Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • O que é o espiritismo »
  • O porquê do ensinamento "Espiritas, instruí-vos!"

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: O porquê do ensinamento "Espiritas, instruí-vos!"  (Lida 13295 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline crisar

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 519
  • Participação: 0
  • crisar is looked down upon.crisar is looked down upon.
  • Sexo: Feminino
  • A Perfei
  • Relevância: +24
O porquê do ensinamento "Espiritas, instruí-vos!"
« em: 03 de Julho de 2006, 17:46 »
0Gostou?
Olá amigos,


Quando tomei contacto com  a Doutrina Espírita, deparei-me com esta frase que  é frequentemente citada : “ Espíritas ! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo” Espírito Verdade, Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo VI, item 5.

Devo confessar-vos que tenho pensado muito nestes ensinamento. O primeiro, amai-vos, é facilmente perceptível, mas de difícil aplicação prática. O segundo, instruí-vos,  fez-me pensar um pouco mais. Porquê? Qual o sentido de “instruir” ? Adquirir conhecimentos sem dúvida. E adquirimos conhecimentos através do estudo. Sabemos que o estudo desenvolve  a inteligência sendo certo que também promove uma melhor utilização do nosso livre arbítrio e aumenta a responsabilidade dos próprios actos.

Através do estudo, da leitura de bons livros, “ abrimos a cabeça”, conseguimos separar o trigo do joio. Para conseguirmos evoluir moral e espiritualmente o estudo é uma ferramenta fundamental.

“Em nome do sentimento de Amor recomendado pelos espíritos superiores como nosso primeiro mandamento, podemos e devemos buscar o conhecimento que permite que auxiliemos com mais eficiência nossos irmãos em humanidade. Se o aspecto científico do Espiritismo é um dos caminhos que promove a sua divulgação, então vamos buscar estudá-lo “instruindo-nos” nesse aspecto, para podermos contribuir de forma humilde mas efectiva, para o progresso da nossa humanidade.” (1)

“No Livro dos Espíritos, na resposta á pergunta 780, os Benfeitores Amigos afirmam que o progresso moral depende do progresso intelectual. E sem estudo, não podemos conseguir estes dois géneros de progresso.” (2)

Pois é amigos, percebi o alcance muito mais abrangente do ensinamento Espíritas, instruí-vos, que numa primeira observação superficial não tinha compreendido.

Quando encontrei o Espiritismo, aprendi que existiam as Obras Básicas de Allan Kardec, conhecidas como a Codificação Espírita, compostas por cinco Livros : O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Génese.

Fiz uma primeira abordagem destes livros na net, tendo-os comprado logo que foi possível e comecei a lê-los mais profundamente.

Ao tentar obter algumas respostas a diversas dúvidas que me apareceram, constatei que muitas pessoas que frequentam centros espíritas ou se dizem Espíritas nunca tinham lido as Obras Básicas, o que me fez pensar.

Por outro lado, tenho de vos confessar  mais outra coisa. A minha dificuldade quando comecei a dar os primeiros passos na Doutrina Espírita. Para além das Obras Básicas, o que devo ler ? O que é um Livro Espírita. Como posso saber que estou a ler um livro espírita e não espiritualista?

Tudo tem o seu encadeamento lógico. “Para se avaliar se um livro é realmente espírita e não uma mera mistificação, é preciso verificar se o texto contém os princípios básicos da Doutrina; e para isso, precisamos de os conhecer a fundo…”. “… Não basta que um livro se intitule espírita para o ser…É preciso que quem o estiver a ler, veja se os conceitos nele apresentados coincidem com os que constam das cinco Obras Básicas…”. (2)

“O livro espírita quando é autêntico, é sempre  instrutivo, sério, lógico, consolador e edificante, apresentando um elevado conteúdo moral”. (2)

Eu pessoalmente, gosto de ler um pouco de tudo e leio bastantes livros de cariz espiritualista. Mas reconheço que hoje em dia se vendem muitos livros que são intitulados de espíritas sem o serem, o que pode tornar-se confuso para quem dá os primeiros passos na Doutrina Espírita. Daí, ser importante ter a noção e saber distinguir as diversas realidades, independentemente de lermos todo o género de livros.

Espíritas, instruí-vos, este ensinamento pressupõe mais do que ler, pressupõe estudar. Estudar é analisar, entender, reflectir, ponderar. E, mais do que isso, é aplicar no dia a dia, o que compreendemos daquilo que lemos.

Há quase dois anos que dei os primeiros passos na Doutrina Espírita ( ainda mal consigo andar  ;) ;) ;)) e estou a aprender a amar mais e melhor e vou continuar a minha instrução para contribuir para o meu progresso e para o progresso da Humanidade.


"O livro edificante é o templo do Espírito, onde os Grandes Instrutores do Passado se comunicam com os aprendizes do presente, para que se façam os mestres do futuro".

(Nima Arueira - "in" - "Mensagens Esparsas" - psicografia de Francisco Cândido Xavier).

 
(1)“Amai-vos e instruí-vos: estudando Ciência” - Alexandre Fontes da Fonseca (Boletim GEAE Número 476 de 15 de Junho de 2004)

(2)“ O Livro Espírita” - Maria do Rosário Caeiro ( Revista Espírita Verdade e Luz nº7 – Junho/Julho 2006 )


Um abraço amigo
Crisar


« Última modificação: 03 de Julho de 2006, 19:54 by crisar »
Registado
N

Offline Almeida

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 337
  • Participação: 0
  • Almeida has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Amai-vos e Instrui-vos
  • Relevância: +20
Re: O porquê do ensinamento "Espiritas, instruí-vos!"
« Responder #1 em: 04 de Julho de 2006, 13:17 »
0Gostou?


Estimada Irmã Crisar

Mais um belo texto seu. Com muita sensibilidade.
Parabéns.

Realmente o “instruí-vos” é um dos mais importantes ensinamentos que o Espiritismo tem.
Ele está ligado à Lei do Aprendizado que reza que o homem apreende e automatiza novos recursos de manifestação pela repetição.

1) A partir da informação intelectual adquirida o homem fica impelido a realizá-la e a sua conquista ou automatização ocorrerá pelo processo de tentativa e erro.

2) Assim, a cada tentativa frustrada, ou seja, em dissonância com o amor possível ao agente, a dor comparece ditando os parâmetros que não podem ser ultrapassados e obriga o aprendiz a nova tentativa.

3) As novas tentativas aproximam o aprendiz do comportamento adequado.

4) Atingido o comportamento ideal, ou seja, amor e sabedoria equilibrados, ele se transforma em conquista. (eterna)

5) Nesse estágio o comportamento passa a ser automático e a mente se libera para uma nova conquista.

É como aprender a dirigir automóvel.
No início os movimentos são desconexos, porém com a insistência e a repetição a mente automatiza o procedimento e a condução do automóvel se dá sem dificuldades, inconscientemente.

Para o comportamento moral a Lei é a mesma.
Aprende-se a perdoar, a compreender, a ser indulgentes, a ter resignação, a ter tolerância, etc., etc..
Para a moralidade o processo de tentativa e erro também surge no início do aprendizado, as dores morais se apresentam, mas a repetição e o esforço para acertar na próxima tentativa aproximam gradativamente do comportamento ideal.

Por esse processo qualidades e virtudes são adquiridas e gradativamente o homem nota que melhorou em muitos aspectos.

“Fora da Caridade não há salvação”. (evolução)

A resposta à pergunta 780 do livro, citada, é clara quanto a esse procedimento Legal do intelecto.

O “instruí-vos”, entretanto não se restringe aos conhecimentos da Doutrina Espírita. O intelecto precisa se enriquecer sempre mais.
As Filosofias, as Ciências, as Religiões, todas elas tem muito a ensinar e a enriquecer o aprendiz.
Assim, o homem pode e deve estudar o que for possível para melhor trabalhar e servir. (e crescer).

Há muitos homens de grande elevação intelectual e moral que não adotam corrente religiosa alguma. Simplesmente vivem de acordo com as conquistas feitas e cumprem naturalmente as Leis de Amor, Justiça e Caridade. São os “espíritas sem o saberem” conforme classifica Allan Kardec no livro dos médiuns cap. 3 item 27.

Se o homem busca o conhecimento Espírita, esse próprio conhecimento lhe dá o tino necessário para saber separar o joio do trigo e, portanto ele não se preocupa se o livro que estuda é Espírita ou não, apenas se detém nos ensinamentos que contém, e os analisa sob a ótica consciente da Doutrina Espírita. Repudia os que nada acrescentam e acolhe os novos conhecimentos.

Sugerimos ainda que além dos livros da Codificação, estudem-se os livros psicografados por Chico Xavier, de Emmanuel (religião) e de André Luiz (ciência) principalmente, sem esquecer toda a literatura de Joanna de Ângelis (filosofia e psicologia) produzida por Divaldo Pereira Franco.






Registado
A


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Porque é que Mesmer chamava á cura por imposição das mãos "magnetismo"

Iniciado por Vitor Santos « 1 2 3 » Fluidoterapia

37 Respostas
20089 Visualizações
Última mensagem 29 de Novembro de 2011, 13:05
by filhodobino
" Gripe"...Trabalhos Espíritas.

Iniciado por Moises de Cerq. Pereira O Livro dos Espíritos

9 Respostas
3442 Visualizações
Última mensagem 06 de Agosto de 2009, 20:04
by Moises de Cerq. Pereira
Companhia das Manhãs/SIC confunde "médiuns" com "espíritas"

Iniciado por M Eventos / Notícias

10 Respostas
12241 Visualizações
Última mensagem 05 de Março de 2010, 14:38
by Ana Belo
"Porque não sou espírita Kardecista"

Iniciado por Marccello « 1 2 3 4 » Artigos Espíritas

54 Respostas
16950 Visualizações
Última mensagem 22 de Abril de 2011, 16:20
by Mourarego
"O homem é mau porque quer ser mau?" - A concepção mística.

Iniciado por Conforti Espiritualismo

0 Respostas
2414 Visualizações
Última mensagem 05 de Dezembro de 2010, 00:28
by Conforti

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC