Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Tópico iniciado por: Joao Paulo Soares em 28 de Julho de 2013, 19:35

Título: Catálogo Espirita??
Enviado por: Joao Paulo Soares em 28 de Julho de 2013, 19:35
Caros,

  Deparei-me com este livro(?) ou catálogo, de nome :CATALOGO RACIONAL DAS OBRAS
PARA SE FUNDAR UMA BIBLIOTECA ESPIRITA. de Allan Kardec, de Maio de 1964.

  Alguém conhece este catálogo? É mesmo de Allan Kardec ou algo recente?
  O que dizer das obras indicadas por este catálogo?

Abraço,
Título: Re: Catálogo Espirita??
Enviado por: VEspiritismo em 28 de Julho de 2013, 20:24
Olha sobre o que você perguntou você encontra no livro: "O Espiritismo na sua expressão mais simples e outros opúsculos". Eu acredito que seja de Allan Kardec sim.
Embora ainda não tenha lido sobre as obras, eu acredito ser no mínimo digno de respeito antes de qualquer julgamento, afinal só poderia emitir opinião se eu tivesse lido por completo as obras que no caso viria a citar.
Se preferir você encontra esse livro em pdf aqui: http://bvespirita.com/O%20Espiritismo%20Na%20Sua%20Express%C3%A3o%20Mais%20Simples%20(Allan%20Kardec).pdf

Qualquer outra dúvida siga-me no twitter: @VEspiritismo ou no facebook: https://www.facebook.com/pages/Explica%C3%A7%C3%B5es-a-Luz-do-Espiritismo/379531072161054?ref=hl

Grande abraço. ;)
Título: Re: Catálogo Espirita??
Enviado por: Edmar Ferreira Jr em 28 de Julho de 2013, 22:06
Caro João,

O Catálogo foi enviado aos assinantes da Revista Espírita como um suplemento ao número de abril de 1869, que já estava pronto antes de Kardec desencarnar, no dia 31 de março. O que não se sabe é ele sofreu alterações. É uma preocupação, já que A Gênese foi adulterada pelos seguidores de J.B. Roustaing, que suprimiram parágrafos contrários aos seus interesses, e a Obra Os Quatro Evangelhos de J.B. Roustaing é citada no catálogo como obra complementar à doutrina espírita.

Quanto às obras relacionadas no catálogo, o que se pode dizer é que Kardec não tinha a mente atrasada típica dos adeptos do espiritismo de hoje, que, via de regra, pensam que não se deve ler isso ou aquilo em matéria de espiritismo. Ao contrário, ele recomendava aos adeptos que lessem de tudo, pois “quem deseja instruir-se não bebe ensinamentos de uma só fonte, uma vez que, só pelo exame e pela comparação, se pode firmar um juízo.” (KARDEC. O Que é o Espiritismo.1859). Contudo, o que não se pode entender disso é que tudo quanto se apresente como espiritismo seja aceito como se fosse, pois o mesmo também recomendava que só aceitássemos como obra espírita aquela que, além de concordante com a universalidade dos ensinamentos, fosse também lógica.

Abraço,
Título: Re: Catálogo Espirita??
Enviado por: Joao Paulo Soares em 28 de Julho de 2013, 23:46
Caro VEspiritismo e Edmar,

  Muito Obrigado pelas elucidações.
  E foi do bvespirita.com, que retirei esse catálogo, indicado por um amigo. Mundo virtual pelos vistos também é pequeno. :)
  Já agora uma palavra de apreço pelo trabalho, pela disponibilidade das obras, e espero não ter cometido nenhum tipo de falta ao ter colocado aqui no forum.
 
  Grande Edmar,

  Tanto falam de Roustaing, que já está escalado para uma futura leitura. :) Ao menos para tentar perceber esse conflito. :)

Forte Abraço a ambos,
 
Título: Re: Catálogo Espirita??
Enviado por: Anton Kiudero em 29 de Julho de 2013, 02:13
Tanto falam de Roustaing, que já está escalado para uma futura leitura. :) Ao menos para tentar perceber esse conflito. :)

Leia se lhe aprouver. Mas acho dificil passar da primeira centena de páginas de tão enfandonho.

Quanto a lista de Kardec, foi escrita ha una 150/160 anos baseado nas leituras disponiveis na epoca em frances. Não é portanto uma lista atual à qual qualquer espirito estudioso acrescentaria algumas centenas de textos.

Título: Re: Catálogo Espirita??
Enviado por: VEspiritismo em 29 de Julho de 2013, 02:26
Boa noite irmão João.
Sobre a sua citação de Roustaing eu antes gostaria de lhe dar um conselho, que recebi de um companheiro de anos de doutrina.
Acredito que você já ouviu falar de J. Herculano Pires, um grande pesquisador espírita. Pois bem, ele escreveu um livro, do qual inclui artigos de outro renomado espirita Julio Abreu Filho, que fala sobre J.B. Roustaing.
Acredito ser de suma importância antes de ler Roustaing leia esse livro, dai você poderá tirar um conclusão prévia da obra.
Estou anexando aqui caso queira baixar, se chama: O Verbo e a Carne.
Leia esse antes afinal...só tem 95 páginas, já Roustaing tem +- 2000 páginas.
E nosso amigo Edmar também deu um toque pra você sobre Roustaing, e eu também vou citar só um item sobre Roustaing.

Dado: Roustaing tinha a obra completa em mãos em 1866, e Kardec publicou em 1868 a Genese que combatia as idéias do próprio Roustaing.

Por exemplo: Roustaing defendia que Jesus era um Agere e no caso não teria sofrido tudo aquilo que sofreu pois teria um corpo espiritual e não material.
E Kardec na Genese diz no cap XV no finzinho do item 65:"Jesus sofreu materialmente, como não se pode duvidar, é porque ele tinha um corpo material de natureza semelhante ao de qualquer pessoa"

Não li Roustaing, mas acredito ser melhor estudar por exemplo as obras básicas da codificação primeiro tanto o pentateuco quanto as revistas espíritas...dai só então pensar em ler Roustaing.
Admiro e respeito muito J.Herculano Pires e seu trabalho analítico por isso deixo esse conselho  ;)

Abraços, e seja bem vindo a nossa fanpage no facebook :)
Título: Re: Catálogo Espirita??
Enviado por: san-fer7 em 30 de Julho de 2013, 01:25
Olá Amigos,
tenho aqui o "Catalogo Espirita" em PDF e Word para quem quiser copiar e ler.

Abraço fraterno.
Título: Re: Catálogo Espirita??
Enviado por: Edmar Ferreira Jr em 30 de Julho de 2013, 01:50
Não concordo com seu ponto de vista, amigo Vespiritismo.

Em primeiro lugar, se deve ler a tese. Em segundo, sua refutação. Quem parte da refutação, não raro chega à tese carregado de preconceitos e empreende uma leitura comprometida. Sou um fã de carteirinha do Herculano e considero as hipóteses de Os Quatro Evangelhos simplesmente absurdas,  mas partilho do princípio que o estudioso deve antes conhecer a obra original para fazer suas comparações.

Uma coisa que não sou mesmo capaz de entender é porque uma obra tão absurda, com hipóteses em flagrante contradição com a codificação,  foi capaz de atrair tanta gente no movimento espírita. Bezerra de Menezes, Guilon Ribeiro, Salvador Gentile, Divaldo Franco, Chico Xavier (para ficar entre os nomes conhecidos de que me lembro no momento) eram todos adeptos declarados das hipóteses desse livro.

Abraço,
Título: Re: Catálogo Espirita??
Enviado por: VEspiritismo em 30 de Julho de 2013, 21:35
Boa tarde :)
Por isso meu amigo Edmar eu disse: "Não li Roustaing, mas acredito ser melhor estudar por exemplo as obras básicas da codificação primeiro tanto o pentateuco quanto as revistas espíritas...dai só então pensar em ler Roustaing.
Admiro e respeito muito J.Herculano Pires e seu trabalho analítico por isso deixo esse conselho."
Se nós temos uma fruta já amadurecida e doce para provar, porque vamos perder tempo em provar as que ainda não estão maduras? Concordo com você que devemos primeiro ler para julgar, mas o que J.Herculano Pires escreveu já bastou para mim antes de "saltar" para Roustaing, ainda ler primeiramente as obras de Kardec, pois o que encontro com frequência entre os espíritas é as leituras de obras apesar de respeitáveis não são a essência da doutrina.
Não raro encontro pessoas que dizem conhecer o espiritismo e declaram-se palestrantes, mas então pergunto se já leram todas as obras básicas, e resultado? Não. Conhecem uma ou outra obra de romance mediúnico e acreditam conhecer o espiritismo. E porque isso? Porque elas fizeram esse "salto" que ao invés de utilizarem-se do seu tempo para lerem Kardec, leem outras coisas.
Foi isso que eu quis dizer :)

Porém eu ainda vejo essa parte abaixo citada como outras que poderia colocar como no mínimo duvidosa as informações Roustainguistas.

Obs: Veja o TOMO 4 de Roustaing que diz na pág 90 ou na pag 33 do ebook: "Foi, ainda mais, para que os homens viessem a saber e reconhecer que Jesus, o Messias, o Cristo, não podendo nem devendo, de acordo com as leis imutáveis da natureza, por ser um puro Espírito, um Espírito de pureza perfeita e imaculada, revestir o corpo material do homem terreno, corpo incompatível com a sua natureza espiritual, revestiu, para fazer a sua aparição na Terra e aí desempenhar a sua missão superior, um corpo especial fluídico, apto a longa tangibilidade (...).

Não podendo...revestir o corpo material do homem terreno. (Citação em destaque)

A Gênese como citei antes no final do cap XV do item 65: "Jesus sofreu materialmente, como não se pode duvidar, é porque ele tinha um corpo material de natureza semelhante ao de qualquer pessoa".

...ele tinha um corpo material de natureza semelhante ao de qualquer pessoa.


E para não pensar que a tradução pode estar adulterada vejamos outras:

Tradução Salvador Gentile  é a que eu utilizei acima

Tradução Guillon Ribeiro : "(...) donde também forçoso é se conclua que, se Jesus sofreu materialmente, do que não se pode duvidar, é que ele tinha um corpo material de natureza semelhante ao de toda gente."

Tradução Albertina Escudeiro Sêco: "de onde também é forçoso concluir que se Jesus sofreu materialmente, o que não se  pode duvidar, é porque tinha um corpo material de uma natureza semelhante a dos corpos de toda a gente."

Tradução Carlos de Brito Imbassahy: "donde, é preciso igualmente concluir que se Jesus sofreu materialmente como nem restará dúvida, é que ele tinha um corpo material de uma natureza semelhante à da de todo mundo".

Tradução francesa : faut également conclure que si Jésus a souffert matériellement, comme on n'en saurait douter, c'est qu'il avait un corps matériel d'une nature semblable à ceux de tout le monde.

Ou seja ele tinha um corpo físico (ou material como preferir) de natureza semelhante aos de todo mundo.


Foi por essa razão que eu sempre aconselho a todos irmãos de ideal começarem antes de mais nada com Allan Kardec, e só em seguida irem para estas outras obras, antes de mais nada começar a entender a doutrina espirita, primeiramente com Kardec.
Grande abraços a todos.
Título: Re: Catálogo Espirita??
Enviado por: Edmar Ferreira Jr em 30 de Julho de 2013, 23:13
(...)
Foi por essa razão que eu sempre aconselho a todos irmãos de ideal começarem antes de mais nada com Allan Kardec, e só em seguida irem para estas outras obras, antes de mais nada começar a entender a doutrina espirita, primeiramente com Kardec.
Grande abraços a todos.

Você está coberto de razão!

Como não vejo ser possível algum aprendizado da doutrina espírita sem que antes se faça o estudo das obras fundamentais, eu até mesmo me esqueço de mencionar isso.

Quanto as traduções, o crime maior são as supressões, como as do item 3 do capítulo 3, “O Bem e o Mal” e do item 67 original do capítulo 15, “Os milagres do Evangelho”. Ao que saiba, apenas as de Imbassahy e Albertina estão completas, com uma vantagem para primeira, a meu ver, por ser mais fiel ao texto original, quero dizer, sem estilos e arranjos literários...

Abraço,