Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Médiuns => Tópico iniciado por: rodrigo-sociedadeinvisivel.net em 27 de Setembro de 2010, 13:59

Título: Todos os médiuns são espíritas?
Enviado por: rodrigo-sociedadeinvisivel.net em 27 de Setembro de 2010, 13:59
Ando vendo muito pelos blogs de religiosos que se dizem contra a doutrina espírita, por causa de erros causados por médiuns não espíritas, então nos perguntamos, todos os médiuns são espíritas? Ou o mediunismo se encontra apenas dentro do espiritismo?
Médium da palavra em latim Intermedium (que está no meio, interposto, intercalado) é aquele que faz a ponte entre o mundo espírita ou dos espíritos com o mundo físico, portanto os profetas ao proferirem a palavra de Deus também poderiam ser chamados de Médiuns, palavra colocada por Kardec para por um ponto final nos tantos termos criados.

No velho testamento, Iahvéh considerado Deus pelos religiosos, nada mais era do que um espírito que se manifestava aos homens, provando assim um dos muitos casos de mediunidade na bíblia pouco mais de 3500 anos antes de existir o espiritismo. Não são raros os casos mediúnicos na bíblia entre o Novo e o Velho Testamento sendo a própria bíblia a maior psicografia já registrada na historia pelos espíritos puros ou espíritos santos, os Demônios manifestados dentro de igrejas protestantes nada mais são do que espíritos impuros que se manifestam através de médiuns ou um caso muito comum de animismo. Por esse motivo quando vemos, por exemplo, o seriado da Globo  A Cura podemos dizer com toda a certeza de que não se trata de um seriado espírita apenas por ter médiuns de cura, da mesma forma como não podemos dizer uma novela ser espírita aquela da qual aparecem espíritos, os espíritos e os médiuns não foram criados pelo espiritismo, existindo os mesmos desde que o mundo é mundo e o que podemos dizer ser espírita é apenas a designação da palavra médium feita por Kardec na codificação, portanto em traduções da bíblia onde se proíbe os médiuns não seria possível já que a apalavra apareceu mais de 3500 anos depois do velho testamento, e Moisés não condenaria aquilo que ele mesmo e muitos de seus seguidores eram, profetas ou simplesmente médiuns.

Rodrigo Godoy
www.manifestacaoespirita.blogspot.com (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5tYW5pZmVzdGFjYW9lc3Bpcml0YS5ibG9nc3BvdC5jb20=)
Título: Re: Todos os médiuns são espíritas?
Enviado por: Marco Jos em 27 de Setembro de 2010, 14:32

Olá Rodrigo !
Não é possível tomar a criatura pelo criador, ou seja, não vamos "julgar" a igreja, a doutrina porque alguns de seus ditos representantes agem de maneira equivocada. Para que possas entender melhor o posicionamento da doutrina Espirita a respeito sugiro a leitura do livro "O que é o Espiritismo" de Allan Kardec.
Porque alguns blogs de religiosos criticam o Espiritismo?
 Não seria mais correto eles criticarem os maus médiuns ?(É falta de caridade criticar)
Agora respondendo a tua pergunta.
Não, nem todos os médiuns são Espiritas.
Já pensaste que nós não somos um corpo que possui uma alma e sim
um Espirito que possui um corpo, medita a respeito e verás que Espiritas todos sempre fomos, agora é que nos foi dado a conhecer, por Allan Kardec, nossa história, de onde viemos o que estamos a fazer aqui, porque, e para onde vamos, E tudo sob a luz da razão
aquela que pode enfretar a verdade por todas as épocas.
Este assunto não se esgota por aqui, envolve toda a doutrina Espirita.
Muita Paz
Marco José
Título: Re: Todos os médiuns são espíritas?
Enviado por: rodrigo-sociedadeinvisivel.net em 27 de Setembro de 2010, 15:15
Desculpa Marco José, mas eu não estou julgando ninguém, apenas apontando fatos e respondendo as perguntas de muitos sobre isso, também coloquei como pergunta mas na verdade acho que você não entendeu ou eu me fiz mal entender, na verdade não estou perguntando e sim afirmando que não, nem todos os médiuns são espíritas e é bom que as pessoas saibam bem disso antes de serem levadas a acreditar em qualquer coisa que leiam, o espiritismo anda adotando um regime do qual não responde as questões, e ficar quieto também é não fazer o bem...
Abraços
Título: Re: Todos os médiuns são espíritas?
Enviado por: Marco Jos em 27 de Setembro de 2010, 15:42
[/color
Olá Rodrigo.

A critica não é tua e sim, como tu informas, dos "blogs de religiosos" .
E a pergunta " todos os médiuns são religiosos?" é igualmente deles?
Abraço
Marco José
Título: Re: Todos os médiuns são espíritas?
Enviado por: rodrigo-sociedadeinvisivel.net em 27 de Setembro de 2010, 15:55
Não é uma crítica e sim uma informação as pessoas....
Abraço
Título: Re: Todos os médiuns são espíritas?
Enviado por: Silvio Matos em 27 de Setembro de 2010, 17:04
Caro Rodrigo,...

Não.
A mediunidade está inserida nos seres humanos independente de suas filosofias, crenças, religiões, seitas e inclusive em ateus.
Um fato preocupante que observo é a grande quantidade de médiuns que se dizem ESPÍRITAS, mas nunca leram ou estudaram o Livro dos Médiuns. E isso pode ocasionar sérios problemas tanto para o indivíduo, comunidade e Doutrina Espírita.


O Livro dos Médiuns.
159. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que
essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações. As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.

Título: Re: Todos os médiuns são espíritas?
Enviado por: rodrigo-sociedadeinvisivel.net em 27 de Setembro de 2010, 17:24
Acho que vc não me entendeu....rs...é exatamente isso o que estou dizendo....
Título: Re: Todos os médiuns são espíritas?
Enviado por: Silvio Matos em 27 de Setembro de 2010, 17:38
Rodrigo,... :D

Eu entendi sua mensagem e preocupação.
Eu apenas contribui com o assunto, que aliás, considero de muita importância para o MEB, abrindo mais o leque ao colocar que também é preocupante a atuação e atitudes de médiuns que se dizem Espíritas, mas não seguem os postulados básicos da DE.
abraço
Título: Re: Todos os médiuns são espíritas?
Enviado por: rodrigo-sociedadeinvisivel.net em 27 de Setembro de 2010, 18:08
Agora eu entendi.....rs....