Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Tópico iniciado por: Fernando B. em 14 de Março de 2011, 18:13

Título: Pesquisadores alegam ter encontrado a cidade perdida de Atlântida
Enviado por: Fernando B. em 14 de Março de 2011, 18:13
Pesquisadores alegam ter encontrado a cidade perdida de Atlântida
Seg, 14 Mar, 05h50
A lendária cidade que teria sido afundada no oceano por um tsunami estaria localizada na costa sul da Espanha.
Por Daniel Pavani

Um grupo de pesquisadores de diferentes nacionalidades afirma ter encontrado a localidade da cidade perdida Atlântida, a lendária cidade da antiguidade que teria sido afundada no oceano após ser atingida por um tsunami.

A equipe responsável pela possível descoberta é liderada pelo arqueólogo americano Richard Freund, da Universidade de Hartford, nos Estados Unidos. Segundo o site da universidade, os pesquisadores utilizaram fotografias aéreas, ondas penetrantes de radar e tomografia de resistividade elétrica para aferir as informações da localização do que poderia ter sido a primeira metrópole já criada pelo homem, destaca o site Engadget . Segundo eles, as ruínas do que seria Atlantis estão localizadas na costa sul da Espanha.

Atlantis, ou o continente perdido de Atlântida, como também é conhecida, foi primeiro descrita pelo grego Platão, assim como conta sua página na Wikipédia ( pt.wikipedia.org/wiki/Atlântida ) e seria uma civilização bastante avançada como sociedade e que se desenvolveu em uma ilha, mas que teria afundado no oceano em apenas um dia.

Os pesquisadores trabalharam durante os anos de 2009 e 2010 com as imagens e realizando levantamentos na região do sul da Espanha, próximas ao Parque Doña Ana, tendo encontrado ruínas de uma cidade que dataria de mais de 4 mil anos. Mas o que realmente deu a Freund a ideia de que as ruínas poderiam ser mesmo Atlântida foi o fato dele ter encontrado em muitos locais da Espanha cidades memoriais, construídas à imagem da cidade mítica.

Na noite deste domingo, nos Estados Unidos, o canal de TV da National Geographic apresentou um programa sobre a possível descoberta dos pesquisadores, chamado de Finding Atlantis, ou Encontrando Atlantis, em inglês. Mais informações sobre o show podem ser obtidas na página da NatGeo ( goo.gl/6bJXJ ).

Para quem pode estar se perguntando se isto tudo não seria apenas trabalho de oportunistas dados os acontecimentos da última sexta-feira (11) no Japão, fica o destaque que o programa da NatGeo com os pesquisadores da Universidade de Hartford foi gravado no dia 9 de março, ou seja, dois dias antes da tragédia na Ásia.

Muitas são as histórias, as lendas e as teorias envolvendo a cidade mítica Atlântida. Será esta mais uma delas?
Título: Re: Pesquisadores alegam ter encontrado a cidade perdida de Atlântida
Enviado por: Mourarego em 14 de Março de 2011, 18:43
Fernandão, os pesquisadores andam em grande rebuliço "achatório" por esses tempos, ontem parece que acharam vestígios da Atlântida , Hoje parece que acharam o avião da norte americana que há muito tempo quis atravessar o oceano pacífico,  Amélia Earhart.
Sinceramente eu gostaria que eles saíssem da esfera do parece para nos trazerem provas.
abraços,
Moura
Título: Re: Pesquisadores alegam ter encontrado a cidade perdida de Atlântida
Enviado por: MOIMOI em 15 de Março de 2011, 14:11
A Atlândida vem sendo "achada" em muitos lugares, até no Brasil julgou-se haver um núcleo atlante perdido. Na década de 1920 o explorador inglês Fawcett lançou-se à caça dessa cidade perdida e também perdeu-se e nunca mais foi encontrado, nem ele nem a Atlântida.

A Atlântida de Platão é uma criação literária desse pensador, provavelmente para dar idéia de uma cidade ideal; porém a leitura da narrativa mostra claramente tratar-se de ficção. O filósofo data a civilização em época bastante recuada, cerca de 10 mil anos antes de seu relato, porém informa que os atlantes foram derrotados pelos atenienses. Ocorre que 10.000 anos antes de Platão não existia nem sonho de Atenas.

A fantasiosa suposição de de existiram  civilizações ultra-avançadas em passado remoto, as quais dominavam tecnologia e conhecimentos fenomenais que se perderam, instiga nossa imaginação e... vende bem. Basta verificar a quantidade de livros versando sobre o assunto.

Em suma, mais uma jogada comercial dos "descobridores" de Atlântida...

Saudações.