Forum Espirita

GERAL => O que é o espiritismo => Tópico iniciado por: Marianna em 22 de Dezembro de 2018, 18:10

Título: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Dezembro de 2018, 18:10
A

Abantesma - pelo latim pop. Phantasma. Assombração, fantasma, por extensão. Aparições.
Abnegar do latim abnegare. Ato de renunciar aos próprios interesses.
Abster-se, sacrificar-se.

Abnormal - termo empregado para substituir o anormal. Fenômeno incomum. Abóbada celeste - Denominação metafórica de céu, em vista da forma com que se apresenta sobre as nossas cabeças.

Abstração do latim abstractione - Estado em que a pessoa se encontra alheia da realidade circundante; estado de profunda meditação. Acaso do latim a + casu. Acontecimento imprevisível quanto às causas determinantes. Para o Espiritismo, o acaso inexiste, em aplicação do axioma de que não há efeito sem causa.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Dezembro de 2018, 18:12

Acendrar do latim cinerare - Apurar; purificar; acrisolar.
Acervo do latim acervu - em linguagem jurídica, é o conjunto dos bens que constituem a massa hereditária. Acumulação, conjunto.

Acionado do latim actionare - Colocar em movimento, pôr em ação. Acoplamento psíquico - Ato ou efeito de conexão no processo obsessivo da vontade do obsessor com as do obsidiado ou quem esteja sujeito a ela.

Acupuntura - do latim: acutus - pontudo + punctura - espetada. Tratamento pelo reequilíbrio dos campos energéticos obtido através de toques ou espetadelas de agulhas em pontos críticos do organismo do paciente. Este reequilíbrio é feito pela regularização da diferença de potencialddp orgânico dos referidos campos bioenergéticos.

Adâmico do latim adam - Referente a Adão, próprio de Adão. Primitivo.

Adepto do latim adeptu - Aquele que conhece ou é iniciado nos fundamentos de uma religião, seita, filosofia, etc., com a qual se vincula. Prosélito, partidário, sectário.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Dezembro de 2018, 18:14

O Espiritismo possui quatro tipos de adeptos:
●  Experimentadores - creem na existência dos Espíritos e em suas manifestações, limitando-se a comprová-las, por considerar o Espiritismo uma ciência experimental;
●  Exaltados ou de boa-fé - aceitam os fatos e fenômenos, mas sem verificação e sem reflexão, sendo mais nocivos que úteis à causa espírita;
●  Imperfeitos - percebem a filosofia e suas consequências morais, mas não as praticam;
●  Espíritas-cristãos - conhecem a filosofia e a praticam, esforçando-se por se renovar vivenciando a moral espírita.

Adorar do latim adorare - Render culto a divindade. Reverenciar, venerar, idolatrar, amar extremosamente. É a elevação do pensamento a Deus, pois que, pela adoração, a alma Dele se aproxima.

Advertir do latim advertere - Repreender levemente, observar, reparar. Informar acerca de algo; aconselhar; prevenir.

Aeróbus do grego aéreos + do inglês bus - Carro aéreo espiritual que, conforme o Espírito André Luiz, seria na Terra um grande funicular, isto é, veículo com tração por cabos acionados por motor estacionário e que frequentemente se utiliza para vencer grandes diferenças de nível - tipo teleférico.

Afania - do gr. a - não + phanos - ânsia. Medo mórbido de perder a potencialidade sexual, mais comum nos homens. É um problema psíquico que, por vezes, faz com que o fato se concretize.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 00:24

Afecção - do latim: affectio - perturbação. Mudança doentia ou alteração de estado.
Aferir do latim afferere - Avaliação, julgamento comparativo.

Afetividade do latim affectivu - Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam em forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou de prazer, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:19

Afeto do latim affectu - O elemento básico da afetividade.

Afinidade do latim affinitate - Relação de afim. Semelhança, analogia. Lei de Afinidade, conforme ensinamento dos Espíritos: os semelhantes se atraem, os diferentes se repulsam e os positivos predominam sobre os negativos.

Aforismo do grego aphorismós - Máxima. Enunciado conciso de princípio ou regra prática de comportamento.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:24

Agênere do grego: a + géiné, geinomai - Variedade de aparição tangível. Estado de certos Espíritos que podem revestir, temporariamente, as formas de uma pessoa encarnada, ao ponto de produzirem completa ilusão.

Agente do latim agente - Aquele que age, opera, agencia, promove, causa, pratica uma ação.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:28
Agentes estruturadores - São operadores responsáveis pela elaboração das formas universais. Baseiam-se na teoria pela qual, partindo-se do princípio de que a energia cósmica em expansão, por si só, não podendo se alterar, há ou haveria formas de agentes capazes de atuar sobe a mesma.

Dessa maneira, admite-se que tudo o que exista no Universo seja estruturado por algum agente dito externo, a ele correspondente, e pertencente a outro domínio distinto do energético que forma o Universo material.

Neste caso, os operadores seriam os responsáveis pela elaboração, desde a mais elementar subpartícula até os seres superiores existentes no Universo. Atuando sobre a energia cósmica, amorfa, em expansão, modulariam a mesma, dando-lhe as devidas e correspondentes formas. Dividem-se em: agentes de forma, agentes de vida fitológica e agentes anímicos.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:31

Agentes estruturadores anímicos - Também ditos espíritos, são capazes de elaborar um corpo e dotar-lhe de vida biológica animal. Incluem-se, em esfera superior, os hominais.

Agentes estruturadores de forma - São os que elaboram a dita "vida" mineral e as partículas elementares química. Sua capacidade, portanto, é restrita às formas.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:33

Agentes estruturadores de vida - Não tão elementares quanto os de forma, têm a capacidade de modular a energia cósmica dando às formas um princípio vital, dito biológico. Correspondem aos pscofitófitos, aos psicozoófitos e aos psicovegetativos, correspondentes, respectivamente, aos seres vivos correlatos.

Agnóstico - do gr. a - não + gnóstikos - o que sabe. Sectário do agnosticismo.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:36

Agnosticismo do grego: ágnostos + ismo - Doutrina que prega ser inacessível ao entendimento humano toda a noção de absoluto, reduzindo a ciência ao conhecimento do fenomenal e do relativo. Teoria que ensina a radical impossibilidade dos nossos conceitos exprimirem positivamente algo sobre Deus.

Água fluidificada - É a água magnetizada, impregnada de fluidos benfazejos, fortificantes ou terapêuticos.

Akásico do sânscrito ákasa - Diz respeito a céu, celeste.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:38

Alavanca para psíquica - Fenômeno vulgarmente denominado de levitação causada por processos mediúnicos. Consiste em redistribuir o peso do corpo a ser levitado pelos presentes, de forma proporcional à capacidade mediúnica de cada um.

Alavanca psíquica - Falsamente conhecida como levitação mental, é o poder de fazer com que os corpos leves rompam a gravidade e sejam erguidos através do comando do pensamento.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:40

Albergue do latim medieval gótico haribaírgo - Hospedaria. Abrigo, refúgio, asilo, local em que se recolhe pessoas por caridade.

Alcaeste do árabe: alkahst. Nome dado por Paracelso às energias emanadas pelo Alegoria do grego allegoría - Figura de comparação entre objetos ou ações; metáfora; processo ficcional pelo qual um objeto é apresentado de maneira que dê a ideia de outro.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:42

Alegria do latim alacre - Estado exteriorizado de satisfação e de prazer, sem a plenitude ou a permanência da felicidade.

Além do latim vulgar - Lugar distante; horizonte; confins. O outro mundo; mundo espiritual.

Alma latim anima, do grego anemos - É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação, e que somente pertence à espécie humana.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:44

Aloscopia - observar. Fenômeno em que o sensitivo ausculta os órgãos internos de uma pessoa. Também dito introscopia.

Altruísmo do francês altruisme - Palavra forjada por Augusto Comte para designar o amor ao próximo, no sentido mais geral, isto é, a inclinação natural que nos impele a preferir o interesse geral ao nosso próprio interesse. É a atitude moral que consiste em sacrificar o seu interesse em favor do outro e em especial da comunidade. Antônimo de egoísmo.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Dezembro de 2018, 01:47

Alquimia - do árabe: - pedra filosofal. Desenvolvimento científico atribuído a Hermes Trimegistro que se destinava à conquista de três metas: transformar a pedra em ouro, dosar o elixir da longa vida e obter a panacéia, remédio para todos os males humanos.

Alquimista -de alquimia. Cientista especialista em alquimia. O químico primitivo ao qual atribuíam poderes de mago.
 
Alucinação do latim alucinatione - Ato ou efeito de alucinar; devaneio, delírio, ilusão. Experiência sensorial sem base na realidade.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 00:39

Ambição do latim ambitione - Ânsia de poder, fama ou riqueza; grande desejo; cobiça; aspiração; cupidez.
Ambigüidade do latim ambiguitate - Qualidade ou estado de algo que se pode tomar em mais de um sentido, podendo gerar confusão.

Amnésia do grego amnesía - Perda total ou parcial da memória. Amor do latim amore - Sentimento que impele a pessoa para o que se lhe pareça bom, belo, digno ou grandioso. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem. Afeição, grande amizade. Caridade, benevolência.




Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 00:41

Amorfo do grego ámorphos - O que não tem forma determinada.

Amuleto do latim amuletu - Objeto normalmente pequeno que se carrega ou guarda, por acreditar possa possuir o poder mágico de afastar desgraças ou malefícios.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 00:47

Anabiose-do grego: aná - ausência + bios - vida (r) anabiósis - ressurreição. Estado preagônico em que o paciente retorna à vida, com ou sem se lembrar do ocorrido.

Análise do grego análysis - Decomposição de um todo em partes constituintes. Exame de cada parte de um todo, para conhecer sua natureza, suas proporções, suas funções, suas relações, etc.. Estudo pormenorizado; exame, crítica.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 00:49

Análogo do latim analogu - O que apresenta semelhança entre fatos ou coisas diferentes. Anarquia do grego na + arché - Falta de chefia ou de governo. Desordem; caos resultante da falta de comando.

Anencéfalo - Feto que, embora considerado sem cérebro, na realidade é portador de um segmento cerebral, sendo que lhe faltam regiões cerebrais que impossibilitarão sua sobrevivência após parto.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 00:51

Anfiteatro do grego anphi + theatron - Meio teatro, teatro de dois lados. Antigo edifício oval ou circular, com arquibancadas, contendo uma arena no centro, para espetáculos públicos, jogos e representações, combates de gladiadores ou de feras. Sala normalmente circular ou semicircular, com palco, estrado ou arquibancadas, para representações teatrais, aulas, conferências, palestras, etc.. Angústia do latim angustia.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 00:52

Aflição, sofrimento; estado de grande inquietação. Carência, falta, redução, restrição. Anímico -do latim: anima. Relativo à alma; diz-se do fenômeno que só depende dos dotes inerentes ao encanado e seus poderes ou predicados psíquicos. Podem ser conscientes, quando o sensitivo ou percipiente têm o domínio das ocorrências e inconsciente, em caso contrário.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 00:54

Animismo do latim anima + ismo - Teoria que considera a alma simultaneamente princípio de vida orgânica e psíquica. O que é próprio da alma. Para o entendimento espírita, é relativo aos fenômenos intelectuais e físicos que deixam supor atividade extracorpórea ou à distância do organismo humano, isto é, exercida além dos limites do corpo. Se tem por causalidade o Espírito desencarnado, o fenômeno denomina-se espiritual ou mediúnico; mas, se o Espírito é o próprio encarnado, chama-se anímico.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 00:56

Anjo do latim angelus; do grego aggelos - Segundo a Doutrina Espírita, os anjos não são seres aparte e de uma natureza especial. São os Espíritos da primeira ordem, isto é, os que chegaram ao estado de Espíritos puros, depois de terem sofrido todas as provas.

Anjo-guardião - É o Espírito protetor de uma ordem elevada, encarregado de assistir e proteger indivíduos ou coletividades. Ver: Protetor, Guia. Ansiedade do latim anxietate - Emoção caracterizada por sentimento de antecipação de perigo, tensão e aflição, por excitação do sistema nervoso simpático.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 00:59

Antimatéria - Ao contrário do que muitos pensam, a antimatéria nada tem que ver com a para normalidade. Apenas, define as partículas atômicas correspondentes às conhecidas, porém, com sinais contrários. Assim, o elétron tem como antimatéria o pósitron, de igual massa, só que positivo e que gravita na periferia do átomo, provocando a evasão nuclear do elétron num efeito denominado tunelagem. O antipróton é interno ao núcleo, tem carga negativa e é responsável pela formação dos nêutrons, agregando os elétrons com os prótons.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 01:01

Antigo Testamento - Coletânea de livros anteriores a Cristo, considerados sagrados. O mesmo que Velho Testamento. Ver: Testamento.

Antipatia do grego antipatheia, pelo latim antipathia - Aversão, repugnância instintiva e espontânea. Sentimento de antagonismo, quando dois ou mais Espíritos vibram em desarmonia.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 15:05

Antítese do grego antíthesis, pelo latim antithese - Figura de linguagem pela qual se salienta a oposição entre duas palavras ou ideias. Qualquer oposição flagrante. O ser ou coisa que representa essa oposição; oposto.

Antologia do grego anthología - Estudo das flores. Coleção de trabalhos em prosa e/ou verso.

Antropologia do grego ánthropos + lógos - Estudo do homem como espécie animal. Tratado da economia moral do ser humano.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Dezembro de 2018, 19:32

Antropomorfismo do grego anthropómorphos - Tendência para conceber as forças naturais ou os seres extracorpóreos de forma humanizada, não só como dotados de sentimentos humanos, mas à semelhança do modelo humano.

Por exemplo, conceber Deus com forma e atributos humanos.

Anuência do latim annuentia - Ato ou efeito de anuir; consentimento, concordância, aprovação.
 
Anuir do latim annuere - Consentir; concordar; aprovar.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 28 de Dezembro de 2018, 18:14

Aparição do latim apparitione - Fantasma. Fenômeno pelo qual os seres do mundo incorpóreo se manifestam visíveis ao homem.

Aparições estereológicas - Aquela que se pode tocar, apalpar, auscultar, enfim, analisar biofísicamente.

Aparições luminosas - São as que queimam o ectoplasma em seu entorno, moldando-se com uma luminosidade capaz de distinguir sua aparência e conformações.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 28 de Dezembro de 2018, 22:32


Apatia - do gr. a - privação + pathos - sofrimento. Estado de espírito em que a pessoa se caracteriza pela insensibilidade das coisas,
indiferença, fraqueza, desleixo, etc.

Apascentar do latim apascent (e + - ar - Levar ao pasto; pastorear. Ensinar, guiar, doutrinar.

Apêndice prateado - O mesmo que cordão fluídico.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:11

Apiropatia do grego ápyros + patheia - Capacidade de não se alterar com o fogo. Insensível ao fogo. Incombustível, infusível.

Apócrifo do grego apókryphos, do latim apocryphu - Diz-se, entre os católicos, dos escritos de assunto sagrado não incluídos pela Igreja entre as escrituras por ela consideradas autênticas e divinamente inspiradas.

Diz-se de obra ou fato sem autenticidade, ou cuja autenticidade não se provou.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:12

Apogeu do grego apógeion - O mais alto grau, o auge. Apólogo do grego apólogos, do latim apologu - Alegoria de conteúdo moral, em que figuram, falando, animais ou coisas inanimadas; fábulas.

Apometria do grego apo + metr(on + - ia - Termo usado para designar o tratamento espiritual promovido a partir do desdobramento ou bilocação do paciente. É considerada uma técnica anímica, sem relação com mediunismo, e que nada tem a ver com o Espiritismo.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:14

Apoplexia do grego apoplexía - Patologia em que ocorre perda inesperada dos sentidos e do movimento.

Apóstolo do grego apóstolos, pelo latim apostolu - Cada dos doze discípulos de Jesus. Propagador de qualquer idéia ou doutrina. Aquele que doutrina, que evangeliza.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:16

Aporte - galicismo. Transporte de objetos, independente do meio pelo qual seja feito.
 
Apsiquia - do grego: a - não + psikê - alma. Ausência de personalidade que vai de um estado simples e passageiro até a demência.

Aprendizagem do latim apprehendere, por síncope - Mudança de comportamento relativamente duradoura, ocasionada por experiência.
 
Aprisco do latim appressicare < appresu - Curral, covil, redil, toca. Por extensão, o lar.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:18

Aptidão do latim aptitudine - Talento; habilidade; capacidade; vocação; disposição natural para alguma coisa.

Arcanjo do latim archangelu - Anjo de ordem superior. O Espiritismo não adota essa escala hierárquica dos seres angelicais da teologia tradicional.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:20

Ardósia do francês ardoise - Lousa; lâmina de pedra enquadrada em madeira, para nela se escrever ou desenhar com ponteiros da mesma pedra.

Argumento do latim argumentu - Todo raciocínio esboçado ou desenvolvido, que tende a provar ou a refutar uma outra proposição.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:21

Aristocracia do grego aristokratía - Espécie de organização políticosocial monopolizada por uma classe dominante, via de regra por herança. Casta, nata. Grupo de pessoas com distinção intelectual e moral, em vista das condições espirituais consideradas superiores.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:23

Arquétipos - do gr. arche - superior + typon - tipo - Conceito de Platão que se refere ao protótipo do que seja real e exista no mundo. Modelo, padrão. Segundo Carl Jung, figura psicológica que representa a ideia ou imagens do pensamento tiradas do inconsciente coletivo.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:27

Arte do latim arte - Capacidade do homem pôr em prática uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria. Prática que pressupõe a criação de sensações ou de estados de espírito, geralmente de caráter estético, em que se processa a transferência de impressões e emoções.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 06 de Janeiro de 2019, 01:31

Artífice do latim artifice - A pessoa que exerce uma profissão ou arte manual; operário; inventor; criador.

Arvorar do italiano arborare - Elevar; erguer; pôr ao alto. Fazer ascender a um cargo.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:09

Ascese do grego áskesis - Exercício prático que leva à realização da virtude, à plenitude da vida moral. Caminho para a plenitude espiritual, roteiro do progresso do Espírito.

Asceta do grego asketes - Pessoa que se consagra à ascese.
Ascético do grego asketikós - Relativo a ascetas ou ao ascetismo. Devoto, místico; contemplativo.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:12

Ascetismo - do grego áskesis + -ismo Doutrina que considera o exercício da ascese como o essencial da vida moral.
Assombração - de sombras. Fenômeno decorrente de casas assombradas. Aparição.

Astral - do gr. astron. Em Teosofia, domínio compreendido entre o espiritual e o material. v. corpo astral.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:13

Astrologia - Arte de predizer as coisas pela leitura da posição dos astros. Estudo relativo às influências que a variação das posições astrais possa influir no destino e no comportamento das pessoas.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:17

Atavismo - do latim: atavus - dos avós. Hereditariedade. Forma genética de herança. Trazido do berço. Tem-se como atávico aquilo que a pessoa adquire por causa dos genes de seus ancestrais. Cyril Burt defendia a tese de que as tendências psíquicas seriam atávicas, baseando-se nas Santas Escrituras que defendem a tese de que o sofrimento é o resgate dos erros dos ancestrais de quem esteja sofrendo.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:19

Ateísmo do grego atheos + ismo - Doutrina de negação absoluta da divindade. Todo aquele que crê na existência de um ser supremo, quaisquer que sejam os atributos que lhe suponha e o culto que lhe renda, não é ateu. O Ateísmo absoluto tem poucos prosélitos, porque o sentimento da divindade existe inato no homem, independentemente de qualquer ensino. O Ateísmo e o Espiritismo são incompatíveis.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:21

Ateísta do grego atheos + ista - Aquele que não crê em Deus, o mesmo que Ateu.

Atenção do latim attentione - Aplicação cuidadosa da mente a alguma coisa; concentração, reflexão. Demonstração de consideração, amabilidade, cortesia, urbanidade ou devoção a ou para com alguém, através de atos ou de palavras. Serve para advertir, recomendar cuidado, impor silêncio, etc...


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:22

Atentar do latim attentare - Observar; reparar; notar; ponderar. Cometer atentado.
Ateu do grego atheos - Aquele que pratica o ateísmo e não crê em Deus. Ver: Ateísta.

Atitude do latim attitudine, do francês attitude - Termo que designa a maneira de ser e de se comportar de um indivíduo, perante um dado fenômeno ou uma dada circunstância.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:24

Atolar do latim tullu - Afundar no lodo, em terreno lamacento.

Atoxinia -de a + toxina + ia. Absorção de venenos em estado paranormal, sem prejuízos para quem o ingira. Fenômeno comum em transes de "terreiro" onde o médium, durante seu transe, ingere grande quantidade de bebida etílica e, após ele, não apresenta, sequer, vestígios da ingestão.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:26

Atributo do latim attributu - Qualidade; condição; o que é próprio ou particular a um ser.

Áulico do grego aulikós, pelo latim aulicu - Relativo ou pertencente à aula. Próprio de cortesão, palaciano.


 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:28

Aura do latim aura - Emanação fluídica do corpo humano e dos demais corpos.

Auragrafia - Processo de fotografia da aura pelo método Kirlian. O casal Simyon e Valentina Kirlian, na Rússia, fotografou a aura dos seres vivos, usando máquina fotográfica aperfeiçoada para tal, com técnica própria, utilizando corrente de alta frequência.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:29

Auréola do latim aureola - Círculo brilhante e dourado que rodeia a cabeça de Cristo e dos santos nas imagens sacras. Qualquer círculo luminoso que rodeia um objeto. Brilho ou esplendor moral, prestígio, glória, halo, nimbo.

Autismo do latim actu + ismo Fenômeno patológico caracterizado pelo desligamento da realidade exterior e criação mental de um mundo autônomo.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:31

Autodomínio - Fenômeno psicológico que sugere o controle sensorial.

Autofonia - do gr. auto - próprio + phonos - som. É o mesmo que voz direta.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:33

Automatismo mediúnico - mediunidade em que a ação do participante é inconsciente. Ele é dito motor na psicografia e vocal na psicofonia.

Automatismo psicológico - Falta de vontade própria. Estado psíquico que difere de um transe porque , mesmo em estado inconsciente, não há o condicionamento daquele.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:35

Automatismo sensorial - É o comando do reflexo com ação de um dos sensores.

Autômato - pref. auto + do gr. maomai - mim. Aquele cujo procedimento é maquinal. Sem raciocínio e sem vontade própria. Diz-se do médium inconsciente.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 10 de Janeiro de 2019, 02:37

Automnésia - pref. auto + do gr. mnésis - lembrança. Caso de amnésia criado pelo próprio indivíduo.
Auto passe do grego e do latim respectivamente: autós + passare - Passe aplicado em si mesmo.
Autos copia - Caso particular da aloscopia em que o sensitivo ver o interior de si próprio.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 11 de Janeiro de 2019, 16:17

Avatar - no sânscrito: avatára. A encarnação da divindade nas doutrinas orientais. Representa a metamorfose do mundo sob influência brahmânica.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 11 de Janeiro de 2019, 16:18

Averno - do latim - avernus. Lago da profundezas da Terra, no geocentrismo, onde habitaria Plutão e para onde são jogadas as almas condenadas a penitências eternas. Concepção que deu origem à ideia do inferno cristão.

 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 11 de Janeiro de 2019, 16:20

Aviltar do latim a + vilitare - 1 Tornar vil, desprezível. Desonrar, humilhar, rebaixar.

Axioma do latim axioma - Premissa evidente por si mesma, que não necessita de demonstração.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 11 de Janeiro de 2019, 16:24

Azáfama do árabe az-sah(ama - Pressa; urgência. Muito trabalho. Balbúrdia, agitação.

Avultamento - de vulto. Criação mental de figuras e imagens que podem ser percebidas por terceiros.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 20:28
Banir do latim bannire - Expulsar; excluir; afastar; degredar.
 
Barbárie do latim barbarie - Estado ou condição de bárbaro; crueldade; selvajaria.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 20:30

Baronte - do italiano. Desencarnado. Nos dá o adjetivo barôntico.

Batedor - Qualidade de certos Espíritos. Os Espíritos batedores são os que revelam sua presença por meio de pancadas e de ruídos de diversas naturezas.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 20:33

Batismo- João batizava os homens na água, e Jesus no Espírito - e o batismo de Jesus é a vida do Espírito , porque seu batismo é a palavra - e as palavras de Jesus são espírito e vida.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 20:35

Basilar do francês basilaire - O que tem origem ou está situado na base. Básico, essencial, fundamental.

Bem do latim bene - Qualidade atribuída a ações e obras humanas, conferindo-lhes um caráter moral. Tudo que auxilia o progresso do homem do ponto de vista moral. Favor, benefício.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 20:37

Benevolência do latim benevolentia - Qualidade de benevolente. Boa vontade para com alguém. Estima, afeto.
 
Benevolente do latim benevolente - O que faz o bem; bondoso; benfeitor. Indulgente, complacente.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 22:31

Benignidade do latim benignitate - Qualidade de benigno.; clemência; bondade. Benigno do latim benignu - Aquele que não é perigoso nem maléfico; bom. Suave, brando.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 22:32
Bestial do latim bestiale - Próprio de besta; brutal; estúpido; grosseiro; repugnante.

Bestialidade do latim bestiale + -idade - Qualidade do que é bestial.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 22:34

Bíblia do latim biblia - Livro considerado sagrado, formado pelo Antigo e Novo Testamento. Uma obra digna de respeito e adoração. O livro que embasa uma religião ou uma teoria.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 22:36

Bicorporeidade do latim bis + corporalitate - Variação das manifestações visuais, quando o indivíduo se mostra simultaneamente em dois lugares diferentes. No primeiro lugar, com o corpo físico animado organicamente, em estado de êxtase; no segundo, com o perispírito.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 12 de Janeiro de 2019, 22:40

Big-bang - do inglês - grande explosão. Teoria da formação do Universo que parte do pressuposto que toda a energia cósmica teria sido inicialmente implodida em um fulcro central até romper seus próprios limites, causando uma explosão, à semelhança dos buracos negros, a partir da qual o universo teria tido início. Hoje em dia não é mais aceita por uma grande parte de Astrofísicos, levando-se em conta que a explosão acarretaria uma expansão anômala, o que, em verdade, não ocorre.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 03:27

Bilocação -do latim: bi - dois + locatio - local. Presença do sensitivo em dois lugares distintos, a saber, o em que esteja seu corpo e o em que seu duplo espiritual se desdobre, com capacidade de perceber o que esteja aí ocorrendo mesmo sem ser visto.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 04:09

Bilocação preagônica - Desdobramento que ocorre no momento do trespasse que permite que o moribundo se desloque para outro ponto qualquer onde possa ser visto por médiuns, ou não.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 04:12

Bioenergia - Energia orgânica gerada pelo movimento das células ou Bom do latim bonu. - Que tem todas as qualidades adequadas à sua natureza ou função.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 04:13

Biografia - Descrição ou história da vida de uma pessoa.
Bion - do gr. bios - vida. Quantum vital. Elemento espiritual correspondente à vida material, como forma estruturada pelo mesmo.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 04:16

Benévolo, bondoso, benigno. Misericordioso, caritativo. Que alcançou proficiência; eficiente, competente, hábil; cumpridor de suas obrigações. Agradável, aprazível. Útil; sadio; próprio.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 04:18

Bondade do latim bonitate - Qualidade de quem é bom; que tem boa índole; brandura; benevolência.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 04:20

Brahma - do sânscrito. A Criação. O Poder criador. Representa o Espírito Santo no Trimurti.
Buzomancia -do latim: bucinum - concha + mnathéia - do gr., adivinhação. O mesmo que jogo de búzios. Adivinhação pelas conchas.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 04:22

Caducidade do latim caducu + idade – Qualidade ou estado de caduco. Velhice prematura; decrepitude; decadência.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 04:24

Caduco do latim caducu - Aquele que cai ou que está prestes a cair. Que perdeu as forças ou a capacidade mental; decrépito; velho; fraco; senil.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Janeiro de 2019, 04:26

Câmara do latim vulgar camara – Compartimento de uma casa, em especial o quarto de dormir. Assembleia legislativa que pode ser de âmbito municipal, estadual ou federal.
O local onde se reúne tal assembleias. Divisão de um tribunal para julgamento de questões de certa natureza. Recinto de uma casa espírita dedicada ao tratamento fluido terápico, através do passe, câmara de passe.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:40

Campo - do latim: campus. Zona de ação de uma fonte produtora de fenômenos.
Campo psíquico - Região onde atua a alma.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:42

Candeia do latim candela – Pequeno aparelho de iluminação, normalmente suspenso por um prego, abastecido com óleo, usado preferencialmente em residências pobres. Vela de cera.

 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:43

Candomblé - do ioruba. Festa de terreiro, como a prática de macumba, onde se cultua o mediunismo, tendo ritualística própria. Princípio religioso dos Orixás.

 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:45


Cânon do grego kánon= regra, do latim canon - Regra geral de onde se infere regras especiais. Relação, catálogo, tabela. Padrão, modelo, norma. Lista autêntica dos livros considerados como inspirados por israelitas, católicos e protestantes, sendo o oposto de apócrifo.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:46

Cânone do grego kánon= regra, do latim canon - Variante de cânon.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:47

Caráter do grego charaktér, pelo latim caracter - Qualidade inerente e distintiva de uma pessoa, animal ou coisa. O conjunto de traços particulares, o modo de ser de um indivíduo ou de um grupo. Força de alma; firmeza moral; coerência. Índole, temperamento, natureza; o conjunto de peculiaridades boas ou más de uma pessoa, determinado-lhe a conduta e a concepção moral.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:48

Cargas psíquicas - Vibrações mentais ou sentimentais que transmitem ao semelhante reações diversas em função do que pense ou sinta o emissor. Energia quântica das radiações parapsíquicas de uma pessoa.

Cárcere do latim cárcere - Lugar destinado a prisão; cadeia.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:51

Caridade do latim caritate - No vocabulário cristão, o amor que procura identificar-se com o amor de Deus e que move a vontade para a busca efetiva do bem de outrem. Conforme ensino dos Espíritos nobres, Jesus entendia a caridade como "benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas".
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:52

Carma - do sânscrito: karma. Destino.- Nas filosofias hinduistas, o conjunto das ações dos homens e suas consequências. Vocábulo emprestado das doutrinas hinduistas que, no meio espírita, tem-se vulgarizado como equivalente da lei de causa e efeito, também chamada lei de ação e reação, lei do retorno, lei da causalidade, porém sem aquele conteúdo de inalterabilidade encontrado em sua acepção original, já que o Espiritismo incorpora, ao seu lado, a lei de misericórdia ou das compensações, pela qual os atos bons podem abrandar ou neutralizar efeitos dos atos ruins desta ou de pregressas existências. débitos ou créditos perante a Justiça Divina , resultantes de nosso procedimento em encarnações anteriores.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:54

Cartas Zenner - Baralho de vinte e cinco cartas, com cinco figuras distintas, criado por Karl Zenner para pesquisar estatisticamente o número de acertos de um paranormal.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:56

Cartomancia - do grego: chártes - carta + mantéia - adivinhação. Vulgo leitura de cartas é o fenômeno pelo qual o sensitivo usa o recurso de um baralho geralmente apropriado denominado tarô que serve de referência para que veja o destino das pessoas.
 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:57

Castigar do latim castigare –Infligir castigo a, punir. Admoestar, repreender, advertir. Corrigir, emendar.

Castigo do latim castigare - Ação ou efeito de castigar; sofrimento corporal ou espiritual infligido a alguém. Punição infligida a um culpado; pena.

 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 00:59

Cataclismo do latim cataclysmos –Inundação, dilúvio. Transformação repentina e de grande dimensão na crosta terrestre. Desastre. Convulsão.
 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 01:00

Catalepsia do grego kátalepsis + ia - Estado mórbido, ligado à auto hipnose ou à histeria, caracterizado pela suspensão de duração variável da inteligência e dos movimentos voluntários, com tensão e contração muscular, insensibilidade total e respiração superficial, quase imperceptível. Ver: Letargia.
 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 01:04

Cataléptico do grego kataleptikós - Aquele que sofre de catalepsia.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 01:06

Catarse do grego kátharsis - Depuração, purgação, limpeza; evacuação natural ou provocada. Em Psicologia, processo de depuração emocional, em que a pessoa conscientiza lembrança traumatizante antes reprimida, aliviando tensões.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 01:08

Catequese do grego katéchesis, do latim catechese - Termo mais usado pelas Igrejas tradicionais, significando instrução metódica e oral sobre coisas religiosas. Doutrinação.

Causa do latim causa - Razão, motivo, origem. Aquilo ou aquele que determina um acontecimento ou que faz que uma coisa exista: não há efeito sem causa.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 01:10

Causalidade do latim causale + idade - Chama-se princípio ou lei da causalidade ao axioma segundo o qual todo o fenômeno tem uma causa. Lei de causalidade é equivalente a Lei de Causa e Efeito ou Lei de Ação e Reação.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 01:12

Cemitério do grego koimetérion - Local em que se enterram e guardam os mortos. Ver: Necrópole.

Censor do latim censore –Aquele que censura, critica. Funcionário publico encarregado da censura.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 15 de Janeiro de 2019, 03:09

Censura –Ato ou efeito de censurar, criticar; fazer reparos; condenar. Dignidade ou cargo de censor.
Censurável do latim censura – O que é passível de censura, repreensível; condenável.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Janeiro de 2019, 15:50

Centro Coronário - Situado na região central do cérebro, supervisiona os demais centros vitais, assimilando os estímulos do Plano Superior e orientando a forma, o movimento, a estabilidade, o metabolismo orgânico e a vida consciencial da alma encarnada ou desencarnada.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Janeiro de 2019, 15:52

Centro Espírita - Casa ou sociedade espírita. Local de reunião dos espíritas, para orar e praticar a Doutrina dos Espíritos. Sociedade civil sem fins lucrativos, legalmente constituída, com a finalidade de praticar o Espiritismo. é o local onde se aprende o Espiritismo e a Moral Cristã.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Janeiro de 2019, 15:54

Centros de Força - O mesmo que Centros Vitais ou Chacras. Centros Vitais - São fulcros energéticos que, sob a direção automática da alma, ativam o funcionamento dos órgãos do respectivo corpo material. Ver: Chacras e Centros de Força.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Janeiro de 2019, 15:56

Cercear do latim circinare – Cortar rente, pela base ou raiz. Cortar, suprimir, desfazer. Restringir; diminuir; tornar menor; depreciar.
 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 24 de Janeiro de 2019, 15:58

Ceticismo do grego skeptikós, pelo latim scepticu + - ismo -Estado de quem duvida de tudo; descrença. Atitude ou doutrina que interdita a possibilidade do homem atingir a certeza, preconizando a suspensão de qualquer juízo, afirmativo ou negativo ou variante.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 25 de Janeiro de 2019, 16:12

Cepticismo Cético do grego skeptikós, pelo latim scepticu – Aquele que de tudo duvida; descrente. Partidário, pertencente ou relativo ao ceticismo.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Janeiro de 2019, 02:52

Céptico Céu do latim - Morada dos bem-aventurados, paraíso. Termo, quando usado pelos espíritas, que serve para designar de forma genérica o mundo espiritual.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Janeiro de 2019, 02:54

Chácra do sânscrito - chakra - Referência ao disco solar, na Índia, os chácras orgânicos são regiões de vórtices de energia onde a alma encarnada atua para se conectar com o corpo somático. Os chácras representam-se por padmas, ou seja, flores e são em número de sete, a saber: ajg'na - na testa, entre os olhos; an'ahaata - sob o osso esterno; manipura - região umbilical; muhl'adhara - no cóccix; swands'hstana - entre o pâncreas e o baço; e o vsh'nuda, na parte superior da traquéia.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Janeiro de 2019, 02:57

Charlatão do italiano ciarlatano – Ambulante que apregoa falsas qualidades àquilo que vende. Embusteiro, impostor, trapaceiro; aquele que explora a boa-fé pública.
 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Janeiro de 2019, 02:59

Charlatanismo do italiano ciarlatan(o + ismo – Procedimento próprio de charlatão.

Choque anímico - Tratamento energético dos desencarnados promovido com a manifestação dos mesmos, através da psicofonia, nas sessões de desobsessão das Casas Espíritas.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Janeiro de 2019, 03:02

Ciclotimia - do gr. kyklos - estado de espírito. Estado neurótico que se caracteriza pela labilidade do humor. Passa do estado de tristeza para a euforia e vice-versa, com muita facilidade e de uma forma muito intensa.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 26 de Janeiro de 2019, 03:05

Ciência do"latim scientia - Conhecimento certo e racional sobre a natureza das coisas ou sobre as suas condições de existência. Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 27 de Janeiro de 2019, 04:37

Cinetopsiquiado gr. kinétos - movimento + psikê - alma. Transporte de vibrações mentais acopladas a ondas quânticas.

Clariaudiência do latim: clarus - claro + audio - escuta. Percepção extra-sensorial onde o sensitivo clariaudiente capta sons distantes que não lhe chegam aos ouvidos ou os escuta durante desprendimentos.

 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 27 de Janeiro de 2019, 04:39

Clarividência do latim claru + videntia - Visão mais perfeita, mais clara. Para a Doutrina Espírita, é propriedade inerente à alma e que dá a certas pessoas a faculdade de ver sem o auxílio dos órgãos da visão, é a faculdade pela qual a pessoa ouve os Espíritos com nitidez.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 27 de Janeiro de 2019, 04:41

Classe do latim classe – Ordem segundo a qual se dividem, distribuem ou arrumam seres ou coisas. Conjunto de qualidades naturais que contribuem para se valorar os resultados alcançados.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 27 de Janeiro de 2019, 04:44

Classificação do francês classification - Ato ou efeito de classificar, ou de distribuir em classes.

Cobiça do latim copiditia –Desejo veemente de conseguir alguma coisa. Ambição; ganância; avidez; cupidez.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 27 de Janeiro de 2019, 04:47

Codificação do francês codification - Ato ou efeito de codificar. A sistematização, organização da Doutrina dos Espíritos realizada por Allan Kardec. Codificador do francês codifier - Aquele que codifica; autor de um código.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 27 de Janeiro de 2019, 04:50

Codificar do francês codifier - Transformar em código, reunir, coligir, compilar, ordenar.

Código do latim codice – Compilação de leis. Coleção ordenada de preceitos, normas, e regras sobre qualquer matéria.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 27 de Janeiro de 2019, 15:51


Coercivo do latim coercere - Capaz de exercer coerção; que reprime; que impõe pena.

Cognição do latim cognitione - Processo de conhecimento, de percepção da realidade externa.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 28 de Janeiro de 2019, 03:09

Coibir do latim –Impedir a continuação de, fazer parar. Reprimir; conter.

Complacência do latim complacentia - Benevolência; benignidade; condescendência.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 29 de Janeiro de 2019, 01:22

Complacente – do latim complacente – Aquele que tem complacência; benevolente; benigno; condescendente.

Completista do latim completu + ista - Designa aqueles que aproveitaram todas as oportunidades construtivas oferecidas pela reencarnação.

 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 07 de Fevereiro de 2019, 02:48

Complexo do latim complexu - Que abrange ou encerra muitos elementos ou partes. Confuso, complicado, intrincado. Grupo ou conjunto de coisas, fatos ou circunstâncias que têm qualquer ligação ou nexo entre si. Em Psicologia, é o conjunto de ideias estruturadas e impregnadas por forte emocionalidade, total ou parcialmente reprimidas, e que determinam as atitudes de um indivíduo, seu comportamento, seus sonhos.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 20:54


Comportamento do latim comportare + -mento - Conduta, procedimento. Conjunto de atitudes e reações indIviduais no meio social.
Comprazer do latim complacere - Sentir prazer; tornar-se agradável; condescender; transigir; deleitar-se; regozijar-se.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 20:56

Compreender do latim – Conter em si; abranger; incluir. Conhecer as intenções de perceber; entender.
Compulsóriodo latim compulsu + - orio- Que obriga, compele, força, impele.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 20:58

Comunicação do latim communicatione - Ato ou efeito de transmitir e receber mensagens. É o ato por meio do qual as pessoas se relacionam, transformando-se mutuamente e transformando a realidade que as rodeia.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:00

Comunicação espírita - Manifestação inteligente dos Espíritos, tendo por objeto uma troca contínua de pensamento entre eles e os homens. Distinguem-se em: a frívolas - assuntos fúteis e sem importância; grosseiras - traduzidas por expressões que ofendem a decência; sérias - excluem a frivolidade, qualquer que seja o assunto tratado; destrutivas - objetivam o ensinamento dos Espíritos sobre as ciências, a moral, a filosofia, etc .. Quanto à modalidade, ver: Sematologia, Tiptologia, Psicografia, Pneumatografia, Psicofonia, Pneumatofonia, Pictografia, Telepatia ou Telegrafia humana.
 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:02

Comunicar do latim communicare - Fazer saber, tornar comum; colocar em contato; ligar, unir; estabelecer relação.
Concentração do latim com- + centr(u + -a(r + ção - Estado de quem se concentra ou se absorve num assunto ou matéria. Fixar-se em determinada coisa ou assunto.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:06

Concepção do latim conceptione - Ato ou efeito de conceber ou gerar; geração. Ato ou efeito de conceber ou criar ideias, abstrações. Noção, percepção; compreensão; faculdade de entender. Modo de ver, opinião, conceito.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:08

Condenar do latim condemnare -Declarar culpado, sentenciar. Castigar; rejeitar; censurar; forçar; obrigar; reprovar; desaprovar.
Condensador ectoplásmico - Aparelho concentrador de ectoplasma existente no mundo espiritual, descrito pelo Espírito André Luiz, e que reproduz as imagens projetadas pelo pensamento daquele a quem é aplicado.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:10

Condensar do latim condensare -Juntar, reunir, agregar. Ato ou efeito de tornar mais denso, consistente, espesso ou grosseiro.
Condescendência do latim condescendere - Ato ou qualidade de quem é condescendente; complacência; transigência.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:12

Condescendente do latim condescendente - Que condescende ou transige.
Condescender do latim condescendere – Ato de ceder espontaneamente; anuir ao desejo ou pedido de alguém; transigir.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:14

Condicionamento - do latim: conditio, onis - condição + sufixo. Ato reflexo do estímulo que faz um animal ou pessoa praticar certos atos sob determinada circunstância previamente programada em seu subconsciente.
Conduta do latim conduta - Ato ou efeito de conduzir-se; procedimento moral, que pode ser bom ou mau.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:16

Conducéu do latim conduc(ere + caelu - Espécie de veículo do plano espiritual.
Confiança do latim confidere + -ança -Segurança íntima de procedimento. Crédito, fé. Confiar do latim de conjugação - Ter confiança; ter fé, acreditar; esperar.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:18

Conflito do latim conflictu - Embate dos que lutam. Situação de competição, gerando uma sensação de desconforto.
Conformidade do latim conformitate - Qualidade do que é conforme, ou de quem se conforma.
Conhecer do latim cognoscere - Ter noção, conhecimento, informação de; saber.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:20

Conhecimento do latim cognoscere + - mento - Ato ou efeito de conhecer. No sentido mais amplo, atributo geral que têm os seres vivos de reagir ativamente ao mundo circundante, na medida da sua organização biológica e no sentido da sua sobrevivência. A apropriação do objeto pelo pensamento, como quer que se conceba essa apropriação: como definição, como percepção clara, apreensão completa, análise, Erudição, instrução, saber.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:22

Consciente - do latim: Órgão psíquico do registro dos fatos que são mantidos na memória. Foi proposto por Sigmund Freud. A memória presente. Consequência do latim consequentia - Aquilo que é produzido por; o efeito de; a sequência de.
Consolador do latim consolatore – Aquele ou aquilo que consola, alivia, balsamiza, suaviza. O Espiritismo é considerado o Consolador prometido por Jesus. João, 14:16-17, porque atende todos os requisitos para tal.

 
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:44

Contemporâneo do latim contemporaneu - Que é da mesma época; que é do tempo presente. Convalescença do latim convalescentia - O progressivo retorno ao estado de saúde. O período de transição entre o estado de doença e o da perfeita recuperação da saúde.
 Convulsionário do latim convulsione + - ario- Aquele que tem ou finge ter convulsão. Agitado, exaltado. Denominação inadequada para pessoa em transe mediúnico.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:48

Cordão fluídico - Conduto energético que liga o perispírito ao corpo físico, quando dos desdobramentos; também denominado de cordão astral, cordão de luz, fio de prata, cordão perispirítico.
Cordão-de-prata – O mesmo que cordão fluídico.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:50

Coroar do latim coronare –Colocar a coroa em; elevar à dignidade terminar, rematar. Premiar; recompensar.
Corpo fluídico – Designação equivalente a perispírito.
Corpo astral - Referência que tem conotação com o duplo psíquico da pessoa.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:51

Corpo etérico - Para a Teosofia campo envolvente do duplo astral, que se confunde com o perispírito.
Corpo Menta
l - É o envoltório sutil da mente.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:53

Corpúsculo - do latim: corpusculus. Elemento teórico idealizado por Newton a fim de justificar os fenômenos luminosos, negado pelos demais e restaurado por Eistein na concepção do fóton. Na ideia paranormal, representaria a menor forma de formação de energia agregada por um agente estruturador dito espiritual. A ideia atual de corpúsculo luminoso foi substituída pela do pulso energético óptico. Prevalece, assim, apenas, a concepção paranormal.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 21:55

Cosmogênese - do gr. kosmos - universo + gênesis - geração. Teoria da formação do Universo. A religiosa parte da vontade de um Deus supremo, todo poderoso e a astrofísica defendia a hipótese do Big-bang, hoje reformulada pela dos agentes estruturadores, tendo como Agente Supremo um criador absoluto incompatível com a ideia do Deus antropomórfico.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 23:41

Cósmico do grego kosmikós - Pertencente ou relativo ao Cosmo ou ao Universo.
Cosmo do grego kósmos - O mesmo que Universo.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 23:43

Cosmonáutica do grego kósmos + nautikós - A ciência que estuda a navegação e exploração do cosmos.
Crença do latim medieval credentia –Ato ou efeito de crer.Convicção íntima, fé religiosa.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 23:48

Crer do latim credere -Tradicionalmente, fé que se fundamenta não numa demonstração racional, mas sobre o testemunho e a autoridade de outrem. Para a Doutrina Espírita, o ato de crer implica em raciocinar, compreendendo a fé inabalável, "aquela que pode enfrentar a razão face a face em qualquer época da Humanidade".
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 08 de Fevereiro de 2019, 23:50

Criação do latim creatione - Conjunto de animais domésticos criados principalmente para fins lucrativos. Educação. Amamentação, lactação. Invenção, obra, elaboração. Produção de alguma coisa sem a preexistência dos seus elementos ou matéria-prima.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 11 de Fevereiro de 2019, 16:42

Cristo do grego christos – Aquele que foi escolhido, consagrado, ungido por Deus. Redentor, messias.
Cristologia hierônimo => Cristo + -log(o + -ia - Tratado em torno da pessoa de Jesus Cristo e de sua doutrina.
Critério do grego kritérion; do latim criteriu - Princípio ou regra que serve para distinguir o verdadeiro do falso.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 14 de Fevereiro de 2019, 01:36

Crítica do grego kritikós; do latim criticu- Designa todo o estudo de um juízo que objetive estabelecer o valor ou a legalidade do mesmo sob o ponto de vista lógico.
Juízo crítico; discernimento, critério.
Cromatoscopia do gr. kromatos - coloração + skopien - observação. Sensibilidade de perceber cores em objeto pelo seu contato.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 16 de Fevereiro de 2019, 16:24

Cronognosia - do gr. Kronos - deus do tempo + gnosis - conhecimento. Conhecimento temporal de forma oculta
Crosta do latim crusta - Designação dada pelo Espírito André Luiz à região espiritual mais próxima da Terra, onde perambulam os Espíritos desencarnados ainda muito vinculados com as sensações e os interesses materiais. Ver: Umbral e Trevas.
Crueldade do latim crudelitate - Qualidade do que é cruel; barbaridade; desumanidade.
Culpado do latim culpatu - Aquele que praticou falta ou crime; que tem culpa; delinquente; criminoso.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 17 de Fevereiro de 2019, 03:43

Culto do latim cultu - Adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas, e em qualquer religião. Modo ou sistema de exteriorizar o culto: liturgia, ritual. No Espiritismo, o culto é de foro íntimo, sem exteriorização, isto é, sem ritual.
Cunho do latim cuneu - Marca; impressão; característica.
Cupidez do latim cupidu – Qualidade ou ação de cobiça; avidez de dinheiro ou bens materiais.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 17 de Fevereiro de 2019, 15:38

Curandeirismo do latim curare + eiro – Atividade de quem não possui título nem habilitação para a prática da medicina. A prática da fluidoterapia nas casas espíritas, por não ser prerrogativa médica, não pode ser conceituada como curandeirismo Dacma do sânscrito. Local de exposição dos mortos para serem devorados por abutres. Consiste em uma torre sem teto para que as aves possam pousar no seu interior. Por extensão, local em que os Espíritos vampirizados retiram energia dos cadáveres de animais.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 18 de Fevereiro de 2019, 03:34

Dádiva - do latim: dativa. Emanação divina que Deus oferece aos homens por Sua obra e graça.
Debilitar do latim debilitare - Ato ou efeito de tornar fraco; tornar débil. Tirar as forças a; abater.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:02

Decrépito do latim decrepitu - Coisa muito usada e em ruída. Aquele que está muito velho; fraco; arruinado.
Decrepitude do latim decrepitu + -de - Estado ou condição de decrépito; caducidade; velhice extrema.



Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:03

Dedução do latim deductione - O que resulta de um raciocínio; conseqüência lógica; ilação; inferência; conclusão. Processo pelo qual, com base em uma ou mais premissas, se chega a uma conclusão necessária, em virtude da correta aplicação das regras lógicas.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:05

Deformidade do latim deformitate - Irregularidade, anormalidade ou desproporção de forma; configuração desagradável. Vício; depravação; perversão. Dano estético, defeito, deformação física, aleijão.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:06

Defumação do latim de + fumu + -ação - Ato ou efeito de de fumar. Queimar ervas e raízes aromáticas, com a crença de que pode afastar malefício de alguém ou de uma casa, atraindo boa sorte. O Espiritismo, por não promover ritos e quaisquer outras exteriorizações, não usa defumação.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:07

Degenerar do latim degenerare - Perder as qualidades ou características originais Adulterar-se; depravar-se; corromper-se; abastardar-se. Modificar-se para pior.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:08

Degredo do latim decretu - Pena de desterro imposta a criminosos. Local onde se cumpre a pena. Afastamento; banimento; exílio.
Deísmo do latim deus,i  dei + ismo - Sistema ou atitude dos que rejeitam toda espécie de revelação divina, mas aceitam a existência de um Deus, destituído de atributos humanos.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:10

Déjà-vu francês - Fenômeno anímico em que a pessoa tem a impressão ou sensação de já ter visto algo ou alguém, que não integra o contexto da sua existência atual.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:11

Delírio do latim deliriu - Confusão mental caracterizada por distúrbios na consciência e no sistema sensorial, normalmente associada a graves disfunções cerebrais. Manifesta-se como desorientação, alucinação, ilusão, inquietação, delusão e, por vezes, acentuada agitação.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:15

Delusão do latim delusione - Engano, logro, burla. Crença numa ideia ou grupo de ideias obviamente contrárias à lógica, à realidade do meio externo ou às crenças consideradas corretas e aceitas pela cultura vigente, cuja causa pode ser anímica ou espiritual.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:17

Demência - do latim: dementia - loucura. É perda ou regressão gradativa das funções psíquicas. Erroneamente chamada de loucura. Pode ser causada por uma série de fatores.
Demitizar do latim des + mithu + izar - Livrar de mitos o ensino cristão.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:19

Demônio do latim daemo, feito do grego daimon – Seres incorpóreos, bons ou maus, e que se supõe terem conhecimento e poder superiores aos dos homens. Nas línguas modernas, esta palavra é geralmente tomada em má acepção, que se restringe aos gênios malfazejos. Segundo o Espiritismo, não há demônio no sentido de seres criados para o mal e eternamente desgraçados, mas sim significando Espíritos imperfeitos, que podem, todos, aperfeiçoar por seus esforços e pelo poder de sua vontade.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:20

Demonografia do grego daimon + graf(o + - ia - O mesmo que Demonologia.
Demonologia do grego daimon + logo(s + - ia - Tratado da natureza e da influência dos demônios.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:22

Demonomancia do grego daimon + manteia – Pretenso conhecimento do futuro pela inspiração dos demônios. Deplorar do latim deplorare - Chorar, prantear, lastimar. Sentir pena de; lamentar.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:25

Depressão do latim depressione - O abaixamente do nível de pressão ou peso. O ato de deprimir-se. Distúrbio que se caracteriza por cansaço, desânimo, alteração do estado de humor, tristeza intensa, abatimento profundo, com desinteresse pelas coisas e, muitas vezes, por acesso de ansiedade em graus diversos.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 19 de Fevereiro de 2019, 03:30

Depurado do latim de + puru + ado- Tornado puro ou mais puro, limpo, purificado.
Dermometagrafismo - do gr. derma - pele + meta - além de + graphos - gravura, escrita. Estigmatização paranormal da pele.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:03


Desconformidade do latim des + conform(e + - idade - Falta de conformidade; desacordo; discordância; desarmonia. Oposição; divergência. Desproporção; desigualdade.

Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:04

Descrédito do latim des + creditu - Falta, perda ou diminuição de crédito; desautorização quanto ao crédito. Má fama; desonra por mau proceder.
Desdenhar do latim disdignare - Demonstrar ou ter desdém por; não se dignar a; descuidar de. Não fazer caso; desprezar.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:05

Desdobramento do latim des- + duplare > dobra + -mento - Faculdade anímica que permite ao Espírito sair do corpo físico e deslocar-se ou ser levado a outro local, podendo ser ou não visto pelos encarnados presentes no novo local. Estado de emancipação da alma, quando a mesma se projeta ao Mundo Espiritual. É uma ação natural do Espírito encarnado que, no repouso do corpo físico, recupera parcialmente a sua liberdade. Ver: emancipação da alma.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:07

Desejo do latim vulgar desidiu - Vontade de possuir ou de gozar. Anseio, aspiração. Cobiça, ambição.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:08

Desencarnação do latim des + incarnatione - Ato ou efeito de desencarnar, isto é, deixar a carne, passar para o Mundo Espiritual. É quando deixa de atuar o princípio vital, gerando, em consequência, a desorganização do corpo, desprendendo-se o perispírito, molécula a molécula, conforme se unira, e restituindo ao Espírito a liberdade. Não é a partida do Espírito que causa a morte do corpo; esta é que determina a partida do Espírito, tanto que desencarnação é libertação da alma, morte é outra coisa - a cessação da vida e degenerescência da matéria. Ver: Morte.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:17

Desencarnado do latim des + incarnatu - Que morreu; que desencarnou; que deixou a carne. Espírito sem corpo físico.
Desencarne - Trespasse, liberação do Espírito de forma definitiva em relação ao corpo somático. Morte.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:19

Desígnio do latim designiu - Plano; projeto. Propósito; vontade. Destino.
Desmaterialização - De dupla natureza, é o fenômeno ectoplásmico em que o Espírito dito materializado se desfaz, bem como o processo desintegração de um corpo material.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:21

Desmaterializado do latim des + material (e + izado – Desprovido da forma material; imaterial.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:22

Desobsessão do latim des + obsessione - Em sentido amplo: processo de regeneração da Humanidade, através da renovação moral dos envolvidos que, assim, desvinculam-se do passado sombrio e vencem a si mesmos. Em sentido restrito: é o tratamento das obsessões orientado pela Doutrina Espírita, em reuniões especializadas. não é caça a fenômeno e sim trabalho paciente de amor conjugado ao conhecimento e do raciocínio associado à fé. Ver: Obsessão.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:24

Despojar do espanhol despojar - Roubar; fraudar; espoliar. Privar da posse, desapossar; despir. Renunciar a bens.
Desprendimento - É a liberação do Espírito rompendo os vínculos com seu corpo somático ou, deixando-o por uma tênue ligação, que define a "morte clínica aparente".


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:25

Determinismo - Doutrina que defende a hipótese de que nada acontece sem que a isso corresponda uma prévia programação. Acontecimento baseado em leis inderrogáveis.
Destino do latim destinare - Fim para o qual tende uma ação ou um estado. Aquilo que acontecerá a alguém, futuro. Lugar a que se dirige alguém; direção.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:27

Destituir do latim destituere - Privar de emprego, autoridade ou dignidade. Exonerar; demitir; depor.
Destruição do latim destructione - Ato ou efeito de destruir; exterminação; aniquilação; extinção; demolição; ruína.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:29

Deus do latim: Deus. Ser Supremo, Agente Estruturador do Universo estabelecendo suas leis de criação. Inconcebível à mente humana, encontra uma série enorme de correntes que o caracterizam sob seus aspectos mais simples de compreensão.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:30

Deuses - Seres sobrenaturais simbolizados por Espíritos manifestantes e ou Entidades que tenham determinados poderes. Componentes fantásticos de cortes celestiais definidas pela mitologia.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:32

Desvairado do latim des + variare - Que entrou em desvario; que perdeu o juízo, alucinado, desnorteado, desatinado.
Desvario do latim des + variare - Ato de loucura; alucinação, desacerto, delírio; extravagância.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:33

Determinismo do latim determinare + ismo - Teoria que afirma correlações indispensáveis entre fenômenos, um sendo condicionado ao precedente e condicionando os que lhe sucedem.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:35

Detrimento do latim detrimentu - Dano; quebra; prejuízo.
Diabo do grego diábolos - Espírito ou gênio do mal. Demônio.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:38

Demônio - Conforme a Doutrina dos Espíritos, constitui-se a personificação do mal; é um ser alegórico, resumindo em si todas as paixões más dos Espíritos imperfeitos. Ver: Satanás.
Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:48

Diabrete do espanhol diabr(o + ete - Diabo pequeno. Animal doméstico ou criança irrequieta ou travessa. Ver: Diabo.
Diafaneidade de diáfano. Qualidade com a qual as aparições materializadas se apresentam.


Título: Re: Dicionário Espirita
Enviado por: Marianna em 22 de Fevereiro de 2019, 01:51

Diáfano - do gr. diaphanés - transparente. Diz-se da aparência da roupagem espiritual com que as aparições se mostram.
Dialética do grego dialektikós, pelo latim dialecticu – Argumentação dialogada, segundo a filosofia antiga. Desenvolvimento de processos gerados por oposição que provisoriamente se resolvem em unidades tese e antítese; numa categoria superior - a síntese.