Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CONVÍVIO »
  • Off-topic »
  • Espiritualismo »
  • Exús Anjos ou Demônios ? 2ª Parte - Quem é Exú

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Exús Anjos ou Demônios ? 2ª Parte - Quem é Exú  (Lida 4665 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Santini

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 62
  • Participação: 22
  • Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!Ricardo Santini is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • A minha for
  • Relevância: +55
    • NOVO DESPERTAR
  • Cidade: Sorocaba - SP
  • País: Brasil
Exús Anjos ou Demônios ? 2ª Parte - Quem é Exú
« em: 15 de Outubro de 2010, 03:02 »
+1Gostou?
[size=medium]
[/size]Mas então quem é [/b][/size][/font][/size]EXU?
[/size]Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.Exu não faz mau a ninguém, mas joga para cima de quem merece, quem realmente é mau o mau que essa pessoa fez a outra. Ele devolve, as vezes com até mais força, os trabalhos que alguns fizeram contra outros. Por isso, algumas pessoas consideram esse Orixá malvado.Existem entidades que se dizem Exu e que fazem somente o mau em troca de presentes aos seus médiuns ou por grandes e custosas obrigações, serviços. Não se engane, Exu que é Exu, não faz mau, a não ser com quem merece e além disso, quando ajuda a uma pessoa não pede nada em troca, a não ser que a pessoa tome juízo, se comporte bem na vida, acredite em Deus e tenha fé.Exu, O Guia.Existem dois portadores do nome Exu. Um é o Orixá Exu. O outro, são os Guias chamados de Exu (espíritos, muitos, não mais reencarnacionais) que vêm na emanação principal de Exu (O Orixá) que lhes deu suas características, seus gostos, seus hábitos. Porém, esses Exus, também são subordinados a um Orixá regente, que pode ser Omulu, Xangô, Oxossí, ...Correntes antigas, Esotéricas, montaram uma hierarquia para os Exus (Guias), relacionando 7 (sete) Exus (Guias) principais, considerados como os 7 (sete) chefes de Legião, que comandam e coordenam outros Exus (Falanges), sendo que cada um de seus comandados também comandam mais 7 (sete), seguindo uma ordem hierárquica de cima para baixo de 7 (sete) em 7 (sete).São eles os 7 (sete) Exus guardiões ou principais:
  • Sr. Sete Encruzilhadas;
  • Sr. Marabô;
  • Sr. Tranca Ruas;
  • Sr. Tiriri;
  • Sr. Gira Mundo;
  • Sr. Veludo;
  • Sra. Pomba Gira ou Bombo Gira.
  • Cada um desses amigos trabalha dentro das 7 (sete) linhas da UMBANDA, lutando contra o mal e ajudando as pessoas.[size=medium]
    [/size]Seu jeito e seu trabalho.[size=medium]
    [/size]Exu gosta de rir, brincar com as pessoas, dizer alguns palavrões, nem todos fazem isso, ser franco e direto, não faz rodeios nem mente. Gosta de beber e fumar, ao contrário do que muitos pensam a bebida e o fumo são peças de aproximação, fazendo com que as pessoas se identifiquem, fiquem mais descontraídas como se estivessem em uma festa. Caso não tenha bebida, ou fuma, ele trabalha do mesmo jeito, porque sua finalidade e ajudar àqueles que precisam.Alguns Exus foram pessoas como: Políticos, Médicos, Advogados, Trabalhadores, Vadios, Prostitutas, Pessoas comuns, Padres, etc. Que cometeram alguma falha e escolheram, ou foram escolhidos, a vir nessa forma para redimir seus erros passados, outros, são espíritos evoluídos que escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo e orientando as pessoas e combatendo o mal. Assim, quem diz que os Exus são Demônios, na concepção de que são ruins, ou espíritos sem luz, baixos, não sabe o que está dizendo, ou não conhecem a história de cada Exu, os porquês de sua ritualística, seu modo de trabalho ou sua missão. Não se julga um livro por sua capa ou a pessoa pela sua aparência!Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos retirando os encostos e espíritos obsessores e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.Seu dia é a Segunda-feira, sua bebida, cada um tem a sua, sua roupa, quando lhe é permitido tem cores preta e vermelha. Não aceita sacrifícios de animais, mas se a pessoa quiser acender uma vela (preta e vermelha) na encruza, colocar charutos ou cigarros, cachaça ou outra bebida de agrado é bem vindo. Pode-se colocar, também, rosas para as pomba giras com champanhe, pois elas gostam.Assim é Exu.As Vezes temido, as vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade no mundo.[size=medium] [/size]Salve meus amigos![size=medium] [/size][/font]


Registado
RicaSan de Oliveira

Offline mecame

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 671
  • Participação: 41
  • mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!mecame is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Bem aventurado o homem de boa vontade.
  • Relevância: +233
    • blogspot
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Exús Anjos ou Demônios ? 2ª Parte - Quem é Exú
« Responder #1 em: 15 de Outubro de 2010, 03:38 »
+2Gostou?
Estas entidades que tão bem conhecemos por se tratar não só de personagens que já fazem parte do folclore e também da história das religiões brasileiras, também  apresentam uma ligação muito linda com a natureza e com a vida terrestre. Infelizmente recebem por parte da visão cristã evangélica grande discriminação. Para os evangélicos, todas as entidades da umbanda, do Candomblé e da Quimbanda são demônios, anjos decaídos, que segundo a visão evangélica, eram anjos de luz que se rebelaram contra Deus e junto com o chefe da rebelião, a saber, o que chamam de diabo, desceram à terra para matarem, roubarem e destruírem. Mas, os homens e as mulheres de fé e coração espíritas, sabem que são seres muito atrativos e agradáveis, prontos e solícitos diante de suas missões. Os evangélicos não acreditam na reencarnação e por isso dizem que estas entidades que incorporam nos centros, que psicografam que materializam e fazem outras coisas são demônios (anjos do mal, decaídos). Por outro lado, acontece que muitas pessoas são influenciadas pelos evangélicos e suas idéias. Pois, ausentes de drogas, bebidas, cigarro e outros vícios demonstram grande temor pelo seu Deus, propagando a idéia da necessidade da santidade ou santificação do corpo e da mente. Mas, há uma ambigüidade interessante, pois a maioria das pessoas que se dizem simpatizantes da igreja evangélica são também pessoas que acreditam na reencarnação. Porque a grande massa não conhece os livros sagrados, não conhece a codificação, não estuda o evangelho a fundo e, acaba sendo levada pelos ventos da ignorância. A paz de Cristo a todos.

Registado
Mecame . A pequenina alegria de um isntante n

Offline belina

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2186
  • Participação: 276
  • belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Fora da caridade não há salvação
  • Relevância: +1087
  • Cidade: Portimão
  • País: Portugal
Re: Exús Anjos ou Demônios ? 2ª Parte - Quem é Exú
« Responder #2 em: 17 de Outubro de 2010, 15:56 »
0Gostou?
Muito interessante. Um texto muito bonito

Paz e Luz
Belina

Registado

Offline cl

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 6
  • Participação: 0
  • cl has no influence.
  • Relevância: +1
Re: Exús Anjos ou Demônios ? 2ª Parte - Quem é Exú
« Responder #3 em: 17 de Outubro de 2010, 17:00 »
0Gostou?
Ricardo adoro os assuntos que aborda nos tópicos do forum.Sou espirita há algum tempo,mas adoro as história da umbanda.Abraços fraternos.Queria poder entrar em contato com vc para tirar algumas dúvidas.clmdafonseca@hotmal.com

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Anjos e Arcanjos ... Quem foi Jesus? (1ª parte)

Iniciado por Jorge Convívio

0 Respostas
5092 Visualizações
Última mensagem 23 de Janeiro de 2008, 14:23
by Jorge
Anjos e Arcanjos ... Quem foi Jesus? (2ª parte)

Iniciado por Jorge Convívio

0 Respostas
2429 Visualizações
Última mensagem 23 de Janeiro de 2008, 14:24
by Jorge
ANJOS E DEMÔNIOS

Iniciado por Marianna O Céu e o Inferno

8 Respostas
11495 Visualizações
Última mensagem 30 de Março de 2010, 02:56
by Marianna
Exús Anjos ou Demônios ? 1ª Parte

Iniciado por Ricardo Santini Espiritualismo

8 Respostas
5729 Visualizações
Última mensagem 12 de Dezembro de 2010, 13:35
by hcancela
Como lidar com os anjos e os demônios interiores?

Iniciado por Marlon Coelho Auto-Conhecimento

5 Respostas
5185 Visualizações
Última mensagem 22 de Março de 2012, 18:31
by Marlenedd

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC