Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CONVÍVIO »
  • Off-topic »
  • Espiritualismo »
  • Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 12   Ir para o fundo

Autor Tópico: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação  (Lida 29692 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #15 em: 09 de Dezembro de 2013, 16:18 »
0Gostou?

E qual foi a causa primária desses encarnados terem a ideia de ir até a criança e dar-lhe educação?
Há outra coisa que precisamos deixar claro, Norizonte. As coisas não acontecem somente da forma que Deus quer, mas na hora e no segundo que devem acontecer. Nenhum adiantamento e nenhum atraso ocorre sem ser da sua vontade (esta lá no Livro dos Espíritos). Assim, tudo o que acontece, é o que deve acontecer no tempo certo. O livre arbítrio dos atos é uma ilusão.
Já não aprendemos também que os sucessos materiais da vida são fatalidades, e que as nossas provas são apenas de natureza moral?



Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outras-doutrinas-espiritualistas/diferenca-entre-viver-uma-vida-e-viver-uma-encarnacao/#ixzz2mzjdfAua

Se temos livre-arbítrio moral, por que o espanto em admitir que Deus pode utilizar-se daqueles que tenham a predisposição para um ato para que esse ato ocorra? A interação entre encarnados da qual surgem todos os sucessos materiais não pode surgir do exercício e materialização desse livre-arbítrio moral, quando permitido e não obrigado por Deus?



Registado

Offline Danilo Henrique

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1522
  • Participação: 95
  • Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +693
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #16 em: 09 de Dezembro de 2013, 16:28 »
0Gostou?
Citar
Danilo, essa sua ideia não é necessariamente verdadeira.

Claro que não, não possuo nenhuma verdade para lhe dizer. A única verdade que tenho, é que não sei de nada. Mas não me custa nada lhe propor um outro caminho, ou uma nova forma de você conhecer a si próprio.

Citar
Um dos três ‘elementos’ do universo é o Espírito que é o princípio inteligente e por inteligência se imagina a capacidade de tirar conclusões da análise de um conjunto de dados pré-existentes.

Isso é o que você sabe sobre inteligência, a partir daquilo que conhece sobre a "inteligência humana".
Mas a inteligência do ser humano em nada se assemelha à inteligência do Espírito. A inteligência humana trabalha para suprir as necessidades do "ser humano", quando a inteligência espiritual trabalha no sentido de suprir as necessidades do Espírito.
 
Citar
Pensamento não é materializar nada (ainda que possam existir teorias dessa materialização do pensamento, pelo menos para ser visto – existe um livro de Ernesto Bozzano que trata do assunto – mas a materialização do pensamento, nesse livro, tem a ver com a ideia de poder ser vista por outros). Portanto um pensamento é o exercício, pela inteligência, do relacionamento daquilo que conhecemos e do qual pode surgir, ou não uma conclusão.

Você deu uma volta na praça, e acabou não conseguindo definir o que é o pensamento. Minha definição é clara: pensamento é a materialização de um sentimento, para que a inteligência humana seja capaz de percebê-lo. Logo, não é algo "espiritual". Espiritual é o sentimento que dá origem ao pensamento.

 
Citar
Se bem entendi o que você escreveu, não concordo com a ideia de que o Espírito não possa pensar pelo fato de não poder criar nada de material, pois pensamento não é matéria.

Norizonte, na sua consciência primária, o Espírito vive na realidade do universo, onde não há espaço, tempo, forma, dimensão, nada disso que a inteligência humana concebe.  O que você quer que ele pense?
Se o pensamento não é matéria, ele é o que então? Espírito? Deus? Onde está esse elemento desconhecido que constitui o pensamento?


Abraços!

Registado
Quando se compreende o Espiritismo, larga-se o rótulo de "Espírita" para passar a ser Filho de Deus.

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #17 em: 09 de Dezembro de 2013, 17:50 »
0Gostou?

Você deu uma volta na praça, e acabou não conseguindo definir o que é o pensamento. Minha definição é clara: pensamento é a materialização de um sentimento, para que a inteligência humana seja capaz de percebê-lo. Logo, não é algo "espiritual". Espiritual é o sentimento que dá origem ao pensamento.




Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outras-doutrinas-espiritualistas/diferenca-entre-viver-uma-vida-e-viver-uma-encarnacao/15/#ixzz2mzzlDK5b

Certo Danilo, então vou deixar a descrição bucólica da praça para ser mais direto.
Repetindo a parte que interessa do jardim:

"Portanto um pensamento é o exercício, pela inteligência, do relacionamento daquilo que conhecemos e do qual pode surgir, ou não uma conclusão."

Ou seja, pensamento, se quiser, é  a relação por meio da inteligência de tudo aquilo que já vivenciamos. Dessa relação de fatos, conceitos, já conhecidos podemos ou não chegar a uma conclusão se o pensamento tiver esse fim.
 
(é uma ideia, é o que penso).

Se o pensamento não é matéria, ele é o que então? Espírito? Deus? Onde está esse elemento desconhecido que constitui o pensamento?


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outras-doutrinas-espiritualistas/diferenca-entre-viver-uma-vida-e-viver-uma-encarnacao/15/#ixzz2n03Ryfr4

Certo Danilo, então se pensamento não é Espírito, não é Deus, então tem que ser matéria? mas, então, teriamos que fazer essa mesma pergunta para outra coisa que existe, a inteligência: se não é Espírito, não é Deus então seria matéria? Não vejo sentido nesse argumento, pois naquela resposta deveria então estar escrito: Existe Deus, os Espíritos, a matéria e a inteligência e esta última não foi enumerada na resposta (e daria até para tentar garimpar outra coisa que poderia, ou deveria estar nessa lista).

O pensamento é faculdade de um ser inteligente e não é a toa que as pedras não pensam.






Registado

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #18 em: 09 de Dezembro de 2013, 20:18 »
0Gostou?
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação

      Definição de pensamento:

      Norizonte   « ref #17 em: 091213,às 17:50 »

      Norizonte disse: Minha definição é clara: pensamento é a materialização de um sentimento...

      Conf: meu amigo, tentemos entender:

      - pensamento não é sentimento, nem sentimento é pensamento; ambos têm a mesma origem e, às vezes, até os confundimos.

      O processo é este: Ações exteriores, captadas pelos nossos canais de comunicação com o exterior, os sentidos objetivos, provocam reações interiores que, associadas, ou não, ao que já existe arquivado na memória, fruto de idêntico processo anterior, formam os pensamentos e provocam sentimentos.

      Assim, nem pensamentos, nem sentimentos se originam de nós mesmos; se originam da percepção de algo que está fora de nós, as ações exteriores.

      Logo, a origem do pensamento não está em nós, em cada um de nós. Não somos nós que os criamos, que damos origem a eles, isto é, eles não nascem de nós, ou em nós. Eles apenas nos chegam, demoram muito ou pouco tempo e se vão, independentemente de nossa vontade e tantas vezes contra ela, nos perturbando e entristecendo ou nos alegrando e deixando saudades.

      Logo, não temos controle sobre eles, não os comandamos e, conseqüentemente, não comandamos nossa mente, que deles é formada. São os pensamentos/sentimentos = mente (ego) que nos comandam.

      Por isso Paulo disse: os pensamentos não são nossos!

      E, como são eles que nos comandam, por isso, somos levados daqui para lá e de lá para mais além, independentemente de nossa vontade. E ficamos pensando que fazemos isto e aquilo porq tivemos vontade e decidimos escolher fazer isto ou aquilo.

      Assim, erramos e acertamos, caímos em jardins perfumados ou em fétidos lodaçais, gozamos e sofremos.

      E aqui há algo importante a raciocinar: Ações exteriores - captadas pelos sentidos objetivos - provocam reações interiores que - associadas ao que já está na memória - resultam em pensamentos e sentimentos.

      Sendo assim, perguntamos: e de onde vem nosso desejo, que dá força à vontade, de nos aproximar ou de nos afastar daquilo que o pensamento nos mostrou vindo do exterior, senão dos pensamentos?

      Do pensamento nasce o desejo, do desejo nasce a vontade, da vontade nasce a decisão de escolher isto ou aquilo.

      Mas, como entender isto? Vamos ver: a decisão de escolher vem do desejo que dá força à nossa vontade, e o desejo e vontade vêm dos pensamentos; mas, não sendo nossos os pensamentos, como podemos dizer que as escolhas sejam nossas?

      É preciso raciocinar!

..............


« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 20:25 by lconforjr »
Registado

Offline Antonio Renato

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2085
  • Participação: 220
  • Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +812
  • Cidade: Recife
  • País: Brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #19 em: 09 de Dezembro de 2013, 21:45 »
0Gostou?
Muito bem colocado meu irmão Coronel,nós não comandamos os nossos pensamentos,eles
nos vêm como um turbilhão,podemos direciona-los ou até materializa-los atravez das nossas
ações que deles foram criadas.


Registado
A paz presente é a paz interior.

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #20 em: 09 de Dezembro de 2013, 21:57 »
+1Gostou?
Norizonte disse: Minha definição é clara: pensamento é a materialização de um sentimento...

Conf: meu amigo, tentemos entender:

- pensamento não é sentimento, nem sentimento é pensamento; ambos têm a mesma origem e, às vezes, até os confundimos.

O processo é este: Ações exteriores, captadas pelos nossos canais de comunicação com o exterior, os sentidos objetivos, provocam reações interiores que, associadas, ou não, ao que já existe arquivado na memória, fruto de idêntico processo anterior, formam os pensamentos e provocam sentimentos.

Assim, nem pensamentos, nem sentimentos se originam de nós mesmos; se originam da percepção de algo que está fora de nós, as ações exteriores.


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outras-doutrinas-espiritualistas/diferenca-entre-viver-uma-vida-e-viver-uma-encarnacao/15/#ixzz2n17KbhkB

Não meu amigo, não fui eu quem disse, foi o Danilo. O que eu disse foi bem parecido com o que você afirmou, veja o que eu disse: :D

"Portanto um pensamento é o exercício, pela inteligência, do relacionamento daquilo que conhecemos e do qual pode surgir, ou não uma conclusão."

Ou seja, pensamento, se quiser, é a relação por meio da inteligência de tudo aquilo que já vivenciamos. Dessa relação de fatos, conceitos, já conhecidos podemos ou não chegar a uma conclusão se o pensamento tiver esse fim

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outras-doutrinas-espiritualistas/diferenca-entre-viver-uma-vida-e-viver-uma-encarnacao/15/#ixzz2n17snPf4



Registado

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #21 em: 09 de Dezembro de 2013, 23:42 »
0Gostou?
E onde esta o espirito?

O espirito esta onde esta o seu pensamento. Logo, o espírito esta no unico local existente no universo que é o universo.

E não deixa de estar no universo, livre leve e solto, mesmo quando encarnado, MAS nesta condição vivencia o que esta no HD "encarnação" e acredita que isto é "vida".

O espirito, encarnado ou não pode estar onde desejar, basta pensar. Como 100% dos pensamentos humanos são processados através de informações contidas em seu HD, acha muito normal e natural tudo o que acontece e faz, apesar de nada estar acontecendo e nada estar fazendo...

Ha um interessante conto vedanta que ilustra bem este fenomeno.




Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #22 em: 10 de Dezembro de 2013, 01:41 »
0Gostou?
      Norizonte   (ref #20, 101213)


      Entendi.  No entanto, veja que pensamento nada tem a ver com inteligencia. Surgem, o tempo todo, e revestidos das mais variadas naturezas, tanto nos gênios e sábios, qto nos ímbecis e insanos mentais.

      Também, não dependem, nem para surgir, nem para ficar, nem para partir, da vontade de ninguém; simplesmente surgem, ficam e se vão.

      E, sobre eles, nosso comando, nosso poder de controlá-los, é extremamente limitado.

..............

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 01:58 by lconforjr »
Registado

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #23 em: 10 de Dezembro de 2013, 06:01 »
+1Gostou?
Citação de: Danilo Henrique em 09 de Dezembro de 2013, 16:28

Claro ...........
...........pensamento?

Abraços!


22. Define-se geralmente a matéria como sendo - o que tem extensão, o que é capaz de nos impressionar os sentidos, o que é impenetrável. São exatas estas definições?

“Do vosso ponto de vista, elas o são, porque não falais senão do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria.”

a) - Que definição podeis dar da matéria?

“A matéria é o laço que prende o Espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.”

Deste ponto de vista, pode dizer-se que a matéria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual e sobre o qual atua o Espírito.

24. Espírito é sinônimo de inteligência?

“A inteligência é um atributo essencial do Espírito. Uma e outro, porém, se confundem num princípio comum, de sorte que, para vós, são a mesma coisa.”

25. O Espírito independe da matéria, ou é apenas uma propriedade desta, como as cores o são da luz e o som o é do ar?

“São distintos uma do outro; mas, a união do Espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria.”

a) - Essa união é igualmente necessária para a manifestação do Espírito? (Entendemos aqui por espírito o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades que por esse nome se designam.)

“É necessária a vós outros, porque não tendes organização apta a perceber o Espírito sem a matéria. A isto não são apropriados os vossos sentidos.”

26. Poder-se-á conceber o Espírito sem a matéria e a matéria sem o Espírito?

“Pode-se, é fora de dúvida, pelo pensamento.”

27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito?

“Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o Espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. Se o fluido universal fosse positivamente matéria, razão não haveria para que também o Espírito não o fosse.

"Livres da matéria, a linguagem de que usam entre si é rápida como o pensamento, porquanto são os próprios pensamentos que se comunicam sem intermediário".


                                                                  O Livro dos Espíritos




Registado
Deus nada faz de inútil!

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #24 em: 10 de Dezembro de 2013, 06:19 »
+1Gostou?
Citação de: lconforjr em 09 de Dezembro de 2013, 20:18

 os pensamentos não são nossos!


Citação de: ANTONIO RENATO BARBOSA em 09 de Dezembro de 2013, 21:45

nós não comandamos os nossos pensamentos



833. Haverá no homem alguma coisa que escape a todo constrangimento e pela qual goze ele de absoluta liberdade?

“No pensamento goza o homem de ilimitada liberdade, pois que não há como pôr-lhe peias. Pode-se-lhe deter o vôo, porém, não aniquilá-lo".

834. É responsável o homem pelo seu pensamento?

“Perante Deus, é. Somente a Deus sendo possível conhecê-lo, Ele o condena ou absolve, segundo a Sua justiça".


                                                                      O Livro dos Espíritos




Registado
Deus nada faz de inútil!

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #25 em: 10 de Dezembro de 2013, 06:23 »
+1Gostou?
Citação de: Anton Kiudero em 09 de Dezembro de 2013, 23:42

O espirito esta onde esta o seu pensamento.



Os Espíritos encarnados habitam os diferentes globos do Universo.

Os não encarnados ou errantes não ocupam uma região determinada e circunscrita; estão por toda parte no espaço e ao nosso lado, vendo-nos e acotovelando-nos de contínuo. É toda uma população invisível, a mover-se em torno de nós.


                                                                O Livro dos Espíritos




Registado
Deus nada faz de inútil!

Offline Danilo Henrique

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1522
  • Participação: 95
  • Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +693
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #26 em: 12 de Dezembro de 2013, 17:17 »
0Gostou?
Citar
Se temos livre-arbítrio moral, por que o espanto em admitir que Deus pode utilizar-se daqueles que tenham a predisposição para um ato para que esse ato ocorra?

Porque isso é a própria negação do livre arbítrio, pois se é necessário que um fato ocorra, forçosamente, seria necessário que alguém "quisesse fazê-lo". E esse querer condicionado não é mais livre, porque é condicionado.
De outro modo, se Deus precisa que algo aconteça, mas também precisa que alguém queira fazê-lo para acontecer, ele não pode ser onipotente. Ele depende da vontade das pessoas. Uma vontade que não pode existir realmente, pois ela não poderá nunca estar em desacordo com o que deve acontecer.

A insistência nessa teoria maluca se dá pela demasiada importância que vocês dão aos sucessos materiais da vida. Ou à ação do Espírito na matéria.
A ação do Espírito na matéria não tem outra finalidade que não seja provar ele mesmo. A matéria não tem nenhuma outra utilidade no universo. Se o espírito molda na matéria uma flor, ou uma caveira, isso não faz diferença alguma para Deus. Para Deus importa como o Espírito vivenciou a flor, e como ele vivenciou a caveira.
Flor e caveira, assim como tapa e beijo, abraço e paulada, lama e diamante, são percepções de uma mesma matéria, a qual atribuímos valores ilusórios (do ego). Tudo é fluido cósmico universal. Tudo é uma coisa só.
   
Citar
A interação entre encarnados da qual surgem todos os sucessos materiais não pode surgir do exercício e materialização desse livre-arbítrio moral, quando permitido e não obrigado por Deus?

Não. Suas decisões não podem ser materializadas. Materializar as suas decisões no universo, é tomar para si um poder que pertence somente a um único criador: Deus.

Abraços!



« Última modificação: 12 de Dezembro de 2013, 17:36 by Danilo Henrique »
Registado
Quando se compreende o Espiritismo, larga-se o rótulo de "Espírita" para passar a ser Filho de Deus.

Offline Danilo Henrique

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1522
  • Participação: 95
  • Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +693
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #27 em: 12 de Dezembro de 2013, 17:34 »
0Gostou?
Citar
Certo Danilo, então vou deixar a descrição bucólica da praça para ser mais direto.
Repetindo a parte que interessa do jardim:

"Portanto um pensamento é o exercício, pela inteligência, do relacionamento daquilo que conhecemos e do qual pode surgir, ou não uma conclusão."

Não falou o que é o pensamento. Se o pensamento é um "exercício", o que há nisso de palpável e concreto?
De onde vem a forma, a cor, a intensidade, o cheiro, a imagem, o som, a linguagem, a mensagem, e todas essas coisas associadas a ele? 
Pensamento é matéria Norizonte, e isso foi o Espiritismo mesmo que me ensinou. Ele não é um "exercício". Você poderia chamar de exercício o que dá origem ao pensamento, mas é evidente que o pensamento é o efeito concreto de uma causa.
 
Citar
Ou seja, pensamento, se quiser, é  a relação por meio da inteligência de tudo aquilo que já vivenciamos. Dessa relação de fatos, conceitos, já conhecidos podemos ou não chegar a uma conclusão se o pensamento tiver esse fim.

(é uma ideia, é o que penso).

Respeito sua ideia, mas essa foi outra definição abstrata que não disse absolutamente nada sobre o que é o pensamento.

Citar
Certo Danilo, então se pensamento não é Espírito, não é Deus, então tem que ser matéria? mas, então, teriamos que fazer essa mesma pergunta para outra coisa que existe, a inteligência: se não é Espírito, não é Deus então seria matéria?


A inteligência é um atributo do Espírito, assim portanto, sua natureza é espiritual.
É a mesma diferença que fazemos do software e hardware. O que aparece na tela do computador não é o software em si, mas uma série de elementos que este organizou e apresentou como uma imagem. Esta é a diferença entre inteligência e pensamento. Ao menos para mim, é bem clara essa diferença. Mas porque entramos nesse assunto mesmo?


Citar
O pensamento é faculdade de um ser inteligente e não é a toa que as pedras não pensam.

Bom, você jogou pensamento, inteligência, tudo no mesmo bolo. Vejo como coisas bem diferentes.
Seria como dizer que a imagem que aparece nessa tela é uma plataforma do software.

Abraços!


Registado
Quando se compreende o Espiritismo, larga-se o rótulo de "Espírita" para passar a ser Filho de Deus.

Offline lconforjr

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2727
  • Participação: 381
  • lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!lconforjr is awe-inspiring!
  • Relevância: +270
  • Cidade: ribeirao preto
  • País: brasil
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #28 em: 12 de Dezembro de 2013, 17:47 »
0Gostou?
      Brenno  (ref #24, 101213)


      Conf (msg ant):"... os pensamentos não são nossos!"

      Antonio Renato (msg ant): "...nós não comandamos os nossos pensamentos!"

      Brenno cita: LE/833: Resp; “No pensamento goza o homem de ilimitada liberdade, pois que não há como pôr-lhe peias. Pode-se-lhe deter o vôo, porém, não aniquilá-lo".

      LE/ 834. É responsável o homem pelo seu pensamento? Resp: “Perante Deus, é. Somente a Deus sendo possível conhecê-lo, Ele o condena ou absolve, segundo a Sua justiça".

      Conf: peço aos companheiros do Fórum que não se escandalizem, mas qualquer um que, atentamente, observe seus processos mentais com certeza verificará que isso que está em OLE, hoje, está ultrapassado! Será que, no passado, foi tido como verdade e, hoje, não é mais?

      Só comanda seus pensamentos, aquele que se iluminou, que conhece a verdade, porq só esse tem comando sobre sua vontade e, consequentemente, sobre o que de sua vontade se origina.

      Isso pode parecer muito estranho, mas, qualquer um pode, muito facilmente, comprovar isso!

......................

     

                                                                     

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2013, 18:14 by lconforjr »
Registado

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Diferença entre viver uma vida e viver uma encarnação
« Responder #29 em: 12 de Dezembro de 2013, 19:02 »
0Gostou?
Citação de: lconforjr em 10 de Dezembro de 2013, 01:41
      Norizonte   (ref #20, 101213)


      Entendi.  No entanto, veja que pensamento nada tem a ver com inteligencia. Surgem, o tempo todo, e revestidos das mais variadas naturezas, tanto nos gênios e sábios, qto nos ímbecis e insanos mentais.

      Também, não dependem, nem para surgir, nem para ficar, nem para partir, da vontade de ninguém; simplesmente surgem, ficam e se vão.

      E, sobre eles, nosso comando, nosso poder de controlá-los, é extremamente limitado.

..............

Amigo, como o pensamento pode estar desvinculado da inteligência? isso seria o mesmo que dizer que seres que não têm inteligência podem pensar. Podemos imaginar uma árvore tendo os mesmos pensamentos que nós humanos, ou que alguns animais demonstram ter? Não me refiro, quando falo em inteligência, em um grau elevado de inteligência, refiro-me apenas a um atributo necessário para aqueles seres que devem pensar.

Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 12   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Diferença entre 2 e 6fa

Iniciado por aruanda Humor

2 Respostas
2704 Visualizações
Última mensagem 20 de Março de 2009, 13:54
by hcancela
VIVER A VIDA COM ALEGRIA, DEVE SER A META DE TODOS!

Iniciado por Carmen.gbi Revista Espírita

1 Respostas
9128 Visualizações
Última mensagem 03 de Dezembro de 2009, 15:10
by Mayle
VAI VIVER A SUA VIDA.

Iniciado por Pattyy Power Point

2 Respostas
2139 Visualizações
Última mensagem 24 de Maio de 2010, 12:25
by tiliareis
Sobre a Vida e o Viver

Iniciado por Bessa Off-topic

0 Respostas
1974 Visualizações
Última mensagem 25 de Janeiro de 2011, 14:35
by Bessa
Sobre a Vida e o Viver 2

Iniciado por Bessa Off-topic

1 Respostas
1765 Visualizações
Última mensagem 04 de Fevereiro de 2011, 14:34
by Victor Passos

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC