Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Médiuns »
  • Mediunidade inconsciente ou Parcial

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo

Autor Tópico: Mediunidade inconsciente ou Parcial  (Lida 20412 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mike92

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 4
  • Participação: 0
  • mike92 has no influence.
  • Relevância: 0
Mediunidade inconsciente ou Parcial
« em: 15 de Agosto de 2010, 17:30 »
0Gostou?
Quais os sintomas do medium que incorpora parcialmente

Registado

Offline jorge romanholi

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 40
  • Participação: 0
  • jorge romanholi has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +1
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #1 em: 15 de Agosto de 2010, 22:52 »
0Gostou?
mike 92
a incorporação parcial que é o meu caso é  que chamamos semi-consciente pois não temos nossas faculdades toda tomada pela entidade durante a incorporação . na verdade os mediuns do vale do amanhecer por exemplo todos são desenvolvidos na pratica da  incorporação semi- consciente. agora quantos aos sintomas é como se fossemos uma segunda pessoa.enquanto o mentor manipula e fala por nossa boca atravez de indução. a grande vantagem é que temos total controle sobre nosso fisico e nossa mente não deixando que os espiritos façam o que bem quizerem . como é o caso de um sofredor que vem com vontade de gritar ou espancar por exemplo e nós conseguimos controlar todos esses sentimentos e vontade. no momento da incoporação sabemos tudo o que se passa e temos o poder de bloquear ,se,desconfiamos do espirito. mas depois as lembraças vão se apagando  menos o que o mentor nos deixa de aprendizado . abços !

« Última modificação: 15 de Agosto de 2010, 22:55 by jorge romanholi »
Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2010, 23:17 »
+1Gostou?
Jorge, se uma coisa eu aprendi em termos de doutrina é a não dizer todos, sempre, ou obrigatoriamente.
Uma faculdade medianimica  é completa em si  mesmo, contudo o médium pode não ter a organização perfeita a ponto de  conseguir tornar-se consciente.
A estes chamamos, em termos de doutrina "Médiuns naturais ou involuntários", ou sejam aqueles podem  mesmo produzir algum tipo de fenômenos mas nem sabem se são ou  que tenham tal aptidão.
Os médiuns que sabem ter uma faculdade e que sabem como utiliza-la e quando fazer isso de acordo com a doutrina são chamados de "Médiuns facultativos", por que só o fazem por vontade própria, dependendo dos Espíritos porque estes são a outra parte em qualquer fenômeno.

mas existem uma extensa classificação de médiuns e de faculdades com se estuda no LM no Capítulo "Dos Médiuns" alguns destes,  para citar a obra básica em espécie teria: "161. Os médiuns involuntários ou naturais são os que exercem sua influência sem querer. Não têm nenhuma consciência do seu poder e quase sempre o que acontece de anormal ao seu redor não lhes parece estranho. Essas coisas fazem parte da sua própria maneira de ser, precisamente como as pessoas dotadas de segunda vista e que nem o suspeitam. Essas pessoas são dignas de observação e não devemos descuidar de anotar e estudar os fatos dessa espécie que possam chegar ao nosso conhecimento. Eles surgem em todas as idades e freqüentemente entre crianças ainda pequenas."
A grande de maioria destes age inconscientemente, já entre os médiuns facultativos, se usa de muito tempo  com estratégia apenas para nos livrarmos de responder perguntas que só Espíritos  poderiam ser feitas, dizer-no-nos, inconscientes.
A casa Espírita não tem nenhuma ação na formação  do médium no que tange a ser inconsciente ou não, isso se dá como está descrito segundo a organização do médium e não ao que ele aprenda ou que lhe seja passado na cassa espírita.
Falar em médiuns do Vale do amanhecer é o mesmo que se falar em médiuns da seara espiritualista, mas a doutrina espírita é outra coisa muito diferente.
Passei mais de duas semana, quando estudava a Umbanda e o Espiritualismo, junto a Tia Neiva, com ela conversando e tendo mesmo muito contato com os médiuns da casa.
Isso já faz um bom tempo  sei disso, já que ela ainda estava entre nós isso há uns dez anos atrás.
Abraços,
Moura

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2010, 23:27 »
+1Gostou?
Só gostaria de relembrar é que estamos num tópico que tem como fundamento o Livro dos Médiuns, logo devemos nos ater a ele.
abraços,
Moura

Registado

Atlante

  • Visitante
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #4 em: 16 de Agosto de 2010, 00:40 »
-1Gostou?
Olá

Continuamos fazendo alguma confusão na forma como nos expressamos, isso depois leva a alguma confusão.

Muitas vezes não utilizamos os termos conforme a doutrina, normalmente porque se vem de outra corrente espiritualista, o que nos leva à falta de entendimento.

O nosso amigo Moura entendeu como Medium inconsciente aqueles que Kardec considera involuntários, isto é, aqules que não sabem ou não têm consciência de sua mediunidade.

No entanto parece-me não ser isso que nosso companheiro Mike pretende dizer.
Penso isto porque nosso companheiro Mike apenas se está referindo à mediunidade de psicofonia.

Vejamos então a questão.
Primeiro - não existem mediuns parciais em psicofonia. A entidade comunicante ocupa todo o aparelho do medium ( corpo físico ). O que acontece é existirem mediuns inconscientes ou conscientes ( graduação considerada de acordo com o nível de consciência que o medium tem durante o processo de incorporação ).

Segundo - os mediuns inconscientes não guardam qualquer lembrança do processo mediunico. Este tipo de mediuns são rarissimos.

Terceiro - os mediuns conscientes guarda lembrança do processo mediunico. O grau de consciência varia muito e depende de diversos factores, normalmente associados ao medium, mas também pode depender da entidade comunicante.

Muitas vezes o que acontece e parece-me ser o caso do Mike, é que as pessoas não se sentem seguras e não se entregam de forma natural ao trabalho. Seus sentidos estão permanente em alerta, seu instinto de conservação extremamente activo.

Penso ter ajudado

Atlante 

Registado

Offline jorge romanholi

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 40
  • Participação: 0
  • jorge romanholi has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +1
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2010, 01:23 »
0Gostou?
Com essência espiritual, a mediunidade tem o objetivo do resgate cármico, correção dos vários erros praticados em vidas passadas, sendo um conjunto de forças que se manifesta no ser encarnado, emanando do corpo físico e agindo em conjunto com o mecanismo psicofísico, mas com padrão vibratório muito mais elevado e mais rápido.

A glândula pineal (*), se constitui na sede fisiológica dos fenômenos da mediunidade, dela partindo o controle dos demais centros energéticos. Centro do hiperconsciente, é a responsável pelo nosso sexto sentido, captando e selecionando forças através de sua percepção extrasensorial, sendo seu funcionamento aprimorado pelo desenvolvimento mediúnico.

De acordo com seu desenvolvimento, a glândula pineal permite maior ou menor capacidade das percepções extrasensoriais, variando de indivíduo para indivíduo, determinando grande variedade na manifestação mais comum das diversas mediunidades:

1) a curadora - procede à cura pela força emanada dos chakras das mãos;

2) a vidência - quando se vê alguma coisa que está acontecendo em outro lugar; a telepatia - comunicação somente pelo pensamento;

3) a audiência - quando se ouve alguma informação que não está sendo transmitida neste plano;

4) a precognição ou premonição - ciência antecipada de fatos que ainda vão acontecer;

5) a retrocognição - conhecimento de fatos passados, até mesmo de outras reencarnações;

6) a psicocinésia - movimentação de corpos físicos pela emissão de ondas mentais; e

7) a psicofonia ou incorporação - manifestação de um espírito através do médium.

Dentro da idéia de energia (*), nosso corpo físico está equipado com sensores para distinguir fenômenos em cinco faixas de vibrações: olhos, captando luz e cores; ouvido, captando sons e ruídos; o nariz, captando os aromas; a língua, captando e distinguindo os sabores; e a pele, sentindo frio ou calor, rigidez ou maciez, formas, enfim, tudo o que podemos avaliar pelo tato. Todas essas sensações estão ligadas ao plano físico.

O sexto sentido - a mediunidade - é a nossa relação com outras dimensões, fora dos nossos conceitos limitadores de tempo e espaço.

Existem, na Bíblia, inúmeros testemunhos de fenômenos mediúnicos. Para citar apenas um, encontramos em Ezequiel (Cap. 2 e 3) uma audiência: "Esta voz me disse: Filho do Homem, põe-te em pé e falarei contigo. Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava..." e se seguem grandes orientações para o profeta.

Quando reencarna, o espírito traz geralmente sua missão, obrigando-o a desenvolver e utilizar sua mediunidade, que pode ser cármica, quando ela atua como fator de equilíbrio dos conflitos da personalidade, ou espiritual, refletindo a obra do espírito, como missionário do Sistema Crístico, colaborador da obra divina.

Os átomos formam moléculas e estas, por ações específicas, constituem os componentes dos três reinos da Natureza, diretamente ligados à resultante das ações das forças de atração e de repulsão que agem na organização molecular. Isso gera um campo magnético que permite o contato com seres de diversas naturezas em situações geralmente muito especiais.

Quando não há condição deste contato ser físico, o Homem aprendeu a deixar um pouco sua consciência do plano físico e penetrar num estado mais individualizado, ao qual denominamos transe, em que a força gerada por seu campo magnético - a mediunidade - pode agir mais intensamente, porque está livre das limitações da consciência. Fluindo através dos chakras (*) e até dos poros, o fluido magnético faz a ligação entre os três grandes geradores vibracionais do Homem: seus órgãos, seus plexos e os chakras.

Podemos chamar o  sistema nervoso (*) simpático ou autônomo de passivo e o parassimpático de ativo, para facilitar o entendimento dos dois tipos de mediunidade em nossa Corrente do Amanhecer:

1) a do Apará, o médium de incorporação, está baseada no sistema nervoso passivo, com base no plexo solar, tendo natureza passiva, orgânica e anímica, onde a vontade e a consciência pouco ou nada atuam, uma vez que o ser que se comunica entra em contato direto com seu sistema nervoso e assume parcialmente o controle mental do médium, fazendo a sua comunicação, que tanto mais perfeita será quanto menor for a parcela de consciência do médium; e

2) a do Doutrinador, que funciona com base física, no sistema nervoso ativo, feita pelo processo cerebral, pela sensibilização do sistema endócrino, centrado na glândula pineal, com predomínio da consciência e da vontade, fazendo com que passasse a existir um transe mediúnico totalmente consciente.

A mediunidade é um fenômeno natural, de natureza igual em todos os seres, e varia em teor, quantidade e forma de uma pessoa para outra, fazendo com que não existam dois médiuns iguais. Pode, até mesmo, ficar latente, contida pelo desenvolvimento cultural e religioso daquele que a cont

Registado

Offline pati

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 518
  • Participação: 27
  • pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • bem aventurados os aflitos
  • Relevância: +221
  • Cidade: Niterói
  • País: Brasil
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #6 em: 16 de Agosto de 2010, 02:20 »
+1Gostou?
...os mediuns inconscientes não guardam qualquer lembrança do processo mediunico. Este tipo de mediuns são rarissimos.

Olá, Atlante! Oi, Moura!
Mesmo o médium estando na categoria de inconsciente, pode haver inconsciência apenas nesse ou naquele evento, digo, incorporação, conforme necessidade, numa reunião mediúnia?


Pati

« Última modificação: 16 de Agosto de 2010, 02:22 by pati »
Registado

Offline ana paula nery

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 20
  • Participação: 0
  • ana paula nery has no influence.
  • Relevância: +1
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #7 em: 16 de Agosto de 2010, 03:43 »
0Gostou?
OLá, sou iniciante no espiritismo, frequentando centros espíritas há pouco mais d 4 anos e só recentemente me interessei por ler as obras espíritas de Kardec, de Chico Xavier ( André Luis e Emmanuel ) e Divaldo Franco. Porém, há 1 ano me decidi participar do trabalho voluntário entre os médiuns do centro que frequento, pois recebi grande ajuda das entidades que trabalham no local, e me senti TOCADA pela necessidade de retribuir, ajudado ao próximo ali mesmo.
Fui informada por entidades locais da minha mediunidade. Então me puz, por orientação do chede da casa de oração, a frequentar as reuniões para desenvolvimento mediúnico, onde sempre ´tentávamos dar passagem os nossos mentores e guias espirituais , especialmente ciganos. E assim estou há mais de 6meses, tentando deixar uma certa cigana usar-me para transmitir sua mensagem e ajudar pessoas. Mas sinceramente, dizem que estou pronta para incorporar, atender pessoas e nãoestou. Não sinto absolutamente nada, não perco nem parte da consciência, não sinto entidade alguma próximo.Apenas tenho "intuição" de dizer algumas coisas para quem estiver em minha frente naquele momento de "mediunidade".....será que podem me dizer algo sobre isso? Obrigada!


Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #8 em: 16 de Agosto de 2010, 16:04 »
0Gostou?
Citação de: pati em 16 de Agosto de 2010, 02:20
...os mediuns inconscientes não guardam qualquer lembrança do processo mediunico. Este tipo de mediuns são rarissimos.

Olá, Atlante! Oi, Moura!
Mesmo o médium estando na categoria de inconsciente, pode haver inconsciência apenas nesse ou naquele evento, digo, incorporação, conforme necessidade, numa reunião mediúnia?


Pati

sim Paty e mesmo para com médiuns totalmente conscientes, como eu, dependendo do caso  nossa memória não registra o que se passou.
abraços,
Moura

Registado

Offline pati

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 518
  • Participação: 27
  • pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!pati is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • bem aventurados os aflitos
  • Relevância: +221
  • Cidade: Niterói
  • País: Brasil
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #9 em: 18 de Agosto de 2010, 23:36 »
0Gostou?
Citação de: ana paula nery em 16 de Agosto de 2010, 03:43
(...)
 Mas sinceramente, dizem que estou pronta para incorporar, atender pessoas e nãoestou. Não sinto absolutamente nada, não perco nem parte da consciência, não sinto entidade alguma próximo.Apenas tenho "intuição" de dizer algumas coisas para quem estiver em minha frente naquele momento de "mediunidade".....será que podem me dizer algo sobre isso? Obrigada!


Olá, Ana Paula!
Continue seus estudos, pois eles auxiliam, e muito. Se vc não se sente bem, na reunião mediúnica, peça auxílio à cooredenação da casa que frequenta. Essas intuições, de que vc fala, são manifestações mediúnicas, até onde alcancei. Mas precisamos nos sentir a vontade, para a fluência das vibrações; não precisamos esperar esse ou aquele Espírito se comunicar, a equipe espiritual das boas casas espíritas, é que "toma conta" do que chega até os médiuns. Somos voluntários e tudo de bom que pudermos emitir, é aproveitado, vamos dizer assim. Bem, como dissemos antes, estude, estude bastante. O Livro dos Médiuns é rico em informações a respeito da mediunidade e sua aplicação no cotidiano na casa espírita.
Um abraço

Pati

Estejamos em Deus

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #10 em: 19 de Agosto de 2010, 15:34 »
0Gostou?
Caríssima Ana,
não acredite em tudo que te disserem, mesmo na casa espírita.
Quando se está pronto a coisa flui sem problema algum, sem ajuda e sem anuncios.
Abraços,
Moura

Registado

Offline Tib

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 82
  • Participação: 0
  • Tib is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +16
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #11 em: 19 de Agosto de 2010, 17:04 »
0Gostou?
O médium curador citado no LM poderia ser interpretado nos dias de hoje como médium passista?

Registado

Offline Tib

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 82
  • Participação: 0
  • Tib is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +16
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #12 em: 19 de Agosto de 2010, 17:30 »
0Gostou?
O "consciente ou incosciente" que o Jorge está falando é sobre a capacidade do médium de lembrar ou estar acordado no momento do fenômeno.

O "consciente ou incosciente" que o Moura está falando refere-se ao caso do indivíduo saber (consciente) que ele é médium. Oferecendo por força de seu lívre arbítrio passividade às manifestações.

É isso ou entendi errado?


Abraço,


Tibério

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #13 em: 19 de Agosto de 2010, 18:48 »
+1Gostou?
Isso mano Tibério
Abraços,
Moura

Registado

Offline ana paula nery

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 20
  • Participação: 0
  • ana paula nery has no influence.
  • Relevância: +1
Re: Mediunidade inconsciente ou Parcial
« Responder #14 em: 19 de Agosto de 2010, 18:53 »
0Gostou?
Moura Rego, agradeço seu conselho. Estarei cada dia mais atenta! O verdadeiro caminho sempre o sabemos, sempre o sentimos. Deixarei mina intuição falar mais alto do que as pessoas. Tb acho que minha mediunidade ( se tiver mesmo de se manifestar e ser na forma de incorporação) se dará de forma expontânea, sem "forçar" nada. Obrogada! Ana Paula

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
MEDIUNIDADE DE PSICOFONIA SEMI-INCONSCIENTE?

Iniciado por Gigii « 1 2 3 » Comunicabilidade dos Espíritos

39 Respostas
22832 Visualizações
Última mensagem 25 de Fevereiro de 2008, 12:06
by Joao Manuel Santos
Suicídio inconsciente

Iniciado por parnate « 1 2 » Lei de Causa e Efeito

24 Respostas
13248 Visualizações
Última mensagem 11 de Agosto de 2012, 17:09
by Mourarego
Incorporação Parcial

Iniciado por mike92 O Livro dos Médiuns

13 Respostas
9402 Visualizações
Última mensagem 04 de Fevereiro de 2015, 09:13
by Diegas
Desligamento parcial

Iniciado por Dulcinha O Céu e o Inferno

4 Respostas
3966 Visualizações
Última mensagem 12 de Junho de 2011, 18:45
by Mourarego
Psicofonia Inconsciente

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

1 Respostas
5315 Visualizações
Última mensagem 27 de Janeiro de 2013, 15:24
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC