Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Médiuns => Tópico iniciado por: LUISA em 14 de Novembro de 2008, 23:39

Título: Passe magnetico
Enviado por: LUISA em 14 de Novembro de 2008, 23:39
Olá a todos.

Gostaría me ajudassem nas minhas duvidas sobre o passe

Qualquer pessoa pode ser passista?
Estando doente, pode dar passe?isso poderá afectar quem dá o quem recebe?
Qual o significado de rodar para a direita ou para a esquerda?
Enquanto do passe, o passista fecha as mãos, ou dá para o médium, como tem essa percepção, de enviar para o alto ou entregar para ser doutrinado?


Se possivel agradeço, topicos i links sobre isso, toda a ajuda é preciosa
Muita Paz
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Loan Medeiros em 15 de Novembro de 2008, 01:07
Segundo Jacob Melo, crianças, adolescentes, pessoas de terceira idade(que não tenham aplicado passe em um passado recente) não podem aplicar passe. Acho que essas pessoas não são aconselhaveis aplicar passe, por exemplo, já que o importante é, e mais primordial, é a vontade de ajudar e bons pensamentos.
Ainda sobre Jacob Melo, pessoas doentes, com vícios e obsediadas não podem aplicar. Isso eu concorda já que a doença denota uma fraqueza tanto na saúde física, como um desgaste fluídico. Já pessoas viciadas e obsediadas... bem, essas precisam tomar passe e de evangelho.
Quanto a direção, ainda segundo Jacob Melo, deve ser em direção horária, já que essa direção aciona os centros de força a sua componente centrípeta (para dentro). Assim, o passe deve ser de cima para baixo. Sobre gira no sentido anti-horário, não sei o motivo, mas Jacob Melo, não recomenda.

Citar
Enquanto do passe, o passista fecha as mãos, ou dá para o médium, como tem essa percepção, de enviar para o alto ou entregar para ser doutrinado?

Desculpe-me, essa pergunta eu não entendi.

Abraços

Loan Medeiros

P.S.: Perdoe-me, agluém, caso eu fui repetitivo em relação ao autor, mas é que eu tenho apenas este livro para consultas acerca do passe. Ficarei muito feliz se pudesse ver a observação de outros autores.
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: L em 15 de Novembro de 2008, 13:51
Que eu saiba qualquer pessoa pode ser passista.

Nunca soube que existissem critérios para ser passista, até porque o passe é transmissão de energia, e todos nós de uma forma ou de outra transmitimos energias (boas ou más).

O que pode ocorrer é a seleção do tipo de passe, ou seja, cada um de nós está mais apto a doar um tipo de energia, dependo do tipo de energia o plano espiritual nos encaminha para dar um tipo especifico de passe. Por exemplo, uma pessoa que tem a mediunidade de cura, será designada para uma assistência onde poderá ajudar o assistido a se curar.

Creio que a pessoa doente não pode dar passe; Até porque como você doará energias se você mesmo esta debilitado. O Doente ao invés de dar passe tem que fazer assistência espiritual, ou seja, receber passe.

Nós espíritas temos que acabar com essa mania de acharmos que só porque fazemos trabalhos numa casa espírita estamos isentos de doenças e portando de receber assistência espiritual. É uma questão de bom senso, estou doente, procuro ajuda quando estiver bem se saúde, volto aos trabalhos.

Quanto às mãos, nunca reparei nisso, aprendi a dar passe, e é só. Entendo que tudo isso não passa de rituais, que não levam a nada. O que importa mesmo é o coração limpo e cheio de amor para doar nossa melhor energia, se é para direita ou esquerda, creio que pouco importa.

Quanto a fechar as mãos ou dar para alguém, também são coisas que nunca viou ouvi falar, talvez o motivo de suas duvidas é porque estão muito preocupados com os “RITUAIS”, e pouco preocupados com a “DOAÇÂO” de Amor.

Cara Luisa, tem dois livros que usamos que são muito bons, tem inclusive ilustrações (fotografias), de como dar passe.

Os Livros São:
 
Assistência espiritual – Moacyr Petrone – Edições FEESP.

Passes e radiações – Método espírita de cura – Edgard Armond – Editora Aliança.

Nesses dois livros você poderá tirar todas as suas duvidas em relação ao passe.
Aqui em São Paulo, tanto a Federação Espírita do Estado de São Paulo (onde freqüento) e Aliança Espírita evangélica, usam os dois livros acima.

Espero ter ajudado.

Abraços fraternos.
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Loan Medeiros em 15 de Novembro de 2008, 14:46
"Quanto às mãos, nunca reparei nisso, aprendi a dar passe, e é só. Entendo que tudo isso não passa de rituais, que não levam a nada. O que importa mesmo é o coração limpo e cheio de amor para doar nossa melhor energia, se é para direita ou esquerda, creio que pouco importa"

Bem, claro que o principal é o AMOR e a MORAL, mas achar que qlqr movimento da mão é ritual desnecessário é exagero. Quando assunto é passe não lidamos com um mundo místico  onde só a força do pensamento vale. Se assim fosse o passista ficaria parado diante do paciente, o próprio Cristo impôs as mãos e vemos no evangelho (MarCos 8, 22-26) que Ele não usou apenas a força do pensamento e do amor para curar.

Claro que o movimento de mãos sem a força do pensamento nada vale, mas é necessário técnicas.

Abraços
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: L em 15 de Novembro de 2008, 16:43
Loan, não concordo com Você...

Quando digo qu os movimentos "pouco importa", e que são rituais, eu reafirmo isso, até porque nos seres humanos só damos valor ao passe se tiver ritual, se você der um passe em alguém sem movimentos das mãos, a pessoa achará que não recebeu passe.

Entretanto se vc fizer uma serie de gestos, a pessoa achará que vc é um "passista forte", sinto muito em discordar, Jesus pode ter colocado as mãos sim, mas porque a deve ter percebido que se não colocasse as mãos a pessoa não acreditaria que estava curada.

Por outro lado vc deve lembra-se da passagem da Mulher com excesso de fluxo, que acreditava se tocasse nas vestes de Jesus seria curada (eis um ritual), e Jesus disse a ela "a tua fé te curou" e neste caso Jesus não colocou as mãos...

Tem Dois livros que seria interessante você ler que fala sobre isso os "rituais".
Um é do Heculano Pires, Revisão do Cristianismo e o outro é Pureza doutrinaria de Ary Lex... ambos relatam casos de rituais inclusive nos evangelhos.
Muita paz...
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Loan Medeiros em 15 de Novembro de 2008, 17:13
Olá,

Pq será que qndo falamos de ritual a maioria dos espírita começam a se coçar todos? Acho que ligam essa palavra à um monte de gente dançando pelados ao lado da fogueira ou estralar de dedos durante o passe.

O Passe não foi algo criado pelo ESPIRITISMO. Assim como o Espiritismo não criou a mediunidade, obsessão, reencarnação, corpo espiritual... O Passe já era uma técnica utilizada pelos famosos magnetizadores, o Magnetismo foi criado por Franz Anton Mesmer, um médico de nacionalidade alemã. A maioria das técnicas por ele utilizada foi adotada nos Passes. Quando o Passe é Misto ou Magnético, há uma participação do passista onde ele doa seus fluidos(magnetismo animal).

Não quero dizer aqui para uma pessoa dar passe ela tem que ser Phd em Fluidologia ou Magnetismo, JAMAIS! Antes uma benzedeira com o seu raminho de arruda e sua simplicidade e pureza de coração, do que o Passista Phd com seu orgulho e suas vaidades.

Abraços
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: L em 15 de Novembro de 2008, 19:06
Olá Loan...Boa tarde...

Parece que você não o tipo que respeita, a opinião alheia, o exemplo é que você esta "apelando", "Pegando pesado", em suas resposta, ou seja, esta distorcendo tudo.

Leia um pouco mais e preste atenção nas respostas, pois ninguém mencionou nada sobre se coçar ou outro coisa qualquer, e muito menos de gente dançando pelado, se você tiver dificuldades em descobrir o significado a palavra ritual procure por um dicionario...

Portanto sugiro parar por aqui, Nossa Irmã Luisa fez uma pergunta eu respondi e você também, só que você indo além, você esta tentando impor sua opinião,e para isso esta usando de grosseria...sua conduta esta sendo anti-cristã.

Paremos por aqui e por favor não envie mais resposta para mim.

Fique com Deus...
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: rubensomar em 15 de Novembro de 2008, 19:17
Oi, Luisa.
Aqui tem um resumo de vários autores sobre passes:

http://rubensomar.vilabol.uol.com.br/porque/passe.htm
tem que copiar e colar direto na barra do navegador. Por algum bug aqui do fórum ao clicar direto, não funciona.
espero ter ajudado em alguma coisa.
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Loan Medeiros em 15 de Novembro de 2008, 23:17
Gostei bastante do txto, Rubens. Adorei a forma como você ligou diversos conceitos e de obras de autores diversos, alguns até não-espíritas, o que denota a realidade da informação. Foi você que o fez?? Parabéns!

Abraços

Loan Medeiros
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: rubensomar em 17 de Novembro de 2008, 00:08
Obrigado, Loan. Mas a verdade é que tudo foi tirado e resumido dos autores citados abaixo.
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: LUISA em 17 de Novembro de 2008, 09:39
Olá a todos

obrigada pelo carinho, por todas as respostas, eu penso que não formulei bem a ultima pergunta, vou tentar colocar melhor o texto.
Na casa espírita onde vou, ao sabado, fazem uma abertura, doutrinação aos encarnados e desencarnados,evangelho,livro dos espiritos, depois se pede um passe colectivo, mas após esse trabalhos,nos vamos a uma sala de passe, onde cada pessoa recebe um passe individual.Ficamos sentados no meio, tem mediuns e doutrinadores à volta, o passista faz esse gesto de limpar, levar a mao atras, e fecha, mas ,noutras vezes, ele dá um sopro,e o medium incorpora irmãos tristes, desolados, aborrecidos, ao seu lado o doutrinador fala com o irmão espiritual e o convence a procurar ajuda. a perceber que desencarnou.Mas agora fui a outros Centros e não vejo fazer nada disso, se calhar ali se trata de um genero de tratamento de desobsessão, (digo eu, não sei),
porque ainda não fui a uma sessao de desobsessão noutro Centro para comparar.
Pensei que seria normal esse tipo de passe, por isso fiz a pergunta de uma forma incorrecta, muito agradeço a vossa compreensão
Para todos muita Paz, nesse inicio de semana
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Loan Medeiros em 17 de Novembro de 2008, 12:08
Oi, Oi, Luiza!

Bem, vou relatar como ocorre no C.E. onde eu trabalho, cada um, de certa forma, trabalham de maneiras diferentes. Contudo,o mais importante, é que o Centro ajude a pessoa que procure a se Reforma e assim possa sarar suas dores. Pois a cura vem de dentro pra fora.

NO C.E. onde eu trabalho, assim que um pessoa chega pedindo um tratamento, ela é levada ao Atendimento Fraterno onde ela relata o seu problema, lá é feita uma ficha com seu nome e endereço. A ficha é levada para a mediúnica onde é feito uma avaliação pelo espíritos responsáveis pelo trabalho. Caso dê obsessão, a pessoa vem nos dias de palestras. Enquanto a pessoa está assistindo a palestra, na mediúnica o espírito(ou espíritos) é doutrinado. No final da palestra a pessoa toma um Passe Individual. O Passe é apenas dispersivos('faz esse gesto de limpar'), imposição de mãos.

Espero ter ajudado... ^^

Abraçoss

Loan Medeiros
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: LUISA em 17 de Novembro de 2008, 12:25
Obrigad Leon

É mesmo isso,agor eu penso que cada grupo tem seu metodo de trabalho, e como só conheci esse, eu pensava que todos faziam da mesma forma, até porque este tipo de passe que eu relatei, é publico, para qualquer pessoa que vá, mesmo pela primeira vez,obrigada por seu carinho, eu é que tinh colocado mal a questao, entretanto, já estou a ler o livro "Passes e Radiações", não que eu pense vir a ser passista, mas porque gosto de perceber o que se passa a minha volta,
Muita Paz
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Loan Medeiros em 17 de Novembro de 2008, 14:13
De nada, Luisa,

o passe, no C.E. que eu trabalho, é aberto a todos que lá freqüentam, mas caso você queria fazer um tratamento de desobsessão, é diferente. E a mediúnica não é pública´.
Você está melhor do que eu, que ainda não li o livro: apenas li O Manual do Passista - Jacob Mello.

Eu trabalho no Passe, e falo por experiência, é um trabalho maravilhoso. E como dizia São Francisco de Assis: "É dando que se recebe".

Bj'z!

Loan Medeiros
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: evandroespindola em 17 de Novembro de 2008, 16:44
Que eu saiba qualquer pessoa pode ser passista.

Nunca soube que existissem critérios para ser passista, até porque o passe é transmissão de energia, e todos nós de uma forma ou de outra transmitimos energias (boas ou más).

O que pode ocorrer é a seleção do tipo de passe, ou seja, cada um de nós está mais apto a doar um tipo de energia, dependo do tipo de energia o plano espiritual nos encaminha para dar um tipo especifico de passe. Por exemplo, uma pessoa que tem a mediunidade de cura, será designada para uma assistência onde poderá ajudar o assistido a se curar.

Creio que a pessoa doente não pode dar passe; Até porque como você doará energias se você mesmo esta debilitado. O Doente ao invés de dar passe tem que fazer assistência espiritual, ou seja, receber passe.

Nós espíritas temos que acabar com essa mania de acharmos que só porque fazemos trabalhos numa casa espírita estamos isentos de doenças e portando de receber assistência espiritual. É uma questão de bom senso, estou doente, procuro ajuda quando estiver bem se saúde, volto aos trabalhos.

Quanto às mãos, nunca reparei nisso, aprendi a dar passe, e é só. Entendo que tudo isso não passa de rituais, que não levam a nada. O que importa mesmo é o coração limpo e cheio de amor para doar nossa melhor energia, se é para direita ou esquerda, creio que pouco importa.

Quanto a fechar as mãos ou dar para alguém, também são coisas que nunca viou ouvi falar, talvez o motivo de suas duvidas é porque estão muito preocupados com os “RITUAIS”, e pouco preocupados com a “DOAÇÂO” de Amor.

Cara Luisa, tem dois livros que usamos que são muito bons, tem inclusive ilustrações (fotografias), de como dar passe.

Os Livros São:
 
Assistência espiritual – Moacyr Petrone – Edições FEESP.

Passes e radiações – Método espírita de cura – Edgard Armond – Editora Aliança.

Nesses dois livros você poderá tirar todas as suas duvidas em relação ao passe.
Aqui em São Paulo, tanto a Federação Espírita do Estado de São Paulo (onde freqüento) e Aliança Espírita evangélica, usam os dois livros acima.

Espero ter ajudado.

Abraços fraternos.

lucia,concordo com voce,trabalho como passista em uma casa espirita,mas estou afastado por probemas de desequilibrio,estou me tratando e ficarei fora da sala de passes no minomo por um mes
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: LUISA em 17 de Novembro de 2008, 20:28
Ola amigos

Gostaría ainda de saber vossa opiniao sobre, sexo e alcool, em relação a trabalhos no Centro Espírita.

Não estou a falar, de exagero de forma alguma, ou com alguma ideia pre-concebida, estou a perguntar, se pode ter influencia no passista ter relaçoes nesse dia, ou beber alcool?
Ou mesmo para fazer um evangelho, à noite, poderá fazer mal, beber um copo de vinho ao almoço?
Desculpem minhas perguntas, mas oiço dizer po ex. no dia dos trabalhos, não se alcool, ou come carne, à parte do bom senso, que em tudo nos deve reger, haverá aqui no meio crendices?ou será realmente positivo tomar estas posiçoes, um medium, ou um doutrinador, ou qualquer outro trablhador do Centro?
E em relaçao, ao Evangelho no Lar?Sei que há pessoas que não ligam televisao nesse dia, tem a ver com energia?

Muita Paz
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Loan Medeiros em 17 de Novembro de 2008, 21:51
Oi,

   Acerca do àlcool, todos nós sabemos os seus males, tanto do ponto de vista físico, do ponto de vista espiritual (podemos vê em diversas obras espíritas casos de obsessões e vampirismo ligado a este vício). Acho que não é recomendado tomar àlcool antes do passe, já que a ingestão dele atraem ao nosso redor seres com interesses escusos, o que não é interessante, já que durante o passe é necessário um pensamento elevado. Creio eu que quem conhece a realidade espiritual deve abolir todos os vícios, até os ditos 'sociais', meras desculpas para mantê-los.
   Em questaão do sexo... bem, eu tenho um ponto de vista distinto, contudo, falarei o que li em obras espíritas a respeiro. O sexo, mesmo o sadio, libera um carga de energia muito grande, por isso é necessário o passista abster-se dele no dia em que irá aplicar passe. Após o sexo forma ao nosso redor, peuenos quadros mentais, repetindo a cena passada; esses quadros prendem nossa ateção durante a aplicação e impede a concentração. Bem, repito que meu ponto de vista é diferente.
  Quando o assunto é alimentação carnívora, eu sou, digamos, um pouco radical acerca do assunto. Mas, limito-me a dizer, que alguns autores pedem para privarmos da alimentação carnívora pelo menos no dia que devemos aplicar, já que a alimentação carnívora está ligada ao vampirismo energético. EU, ao meu ver, acho que todo espírita deveria deixar de abolir essa alimentação, contudo...
   Quanto a tomar um copo de vinho no almoço no dia que vai fazer o Evangelho. Bem, faça o evanglho e pratique a reforma íntima, tenho certeza que Deus prefere que a gente mude interiormente, do que apenas uma mudança superficial. Alguns médico dizem que um copo de vinho no almoço faz bem pra circulação, questão íntima de cada um.
   
Citar
E em relaçao, ao Evangelho no Lar?Sei que há pessoas que não ligam televisao nesse dia, tem a ver com energia?

Devem querer economizar energia... ^^ Eu , por exemplo, ligo dificilmente a TV, mas pra poupar meu tempo. =D Dificilmente vejo passar algo interessante na TV. Mas, com relação ao Evangelho no Lar, acho que isso é apenas crendice. Só não é interessante fazer o Evangelho com a TV ligada.

Bem, espero ter respondido suas perguntas. Claro que não vim colocar um ponto final neste topico.

Abraços

(...)
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: rubensomar em 18 de Novembro de 2008, 02:37
Ooooi, Luisa. Deixe eu dar uns "pitacos" nessa conversa.

    O passe em si, é uma doação de energias vitais, ok? Ok. Essas energias são geradas em grande parte naturalmente pelo corpo físico do passista (leia sobre fotografias Kirlian).
    Agora vamos pensar. O álcool provoca sérios desequilíbrios no sistema nervoso da pessoa, ou seja na mesma área que controla todo o organismo e, da mesma forma, os fluxos de força do corpo. Se torna a emissão natural de energia, inconstante e desordenada, imagine o que faz, com as emissões de uma pessoa sob o efeito etílico. Torna essas radiações impróprias para o uso da Espiritualidade e até mesmo, em alguns casos, nociva para quem recebe o passe. Drogas, mesmo a nicotina, tem o mesmo efeito.
    Quanto à ingestão de carne vermelha, prejudicar o passe, tem seu fundamento, mas, para a tristeza dos espalhafatosos e dramalhões, é somente por que sua digestão é difícil e consome muito da energia do corpo, que poderia ser cedida ao passe. Mas depende também do passista. Para alguns, realmente não faz diferença, o passe permanece igualmente ativo. Já alguns outros sua eficácia é reduzida ou mesmo anulada.
     Em referência ao sexo, isso também é um exagero. Apenas é conveniente, dar "um tempo" para que o corpo reorganize suas forças, antes do passe. Coisa de uma hora, na maioria dos casos, é suficiente.
O que eu sei é isso !!! abraços
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Loan Medeiros em 18 de Novembro de 2008, 10:34
"Comece a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua gradativamente a volúpia de comer a carne dos animais. O cemitério na barriga é um tormento, depois da grande transição. O lombo de porco ou o bife de vitela, temperados com sal e pimenta, não nos situam muito longe dos nossos antepassados, os tamoios e os caiapós, que se devoravam uns aos outros".  IRMÃO X

^^
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Vitor Santos em 18 de Novembro de 2008, 13:33
Olá

Eu não vejo o porquê de nao comer moderadamente carne (embora haja carnes que são gordas e podem fazer mal). Nós fazemos parte de uma cadeia alimentar, em que há um ciclo fechado. Os animais que se alimantam de vegetais são comidos pelos carnivoros, os carnivoros, após a morte são consumidos pelos vermes, que fertilizam a terra e ajudam o nascimento dos vegetais.

E precisamos da carne e/ou peixe e/ou ovos. No livro dos espiritos diz que precisamos da carne.

O que me faz confusão, não é comer os animais. Desde que sejam mortos com meios que não os façam sofrer (electrocussão rápida, por exemplo). O que me faz confusão é tratá-los mal enquanto estão vivos. Também me faz confusão matar sem necessidade: é o caso da caça e pesca desportiva, em que se matam animais por "desporto", das touradas, em que se maltratam e, em alguns lugares, se matam os animais, para dar um espectáculo cruel e sanguinário. Faz lembrar os circos romanos.

A vida do corpo é secundária. A vida da alma é o mais importante. Se Deus permite que estejamos numa planeta assim, é porque é o que precisamos de estar aqui.

O alcool, esse é dispensável, embora alguns tipos de alcool, como o vinho tinto, consumidos com muita moderação, até possam ser favoráveis à saúde.

Em tudo na vida, o exagero e o abuso são negativos.

Como é meu costume, quando se abordo este tema, deixo sempre um conselho aos vegetarianos: muito cuidado, pois é preciso perceber muito mais de nutrição para ser vegetariano do que para ter uma alimentação omnivora. Sei de casos de pessoas que foram vegetarianas e que se deram mal por falta de conhecimentos. Pessoalmente não sinto segurança no vegetarianismo nem vejo que seja, para já, económica e técnicamente viável transformar a humanidade toda em vegetarianos. Primeiro que isso, é preciso que todos possam comer o minimo indispensável.

É assim que penso.

bem hajam
Título: Re: Passe magnetico
Enviado por: Loan Medeiros em 18 de Novembro de 2008, 14:29
Bem, todos sabemos os males da ingestação da carne de animais mortos(e  vivos, tb!), será então Deus nos marcou com essa chaga?? Pensei que Deus fosse bom e justo...

"Ao homem é permitido alimentar-se de tudo o que não lhe prejudique a saúde (Q. 722)




Será que para viver neste mundo é necessário o sabor Dor e da Morte?! A Vaca que não precisa de carne para viver é mais cristã do que nós? Já que a Doutrina Cristã prega o Amor e o Respeito?

Quanto a condição da morte do animal, bem, acho interessante. Talvez de tanto pergunta ao açougueiro: "O Sr. sabe como morreu este animal?", as pessoas tomem consciência do sofrimento destes. Contudo, o problema não é SÓ o sofrimento dos animais: é a fome, a devastação, desperdício d'água. Tudo isso para "seguirmos  a Codificação".

Abraços

Loan Medeiros

P.S.: Acho desnecessário discutir o tema Vegan, já tão batido em outros tópicos.