0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Se existe realmente uma vida além da carne, ou seja se existe realmente espíritos, pq não nos comunicamos com eles com maior facilidade. Pq isso não é um fenômeno comum?
Muitas coisas que escuto no centro espírita parece-me tão crível quanto a história de adão e eva da biblia. Tudo parece uma grande idéia criada por kardec utilizando-se dos conhecimentos científicos do século XIX. A evolução do espírito não lhes parece uma adaptação da teoria da evolução de darwin para um mundo espiritual?
Muitas coisas que escuto no centro espírita parece-me tão crível quanto a história de adão e eva da biblia.
Muitas coisa no livro dos espíritos analisando com a mentalidade científica do século XXI parece-me como teoria desatualizada. Algo que foi criado com o conhecimento da época. Muito bem, se a verdade veio dos espíritos, este conhecimento não deveria ser imutável no tempo? Estamos falando de espíritos de Luz e não de qualquer espírito zombeteiro. A verdade deveria estar imutável no tempo quase dois séculos depois
Outra coisa que não concordo é dizerem que Deus segue as Leis do sistema. Se Ele é Deus, não precisa seguir qualquer lei. Ele está além do sistema. As leis são para a criação e não para o criador. Porque então dizer que Deus precisa seguir a lógica humana de justiça? Na minha opinião não precisa. Ele tem uma noção de justiça que não necessariamente é a nossa.Qual o problema Dele criar um espírito de Luz imediatamente sem a necessidade deste espírito passar por provações e por evoluções. Pq Jesus não seria um espírito criado imediatamente com toda sua grandeza e plenitude?
Para haver uma justiça perfeita será assim. A parcialidade da parte de Deus seria injusta.
Injusta pra quem? Concordo que seria injusto na nossa concepção de jutiça, mas quem disse que a justiça divina segue essa lógica? Deus pode ter suas razões que nos escapam ao entendim
Leio alguns livros sobre o espíritismo e noto que principalmente no início de sua codificação tentou-se utilizar da ciência recém descoberta para explicar a comunicação espiritual. Veja bem estávamos na época da descoberta da eletrecidade do magnetismo. E esses fenômenos foram utilizados para tentar explicar a comunicação espírita e até hj fala-se em magnetismo nos passes. Não estou duvidando da existência dos espíritos ou da influencia via passes por exemplo, mas da explicação dada.
Hj mesmo folheei um livro "mecanismos da mediunidade" e lá fala-se até em spin do elétron. Pelo amor de Deus!! Eu vejo nisso uma tentativa desesperada de justificar os fenômenos com base na física, química e biologia que são ciências respeitadas. Desta forma se o espíritismo se baseasse em uma ciencia dessas não poderia ser refutado.
A história de muitos mundos por exemplo é outra dúvida. A ciência já mostrou que se existe vida como a nossa no universo ela é muito rara.
O magnetismo animal é de facto uma teoria trazida antes de Kardec, por Mesmer, salvo erro. Não tem é nada a haver com campos magnéticos nem eléctricos.
Você pode suspeitar do que dissseram os espiritos. Está no seu direito. Eu estou no direito de acreditar no que eles comunicaram e que Kardec escreveu, e acredito. Para crenças não há argumentos. O que é quer que lhe diga?
O fim providencial das manifestações é de convencer os incrédulosde que tudo não termina para o homem com a vida terrestre, e de daraos crentes idéias mais justas sobre o futuro.
Pode haver vários tipos de vida possiveis, muitos dos quais nem nos passam pela cabeça.
O que seria este magnetismo animal?
Este é o problema: Crença! A partir do momento que o espiritismo trouxe uma possibilidade de comunicação com os espíritos, a questão da crença ficou pra segundo plano. Temos quase uma ciencia, não acha?(Daí surge esta mistura errada da ciencia física com o espiritismo. ) Por isso na minha primeira mensagem indaguei pq as comunicações não são mais comuns. Assim o aspecto científico ficaria mais evidente.Veja o que diz Kardec em O que é o Espiritismo:
Um exemplo tipico é misturar a fórmula da energia, de Einstein, com as coisas do mundo espiritual, alegando que a energia existe de forma autónoma, sem matéria e que, inclusivamente se pode transformar uma porção de matéria em energia pura. Depois associam a energia pura ao espirito.
Da minha perspectiva tudo são crenças
Um exemplo que com certeza é opinião de kardec e da época, é o que eu li sobre raças. Hoje soaria completamente politicamente incorreto e até racista.Kardec tece comentários deixando a entender que os negros são inferiores aos Europeus e dá função para a escravidão.
Livro dos espiritosDiversidade das raças humanas52. Donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanasna Terra?“Do clima, da vida e dos costumes. Dá-se aí o que se dá com dois filhos de umamesma mãe que, educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada seassemelharão, quanto ao moral.”53. O homem surgiu em muitos pontos do globo?“Sim e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade dasraças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram.”a) - Estas diferenças constituem espécies distintas?“Certamente que não; todos são da mesma família. Porventura as múltiplasvariedades de um mesmo fruto são motivo para que elas deixem de formar uma sóespécie?”54. Pelo fato de não proceder de um só indivíduo a espécie humana, devem oshomens deixar de considerar-se irmãos?“Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e tendempara o mesmo fim. Estais sempre inclinados a tomar as palavras na sua significação literal.”
Ora eu não acredito que Kardec escrevesse alguma coisa que viesse contrariar as comunicações dos espiritos que ele próprio tomou como válidas. Talvez haja aí algum problema de interpretação.
OBSERVAÇÃO — Essas questões provocam outras que encontram solução no mesmo principio; por exemplo, donde vem a diversidade de raças, na Terra? — Há raças rebeldes ao progresso? — A raça negra é suscetível de subir ao nível das raças européias? — A escravidão é útil ao progresso das raças inferiores? — Como se pode operar a transforma¬ção da Humanidade? — (O Livro dos Espíritos: Lei de pro¬gresso, nºs 776 e seguintes. — Revue Spirite, 1862, pág. 1: Doctrine des anges déchus. — Idem, 1862, pág. 97: Perfecti¬bilité de la rase négre.)
Mas, então, por que nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios?
Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muito coisa; mas, por cuidados inteligentes, pode-se sempre modificar certos hábitos, certas tendências, e já é um progresso que levarão numa outra existência, e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições. Trabalhando para o seu adiantamento, trabalha-se menos para o presente do que para o futuro, e, por pouco que se ganhe, é sempre para eles um tanto de aquisições; cada progresso é um passo adiante, que facilita novos progressos.Sob o mesmo envoltório, quer dizer, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos, pelas razões que desenvolvemos. Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas; mas, enquanto Espíritos, é outra coisa; ela pode se tornar, e se tornará, o que somos; somente ser-lhe-á preciso tempo e melhores instrumentos. Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras
Ao falar de raças, ele está a falar de caracteristicas fisicas, não de caracteristicas espirituais.
CitarAo falar de raças, ele está a falar de caracteristicas fisicas, não de caracteristicas espirituais. Concordo! Espiritualmente correto. Todos iguais evoluindo, porém quando se trata da raça física....
Por isso o pensamento de Kardec, um cientista de sua época não poderia ser diferente. Temos que parar de achar que Kardec era perfeito. Não era e ele mesmo disse isso. E isto não diminui em nada a importância e a majestosidade de sua obra.
E quanto aos novos estudos sobre raça e inteligencia eu só tenho a lamentar.
Iniciado por Nat « 1 2 » O Livro dos Médiuns
Iniciado por luiz gustavo O Livro dos Médiuns
Iniciado por Camyla Comunicabilidade dos Espíritos
Iniciado por pedro. Off-topic
Iniciado por pretoriano « 1 2 » Artigos Espíritas
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.