Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Espiritualismo => Tópico iniciado por: Eduardo Ferreira em 30 de Março de 2011, 04:57

Título: Candomblé
Enviado por: Eduardo Ferreira em 30 de Março de 2011, 04:57
Estou com algumas dúvidas em relação aos "dogmas" do Candomblé.

Minha namorada é médium de um centro de Candomblé, ela presta serviços de auxílio, ela incorpora espíritos e tenta ajudar as pessoas, ela incorpora seu preto velho e uma criança; desde já estou ciente que estes espíritos são inferiores, afinal de contas a incorporação é prática de espíritos muito apegados a matéria, porém eu gostaria de saber se o Candomblé possui uma doutrina próxima da Doutrina Espírita, se prega o amor e a benevolência e se os espíritos superiores aprovam o Candomblé e suas práticas.

OBS: também tenho dúvida se nessa doutrina há "macumbas" e feitiçarias.
Talvez minhas perguntas sejam preconceituosas, afinal de contas preconceito nada mais é que desconhecimento, por isso estou lhes perguntando, eu não pergunto à ela porque tenho medo de ofendê-la, afinal de contas é algo muito particular.

Até mais x]
Título: Re: Candomblé
Enviado por: flavia domingos em 30 de Março de 2011, 14:42
Tb tenho essas dúvidas...eu sou do kardecismo...e pelo q entendo são espiritos inferiores sim...vamos ver as demais respostas,,,
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Céu Azul em 30 de Março de 2011, 14:49
 Bom dia - Candomblé dúvidas


 Meu caro amigo, com certeza voce esta no caminh certo, vez que, declara com tranquilidade o seu desconhecimento, assim a melhor forma é estudar e se aprofundar e para que isso aconteça o primeiro passo é decobrir que nada sabe a respeito e que informações como " já estou ciente que estes espíritos são inferiores..", não pode ser reiais, pois, você não domina o assunto e dessa forma estara´faltando com a caridade com os nossos irmãos candomblecistas, que com jmuito amor e caridade distribuem por todo esse País, as lições de Jesus Cristo, pois  como voce mesmo diz, que não possue conhecimentos a respeito.

Como eu disse, é uma sugestão, a nossa internet é rica em informações´e sites sobre o assunto, até porque cá entre nós, com osua namorada é praticante do candomblé, voce passa a ter obrigação de saber sobre o assunto, sob pena de ter dissabores com ela, por pura desinformação.

Mas, eu lhe digo sem dúvidas o Candomble pratica o amor e a caridade como todas as religiões existentes, agora os homens podem deturpar qualquer uma delas.

abraços e bom estudo


Título: Re: Candomblé
Enviado por: Mourarego em 30 de Março de 2011, 15:10
Amigos,
é uma temeridade, para não dizer inverdade, afirmar-se que o candomblé seja a casa dos Espíritos inferiores, pois a própria doutrina nos mostra que estes pululam entre todos nós de qualquer religião, crença ou doutrina.
Olorum por exemplo pode ser assim definido: "Na Mitologia Yoruba, e no Culto de Ifá é chamado Olódùmarè ou Olorun, nas religiões afro-brasileiras é chamado de Olorum, é o Dono do Orun céu e Criador do Orun e do Aiye, o céu e a terra. É associado fortemente com a cor branca, e controla tudo. É o Deus Pai Criador de tudo e de todos. Embora reconhecido e louvado como Único e Soberano, não existe templo individual para Ele. De acordo com um dos mitos da criação yoruba, ele delegou os poderes de criação do Aiye para seu primeiro e mais velho filho Orisanla ou Obatalá"
Não é atoa que nas próprias lições do culto yorubá tenhamos de aprender esta lição que a ponho neste dialeto traduzindo-a logo abaixo:

KOSI OBA KAN AFI OLORUN
Não há outro senhor senão Deus
Qualquer outra explicação, tendente a trazer esta impressão errônea sobre este que antes de tudo é uma doutrina iniciática não repercute conhecimento sobre ela.
Abraços,
Moura
Título: Re: Candomblé
Enviado por: flavia domingos em 30 de Março de 2011, 15:19
Moura....

Vc deu um nó na minha cabeça agora! rs
O q entendo é q no Candomblé é um lugar q eles te perguntam assim ( um exemplo):
Candomble: O q vc quer?
Eu: Quero viver com meu grande amor?
Candomblé: Esse seu amor tem outro amor, quer tirar ela do seu caminho?

Como assim? Na verdadeira doutrina espirita, não exsite " consulta" a espíritos, eles por eles mesmo, nos orientam....nem precisamos dizer nada...eles presentem...

Então espiritos superiores, elevados fariam isso? Mais acredito q espiritos de luz , para salvar seus "protegidos" descem a um lugar assim, pq só ali eles vão ouvi-lo...e vai orientando, sem maldadesm sem nada em troca....

Como disse...sou iniciante...então me ajudem!
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Rog_Barros em 30 de Março de 2011, 16:16
Após alguns anos de estudo sobre iniciação espititualista e/ou mística, tive orientação de alguns irmãos que assim se prnunciaram:

"Em todos os tempos, sempre houve contato entre o mundo material e o espiritual, porém, o que difere das formas e das épocas é a energia vibratória à qual o planeta atravessa. Como nosso orbe é uma escola e um estágio de resgate e regeneração, aqui se encontram várias criaturas, de vários estágios evolutivos, existindo e vibrando em sua frequência evolucionária.
Consequentemente, esses seres recebem orientação e/ou contato com seres que estejam na mesma frequência vibratória, caso contrário, lhes fereria sua visão ou atrapalharia no aprendizado, pois, não conseguiriam absorver tal apredizado."

"Quando o aprendiz está pronto o mestre aparece"
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Eduardo Ferreira em 30 de Março de 2011, 17:16
Mas, um amigo da doutrina espírita me disse que no Candomblé eles "alimentam" espírito com comida do tipo carne, sangue, sacrifícios etc...

e pedem para esses espíritos fazerem "serviços" para eles, como separar as pessoas, atear nós nas pessoas para prendê-las as outras, fazem até uma espécie de VUDU, enfim... gostaria de saber se isso ocorre...



. e, porque os espíritos do candomblé pedem as pessoas que solicitam atendimento tomarem banhos de sal, de plantas e colocar nome de pessoas dentro de animais et.c....



por isso tenho medo.
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Nanda gata em 30 de Março de 2011, 17:30
Boa tarde Caros Irmãos

Esse tópico me chamou muita atenção, pois como Espirita ou Espiritualista tenho também minhas dúvidas e e busca por e busca pelo aprendizado.
O Candomblé não é uma casa de Espiritos Inferiores, pelo contrários são trabalhadores que também tem lçççççl L L LUZ Luz e estão aqui para trabalhar e ajudar aos que os procuram.
Sobre os DOGMAS estes são mais para os médiuns e assistidos pois precisam direcionar sua energia e pensamento para o bem material buscando atraves dele acreditar que oferecendo aquilo estará agradando e terá sua recompensa. Nos sabemos que não é assim, basta apenas uma vibração para ser atendido se for merecido.
Sobre a Macumba, nos sabemos da Lei da Ação e Reação, porém os menos esclarecidos não tem esse conhecimento , muito menos que o mal pedido não acabará por aqui e sim haverá o retono seja nessa encarnação como em próximas....
O Candomblé como as outras religiões Espiritualisata tem como LEI o AMOR , e é por etse que abre suas portas para o público, porém temos que lembrar que há muitos irmãos que abrem Templo sem ter o devido conhecimento e aprovação para este e " mancham" uma doutrna linda.. Basta abrir os olhos e saber diferenciar onde esta indo e com que intenção.. Não precisa ir num templo para fazer maldade , isso pode se fazer sozinho , mas não imagine que ficará impune.
 Em relação a sua namorada não seu qual o grau de Elevação dela, pois se for uma medium séria e que esteja determinada a trabalhar com amor e dedicação ira responder as suas perguntas sem se impor , pois será esclarecendo dúvidas que a discriminação será diminuida..

Muita LUZ a todos !!
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Mourarego em 30 de Março de 2011, 18:38
Sobre macumba...
Não existe macumba e o próprio vocábulo é utilizado imperfeitamente.
Macoomba ou seja um vocábulo originário do Bantu, dialeto africano, quer dizer apenas sobre um instrumento de percussão muito utilizado no Brasil, e que tem aqui o nome de cuíca.
Aquilo que se vê nas esquinas não são macumbas, são apenas o pagamento ou gambelo que se dá aos guias que farão o trabalho.
Não fazem mal algum, tanto que os mendigos se alimentam deles.
Há também uma outra vertente a qual não aceito muito, que explica o vocábulo aqui chamado de macumba como sendo a vocalização (pronúncia) do nome de uma erva cujo nome científico é cannabis sativa, a popular maconha.
Está ai então a correta explicação:Macoomba quer dizer cuíca, logo nada tem a ver com trabalho de magia, feitiçaria ou despachos.
Abraços,
Moura
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Eduardo Ferreira em 30 de Março de 2011, 19:14
Pessoal, tenho outra dúvida.... qualquer trabalho feito por um espírito em "MANDO" de um humano encarnado, esse trabalho é ruim? trás consequencias ruins?...


eu li que é presunção dos homens querer mandar ou ter os espiritos ao seu mando, portanto me surgiu a dúvida...

eu li também que existem espíritos de esquerda (ciganos, pomba gira etc..)  e de direita (pretos velhos etc..)
OBS: todas as pombas giras são más?


Título: Re: Candomblé
Enviado por: Mourarego em 30 de Março de 2011, 19:28
Primeiro vamos esclarecer certa coisas: O Fórum, não tem foco em outras doutrinas. nossa idéia é apenas de propagar o ensino da doutrina espírita e portanto, estas questões devem ser objeto de estudo de Fóruns ou sites destinados ao candomblé.
Entretanto, como neste caso a pergunta é estreitamente formulada dentro da visão espiritualista vou tentar explicar.
1.Se por exemplo, você, mano Eduardo, vai a um templo de umbanda ou mesmo a um CE e pede preces ou um trabalho para fortificar alguém quer em sua fé ou mesmo em sua saúde, esse trabalho será ruim?
Claro que não! Logo ai está sua resposta.
2. Não existem Espírito de esquerda ou de direita, existem Espíritos.
Espírito algum sai pelo Éter com vontade de fazer mal a ninguém e de graça.
É necessário um vínculo que exista para ligar o obsessor ao obsediado, ou mesmo um Espírito ignorante à pessoa que queira este atrapalhar ou fazer mal.
Este vínculo é o comprazimento que hajam nos dois em fazer o mal.
Sem que haja vínculo ninguém será objeto de feitiços, magias ou trabalhos para o mal,.
As bombo-giras ou vulgarmente chamadas pombas giras são Espírito ainda muito materializados, mas não são maus.
Já fui muito ajudado por uma delas e mesmo por Exus.
Abraços,
Moura
Título: Re: Candomblé
Enviado por: alexfidelis em 30 de Março de 2011, 21:02
Boa tarde a todos, sou novato no assunto mas espero contribuir com o assunto:

eduardofrr
Citar
...e pedem para esses espíritos fazerem "serviços" para eles, como separar as pessoas, atear nós nas pessoas para prendê-las as outras, fazem até uma espécie de VUDU, enfim... gostaria de saber se isso ocorre...

Se estes "favores" forem no sentido de maldição, há uma parte do Livro dos Espíritos que diz:
557. A bênção e a maldição podem atrair o bem e o mal para aqueles a  quem são lançadas?

      — Deus não escuta uma maldição injusta e aquele que a pronuncia é culpável aos seus olhos. Como temos as tendências opostas do bem e do mal pode nesses casos haver uma influência momentânea, mesmo sobre a matéria; mas essa influência nunca se verifica sem a permissão de Deus e como acréscimo de prova para aquele que a sofre. De resto, o mais freqüentemente se maldizem os maus e bendizem os bons. A benção e a maldição não podem jamais desviar a Providência da senda da justiça: esta não fere o amaldiçoado se ele não for mau e sua proteção não cobre aquele que não a mereça(1).

(1) 0 problema da benção e maldição, como se vê, reduz-se ao plano das relações psíquicas amplamente estudado neste livro e atualmente em pesquisa na Parapsicologia Mas um dos pontos mais importantes deste capitulo é o de n.- 522, onde aparece o conceito instinto espiritual como lembrança das provas escolhidas. Não confundir esse conceito com o de instinto biológico, tratado nos n.”‘ 589 e 590. (N. do T.)


Resposta muito clara e objetiva como sempre! Creio que nenhuma religião séria com ideais justos pregaria isto, se existe, é coisa da imperfeição do homem.

Abraços a todos!
Título: Re: Candomblé
Enviado por: MarcoALSilva em 30 de Março de 2011, 22:21

Uma sugestão dada com absoluta sinceridade e respeito: quem desejar conhecer o Candomblé, a Umbanda, o Rosacrucianismo, a Teosofia, a Filosofia Vedantina etc, deve procurar ler, estudar, enfim, informar-se sobre cada uma dessas correntes espiritualistas.

Não creiam em nada do que simplesmente "dizem por aí". Há extremos de desinformação sobre praticamente tudo.

O Espiritismo também, bem o sabemos, pena pela jactância com que grandes formadores de opinião, rigorosamente ignorantes sobre o assunto, falam e falam sobre o caráter "demoníaco" da mediunidade etc etc etc...

Não façamos, nós, o mesmo. O Moura muito bem deixou o seu recado: não se trata de ser maior ou menor, mas sim diferente da Doutrina Espírita. Não percam de vista que o Pai Eterno jamais deixaria de semear Luz em TODOS os grupos humanos.
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Anton Kiudero em 30 de Março de 2011, 22:39
Valeu, Marco. É por ai mesmo. Isto vale para todos e para tudo.

Título: Re: Candomblé
Enviado por: shui em 31 de Março de 2011, 01:00
candomblé é uma religião que cultua a natureza.

existe no candomblé  preceitos a serem seguidos.
que por puro desconhecimento as pessoas dizem e falam o que não sabem.
candomblé é um culto ao amor ao proximo e a natureza.
isso nosso senhor Jesus Cristo nos ensinou.
ele nos ensinou a amar a natureza e ao proximo sempre.

tata Ria Lembakutango.

Ps. minha esposa é kardecista tambem e vivemos muito bem,aceitando cada modo de pensar.

muita paz e amor e luz a todos deste lindo site.
Título: Re: Candomblé
Enviado por: nicsoares em 31 de Março de 2011, 01:26
O evangelho no ensina que a intensão é sempre o que é levado em consideração. Portanto se alguma doutrina ou seita promete algo e para que isto aconteça, outra pessoa seja prejudicada; penso que está contrário ao evangelho. Devemos nos esforçar para nos colocar no lugar dos nossos semelhantes.
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Eduardo Ferreira em 31 de Março de 2011, 03:15
Estou satisfeito com as respostas, obrigado amigos, isto me ajudará muito! x]
Título: Re: Candomblé
Enviado por: TATA LEMBAKUTANGO em 31 de Março de 2011, 16:54
sim a vida todos os dias aprendemos um pouco mais espero que seus conhecimentos e sua visão se abram para a vida do amor e da luz.

tata Ria Lembakutango
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Francisco Soares Ferreira em 01 de Abril de 2011, 14:02
ops, alguem ai falou que comer as iguarias oferecidas aos espíritos na macumba não vale nada pois não fazem mal algum.  Eu ja lí que não se deve comer aquelas comidas pois foram oferecidas a entidades inferiores que estão ávidas por energias que só os encarnados possuem  e vampirizam qualquer um que se atreva a comer tais comidas.
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Hebe M C em 01 de Abril de 2011, 14:39
Acho que os esclarecimentos sobre Candoblé já foram dados.
Como não fazem parte da Codificação Espírita, passo aqui alguns links para que tenham mais informações a respeito no ambiente propício ao estudo desta linha espiritualista, acredito que possa contribui melhor para tópico em questão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Candombl%C3%A9
http://ocandomble.wordpress.com/
http://www.orixas.com.br/
http://super.abril.com.br/superarquivo/1995/conteudo_114499.shtml
http://www.fietreca.org.br/

Boa pesquisa
Título: Re: Candomblé
Enviado por: Mourarego em 01 de Abril de 2011, 18:35
Certamente o amigo Francisco não deve ter lido isso num dos livros da codificação.
abraços,
Moura

ops, alguem ai falou que comer as iguarias oferecidas aos espíritos na macumba não vale nada pois não fazem mal algum.  Eu ja lí que não se deve comer aquelas comidas pois foram oferecidas a entidades inferiores que estão ávidas por energias que só os encarnados possuem  e vampirizam qualquer um que se atreva a comer tais comidas.