Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Médiuns »
  • Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo

Autor Tópico: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação  (Lida 10941 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline *Leni*

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1652
  • Participação: 0
  • *Leni* is looked down upon.*Leni* is looked down upon.
  • "Tudo posso naquele que me fortalece"
  • Relevância: +411
Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« em: 30 de Janeiro de 2009, 00:46 »
0Gostou?
 



Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação.

Um observador crítico analisando a mediunidade da Sra. Piper afirma que, no transe completo a respiração é em metade mais lenta do que a normal e com muito estertor.

Ele é de opinião que esta variação profunda da respiração, com a diminuição da oxigenação do sangue é provavelmente a potência por meio da qual é impedido o funcionamento da consciência normal.

Resumindo e entendendo o que ele disse:

No transe “alguém” ou a simples influência/presença do Espírito comunicante ou a própria sintonia do médium com uma dimensão de vibração diferenciada produz uma redução na respiração. Daí acontece uma redução na oxigenação do cérebro o que provoca uma perda de parte da consciência.

Este processo (a redução da consciência) facilita a intervenção do Espírito sobre o médium.

Atente para o seguinte detalhe:

Quanto menos consciente o médium, maior possibilidade de clareza na comunicação. Da mesma forma, quanto mais abnegação e abertura dos canais de recepção mais facilidade e qualidade na intervenção.

Sobre vários aspectos, portanto, é interessante esta pesquisa pois esta dificuldade respiratória por parte do médium na incorporação é um problema para os dirigentes e para os próprios médiuns.

É comum dizer-se que a falta de educação mediúnica provoca este estertor ou um estado de tensão tanto do agente como do receptor. Este estado de tensão seria proveniente da falta de experiência ou conhecimento principalmente do médium. Pressupõe-se que o Espírito comunicante venha já bem informado e treinado para realizar o contato, pois entende-se que os Espíritos coordenadores da fenomenologia espírita sejam habilitados para estes eventos.

Há mesmo aqueles que preferem dizer que o médium mistifica, criando uma situação não existente, para impressionar o público. Pode ser em alguns casos, pois às vezes a própria mensagem é mistificada. Todavia, no caso desse estado ofegante do médium eu prefiro ficar com a opinião do pesquisador mencionado.

A propósito em minhas pesquisas e exercícios respiratórios no Curso A Arte de Viver sem Medo eu noto que a respiração das pessoas é muito falha, deficiente e isto provoca uma perda de consciência por parte da  pessoa, reduzindo sua qualidade de vida. A criatura fala com dificuldade e pensa lentamente. Talvez isso, inclusive, tenha motivado o Budismo a enunciar que as pessoas dormem.

Na verdade, só estamos plenamente acordados ou no domínio total de nossa intelectualidade e percepção, quando respiramos adequadamente, isto é, quando absorvemos o ar pelo nariz e o localizamos no abdômen, com regularidade.

Em minha experiência prática, como médium psicofônico, por incrível que pareça devo muito da minha facilidade às atividades que desenvolvi junto ao um Centro de Umbanda em Guarulhos. A dirigente era a Dona Mariquinha e o Sr. José, grandes amigos que já deixaram o corpo físico.

Lá eu aprendi a “receber” Espírito com absoluto controle e a trabalhar mediunicamente com os olhos abertos, sem a necessidade de concentrar-me. Tudo ocorre com suavidade e fluência.

É claro que não basta isso. Como informam os Espíritos  nas obras da codificação a maior interferência que o médium pode exercer num fato mediúnico é através da sua moral.

Seja que tipo de mediunidade a pessoa tenha, esteja onde  estiver e seja ela morena, branca, pobre ou intelectualizada. A moral dela será sempre o ponto de equilíbrio.

É uma aventura deliciosa, atraente e muito reveladora atravessar os portais da espiritualidade para realizar este magno evento, oferecer, através da mediunidade, o seu universo pessoal para que alguém possa transitar para este lado de cá a fim de restaurar-se e reintegrar-se na posse de sua consciência para retornar ao mundo espiritual livre e pronto para novas e alvissareiras aventuras.

Wilson Francisco.






Registado
&

Offline Carminho

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 13
  • Participação: 0
  • Carminho has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • "S
  • Relevância: 0
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2009, 01:23 »
0Gostou?
Olá, amigo Wilson...

Passei "por acaso" e li o seu artigo. Ainda bem.

Era uma pergunta que eu colocava a mim própria, pensando eu que seria porque o espírito actuante retirasse energia ao médium... O amigo saberá dizer-me o por que acontece o tal torpor, ou semi-consciência, do médium quando o esírito actua?... Já vi que esse torpor leva à falta de oxigenação cerebral e facilita a acção do espírito... só não entendo qual a acção física do espírito sobre o corpo do médium.

Pergunto isto, porque sei que há o transe induzido, em que a pessoa faz por ficar nesse estado para captar o espírito. Mas também sei de pessoas que estão muito bem, e de repente começam a falar em coisas que o comum dos cidadãos não falaria... Como se explica esta situação?

Já agora, colocava outra pergunta: por que é que o médium boceja tanto e arrota quando desce o espírito?...

Obrigada pela sua atenção.

Bênçãos de Deus.

Carminho

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 01:26 by Carminho »
Registado
C

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +350
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #2 em: 30 de Janeiro de 2009, 02:51 »
0Gostou?
Citação de: *Leni* em 30 de Janeiro de 2009, 00:46
'...Um observador crítico analisando a mediunidade da Sra. Piper afirma que, no transe completo a respiração é em metade mais lenta do que a normal e com muito estertor...'

Leonora E. Piper,viveu de 1857 a 1950.

Relação de cientistas que pesquisaram as suas faculdades:

1- Norte-americano, professor William James. Após algumas sessões, James convenceu-se, entretanto, de que ali devia haver algo mais do que simples mistificação. James escreveu: "Acredito agora que ela possui um poder qualquer, até hoje inexplicado".

2- Richard Hogdson, formado pela Universidade de Cambridge. Após dois anos de pesquisa constante, atento ao menor sinal de burla, Hodgson estava quase disposto a admitir que, afinal de contas, a medium possuía mesmo poderes sobrenaturais.

3- Professor Oliver Joseph Lodge, físico inglês. Após três meses de investigação, os membros do grupo inglês admitiram, com relutância, que não mais podiam considerar a medium como simples mistificadora.

4- James H. Hyslop, da Universidade de Columbia, confessava seu espanto e teve de admitir a inexplicabilidade dos resultados alcançados nas sessões.

Após 15 anos de trabalhos ininterruptos, cansada de ser submetida a exames contínuos, Piper anunciou que não faria mais sessões. Havia sido médium durante mais de quarenta anos. Uma quantia superior a 150 mil dólares foi gasta na mais longa investigação já realizada na história das pesquisas psíquicas.

------------------------

Não encontro em nenhum desses pesquisadores relacionados qualquer tipo de autoridade de aferir a mediunidade de Piper, pela indole positiva e materialista que os premiou ao longo das pesquisas realizadas. Quem teria sido então, esse crítico, que surge repentinamente do nada e resumidamente fornece-nos essas importantes e detalhadas informações ?


Citar
No transe “alguém” ou a simples influência/presença do Espírito comunicante ou a própria sintonia do médium com uma dimensão de vibração diferenciada produz uma redução na respiração. Daí acontece uma redução na oxigenação do cérebro o que provoca uma perda de parte da consciência.

Isto não pode ser tomado como regra, pois há casos que a respiração aumenta, bem como a aceleração dos batimentos cardíacos. Tudo depende do medium e do espirito comunicante.


Citar
Este processo (a redução da consciência) facilita a intervenção do Espírito sobre o médium.

De onde foi tirada esta teoria ? Pode-se obter o mesmo sucesso com a mediunidade intuitiva ou mecânica (consciente). É tudo muito relativo.


Citar
É comum dizer-se que a falta de educação mediúnica provoca este estertor ou um estado de tensão tanto do agente como do receptor. Este estado de tensão seria proveniente da falta de experiência ou conhecimento principalmente do médium. Pressupõe-se que o Espírito comunicante venha já bem informado e treinado para realizar o contato, pois entende-se que os Espíritos coordenadores da fenomenologia espírita sejam habilitados para estes eventos.

Não é somente falta de experiencia ou necessidade de educar a mediunidade. Há algum levantamento cientifico que aponte a quantidade de comunicações ruidosas e ofegantes, dos espiritos que desencarnaram de uma forma trágica ou daqueles que na erraticidade se angustiam ? E, quanto aos espiritos que tem uma ligação muito forte com a Natureza, indios e cablocos das matas, plenos de vitalidade ?


Abç




« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 03:08 by Diegas »
Registado
&

Offline Fernando B.

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 881
  • Participação: 54
  • Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!Fernando B. is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Fazei de mim Senhor, instrumento de vossa paz!
  • Relevância: +188
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2009, 09:34 »
0Gostou?
Bom dia a todos!
Particularmente, no meu caso, os meus batimentos cardiacos aceleram incrivelmente, isso é completamente involuntário, eu não tenho o menor controle sobre isso, e é claro que consequentemente minha respiração também se altera!
No entanto, pelo que ja andei pesquisando, isso acontece mesmo durante as comunicações!

Fiquem todos na paz de nosso amado Mestre Jesus!

Registado
... Deus dai-nos a força, ajudai o nosso progresso afim de subirmos até vós...

Offline rmoj

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 1
  • Participação: 0
  • rmoj has no influence.
  • Relevância: 0
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #4 em: 31 de Janeiro de 2009, 23:04 »
0Gostou?
Olá. Recentemente tive o que considero ser a minha primeira experiência mediúnica onde um espírito "incorporou" em mim (não sei se esse termo é o correto). Estava sendo assistido por outros espíritas no momento. Após o acontecimento, todas as minhas forças corpóreas se foram e fiquei completamente desgastado por pelo menos uns 30 minutos. Isso ocorre normalmente nos primeiros processos mediúnicos?

Registado

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +350
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #5 em: 01 de Fevereiro de 2009, 04:01 »
0Gostou?
Citação de: rmoj em 31 de Janeiro de 2009, 23:04
'... Isso ocorre normalmente nos primeiros processos mediúnicos?

Olá, rmoj.

Sim, é normal.

Ensina-nos a Física que dois corpos não ocupam, ao mesmo tempo, o mesmo espaço. Esta lei serve em todos os planos vibratórios.

O processo de comunicação mediúnica dá-se de formas diversas, alcança o infinito a diversidade de manifestações. Assim como as nossas digitais, nenhuma se assemelha à outra. A mediunidade pode ser mecânica ou intuitiva; consciente ou inconsciente. Ou pode oscilar entre estas duas últimas, numa semi-consciencia.

Em todo desenvolvimento mediúnico, o mentor espiritual, que tem a responsabilidade de zelar pelo medium, disponibiliza ou elege desencarnados que mais se aproximem ou sintonizem com o padrão vibratório do medium. São operários do plano espiritual, que realizam o serviço mais pesado. A fadiga ocorre em virtude do contato entre os duplo-etericos, tanto do desencarnado como do encarnado. Ocorre, então, uma fuga fluidica, com dispêndio energético, nessa 'colisão' de dois planos opostos e que se interpõem, na busca de melhor ajuste. Poder-se-ia dizer que o desenvolvimento mediúnico é uma verdadeira afinação fluidica, fase preparatória para que, no futuro, o mentor se manifeste de forma mais adequada.


Abç


« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2009, 04:10 by Diegas »
Registado
&

Offline Gigii

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1536
  • Participação: 2
  • Gigii barely matters.Gigii barely matters.
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +104
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #6 em: 01 de Fevereiro de 2009, 11:54 »
0Gostou?
Citação de: Diegas em 30 de Janeiro de 2009, 02:51
Citar
No transe “alguém” ou a simples influência/presença do Espírito comunicante ou a própria sintonia do médium com uma dimensão de vibração diferenciada produz uma redução na respiração. Daí acontece uma redução na oxigenação do cérebro o que provoca uma perda de parte da consciência.

Isto não pode ser tomado como regra, pois há casos que a respiração aumenta, bem como a aceleração dos batimentos cardíacos. Tudo depende do medium e do espirito comunicante.


Diegas, em absoluto acordo!

A prática mostrou-me isso. No ínicio da mediunidade de psicofonia, fui surpreendida com uma aceleração repentina dos batimentos cardiacos, quase uma taquicardia, mas sem dor...pois era acompanhada de uma sensação de leveza e bem estar; e de um aumento brusco da respiração.
Actualmente, a taquicardia só ocorre quando o espirito comunicante tem uma vibração energética diferente da minha, associada também a uma indole moral mais elevada que a minha (sucede quando recebo uma comunicação de um mentor, por exemplo dos trabalhos).

Mas posso dizer que em comunicações com espiritos menos esclarecidos, a questão da respiração, mau estar, etc, com tempo podem ser devidamente controladas.
Noto também, que a meio de uma comunicação, por vezes, preciso de "parar", como se fizesse um ajuste entre ambos os perispiritos, para "apreeender" mais facilmente o que o espirito deseja transmitir.

Sempre tive muitas duvidas nessa questão de estar ou não consciente. Disseram-me que eu sou semi consciente, porque assimilo fisicamente os traços do espirito comunicante, aquilo que se chama de "transfiguração", e que nesse caso não tenho qualquer control, no entanto eu escuto tudo o que falo, e sinto-me consciente. Isso confunde-me muitas vezes.

Para superar essas duvidas adoptei o sistema, de só permitir a comunicação quando sinto um torpor na cabeça, estilo pré-sensação de desmaio, e quando a respiração muda bruscamente (e não tenho necessáriamente de o mostrar aos outros...isso podemos controlar também).

Muito bom podermos trocar estas experiências. Os médiuns fazem pouco isso, o que é pena, porque é de grande auxilio sentirmos que outros partilham das mesmas sensações.


Registado
sou feliz!

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +350
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #7 em: 06 de Fevereiro de 2009, 06:54 »
0Gostou?
Citação de: away em 01 de Fevereiro de 2009, 11:54
'...Muito bom podermos trocar estas experiências. Os médiuns fazem pouco isso, o que é pena, porque é de grande auxilio sentirmos que outros partilham das mesmas sensações.


Olá, away.

Na prática, a mediunidade se vê revestida de muitos 'mistérios'. Cada um traz a sua experiência particular. Alguns trazem agradáveis e positivas lembranças do seu desenvolvimento mediúnico; outros, procuram esquecê-lo.

Devemos parte da gravidade dessa situação de nimbos ao próprio medium necessitado de um melhor aprofundamento e estudo dos livros kardequianos. Nesses livros encontramos uma enormidade de informações, transmitidas por diversos desencarnados em suas variadas graduações evolutivas. Mas essa aura misteriosa e intrigante que paira sobre o assunto mediunidade também podemos debitar a alguns dirigentes espíritas, (ir) responsáveis pela fenomenologia mediúnica.

Tem aqueles dirigentes que adotam uma política de valorização pessoal, muito preocupados em realçar as próprias qualidades, em detrimento de enxergar as necessidades dos que buscam a Doutrina Espírita - são os cegos condutores de outros cegos. Facilmente os observamos pela insensatez, falta de humildade e a total incoerência de sua vida cotidiana em relação ao que recomenda a Doutrina. Muitas vezes, as piores bobagens são defendidas com 'unhas e dentes ', com a maior naturalidade e grau de cinismo.

Desse comportamento 'exemplar', resulta a estagnação do desenvolvimento mediúnico dos que dependem desses homens, revestidos de tanta glória, infabilidade e pretensa espiritualidade. Há no meio deles os que vêem somente incômodos e inconvenientes nas comuniicações, as quais devem livrarem-se e livrar o candidato a medium com a maior presteza e urgência, principalmente quando descobrem que os comunicantes-desencarnados não carregam títulos importantes. Tadinho daquele desencarnado plebeu e importuno que venha afrontar o centro espírita com a sua presença; tadinho do medium que não tem a oportunidade de um correto desenvolvimento. Haveria desonra a esses homens que se imaginam santificados e abençoados com a presença dos maiorais da espiritualidade.

Como diria uma medium de boa-vontade:

- Deus me livre e guarde de um preto-velho se comunicar, por meio de minha mediunidade, num centro kardecista. 

E o dirigente:

- Só aceitamos Sócrates ou Francisco de Assis.



Abç


« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2009, 10:52 by Diegas »
Registado
&

Offline Marden

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 226
  • Participação: 8
  • Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +76
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #8 em: 06 de Fevereiro de 2009, 11:18 »
0Gostou?
Na minha opinião vários fatores dão características às comunicações:

- O tempo de experência do médium
- O esfôrço constante do médium para educar-se cada vez mais no serviço mediúnico.
- O esfôrço constante do médium para sua prórpia reforma íntima.
- As condições morais em que o comunicante se apresenta etc.

Penso também que devemos distinguir o animismo da mistificação.

Sôbre este tema sugiro aos companheiros um manual muito bom:
" Diretrizes de segurança "
Autores: Divaldo Franco e Raul Teixeira.

Fraterno Abraço !

Marden


Registado

Offline SandraMara

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 100
  • Participação: 0
  • SandraMara has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +15
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #9 em: 06 de Fevereiro de 2009, 17:25 »
0Gostou?
Olá a todos  em especial, Away

Identifiquei-me de pronto com os fatos relatados por vc no desenvolvimento da psicofonia. Concordo também com Diegas quando diz que não há fórmulas pré-estabelecidas, conceitualmente tão delineadas quanto apresentada por Leni, na citação de Wilson.

Percebo que quando entro em contato com espíritos sofredores, com dores "fisicas", demoro um pouco a me desvencilhar fluidicamente. Durante algum tempo continuo com as "dores". Isso me assustou e me desequilibrou muito no início do exercício da mediunidade, pq era a primeira vez que algo assim me ocorria. Minha formação inicial era católica, sendo que eu tinha medo desses assuntos de "espíritos". Dá para imaginar como ficou minha cabeça? Além disso, fiquei uma semana muito mal, completamente perdida, ouvindo vozes que me condenavam como traidora, com sensações e lembranças muito estranhas. Achei que estava enlouquecendo....

Procurei auxílio, encontrei, mas acho que de uma forma muito técnica. Recebi passes, orações, deixei de frequentar as reuniões por quase um mês (o que me deixou triste naquele momento, me sentindo uma completa incompetente) e a frase: "Isso é normal e vai passar". Eu queria desabafar, trocar experiências, saber se era só comigo que acontecia assim, mas não havia possibilidade de diálogo. Acho que isso deve ser mais humanizado. O processo de desenvolvimento mediúnico precisa ser mais acompanhado, pois para quem nasceu em lar espírita, o processo é mais natural, agora, para quem vem de religiões que a princípio condenam essas práticas, é muito complicado e dolorido. Isso deveria ser levado em consideração.

Nas últimas reuniões, uma senhora se sentiu envolvida pela primeira vez, também está deixando a religião católica, e ficou profundamente assustada e perdida. Senti vontade de conversar com ela, mas dá a sensação de estar fazendo algo errado. O ambiente é muito bom, organizado, bonito, as pessoas são muito educadas e gentis, a formação é sólida e consistente, só sinto falta de um acolhimento maior de nossos medos e angústias, já que acredito que esses sentimentos façam parte do desenvolvimento de quase todas as pessoas.

Eu estaria pedindo algo equivocado, ou isso é específico do local que escolhi para realizar meus estudos?

Um abraço fraterno a todos.





Registado
&

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +350
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #10 em: 07 de Fevereiro de 2009, 08:07 »
0Gostou?
Citação de: SandraMara em 06 de Fevereiro de 2009, 17:25
Percebo que quando entro em contato com espíritos sofredores, com dores "fisicas", demoro um pouco a me desvencilhar fluidicamente. Durante algum tempo continuo com as "dores"...'

Olá, SandraMara.

Pelo que compreendi isso ocorreu no início de seu desenvolvimento mediúnico.

Para nosso entendimento, e se voce pudesse avaliar a evolução de sua mediunidade numa escala que vai de zero a dez, em quanto, atualmente, acredita ela estar situada ?

- Quando dá passagem (permite) uma comunicação com os espíritos sofredores ainda sente esses tipos de sensações fluidicas ?


Abç


« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2009, 12:55 by Diegas »
Registado
&

Offline Marden

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 226
  • Participação: 8
  • Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +76
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #11 em: 07 de Fevereiro de 2009, 17:50 »
0Gostou?
Sandra Mara

Importantíssimo o seu relato.

 Isto acontece em quase todos os grupos.

Esquecem que para quem está iniciando são experiências novas e por que não dizer em alguns casos assustadoras.

Fica aí um alerta para todos os dirigentes de grupos.

O iniciante apesar das suas incertezas, deve tomar a iniciativa e se abrir com os outros membros sobre a sua insegurança, quando o dirigente não adotar este hábito.

Sandra, sugira ao seu dirigente fazer reuniões periódicas  ( não mediúnicas ) de avaliação de desempenho e aproximação com o grupo. Onde dificuldades pessoais devem apresentadas quando houverem e o auxílio possível dos demais membros do grupo ao(s) companheiros(as) a fim de que a harmonia do grupo  seja mantida e fortalecida.

Seu comentário serve de alerta pra todos nós.

É apenas uma singela opinião

Registado

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +350
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #12 em: 08 de Fevereiro de 2009, 05:41 »
0Gostou?
Citação de: Marden em 07 de Fevereiro de 2009, 17:50
'...Fica aí um alerta para todos os dirigentes de grupos.

O iniciante apesar das suas incertezas, deve tomar a iniciativa e se abrir com os outros membros sobre a sua insegurança, quando o dirigente não adotar este hábito...'

Olá, Marden.

Era justamente isto a que me referia. Percebo um engessamento doutrinário da parte de alguns dirigentes. Há, na maioria das vezes, uma intervenção desnecessária, em que se poda ou inibe o desabrochar de belíssimas mediunidades.

Sou da opinião que uma vez colocado o pé dentro de uma instituição espírita - aquele tipo de centro que toma com seriedade o estudo da Doutrina - devemos depositar toda a nossa confiança ao mentor espiritual da casa (desencarnado). Cabe ao dirigente encarnado a sensatez de intervir o minimo possível do início até o final dos trabalhos. Obvio que o dirigente não deve visto tão-somente como um fantoche, tem de haver respeito, pois recai sobre ele muita responsabilidade. Mas que o mesmo procure se limitar ao seu espaço, deixando ao plano espiritual a condução do desenvolvimento mediúnico.

As trocas de experiências entre o dirigente e os mediuns são enriquecedoras e devem sempre que possível ser incentivadas, possibilitando um aprendizado conjunto na apreciação dos acertos e dos erros.


Abç


« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2009, 12:57 by Diegas »
Registado
&

Offline Marden

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 226
  • Participação: 8
  • Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.Marden is a force to reckon with.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +76
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #13 em: 08 de Fevereiro de 2009, 09:42 »
0Gostou?
Olá Diegas !

Exatamente. Sabe o que mais ? Falta de estudo, de conhecimento.

Muitas vezes, comportamento baseado em leituras de obras paralelas de qualidade duvidosa, acabam por reduzir os bons frutos do intercâmbio mediúnico.

Tanto médiuns como dirigentes de sessões têm que estudar muito !  sempre !

Como médium, vivenciei experiências de diálogos com comunicantes que não resultaram em nada, para nós encarnados, por falta de preparo, conhecimento e autoridade moral dos mediadores (doutrinadores ).

Todos nós, interessados no trabalho, principalmente de desobsessão, temos que calçar as "sandálias da humildade" e procurarmos aprimorar a nossa evolução moral e o nosso conhecimento Doutrinário estudando pela vida inteira, principalmente o Livro dos Médiuns.

Grande Abraço !

Registado

Offline hcancela

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3121
  • Participação: 209
  • hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!
  • Relevância: +683
  • País: Portugal
Re: Porque o Médium Fica Ofegante na Comunicação
« Responder #14 em: 08 de Fevereiro de 2009, 12:51 »
0Gostou?
Olá amigos(as)

Sem desrespeitar qualquer opinião ,porque todas são válidas,mesmo aqueles que nos parecem há partida esquisitas,aconselho o livro dos Médiuns(diz-nos sempre algo)ou então um livro um pouco mais ;digamos!mais esclarecedor para a nosso entendimento actual ,de nome TÉCNICAS DA MEDIUNIDADE de Carlos Torres Pastorino,ou então um bem mais acessivel ao entendimento ,de nome,DIÁLOGO COM AS SOMBRAS,de Herminio C. Miranda,e creio que as dúvidas se é que existem,acabarão.

SAUDAÇÕES FRATERNAS
CANCELA

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Comunicação

Iniciado por Sonia Artigos Espíritas

0 Respostas
2561 Visualizações
Última mensagem 11 de Julho de 2005, 21:41
by Sonia
O que fica oculto.

Iniciado por Atma Mensagens de Ânimo

0 Respostas
1402 Visualizações
Última mensagem 04 de Setembro de 2008, 00:28
by Atma
A saudade que fica...

Iniciado por gon Existência de Deus

0 Respostas
6038 Visualizações
Última mensagem 09 de Setembro de 2008, 15:33
by gon
Comunicação com os espíritos

Iniciado por ecmbr Comunicabilidade dos Espíritos

5 Respostas
4477 Visualizações
Última mensagem 27 de Setembro de 2010, 18:31
by Composta
Médium Sonambulico e Médium de Desdobramento

Iniciado por Loan Medeiros « 1 2 » O Livro dos Médiuns

24 Respostas
27948 Visualizações
Última mensagem 23 de Maio de 2014, 06:59
by Brenno Stoklos

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC