Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Tópico iniciado por: MariaC em 02 de Maio de 2006, 21:19

Título: UMA PERGUNTA....
Enviado por: MariaC em 02 de Maio de 2006, 21:19

   Olá amigos,

   Vivemos uma pandemia contemporánea
   de desencanto que enche as salas dos
   psicologos,psiquiatras com pessoas insatisfeitas
   deprimidas ou angustiadas .
   Parecemos condenados ,porque confundimos
   a felicidade com o espelho do prazer ou a possessão
   de bens materiais.
   Gostava que alguem me pudesse responder a uma duvida
   de a muito: Porque cada vez há mais casos de depressões
   transtornos psíquicos e emocionais???!!
   Coisa que há anos atras não acontecia!!!!!
   Como explica o Espiritismo??!!


              Obrigada desde já.


                                 Beijinhos :-* :-*
   
Título: Re: UMA PERGUNTA....
Enviado por: António Luís em 03 de Maio de 2006, 17:19
Oi Maria, minha amiga

A Doutrina Espirita ensina-nos que fomos criados simples e ignorantes. Vamos evoluíndo de acordo com a nossa vontade ou empenho. Porque ainda vivemos da matéria e para a matéria as nossas escolhas vão ter sempre a tendência para os abusos.
A Doutrina Espirita fala-nos tambem da lei de causa e efeito. Somos então o resultado dos abusos anteriores, e não sendo um castigo de Deus mas uma necessidade de nos corrigirmos, cá estamos então com os nossos problemas para serem resolvidos.
Vamos sofrendo porque como tu dizes, não queremos largar aquilo que nos "pertence", como os bens materiais e as tendências que nos envolvem. Quando um dia aceitarmos a Espiritualidade e vermos a matéria e a relegarmos para 2º plano então seremos mais felizes.
Mas minha amiga, os Espiritos Superiores dizem que não vimos à Terra para sofrer, vimos antes para sermos felizes. Vimos para evoluir, de acordo com as nossas necessidades.

Um grande beijinho,
António Luís
Título: Re: UMA PERGUNTA....
Enviado por: M em 03 de Maio de 2006, 18:17
Completamente de acordo com o Toni. Tive a satisfação de assistir a uma palestra de Divaldo Pereira Franco sobre esse tema. Ele refería que a depressão é sempre uma falta de qualquer coisa. A Humanidade vem caminhando sem esperança no futuro, estendendo o seu olhar apenas a esta vida e à soma de prazeres materiais que ela pode oferecer. Por muito grandes que sejam esses prazeres, onde não há espiritualidade há sempre um vazio. Daí a depressão grassar desta forma desenfreada. Homens de saber e inteligência que propalam imprudentemente o materialismo e o egoismo, têm responsabilidades acrescidas.
É claro que só por se ser espírita ou espiritualista, não se está a salvo da depressão. Somos todos humanos, e todos somos atingidos pelos mesmos males.
Também não devemos esquecer que há factores ambientais/ clínicos que podem desencadear um estado depressivo.
M.
Título: Re: UMA PERGUNTA....
Enviado por: Le em 03 de Maio de 2006, 18:28
Olá Maria

Convido-a a ler algo sobre a história do passado indo mesmo aos mais remotos tempos.
Concluirá que o que se passa nos tempos presentes de alguma forma mais ou menis semelhantes sempre aconteceram e foram de certa forma essas situações que levaram à procura das formas de procurar minorar o sofrimento que leas sempre causaram.
Kardec com o seu trabalho extraordinário e de uma forma racional nos dá ferramentas para que,se bem utilizadas, conseguiremos cumprir a missão que nos propusemos cumprir nesta reencarnação com o sentido de cumprimento de missão mesmo sofrendo e, se essa fôr a situação, a agradecer esse sofrimento porqure forma de regeneração e pagamento.
Um bem haja para si.
Leão