0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá amigos(as)No espiritismo cremos que toda causa provoca um efeito e que todo efeito advém de uma causa. Neste contexto, Deus é a causa primária de todas as coisas. Acredita-mos que o livre-arbítrio ganha proporções maiores à medida em que o grau de evolução (moral e intelectual) do espírito se desenvolve. O livre-arbítrio pode ser limitado em determinadas situações, quando isso proporcionar evolução na condição moral e intelectual do espírito, como exemplo, no caso das reencarnações compulsórias, onde o espírito "ocioso" é compelido a reencarnar mesmo contra sua vontade, subjulgando-se seu livre-arbítrio.Por isso amigos(as), livre-arbítrio sim , mas nem sempre.SAUDAÇÕES FRATERNAS
Se todo efeito........................
Considerando.................................
Percebeu, amigo Brenno, que as respostas que obtemos nunca são conclusivas? Todas continuam sujeitas a novas perguntas!
Amigos, convido-os a refletirem sobre o livre-arbítrio. Portanto, “podemos” sofrer se agimos erradamente. Mas, será q esse sofrimento está previsto, como afirmam as doutrinas, numa lei divina que nos impõe punição (q implicam sofrimentos terríveis como vemos no mundo, cânceres, deformações físicas e mentais etc etc) por usarmos mal nosso livre-arbítrio? Essa explicação de que nosso sofrimento vem de nossa responsabilidade ou culpa, isto é, que devemos sofrer terríveis e insuportáveis penalidades expiatórias, mesmo que ditas educativas, não se harmoniza com a concepção de um Criador onisciente, onipotente, onipresente e de Infinitos Amor e Justiça! De Deus que, por sua onisciência (se onisciência existe), sabe, desde sempre, o q sua criação de espíritos (criação especial!) fará de terrível e absurdo! Agora, a questão: quando surgem os sofrimentos consequentes dos defeitos dos brinquedos, q o fabricante, ao fabricá-los, com absoluta certeza, sabe q apresentarão, quem é o responsável? O brinquedo ou o fabricante? Estranhamente, muitos afirmam q o responsável é o brinquedo e q deve ser punido por isso! Mas, vamos ao “livre-arbítrio”. Afinal, o que é o livre-arbítrio? Há mesmo um <livre>-arbítrio (ajuizamento, julgamento, decisão ou escolha livre)? Reflitam e verão q todas as nossas escolhas, sem exceção de nenhuma, estão sempre totalmente <presas> àquilo que a escola, do bem e do mal, que é a vida, já nos ensinou. Nunca decidimos fazer alguma coisa que a escola da vida não tenha já mostrado que é o mais conveniente a fazer. Veja um pequeno exemplo de como nossas escolhas nada têm com um <livre>arbítrio, nunca são livres ...
Amigos, Se todo efeito tem sua causa, qual é a causa de se afirmar que o livre-arbítrio é "livre", se, na verdade, ele é "totalmente preso" ao passado, ao que aprendemos de bem e de mal, na escola da vida, mesmo o arbítrio usado para a escolha de provas pra uma nova experiencia reencarnatória?
O dia que provarem que existe injustiça na face da Terra, estará, também, provado que Deus não existe.
Mesmo que uma pessoa se convença de que não deve nada a ninguém, e que só terá o melhor para si, ainda assim, a Lei de Causa e Efeito não deixará de agir.
Por que uma pessoa nasce cega? O que você prega não pode responder a isso.
Os Espíritos ensinam -- e, também, as Escrituras -- que existe uma Lei, que é a Justiça Divina, chamada na DE como a Lei de Causa e Efeito.Se você não aceita isto, é uma coisa somente sua e de foro íntimo, não de um fórum espírita. Isso não é Espiritismo, portanto não pode ser ensinado num website espírita como tal. É preciso que se diga que o que você diz é o que você acha, não o que o Espiritismo ensina.
O que você prega é que a pessoa não precisa escolher o sofrimento. Depende da vontade dela? Não. O sofrimento poderá surgir como consequência dos atos, praticados por ela. A DE é bastante clara a esse respeito.
Iniciado por HelenaBeatriz « 1 2 » Auto-Conhecimento
Iniciado por Marianna Power Point
Iniciado por Aneman « 1 2 3 » O Livro dos Espíritos
Iniciado por macili « 1 2 » Auto-Conhecimento
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.