Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CONVÍVIO »
  • Off-topic »
  • O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo

Autor Tópico: O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES  (Lida 7546 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
Re: O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES
« Responder #15 em: 28 de Março de 2010, 14:25 »
AMIGOS, bom dia.

          Num dos textos postados pela irmã Mariana, está a pergunta:

P ▬ Por que a Doutrina Espírita não aceita o Antigo Testamento, como um livro confiável, sendo que Jesus testifica todos eles como inspirados por Deus?

          E, em seguida, a resposta:

R ▬ A Doutrina Espírita aceita a Bíblia como um livro de muita sabedoria, pois é lá que estão todos os fundamentos da mensagem de Deus aos homens. Allan Kardec e os Espíritos superiores tratam das Escrituras Sagradas com muito respeito e com o devido valor. O Velho Testamento se ocupa da Lei antiga e o Novo Testamento, da Boa Nova que Jesus, o Cristo, trouxe à humanidade, para todos os tempos. Não sabemos onde você ouviu esta informação, mas saiba que ela não é verdade. Os espíritas que acham que a Bíblia não é confiável estão equivocados e muito longe da compreensão da profundidade da Doutrina Espírita.

          Minha participação:

A pergunta tem sua razão de ser, não acerca de a doutrina espírita aceitar ou não o Antigo Testamento, mas sobre algo que leva a pensar que no AT há incoerências e, pois, por isso venha a ser considerado ‘não-confiável’. Basta uma rápida análise sobre o Deus do AT e o Deus do NT. Façam essa analise e verão.


Registado

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
Re: O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES
« Responder #16 em: 04 de Abril de 2010, 15:17 »
Citar
São os velhos habitos, dificeis de abandonar... E haja idolatria

As vezes é falta de vontade.




Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline dim-dim

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3278
  • Participação: 37
  • dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
Re: O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES
« Responder #17 em: 04 de Abril de 2010, 15:49 »
Citação de: Marianna em 04 de Abril de 2010, 15:17
Citar
São os velhos habitos, dificeis de abandonar... E haja idolatria

As vezes é falta de vontade.


... Em abandonar a idolatria do catolicismo. Que nada tem a ver com a consciência do espiritismo.


Namasté

Registado

Paulo Luiz Mendonça.

  • Visitante
Re: O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES
« Responder #18 em: 07 de Abril de 2011, 19:38 »
Conformismos dos conformados.
         Nós vivemos em um país que se diz emergente.  Esta emergência não se aplica a todos os brasileiros, a maioria continua ainda se afogando nos sofrimentos causados por maus políticos, os quais se locupletam nos cofres do estado.
   Muitos destes políticos são os chamados populistas, são os tais que saindo do seio do povo pobre se transformam em salvadores da pátria, mas na verdade quando se encontram em uma posição de destaque mudam de lado rapidamente se esquecendo que suas raízes foram plantadas lá no seio dos humildes.
        A maioria deste povo sofrido não se preocupa muito com os desmandos dos políticos. Porque não se preocupam? Porque estes infelizes e sofredores fantasiam suas vidas nos ensinamentos da Bíblia, com isso se sentem totalmente felizes por pensarem, o que importa mesmo não é a vida terrena e sim a vida futura, mas esta gloriosa vida futura foi inventada para transformar o povo em cordeirinhos, enquanto os governantes fazem o que bem entendem sem a preocupação de serem questionados. As religiões pregam aos quatro ventos: o  que importa realmente e a vida futura, ou seja, a salvação gloriosa depois da morte.
        Ao ler a Bíblia descobrimos  que ela prega um Deus com dons punitivo e muitas vezes vingativo, ela prega o sofrimento eterno para os não religiosos e pecadores. Muitas coisas escritas na Bíblia não são palavras de um Deus bom e misericordioso, isso são palavras de um Deus a meu ver cruel. Porque cruel, pense bem, sofrimento eterno no fogo do inferno isso é ou não um exagero descabido. Tenho certeza que estas palavras de punição eterna foram inventadas para poder dominar as pessoas mais medrosas, e também com pouco conhecimento, pouco conhecimento gerado pelo medíocre ensino do nosso país. Qualquer pessoa que usar o bom senso e a razão verá que a Bíblia é cheia de contradições.  Os que a lerem com a mente aberta sem permitir a interferência dos teólogos verão que  um Deus bom e justo jamais teria permitido a nenhum profeta escrever aquilo. 
Uma coisa interessante quando éramos crianças, acreditávamos em papai Noel, saci,  mula sem cabeça e muitos outros mitos. Junto com estes mitos havia também o tenebroso  inferno de fogo onde as pessoas pecadoras iriam queimar eternamente. Eu pergunto todos nós não acreditamos mais nestes mitos citados, mas há um deles, o tenebroso inferno  que a maioria das pessoas religiosas continuam a acreditar. Os teólogos mais espertos dirão, as pessoas continuam acreditando porque o inferno  é real.
         Não é nada disso, se usarmos o raciocínio lógico, veremos porque continuam  acreditando neste mito, é porque mula sem cabeça, saci,  papai Noel e muitos outros mitos, só poderiam nos afetar a nossa vida terrena, mas o famigerado  inferno, dizem os teocratas, irá punir os pecadores e não religiosos depois da morte,  sendo depois da morte a coisa amedronta mesmo. Desta maneira as religiões aproveitam deste medo mórbido da morte para dominar e escravizar seus adeptos. Por isso muitos continuam a acreditar, mesmo que a razão e o bom senso nos digam que inferno não existe.
         Se alguém mesmo sendo religioso quiser descobrir falhas na Bíblia procure na internet. Tem um trabalho maravilhoso escrito por um pensador americano do século 19. Procure na Google, o nome dele é Robert G. Ingersoll. Quando abrir o blog veja onde está escrito (Robert G. Ingersoll Wikisourse agosto de 2010.) ali aparecera várias obras dele. Não se esqueçam a humanidade só progride através de mentes abertas e não de mentes fechadas e bitoladas em ensinamentos arcaicos.
Paulo Luiz Mendonça.  Pensador do século 21

 
   





Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Influência das religiões africanas no espiritismo praticado no Brasil

Iniciado por Gilberto Frank Filho Artigos Espíritas

2 Respostas
5988 Visualizações
Última mensagem 14 de Fevereiro de 2009, 18:54
by Ramon
Religiões e Religiões - Exotéricas e Esotéricas.

Iniciado por Conforti Espiritualismo

1 Respostas
5358 Visualizações
Última mensagem 22 de Março de 2015, 13:00
by lconforjr
Posso frequentar duas religiões, Espiritismo e Umbanda?

Iniciado por Silvio Danilo « 1 2 3 4 5 » Convívio

65 Respostas
37339 Visualizações
Última mensagem 02 de Maio de 2011, 19:46
by arcal
Religiões africanas e Espiritismo, qual a relação?

Iniciado por Norizonte da Rosa Outros Temas

11 Respostas
5099 Visualizações
Última mensagem 11 de Abril de 2012, 16:42
by Mourarego
Espiritismo e outras religiões podem levar ao céu ou ao inferno

Iniciado por Adir Tavares Outros Temas

0 Respostas
1004 Visualizações
Última mensagem 22 de Setembro de 2017, 19:50
by Adir Tavares

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC