Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Tópico iniciado por: Marden em 27 de Fevereiro de 2009, 20:16

Título: Espiritismo e Cristianismo
Enviado por: Marden em 27 de Fevereiro de 2009, 20:16
"... No futuro da humanidade, os templos materiais do Cristianismo estarão transformados em igrejas-escolas, igrejas-orfanatos, igrejas-hospitais, onde não sómente o sacerdote da fé veicule a palavra de interpretação, mas onde a criança encontre arrimo e esclarecimento, o jovem a preparação necessária para as realizações dignas do caráter e do sentimento, o doente o remédio salutar, o ignorante a luz, o velho o amparo e a esperança.

O Espiritismo evangélico é também o grande restaurador das antigas igrejas apostolicas, amorosas e trabalhadoras..."

Livro: " Missionários da Luz " André Luiz - Chico Xavier  (Capítulo 8  pag. 84)
Título: Re: Espiritismo e Cristianismo
Enviado por: Taprobana em 28 de Fevereiro de 2009, 00:11
Olá amigo Marden, olá amigos!

Permita-me aproveitar esta sua intervenção para reflectir uma ideia que transporto e que tenho todo o gosto em deixar à apreciação de cada um dos nossos amigos.

Nessa passagem que transcreve, Alexandre aproveita uma alusão ao facto do espiritismo ser levado a cabo em ambientes domésticos, comparando essa realidade com aquela que viveu Jesus e com os primeiros locais onde a doutrina de Cristo foi ensinada, apoiando-se no exemplo de Pedro que transformou a sua moradia num templo de Jesus.

Penso ser de grande profundidade a alusão da necessidade que há, outrora como hoje, de que os templos edificados e “dignamente superintendidos” só fazer sentido se cada um daqueles que frequentam esse local, em si mesmo transportem a verdadeira igreja que é aquela que é edificada sobre os alicerces da sua crença e do seu amor.

Por isso mesmo, a transmutação interior que em cada um de nós se vai processando pode e talvez deva, manter-se dentro dos mesmos templos que sempre lhes foi intuído frequentar pois a real igreja está no âmago de cada um.

Por isto meu amigo Marden, respeitando muito a opinião que tem, eu penso que os ensinamentos da doutrina espírita podem e talvez devam poder ser absorvidos naquilo que a cada um mais provir, no sentido de assim potenciar as condições da sua própria elevação, sem que necessariamente deva de adoptar uma reputara com aquilo que sempre aceitou como verdade, com as marcantes influências de uma direcção educacional com a qual edificou as suas crenças.

O futuro que aguarda os templos materiais do cristianismo, descritos neste trecho será uma realidade quando este processo gradual estiver concluído.

Na doutrina espírita deverão então ser acolhidos todos aqueles que com ela completarem aquilo que a sua alma necessita, para assim evoluir em direcção do amor independentemente de a compreender ou aceitar total ou parcialmente.

Um abraço amigo. 
Título: Re: Espiritismo e Cristianismo
Enviado por: Marden em 28 de Fevereiro de 2009, 14:24
Sim,

Eu também não vejo o planeta habitado exclusivamente por espíritas. Seria fútil devaneio da minha parte.

Sonho com um planeta recheado de " Bons Samaritanos", isto sim.

Interpreto este texto prevendo que,  no futuro, todas as pessoas envolvidas nos trabalhos ligados à fé religiosa, seja qual for a sua denominação, tenham esses princípios como os principais que os norteiem.

hoje, poucas casas espíritas seguem à risca estes princípios. Motivos ?
Falta de preparo, falta de conhecimento doutrinário, orgulho, egoísmo e por aí vai.

Fraterno Abraço !
Título: Re: Espiritismo e Cristianismo
Enviado por: Taprobana em 01 de Março de 2009, 00:34
De acordo amigo.

Um abraço.