquanto se desenvolveram, de modo dramático, os itens positivos, resultando num amadurecimento continuado, equilibrado e geral da personalidade, em todos os múltiplos aspectos.
       Assim, provou-se que a MT reduz significativamente:
       - depressão, irritabilidade, insociabilidade, tendência dominadora, inibições, desajustamento físico e pessoal, desajustamento e alienação sociais, personalidade neurótica, teimosia/inflexibilidade, desconfiança, egoísmo, sensibilidade à crítica, necessidade de segurança, ansiedade, tendência a responder (mal), agressividade, impulsividade, imaturidade emocional, timidez, frustração fácil.
       Também, que a MT aumenta, significativamente:
       - desenvolvimento da auto-estima, satisfação com a vida, confiança em si e nas pessoas, autodisciplina, auto-atualização, capacidade de acompanhar a evolução do meio, auto-aceitação, natureza construtiva (e não mais destrutiva), coordenação mente-corpo, aceitação da agressividade, calma, paciência, aceitação de situações frustrantes, tolerância, capacidade de contatos íntimos, relacionamento interpessoal, altruísmo, amizade e fraternidade, capacidade de não ofender, estabilidade emocional.
       Observou-se impressionante redução de distúrbios mentais; 10 semanas de prática da técnica, acentuada redução de:
       - histeria, hipocondria, desvio psicopático, paranóia, esquizofrenia, mania de inferioridade, psicastenia (fraqueza mental), aversão social, neuroses.
       Nas tendências neuróticas, a redução se deve ao desenvolvimento da maturidade e diminuição das queixas físicas. Na esquizofrenia, à redução dos conflitos internos. Na paranóia, a mudanças que trouxeram aumento da confiança nos demais.
       Em todos os praticantes: aumento do nível de energia e da clareza mental, da facilidade de relaxamento, da tranqüilidade, da franqueza, da honestidade e da sinceridade. Esses excelentes resultados recomendam o uso da MT como terapia de ponta para doenças mentais, tendo-se provado que a técnica deve ser usada em todos os casos de neurose de ansiedade, neurose obsessiva e neurose compulsiva, depressão, uso e abuso de drogas e males psicossomáticos em geral.
       A MT desenvolveu muito o raciocínio lógico e o moral, melhorou o relacionamento com patrões, chefes, supervisores e colegas; aumentou a motivação para progredir hierarquicamente e satisfação nas atividades profissionais.
       Os resultados indicam o potencial da MT no campo da psicologia, psiquiatria e na clínica médica em geral.
       O objetivo de todos os programas de reabilitação mental é a restauração da inteligência criativa, de modo a aliviar todos os conflitos consigo mesmo e com o meio-ambiente, aí incluídos os demais indivíduos e situações. A restauração da inteligência criativa tem como base o aprimoramento do sistema nervoso através da eliminação das tensões e estresses adquiridos no dia-a-dia em todo o decorrer da vida, resultando, esse refinamento, numa expansão da consciência. Explica-se essa expansão como a aquisição de uma compreensão muito mais ampla, aumento da habilidade de focalizar a atenção, e de um ordenamento mental equilibrado e estável. Os resultados positivos desses testes levam a considerar os benefícios da MT em termos de 5 qualidades: integração (corpo-mente), uma maior adaptação às situações, estabilidade emocional e fisiológica, purificação cerebral, e amadurecimento da personalidade. Esse desenvolvimento pode ser considerado como a solução para a prevenção de toda conduta anti-social e sua mais importante conseqüência é a aquisição de um estado de consciência mais elevado que permite ao indivíduo perceber e compreender o comportamento e as ações dos demais seres humanos, e de todos os eventos da natureza. 
       O sucesso da MT deve-se ao fato de ser natural, aprendida facilmente e de prática simples; produz benefícios imediatos e tem efeitos acumulativos que aumentam à medida que a prática é continuada; a aplicação demanda apenas 20 minutos duas vezes por dia, e é facilmente incorporada à rotina do dia-a-dia; não pede ambiente ou equipamento especiais, nem é ligada a qualquer religião, não exigindo, portanto, fé ou crença, e podendo ser aplicada por qualquer pessoa, universalmente.

Título: Re: Meditação Transcendental - Pesquisas Científicas
Enviado por: TÍFANY em 02 de Fevereiro de 2011, 17:59


         Olá, meu querido amigo, Coronel!!   Como estás?
espero encontrá-lo na mais perfeita das situações, viu??

         Olha, caro amigo, estamos de novo frente a frente, com um assunto que é dos mais
significativos para o ser humano, em busca de um horizonte que há muito estamos buscando,
não é? a Meditação Transcedental!!!
        Caminhará para a perfeita progressão, aquele que sabe o que esperar desta técnica
milenar, pois ela o é, tão antiga quanto a arte de curar.  O nosso corpo é o Templo sobre o qual
devemos calcar com a seriedade de um ritual e com a inflexibilidade e o zelo de um genuíno artista interessado em produzir uma obra genial. A obra genial somos nós mesmos, e o artista, também.

               Um fraterno abraço, e carinhosamente, digo, obrigada.                     Tífani.

         

         
Título: Re: Meditação Transcendental - Pesquisas Científicas
Enviado por: Conforti em 02 de Fevereiro de 2011, 21:55
          Olá, Tifani,

          Foi um prazer ver sua manifestação.

          Um grande abraço.

           
Título: Re: Meditação Transcendental - Pesquisas Científicas
Enviado por: season em 03 de Fevereiro de 2011, 16:01
Olá Coronel,
Não poderás dizer como se pratica Meditação Transcendental?
Obrigado.
Título: Re: Meditação Transcendental - Pesquisas Científicas
Enviado por: Conforti em 03 de Fevereiro de 2011, 19:56
          Season   (ref #3)
          Olá, amigo Season.
          Amigo, a MT é uma meditação igual às demais; a diferença é que seu introdutor no Ocidente, por sua experiência, introduziu algumas regras convenientes ao ritmo de vida dos ocidentais: deve, de preferência, ser realizada pela manhã, antes de iniciar o dia de trabalho, e à noite, quando terminar o dia de trabalho; local tranqüilo, onde nada o perturbe, nem a posição do corpo, nem as roupas, silêncio, bexiga vazia, sem sabores na boca, nada que distraia a atenção. Crie e use um “mantra”, uma palavra de três sílabas com vogais e consoantes de sons suaves; deve ser palavra sem qualquer significado para você pois, havendo significado, poderá resultar em associação de idéias e vir a despertar lembranças de outras palavras ou de acontecimentos relacionados e, seu “ego”, em vez de ser enfraquecido, será reforçado, pois lembranças e associações são operações do ego. A finalidade é o esquecimento, a eliminação total do ego, único obstáculo entre nós e Deus. Acomodar-se sentado, fechar suavemente os olhos e, mentalmente, iniciar a repetição lenta, tranqüila, suave, sem pressa, do mantra, espaçando as sílabas; com o tempo, a repetição se torna uma coisa monótona, que chega mesmo a que se esqueça as sílabas ou o mantra todo. Isso deve ser feito por, pelo menos, 20 minutos. É ali pelo décimo nono minuto que, se tudo estiver bem feito, começa a haver harmonia, sincronismo e coerência entre as diferentes áreas do cérebro, e entre os dois hemisférios cerebrais, coerência inexistente nos outros estados de consciência, como em acordado, dormindo, hipnotizado, desacordado, anestesiado.
          A repetição suave pode trazer espaçamento maior entre a pronúncia mental das sílabas, aumentando o hiato entre elas; é nesses hiatos que as “coisas começam a funcionar”.
          Nada de expectativas de que aconteça alguma coisa; apenas repetir e repetir o mantra; nada de pensar na finalidade do que está fazendo; nada de pensar em Jesus, no amor, nem de visualizar isto ou aquilo, nem dar graças, nem pedidos, nem orações; apenas repetir...repetir...
          Se quiser saber algo mais de meditação, dê uma olhada no tópico “Carta ao buscador de Deus” e, nele, vai encontrar esclarecimentos no texto: “Se você meditar o mundo será melhor”.
          Um abraço.
Título: Re: Meditação Transcendental - Pesquisas Científicas
Enviado por: season em 03 de Fevereiro de 2011, 22:52
Coronel, muito obrigado mesmo pelo esclarecimento.
Vou tentar fazer isso mesmo.
Abraço