Forum Espirita

CONVÍVIO => Off-topic => Tópico iniciado por: Carlos Ribeiro em 11 de Dezembro de 2005, 16:01

Título: Apometria
Enviado por: Carlos Ribeiro em 11 de Dezembro de 2005, 16:01
Olá a todos.
Eis um tema que penso nunca ter sido debatido neste fórum: a apometria.
Fui dar uma vista de olhos no site www.apometria.org (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5hcG9tZXRyaWEub3Jn) e eis o que encontrei:

- Apometria é uma "técnica" espírita ? Qual sua ligação com Alan Kardec (decodificador da Doutrina Espírita) ?
Sim. A Apometria foi desenvolvida a partir dos ensinamentos que foram decodificados por Allan Kardec em sua obras. A Apometria pode ser considerada uma técnica que vêm a fornecer maior eficácia e eficiência nos tratamentos espirituais. Sua base é a mesma do Espiritismo, ou seja, tem como princípio o amor e a caridade.

- Apometria é a mesma coisa que desobsessão (realizada pelos Centros Espíritas tradicionais) ?
Não, mas tem pontos em comum. Desobsessão é o ato de se desfazer uma influência que um espírito desencarnado de mau intuito realiza em um encarnado. Caso haja a necessidade de se cortar uma ligação negativa entre um obsessor e sua vítima, isso é possível utilizando-se as técnicas apométricas. O processo de desobsessão faz parte de um arsenal de técnicas das quais a Apometria dispõe para estar harmonizando o atendido como um todo (holisticamente).

- Apometria é a mesma coisa que TVP (Terapia de Vidas Passadas) ?
Não. Durante a sessão de Apometria, apesar de muitas vezes os trabalhadores precisarem "ir" até o passado do atendido para "encontrarem a cura", o mesmo não se lembra de vidas passadas durante o tratamento.

- Apometria é a mesma coisa que Ramatismo ?
Não. Apesar de terem pontos em comum, são linhas "espiritualistas" diferentes.

- Eu não acredito em espíritos, tenho dúvidas em relação à reencarnação, não sou espírita, etc ... mesmo assim, o atendimento de Apometria vai funcionar em mim ?
Sim. Teoricamente as técnicas de apometria funcionam independentemente de sua crença. Porém, caso vc entenda sobre as leis de Deus (que estão explicadas nas obras de Kardec), ficará mais fácil de vc perceber o processo de cura dentro de vc mesmo. Por esse motivo, isso poderá lhe dar a impressão de que em quem é espírita, a Apometria "funciona" melhor. Não podemos esquecer de que a fé em Deus (independentemente da religião) influencia muito na cura. Então, entre um atendido com fé e outro sem fé, naquele que tiver fé o tratamento tenderá a fluir melhor, já que na Apometria utiliza-se muito o poder do pensamento.

- O tratamento de Apometria pode substituir o tratamento médico convencional em caso de problema de saúde ?
Não. O tratamento de Apometria é um tratamento complementar e não substitui o tratamento médico convencional.

- O atendimento de Apometria pode realmente ajudar na minha vida profissional, pessoal e/ ou familiar ?
Sim, porém a extensão do benefício dependerá de vários fatores como: grau de merecimento (espiritual) - o quanto vc tem se esforçado em seguir o caminho do bem e adquirir auto-conhecimento, grau de complexidade do problema e tempo (momento). O que pode-se afirmar é que vc terá melhoras, agora o quanto, só a espiritualidade sabe.

- Todos os Centros de Apometria trabalham da mesma forma ?
Não. Existem uns que exigem que o atendido antes de passar diretamente para o atendimento de apometria, passe pelos tratamentos espíritas como p1, p2, passes, etc ... Há outros que não exigem essas etapas, indo o interessado diretamente para o atendimento de apometria propriamente dito.
O importante é que independente da forma de trabalho da casa, essa última desenvolva seu trabalho baseado no amor e na caridade, e nas técnicas desenvolvidas pelo Dr. Lacerda.

- É verdade que as técnicas de Apometria são bastante eficientes nos casos de atendidos envolvidos com drogas (dependência química) ?
Sim. Na maior parte dos casos de dependência química, há um problema espiritual grave por parte do dependente. Como a apometria vem a tentar harmonizar o lado espiritual do atendido, através dessa técnica a dificuldade do vicido em largar ou recuperar-se das drogas é minimizado, desde que o atendido realmente queira !

Se alguém for entendido neste tema, agradeço mais informações.
Obrigado.
Ass:Carlos Ribeiro
Título: Re: Apometria
Enviado por: aruanda em 11 de Dezembro de 2005, 17:41
 
O que é apometria?


O prefixo "apo" significa além, e "metria" significa medida.
Dessa forma, apometria é uma técnica na qual o objeto de trabalho é algo que está "além da medida". Tomamos como medida, limite, nosso corpo físico, corpo esse que podemos ver e tocar. Existem além desse corpo, outros 6 corpos que são corpos sutis visíveis somente através da mediuindade.
Muitos dos problemas que o atendido tem, tais como: problemas de saúde, relacionamento, trabalho, etc ... não estão "localizados" no corpo físico e sim em algum corpo sutil. É por esse motivo que em muitos casos de problemas de saúde, apesar do atendido já ter tomado muitos remédios e feito inúmeros exames, o problema não é diagnosticado nem sanado. Nesse caso, tentando-se através das técnicas apométricas harmonizar a origem do problema que está localizado em um corpo sutil, a probabilidade de cura é muito grande.

Apometria é uma ferramenta que o plano espiritual nos colocou para atendimento fraterno. Pode ser aplicada em todas as criaturas, não importando idade, saúde ou estado de sanidade mental; e respeita e convive em perfeita harmonia com todas as religiões que orientam na prática do bem e do amor.

Vale ressaltar que todo trabalho de apometria sem amor, (que é a vontade de se prestar ajuda ao próximo), não passará de uma simples técnica. O que faz a cura acontecer é o sentimento de amor e caridade que é emanado pelos trabalhadores que estão na casa para servir e também do próprio atendido, que pelo fato de estar lá presente, indica que deseja se melhorar. Quando nos permitimos ser instrumentos da vontade divina, atraímos a presença de espíritos de muita Luz que vêm nos auxiliar durante todo o tratamento.



A apometria foi desenvolvida por um médido, médium, espírita chamado Dr. Lacerda.
Dr. José Lacerda juntamente com sua esposa Dna.Yolanda trabalhou durante anos em atendimetos espíritas em uma casa chamada Casa do Jardim, em Porto Alegre.

Durante todo esse tempo dedicado à caridade, ele foi desenvolvendo juntamente com a espiritualidade técnicas que conseguissem maior resultado, maior penetração e eficácia nos tratamentos espirituias.
Essas técnicas foram testadas e embasadas na teoria da física quântica desenvolvida por Albert Einstein, o que faz da Apometria uma técnica lógica e extremamente avançada, que ousa compreender e interpretar o inconsciente humano e suas extensões.

Dr. Lacerda escreveu 2 livros sobre Apometria: Espírito e Matéria e Energia e Espírito. O primeiro é considerado um marco e para aqueles que desejarem realmente conhecer a apometria indicamos a leitura desse.
É um livro de conteúdo denso, com conhecimento muito profundo. Àqueles que estão preparados para abrir a porta e ver o mundo que existe por trás de todas as nossas ilusões, esse livro é uma chave.




Para aqueles que desejam conhecer melhor a Apometria e suas bases indicamos os seguintes livros:

- O Evangelho segundo o Espiritismo: Allan Kardec
- Livro dos Espíritos: Allan Kardec
- Livro dos Médiuns: Allan Kardec
- Espírito e Matéria: Dr. José Lacerda de Azevedo
- Energia e Espírito: Dr. José Lacerda de Azevedo
- Apometria - Novos Horizontes da Medicina Espiritual: Vítor Ronaldo Costa

http://www.apometria.org/apometria.htm


Abraços
Título: Re: Apometria
Enviado por: Joao Manuel Santos em 01 de Fevereiro de 2006, 00:04
Aruanda, boa noite.

Da análise à bibliografia á minha disposição  encontro a defenição de Apo como a+pous do Grego como significando pé, haste, e ainda o nome de constelação Austral. Também lhe é atribuida a significado de locomoção sem membros(Ápode) ou ainda ave do paraíso com um pouco de sentido místico.
Não encontro nada que me diga que pode significar além pelo que grato ficarei se me indicar os elementos bibliográficos onde poderei consultar para aumentar os meus conhecimentos.
Metria de meid ou medida é-me perfeitamente familiar.
Pelo que refiro fácil é ver que me causa alguma confusão o termo Apometria com ligação ao Espiritismo não pondo em causa qualquer utilização válida no campo dos evetuais efeitos de outra natureza. Não gostaria é de ficar com dúvidas e por isso procuro escflarecimentos.
Saudações fraternas e desejos de muita paz

João Manuel Santos
Título: Re: Apometria
Enviado por: Mourarego em 01 de Fevereiro de 2006, 12:15
Aruanda,
me desculpe o amigo mas não há nenhuma referência à tal técnica nem na codificação nem nos bons autores espíitas, logo apometria, seja lá oq ue queira dizer o nome não passa de achismo e achismo este que não leva em conta a impossibilidade de muitos em promover o tal tratamento.
De tempos em tempos inventam um certo número de bobagenas e a fdalta de um estudo mais sério faz com quem muitos, mais por vontade de aparecer do que mesmo por vopntade de trabalhar, virem apologistas de achismos como este.
Abraços,
Moura
Título: Re: Apometria
Enviado por: aruanda em 01 de Fevereiro de 2006, 12:43
Respondi a este artigo em OFF - Topic porque o achei interessante e, pensei que poderia ser um assunto de "debate" porque é assim que se aprende uns com os outros.
Sei perfeitamente que não aparece este termo na codificação até porque ..se não estou em erro é um termo relativamente "moderno" na linguagem espiritualísta.
De qualquer forma ,começa aparecer em muitos sites espiritas pelo que me pareceu interessante questionar.
Por isso, gostaria que quem soubesse me desse mais informações sobre o assunto.
Abraços.
Título: Re: Apometria
Enviado por: Joao Manuel Santos em 01 de Fevereiro de 2006, 17:25
Me desculpem voltar ao tema APOMETRIA

Não consegui entender o que foi transmitido. Será possível mais pormenores?

citação da minha colocação às 00h04
(Da análise à bibliografia á minha disposição  encontro a defenição de Apo como a+pous do Grego como significando pé, haste, e ainda o nome de constelação Austral. Também lhe é atribuida a significado de locomoção sem membros(Ápode) ou ainda ave do paraíso com um pouco de sentido místico.
Não encontro nada que me diga que pode significar além pelo que grato ficarei se me indicar os elementos bibliográficos onde poderei consultar para aumentar os meus conhecimentos.
Metria de meida ou medida é-me perfeitamente familiar.)

Não quero confrontar seja que fôr apenas melhorar os meus conhecimentos mas devidamente fundamentados.

Um abraço fraterno

João Manuel Santos
Título: Re: Apometria
Enviado por: dust_in_the_wind em 01 de Fevereiro de 2006, 18:53
Não precisa estar na codificação para ser eficiente pois não?
O mesmo podemos dizer de "ubaldismo" e "ramatismo"
Não nos devemos limitar apenas á codificação.
 ;D
Título: Re: Apometria
Enviado por: Mourarego em 02 de Fevereiro de 2006, 13:35
Acontece dust,
que nem é eficiente e nem é doutrina, logo não tem o que estar sendo veiculada como isso ou aquilo, e sim como simpoles achismo. No mínimo incide contyra a Lei de amro, Justiça e Caridade, pois levar um espírito adoecido a uma região tal(o que ja é um erro de entendiemnto perabnte a doutrina , pois não há regiões cisrcunscritas para isso ou para aquilo), e deixá-lo lá, para ser tratado por Espíritos que lá irão para iontervir no mal daquele espírito, é no mínimo incoerência.
Há no meio Espírita, um afarta distribuição de achismos e como existem sempre pessoas que não se dão ao hábito de estudarem a doutrina, essas acreditam em tudo, mula sem cabeça, poções, milagres, e ficam então batendo palmas para malucos dançarem. é assim com os cristais, o cromoterapia, e outras técnicas que são fadadas ao erro ou ao efeito placebo, no caso da cromoterapia está comprovado a ineficiência, pois usam luzes pintadas e como a física demonstra esse tipo de ação(pintar as lâmpadas) não faz com que da pintura saia a correta onda que perfaz o espectro de frequência da cor desejada, logo o efeito é nulo ou inexistente.
É preciso amigo Dust, que estudemos estes assuntos, com a isenção do ignorante, quer dizer sem tendência, nem para aceitar ou para não aceitar, e sim com o fito de aprender e aprender sob as luzes da doutrina e não de outro canto qualquer.
É o que eu penso.
Abraços,
Moura
Título: Re: Apometria
Enviado por: Tolomei em 02 de Fevereiro de 2006, 18:25
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/iso-jorge/apometria.html   este link é excelente , um texto do Dr. Iso Jorge sobre o assunto - título:
Apometria: Ingênua técnica de desdobramento, com desdobramentos perigosos.

E para que a turma possa medir e verificar os pós e contras , seguem mais artigos e links abaixo :

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/bernardi/apometria.html   outro link bom - título :
Apometria: Nem problema nem solução
Dr. Ricardo Di Bernardi

Procurando nos mecanismos de busca da Internet poderemos achar vários artigos como estes e outros mais. Como toda novidade, é melhor cautela e medir pós e contra escutando todos os lados com calma e imparcialidade.

 Assim como a TVP pode ser conduzida corretamente por pessoas responsáveis - Veja os livros do Milton Meneses sobre o assunto TVP, embora muitos se equivocam e geram danos por ignorar o que está por trás do contato com a realidade espiritual, pode ser que exploradores venham a se aventurar a lidar com a obsessão , usando as técnicas da apometria, sem estarem preparados para isto. O que também pode ocorrer com a TVP mal conduzida.

Uma coisa é certa , sem estudar KArdec estaremos perdidos num mar de dificuldades. Existem também os Clássicos , muito ignorados atualmente como Arthur Conan Doyle, Ernesto Bozzano, Willian Crookes, Aksakoff, Gabriel Delane, Leon Denis, De Rochas, e outros que colaboram muito para esclarecer sobre o Espiritismo, Animismo, e Fenômenos diversos do Psiquismo. São todos auxiliares , mas não superam a Doutrina Espírita organizada por Kardec. Sem falar na Revista Espírita de Kardec e seus 13 volumes ignorados. Além destes pioneiros juntos de Kardec, temos as obras de Herculano Pires, Yvone Pereira , Hermínio Miranda, Cairbar Schutel, Francisco Candido Xavier, Divaldo Franco, e muitos outros.  Todos falam da obsessão , causas , consequências, exemplos e soluções...e mesmo com tudo isto, é difícil de entender...

O Problema está em ignorar os caminhos antes percorridos por eméritos pensadores e cientistas. Para que a pressa ? Seria ansia de cobrar emolumentos ? Como estudar os problemas da obsessão ignorando todo o progresso conseguido e conquistado pelos pesquisadores que desbravaram o terreno para nós ?

Um cientista de verdade não pode ignorar o que os outros já conseguiram no mesmo terreno, e partir daí em diante rumo a novas descobertas...

Pode até ser que a técnica da apometria venha obrigar o meio científico atual a re-analisar a questão da realidade espiritual e suas consequências, mas terão que percorrer o mesmo caminho já percorrido para chegarem a porto seguro. Ou ainda, como a TVP, em mãos seguras de quem estuda realmente e sabe lidar com o tema, até porque já estudou a vastidão da Doutrina Espírita, consegue chegar a resultados positivos.

A re-invenção da roda é possível. Resta saber se ficará mais bonita as suas consequências...

Mas as vezes começamos por um caminho e vamos dar em outro , não é?

Estudando Kardec com seriedade eu acho que cortamos caminho, e vamos muito mais longe.

Abraços,

Título: Re: Apometria
Enviado por: Joao Manuel Santos em 02 de Fevereiro de 2006, 18:51
Obrigado amigo Moura.
Obrigado Tolomei

De facto dos estudos que tenho procurado efectuar e me levaram mesmo aos tempos mais remotos bem como a alguns dos mais recentes me levaram a ter uma consideração muito especial pela obra de Kardec bem como por aquele que é consideredado o Filósofo da doutrina, Leon Denis, continuador da obra do grande mestre.

E é por estes factos que me custa ver algumas coisas serem divulgadas num FÓRUM de Doutrina ESPÍRITA. Só espero e desejo que não seja intencional no mau sentido da palavra.

Um grande e forte abraço fraterno

João Manuel Santos 
Título: Re: Apometria
Enviado por: FENet em 02 de Fevereiro de 2006, 20:48
Olá João  :)

Não se preocupe, estamos em off-topic  ;)
Por vezes dum tópico aparentemente sem interesse podem sair conclusões muito interessantes. Já assisti a isso diversas vezes.

Por isso existem bastantes temas, espiritas, devidamente organizados, nos respectivos quadros, onde as pessoas poderão fomentar o debate e trocar conhecimentos à luz do espiritsmo, sobre as temáticas que mais lhe agradar.

Abraços  :)
Título: Re: Apometria
Enviado por: Joao Manuel Santos em 02 de Fevereiro de 2006, 23:44
Olá Vasco

Não posso deixar de concordar consigo quanto à observação que faz.

Espero que tudo continue bem consigo.

Um abraço de

João Manuel Santos

Para si e para os companheiros do grupo que tive o prazer de conhecer aquando do encontro nas Morenas
Título: Re: Apometria
Enviado por: Mateus em 03 de Fevereiro de 2006, 02:35

    Olá a todos os participantes deste tópico.

    Com, toda a minha vontade, da abertura possível, pela vossa liberdade individual, aos que aqui

     colocaram a sua resposta, vou tentar exprimir a minha.

     É Real, é concreto, porque aconteceu, todas as respostas, que até aqui foram colocadas, como

     tal, acredito, que nenhum dos intervenientes, vai alterar, o acontecido.

     A evolução existe, é real, é permanente e se quiserem é eterna.

      Então como não ha acasos, tudo, o que nos acontece, deve ser ou será, para estarmos atentos

      Portanto se aparece este tópico, naturalmente tem razão de ser.

      Alguém, imaginou o nome de apometria, portanto criou.

      Então, talvez em primeiro lugar, pode-se considerar, o tal dizer (não julgues), até porque é

      sabido, que a sabedoria, dos terrestres, é normalmente, mais acentuada, na realidade de

      encarnado, do que a saberdoria do diamante, da essencia do ser espiritual.

       Aqui neste Planeta, e neste agora, já se conseguiu, em parcelas do mesmo, uma pseudo

        liberdade, pelo menos de expressão.

       Qual a minha capacidade do saber, para poder opinar, com tanta certeza, sobre algo, e de

       atitude radical?

        A viver-se a caridade, esta não deverá, incidir só, nos seres, encarnados ou desencarnados,

        Todas as outras existências, animal, vegetal, mineral e outras, também existem, e serão,

        afectadas, ou continuarão na sua evolução, também com a nossa participação, no mínimo

        atravéz dos pensamentos individuais.

        Eu deduzo, que será, muito importante, aceitar, a realidade de cada um dos outros.

        Deus, permite, o tudo que existe. que é o Todo.

        Será, o não interferir, na afinidade indivual do outro, mesmo aquando, este a tenha ou não,

        mesmo que seja, na leitura, de livros, ou outros.

        Será, naturalmente, ser-se lógico, vivendo como encarnado, recordando ensinamentos do

        espiritismo, enviando Amor ao denominado tema Apometria, do que criar-lhe, barreiras, pois

       como se sabe, na emissão do pensamento, haverá sempre o retorno à origem.

       Vamos, concerteza, sentir o valor da Apometria, no chamado amanha, pois, ainda hoje é

        novíssimo.

        Pessoalmente, não vejo, nada de estranho, até porque, li grande parte do livro , Espírito e

        Matéria, no presente, somos 14, 15 pessoas, e uma noite por semana, vamos, lendo e

        tentando perceber o seu conteúdo.

        Será naturalmente, mais um livro, que se lê, e concerteza, porque teve uma origem, não 

         será por acaso, até porque, concerteza cada um de nós já lemos livros, que uns, nos

         marcaram e outros não.

         Ousadamente, com muita Paz, que cada um de nós, procure, como regra, dentro de cada

         um, a sua essência Divina, nesta procura, encontraremos, a Sabedoria, e sempre uma nova

         Sabedoria. 

          Pelo menos há 2000 anos, que existe o Amor, e Este Anunciado, por Jesus Cristo.

          Só por esta realidade, na Sabedoria dos seres encarnados, terão a obrigação de o descobrir

         Este Amor, viver Nele, e dando-se a Ele, porque também é uma das partes.

         Jesus, te agradeço, do meu ser, continua a possibilitar.nos, sempre a oportunidade de te

          Amar-mos.

           A todos Paz e Amor

            Mateus
Título: Re: Apometria
Enviado por: Det's me!... em 03 de Fevereiro de 2006, 23:24
Muita Paz!

Estive a ler com atenção o que aqui foi dito relativamente ao tema APOMETRIA.

Fui ver os meus ficheiros e pesquisas de alguns anos atrás, e encontrei variadissimas coisas interessantes, pelo menos para mim of course, entre elas os dois livrinhos do Dr. José Lacerda Azevedo em formato electronico.

Eu tenho uma opinião formada há vastos anos sobre a matéria APOMETRIA, mas não vou manifestar.

E daí se calhar até vou. E não é que vou mesmo........então aí vai.

Por tudo o que li sobre APOMETRIA, respeito, mas não sigo.
Todas as situações podem surgir dentro das melhores intenções, mas senão temos cuidado, vamos andando mar adentro e quando tal, estamos sem pé e não há retorno para a praia.

Inevitávelmente a praia fica inalcançável, e estamos numa realidade diferente. É o que se passa com a APOMETRIA. E o que aconteceu com Waldo Viera e a Projeciologia.
Posso dizer que até já encontrei textos em que misturam a APOMETRIA com Florais de Bach.

A APOMETRIA, nada mais é do que uma Técnica Mediúnica, e como podem ler num texto inserido numa lista de Discussão Apometra (reparem que não se chama Espirita, mas Apometra já), e quwe abaixo também vou enviar, o Carlos B. Imbasshay afirma que já em 1955 assistia a tais técnicas.

Mas temos que ter em linha de conta, que muitos espiritas, entre os quais médicos que defendem a Apometria, o Dr. Vitor Ronaldo Costa, destacado militante do movimento espirita é um exemplo, com obra editada em 1997 e dedicada ao tema inteiramente.

O Divaldo Franco........é que não gosta nem um pouquinho do tema conforme também poderão ver.

Então é assim.....

Para melhor entendimento de tudo, vou colocar aqui os seguintes textos:

Dos livros electronicos que tenho do Dr. José Lacerda, Indice e Prefácio, bem como as 13 Leis mais a de ouro.
(Reparem que no primeiro texto está lá bem incluído o seguinte:
·   Cadastre a Sua Casa Apométrica
·   Casas Apométricas)
Para mim é sinal que está fora do Movimento Espírita)

Texto do Dr. Vitor Ronaldo Costa - defendendo
Texto da lista APOMETRAS
Entrevista com Divaldo Franco na Radio Boa Nova em Agosto de 2001.........baixando o pau

Livro APOMETRIA     - Dr. José Lacerda

  Algumas notas sobre apometria

·   O Início
·   Apometria
·   Atendimento
·   Classificação Didática dos
·   Distúrbios Espirituais
·   As Leis da Apometria
·   Técnicas Apométricas
·   Física Quântica Aplicada à Apometria
·   Aos Grupos Iniciantes
·   Roteiro para trabalhos com Apometria
·   Análise Estatística de Casos
·   Lista de Discussão
·   Questões da Lista
·   Bibliografia
·   Cadastre a Sua Casa Apométrica
·   Casas Apométricas
·   Links
·   Fale Comigo
·   Chakras
·   Os Corpos Espirituais
·   Evolução do Corpo Mental Superior
·   Anatomia do Corpo Mental Superior
·   Os Níveis de Consciência
·   Desdobramento Múltiplo
·   Auto-Obsessão
·   A Arte-Cura
·   Sindrome de Down e Autismo
·   Micro Organizadores Florais
·   Luminoterapia
·   Apometria: nem problema nem solução
·   Desvendando o Dom Mediúnico
·   Depressão
·   Aparelhos no Agregado Espiritual
·   Meu Aprendizado
 



O Dr. José Lacerda de Azevedo, carinhosamente qualificado por seus pares de Preceptor de Medicina Espiritual, é médico da turma de 1950. Desde cedo na lida com a Doutrina Espírita.
Durante o ano de 1965, esteve em Porto Alegre, um psiquista porto-riquenho chamado Luiz Rodrigues. Realizou palestra no Hospital Espírita de Porto Alegre, demonstrando uma técnica que vinha empregando nos enfermos em geral, obtendo resultados satisfatórios. Denominada Hipnometria, essa técnica foi defendida no VI Congresso Espírita Pan-americano, em 1963, na cidade de Buenos Aires. Essa técnica consistia na aplicação de pulsos magnéticos concentrados e progressivos no corpo astral do paciente, ao mesmo tempo que, por sugestão, comandava o seu afastamento.
O Sr. Luiz Rodrigues era um investigador, não era espírita e tampouco médico mas trouxe possibilidades novas e um imenso campo para experimentação se conduzidas com métodos objetivos e sistemáticos.
Imediatamente, o Dr. José Lacerda testou a metodologia com Dona Yolanda, sua esposa e médium de grande sensibilidade. Utilizando a sua criteriosa metodologia, a sua sólida formação doutrinária, a observação constante dos fenômenos, aprimorou solidamente a técnica inicial. Identificou-se na época, um grande complexo hospitalar na dimensão espiritual, denominado Hospital Amor e Caridade, de onde partiam o auxílio e a cobertura aos trabalhos assistenciais, dirigidos por ele.

Apometria

O termo Apometria vem do grego Apó - preposição que significa além de, fora de, e Metron - relativo a medida. Representa o clássico desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes.
A Apometria é uma técnica de desdobramento que pode ser aplicada em todas as criaturas, não importando a saúde, a idade, o estado de sanidade mental e a resistência oferecida. É um método geral, fácil de ser utilizado por pessoas devidamente habilitadas e dirigentes capazes. Apresenta sempre resultado eficaz em todos os pacientes, mesmo nos oligofrênicos profundos sem nenhuma possibilidade de compreensão.
O êxito da Apometria reside na utilização da faculdade mediúnica para entrarmos em contato com o mundo espiritual da maneira mais fácil e objetiva, sempre que quisermos. Embora não sendo propriamente uma técnica mediúnica, pode ser aplicada como tal, toda vez que desejarmos entrar em contato com o mundo espiritual.

Atendimento

No atendimento aos enfermos, é utilizada a seguinte prática: Coloca-se inicialmente, por desdobramento, os médiuns em contato com as entidades médicas do astral. Uma vez firmado o contato, faz-se o mesmo com o doente, possibilitando dessa forma o atendimento do corpo espiritual do enfermo pelos médicos desencarnados, assistidos pelos espíritos dos médiuns que então relatam todos os fatos que ocorrem durante o atendimento, tais como: os diagnósticos, as cirurgias astrais, as orientações práticas para a vida, assim como a descrição da problemática espiritual que o paciente apresenta e suas origens.
Torna-se necessário ainda, que se faça proteção vibratória, através de preces e formação de campos de força e barreiras magnéticas ao redor dos médiuns.
O tratamento dos obcessores constitui um capítulo à parte, tal é a facilidade e eficiência com que os espíritos sofredores são atendidos. Em virtude de se encontrarem no mesmo universo dimensional, os espíritos protetores agem com muito mais profundidade e rapidez. Os diagnósticos são muito mais precisos e detalhados; as operações astrais são executadas com alta técnica e com o emprego de aparelhagem sofisticada em hospitais muito bem montados em regiões elevadas do astral superior. Esse é um dos grandes segredos do tratamento espiritual e será provavelmente um marco fundamental para a futura Medicina do Espírito.

Classificação Didática dos Distúrbios Espirituais

(Modelo Lacerda)

Diante dessa classificação, impõe-se o conhecimento em profundidade dos mecanismos íntimos de cada uma das entidades nosográficas (nosografia - descrição metódica das doenças) citadas, lembrando que o diagnóstico de certeza dependerá sempre das condições de desenvolvimento e harmonia do grupo mediúnico, do perfeito domínio da técnica apométrica e da imprescindível cobertura da Espiritualidade Superior.
Em virtude da maioria, talvez, 80% das doenças se iniciarem no corpo astral, pode-se deduzir que nas eras vindouras a Medicina será integral, isto é, um grupo de médicos terrenos atenderá as mazelas patológicas físicas, trabalhando ao lado de outro grupo de médicos desencarnados, que se encarregarão do corpo espiritual.

Indução Espiritual
Obsessão Espiritual
Pseudo-Obsessão
Simbiose
Parasitismo
Vampirismo
Estigmas Cármicos não Obsessivos: Físicos e Psíquicos
Síndrome dos Aparelhos Parasitas no Corpo Astral
Síndrome da Mediunidade Reprimida
Arquepadias (magia originada em passado remoto)
Goécia (magia negra)
Síndrome da Ressonância Vibratória com o Passado
Correntes Mentais Parasitas Auto-Induzidas

LEIS DA APOMETRIA:

Todos os enunciados aqui apresentados são de autoria do Dr. LACERDA. A redação é a que consta de Espirito/Matéria: novos horizontes para a mediciana/José Lacerda de Azevedo – Porto Alegre: Pallotti, 1988.

REGRA DE OURO DA APOMETRIA
"Aqui, no entanto, devemos clarinar um vigoroso alerta para os entusiasmos que possamos estar provocando. Como fundamento de todo esse trabalho – como, de resto, de todo trabalho espiritual – deve estar o Amor. Ele é o alicerce. Sempre".

As técnicas que apontamos são eficientes, não temos dúvidas. O controle dessas energias sutis é fascinante, reconhecemos, pois desse fascínio também sofremos nós. Mas se tudo não estiver impregnado de caridade, de nada valerá. Mais: ao lado da caridade, e como conseqüência natural dela, deverá se fazer presente a humildade, a disposição de servir no anonimato. Se faltar amor e disposição de servir pelo prazer de servir, corremos perigo de incorrer na má aplicação das técnicas e do próprio caudal de energia cósmica, tornando-nos satânicos por discordância com a Harmonia Universal. Advertimos: através da obediência dos preceitos evangélicos, somente através dela, experimentadores e operadores podem desfrutar de condições seguras para devassar esses arcanos secretos da Natureza, com a adequada utilização dessas "forças desconhecidas".

Primeira Lei: Lei do Desdobramento Espiritual (Lei Básica da Apometria).
Enunciado: "Toda vez que, em situação experimental ou normal, dermos uma ordem de comando a qualquer criatura humana, visando a separação do seu corpo espiritual – Corpo astral – de seu corpo físico, e, ao mesmo tempo, projetarmos sobre ela pulsos energéticos através de uma contagem lenta, dar-se-á o desdobramento completo dessa criatura, conservando ela sua consciência".

Segunda Lei: Lei do Acoplamento Físico
Enunciado: "Toda vez que se der um comando para que se reintegre no corpo físico o espírito de uma pessoa desdobrada, (o comando se acompanhado de contagem progressiva) dar-se-á imediato e completo acoplamento no corpo físico".

Terceira Lei: Lei da ação à distância, pelo espírito desdobrado (Lei das viagens astrais)
Enunciado: "Toda vez que se ordenar ao espírito desdobrado do médium uma visita a lugar distante, fazendo com que esse comando se obedecerá à ordem, conservando sua consciência e tendo percepção acompanha de pulsos energéticos, através de contagem pausada, o espírito desdobrado clara e completa do ambiente (espiritual ou não) para onde foi enviada".
Nota importante: Esta lei, de ordinário, só funciona em sensitivos (médiuns) videntes os quais, via de regra, conservam a vidência quando desdobrados.

Quarta lei: Lei da Formação dos Campos-de-Forca
Enunciado: "Toda vez que mentalizarmos a formação de uma barreira magnética, por meio de impulsos energéticos, através de contagem, formar-se-ão campos-de-força de natureza magnética, circunscrevendo a região espacial visada, na forma que o operador imaginou.

Quinta Lei: Lei da Revitalização dos Médiuns
Enunciado: "Toda vez que tocarmos o corpo do médium (cabeça, mãos), mentalizando a transferência de nossa força vital, acompanhando-a da contagem de pulsos, essa energia será transferida. O médium começará recebe-la, sentindo-se revitalizado".

Sexta Lei: Lei da Condução do Espirito Desdobrado, de Paciente Encarnado para os Planos mais Altos, em Hospitais do Astral.
Enunciado: "Espíritos desdobrados de pacientes encarnados somente poderão subir a planos superiores do astral se estiverem livres de peias magnéticas".

Sétima Lei: Lei da Ação dos Espíritos Desencarnados Socorristas Sobre os Pacientes Desdobrados.
Enunciado: "Espíritos socorristas agem com muito mais facilidade sobre os enfermos se estes estiverem desdobrados, pois que uns e outros, desta forma, se encontram na mesma dimensão espacial"

Oitava Lei: Lei do Ajustamento de Sintonia vibratória dos Espíritos desencarnados com o Médium ou com outros espíritos desencarnados, ou de ajustamento da sintonia destes com o ambiente para onde, momentaneamente foram enviados.
Enunciado: "Pode-se fazer a ligação vibratória de espíritos desencarnados com médium ou entre espíritos desencarnados, bem como sintonizar esses espíritos com o meio onde forem colocados, para que percebam e sintam nitidamente a situação vibratória desses ambientes".

Nona Lei: Lei do deslocamento de um espírito no espaço e no tempo.
Enunciado: "Se ordenarmos a um espírito incorporado a volta a determinada época do passado, acompanhando-a de emissão de pulsos energéticos através de contagem, o espírito retorna no tempo à época do passado que lhe foi determinado".

Décima Lei: Lei da dissociação do espaço-tempo
Enunciado: "Se, por aceleração do fator Tempo, colocarmos no Futuro um espírito incorporado, sob o comando de pulsos energéticos, ele sofre um salto quântico, caindo em região astral compatível com seu campo vibratório e peso específico Karmico (km) negativo – ficando imediatamente sob a ação de toda a energia km de que é portador".

Décima Primeira Lei: Lei da ação telúrica sobre os espíritos desencarnados que evitam a desencarnação.
Enunciado: "Toda vez que um espírito desencarnado, possuidor de mente e inteligência bastante fortes, consegue resistir à Lei da Reencarnação, sustando a aplicação dela nele próprio, por longos períodos de tempo (para atender a interesses mesquinhos de poder e domínio de seres desencarnados e encarnados), começa a sofrer a atração da massa planetária, sintonizando-se, em processo lento, mas progressivo, com o Planeta. Sofre apoucamento do padrão vibratório, porque o Planeta exerce sobre ele uma ação destrutiva, deformante, que deteriora a forma do espírito e de tudo o que o cerca, em degradação lenta e inexorável.

Décima Segunda Lei: Lei do choque do tempo.
Enunciado: "Toda vez que levarmos ao Passado espírito desencarnado e incorporado em médium, fica ele sujeito a outra equação de Tempo. Nessa situação, cessa o desenrolar da seqüência do Tempo tal qual o conhecemos, ficando o fenômeno temporal atual (presente) sobreposto ao Passado".

Décima Terceira Lei: Lei da influência dos espíritos desencarnados, em sofrimento, vivendo ainda no passado, sobre o presente dos doentes obsidiados.
Enunciado: "Enquanto houver espíritos em sofrimento no Passado de um obsidiado, tratamentos de desobsessão não alcançarão pleno êxito, continuando o enfermo encarnado com períodos de melhora, seguidos por outros de profunda depressão ou de agitação psicomotora".




.........(CONTINUA)

Título: Re: Apometria
Enviado por: Det's me!... em 03 de Fevereiro de 2006, 23:36
.....(CONTINUAÇÃO)


APOMETRIA E PROJECIOLOGIA NÃO SÃO PRÁTICAS ESPÍRITAS
 
O Assunto foi trazido à Lista Apometria pelo Imbassahy, pois foi discutido na Lista Espiritismo
João Alberto
Apometria e Projeciologia não são Práticas Espíritas.
Acredito que se mudarmos a frase para :
Apometria e Projeciologia estão sendo estudadas e se passar pelo crivo CUE serão adotadas nas casas espiritas.
O que representa a verdade sobre o fato.
As pessoas que trabalham com elas devem comprovar os seus resultados como fizeram a turma da acupuntura que hoje é aceita em todas as faculdades de Medicina. No inicio sofreram criticas enorme , mas com calma e trabalho provaram sua eficiência.
Em relaçao a Apometria , existe uma lista que fiz parte durante 3 meses e é uma confusão danada de tudo que existe de espiritualismo.


Imbassahy
Apometria é uma técnica mediúnica. Nada mais. Nada contra os estudos espíritas, nada contra qualquer princípio doutrinário, enfim, coerente com os postulados da nossa doutrina. Usa-se esta técnica para se ter maior facilidade no domínio de certas situações mediúnicas. Infelizmente, alguns praticantes, pela tendência natural, caem numa parte mística, fazem ritual e cultuam a coisa. Mas é uma posição pessoal, embora errada, das velhas e arcaicas influências do cristianismo romano.

J.S.Godinho
Estudo e pesquiso Apometria há aproximadamente dez anos em média de quatro a cinco sessões mediúnicas de no mínimo três horas cada e realmente Apometria nada mais é do que uma técnica anímico-mediúnica que já é usadíssima em trabalhos mediúnicos de muitas casas federadas, embora com outras denominações ou com nenhuma. O livro de Luiz Gonzaga Pinheiro. Diário de um Doutrinador. Capivarí - SP: Editora EME, 1998. Deixa bem claro isso. Portanto concordo com o caro mestre.


MAURICI - Santos - SP.
A Apometria é apenas uma técnica anímica, que envolve a manipulação de mecanismos naturais observados na esfera humana e que se perde nas entranhas do tempo. Ao nosso ver nada mais é do que magia na mais pura idéia.
Não concordo quando se falam em "apometras" ou "casas apométricas", dão uma noção clara e distinta da doutrina espirita. Apometria ou qualquer nome que se dê, só serve fundamentada na energia básica do Universo. Talvez o termo mais adequado seria "técnica anímica de desdobramento", possível a qualquer pessoa que tenha conhecimentos sobre tais fatos.

J.S.Godinho
Concordo com tuas colocações, Apometria é apenas uma técnica anímico-mediúnica, inclusive no meu último livro que estou lançando sobre o assunto enfoco a técnica com essa designação por achar mais apropriada e
entender que se encaixa melhor nos postulados cardecistas. Infelizmente, por euforia de alguns, a denominação Apometria ficou um pouco desgastada e ao se falar no assunto para companheiros mais conservadores, sentimos de imediato um certo ar de prevenção ou de hostilidade.

Roberto
Não concordo quando se falam em " apometras" ou "casas apométricas", dão uma noção clara e distinta da doutrina espirita.
Poderia explicar melhor esse ponto de vista? Acho que não entendi a sua colocação. Grato.

MAURICI
A minha opinião é a de muitos colegas. O termo Apometria foi cunhado pelo Dr. José Lacerda na ausência de uma terminologia adequada aos fenômenos que ele descobriu. A partir dos livros editados foi dado uma conotação de descoberta e abertura de novos caminhos dentro do processo mediúnico.
Entretanto, ao termo Apometria foi dado uma caminho distinto da doutrina espirita. Hoje se fala em apometras ou casas apométricas, esquecendo que o fundamento de tudo é a doutrina espirita. Não existe ( ao nosso ver ) apometras ou casas apométricas, mas sim casas de caridade e pessoas que aplicam a máxima de Jesus com toda intensidade. É preciso tomar muito cuidado para que o desdobramento anímico mediúnico descoberto pelo Dr. Lacerda não caia na vala comum de outras tantas tentativas de melhorar o atendimento aos necessitados ( mediúnicos ou não ). A Apometria não é e nunca será distinta das informações dadas pela Doutrina Espirita.

Luís Alberto
CONTINUAMOS AO MEU VER TRAZENDO PROBLEMAS DE OUTRAS LISTAS PARA ESTA.
O QUE SE PASSA NA LISTA ESPIRITA É PROBLEMA DOS QUE LÁ MILITAM E LÁ DEVEM SER DISCUTIDAS E SE POSSÍVEL RESOLVIDAS NA LISTA DELES.
APOMETRIA É O ESPAÇO PARA DESENVOLVER A PRATICA E UNIÃO ENTRE OS QUE ABRAÇAM A TÉCNICA APOMETRICA E COMO SABEMOS QUE " QUERELAS" EM EXCESSO SÃO NOCIVAS, QUE FIQUEMOS ... SÓ COM AS NOSSAS.

Imbassahy (Niterói - RJ)
Em face de delicadíssimas considerações de alguns distintos participantes com as quais concordo, gostaria de esclarecer que, algumas das técnicas principais usadas pela Escola à qual Dr. Lacerda, mais tarde, veio a denominar de Apometria, eu as conheci por volta de 1955, talvez, quando muito dos senhores nem sequer haviam nascido.
Foi Doutor Canuto Abreu que me orientou, explicando como usá-las, dizendo-me que esses recursos ainda me seriam muito úteis.
Quando, a convite de um jornal intitulado "Desobssessão", editado pelo Hospital Espírita de Porto Alegre, fui convidado para dar um ciclo de palestras sobre a área científica da doutrina, conheci o brilhante Dr. Lacerda que, ainda incipiente (pelo amor de Deus, não façam o que certo revisor cometeu comigo, corrigindo o "c" do incipiente para "s" para ficar igual ao que eu escrevi definindo um parvo), aplicava sobremodo muita coisa para a qual já o Dr. Canuto me alertara.
Ele trabalhava num anexo do Hospital Espírita auxiliando na terapia dos obsidiados. Sua equipe era excelente e seu trabalho digno de destaque.
Trocamos muitas idéias e passei a ele algo que houvera aprendido com Dr. Canuto, lembrando que muito se assemelhava com a técnica do condicionamento a qual, mais tarde, vim a ter contato num curso que fiz com o Dr. Luiz de Mattos, psiquiatra e diretor do Instituto de Parapsicologia do Rio de Janeiro. Estou explicando isso porque não sou neófito no assunto. Já vivi tanto que acabei conhecendo mais do que devia. Além disso, como fiz a cadeira de Psicologia Aplicada da então Faculdade de Filosofia, tenho, também, algum conhecimento acerca dos diversos processos de condicionamento aplicados a pacientes encarnados.
Juntando as estações, dá para entender perfeitamente tudo o que os participantes discutem acerca da Apometria e com a qual estou inteiramente solidário. Caso contrário, não estaria dando opiniões nem trocando idéias com os amigos.
Embora muito tenha, ainda, que aprender, o que quero dizer aos colegas é que o assunto não me é novidade.
A única nota particular minha refere-se ao modus aplicandi. Eu sou, por índole, avesso a qualquer prática ritualística e simplista por natureza. Na Apometria, há os que têm rituais, embora discretos, para mim desnecessários, embora entenda que produzam efeito. Isto, por causa da índole humana e principalmente por causa das doses maciças da Igreja sobre nossa sociedade correlatas com a teologia do povo.
Ainda, agrego essa técnica a meus parcos conhecimentos de Física, pelo menos, pela imperiosa necessidade de dar aulas, atualizado com as últimas descobertas em voga.
Um cordial abraço, agradecendo àqueles que me escreveram e solidarizando-me com todos.

Isamar

Bastante clara suas exposições sobre Apometria, mas não deixo de confessar que fico um pouco confusa com todas as questões levantadas, de qualquer forma acho que todos aqueles que tem duvidas, assim como eu, o correto é ler todos os livros de referencia do Dr. Lacerda, do Godinho e do Vitor a fim de se informar melhor e com o tempo ter nossa própria opinião, me corrija se estiver errada.

texto do Dr. Vitor Ronaldo Costa


Tema do Programa: OS NOVOS HORIZONTES DA MEDICINA ESPIRITUAL

         1- O homem integral, ou seja, encarnado, vivencia duas  fases bem distintas de  uma  mesma  realidade  existencial;  pelos  sentidos fisicos  ele  experimenta  a  vida-de-relacao  e  pelo  espirito   ele estabelece  contatos  mais  ou  menos  ostensivos  com   a   realidade extra-fisica.

2- Os disturbios psico-patologicos, se analizados pela otica espirita, tem sempre genese espiritual, ou sao de natureza animica a expressarem os conflitos da propria alma, ou sao de genese obsessiva a  refletirem as influencias desarmonizantes dos espiritos.

        3- Por vezes, a  sintomatologia  decorrente  de  um  disturbio puramente animico se assemelha a uma  influenciacao  obsessiva,  disso derivando a necessidade do diagnostico diferencial.

        A Doutrina Espirita dispoe de metodologia adequada,  capaz  de nos permitir essa diferenciacao em  campo  experimental  pelo  emprego judicioso do instrumental mediunico.

        Acrescente-se a isto, o surgimento de  tecnicas  facilitadoras do desdobramento induzido do perispirito, como e o caso  da  APOMETRIA que, alem de  ampliar  muito  a  capacidade  perceptiva  dos  mediuns, faculta-lhes o acesso rapido e objetivo  ao  campo  perispiritico  dos pacientes examinados, facilitando-lhes  a  identificacao  do  processo patologico na propria matriz energetica, quer  seja  ele  de  natureza
obsessiva ou de carater animico.

        4-  O  termo  APOMETRIA  vem  do  grego  APO,  preposicao  que significa alem de,  fora  de  -  ,  e  METRON  -  relativo  a  medida.
Representa o classico desdobramento  entre  os  componentes  materiais somaticos do homem e sua constituicao espiritual.

        Nao  e  propriamente  mediunismo,  e  apenas  uma  tecnica  de separacao desses componentes.

        Do ponto de vista da Medicina espiritualizada, ou seja, aquela centrada  na  realidade  do  espirito  imortal,  a  Apometria  e   uma metodologia  moderna  de  abordagem  do  psiquismo  de   profundidade, evidenciando-se como importante metodo diagnostico e  terapeutico  dos disturbios espirituais.

        Convenientemente  aplicada  permitiu-nos  a  identificacao  de varias  doencas  estranhas,  orientando-nos,  sobretudo,  quanto   aos procedimentos terapeuticos mais adequados a cada caso.

        5- A observacao  acurada  das  diversas  particularidades  dos disturbios espirituais, gracas a aplicacao da metodologia  apometrica, permitiu-nos estabelecer uma classificacao na qual incluiram-se  todas as   enfermidades   resultantes   das   mais   atualizadas   pesquisas desenvolvidas em campo pratico.

        6- CLASSIFICACAO DOS TRANSTORNOS ESPIRITUAIS:

        - Inducao Espiritual

         -  Obsessao  Espiritual  simples,  por   fascinacao   e   por subjugacao.

        - Transtornos animicos de carater auto-obsessivo:
          a) Estigmas carmicos nao obsessivos: Fisicos e Psiquicos
          b) Desajustes reencarnatorios
          c) Correntes parasitas mentais auto-induzidas
          d) Sindrome da ressonancia vibratoria com o passado.

        - Obsessoes complexas:
        a) Sindrome dos aparelhos parasitas no corpo astral.
        b) Goecia
        c) Arquepadias

7- Diante desta classificacao, impoe-se o conhecimento em profundidade dos mecanismos intimos de cada uma das patologias citadas.

         Ressaltamos  a  importancia  da  precisao   do   diagnostico, porquanto a conduta terapeutica varia de acordo com a  particularidade de cada caso.

        Achamos que em Medicina Espiritual o  diagnostico  de  certeza assume a mesma importancia que lhe e conferida pela Medicina Classica.

        E por nao acontecer assim, muitas sao as decepcoes vivenciadas pelos enfermos
(especialmente os internados em Hospitais  Espiritas), ja que diante de uma  obsessao  complexa,  a  solicitar  metodos  mais detalhados de investigacao e tratamento, todas as esperancas se voltam para a terapeutica espirita e nem sempre os metodos  onvencionais  de abordagem mediunica nos fornecem  resultados  alentadores  diante  dos
processos de maior gravidade.

        8- O fato e que as pesquisas espirituais  modernas  realizadas por   brasileiros,acenam   com   alentadas   esperancas   diante   das enfermidades espirituais complexas. '

        E exatamente sobre este assunto que pretendemos debater com os simpatizantes e espiritas estudiosos das questoes praticas no programa "Espiritismo Via Satelite" a ser levado ao ar no  proximo  dia  23  de novembro de 1997. Ate la portanto.

        Aceitem todos, o meu fratenal e respeitoso abraco.

                                      Vitor Ronaldo Costa.
                                        ( Brasilia - DF)

ENTREVISTA COM DIVALDO FRNACO - RADIO BOA NOVA

Divaldo Pereira Franco, durante uma larga entrevista, no programa Presença Espírita da Rádio Boa Nova, de Guarulhos (SP), em Agosto/2001, a partir de uma pergunta a ele dirigida, afirma:

“Não irei entrar no mérito nem no estudo da apometria porque eu não sou apômetra, eu sou espírita.
O que posso dizer é que a apometria, segundo os apômetras, não é Espiritismo, porquanto as suas práticas estão em total desacordo com as recomendações de “O Livro dos Médiuns”. (Grifamos)
Não examinaremos aqui o mérito ou demérito porque eu não pratico a apometria, mas, segundo os livros que têm sido publicados, a apometria, segundo a presunção de alguns, é um passo avançado do Movimento Espírita no qual Allan Kardec estaria ultrapassado.
Allan Kardec foi a proposta para o século XIX e para parte do século XX e a apometria é o degrau mais evoluído, no qual Allan Kardec encontra-se totalmente ultrapassado.
Tese com a qual, na condição de espírita, eu não concordo em absoluto.
Na prática e nos métodos de libertação dos obsessores, a violência que ditos métodos apresentam, a mim — a mim pessoalmente — me parece tão chocante que faz recordar-me da lei de Talião, que Moisés suavizou com o código legal e que Jesus sublimou através do amor. (...)
Tenho certeza de que aqueles que adotam esses métodos novos, primeiro, não conhecem as bases Kardequianas, e, ao conhecerem-nas, nunca as vivenciaram para terem certeza.
Então, se alguém prefere a apometria, divorcie-se do Espiritismo. É um direito! Mas não misture, para não confundir. (...)
Não temos nada contra a apometria, as correntes mento-magnéticas, aquelas outras de nomes muito esdrúxulos e pseudocientíficos. Mas como espíritas, nós deveremos cuidar da proposta espírita. (Destacamos)
(...) Não entrarei no mérito dos métodos, que são bastante chocantes para a nossa mentalidade espírita, que não admite ritual, gestual, gritaria, nem determinados comportamentos, porque a única força é aquela que vem de dentro — a moral. “Para esta classe de espíritos são necessários jejum e oração.” — disse Jesus.


Eu de tudo o que fui lendo, e porventura continue a ler sobre a matéria, incluindo novas obras que sejam editadas, já fiz o meu juízo..........Apometria, nasceu dentro........mas está fora.
E vai estar cada vez mais fora. Aliás pelas notícias que me vão chegando de amigos do Brasil, cada vez mais......o que é pena.

Apesar de a Doutrina Espirita ser de evolução dinâmica, mas sustentada, a Apometria, era parte, mas a meu ver não cabe já no espaço.

Fiquem bem

Abraceijos :-*
Luís
Título: Re: Apometria
Enviado por: dust_in_the_wind em 04 de Fevereiro de 2006, 08:40
Acontece dust,
que nem é eficiente e nem é doutrina, logo não tem o que estar sendo veiculada como isso ou aquilo, e sim como simpoles achismo. No mínimo incide contyra a Lei de amro, Justiça e Caridade, pois levar um espírito adoecido a uma região tal(o que ja é um erro de entendiemnto perabnte a doutrina , pois não há regiões cisrcunscritas para isso ou para aquilo), e deixá-lo lá, para ser tratado por Espíritos que lá irão para iontervir no mal daquele espírito, é no mínimo incoerência.
Há no meio Espírita, um afarta distribuição de achismos e como existem sempre pessoas que não se dão ao hábito de estudarem a doutrina, essas acreditam em tudo, mula sem cabeça, poções, milagres, e ficam então batendo palmas para malucos dançarem. é assim com os cristais, o cromoterapia, e outras técnicas que são fadadas ao erro ou ao efeito placebo, no caso da cromoterapia está comprovado a ineficiência, pois usam luzes pintadas e como a física demonstra esse tipo de ação(pintar as lâmpadas) não faz com que da pintura saia a correta onda que perfaz o espectro de frequência da cor desejada, logo o efeito é nulo ou inexistente.
É preciso amigo Dust, que estudemos estes assuntos, com a isenção do ignorante, quer dizer sem tendência, nem para aceitar ou para não aceitar, e sim com o fito de aprender e aprender sob as luzes da doutrina e não de outro canto qualquer.
É o que eu penso.
Abraços,
Moura

Mourarego fiquei um pouco pensante em relaçao ao seu post porque voce fala de seu achismo.Voce conhece os estudos por exemplo da cromoterapia e da apometria??Mas todas essa tecnicas nao resolvem tudo nem sempre mas que funcionam funcionam ;)
Título: Re: Apometria
Enviado por: Joao Manuel Santos em 04 de Fevereiro de 2006, 09:23
Olá dust_in-the-wind

Me desulpe mas já se utilizam muitas práticas todas com o objetivo de resolver casos, prometendo curas, fisicas e espirituais e às vezes ainda mais, respaldando-se sempre no Espiritismo e, como já está por demais esclarecido, nem tudo o que se relaciona com os espíritos, mesmo as comunicações independente do método, é Espiritismo. Isto sem qualquer menosprezo por essas práticas desde que sejam honestas e não exploração de qualquer forma.

Jesus um dia respondeu a quem pretendeu confundi-lo: A DEUS o que é DEUS e a César o que é de César.

Creio que, em meu modesto entender, também nesta nossa troca de informação e conhecimento nos deveremos manter nessa mesma posição: Ao Espiritismo o que é do Espiritismo e a cada outra doutrina ou ciência o que é de seu, lendo e estudando cada um de nós o que vai estando disponível dando-lhe o valor resultante do nosso entendimento por força da razão do nosso discernimento.

Um abraço e um bom fim de semana para si bem como para todos os nosso companheiros do fórum e para todos os visitantes que nos lerem

JMS/.
Título: Re: Apometria
Enviado por: Mourarego em 04 de Fevereiro de 2006, 15:55
dust meu amigo, se não os conhecesse e se já não tivesse presenciado alguns desses trabalhos não falaria.
Como disse antes, e não é achismo, é física, lampada pintada nao emite a frequencia necessária para que a cor necessária seja evidenciada, ou será que ai os Espíritos ajudariam?

O amigo também fala em apometria, este seu amigo aqui já se fez presente em tres dos ditos melhores cursos aqui no Brasil e teve de sair depressa para não rir.
Meu amigpo, não disse e não vou dizer hora nenhum que se você gosta da apometria, ou de cromoterapia, saia porque não vale a pena, o dinheiro é seu, gaste-o como quiser, porém meu andar é o junto a verdade e a verdade nos diz que essas duas técnicas, além de não espíritas nada acrescentam ao que já é feito pela Espiritualidade/médiuns.
Abraços,
Moura
Título: Re: Apometria
Enviado por: Anamar em 07 de Fevereiro de 2006, 14:59
Olá amigos,

Tenho acompanhado as vossas opiniões sobre este tema – a Apometria – uns acreditam, outros não, uns dizem que não se enquadra na doutrina espírita, mas não encontram fundamentos credíveis, o nosso amigo Luis, com o texto que nos deixou, levantou-nos um pouco o véu, para o que realmente a evolução científica já progrediu, naquilo que para muitos ainda te torna incompreensível, e que portanto ainda está para além do véu.

O que realmente somos para além deste invólucro que hoje nos revestimos,  é bem mais complexo, o entendermos que somos compostos de – matéria, espírito e períspirito, e saber qual o seu significado, para muitos de nós isso já basta, mas para outros isso já se torna insuficiente, e então desenvolve-se a parte científica da questão, que nos remete para a apometria.

Allan Kardec, não quis que estagnássemos no tempo, temos de evoluir, a apometria não vai contra o que ele nos deixou, mas vai para além de, isto é somente a minha opinião, há uns anos atrás quando me interessei por este assunto, assimilei muito pouco, hoje compreendo muito melhor, amanhã compreenderei muito mais, está nas nossas mãos o nosso progresso espiritual.

Deixo-vos aqui um link, que nos esclarece em que princípios assenta - no amor ao próximo – seja nos encarnados como nos desencarnados, desenvolvida por um homem – Dr. José Lacerda de Azevedo – que sempre foi espírita, e nunca foi contrário aos ensinamentos de Kardec, mas que a partir dele conseguiu nos deixar um óptimo trabalho.

Um abraço, e muita paz

Anamar

http://www.casadojardim.com.br/apometria1.htm
Título: Re: Apometria
Enviado por: Mourarego em 07 de Fevereiro de 2006, 18:04
Falar você já falou, anamar, agora só faltou provar que disse acerca da apometria.
Não basta que você queira que ela a apometria não incida ctra a doutrina, há que trazer a base onde se prova tal assertiva. e mais, diante da doutrina, é assim que a banda toca, pelo menos se queremos falar com embasamento doutrinário.
Abraços,
Moura
Título: Re: Apometria
Enviado por: Det's me!... em 08 de Fevereiro de 2006, 01:35
Olá Anabela,

Tudo de bom.

Referes no teu texto, os textos que aqui deixei.

Gostaria de acrescentar algo também.

Eu respeito a Apometria. Não tenho alguma dúvida dos bons propósitos, e de que o Dr. José Lacerda era um convicto espírita.

Mencionei também que existem diversos destacados elementos de proa do Movimento Espírita, e citei o Dr. Vitor Ronaldo Costa, que defendem a Apometria.

O problema Anabela, é que a meu ver, e esta é a sensação que eu tenho, a Apometria se vai afastando paulatinamente da base Kardec.

Os interesses passam a ser outros, e quando assim é, lentamente o afastamento se vai dando. Um indicio, é desde logo quando no meu texto envio o indice do Livro Electronico que tenho, e nele consta CADASTRE A SUA CASA APOMÉTRICA e CASAS APOMÉTRICAS.

Isto é um indicio seguro de que o Movimento se fará independente do Movimento Espirita, apesar de nele ter nascido e sido criada, embora a meu ver não passe de uma Técnica Mediúnica.......e por aí vai ficar.

Beijo :-*

Luís

PS. Agora algo private...Trocamos umas palavritas de incentivo mutuo em pvt e tenho reparado que tens andado um pouco calada.......fazes mal.
Conforme te disse em msp, tenho vindo a apreciar a tua forma divertida de colocares as questões, e ainda para mais, és uma pessoa que não se limita a fazer paste copy de textos, mas sim discutes os teus pontos de vista, e isso é óptimo........
Vê lá então se ganhas novo alento e nos presenteias com os teus textos e opiniões, conforme o estavas a fazer aqui há umas semanas atrás.
Eu agradeço e tou certo que o resto do povo também  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Título: Re: Apometria
Enviado por: Anamar em 08 de Fevereiro de 2006, 17:39
Olá amigos,

E mais directamente para o nosso amigo Luis, quanto à Apometria, só tenho a acrescentar, o seguinte:

Quando os homens honestos, se dedicam uma vida inteira a desenvolver estudos, que têm por objectivo alcançar o bem do próximo e depois esse esforço é desperdiçado, e canalizado, como tu bem dizes,  “para outros interesses”, e todos nós bem sabemos quais são, quanto a isso....nada mais há dizer, as boas ou as más acções ficam por conta de quem as pratica, um dia todos nós “prestaremos contas” dos nossos actos ao Mestre.

Maninho Moura,

Parece-me que nem tudo anda bem contigo, ou é só intuição minha?
Será que também andas a sofrer da “síndrome do despertador”?
Eu até há um tempinho atrás sofria desse mal. Era um sofrimento ouvir o horrível despertador logo pela manhã, resolvi o problema, agora acordo com o “célular”, escolhi uma música angelical, e passei a acordar com os anginhos.
Os dias correm-me lindamente, sem stress...deixei de ligar aos condutores quando gritam da janela “ És mesmo loira!”, é que eu esqueço-me de pôr o pisca quando vou virar, é uma maçada....mas vou corrigir-me, prometo.

Pois é maninho Moura, nesta vida agitada, temos de ter calma, sermos tolerantes, olhar os outros com mais amor, parar para fazer uma avaliação dos nossos actos, por falar nisso, já leste as “Reflexões Necessárias” do nosso querido amigo Woller?

Então fica “néssa, tá?”

Um abraço e muita paz

Anamar
Título: Re: Apometria
Enviado por: Mourarego em 08 de Fevereiro de 2006, 19:36
Anamar,
o usual é este e ja me tenho por vacinado.
Quando a pessoa não tem base doutrinária larga do tema das idéias e atinge ou tenta atingir o outro.
Leva a mal não tá, mas tua baiana tem pouca roda...
Primeiro conhece a doutrina e não falo só do Espiritismo, depois larga mão de querer ser o que tu não és... Quer dizer, conhecedora dos temas afectos.
Abraços,
Moura
PS: ants que venham as pedras aviso, estive dentro do tema até ser atingido em pessoa, ai respondi na pessoa e ponto.
Título: Re: Apometria
Enviado por: Mateus em 09 de Fevereiro de 2006, 02:57

     Olá a todos

    O que vou escrever, não tem a ver com este tópico, mas e talvez na aparente verdade do mesmo, ou seja a sua vibração.
     Se retirarem esta resposta, é minha vontade, é meu querer, continuar no Forúm.
     Como não tive coragem para escrever, decidi, e abri ao chamado acaso, um pequenininho livro, chamado , (Corolário do Amor) de Maria Celeste e então apareceu:


    Depois compreendeás melhor tudo quanto o Divino Jesus nos legou.
    Ele falou-nos só do Amor!
    Daquele Amor que transforma o homem em anjo. Mas esse Amor também é uma escada ascencional e cada um tem que subi-la por conquista própria, por suas próprias forças. Mas, crê que
ninguém está só. Na mais ardua conquista alguém o desperta para que ele vá em frente. É por isso que, de quando em quando, passa na Terra um luminar.É por isso que outros homens depois seguem esse luminar. É assim que aqueles que, porventura, possamos considerar mais inteligentes, aguçam o seu desejo de transformação e o seguem igualmente, porque viram e ouviram e aogo tocou a sua alma. É que o espírito humano, meu filho, não pode nem deve estacionar. E o impulso que ele sente para seguir em frente nasce sempre do desejo de alcançar esse outro mundo que ele sabe, por natureza, merecer.
     Eu digo-te por natureza merecer porque, se o homem essencialmente é filho de Deus, ele deve ser herdeiro dos seus bens. E quantas maravilhas que tu deconheces e que jamais poderias imaginar, se elas a pouco e pouco te não fossem reveladas!...
      Esse homem tem direito, meu filho, a quantas heranças do próprio Pai! Por isso ele segue sempre. E luta e sofre. E cada uma de suas etapas terrenas é uma fase de aproveitamento que ele não deve desperdiçar.
       Meu filho, aqueles luminares que já passaram e outros mais que ainda irão passar, esses também, pisaram lodo, também sofreram, também erraram. Mas era a chama divina e foi a mesma chama que os incendiou para que eles pudessem procurar elevar-se até ao cimo, para de lá poderem conpreender melhor o Pai Divino.
 

      Paz e Amor para todos

      Mateus
Título: Re: Apometria
Enviado por: Anamar em 09 de Fevereiro de 2006, 10:43
Olá maninho Moura,

Afinal a minha intuição estava certa.

Antes de chegar à mensagem que me enviaste sobre este tópico, percorri as outras que ainda não tinha lido, como usualmente faço, e pelo que tens escrito ultimamente, há vários amigos neste fórum que se queixam do mesmo mal, alguma coisa não está bem contigo, e como te considero meu amigo, estou deveras preocupada.
Espero que ainda te consigas rever naquilo que escreves.

Quanto às palavras ofensivas que me dirigiste, e que ultrapassaste o limite do bom senso e da razoabilidade, escusas de apresentar desculpas, porque da minha parte, já estás desculpado, temos de perdoar os inimigos, mais facilmente perdoamos os amigos.

“Rodar a baiana”, não faz parte da minha atitude para com os outros, os meus principios assentam na base do carácter , da dignidade e do respeito para com o próximo, isto não aprendi com o espiritismo,  isto agradeço aos meus pais o empenho que tiveram em fazer de mim uma mulher com M grande.

Base doutrinária, tenho, conhecimento mais profundo sobre a doutrina,  tens tu, pois já levas uns anos de avanço em relação a mim, por isso mesmo terás mais responsabilidade quando a pões em prática.

Quanto a tudo o mais que disseste, nem me vou pronunciar, fica por conta do esquecimento.

             “ A CONSCIÊNCIA LIMPA SERVE DE TRAVESSEIRO MACIO “
                (Dalai Lama)

Um grande abraço, e que a paz fique em nossos corações

Anamar


P.S.: Agradeço aos amigos do fórum que este assunto fique por aqui.
Título: Re: Apometria
Enviado por: Joao Manuel Santos em 09 de Fevereiro de 2006, 14:17
Caros companheiros
Bom dia

Coloquei uma questão solicitando o favor de quem tivesse informação sobre Apometria me transmitisse algum conhecimento ou informação ou onde a procurar.
Tive o cuidado de manifestar o meu desconhecimento sobre o assunto e sei que desconhecer não é problema mas não procurar obtê-lo pode ser.
Lamento que o meu pedido tenha gerado tamanha discussão.
Sempre tive a noção de que jamais todos têm o conhecimento total de todas as coisas e que é na troca de informações que todos nos vamos enriquecendo no conhecimento.
Agora sei, pelo que pude ler das várias intervenções, que Apoemetria nada tem que ver com a doutrina Espírita mas também sei onde procurar mais informação sobre esse método e lá procurarei se me interessar o assunto mas, bem claro fique, que não à luz dos princípios doutrinários do Espiritismo que sigo e pretendo continuar a seguir e a aumentar tanto quanto possível os conhecimentos das suas várias vertentes que em conjunto fazem a Doutrina Espírita Kardecista da qual me continuo a considerar um principiante após tantos anos de estudo.
Que a luz ilumine a todos.
Fiquem na paz
Um abraço fraterno

João Manuel Santos 
Título: Re: Apometria
Enviado por: Mourarego em 09 de Fevereiro de 2006, 17:18
Anamar,
em poucas palavras: Tudo o que quiseres conversar acerca de doutrina ok podes me enviar, porém tud0o o que dela se afastar, porf avor, não mandes, poios não vou mais responder.
Abraços,
Moura
Título: Re: Apometria
Enviado por: dust_in_the_wind em 01 de Março de 2006, 14:09

O amigo também fala em apometria, este seu amigo aqui já se fez presente em tres dos ditos melhores cursos aqui no Brasil e teve de sair depressa para não rir.
Meu amigpo, não disse e não vou dizer hora nenhum que se você gosta da apometria, ou de cromoterapia, saia porque não vale a pena, o dinheiro é seu, gaste-o como quiser, porém meu andar é o junto a verdade e a verdade nos diz que essas duas técnicas, além de não espíritas nada acrescentam ao que já é feito pela Espiritualidade/médiuns.
Abraços,
Moura


POde dar exemplos do que faziam nos cursos que vao tão em contra a doutrina ou contrar o bom senso?
Pelo que tenho lido não vejo nada de errado o que nao quer dizer que para la baralhem os estudos e falem de coisas sem sentido
Título: Re: Apometria
Enviado por: Marcia de Adonai em 18 de Outubro de 2009, 18:55
Em defesa da Apometria.

Conheci a Apometria em 2001, fiz cursos, comprei livros e venho estudando pela Internet  há algum tempo.
E qual não foi meu espanto ao ver que muitos espíritas que lideram o movimento, em vez de estudar o assunto se dispuseram a dar opiniões precipitadas, tanto para a Apometria como na questão “pretos-velhos”, demonstrando claramente quem “vos fala é o ego, cheio de preconceitos”e não o líder encarnado,representando toda uma espiritualidade.
Começando o assunto:
1)   Kardec teve somente 15 anos para codificar a sua obra, portanto não disse tudo, porque não teve tempo para isso. E desencarnou cedo e sabe por quê? Porque a sua missão era somente aquela;
2)   Chico Xavier viveu 92 anos e escreveu mais de 400 obras e não disse tudo, sabe por quê? Porque aquele era o seu trabalho;
3)   Jesus viveu 33 anos e não disse tudo, falava por parábolas e quem quiser crescer espiritualmente,  deve esforçar-se para entendê-las;
4)   Doutor Lacerda nos apresenta a Apometria e desencarna, sabe por quê? Fica a resposta clara
na minha mente. Se eu quiser melhorar tenho que conhecer tudo  o que foi exposto por eles, e por todos os grandes espíritos que desceram a Terra para nos trazer as verdades espirituais.
5)   Kardec não foi o único espírito que veio a Terra para trabalhar;
6)   As verdades são reveladas pela espiritualidade de forma gradativa e lenta, de acordo com a nossa evolução;
7)   Na Apometria ninguém manda os espíritos para o éter e nem para o magma da Terra, porque seria arrogância de nossa parte achar que temos poder para isto.
8)   Na sessão de desobsessão, o dialogador, ou o dirigente da mesma, também  tenta encaminhar os espíritos para algum lugar, ou vai deixar eles ali, na sala ao lado, esperando um milagre acontecer. E eu pergunto:  para onde este espírito foi mandado? Você sabe qual é a falange que está trabalhando na sessão do seu centro? Tem certeza que sabe? Quem levou e para onde? E por quê? E o que aconteceu  com este espírito depois? Fica a pergunta no ar.
9)   Alguém consegue doutrinar e salvar um traficante de drogas que matou dezenas de pessoas, além de arrasar a vida de famílias inteiras, tudo porque não quer trabalhar honestamente?
10)   Alguém consegue doutrinar um ditador sanguinário que matou milhões de pessoas?
11)Alguém consegue doutrinar uma pessoa que não quer mudar e que detesta o Espiritismo;
12)Nós já fomos  doutrinados?Já melhoramos?
13) Podemos salvar o mundo todo dentro de um Centro Espírita?
14) A humanidade toda é kardecista?
15) Jesus tinha religião?
16) E onde fica o esforço pessoal de cada um de nós? Na mão do doutrinador?

Concluindo o assunto....

A Apometria é UMA DAS TÉCNICAS DE AUXÍLIO PARA TRATAMENTO ESPIRITUAL e precisa ser estudada primeira para depois ser rejeitada ou aceita, pelo espiritualista
Estão detonando a técnica, sem conhecê-la direito.
Quem tem base kardecista e estuda a Apometria, certamente fará dela um instrumento a mais, no auxílio daqueles que tem sede de Luz.
Para quem não conhece, trata-se de desdobramento de corpos ou desdobramento anímico que nos ensinou Kardec, coisa que fazemos na sessão de desobsessão também.
Um alerta para os que estão usando a Apometria com fins comerciais, sem conhecer direito primeiro, o Evangelho de Jesus
Como disse nosso amigo Chico Xavier, “ o espiritismo será aquilo que os espíritas fizerem dele”
E assim será também a Apometria
Sem a reforma íntima, o perdão,o amor ao próximo ninguém vai a lugar nenhum melhor da espiritualidade e nem sai do plano terrestre ate pagar o ultimo  ceitil.
E doutrinador nenhum salva ninguém.
Jesus foi o maior doutrinador de todos os tempos e nós ainda estamos aqui, discutindo no fórum, para saber aonde esta verdade.

E Viva Kardec quando disse que :
ESPIRITAS, AMAI-VOS E INSTRUI-VOS  E
FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.
Muita paz e muita luz para todos
Márcia de Adonai



Título: Re: Apometria
Enviado por: Mourarego em 19 de Outubro de 2009, 17:12
Acontece dust,
que nem é eficiente e nem é doutrina, logo não tem o que estar sendo veiculada como isso ou aquilo, e sim como simpoles achismo. No mínimo incide contyra a Lei de amro, Justiça e Caridade, pois levar um espírito adoecido a uma região tal(o que ja é um erro de entendiemnto perabnte a doutrina , pois não há regiões cisrcunscritas para isso ou para aquilo), e deixá-lo lá, para ser tratado por Espíritos que lá irão para iontervir no mal daquele espírito, é no mínimo incoerência.
Há no meio Espírita, um afarta distribuição de achismos e como existem sempre pessoas que não se dão ao hábito de estudarem a doutrina, essas acreditam em tudo, mula sem cabeça, poções, milagres, e ficam então batendo palmas para malucos dançarem. é assim com os cristais, o cromoterapia, e outras técnicas que são fadadas ao erro ou ao efeito placebo, no caso da cromoterapia está comprovado a ineficiência, pois usam luzes pintadas e como a física demonstra esse tipo de ação(pintar as lâmpadas) não faz com que da pintura saia a correta onda que perfaz o espectro de frequência da cor desejada, logo o efeito é nulo ou inexistente.
É preciso amigo Dust, que estudemos estes assuntos, com a isenção do ignorante, quer dizer sem tendência, nem para aceitar ou para não aceitar, e sim com o fito de aprender e aprender sob as luzes da doutrina e não de outro canto qualquer.
É o que eu penso.
Abraços,
Moura

Dust,
Conheço e já participei de alguns como apenas um ouvinte e olheiro.
Quando digo que conheço não falo de apenas uma casa onde tenham sido feitos, mas sim de várias.
Na maioria, as cassas que tratam com a cromoterapia, fazem apenas o placebo. Explico.
tomam de lâmpadas comuns e as colorem com tinta ou as compram já coloriadas. Isso quando não usam a luz fria com o seu tubo pintado.
Você irá me perguntar : "Mas não existe nenhum aparelho para isso", e eu respondo,. sim, mas cá pelo Brasil custava, na época mais de cinco mil Reais, já que é um aparelho especial construído por um americano, e não é vendido senão por reembolso.
Deixe-lhe explicar mais um cadinho, este aparelho toma por meio da eletrônica a real divisão da senóide que forma a onda que certa cor tem. Quando, usamos uma lâmpada comum, não temos a real senóide e então apresamos também um contingente muito grande de espectros cromáticos que excedem ou que ficam abaixo do comprimento de onda que é pertinente ao trabalho em espécie, notando que a cada trabalho corresponde uma gama cromática ou seja, um tom diferenciado de luz. Uma outra cor, para melhor explicar. A pintura também, mesmo sendo feita por máquinas, o que não acontece senão nas lâmpadas compradas coloridas, deixa passar, por causa das falhas que essas lâmpadas apresentam na pintura, o mesmo conteúdo de teor maior ou menor que a onda de que se necessita para aquele trabalho e isso tudo modifica a estrutura do campo cromático interferindo no trabalho e retirando deste o seu efeito anunciado.
Quando se fala em cromoterapia fala-se em comprimento de onda luminosa e isso não se consegue pintando lâmpadas.

Notou que não trato de "achismos"?
Sobre Apometria, estive em dois cursos do Waldo e deles me retirei assustado com a distância que ele tomou do rumo doutrinário já que nem mais Espírita o é.
Como já comentei sobre isso em poputros posts, reservo-me o direito de neste não mais falar.
Contudo se você um dia, adentrar a um curso do Waldo ou de algum de seus seguidores, com um Livro dos Espíritos na mão, irá notar a tamanha diferença entre o que ele diz ser verdade e o que o Espírito Verdade, Sócrates, São Luiz, ou mesmo Erasto explicam.
Não são achismos Dust, são constatações feitas e não falei nada sobre estes assuntos antes de fazê-las, junto com outros amigos que também, lá estiveram.
Achar faz, quem apenas lê e pensa estar certo aquilo que lê.
abração,
Moura


Mourarego fiquei um pouco pensante em relação ao seu post porque você fala de seu achismo.Voce conhece os estudos por exemplo da cromoterapia e da apometria??Mas todas essa tecnicas nao resolvem tudo nem sempre mas que funcionam funcionam ;)
Título: Re: Apometria
Enviado por: parajoao em 24 de Outubro de 2009, 19:25
“O Espiritismo, caminhando com o progresso, não será jamais ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrarem que está em erro sobre um ponto, modificar-se-á sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita”. (Kardec)

Esta acertiva constnte da Codificação, deve ser levada em conta por aqueles que a tem como fundamento basilar do espiritismo. Não aceitar qualquer tema que não constante da Codificação sem o devido estudo, vai de encontro à propria Codificação.
Título: Re: Apometria
Enviado por: Mourarego em 24 de Outubro de 2009, 22:42
João,
você estudar e aceitar é uma coisa.
Fazer daquilo doutrina, é outra bem diferente.
Abraços,
moura
Título: Re: Apometria
Enviado por: Joao Manuel Santos em 25 de Outubro de 2009, 12:39
Os meus cumprimentos aos membros do Fórum que expuseram os seus pontos de vista sobre o tema que em tempo expus para procurar saber algo mais.
Pena tenho que tenha causado tamanha controvérsia.
Agora sei que APO significa (do Grego) Além, e Metria como há muito sabia significa medir.

Se interpretar à letra então terei que entender que estamos perante uma medição do além.

Parece-me no entanto que não é o objectivo da Apometria pelo que por muito importante que seja, e oxalá seja, não pode ser de facto incluída como um dos elementos básicos da Doutrina Espírita.

Ou estarei enganado?

Um abraço
Título: Re: Apometria
Enviado por: parajoao em 25 de Outubro de 2009, 13:56
Os meus cumprimentos aos membros do Fórum que expuseram os seus pontos de vista sobre o tema que em tempo expus para procurar saber algo mais.
Pena tenho que tenha causado tamanha controvérsia.
Agora sei que APO significa (do Grego) Além, e Metria como há muito sabia significa medir.

Se interpretar à letra então terei que entender que estamos perante uma medição do além.

Parece-me no entanto que não é o objectivo da Apometria pelo que por muito importante que seja, e oxalá seja, não pode ser de facto incluída como um dos elementos básicos da Doutrina Espírita.

Caro irmão, a controvérsia, o contraditório, sempre será o cotidiano daqueles que como criaturas, tentam entender os ofícios do Criador. Deve ser uma prática salutar pois não há melhor exemplo deste comportamento do que o Mestre Jesus, sem citar a quase totalidade daqueles que trouxeram ou tentaram Boas Novas. Nossos métodos e conceitos são mutáveis, haja visto que a ambiguidade impera no nosso falho dialeto. Kardec se deparou muito com isto. Cito o seu entendimento sobre religião onde pode ou não está inserido o Espiritismo.  

João

Ou estarei enganado?

Um abraço

Título: Re: Apometria
Enviado por: Fernando Louren em 23 de Agosto de 2010, 23:41
Acredito que todo o trabalho que venha para ajudar o próximo deve ser repeitado, pois é valido.Todos tem uma opinião com relação a esse tema, e isso é bem legal.O que não é legal é fazermos criticas as pessoas que praticam a apometria, pois esses irmãos devem ser tratados com respeito.

Deixo meus parabéns aos irmãos que praricam a apometria como forma de ajudar o proximo.
Muita paz e alegria !!
Título: Re: Apometria
Enviado por: espindola em 24 de Agosto de 2010, 21:58
eu ja fiz esse tratamento mediunico,ja presenciei via estudos essa tecnica e é apenas uma ferramenta a mais de auxilio,um modo de trabalho e de ajuda,como tudo no mundo evolui,se criam novas terapias,remedios e metodos de auxilio e cura
Título: Re: Apometria
Enviado por: espindola em 24 de Agosto de 2010, 22:08
dust meu amigo, se não os conhecesse e se já não tivesse presenciado alguns desses trabalhos não falaria.
Como disse antes, e não é achismo, é física, lampada pintada nao emite a frequencia necessária para que a cor necessária seja evidenciada, ou será que ai os Espíritos ajudariam?

O amigo também fala em apometria, este seu amigo aqui já se fez presente em tres dos ditos melhores cursos aqui no Brasil e teve de sair depressa para não rir.
Meu amigpo, não disse e não vou dizer hora nenhum que se você gosta da apometria, ou de cromoterapia, saia porque não vale a pena, o dinheiro é seu, gaste-o como quiser, porém meu andar é o junto a verdade e a verdade nos diz que essas duas técnicas, além de não espíritas nada acrescentam ao que já é feito pela Espiritualidade/médiuns.
Abraços,
Moura
cromoterapia com lampadas????????onde se viu isso pelo amor de deus?
cromoterapia não se faz com lampadas de jeito nenhum,isso é gozação e falta de respeito para com os outros sr moura,voce parece que sabe de tudo mesmo né?se acha algum anjo encarnado ou auxiliar direto de seu mentor que parece cardek,por favor,se liga meu!!!!!!!!!
para dfe falar de coisas que voce realmente não entende
nunca ,em um lugar serio se faz cromoterapia com lampadas,isso é invenção sua,e quem é voce pra falar de apometria?se é que voce conhece mesmo algo do assunto,e não adianta vir e mostrar livros ou algo assim que ja estou careca de saber,eu presenciei fatos,ve se da um tempo e se emenda,voce não é anjo de luz ou algo assim,respeite as opinioes das pessoas ,as vezes essas coisas que voce condena pode sim ajudar as pessoas,e voce com sua maldade pode sim atrapalhar as pessoas,modere,se não sabe,fica quieto ok?