Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Tópico iniciado por: bisognini em 08 de Março de 2011, 20:38

Título: Quem foram os Druidas e onde viveram
Enviado por: bisognini em 08 de Março de 2011, 20:38
Eis que apresento aqui um trabalho de pesquisa bem simples mas que esclarece rapidamente quem foram os Druidas.
Mas por que falar dos Druidas?  Por que o Codificador Allan Kardec passou a utilizar-se desse nome ao saber que em uma de suas encarnações havia sido um Druida com este nome.
E quem eras os Druidas?

Druidas eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade Celta. Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a origem etimológica da palavra, druida parece provir de oak (carvalho) e wid (raiz indo-europeia que significa saber). Assim, druida significaria aquele(a) que tem o conhecimento do carvalho. O carvalho, nesta acepção, por ser uma das mais antigas e destacadas árvores de uma floresta, representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores. A visão tradicional mostra os druidas como sacerdotes, mas isso na verdade não é comprovado pelos textos clássicos, que os apresentam na qualidade de filósofos (embora presidissem cerimônias religiosas, o que pode soar conflitante). Se levarmos em conta que o druidismo era uma religião natural, da terra baseada no animismo, e não uma religião revelada (como o Islamismo ou o Cristianismo), os druidas assumem então o papel de diretores espirituais do ritual, conduzindo a realização dos ritos, e não de mediadores entre os deuses e o homem.
Esse povo se espalhou pela maior parte do oeste da Europa a partir do segundo milénio A.C 

E onde viviam os Druidas?
Os Druidas viviam na Gália o termo Gália é usado para referir, quer o moderno território francês (do mesmo modo que um português se pode referir ao seu país como Lusitânia), quer a antiga região povoada pelos Gauleses (que era, no entanto, um pouco mais vasta que a moderna França), e que constituiu uma província do Império Romano.
Gália era o nome romano dado, na Antiguidade, para as terras dos Celtas Europa ocidental. Ela compreende o atual território da França, algumas partes da Bélgica e da Alemanha e o Norte de Itália.

O textos acima foram retirados da Wikipédia e no livro de León Denis, Depois da Morte, há um capítulo que fala especificamente sobre a Gália e sobre os Druidas e é um texto muito interessante, alias o livro é ótimo!

O intuito dessa pesquisa é meramente informativo, para matar a curiosidade de todos aqueles que vem a ler a biografia de Allan Kardec e ficam sabendo dessas informações mas pouco se lê sobre esse assunto, mesmo por que não é de muita importância.

Para ilustrar nosso assunto, abaixo temos os mapas da região do Celtas(Gália) e o mapa da França, ambos muito antigos.

Abraços a todos.

(http://i220.photobucket.com/albums/dd286/bisognini/Map_Gallia_Tribes_Towns.png)

(http://i220.photobucket.com/albums/dd286/bisognini/France1477.jpg)


Título: Re: Quem foram os Druidas e onde viveram
Enviado por: Mirina em 08 de Março de 2011, 21:21
Muito interessante Bisognini,

li em uma das obras da codificação que Allan Kardec vinha desenvolvendo ao longo de sua educação formal um profundo interesse e respeito pelas coisas da natureza.  Esta sua informação vem corroborar para o fato de que muito provavelmente este interesse e respeito eram conhecimentos adquiridos de outras encarnações.

Os celtas, embora muito espiritualizados eram povos mais primitivos e que no entanto possuiam uma ideia de Deus ainda bastante relacionada aos elementos da natureza, respeitando e celebrando seus ciclos.  A idéia de Deus acompanha o homem desde seus primórdios, e quase sempre esta noção de Deus esta ligada a natureza.  É como os Espiritos nos orientam na DE, olhando em volta, tudo que não foi criado pela mão do homem é criação de Deus.

Abs,

Mirina
Título: Re: Quem foram os Druidas e onde viveram
Enviado por: Tolkien Metal em 24 de Março de 2011, 15:48
Lá na Europa a cultura celta ainda é muito influente. Basta notar a quantidade de livros, filmes e músicas feitas em referência a ela naqueles lugares.

Eu, por exemplo, me interessei pela cultura celta por causa de ter gostado de alguns artistas que se inspiraram nela. Músicos de New Age falam muito sobre os celtas. Neo-Medieval, é um estilo europeu que mistura música moderna (Rock, pop, eletrônica...) com instrumentos oriundos da idade média. Há também um gênero do Rock que frequentemente aborda cultura celta, o Folk Metal. Estilo esse pouco conhecido aqui, mas com muito sucesso em lugares como Espanha e Irlanda.

www.tolkienmetal.blogspot.com (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy50b2xraWVubWV0YWwuYmxvZ3Nwb3QuY29t)