Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Tópico iniciado por: Viana em 17 de Agosto de 2008, 18:33

Título: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Viana em 17 de Agosto de 2008, 18:33
 >:(
Quem criou o bem... E o mal...?

Meus pacienciosos amigos, por inúmeras vezes já tenho repetido que eu creio sim, que existe, ou existem algo, alguém ou alguns; que a nós, e a tudo criaram... O que não admito é que seja este tal, que a bíblia nos apresenta [YAVÉH] o “deus” da bíblia!

QUEM CRIOU O BEM E O MAL

Os curiosos certamente irão gostar de saber quem seria o grande vilão miserável causador de todas as calamidades existentes no nosso mundo!
Mas antes, é mister que se esclareça certas cousas, por exemplo:
É sabido que nas constituições de quase todas as nações da terra; é natural que suas leis sejam aplicadas contra o agente de algum crime, e que este seja penalizado por tal delito; e logicamente que a vitima que sofre algum tipo de agressão, seja considerada a parte inocente, e obviamente não, a parte culpada, merecedora de algum tipo de punição... Certo?
– Pois não é o que se vê no livro sagrado conhecido por Bíblia Sagrada; vejam:

Na bíblia (e em quase todas as religiões), o que é ensinado e aplicado é exatamente o contrario; pois ali se vê o culpado, o agente dos crimes sendo desculpado, justificado, inocentado, e ainda homenageado... Enquanto que a vitima inocente; é condenada e penalizada no lugar do legitimo criminoso, e agente do mal.
Estão curiosos para saber quem é esse vilão facínora?... Confiram:

Isaías 45:6,7- Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas cousas.

Deuterômio 32:39- Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; EU FAÇO MORRER E EU FAÇO VIVER; EU FIRO E SARO; e não há quem possa livrar da minha mão.

Êxodo 4:11- Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?

Êxodo 32:27- Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.

Números 31:17,18 - Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.

Números 25:4- Disse, pois, o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao senhor diante do sol, para que a grande ira do Senhor se retire de Israel.

Deuteronômio 32:25- Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem idoso.

Levíticos 26:27 a 29- Se nem ainda com isto me ouvirdes, mas continuardes a andar contrariamente para comigo, também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. E comereis a carne de vossos filhos e a carne de vossas filhas.


2Reis 2:24- E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.

Ezequiel 9:6 - Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los.
Mateus 10:21,22- Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. E sereis odiados de todos por causa do meu nome.

Mateus 10:34,37 - Não penseis que vim trazer paz a terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim pôr em DESAVENÇA o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa.Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

Lucas 22:36- Disse-lhes pois: Mas agora, quem tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e quem não tiver espada, venda o seu manto e compre-a.

A Linguagem da Bíblia

2 Reis. 18:27:

“Ele está condenado, como você, a comer as próprias fezes e a beber a própria urina”.

Ezequiel. 4:12-15:

"As broas de cevada que você comer serão assadas sobre fezes humanas, a vista de todos”. (Ezequiel questionou e foi beneficiado)... “Javé me respondeu: está bem; Para assar seu pão deixo que você use estrume de vaca no lugar de fezes humanas".

"Comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas" (Cf. Deuteronômio 28:53)

(E isso é apenas uns 5% de todas as monstruosidades contidas na bíblia)!


Achou interessante? Não parece muito lógico que o assim chamado “Deus amoroso” precisaria lançar mão de tanta violência, injustiça e intolerância para realizar o seu “plano de salvação” para a humanidade, não é mesmo?

Fica claro que todo o mal existente (inclusive o homem que é “mau”)... Foi criado mau, injusto e imperfeito; por este criador, que espontaneamente se declara o culpado de ter criado todo o mal!... E agora, quem o defenderá?
Alguma dúvida?
O homem não foi consultado, não participou, nem contribuiu em nada na obra da criação; nem se auto-criou... Porquanto, se algo deu errado, culpe-se, puna-se única e exclusivamente aquele que se autodenomina o CRIADOR de todas as coisas [o homem é apenas uma criatura, não um criador...é apenas o fruto de uma experiência fracassada]... Não tem culpa por ter sido criado “mau”... Portanto, não sendo o homem o agente gerador do mal; não pode ser ele responsabilizado, e culpado por um erro que não cometeu muito menos punido, porquanto; que o mesmo seja considerado inocente... Absolva-se o homem!

Considerando tudo isso; fica muito difícil continuar apoiando certos ensinamentos que diz; que o homem necessita ir reencarnado, reencarnando... até que chegue a perfeição, para só então retornar para junto do seu criador(!?)
Ora, isso é um absurdo, visto que esse criador errou no inicio... continua administrando muito mal, e fatalmente terminará muito mal, pois está conduzindo o mundo a um caos total; para isso basta se observar que o mundo já está marchando para sua completa e total destruição!
>Retornar para tal criador; seria o mesmo que sair correndo atrás do assaltante que acabou de levar o meu carro, e oferecer a ele os documentos do carro que ele esqueceu de levar<!

Não estou a negar a existência de um criador... eu apenas estou puxando sua ficha, e demonstrando a sua “idoneidade”(?)
Já é hora de se convidar a esse “senhor” a sentar-se nos bancos dos réus!

Desculpem a minha franqueza, sinceridade e honestidade... (para que não surjam suspeitas de eu que estaria com alguma deficiência mental), acabei de submeter-me a um exame psicotécnico... e me sai muito bem!
Quero reafirmar o meu interesse em adotar o espiritismo como minha opção de filosofia religiosa... pois esta ainda é a melhor das que tramitam por aí!



Viana... Advogando pelo homem
  :o
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Vitor Santos em 17 de Agosto de 2008, 19:13
Olá Viana

Eu acredito na infinita bondade e justiça de Deus. Acredito também que Ele ama a sua criação.

Se queres provas cientificas disso, tendo como base o mundo material que a nossa perpepção dos nossos sentidos fisicos e dos intsrumentos cientificos permitem observar, lamento mas não te posso nem quero provar absolutamente nada.

Se tivermos como base de reflexão que nós somos um espirito, uma entidade inteligente e individual, que de vez em quando, até ser necessario, encarna num corpo fisico, a nossa óptica muda completamente. O nosso corpo fisico é apenas uma roupa provisória. Ninguém morre, apenas a carne.

Na minha pessoal e modesta opinião, Deus criou-nos a todos simples e ignorantes. Tem como objectivo para todos, sem excepção, o objectivo de alcançar o estado de espiritos puros, ou seja, um estado de felicidade total (não confundir com felicidade com ociosidade).

Como nós somos seres inteligentes, sem liberdade de agir não poderiamos expressar a nossa vontade. Ora a vontade e a inteligência andam sempre juntas. Deus entendeu dar às suas criaturas o grau de  liberdade adequado ao grau de desenvolvimento de cada criatura, para que elas possam crescer, evoluir, desenvolver a inteligência e a sabedoria. Passamos os vários degraus da escada, de espiritos simples e ignorantes a espiritos de grande complexidade, sábios e inteligentes.

Entretanto, tal como as crianças estragam a roupa e se magoam, por vezes, nas suas actividades, nós, crianças espirituais, abusamos da nossa liberdade e cometemos erros.

A vida é um instante na eternidade e um corpo fisico um mero instrumento, que depois de morto não passa de uma roupa velha sem importância.

O sofrimento é sério e é real, tal como o são os socos que as crianças dão umas às outras no recreio da escola, mas Deus sabe que não há perigo de morte, porque a morte não existe.

Para além disso, quem gera o seu próprio sofrimento é o próprio homem. Deus escreveu na consciência de cada um de nós o caminho mais feliz, embora todos os caminhos tenham experiências que podem nem sempre ser agradáveis. O homem pode optar pelo bem ou pelo mal, ou seja pela felicidade máxima possivel, ou pela infelicidade certa.

Caro amigo Viana, quem não vê a bondade e a justiça divinas na vida, não tem significado para a sua própria vida. Provavelmente é muito infeliz.

bem hajas
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Viana em 17 de Agosto de 2008, 20:35
 :)
Admirável colega Vitor!
Sábias são as suas palavras; muito explicativas e interessantes, nos fazem pensar e acreditar que as coisas são por aí mesmo.
Porquanto só tenho que acata-las e elogia-lo.
Vejo que és uma pessoa muito desenvolvida espiritualmente e de boa fé, e o que dizes é mesmo pertinente.
Mas se me permites, pergunto-lhe o porquê de o deus nos ter criado maus, e imperfeitos, sendo ele bom, justo e o sinete da perfeição? – Como entender que alguém perfeito possa criar algo assim tão imperfeito, assim como é o ser humano, a ponto de estar causando um sério problema ao seu criador; como a destruição da própria terra, morada designado ao homem, pelo seu próprio pai, deus, criador?
Como eu já dissera anteriormente; eu não sou um incrédulo, por excelência; creio sim, em algo, alguém, ou alguns que teriam nos criado, o que eu custo a acreditar, é que este, ou isto, nos ame.
A propósito, tenho aqui uma matéria a respeito, que estarei postando, com o título: Jeová, o “deus” da bíblia seria o próprio satanás? Por favor, queiram lê-la? ;)


Viana
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Vitor Santos em 18 de Agosto de 2008, 12:29
Olá

Citar
Mas se me permites, pergunto-lhe o porquê de o deus nos ter criado maus, e imperfeitos, sendo ele bom, justo e o sinete da perfeição?


Isso é mais um vicio de raciocinio teu.

Não há espiritos maus nem imperfeitos. Há espiritos ignorantes,  espiritos pouco maduros, que ainda estão em crescimento?

Extrapolando o que se passa aqui na terra para o que se passa em termos espirituais:

- A criança é imperfeita e o adulto é perfeito? Não. A criança e o adulto estão em fases diferentes do seu desenvolvimento material, apenas.

- Nós somos crianças espirituais. Há espiritos mais maduros e menos maduros do que nós. As consequências dos nossos erros podem ser más para nós ou para os outros, mas não há espiritos maus. A razão que nos leva a fazer os disparates é a ignorância e a imaturidade. Mas está tudo previsto nas leis do Criador. Deus não se enganou nem criou um universo imperfeito. nem os que dizem o contrário, como tu, são imperfeitos, são, na minha pessoal, imaturos e ignorantes (tal como eu sou, noutras áreas do conhecimento).

A criação de Deus é perfeita. Deus é infinitamento justo e bom. Como querias que a criança saiba andar sem nunca ter experimentado? A queda não é uma imperfeição, é uma experiência de aprendizagem, que impede futuras quedas.

bem hajas
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: M em 18 de Agosto de 2008, 14:52
Já o genial Sócrates, e seu discípulo Platão, defendiam que o Mal é a ausência do Bem. Para responder às questões do Viana, nada melhor, a meu ver, que ler O Céu e o Inferno, de Allan Kardec.
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Ana Ang em 18 de Agosto de 2008, 23:28

Olá Viana :)

Este tema também é desenvolvido aqui (http://www.forumespirita.net/fe/index.php/topic,7785.0/topicseen.html)

Abraços fraternos!
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Viana em 19 de Agosto de 2008, 01:36
 :-[
Prezados amigos!
Eu gostaria de fazer-lhes uma pergunta:
O que acham que diria uma família que após ter a sua casa invadida por 3 assaltantes armados, que renderam todos os residentes da casa (o marido, a esposa e as suas duas filhas, uma de 12, e a outra de 13 anos).
Todos amarrados, deitados no chão, os assaltantes abusam e estupram as duas meninas e a esposa, diante dos olhos do pai e esposo; após o estupro consumado os assaltantes encostam a pistola na cabeça do esposo, o estouram os seus miolos, diante da esposa e das suas duas filhas que acabaram de serem violentadas, e agora obrigadas a assistirem à execução do pai e esposo... (?).
O que vocês acham que essa família diria a respeito do mal? Acham que eles diriam que o mal não existe; que o mal é apenas a ausência do bem? ???
Por favor, pensem... ;)

Viana, acreditando sim, que o mal existe...
:(

Eu não só acredito que  o mal existe. quanto apresento quem o inventou:
Isaías 45:6,7- Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas cousas.

Deuterômio 32:39- Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; EU FAÇO MORRER E EU FAÇO VIVER; EU FIRO E SARO; e não há quem possa livrar da minha mão.

Êxodo 4:11- Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?


Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: SB em 19 de Agosto de 2008, 11:13
Indiscutivelmente, tanta dor reunida nas regiões de espíritos sofredores não seria justa se não viesse de quantos preferiram no mundo o trato diário com a injustiça. Não é claro, porém, que todos venhamos a colher o fruto da plantação que nos pertence? Na mesma leira de terra dadivosa e neutra, ...

quem acalenta a urtiga recolhe a urtiga que fere, 
e quem protege o jardim tem a flor que perfuma.
 


        O solo da vida é idêntico para nós todos. Não encontraremos aqui neste imenso palco de angústia almas simples e  inocentes, mas sim criaturas que abusaram da inteligência e do poder, e  que,  voluntariamente surdas à prudência, se extraviaram nos abismos da loucura  e da  crueldade, do egoísmo e da ingratidão, fazendo-se temporariamente presas  das criações  mentais, insensatas e monstruosas, que para si mesmas teceram
Diz-nos André Luiz.


O Espiritismo, mostra-nos que o mal é imperfeito, porque nos esclarece das nossas imperfeições.

Quando vamos buscar um plano sofredor, o fazemos conscientemente, e quanto mais consciente tivermos mais responsabilidades nos são recaidas por cada acção tomada por nós mesmos. As Leis são divinas.

Quando temos então consciencia daquilo que somos e do que nos rodeia, pedimos piedade por almas como essas que nos relata.

As atitudes não depende de Deus, depende do espirito que as comete.

Existem espiritos sofredores e ignorantes, na essencia das palavras, de que ainda não conseguem encarecer no bem…e por isso a necessidade de passar pelas várias vidas, ate se depurar, e graças a Deus que assim é. Pois todos nós já passamos por algumas dessas situações, e veja como estamos neste momento ;) Graças a Deus! :D

Quanto á familia que sofre violentamente morte e colectivamente, em muitas vezes não deixa de tambem ter a sua finaldidade, e na maioria das vezes será para o bem…

Os nossos olhos ainda veem muito pouco do que se passa por detrás dos bastidores, dando sempre mais atenção a todo o percurso do teatro da vida que esta em cena de momento ;)

Nem sempre o que parece é…heis o que o espiritismo nos faz…ver para além!

Abraços
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: SB em 19 de Agosto de 2008, 12:27
Adenda  ;D

Onde se lê: O Espiritismo, mostra-nos que o mal é imperfeito, porque nos esclarece das nossas imperfeições.

Deve ler-se: O Espiritismo, mostra-nos que o mal é bem imperfeito, porque nos esclarece das nossas imperfeições.

Sorry   :P
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Viana em 20 de Agosto de 2008, 03:29
Atlante escreveu:
Olá Viana
Há qualquer coisa que não está correcta.
Por um lado já te falamos, várias vezes, do nosso conceito de Deus, que nada tem a ver com o que apresentas. Já te falamos das leis que regem estas questões, para melhor compreensão das mesmas. No entanto continuas a argumentar ignorando tal facto. Desta forma não vamos chegar a conclusão nenhuma, é o mesmo que estar a chover no molhado.

Por outro lado não entendo porque continuas apresentando o Deus de Israel, aquele que os homens criaram para amedrontar os outros homens, quando afirmas não acreditar nele. Eu também não o aceito.
---------------------------------------------------------------------------------------

 :)
Olá amigo Atlante...
Por favor; queira me desculpar, por minha insistente ignorância, mas não conhecendo eu nenhum outro DEUS a quem referir; logo o faço a esse único o qual eu conheço, e que todas as religiões que conheço o cultuam; aliás, esse JEOVÁ, é o único “deus” conhecido por aqui entre os cristãos, e isso abrange; católicos, evangélicos, protestantes, umbandistas, macumbeiros... Esse não seria então o “deus” dos espíritas? Qual seria ENTÃO esse DEUS desconhecido? Poderia o amigo conceder-me o favor em apresentá-lo a mim, para que, quem sabe, eu possa finalmente descansar da minha incessante busca e procura, de modo que também eu possa conhecê-lo? 8)

Mui respeitosamente...

Viana, na expectativa...
;)
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Gigii em 20 de Agosto de 2008, 08:32
Viana...Segue em anexo um pequeno powerpoint que foi o suporte de uma palestra que fiz sobre Deus.Simples, propondo á reflexão filosófica.

Ficam algumas ideias sobre o Deus apresentado pelos espíritos a Allan Kardec.

E se me permite um aparte: não existe o Deus dos católicos, o dos Judeus,dos evangélicos,dos muçulmanos, dos espíritas...Deus Criador é apenas um.

O que existe são interpretações, tradições, visões, diferentes desse Deus, feitas pelos homens no seu limitado conhecimento das Leis Divinas Universais.

Com o tempo, vamos crescendo espiritualmente e essas interpretações vão ficando apenas na história da humanidade.

Um abraço
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: aruanda em 20 de Agosto de 2008, 12:24
Citar
Olá amigo Atlante...
Por favor; queira me desculpar, por minha insistente ignorância, mas não conhecendo eu nenhum outro DEUS a quem referir; logo o faço a esse único o qual eu conheço, e que todas as religiões que conheço o cultuam; aliás, esse JEOVÁ, é o único “deus” conhecido por aqui entre os cristãos, e isso abrange; católicos, evangélicos, protestantes, umbandistas, macumbeiros... Esse não seria então o “deus” dos espíritas? Qual seria ENTÃO esse DEUS desconhecido? Poderia o amigo conceder-me o favor em apresentá-lo a mim, para que, quem sabe, eu possa finalmente descansar da minha incessante busca e procura, de modo que também eu possa conhecê-lo?


Olá Viana, tenho estado a tentar seguir a suas colocações e, apetece-me perguntar:
- Será que você quer mesmo uma mudança?
- Ou apenas está a tentar que lhe provem a razão que acha que tem mas, não querendo ter?( ou ao contrário).
- Será que abriu mesmo seu coraçãoe  sua mente ao novo ?
A mim parece-me que continua extremamente ligado ao seu passado....porquê?

Sinceramente, antes de partir para uma busca exterior, não seria melhor fazer a sua busca interior e definir o que realmente quer para si?
Pense bem. Às vezes andamos as voltas sem querer ver.

Claro que a minha observação pod enão estar correcta mas, é uma hipótese, não acha?

Fique bem

Abraços
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Vitor Santos em 20 de Agosto de 2008, 13:38
Olá amigo Viana

Ninguém disse que o mal não existe. Não existem é espiritos maus, mas criaturas imaturas, que podem fazer muito mal. As criaturas espiritualmente imaturas, são como as crianças da terra: podem causar muitos danos e crueldade entre si por ignorância e falta de maturidade. Mas a morte não existe e todo o mal que é feito tem uma causa a que a vitima não é alheia, se não nesta vida, noutras anteriores.

As coisas não são assim tão graves, se virmos o mundo de uma perspectiva espiritual e não de uma perspectiva material.

Quando estamos no calor de uma situação horrivel como a que descreveste, dificilmente podemos evitar ver as coisas de uma perspectiva racional e perdoar os agressores. Mas quando somos criaturas elevadas conseguimos superar o desjo de vingança e perdoar.

bem haja
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Viana em 20 de Agosto de 2008, 17:01
 8)
Gracias, muitas gracias... Vocês são mesmo muito generosos, e sempre têm se mostrado muito bons amigos conselheiros.
Respondendo a colocação do amigo aruanda, - é claro que eu quero sim, ter uma nova visão da vida, uma nova esperança e uma satisfação plena, uma vez conhecendo a verdadeira felicidade que é saber ter um verdadeiro DEUS E PAI, que eu saiba que me ama e que se preocupa comigo, com a minha felicidade, como o meu futuro junto dele! 
Duvido que possa existir alguém que não almeje tal coisa, e eu não seria diferente.

Agora quanto ao que disse o amigo Atlante; por favor, permita-me indagar: Como eu poderei confiar no que está escrito na bíblia sobre o gênesis, quando diz que “tudo é perfeito”? – se eu ter de confiar em algo da bíblia, então também terei que aceitar o “deus” que ela (a bíblia) se nos apresenta... O que achas?
Também fica um pouquinho difícil acreditar no Jesus da bíblia, conquanto rejeitar a mesma bíblia (pois ele (Jesus) citou e usou a bíblia como referência)!  ???


Viana, esperançoso... 
:D
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: SB em 20 de Agosto de 2008, 17:35
Viana,

Entendo que se um livro lhe deixa muitas duvidas, pq a Biblia é um Livro e as vz ate romanceado, dependendo da forma e do espirito que a lê, porque haveria ler outro e acreditar...pois Viana, mas existe uma coisa em que vc e todo o mundo deve acreditar, o que lhe diz o Coração!

E por vezes lemos coisas que sempre nos fazem mais ressonância do que outras, isto porque o nosso espirito já traz uma bagagem de conhecimento muito grande e desperta para o que ja sabe, e por vezes acabamos nós a pensar como reconhecemos isto ou aquilo.

Amigo Viana, a Aruanda disse uma coisa muito importante...olhe para dentro de si.
Sabe, todos nós temos o germem de Deus dentro de nós...sinta-o, e deixei crescer o Seu Amor, e reconhecerá o Seu Pai, O de todos  ;)


Ainda bem que se sente esperançoso, pois a esperança é a alavanca da fé  :)
Abraços

Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Vitor Santos em 20 de Agosto de 2008, 17:35
Olá amigo Viana

Jesus veio corrigir os conhecimentos antigos, pois embora úteis por uns milhares de anos, pois serviram para gerações de homens demasiado imaturos para compreender as palavras de Jesus, necessitavam de reforma.

Jesus re-interpretou o Antigo Testamento.

Foi escrito depois o Novo Testamento, que vem explicar as coisas de outra forma mais perfeita, baseado nas palavras de Jesus.

1850 anos depois surgiu a 3ª revelação, o Espiritimo. Que veio ainda explicar com mais clareza e objectividade as palavras de Jesus, para homens um pouco mais avançados.

As pessoas que se mantêm agarradas de unhas e dentes ao Antigo Testamento, sem compreender as novas cores que Jesus lhe veio dar, chamam incoerência à evolução. Tal atitude pode comparar-se aquele que quer chegar a catedrático sem nunca largar os livros do 1º ano do ensino básico. Como é o Engenheiro aero-espacial, que concebe equipamentos capazes de ir a marte ou até muito mais longe, com controlo remoto, poderia fazê-lo só a ler os livros do 1º ano do ensino básico?

Conclusão:

- O exemplo mencionado mostra o ridiculo de não compreender que houve uma evolução de milhares de anos na humanidade desde que foi escrito o Antigo testamento da Biblia.

bem hajas
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Viana em 20 de Agosto de 2008, 18:42
 :)

Mais uma vez devo dizer que os amigos deveras são por demais de gentis, e mais; estão aos poucos conseguindo me mostrar um outro lado, que eu ainda não o conhecia – vou indo, acho que finalmente estou chegando em casa!

Muitíssimo agradecido pelas belas palavras (de todos). 8)

Viana

Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Diegas em 22 de Agosto de 2008, 04:04
Olá, Viana.

Pelo título do tópico já imaginava do que trataria o assunto. Mais uma vez cá estamos nessa lenga-lenga que parece nunca ter fim, nessa perseguição negativa que faz ao Criador. São muitas as mensagens desde o outro forum espírita em que participávamos sobre o assunto Deus. Em quantas oportunidades os amigos lhe ofertaram esclarecimentos ? Em quantas confessou ter modificado a sua psicologia sobre o assunto, ter declarado encontrar no Espiritismo as respostas para os seus anseios ? Criou uma imagem de miope, de ingênuo, de desentendido e parece confortável e satisfeito em fazer a figura do paralítico mental. Reparou como convergi para si a atenção, o tempo e o carinho dos companheiros com esse comportamento que não cabe a um adulto inteligente ? 

Conhece a minha franqueza, e se afirmo com dureza nas palavras é pelo motivo de o querer bem.


Abç
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Viana em 24 de Agosto de 2008, 16:29
 ;D
Antigo colega e amigo Diegas... Que imensa satisfação, em poder estar de novamente com você!
Mas se me permites; por favor, deixe-me discordar, mas só um pouquinho do amigo.
Quando dizes:

Olá, Viana.

Em quantas oportunidades os amigos lhe ofertaram esclarecimentos ? Em quantas confessou ter modificado a sua psicologia sobre o assunto, ter declarado encontrar no Espiritismo as respostas para os seus anseios ?
Conhece a minha franqueza, e se afirmo com dureza nas palavras é pelo motivo de o querer bem.

Abç


A coisa não é bem assim! – Eu sim, descobri coisas novas e mais convincentes no Espiritismo; mas ainda não estou completamente satisfeito, pois ainda existem coisas para mim, ainda não totalmente explicáveis.
Porquanto, eu ainda estou à procura de muitas respostas, ainda não respondidas; mas já de antemão reconheço que dificilmente terei todas essas respostas.
Era só isso!
Ademais, peço-lhe desculpas se o estou desagradando um pouquinho com essas minhas indagações e chatices.

Um abração do Vianão...
;D

Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Diegas em 24 de Agosto de 2008, 18:38
;D
Que imensa satisfação, em poder estar de novamente com você!

Tenha certeza que a reciprocidade é a mesma de minha parte.

Citar
Porquanto, eu ainda estou à procura de muitas respostas, ainda não respondidas; mas já de antemão reconheço que dificilmente terei todas essas respostas.

Mas até quando procurará respostas num livro escrito há mais de 6 mil anos ? Escrito para homens que poderíamos compará-los aos nossos selvagens, ladeados de povos pagãos, e que consideravam Jeová, como o próprio Rei dos Exércitos ? Povo que sacrificava os filhos em holocausto para aplacar a ira desse mesmo deus antropomorfico, cheio de vícios e vaidades ? Por que faz tanta questão em associar o nome do Altíssimo com as bizarrices humanas ? Que proveito há para ti em fazer-se cego quando tentam abrir-lhe os olhos, alertando-o sobre o Deus-Pai de Amor ?

Pelo visto, voce ainda não se deu ao mínimo trabalho de ler o Evangelho Segundo o Espiritismo e o Livro dos Espíritos (e isso muito provavelmente, não foi por falta de recomendações e/ou tempo), por que se o tivesse feito traria-nos uma noção totalmente diversa desse macabro e perverso deus a que se refere.

A melhor maneira de conhecê-Lo é pelas vias do sentimento. Mas a leitura sincera poderá acionar positivamente a razão, e esta movimentar o coração.


Abç
Título: Pergunta
Enviado por: *Leni* em 30 de Outubro de 2008, 00:11

Boa noite.

Sou novata no Forum e gostaria de saber como fazer para botar um texto no Forum.
Estou lendo muitas coisas lindas de vocês e não sei como fazer para participar também.
Esse textos que você escreveu são seus ou você os copiou de algum livro espírita?
Paz e luz pra você.
Leni.
Título: Re: Quem criou o bem... E o mal...?
Enviado por: Vitor Santos em 30 de Outubro de 2008, 18:13
Olá Leni

Se vir bem, no fim das mensagens, há um comando "Responder". Basta escrever normalmente na área branca que aparece para responder e depois clicar o comando "enviar".

bem haja
Título: Caridade
Enviado por: *Leni* em 31 de Outubro de 2008, 04:23

O benefício sem ostentação tem o duplo mérito: além da caridade material, constitui caridade moral, pois contorna a suscetibilidade do beneficiado, fazendo-se aceitar o obséquio sem lhe ferir o amor próprio e salvaguardando a sua dignidade humana, pois há quem aceite um serviço mas recuse a esmola.
E. S. E. pg 153