Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Médiuns => Tópico iniciado por: Victor Passos em 17 de Dezembro de 2008, 19:52

Título: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: Victor Passos em 17 de Dezembro de 2008, 19:52
Médium - Ser ou não ser

 
"E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." 2 Timóteo, cap. 3 - v.15

Neste trecho de sua carta, Paulo lembra a Timóteo que, desde a infância, o jovem discípulo havia sido orientado nas sagradas letras e que, conseqüentemente, a sua responsabilidade era maior.

Notemos que o apóstolo fala em sabedoria decorrente do Evangelho e não do conhecimento advindo da Ciência - "sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus".

Quantos não são os que não sabem se salvar pela crença? Quantos os medianeiros que desprezam na mediunidade a possibilidade de elevação espiritual? E quantos os que não aproveitam a oportunidade que a tarefa mediúnica lhes confere, para viverem em paz consigo mesmos?

A condição mediúnica, por si só, nada significa. Ser ou não ser médium é uma questão de somenos. O problema é de direcionamento.

Muitos nascem em berço espírita e renegam a fé; outros reencarnam com excelentes possibilidades no campo mediúnico e as ignoram...

Paulo, quando conheceu o Evangelho, já tinha se equivocado muito. Neste sentido, ele recorda a Timóteo os privilégios do jovem companheiro que, desde os primeiros dias, recebera de sua mãe e de sua avó, Eunice e Lóide, segura formação espiritual.

Os que conhecem o caminho a ser trilhado e dele, voluntariamente, se afastam, serão duplamente responsabilizados.

É natural que o médium sem Doutrina cometa despautérios. Todavia como ficaremos ante aquele cujas faculdades mediúnicas foram adestradas na casa espírita, mas, mesmo assim, se desvirtua?

Infelizmente, muitos dos que se fazem médiuns no Espiritismo, depois de lhe desfrutar das prerrogativas, renunciam à sua condição de espíritas, mas não abrem mão de serem médiuns - querem a mediunidade, mas não a querem com as suas implicações éticas. Alguns aos quais estamos nos referindo, por interesses os mais escusos, abjuram, mais tarde, a fé espírita e chegam a criar doutrinas paralelas - doutrinas que não lhes exijam tanto em termos de renovação íntima.

O médium que não souber ser médium para a salvação de si mesmo pela fé em Cristo Jesus, melhor que renuncie à mediunidade e se contente com tarefas que lhe imponham menor responsabilidade.

Espiritismo tem ensinado o caminho da abordagem do Mundo Espiritual a muitos medianeiros que, depois, o desprezam!

A observação de Paulo a Timóteo soa como um alerta profundo a todos. Na elaboração de seu pensamento, o apóstolo coloca a sua afirmação sob condição: "sabes as letras sagradas que podem tornar-te sábio"... O conhecimento da Verdade pode ou não ser útil a quem o detém.

Ser espírita ou ser médium, simplesmente pelo fato de o ser, é como ser isto ou aquilo, tanto fez ou tanto faz. O rótulo nem sempre revela satisfatoriamente o conteúdo. O que mais transcende numa flor é o seu perfume e não propriamente a sua aparência.

Por este motivo, a todos quantos se candidatem a qualquer atividade mediúnica recomendamos, primeiro, que respondam com toda a sinceridade possível, a si mesmos, a seguinte pergunta: - Qual é a razão de eu estar querendo ser médium?


Livro: No Mundo da Mediunidade
Odilon Fernandes & Carlos A. Baccelli


 
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: SandraMara em 17 de Dezembro de 2008, 20:55
Olá Vítor

É sempre bom relembrarmos a responsabilidade e o compromisso assumido enquanto seguidores de Jesus Cristo. Uma vez que desejamos trilhar o caminho do bem, vamos nos comprometendo com a ética e a caridade. Não há como voltar atrás sem assumir toda responsabilidade. Quem não conhece esse caminho pode dizer: Eu não sabia disso! Agora quem conhece.... Principalmente quem tem o papel de intermediar o plano material e o espiritual sabe quantos sofrimentos são oriundos da fraqueza e da iniquidade. Mesmo sendo o caminho mais difícil eu já decidi: É esse caminho que eu quero seguir. Para isso conto com a misericórdia de Deus e a ajuda de quem se solidarizar comigo. Conto com todos aqui do fórum também, pois muito têm me ajudado.

Boa reflexão

PAZ e LUZ

Sandra
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: Ib em 29 de Dezembro de 2008, 17:41
E como renunciar a mediunidade.
É um fardo, algo que só traz problemas. Um castigo, se pudesse escolher tinha nascido sem ela.
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: hcancela em 29 de Dezembro de 2008, 19:16
Meu irmão,vida de médium
É mesmo asim,tal e queal é:
Uma constante peleja
No testemunho da fé...

Serviço que não acaba
De permeio á provação...
Plantio da caridade,
Colheita de ingratidão...

Sorriso estampado ao rosto
Em que desponta,discreto,
Aflição que se disfarça,
Ante a carência de afeto...

Caminho que ,aos próprios pés,
Mais se alonga e mais se estreita,
Entre exigências e mágoas
Da multidão contrafeita...

Tentação sempre presente
Do passado que se aviva,
Na renuncia de quem quer,
Porém,de tudo se priva...

Compromisso abençoado
Que tanto suor lhe custa,
Do qual,por vezes,recua
Na tarefa em que se assusta...

Desgaste que se lhe impõe
De maneira natural,
Em que envelhece servindo
Em prol de vida Imortal...

Sonhos que não realiza,
Anseios que não alcança,
Alma em exilio na Terra
Vivendo só de esperança...

Meu irmão,vida de médium
Não tem jeito,é mesmo assim,
Igual á de tanta gente,
Do começo até ao fim...

Vida igual de quem prossegue
Por sob o peso da cruz,
Passo a passo,monte acima,
Á procura de Jesus!...

EURICLEDES FORMIGA



SAUDAÇÕES FRATERNAS
CANCELA
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: Victor Passos em 29 de Dezembro de 2008, 19:26
OLa Amigo Cancela

Muita paz

     Excelente exposição de Formiga...
Respondo com  esta também bem real...

Decreto de Mediunidade

De hoje em diante,
Pela força e o poder
Da luz infinita
Que nos Céus habita,
Decretado fica
Que ao médium
É permitido tudo fazer
Em nome do Amor.

Decretado fica:
Que ninguém proíba a mediunidade
Sob o risco e a pena
De se ver sentenciado
A tórridos horrores,
Sem vislumbre
De liberdade por todo o tempo
Pois é chegado o momento
Da peneirada final.

Fica proibido criar leis e decretos
Que não sejam os do Amor.

Fica decretado que, desde o momento
Em que desperte no corpo físico
Ou no espiritual,
O médium use suas forças todas
Na luta imensa contra o mal.

Decretado fica que aos maus,
Aos viciados,
Aos desviados e perniciosos,
Seja dado o direito de serem amados,
Socorridos,
Amparados e compreendidos
Por todos os médiuns de Deus.

Fica decretado que,
Toda casa que "se diz" Espírita,
Não seja considerada "Cristã"
Se não houver nela, bem vivida,
A palavra Liberdade
E onde proibir seja proibido.

Decreta o Alto que,
Todo doente e desequilibrado,
Homossexual, prostituído e viciado,
Vale mais que mil dirigentes
Que só usam suas mentes
Para saber, saber e mais nada.

Decretado fica, por fim,
Que se derrubem
Todas as paredes coercitivas
Da mediunidade
Pois ela, como línguas de fogo inundará
Pelos médiuns sinceros,
Todo o campo, o mar, a montanha, a cidade,
A proclamar a única verdade:
Que Decreto nenhum
NOS PODE PROIBIR DE AMAR.

Cecília Meireles(*)

(*) "Poetisa brasileira (Rio de Janeiro, 1901-id., 1964). Foi professora de literatura. De fina espiritualidade, sua poesia, sem deixar de ser moderna, mergulha raízes, nas essências do simbolismo, caracterizando-se , no plano formal, pela riqueza de recursos estilísticos. Obras principais: Viagem (1938); Vaga música (1942); Mar absoluto (1945); Romanceiro da Inconfidência ( 1953); Solombra (1964)"(Pág. 1 398 do Dicionário Enciclopédico KOOGAN LAROUSSE SELEÇÕES - Editora Larousse do Brasil Ltda. - Rio de Janeiro-1978).

Poema psicografado pela médium Walkiria Kaminski em Niterói/RJ, aos 29/NOV/ 1990. (Transcrito da página 102 do livro "Arte-Cura" na Pintura Mediúnica).

 Muiyta paz e um abraço

VICTOR PASSOS
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: Ib em 30 de Dezembro de 2008, 12:20

Vcs só falam assim por que não entende como as coisas acontecem, quando tudo parece estar normal, quando tudo começa a dar certo. Não há problemas em casa, na escola também vai tudo bem. Tudo da melhor forma que poderia ser, do jeito que eu pedi a Deus.
As coisas dando certo, oportunidades garantidas de se obter um futuro bom, promissor. Não há problemas, vc finalmente ira receber o fruto de todo seu esforço, das pessoas que ajudou e agora decidem retribuir, nada pode dar errado. Então de repente, tudo vira de cabeça para baixo como unma montanha russa, tudo esvai. Pessoas lhe machucam sem razão. Tudo o que vc jamais imaginou que pudesse dar errado acaba dando. E tudo de ruim que vc jamais imaginou que pudesse acontecer, acaba acontecendo.
"Se isso é a pena por ser médium, eu prefiro me livrar desse dom horrendo, no qual a dor de outrem é repassada para nós".
 Não quero ser uma esponja, para quando tudo está limpo comigo, me sujar absorvendo os problemas que outros criaram por seus próprios pecados. Isso não é dom, é maldição.

Ver o que outros não vêem, sentir o sentimento dos outros, se apaixonar por pessoas problemáticas sempre e ver seus problemas se resolvendo enquanto sua vida vai por agua baixo, e no fim ser mandado embora, ter visões de coisas que vão acontecer e não conseguir mudar de jeito nenhum. Ver as pessoas mudarem com vc por influência de desencarnados e ainda ser chamado de louco. Conversar com espiritos por que a sua mediunidade lhe induz a solidão e desconfiança. Fazer caridade as pessoas e ganhar de brinde parte dos problemas dela sob a forma de obssessão, que estranhamente desaparece quando se vai fazer um tratamento e vc sabe disso pq sente aquilo indo embora antes de tudo começar. E se mostrando sobre outra pessoa em vc. Ficar declamando frases em Latinm sem ter noção do que realmente seja nem de por que está falando aquilo.

Não eu não preciso de mediunidade!! Prefiro uma vida normal.
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: hcancela em 30 de Dezembro de 2008, 13:00

Vcs só falam assim por que não entende como as coisas acontecem, quando tudo parece estar normal, quando tudo começa a dar certo. Não há problemas em casa, na escola também vai tudo bem. Tudo da melhor forma que poderia ser, do jeito que eu pedi a Deus.
As coisas dando certo, oportunidades garantidas de se obter um futuro bom, promissor. Não há problemas, vc finalmente ira receber o fruto de todo seu esforço, das pessoas que ajudou e agora decidem retribuir, nada pode dar errado. Então de repente, tudo vira de cabeça para baixo como unma montanha russa, tudo esvai. Pessoas lhe machucam sem razão. Tudo o que vc jamais imaginou que pudesse dar errado acaba dando. E tudo de ruim que vc jamais imaginou que pudesse acontecer, acaba acontecendo.
"Se isso é a pena por ser médium, eu prefiro me livrar desse dom horrendo, no qual a dor de outrem é repassada para nós".
 Não quero ser uma esponja, para quando tudo está limpo comigo, me sujar absorvendo os problemas que outros criaram por seus próprios pecados. Isso não é dom, é maldição.

Ver o que outros não vêem, sentir o sentimento dos outros, se apaixonar por pessoas problemáticas sempre e ver seus problemas se resolvendo enquanto sua vida vai por agua baixo, e no fim ser mandado embora, ter visões de coisas que vão acontecer e não conseguir mudar de jeito nenhum. Ver as pessoas mudarem com vc por influência de desencarnados e ainda ser chamado de louco. Conversar com espiritos por que a sua mediunidade lhe induz a solidão e desconfiança. Fazer caridade as pessoas e ganhar de brinde parte dos problemas dela sob a forma de obssessão, que estranhamente desaparece quando se vai fazer um tratamento e vc sabe disso pq sente aquilo indo embora antes de tudo começar. E se mostrando sobre outra pessoa em vc. Ficar declamando frases em Latinm sem ter noção do que realmente seja nem de por que está falando aquilo.

Não eu não preciso de mediunidade!! Prefiro uma vida normal.
Olá querida amiga,tem que aprender(como todos nós)a ouvir de inicio o porquê...
Compreendo que as coisas para todos nós na vida não são faceis ,tudo nos corre mal,e não conseguimos entender o porquê.Mas todos no Planeta e sem excepções sofrem(muitos pensam que não).Sem alarmismos,procure perceber o que lhe está acontecer;mas sem revoltas..O espiritismo mostra-nos o porquê das dores e a sua função.Ter ou não ter mediunidade,querida amiga acabaria de uma forma ou de outra o seu passado vir ao de cima,e aquilo que chama sofrimento,é apenas transformaçao e renovação(repare na natureza,nada se destroi,tudo se transforma).Aproveite para perceber o que tem,e,procure um centro espirita sério,e com certeza a poderão auxiliar e explicar o que tem.Para mim o Medium(e para os espiritas)é uma ferramenta extraordinária de auxilio ao próximo.
Querida amiga eu tenho a certeza que por agora sofre ,mas lembre-se,que é filha de Deus,e a Divindade não criou os seus filhos para sofrerem.De inicio não percebemos,mas com o tempo,com o estudo sério,vai ver;tudo não passou de um sonho mau,e que Deus realmente é justo e bom.Muito mais teria que lhe dizer,tenho visto muita coisa,especialmente na casa espirita,e por vezes faltam-nos as palavras para auxiliar as pessoas que nos procuram,por vezes dou comigo a pensar que gostaria ter uma vara de magia para tirar dores,mas sabe amiga isso não é possivel.Sabe, apesar de frequentar e auxiliar na casa espirita(dentro das minhas possibilidades que são poucas)as minhas dores continuam, a diferença:é que agora sei o porquê,e vou levando a vida assim cheio de ânimo,porque o Senhor está comigo..
Para finalizar,querida amiga; lembro-me das palavras de Jesus!...TENDE BOM ÂNIMO,EU VENCI O MUNDO..É MARAVILHOSO PENSAR QUE ESSE DIVINO VENCEDOR PERDERA NA CRUZ ,MAS PARA GANHAR NO TEMPO.
AMIGA APARENTEMENTE PODEREMOS ESTAR A PERDER HOJE,MAS:GANHAREMOS NO AMANHÃ QUE É O QUE NOS INTERESSA..

MUITA PAZ PARA TI E PARA TODA A TUA FAMILIA E QUE O MESTRE JESUS ESTEJA CONTIGO

SAUDAÇÕES FRATERNAS
CANCELA
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: Victor Passos em 30 de Dezembro de 2008, 19:19
OLa Amiga IB
Muita paz

       
Citar
"Se isso é a pena por ser médium, eu prefiro me livrar desse dom horrendo, no qual a dor de outrem é repassada para nós".
 Não quero ser uma esponja, para quando tudo está limpo comigo, me sujar absorvendo os problemas que outros criaram por seus próprios pecados. Isso não é dom, é maldição.


      Minha Amiga não existe penas por ser medium , mas oportunidade de o ser para limar arestas que ficaram por diluir noutras vivências.
      O medium não tem que sofrer, desde que este faça de sua parte, ou seja se moralize, tenha uma vida regrada, sem paixões negativas, que busque ambientes aonde pode respirar amor em caridade, dandoi doe graça o que de graça recebe...O sofrimento é uma questão de ORAI E VIGIAI.
  Claro se nós não detemos essa vontade, se n
as nossas acções só temos demerito, então claro que sofremos, eduque sua mediunidade e verificará como é a beleza de nos sentirmos uteis com nós mesmos.

   Não estou a recriminar sua conduta , mas a convida-la a reflectir, do porquê estar a sofrer com sua mediunidade....a respostas está em si...
     Orai e vigiai eis o melhor caminho , outro segue e estuda educa -te----



Muita paz e harmonia

VICTOR PASSOS
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: Ib em 30 de Dezembro de 2008, 19:40
sempre fui médium
e sempre vivi bem com isso
mas as coisas sairam do controle...
eu entendo o que vocês dizem, e concordo.
Mas sempre que tento tudo da errado e fica pior e pior
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: mgandrad em 05 de Outubro de 2010, 21:16
IB,

Vc está muito preoculpado em não ser medium, isso vc já é, o que vc precisa é não se preoculpar mais com isso e seguir sua vida de forma normal, que as coisa irão se ajustando, não busque na mediunidade uma fuga ou solução para seus anceios e desejos, pois na vida do medium é de doação. Se doe de corpo e alma como um cão se doa ao seu dono, como uma flor que se abre sem ninguem pedir. Esse é o real trabalho do MEDIUM. Caso vc esteje procurando algo ainda impossivel no momento, isso se tornará sempre impossivel para vc e a mediunidade não tornará esse desejo realidade.

Lembre-se :
quem merece recebe quem deve paga
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: Victor Passos em 06 de Outubro de 2010, 09:10
Ola muita paz e harmonia

A mediunidade, na maioria das vezes, é um dom que o Espírito pede diante da sua necessidade de, quando encarnado, se conscientizar, de forma indelével, de sua condição de Espírito eterno, e como instrumento de agilização de seu progresso espiritual.
Independentemente de suas próprias convicções, muitas vezes contrárias a essa realidade espiritual, a faculdade mediúnica surge, ampliando a sensibilidade do homem para a percepção do ambiente espiritual que o circunda. E fiel à lei de afinidade que lhe rege o funcionamento, a mediunidade coloca o homem, basicamente, em sintonia com a realidade espiritual afim com o padrão mental e emocional que alimenta.
Em função disso, a mediunidade "(...) se manifesta nas crianças e nos velhos, em homens e mulheres. quaisquer que sejam o temperamento, o estado de saúde, o grau de desenvolvimento intelectual e moral. (...)" (01)
Insciente, muitas vezes, dos recursos mediúnicos que carrega, o homem começa a se sentir envolto em problemas o mais das vezes de causas indefinidas como: mal-estar generalizado, desequilíbrio emocional fácil, doenças que surgem e desaparecem sem explicações médicas claras, desentendimento no lar, problemas profissionais os mais diversos e muitas outras formas de desarmonia pessoal, familiar, social e profissional.
É quando, pressionado pelas circunstâncias e sem encontrar solução em outra parte, o homem bate à porta do Centro Espírita, onde deve ser recebido com os mais nobres sentimentos de solidariedade, compreensão, esclarecimento e ajuda.


Victor Passos
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: asile em 17 de Outubro de 2010, 22:48
como posso saber se sou medium!se alguem soube me informe?
Título: Re: Médium - Ser ou não ser
Enviado por: mgandrad em 03 de Novembro de 2010, 20:13
Asile,

No meu caso eu fui a uma casa de caridade, ( centro espirita ) e o presidente da casa me convidou. Vc pode fazer o mesmo. Ou procurar uma casa de RAMATIZ, pois essa casa é uma escola, para a mediunidade.

abs