Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Tópico iniciado por: VY Canis Majoris em 13 de Janeiro de 2009, 10:04

Título: O Universo Primordial - tanto por saber!!!!
Enviado por: VY Canis Majoris em 13 de Janeiro de 2009, 10:04
Boas!

Tenho algumas dúvidas relativamente á forma como o Espiritismo vê certos aspectos avançados pela ciência, e o que significa para/segundo a conduta espírita.

1- Foi-me transmitido por um médium com conhecimentos bastante razoáveis sobre o   espiritismo, que segundo se pensa, Jesus Cristo, regente do nosso sistema solar “encontra-se” no Sol. Podemos concluir então que cada estrela possui um espírito de alta vibração, puro que rege o sistema solar onde se encontra inserida a respectiva estrela? Se sim, o que significará então a existência de um local onde “nascem” estrelas? Significará que nesse local ocorre a “atribuição” (á falta de melhor palavra) da estrela a um regente?



2- Júpiter é um planeta habitado por seres evoluídos; Considerando a sua constituição (gasosa) e o seu tamanho (gigante), podemos inferir daí regra em que afirmemos que a grande maioria dos planetas grandes e etéreos (constituídos por gás e não por matéria no estado sólido) são planetas onde habitam seres evoluídos, ou o tamanho e a eteriedade dos mesmos não designa o tipo de evolução espiritual dos espíritos que lá habitam?



3- O Espiritismo já abordou alguma vez a teoria dos multiuniversos? E os mesmos funcionaram como os planetas? (sempre que um espírito evolui, “avança” para um novo planeta) então sempre que legiões de espíritos evoluem avançam para outros Universos?

Artigo sobre a teoria do multiverso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiverso_(ci%C3%AAncia) (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3B0Lndpa2lwZWRpYS5vcmcvd2lraS9NdWx0aXZlcnNvXyhjaSVDMyVBQW5jaWEp)




4- É possivél a existência de seres extraterrestres feitos de matéria semelhante á nossa ou mais grosseira, de forma a serem “palpavéis”, e não só etéreos?




5- Como o espiritismo vê as teorias cientificas que nos dizem que o universo acabará? E que implicações tem a teoria de que este universo já existiu?

Artigos sobre os possíveis fins do universo:

  http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Rip (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3B0Lndpa2lwZWRpYS5vcmcvd2lraS9CaWdfUmlw)
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Crunch (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3B0Lndpa2lwZWRpYS5vcmcvd2lraS9CaWdfQ3J1bmNo)

Artigo que defende a existência (em ciclos repetitivos) deste universo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_rebote (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3B0Lndpa2lwZWRpYS5vcmcvd2lraS9HcmFuZGVfcmVib3Rl)

Tenho uma mente cientifica, o que em parte contribuiu para que me interessasse pelo espiritismo, pois esta doutrina está carregada de lógica, e explicações racionais. Acredito piamente em Deus e no mundo espiritual, e tenho desejo assim como todos, de evoluir em todos os aspectos, aprendendo para isso com pessoas que tenham mais conhecimentos que eu nomeadamente na doutrina, sendo por isso que peso ajuda no esclarecimento das dúvidas. Faço estas perguntas pois ainda não consegui encontrar resposta para as mesmas em nenhum livro da codificação que já tenha lido. Não quero de todo incomodar ninguém, mas gostava de que alguém mais maduro no espiritismo e mais conhecedor do mesmo me ajudasse a esclarecer estas dúvidas.

Cumprimentos fraternos.
Título: Re: O Universo Primordial - tanto por saber!!!!
Enviado por: Honorio em 13 de Janeiro de 2009, 14:20
Caro Xará ;) boas tardes!

Estas questões tem um carácter bastante controverso, dentro e fora da doutrina. Naquilo que os espíritos nos ensinam, cada sistema é regido por espíritos superiores que trabalham incessantemente pelo bem-estar daqueles outros (nós) que reencarnam para evoluir. Esses sistemas tem um espírito puro, chamado por alguns cristico, que "comanda" todas as operações. Podemos ver isso em livros como Universo e Vida, Exilados de Capela, Evolução em Dois Mundos, a Génese, entre muitos outros, cuja bibliografia te posso dispensar. Estes Cristos são co-criadores dos sistemas participando, como vimos, activamente na sua evolução enquanto energia pulsante. Não é imperativo que todas as estrelas sejam habitadas por espíritos superiores, já que estes também não tem uma "morada" fixa. Quando temos notícias que estão neste ou naquele planeta é porque esse é o que reúne melhores condições energéticas e/ou matéria prima para determinada acção.

Em relação a Júpiter, nenhuma relação há com o facto de ser gasoso, uma vez que há gases bastante densos. Como disse anteriormente os planetas são habitados segundo as necessidades dos espíritos, tal como acontece connosco aqui na Terra. Habitamos a Terra neste momento porque tem as condições que necessitamos para evoluir.

Em relação ao tópico 3 aconselho-te a ler o livro Exilados de Capela de Edgar Armond. Também te posso facultar uma versão digital. O universo sempre fascinou o homem desde a antiguidade. A verdade é que quanto mais o Homem se adentra nele, menos o percebe. O que é o espírito? Essa questão está no Livro dos Espíritos... Todo o universo é energia, então, estamos mergulhados em energia, seja ela condensada (matéria) ou sublimada (éterea). Então surge Stephen Hawkins que nos dá a perspectiva de um universo côncavo, portanto finito, pois que se há.de tocar em algum ponto. Isto não quer dizer que tudo o que exista seja finito... (grande complicação lol) vê o universo como uma cebola, e para entender melhor, a via lactea é o seu cerne, aquela parte mais  pequena bem no miolo da cebola. Cada universo será uma casca envolvendo outro e agora sim, de forma infinita. De qualquer forma, e aqui está uma das maravilhas das Leis Universais, os universos também nascem, crescem, vivem, amadurecem e morrem... para voltar a nascer... Na questão da evolução em relação à transmigração de mundos, não é forçoso que isso aconteça. Como disse antes o espírito ocupa os mundos por necessidade, ou por missão. Edgar Armond mostra que entre nós ainda há muitos espíritos que vieram exilados dum planeta que evoluiu moralmente que foi Capela. Lê com atenção esse livro.

Em relação à pergunta dos E.T.s a resposta é óbvia... Claro que sim. Entre milhões e milhões de galáxias à povos com a mesma densidade de massa, necessariamente adpatadas às condições do próprio sistema. A morfologia pode não ser a mesma, porém o conceito será igual. Olhos para ver, ouvidos para escutar... ;) sabemos pelo livro que te citei que os capelinos eram muito parecidos connosco fisicamente.

A teoria do fim do mundo/universo, não é teoria a meu ver... como disse lá em cima o "universo" passa por transformações muito parecidas com a reencarnação, nasce, cresce, amadurece e morre e volta a nascer... tal é a lei! ;)

Espero ter respondido às tuas questões... e já agora... estou de volta à Alvorada Nova depois deste interregno forçado. Vemo-nos lá! Abraço!
Título: Re: O Universo Primordial - tanto por saber!!!!
Enviado por: VY Canis Majoris em 13 de Janeiro de 2009, 15:44
Muito obrigado pelas respostas...

Baseando-me nas mesmas, poderei avançar para outras conclusões, duvidas e especulações; irei ver pdf´s dos referidos temas que me indicaste...como se diz por aí: it´s a brave new world for me...

mais uma vez muito obrigado!
Título: Re: O Universo Primordial - tanto por saber!!!!
Enviado por: gusman em 07 de Junho de 2010, 02:51
Embora aceite muito bem a doutrina espírita, pois nela encontro o consolo e as explicações necessárias para entender a vida em si e porque estamos neste planeta,tenho muitas dúvidas, possivelmente por ter passado a maior parte de minha existencia como pesquisador e envolvido com ciência profunda. Não compreendo,talvez pela limitação de nossa capacidade mental, como pode um espírito habitar o sol, ou qualquer planeta onde as temperaturas, tempestades e outras forças intempéricas titânicas são inimagináveis para a manutenção de qualquer forma de energia em estado estável por muito tempo, mesmo as organizadas como seres "pensantes" ou conscientes. Hoje sabe-se que o proprio neutrino, uma entidade física, antes conhecida sem possuir massa, durante sua trajetória no espaço a partir do sol, influenciado por outras energias produz duas outras partículas, antes desconhecidas. Apesar de ter lido muito, em nenhuma literatura espírita consigo entender qual a energia que compondo o espírito está organizada em uma entidade não material como a  nossa, com uma capacidade de um cérebro para pensar e realizar todas as funções que conhecemos e capaz de suportar ambientes que estão em constante transformação alterando qualquer tipo de energia ou matéria. Se não está em nosso alcance a compreensão, porque os espíritos nos dão informações de que seres espirituais existem em lugares como o sol ou marte ou qualquer parte do cosmo e não explicam o que torna essa forma espiritual energética indestrudível e invulnerável(pura) a qualquer outra energia ou força cataclísmica, Temos que entender que a tecnologia humana só consegue nos dar informações nos limites que ela pode"enxergar" e nos padrões da física que conhecemos?

Gusman