Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CONVÍVIO »
  • Off-topic »
  • Espiritualismo »
  • Anarquista, graças a Deus

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Anarquista, graças a Deus  (Lida 4858 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Haga

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 667
  • Participação: 20
  • Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!Haga is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +97
Anarquista, graças a Deus
« em: 01 de Dezembro de 2009, 10:01 »
+1Gostou?
ANARQUISTA, GRAÇAS A DEUS
http://ceu-eeu.ning.com/profiles/blogs/anarquista-gracas-a-deus

Participante: Qual o caminho para se libertar dos grilhões, eliminando o raciocínio e a razão, pois são frutos de uma consciência constituída erroneamente, e ousar?

Deixe-me lhe dizer uma coisa: não se acaba com o raciocínio, não se acaba com os grilhões. O que você deve fazer é libertar-se deles...
O que estou buscando lhe transmitir é uma coisa completamente diferente daquilo que você está entendendo. Acabar com o raciocínio não é deixar de tê-los; libertar-se deles é tê-los e não dar importância a eles.
Vou lhe contar uma história, que está em um livro da literatura espírita de vocês. Com isso, acredito que posso lhe ajudar a compreender o que estou tentando transmitir...
Duas moças, que eram princesas em seus países, foram raptadas e aprisionadas por um egípcio. Elas transformaram-se em escravas dele.
Uma vivia com raiva de quem lhe seqüestrou e transformou em escrava. Sofria e amargurava esta dor no peito... A outra, apesar da mesma escravidão, vivia em paz e harmonia consigo mesmo.

A moça que sofria perguntou um dia para a outra: você não tem ódio deles? Como você consegue viver assim sabendo que sua família está longe, que você poderia estar num palácio, mas está aqui trabalhando como escrava.
Aquela que não sofria respondeu então: quem está escravizada é meu corpo, não eu. Eles só podem fazer qualquer coisa ao meu corpo, não a mim.
Desta história tiramos uma grande lição para esta pergunta que você me fez:: deixe o ego escravizar o ser humano e não se deixe escravizar pelo ego... Seja livre da escravidão do ser humano...

Sabe, uma das maiores mentiras que eu já ouvi é quando o ser humano diz: eu sou livre. Que mentira...

O ser humano é um escravo...

Escravo da sociedade, das regras societárias que ditam o “certo e do errado”. Escravo dos seus desejos, pois só quando eles são satisfeitos o ser humano está feliz. Escravo da vida que leva, porque por mais que ele se esforce para ir para um lado a vida o leva para outro...
O ser humano não tem liberdade alguma. Vive cercado por regras, normas e leis. Vive aprisionado a paixões e desejos e quer se dizer livre.

Essa é uma consciência que você precisa ter: ser um ser humano é ser escravo. Escravo do ego, da sociedade, da família, do emprego... Liberte-se de tudo isso.

Não estou falando para acabar com a família, com o “certo e o errado” ou para deixar de trabalhar. Estou falando em se libertar das idéias que tem sobre estas coisas. Isto porque deixar de ter essas idéias é coisa que você não pode fazer, pois é o ego que as tem. Sendo assim, elas continuarão existindo até que Deus não mais as crie...

Então, libertar-se dos grilhões e viver com Deus é – ouça bem o que eu vou falar e guarde bem isso – libertar-se da humanidade exigida para o seu ser humano, para o seu personagem humano. Se a vida exige que o seu personagem como homem aja de tal forma, liberte-se desta obrigação. Viva como viver, seja feliz.

Você pode até fazer o que ou outros cobrem que faça, mas não aja motivado por obrigação, por ter que fazer... Participe apenas assistindo o que está sendo feito, ou seja, tenha a consciência de que está fazendo porque está e não porque é obrigado a ser assim...
Sabe, se os outros, para que você dizer-se humano, lhe dizem que é preciso cumprir determinadas atitudes, liberte-se dessa cobrança.

Com isso não estou dizendo que não faça, mas que não se escravize: não se sinta obrigado a fazer, a ter que fazer...

É isso que é a liberdade dos grilhões que nós ensinamos e que propomos...
Muitas pessoas acham que nós estamos aqui para criar algo novo, uma ciência ou uma doutrina nova, mas não é isso. Nós viemos com uma missão: propor aos seres humanizados uma revolução...

Revoltarem-se contra a humanidade que vivem... Revoltar-se, no sentido de libertar-se, não ter raiva.

Libertarem-se desta série de padrões de “certo e errado”, da obrigação de ter que fazer determinadas coisas, de que fazer algo é direito e praticar outro tipo de ação não é...
No nome de vocês, isso tem um nome: anarquia...
É isso mesmo que estamos propondo: uma anarquia. Não uma baderna, mas uma anarquia no sentido de não serem compromissados com a humanidade com a qual vivem através das suas consciências.

Na hora que você atingir este estado anárquico viverá como Cristo, que, aliás, foi o maior anarquista que já apareceu...
Ele foi contrário a todos os padrões pré-estabelecidos de sua época. Justamente por causa disso, aliás, foi crucificado.
Portanto, deixe os outros lhe crucificar. Crucificar não como ato material, pois hoje isso não acontece mais, mas moralmente: falarem mal de você. Não se preocupe com esta crucificação, mas olvide todos os seus esforços para se libertar de sua humanidade, pois os critérios humanos são os grilhões que não deixam o espírito alcançar a Deus.
Deixe-me completar o assunto dizendo uma coisa: por causa deste raciocínio que desenvolvi é que Paulo diz que o ser humano é o inimigo de Deus.

Não o ser humano como individualidade, mas a humanidade que um ser espiritual assume durante a encarnação é o inimigo de Deus. Isto é realidade, pois a humanidade tem como fundamento básico o egoísmo, o individualismo, enquanto que Deus universalista.

Participante: Esta escravidão na carne é uma evolução para muitos espíritos: mudança menos ruim de conduta...

Não, esta escravidão é a prova.

A escravidão aos critérios humanos é prova para o espírito. Ela existe para que ele possa testar o seu estado de espírito. Se ele acredita (altera seu estado de espírito) nestes critérios humanos e por isso vivencia o prazer ou a dor ele não realizou sua prova a contento, não se aproximou de Deus.

Deixe-me deixar uma coisa muito clara: viver por critérios humanos ou espirituais são caminhos diferentes.

Quem caminha para a humanidade afasta-se de Deus e quem caminha para Deus afasta-se da humanidade.
Cristo foi bem claro neste aspecto: não se servem dois senhores ao mesmo tempo. Se você quiser servir à humanidade não conseguirá servir a Deus. Amealhe bens no céu e não na Terra... É, ele foi bem claro...

A questão a respeito deste antagonismo que falei precisa ser muito bem compreendido para que o ser humanizado não se julgue santo por seguir os critérios humanos. Na verdade, o ser humano jamais se santifica, pois isso só pode ser alcançado pelo espírito e só ocorre quando ele abandona a materialidade e vive a sua divindade íntima...

« Última modificação: 15 de Abril de 2012, 17:06 by Ram-Wer »
Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: ANARQUISTA, GRAÇAS A DEUS
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2010, 14:11 »
0Gostou?
HAGA, bom dia, amigo.
Conhecia suas argumentações por outros assuntos do Forum (talvez aquele de 'perdoar um pedófilo'). Nesta sua participação passei a conhecer melhor seu pensamento e digo q é bem semelhante (se não for totalmente igual, porq aí estão poucas palavras) ao meu. Esse é o pensamento das escolas tradicionais de meditação do Oriente, não é?
Um abraço.

Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: ANARQUISTA, GRAÇAS A DEUS
« Responder #2 em: 12 de Janeiro de 2010, 00:17 »
0Gostou?
HAGA, novamente eu.
Não podemos libertar-nos de nada, como vc diz, porq a mente é q está poluida; logo como pode a mente acabar com suas ilusões se é ela q está iludida? É limitada às suas crenças, ilusões, condicionamentos. Portanto, temos q ir 'além' da mente. A mente é o nosso passado, o q já conhecemos, as experiencias q tivemos, o ponto em q estamos na caminhada, e ela é o proprio 'eu'. É o ego q está iludido e condicionado; temos então q 'afastar' o ego, para q possamos 'ver' alguma coisa, para q possamos vislumbrar, por pouco q seja, a Verdade ('... e a Verdade vos libertará'). E isso, afastar o ego, só podemos realizar aquietando-o; fazendo, sem esforço nem expectativas, q ele cesse com suas operações de pensar, imaginar, raciocinar etc. Qdo conseguimos isso não 'existirá' mais o ego, a mente deixa de estar poluida (porq a poluição está no ego, em sua memória etc.). Então, sempre sem esforços nem esperanças nos resultados, q aconteça o q tiver q acontecer. Como diz o Zen: 'se acontecer, tudo bem; se não acontecer, tudo bem, também'. O 'lixo' mental é q impede o ego de se aquietar; afastado, esquecido esse lixo, haverá quietude, pureza. Como disse o profeta do Velho Testamento, Davi, "Aquieta-te e sabe:eu sou Deus". O único obstaculo à percepção da Verdade, ou à percepção do q e de quem, realmente, somos, é o ego. Afastado o ego, afasta-se o obstaculo e, se se "perseverar até o fim", nessa condição de ego afastado, pode-se entrar num 'vazio' q é o anunciante da percepção de Deus. Esse cessar das operações do ego, só a meditação, como disse, sem esforços, sem expectativas, pode proporcionar. Tereza de Ávila, q por pouco não foi executada nas fogueiras da 'santa inquisição, mas q é hoje doutora teologal e 'santa' dos católicos, ensinava a meditação q ela chamava de oração. Primeiramente, realizar a 'oração de recolhimento' na qual devemos 'recolher' todos os pensamentos, emoções, esperanças, lembranças, ilusões, tudo enfim, para aquietar a mente. Até aí somos nós q agimos; depois, se a oração de recolhimento foi bem feita, redundará em 'oração de quietude', na qual a mente estará quieta, sem operar, sem esforço, como já disse. A oração de quietude 'não é mais nossa'; ela virá qdo a mente se aquietou, mas não somos nós q a trazemos; é o proprio universo, o proprio Todo, o Absoluto, ou Deus, como quisermos, q se revela na quietude mental. Tudo já está aqui em nós; apenas não temos percepção disso devido à mente limitada e barulhenta, tagarela. Por isso disse Paulo: "... nele vivemos, respiramos... Ele está à frente e atrás, à esquerda e à direita, acima e em baixo, dentro e fora'. Só nos falta perceber essa Verdade q liberta. Como falou Jesus: "Eu e Pai somos um". Só nos falta pérceber isso. A Tereza de Ávila quase morreu na fogueira por coisas assim q ele ensinava. Ela dizia, tb, às noviças de seu convento: "É absurdo querermos entrar no reino dos céus sem primeiro entrarmos em nós mesmas, porq é dentro de cada um de nós q Deus está e é ai que vamos senti-lo e compreendê-lo".
Um abraço.

Registado

Offline rtt

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 318
  • Participação: 43
  • rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!rtt is awe-inspiring!
  • Relevância: +161
  • País: Brasil
Re: ANARQUISTA, GRAÇAS A DEUS
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2012, 01:44 »
0Gostou?
Pena que tantos cristãos tenham uma visão conservadora sobre anarquia.
Legal o texto, mas acho que o blog está fora do ar.

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
GRAÇAS A DEUS

Iniciado por Fernando B. Mensagens de Ânimo

2 Respostas
2067 Visualizações
Última mensagem 07 de Julho de 2009, 10:02
by Fernando B.
Tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus!

Iniciado por HelenaBeatriz Áudio

4 Respostas
6636 Visualizações
Última mensagem 17 de Julho de 2013, 08:32
by Anton Kiudero
SOU ATEU, GRAÇAS A DEUS

Iniciado por Marianna Artigos Espíritas

7 Respostas
5585 Visualizações
Última mensagem 31 de Março de 2010, 19:35
by Marianna
Graças te dou meu Deus

Iniciado por Felipa Prece

0 Respostas
1887 Visualizações
Última mensagem 07 de Março de 2014, 11:37
by Felipa
Graças a Deus

Iniciado por macili Meditação

0 Respostas
1911 Visualizações
Última mensagem 04 de Maio de 2014, 14:26
by macili

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC