Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Médiuns »
  • Conversando com Médiuns

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Conversando com Médiuns  (Lida 19443 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Conversando com Médiuns
« Responder #15 em: 02 de Maio de 2019, 02:39 »
0Gostou?


Ações e recursos utilizados no grupo junto aos médiuns Apresentaremos aqui as principais ações e recursos que utilizamos no Grupo de Apoio aos médiuns.

Faremos uma descrição mais geral, destacando que pode haver pequenas variações e adaptações dependendo de cada situação. Quanto a essas variações, creditamo-las à intuição e às inspirações advindas dos Mentores Espirituais do Grupo.

Quanto à indicação, a experiência tem-nos mostrado quando uma ou outra mais específica deve ser utilizada.

Atenção para a prece

“A prece é uma invocação; por ela um ser se coloca em comunicação mental com outro ser ao qual se dirige.” (ESE, cap. XXVII, item 9.)

Nesse mesmo capítulo de O Evangelho segundo o Espiritismo, encontramos a explicação de que a prece, ao nos colocar em contato com os Bons Espíritos, nos dá força moral para vencer as dificuldades e reencontrar o caminho certo.

Tem o efeito de evocar a inspiração salutar e de nos proporcionar forças para resistir aos maus pensamentos, que nos podem levar a causar o mal.

A prece nos coloca na situação daquele que solicita bons conselhos, mas está livre para segui-los ou não, tendo respeitado seu livre-arbítrio.

Compreendemos que o poder da prece se prende ao pensamento, por isso, ela deve ser feita com pureza de coração, ou seja, com sinceridade de intenção.

Não são as palavras ditas, mas a intenção atribuída a elas, o sentimento que as anima, a direção impressa pelo pensamento que nos colocará em comunicação mental com os Bons Espíritos.

A partir deste entendimento, recomendamos a prece sempre.



Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Conversando com Médiuns
« Responder #16 em: 02 de Maio de 2019, 02:43 »
0Gostou?


Exercícios disciplinares diários.

Denominamos aqui “exercícios disciplinares” a algumas ações desenvolvidas no intuito de auxiliar o médium a prestar atenção à sua vida atual, a tranquilizar-se diante das dificuldades existenciais, e a criar uma íntima relação com seus mentores espirituais.

—  Preparação para dormir:

A prece é um recurso recomendado sempre. No entanto, há um momento em que sua ação se faz em especial, quando nos preparamos para dormir.

No livro Os Mensageiros, cap. 41, encontramos uma explicação de Aniceto muito esclarecedora:
  “O dia e a noite constituem, para o homem, uma folha do livro da vida. A maior parte das vezes, a criatura escreve sozinha a página diária, com a tinta dos sentimentos que lhe são próprios, nas palavras, pensamentos, intenções e atos, e no verso, isto é, na reflexão noturna, ajudamo-la a retificar as lições e acertar as experiências, quando o Senhor no-lo permite”.

Compreendemos, dessa forma, a importância da preparação para dormir; por isso, recomendamos aos médiuns procederem assim:

Cuidamos da escovação dos dentes, de colocar uma roupa limpa, de selecionar as cobertas que aquecerão o nosso corpo; devemos também preocupar-nos com os caminhos que iremos trilhar enquanto nos encontramos emancipados pelo mecanismo do sono.

Antes de se recolher ao leito, ainda com a luz acesa, a pessoa deverá trazer à mente as preocupações que a afligem. Ao fazer isso de forma humilde e sincera diante de Deus, o ser se sensibiliza. Essa sensibilização lhe ajuda mobilizar todo o seu potencial espiritual no sentido desejado.

Conversar com Deus, com seu Espírito Guardião, expondo-lhe suas preocupações. Logo após, deverá fazer a leitura de uma mensagem.

—  Sugerimos alguns dos livros de Emmanuel:

Fonte Viva,
Pão Nosso,
Vinha de Luz,
Caminho, Verdade e Vida.

Por fim, deverá fazer sua prece, animando-a com todo o seu sentimento, direcionando seu pensamento a Deus, pedindo-lhe que permita, na medida do seu merecimento e de suas condições, que os Espíritos Guardiães possam acolher sua alma, enquanto seu corpo repousa.

Que eles possam lhe inspirar bons pensamentos e conselhos salutares, esclarecendo sobre sua preocupação, acalmando suas angústias. Finda a prece, deve recolher-se ao leito com o desejo sincero de acordar no dia seguinte com novo ânimo para a vida.

Sabemos que os Bons Espíritos secundam a nossa vontade, por isso é tão importante termos, para nós mesmos, clareza do que queremos e precisamos.

Quando demonstramos o desejo sincero e o trabalho assíduo no sentido da nossa melhoria, contaremos, então, com o auxílio dos Espíritos com os quais sintonizamos.

Léon Denis, em O problema do Ser, do Destino e da Dor, sugere que escolhamos, entre as grandes almas, aquela que possa nos ser modelo a seguir. Um exemplo que possa nos inspirar quando estivermos em alguma situação difícil.

Sugere ele:
“Em todas as circunstâncias difíceis, em todos os casos em que nossa consciência oscila entre dois partidos a tomar, inquirirmos o que ela teria resolvido e procedermos no mesmo sentido”.

Acredita que, assim, aos poucos, iremos construindo um ideal de moral que servirá de diretriz segura para nossa vida. A caminhada para um ideal a ser alcançado é construção diária de nossos esforços, por isso devemos direcionar nossos pensamentos e a vontade consciente em sua direção.

Preparação para o dia Logo ao acordar, sugerimos que a pessoa faça o que denominamos exercício de respiração.
"Por ser um exercício disciplinar, deverá inspirar profunda e lentamente, exalando o ar de forma bastante tranquila, por tão somente cinco vezes".

É fundamental que a pessoa o faça de forma consciente, para não entrar em estado de abstração; o que ocorre de forma automática nas mentes viciosas. Por isso, sugerimos que conte conscientemente as respirações. Logo após, levante-se e inicie seu dia de trabalho com a certeza do amparo dos Bons Espíritos.

—  Por que esse exercício?

A mente indisciplinada e enferma age de acordo com os condicionamentos negativos do passado. Esse exercício inicia uma nova postura mental, mais de acordo com a vontade do que se quer hoje, de tal forma que, ao longo do dia, quando se vê em alguma situação de risco, para o equilíbrio mental e das emoções, a vontade pode buscar, conscientemente, pela respiração, manter-se controlada e em paz.

—  Leitura, reflexão e meditação:

Léon Denis, no livro O problema do Ser, do Destino e da Dor, esclarece que:
“Nas horas matinais, a alma, pela oração e pela meditação, eleva-se com mais fácil impulso até às alturas donde se vê e compreende que tudo – a vida, os atos, os pensamentos – está ligado a alguma coisa grande e eterna e que habitamos um mundo em que potências invisíveis vivem e trabalham conosco” (p. 338).

Por isso sugerimos que, se possível, ainda pela manhã, o médium faça o exercício da leitura, reflexão e meditação. Esse exercício deve ser feito em hora prefixada, exigindo, assim, uma prévia organização. Esse compromisso ajudará a mente viciosa, no cotidiano e no frívolo, a criar hábitos de disciplina mental, preparando-se para o bem.

Temos percebido que esse exercício traz bons resultados quanto à disciplina dos pensamentos e à criação de recursos para a substituição destes. Indicamos a leitura e reflexão dos livros Agenda Cristã ou Sinal Verde, ambos de André Luiz, que contêm pequenos parágrafos e de fácil entendimento.



Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.

Offline Marianna

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 42693
  • Participação: 4003
  • Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!Marianna is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +19535
Re: Conversando com Médiuns
« Responder #17 em: 27 de Julho de 2019, 23:41 »
0Gostou?

A pessoa deverá escolher um horário de acordo com sua organização diária, quando não será incomodada. Fazer a leitura de um único parágrafo, refletindo sobre ele:

“Que ensinamentos me traz?”
“Que sentidos me oferece?”
“Como o compreendo?”

Sugerimos que escreva sobre sua reflexão, o que fará com que seu pensamento se volte para o que está fazendo no momento.

Nosso entendimento para o aconselhamento desse exercício se deu a partir das orientações de Léon Denis em O problema do Ser, do Destino e da Dor, na terceira parte, quando fala da disciplina do pensamento e da reforma do caráter.

Convida-nos a estar em contato, pelo pensamento, com os escritores de gênio de todas as épocas e países, por meio da leitura e meditação de suas obras, impregnando-nos da substância da sua alma.

Afirma que:
“As radiações de seus pensamentos despertarão em nós efeitos semelhantes e produzirão, com o tempo, modificações de nosso caráter pela própria natureza das impressões sentidas”.

Mas não basta simplesmente ler toda a obra com a impulsividade de nosso ser. Julgamos importante transcrever toda a orientação do autor:
“É necessário escolhermos com cuidado nossas leituras, depois amadurecê- las e assimilar-lhes a quintessência. Em geral lê-se demais, lê-se depressa e não se medita.

Seria preferível ler menos e refletir mais no que se leu. É um meio seguro de fortalecer nossa inteligência, de colher os frutos de sabedoria e beleza que podem conter nossas leituras.

—  Nisso, como em todas as coisas:

O belo atrai e gera o belo,
A bondade atrai a felicidade,
Como o mal atrai o sofrimento.

O estudo silencioso e recolhido é sempre fecundo para o desenvolvimento do pensamento. É no silêncio que se elaboram as grandes obras.

A palavra é brilhante, mas degenera demasiadas vezes em conversas estéreis, às vezes maléficas; com isso, o pensamento se enfraquece e a alma esvazia-se.

Ao passo que, na meditação:
"O Espírito se concentra, volta-se para o lado grave e solene das coisas; a luz do mundo espiritual banha-o com suas ondas”.

Alguns médiuns reclamam que tentam fazer esse exercício, mas não conseguem registrar nada do que leram. Manoel Philomeno de Miranda, em Tramas do Destino, esclarece que tal dificuldade procede da falta do hábito salutar da leitura e da convivência com bons livros.

Chama a atenção para o fato de que:
“A mente viciosa, indisciplinada, acostumada ao trivial, ao burlesco e ao insensato, se recusa atenção e interesse no esforço novo. Conveniente, desse modo, insistência e perseverança”.

Sugere que se leiam pequenos textos e se façam acompanhar as leituras de subsequente reflexão da parte examinada; recomenda-se o estudo com anotação como exercício gráfico, para que não aconteça à mente entrar em ociosidade, nem em recusa ao aprendizado do que foi lido.

Sendo assim, aconselhamos que o médium escolha um pequeno parágrafo e faça a sua leitura, mas que o faça com a sinceridade da alma e a atenção que possa levá-lo a perceber sua essência espiritual. Internalizando, permitindo-se sensibilizar-se pelo que lê.

Léon Denis sugere que meditemos:
“Em direção ao ideal sonhado. Meditemos nele todos os dias, à hora certa, de preferência pela manhã, quando tudo está sossegado e repousa ainda à nossa volta, nesse momento a que o poeta chama, a hora divina‟, quando a Natureza, fresca e descansada, acorda para as claridades do dia”.



Registado
O Espiritismo É A Luz Que Abre Os Olhos Dos Cegos.


  • Imprimir
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Conversando com Deus

Iniciado por lucineide.c Prece

9 Respostas
8241 Visualizações
Última mensagem 02 de Setembro de 2009, 22:44
by Jannekid
conversando com madeleine

Iniciado por paulok166 Perguntas Frequentes

4 Respostas
4210 Visualizações
Última mensagem 13 de Agosto de 2009, 20:34
by demis
Conversando com a natureza

Iniciado por Armando Augusto C. Garcia Poesia

1 Respostas
2117 Visualizações
Última mensagem 08 de Outubro de 2011, 22:04
by adriano-aliberti@uol.com.
Bons médiuns e médiuns orgulhosos

Iniciado por Sonia Artigos Espíritas

0 Respostas
2743 Visualizações
Última mensagem 28 de Dezembro de 2011, 13:02
by Sonia
conversando abertamente

Iniciado por Mourarego « 1 2 » Artigos Espíritas

15 Respostas
6532 Visualizações
Última mensagem 29 de Novembro de 2012, 14:44
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC