0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Danilo, essa sua ideia não é necessariamente verdadeira.
Um dos três ‘elementos’ do universo é o Espírito que é o princípio inteligente e por inteligência se imagina a capacidade de tirar conclusões da análise de um conjunto de dados pré-existentes.
Pensamento não é materializar nada (ainda que possam existir teorias dessa materialização do pensamento, pelo menos para ser visto – existe um livro de Ernesto Bozzano que trata do assunto – mas a materialização do pensamento, nesse livro, tem a ver com a ideia de poder ser vista por outros). Portanto um pensamento é o exercício, pela inteligência, do relacionamento daquilo que conhecemos e do qual pode surgir, ou não uma conclusão.
Se bem entendi o que você escreveu, não concordo com a ideia de que o Espírito não possa pensar pelo fato de não poder criar nada de material, pois pensamento não é matéria.
Claro ......................pensamento?Abraços!
os pensamentos não são nossos!
nós não comandamos os nossos pensamentos
O espirito esta onde esta o seu pensamento.
Se temos livre-arbítrio moral, por que o espanto em admitir que Deus pode utilizar-se daqueles que tenham a predisposição para um ato para que esse ato ocorra?
A interação entre encarnados da qual surgem todos os sucessos materiais não pode surgir do exercício e materialização desse livre-arbítrio moral, quando permitido e não obrigado por Deus?
Certo Danilo, então vou deixar a descrição bucólica da praça para ser mais direto.Repetindo a parte que interessa do jardim:"Portanto um pensamento é o exercício, pela inteligência, do relacionamento daquilo que conhecemos e do qual pode surgir, ou não uma conclusão."
Ou seja, pensamento, se quiser, é a relação por meio da inteligência de tudo aquilo que já vivenciamos. Dessa relação de fatos, conceitos, já conhecidos podemos ou não chegar a uma conclusão se o pensamento tiver esse fim.(é uma ideia, é o que penso).
Certo Danilo, então se pensamento não é Espírito, não é Deus, então tem que ser matéria? mas, então, teriamos que fazer essa mesma pergunta para outra coisa que existe, a inteligência: se não é Espírito, não é Deus então seria matéria?
O pensamento é faculdade de um ser inteligente e não é a toa que as pedras não pensam.
Norizonte (ref #20, 101213) Entendi. No entanto, veja que pensamento nada tem a ver com inteligencia. Surgem, o tempo todo, e revestidos das mais variadas naturezas, tanto nos gênios e sábios, qto nos ímbecis e insanos mentais. Também, não dependem, nem para surgir, nem para ficar, nem para partir, da vontade de ninguém; simplesmente surgem, ficam e se vão. E, sobre eles, nosso comando, nosso poder de controlá-los, é extremamente limitado...............
Iniciado por aruanda Humor
Iniciado por Carmen.gbi Revista Espírita
Iniciado por Pattyy Power Point
Iniciado por Bessa Off-topic
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.