0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Se o livre arbitrio dos atos existisse, o universo seria um completo caos, porque estaria anulada a justiça divina. Alias os espíritos mais primitivos da terra, que comandam os umbrais, acreditam piamente nisto, até despertarem...
Muito pelo contrário, o livre-arbítrio é uma prova não só da Justiça, mas da misericórdia de Deus, que com isso, nós construirmos as nossas vidas, pela nossa vontade. Veja por exemplo um pai e seus filhos: ele controla a vontade de seus filhos à medida que estes adquirindo responsabilidade: o menino tem 13 anos de idade, e quer dirigir o automóvel, mas o pai não deixa; a menina tem 13 anos, e quer vestir mini-saia e a mãe não deixa. À medida, porém que esses jovens vão crescendo e se tornando adultos, o pai e mãe já permitem que dirigam o carro e que use a roupa que quiser respectivamente, por que?? já têm, ambos senso de responsabilidade. Pois que, o mesmo se dá com o Espírito em evolução. Se não existisse o livre-arbítrio, para que existir então, mundo de provas e expiações??
O que sucede, é que o Espírito está com suas faculdades potenciais, momentaneamente bloqueadas pela matéria. Isso no entanto não quer dizer que ele não se recorde do plano que traçara antes de reencarnar. Ele tem conhecimento desse "livre-arbítrio" de que gozava na hora do desprendimento pelo sono, no contato com os guias espirituais através da prece.
Negar isto, seria o mesmo que dizer que o Espírito encarnado, é como um homem que está na prisão, mas não pode receber visitas, e nem saber o que se passa lá fora, na vida social. Seu livre-arbítrio está restringido, mas ele pode ainda assim, interiormente, processar grandes mudanças em seu íntimo. Eu prefiro falar de restrição do livre-arbítrio, e não supressão do mesmo, só porque o Espírito está reencarnado. O Espírito, portanto, mesmo reencarnado, goza do livre-arbítrio, ainda que esteja influenciado pela matéria.
o Espírito é o mesmo, encarnado ou desencarnado. Muda a personalidade, é claro, mas nem por isso deixa de gozar do livre-arbítrio.
Anton: O espirito pode por exemplo desejar passar pela prova de ser abortado, por razões que nem sei definir. E quando Deus faz com que isto aconteça
As únicas pessoas que não tem livre arbítrio, são os que sofrem de idiotia ou outras patologias mentais, porque não usufruem do uso da razão.
"E quando Deus faz com que isto aconteça". Bom nesse caso, não existe o livre-arbítrio mesmo, porque se é Deus que determina a reencarnação, logo o Espírito não tem livre-arbítrio.
se o Espírito não tivesse livre-arbítrio, ele seria uma eterna criança. Seria até hoje um Australopitecus.
O livre-arbítrio é a condição sine qua non, pela qual o Espírito evolui. As únicas pessoas que não tem livre arbítrio, são os que sofrem de idiotia ou outras patologias mentais, porque não usufruem do uso da razão.
Iniciado por HelenaBeatriz « 1 2 » Auto-Conhecimento
Iniciado por Marianna Power Point
Iniciado por Aneman « 1 2 3 » O Livro dos Espíritos
Iniciado por macili « 1 2 » Auto-Conhecimento
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.