Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CONVÍVIO »
  • Off-topic »
  • Espiritualismo »
  • Como surgiu a ilusão?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 32   Ir para o fundo

Autor Tópico: Como surgiu a ilusão?  (Lida 66342 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Monstrinho

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 581
  • Participação: 42
  • Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!
  • Relevância: +128
Como surgiu a ilusão?
« em: 22 de Agosto de 2010, 03:48 »
0Gostou?
Como surgiu a ilusão?


Olá,

Boa questão não acham??
 

Vivekananda: “Mas como se explica que o que é infinito, sempre perfeito, sempre abençoado, Existência-Conhecimento-Bem-aventurança Absoluta, viesse a ficar sob tais ilusões? É a mesma pergunta que tem sido feita em todo o recanto do mundo".

Na forma vulgar a questão é assim proposta: "Como veio ter ao mundo o pecado?"


************************

Em outras palavras, como surgiu o “mal” no mundo?? Como o que é perfeito pode ter criado o imperfeito?? Como o que é real produziu a ilusão??

No dualismo encontramos várias respostas, uma delas é a visão ubaldiana de “queda e salvação”, como explicita Gilson Freire nesse artigo:

 http://www.freire.med.br/default.asp?id=18&ACT=5&content=52&mnu=18


Na visão espírita, o livre-arbítrio do Espírito teria criado o “mal” no mundo. Será??

E temos os mitos, como os de Adão e Eva, o de Prometeus e a caixa de Pandora etc.
 

Swami (mestre) Vivekananda aborda a questão da seguinte maneira:

“ Pode qualquer realidade produzir ilusão? Certamente não. Vemos que uma ilusão produz outra, e assim por diante. É sempre a ilusão que produz ilusão. É a doença que produz doença e não a saúde que produz doença. A onda é a mesma coisa que a água; o efeito é a causa sob outra forma. O efeito é ilusão, portanto, a causa deve ser ilusão. Que produziu essa ilusão? Outra ilusão. E assim vai, sem princípio. A única pergunta que vos resta fazer, é: "Não rompe nosso monismo o fato de termos duas existências no universo - uma o Eu, e a outra a ilusão?" A resposta é: "A ilusão não- pode ser chamada uma existência. Milhares de sonhos entram em vossa vida, mas não formam qualquer parte de vossa vida. Os sonhos vêm e vão: não têm existência. Chamar existência à ilusão seria sofisma. Há, portanto, apenas uma Existência indivisível no universo, sempre livre e sempre abençoada, e é isso que sois". É essa a última conclusão a que chegaram os advaitistas.

“ Acabamos de ver que o Eu não pode ver a si próprio. Nosso conhecimento está dentro de uma teia de maya, de irrealidade, e além disso fica a libertação. Dentro da teia há escravidão e tudo está sob a lei. Para além não há lei. No que se refere ao universo, a existência é governada pela lei, e para além dele fica a liberdade. Enquanto estiverdes na teia do tempo, do espaço, da causalidade, dizer que sois livres é tolice, porque essa teia está sob lei rigorosa. Todos os pensamentos que tendes são causados, todos os sentimentos são causados, e dizer que a vontade é livre não passa de mera tolice. Só quando a Existência infinita vem, por assim dizer, para essa teia de maya, é que ela toma a forma de vontade. Vontade é uma porção daquele Ser, apanhada nas teias da maya; portanto, a vontade é um nome falso, uma denominação imprópria. Nada significa - simples tolice. Assim é todo esse falatório com respeito a liberdade. Não há liberdade em maya. Não há liberdade enquanto não fordes além de maya. Essa é a verdadeira liberdade da alma.”

E então, como surgiu a ilusão?




« Última modificação: 22 de Agosto de 2010, 03:51 by Strallis »
Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2010, 23:43 »
+1Gostou?
          Como vai, Monstrinho?            (ref #0)
          Essa questão é do tipo daquela, para os leigos sem solução: “O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?”. E talvez do tipo daquelas que não têm respostas: “Porque existimos? Porque existe o universo e a criação?”; do tipo daquelas às quais o LE responde, como numa reprimenda: “Quereis conhecer os desígnios de Deus?!” 
          No entanto, os místicos e, hoje, a filosofia da física quântica, tentam responder, mas nos levantam outras perguntas:
          “A Mente, conquanto pura e imutável, é seguida pela ignorância. Quando o mundo Real ainda não é compreendido, a Mente parece mutável e sem perfeita unidade. De repente, surge um pensamento: a isso se chama ignorância”. Lembrar que, em Gênese 1:4, o Logos “fez separação entre luz e trevas”, “águas e terras, dia e noite”. Também em Provérbios 8:27, vemos que “quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando ele colocou um compasso sobre a face do abismo”. Separação e compasso mostram a divisão e a mensuração, o desmembramento pelo qual o Todo, em toda criação, “se divide indivisivelmente”. Isso é maya, da mesma raiz das palavras medida, metro, matriz, matéria e mãe, e explica a criação do mundo, a partir da Matéria Virgem, pela mensuração e divisão produzidas por Logos, o Divisor Supremo. E Logos, simplesmente, significa pensamento, palavra, coisas que deram origem ao dualismo primário e, portanto, ao mundo não-real, ilusório, que conhecemos. (João, 1.1ss: “O Logos fez todas as coisas e sem ele nada foi feito”). Igual simbologia tem a expulsão de Adão e Eva, do paraíso.
          A ignorância nada tem a ver com o fato de alguém ser analfabeto ou estúpido; é apenas ignorância do modo não-dual de conhecer. Este modo revela instantaneamente que o universo é só-Mente, um “só” absoluto. É a ignorância da realidade da só-Mente que cria o universo convencional e simbólico de coisas separadas e, visto que o principal instrumento da ignorância é o pensamento (Logos), este é, afinal, o responsável pela existência do universo tal como o conhecemos, um universo apenas conceptual, ilusório (conceitos, pensamentos e ilusões cessam na meditação).
         Sutra Lankavatara: “É como a imagem refletida num espelho; é vista mas não é real; a Mente é vista pelos ignorantes como dualidade quando está refletida no espelho construído pela memória deles. A existência do universo inteiro deve-se à memória acumulada desde o passado sem princípio, mas mal interpretada”.
          O nascimento do tempo envolve a confusão da memória atual com o conhecimento do passado. Através dessa memória mal interpretada criamos a convincente ilusão de conhecer o tempo passado e, então, projetando à frente esse conhecimento, como expectativas, criamos o futuro, ao passo que toda a memória, toda a expectativa e, portanto, todo o tempo, não existem em tempo algum, a não ser neste momento presente. Assim, o tempo nada mais é que uma tremenda ilusão. E se tempo é ilusão, não existe antes nem depois e, logo, nem causa nem efeito (a nova física está se aproximando dessa concepção).
          E, visto que tempo é apenas outro nome para espaço e objetos uma vez que espaço-tempo-objetos são um continuum, o universo inteiro de objetos separados, estendidos no espaço e sucedendo-se no tempo, é produto da memória mal-interpretada, do pensamento (Logos) que reflete a Mente Una e, assim, parece dividir essa Mente; é como um espelho que cria, aparentemente, dois mundos a partir de um. Portanto, maya, ou ilusão é “toda experiência produzida pela divisão entre sujeito e objeto e tudo aquilo que dessa experiência se segue”.

          Um abraço.






 



Registado

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #2 em: 11 de Setembro de 2010, 01:14 »
+1Gostou?
Caros Irmãos,
Em tendo sido dada a largada, não há como parar...
A cópia da cópia da cópia, copiada... Reparem nos macacos, e nos mamíferos mais evoluídos...
cavalos, cães, gatos, até os ratos, usam a cópia da cópia para se defenderem do veneno...
um comeu... morreu, nenhum outro come mais... mas o orgulho não deixa admitir pelo observar...
um faz o outro também faz... aprende-se no instinto, do instinto pelo raciocínio vira fashion...
Aprendi fumar assim... as moças para aproximar dos rapazes pediam um cigarro... eu não fumava mas colocava todo sabado um maço de Capri, no bolso da camisa bem visível para elas verem que eu tinha cigarro... de repente tinha que comprar outro maço sem ter fumado nenhum... via no cinema... nas propagandas... fashion...ilusão... a raça humana estaria ainda na era das cavernas não fosse a ilusão...
Desenvolvê-la foi relativamente fácil... domá-la... é dificil, por isso Ego não pode ser ignorado, ter que ser educado... com primor... outra ilusão... de ilusão em ilusão um dia chegaremos lá...
Saúde e Paz!

Registado
Saúde e Paz!

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #3 em: 11 de Setembro de 2010, 14:58 »
+1Gostou?
Amados Irmãos,
O Evangelho o do Cristo, e o Evangelho segundo o Espiritismo, nos aponta um caminho que no meu entendimento é eficiente e eficaz para explicar como surgiu a ilusão...

Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará
1.   Pedi e se vos dará; buscai e achareis;
2.   Batei à porta e se vos abrirá; porquanto, quem pede recebe e quem procura acha e, àquele que bata à porta, abrir-se-á.
Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe pede pão?
- Ou, se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente?
-Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus dê os bens verdadeiros aos que lhos pedirem?
(S. MATEUS, cap. VII, vv. 7 a 11.)

2. Do ponto de vista terreno, a máxima: Buscai e achareis é análoga a esta outra:
Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará. É o princípio da lei do trabalho e, por
conseguinte, da lei do progresso, porquanto o progresso é filho do trabalho, visto que este põe em ação as forças da inteligência.
Na infância da Humanidade, o homem só aplica a inteligência à cata do alimento, dos meios de se preservar das intempéries e de se defender dos seus inimigos.
Deus, porém, lhe deu, a mais do que outorgou ao animal, o desejo incessante do melhor, e é esse desejo que o impele à pesquisa dos meios de melho-rar a sua posição, que o leva às descobertas, às invenções, ao aperfeiço-amento da Ciência, porquanto é a Ciência que lhe proporciona o que lhe falta.
Pelas suas pesquisas, a inteligência se lhe engrandece, o moral se lhe depura.
As necessidades do corpo sucedem as do espírito:
Depois do alimento material, precisa ele do alimento espiritual.


E assim que o homem passa da selvageria à civilização.
Mas, bem pouca coisa é imperceptível mesmo, em grande número deles, o progresso
que cada um realiza individualmente no curso da vida.
Como poderia então progredir a Humanidade, sem a preexistência e a re-existência da alma?
Se as almas se fossem todos os dias, para não mais voltarem, a Humanidade se renovaria incessantemente com os elementos primitivos, tendo de fazer tudo, de aprender tudo.
Não haveria, nesse caso, razão para que o homem se achasse hoje mais adiantado do que nas primeiras idades do mundo, uma vez que a cada nascimento todo o trabalho intelectual teria de recomeçar.
Ao contrário, voltando com o progresso que já realizou e adquirindo de cada vez alguma coisa a mais, a alma passa gradualmente da barbárie à civilização material e desta à civilização moral.
 (Vede: ESE-cap. IV, nº 17.)
Saúde e Paz!

« Última modificação: 11 de Setembro de 2010, 15:00 by filhodobino »
Registado
Saúde e Paz!

Offline dim-dim

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3278
  • Participação: 37
  • dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +469
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #4 em: 11 de Setembro de 2010, 21:51 »
0Gostou?
A ilusão surgiu com o pensamento.

Registado

Offline Monstrinho

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 581
  • Participação: 42
  • Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!
  • Relevância: +128
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #5 em: 12 de Setembro de 2010, 02:56 »
+2Gostou?
Citação de: Coronel em 10 de Setembro de 2010, 23:43
          1- Como vai, Monstrinho?            (ref #0)
           2- Portanto, maya, ou ilusão é “toda experiência produzida pela divisão entre sujeito e objeto e tudo aquilo que dessa experiência se segue”.

          Um abraço.


Olá Coronel,

1- Bem, obrigado.

2- Muito bom o seu post. A ilusão surge com o pensamento dualista. Mas a minha pergunta - ingênua ou não - antecede ao pensamento dualista (como o dim-dim vai argumentar mais a frente ser a causa da ilusão), ou seja, como e por quê foram criados os mundos materiais ou ilusórios com vistas ao mergulho do ser na ilusão??

Em outros termos: os mundos materiais ou ilusórios são apenas meios para o Espírto acreditar ou não na ilusão (que ele é o corpo, que ele tem estória pessoal etc).

Se os mundos materiais diferem da essência divina, então - uma vez enquanto ilusão - não poderiam ser criação de Deus concordam??

A realidade não pode gerar a ilusão; a verdade não pode gerar o falso. Então, como argumenta Vivekananda, a ilusão é sempre criada por outra ilusão.

Parece haver, em Vivekananda (o Vedanta) um ponto de contato com a Doutrina Espírita, pois os Espíritos dizem que, à medida que o Espírito "evolui" de um mundo a outro, a ilusão é menor (assim, em um mundo de regeneração o Espírito já sabe que é um Espírito e assim por diante, até que um dia a ilusão desaparece quando o Espírito não é mais obrigado a encarnar em mundos materiais é isso??)

Espero mais comentários e elucidações dos amigos.

Abçs,

 

Registado

Atlante

  • Visitante
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #6 em: 12 de Setembro de 2010, 03:19 »
+1Gostou?
Olá

Nossos amigos ilusionistas criaram um post só para eles. ;D

Mas eu vou dar aqui uns bitaites.

Verifiquemos que nossos companheiros entraram no jogo da roda, ou do eixo. Rodam, rodam, mas conclusão não sai nenhuma que jeito tenha.

- Os mundos materiais, que são todos os mundos, foram criados para que o espirito possa vivenciar suas experiências. Eles são bem reais, caso contrário como o espirito compreenderia a criação?
As ilusões são cridas pelos próprios espiritos, quando não querem compreender ou aceitar a realidade.
Claro que Deus jamais criaria ilusões.
Há uma outra coisa que se confunde com ilusão, que é a fantasia. :o

- Se a ilusão foi criada com o pensamento, isto significa que antes dos seres terem capacidade para pensar não existia ilusão. Então como podem afirmar que os mundos materiais são ilusão, se eles foram criados antes das almas atingirem a capacidade de pensar? Muito estranho.

- Sertá que existe mesmo dualidade, como se afirma tantas vezes?
- Será que o ódio e o amor são coisas diferentes? Ou serão as duas faces da mesma moeda, complementaridade um do outro?

Atlante

« Última modificação: 12 de Setembro de 2010, 03:21 by Atlante »
Registado

Offline Monstrinho

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 581
  • Participação: 42
  • Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!
  • Relevância: +128
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2010, 03:29 »
+1Gostou?
Citação de: Atlante em 12 de Setembro de 2010, 03:19
Olá

1- Nossos amigos ilusionistas criaram um post só para eles. ;D

Mas eu vou dar aqui uns bitaites.

Verifiquemos que nossos companheiros entraram no jogo da roda, ou do eixo. Rodam, rodam, mas conclusão não sai nenhuma que jeito tenha.

- Os mundos materiais, que são todos os mundos, foram criados para que o espirito possa vivenciar suas experiências. Eles são bem reais, caso contrário como o espirito compreenderia a criação.
As ilusões são cridas pelos próprios espiritos, quando não querem compreender ou aceitar a realidade.
Há uma outra coisa que se confunde com ilusão, que é a fantasia. :o

- Se a ilusão foi criada com o pensamento, isto significa que antes dos seres terem capacidade para pensar não existia ilusão. Então como podem afirmar que os mundos materiais são ilusão, se eles foram criados antes das almas atingirem a capacidade de pensar? Muito estranho.

- Sertá que existe mesmo dualidade, como se afirma tantas vezes?
- Será que o ódio e o amor são coisas diferentes? Ou serão as duas faces da mesma moeda, complementaridade um do outro?

Atlante

Olá,

1- Gostou? ;)

Bem, o seu post está muito bom. Mas para deixar bem claro o objetivo do tópico, vamos refazer essa pergunta de outro modo: como é que Deus, sendo perfeito e imutável, foi criar o imperfeito (o homem) e aquilo que é passível de mutação?? Não lhe parece estranho??

Parace que o amigo não entendeu o que é o dualismo: dualismo é justamente isto aí acima: de um lado Deus, anjos e Espíritos perfeitos e imutáveis e de outro, Espíritos imperfeitos e a existência do mal no mundo.

A questão mais importante é: como é que Deus sendo perfeito permitiu que se criasse o "mal" no mundo?? - que aqui nós chamamos de "ilusão".

O fato de discernir "bom" de "mal" é um ato da mente, e portanto é ilusório. A idéia central aqui nesse nosso estudo é que o dualismo é uma ilusão.

Deus e criação são uma mesma coisa, a criação não é separada de Deus.

Até mais,

Abçs,

 

Registado

Offline La.

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 336
  • Participação: 16
  • La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!La. is awe-inspiring!
  • Relevância: +77
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #8 em: 12 de Setembro de 2010, 12:19 »
+1Gostou?
Ei Mostrinho.

sua afirmação:
Na visão espírita, o livre-arbítrio do Espírito teria criado o “mal” no mundo. Será??

Eu a contesto veementemente. O senhor leu isso em que lugar? Ou quais os raciocionios que o  fez emitir esse juizo?Não existe maldade, isso sim é uma ilusão. Existe simplesmente a ausencia do amor, o senhor ja viu uma sombra existir sem a luz? Claro que não.

O que vejo é que o senhores não percebem que como seres infinitos e unos, nós nunca teriamos um individualidade tal como a entendemos, a pseudo-separatividade é apenas em um atimo de segundo dentro da eternidade, o espirito tal como ser em evolução , começa sua caminhada em liames que se perdem em nossa concepção, e doravante avança interruptamente  de forma que jamais consiguirimos imaginar.

Eu li uma frase de Rohden que me fez pensar, muito ela é mais ou menos assim Deus nos fez o minimo possivel, para que nós nos façamos o maximo possivel. Digo ao senhor que não é determinismo, mas autodeterminação, e nao existe casualidade e sim autocausação, que é sermos causa propria sempre. Sermos sempre o artificies, de nossa vida.

Encarar a dualidade como algo negativo, é subestimar o poder Creador, porque tudo se prende a uma causa teleologica, a nós ainda nao nos foi dado todas as peças desse incomensuravel quebra-cabeça, por isso todo juizo que emitimos, será relativo a nosso nivel evolutivo. Eu como uma otimista incorrigivel, e vejo que tudo mesmo sem entender todos os por quês, tudo esta dentro de uma perfeição eximia, encadeado.

abraços!

« Última modificação: 12 de Setembro de 2010, 12:22 by Laísa (= »
Registado

Offline hcancela

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3121
  • Participação: 209
  • hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!
  • Relevância: +683
  • País: Portugal
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #9 em: 12 de Setembro de 2010, 13:22 »
+1Gostou?
Olá amigos(as)


Perdoem meter a min ha colherada em vossa conversa? ;D ;D ;D ;D

Pergunto eu? Mas na realidade, a ilusão existe mesmo?

Se existe mesmo ela é ilusória como tal é apenas um estado temporário, né!

Se ela é temporária como tal não existe, ou existe mesmo?

Se existe não é ilusório, mas sim algo que existe mesmo, com fins evolutivos, né.


Bjsuuuuuuuu para todos e perdoem o trocadilho, mas tenho dias que sou assim mesmo! Confusoooooooooooooooo ;) ;)

Saudações fraternas

Registado

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #10 em: 12 de Setembro de 2010, 15:38 »
-1Gostou?
  :D Bom dia,

Stefano Elio D'Anna se desfez das ilusões.   

Segue currilum
http://www.harmonia-mundi.it/stefano_elio_d_anna.php


A ESCOLA DOS DEUSES - por Stefano Elio D'Anna   

"Nesta viagem de volta para a essência que eu tinha de dar tanto peso: pensamentos medíocres, emoções negativas, crenças e idéias de segunda mão.  Eu tinha que "ganhar a mim mesmo ', para reconhecer e enfrentar o lado mais sombrio de mim.
Tudo o que ver, tocar e sentir a realidade em toda sua variedade, não é senão a projeção de um universo invisível que existe acima do nosso mundo e é a causa real.  Estamos quase consciente de estar rodeado pela invisibilidade, a viver em um mundo produzido pelo "sonho" de que tudo o que importa e é um verdadeiro homem é invisível. "

"Todos os nossos pensamentos, sentimentos, fantasias, imaginação, eles são invisíveis.  Nossas esperanças, ambições, segredos, medos, dúvidas, receios, incertezas, e todos os nossos sentimentos, atrações, desejos, aversões, amores e ódios, pertencem ao mundo fino, impalpável, mas real de ser. "

 "O invisível não é algo metafísico, poético ou místico, e até mesmo misterioso, secreto ou sobrenatural não é uma parte estável do mundo dos fenômenos e eventos, as categorias da realidade.  Em cada período, a variação do momento histórico, o clima intelectual, o uso de ferramentas mais sofisticadas, eles mudam continuamente os limites abrangidos por porções cada vez maiores da manhã invisível entre o sujeito legítimo da investigação científica hoje. "

O"renascimento" de um homem comum, o epítome de um homem caído, a derrota.  Sua jornada de volta para a essência é um novo êxodo em busca da integridade perdida.  A primeira condição para esta viagem é o conhecimento do seu estado de escravidão.
 A raiz, a raiz de todos os problemas do mundo, a partir da pobreza endêmica de regiões inteiras do mundo do crime e da guerra, é que a humanidade sente e pensa negativamente.  As emoções negativas governam o mundo que conhecemos.  Eles são irreais e ainda ocupam cada canto de nossas vidas.  Para mudar o destino do homem é preciso mudar a psicologia, o seu sistema de convicções e crenças.  Temos de erradicar a tirania do fundo de uma mentalidade de conflito, frágil e mortal.  A doença mais temida do planeta não é câncer ou AIDS, mas o pensamento do conflito humano.  E 'esta pedra angular sobre a qual a visão comum do mundo, o verdadeiro assassino do mundo inteiro.

"A felicidade, riqueza, conhecimento, desejo, amor não pode ser adquirido a partir do exterior, não pode ser 'dados', mas apenas ...  "Pedido de dados.  bens inalienáveis são, portanto, o património natural de cada homem.

 "Não há política, religião ou sistema filosófico pode transformar a sociedade a partir do exterior.  Somente uma revolução individual, um renascimento psicológico, a cura do ser homem, pelo homem, célula por célula, conduzirá a um bem-estar global, para uma civilização mais inteligente, mais real, mais feliz. "

 16/05/2007

Um abço
Hebe



Registado

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #11 em: 12 de Setembro de 2010, 15:43 »
0Gostou?
Citação de: hcancela em 12 de Setembro de 2010, 13:22
Olá amigos(as)


Perdoem meter a min ha colherada em vossa conversa? ;D ;D ;D ;D

Pergunto eu? Mas na realidade, a ilusão existe mesmo?

Se existe mesmo ela é ilusória como tal é apenas um estado temporário, né!

Se ela é temporária como tal não existe, ou existe mesmo?

Se existe não é ilusório, mas sim algo que existe mesmo, com fins evolutivos, né.


Bjsuuuuuuuu para todos e perdoem o trocadilho, mas tenho dias que sou assim mesmo! Confusoooooooooooooooo ;) ;)

Saudações fraternas

Amado Irmão,
Suas premissas, em teoria poderiam ser aceitas, dentro da forma como penso, desde que a essência da manifestação do principio espiritual em evolução, não carecesse nem do esquecimento, nem da vivência no soma.
Viver no soma sem vontade de viver, sem progresso, mesmo ilusório,  faria do nosso corpo denso e do nosso corpo perispiritual,  apenas um pacote sem utilidade, para que um Espírito em  evolução lograsse êxito em sua jornada evolutiva.
Então podemos compreender que as paixões (comedidas), as ilusões (comedidas), o instinto (comedido) e educados formam o que chamo ego viável, que não pode nem deve ser ignorado, e sim preparado para exercer sua função estimulante(como uma cafeína) para que o filho de Deus se manifeste de forma correta na matéria, e prepare o Princípio Inteligente na terra e no Reino dos Céus, para se paramentar e preparar-se para participar do banquete do festim das bodas e fazer morada nos Reinos de Deus...
É exatamente nesse ponto que os fisiologistas, não descuram de explicar o próprio fenômeno da Ansiedade que todos trazemos embutidas no ego... enquanto a ciência que só estuda o corpo, diz que a ansiedade foi gerada pela doença, o trauma, o conflito... mas racional e misticamente falando é a ação da Ansiedade, exatamente pelo contrário que devo compreender a ansiedade, essência gerada, criada  e agigantada, nas eras pré-cognitivas, pelo medo de ser caça ao invés de caçador. Descarga de adrenalina, agiganta a força muscular para fugir do predador, que por sua vez mostra que é é essa uma de suas utilidades no reino animal.
O predador se ufana de suas habilidades no instinto, e faz da refeição sua festa...
Humanos ainda em evolução entende festa sem comida e sem bebida? Poucos, apenas os que por sua evolução pessoal superaram esse fenômeno da vontade.
(veja penso assim: há o Reino dos céus e o Reino de Deus)...mas ambos foram criados por Deus, mas como serventuários de nós mesmos e do nosso próximo só atuamos no reino dos Ceus e na Terra.
Somente após a nossa diplomação individual nesses "espaços" Reino dos Céus e na Terra), onde encarnado em evolução se manifesta na Terra, e desencarnado em evolução se manifesta no Reino dos Céus, (entendo como um deles seja  Nosso Lar); É que nossa individualidade estará apta a nos tornarmos serventuários no Reino de Deus... o verdadeiro... Aí sim pela nossa própria vontade e pelo nosso próprio trabalho em nós, e nos auxiliando uns aos outros é que nos despiremos voluntariamente das ilusões e do nosso Ego individual, então nessa altura da situação conceituo como aceita a sua reflexão, e a mesma encontra eco perfeito no meu raciocínio... (isso talvez não lhe importe, nada, mas para mim foi maravilhoso poder tecer esse comentário acerca de seu pensamento. Mas, veja Respeito até o último suspiro seu pensamento o que faço é em respeito e valorizando seu pensamento adaptar o meu, que poderia ficar em segredo somente com a minha pessoa, mas, se puder ser útil a quem quer que seja Louvado seja N.S.J. o Cristo, e quem nele não ligar importância, também não importa.
A nada falece a utilidade, de tudo podemos usar, como usuários, mas nem tudo realmente nos é apropriado na conformidade com o desiderato individual em evolução.
Que o nobre irmão tenha um excelente domingo, com Saúde e Paz (maiúsculas), junto aos que ama.


« Última modificação: 12 de Setembro de 2010, 15:49 by filhodobino »
Registado
Saúde e Paz!

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #12 em: 12 de Setembro de 2010, 17:26 »
0Gostou?
Amados Irmãos,
Como surgiu a ilusão? É uma boa pergunta, penso que para mim já a respondí...
Para que serve a Ilusão, posto que se surgiu foi porque Deus o permitiu, ou não existiria Deus...
Penso assim;
Para o néscio, serve de engôdo e levá-lo ao tropêço, e pelo tropeço, aprender a deixar de ser néscio...
Para o que pensa que sabe, posto que já abriu os olhos a ilusão, tanto o estimula, quanto lhe serve de termo de comparação em seu pensamento, para conhecer o que sabe e identificar o que não sabe...
Para o que serve de pedra de tropeço,  gera efeito por ter abusado da causa, e igualmente aprende...
Para a Inteligência Universal, é ferramenta amolada, para encetar vontade(cafeína) com sutileza para que o evoluindo... evolua...
Tudo é útil, na dose certa, o veneno da serpente no captopril, baixa pressão...
Butox,  silicone, etinilboestrol, sei lá entende?
Saúde e Paz!

Registado
Saúde e Paz!

Atlante

  • Visitante
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #13 em: 12 de Setembro de 2010, 17:45 »
+1Gostou?
Olá a todos

Cancela amigo

Queres queimar o resto dos neuronios de nossos amigos?
Se eles decidirem sair do estado ilusório e tentarem analisar o que afirmas vai haver churrasco no cerebro deles.

Laisa amiga

Já afirmei isso dezenas de vezes para nossos companheiros. Não resulta.

Hebe minha amiga

Bom texto, destaco este parágrafo.

"Todos os nossos pensamentos, sentimentos, fantasias, imaginação, eles são invisíveis.  Nossas esperanças, ambições, segredos, medos, dúvidas, receios, incertezas, e todos os nossos sentimentos, atrações, desejos, aversões, amores e ódios, pertencem ao mundo fino, impalpável, mas real de ser. "

Apenas mais alguém que confirma o que sempre tenho dito.

Atlante

Registado

Offline Monstrinho

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 581
  • Participação: 42
  • Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!Monstrinho is awe-inspiring!
  • Relevância: +128
Re: Como surgiu a ilusão?
« Responder #14 em: 12 de Setembro de 2010, 17:59 »
0Gostou?
Citação de: Laísa (= em 12 de Setembro de 2010, 12:19
Ei Mostrinho.

sua afirmação:
Na visão espírita, o livre-arbítrio do Espírito teria criado o “mal” no mundo. Será??

Eu a contesto veementemente. O senhor leu isso em que lugar?

Sim, num livro muito citado, pouco lido e raramente compreendido chamado O Livro dos Espíritos. Questões 132 e 133; questões de 920 a 1019 :o.
 

Citação de: Laísa (= em 12 de Setembro de 2010, 12:19

Encarar a dualidade como algo negativo, é subestimar o poder Creador,


A dualidade é a ilusão criada pela mente. Ela é geradora de ilusões e sofrimentos incríveis para os Espíritos humanizados tais como, acreditar que existe:

- sexo
- cor da pele
- feio/bonito
- certo/errado
- bom/mau

e assim por diante.

Abçs,

Monstrinho

 

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 32   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Como surgiu a revelação espirita?

Iniciado por Vitor Santos O Livro dos Espíritos

2 Respostas
6383 Visualizações
Última mensagem 30 de Maio de 2008, 18:18
by Isis Maria
Choro Lamento surgiu de um episódio de preconceito racial

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

2 Respostas
4495 Visualizações
Última mensagem 13 de Maio de 2011, 18:18
by Carmen.gbi
Quando surgiu publicamente a palavra Espiritismo?

Iniciado por elmondir « 1 2 » Outros Temas

16 Respostas
9549 Visualizações
Última mensagem 05 de Outubro de 2013, 02:18
by Edmar Ferreira Jr
Como surgiu a raça adâmica?

Iniciado por Andressa Z. Convívio

5 Respostas
7433 Visualizações
Última mensagem 13 de Agosto de 2013, 03:37
by Edmar Ferreira Jr
Donde surgiu a vida na Terra?

Iniciado por dOM JORGE « 1 2 » A Génese

16 Respostas
10318 Visualizações
Última mensagem 23 de Abril de 2014, 17:30
by Brenno Stoklos

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC