Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Médiuns »
  • Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II  (Lida 14524 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline *Leni*

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1652
  • Participação: 0
  • *Leni* is looked down upon.*Leni* is looked down upon.
  • "Tudo posso naquele que me fortalece"
  • Relevância: +411
Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« em: 20 de Março de 2009, 21:48 »
+1Gostou?



"O Livro dos Médiuns"
Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II

268. Perguntas sobre a natureza e a identidade dos Espíritos:

1. Por qual sinais podemos reconhecer a superioridade ou a inferioridade dos Espíritos?
— Pela sua linguagem, como distingues um estouvado de um homem sensato. Já dissemos que os Espíritos superiores nunca se contradizem e só tratam de boas coisas. Só querem o bem. Essa é a sua preocupação.
— Os Espíritos inferiores estão dominados pelas idéias materiais. Suas manifestações se ressentem da sua ignorância e da sua imperfeição. Só aos Espíritos superiores é dado conhecer todas as coisas e julgá-las sem paixão.
 
2. O conhecimento científico de um Espírito é sempre uma prova da sua elevação?
— Não, porque se ainda estiver sob a influência da matéria pode ter os vossos vícios e preconceitos. Há pessoas que são no vosso mundo excessivamente invejosas e orgulhosas. Pensas que ao deixá-lo perdem esses defeitos? Resta-lhes, depois que partem daí, principalmente as que alimentaram fortes paixões, uma espécie de atmosfera que as envolve e conserva todas essas coisas más.

— Esses Espíritos semi-imperfeitos são mais temíveis que os Espíritos maus, porque, na sua maioria, juntam a astúcia e o orgulho à inteligência. Pelo seu pretenso saber eles se impõem às pessoas simples e ignorantes, que aceitam sem exame as suas teorias absurdas e mentirosas. Embora essas teorias não possam prevalecer contra a verdade, não deixam de produzir um mal momentâneo porque entravam a marcha do Espiritismo e porque os médiuns se enganam ingenuamente quanto ao mérito das comunicações que recebem. Este o ponto que requer grande estudo de parte dos espíritas esclarecidos e dos médiuns. Para distinguir o verdadeiro do falso é que devemos convergir toda a nossa atenção.(10)

3. Muitos Espíritos protetores se apresentam com nomes de santos ou de personagens conhecidos. O que devemos pensar disso?
— Todos os nomes de santos e de personagens conhecidos não bastariam para designar o protetor de cada criatura. São poucos os Espíritos de nomes conhecidos na Terra. É por isso que quase sempre não dão os seus nomes. Mas na maioria das vezes quereis um nome. Então, para vos satisfazer eles usam o de um homem que conheceis e que respeitais.
 
4. Esse empréstimo de nome não pode ser considerado uma fraude?
— Seria fraude se feito por um Espírito mau que desejasse enganar. Mas sendo para o bem, Deus permite que se faça entre os Espíritos da mesma ordem, pois entre eles existe solidariedade e similitude de pensamentos.

(10) Muitos entendem que não devemos importar-nos com as mistificações, pois a verdade acaba prevalecendo. Kardec toca o nó da questão ao advertir que estes embustes "entravam a marcha do Espiritismo" e prejudicam a atividade dos médiuns, perturbando-lhes o discernimento necessário ao cumprimento de suas missões. Grande número de criaturas sofrem a desorientação proveniente das confusões semeadas no campo doutrinário e muitas chegam mesmo a perder oportunidades de uma encarnação ardentemente solicitada na vida espiritual.

— Dever dos espíritas, portanto, é combater as mistificações e desmascarar os Espíritos embusteiros, assegurando o progresso normal da doutrina que eles se empenham em ridicularizar com suas teorias absurdas. Esse é o bom combate de que falava o apóstolo Paulo, em que os inimigos não são os Espíritos nem as pessoas por eles fascinadas, todos dignos do nosso amor, mas os erros semeados entre as criaturas ingênuas. (N. do T.)

5. Assim, quando um Espírito protetor se apresenta como São Paulo, por exemplo, não é certo que seja o Espírito ou a alma do apóstolo desse nome?
— De maneira alguma, pois encontram-se milhares de pessoas às quais disseram que têm São Paulo como anjo guardião, ou outro santo.

— Mas que importa, se o Espírito que vos protege é da mesma elevação do apóstolo Paulo?
Já vos disse: precisais de um nome e eles se servem de um para que os chameis e os reconheçais. É como fazeis com os nomes de batismo para vos distinguir dos demais membros da família. Eles podem também tomar os nomes dos arcanjos Rafael, Miguel, etc., sem que isso traga conseqüências.

— Aliás, quanto mais um Espírito é elevado, mais se multiplica o seu poder de irradiação. Sabei que um Espírito protetor de ordem superior pode tutelar centenas de encarnados. Entre vós, na Terra, tendes os notários que se encarregam dos negócios de cem ou duzentas famílias. Porque haveríamos de ser menos aptos, espiritualmente falando, na direção moral dos homens, do que aqueles na direção material de seus interesses?

6. Porque os Espíritos comunicantes tomam com tanta freqüência nomes de santos?
— Identificam-se com os hábitos daqueles a quem se dirigem. Tomam os nomes mais aptos a melhor impressionar o homem, de acordo com as crenças deste.
 
7. Certos Espíritos superiores que se costumam evocar atendem sempre em pessoa? Ou, como pensam alguns mandatários para transmitir o seu pensamento?
— Porque não atenderiam em pessoa, se o podem? Mas se o Espírito não puder atender, em seu nome falará forçosamente um mandatário.
 
8. O mandatário é sempre suficientemente esclarecido para responder como o faria o próprio Espírito?
— Os Espíritos superiores sabem a quem confiam o encargo de os substituir. Aliás, quanto mais elevados são os Espíritos, mais se harmonizam num pensamento comum, de tal maneira que para eles a personalidade é diferente, como deve ser também para vós. Pensais então que no mundo dos Espíritos superiores só existem aqueles que conhecestes na Terra como capazes de vos instruir? Sois de tal modo levados a vos tomar por tipos universais que acreditais nada haver além do vosso mundo. Assemelhai-vos de fato aos selvagens que nunca saíram de sua ilha e pensam que o mundo não vai além dela.
 
9. Compreendemos que seja assim quando se trata de ensinamento sério. Mas como os Espíritos elevados permitem a Espíritos de baixa classe usarem nomes respeitáveis para semear o erro através de máximas muitas vezes perversas?
— Não é com a sua permissão que o fazem. Isso não acontece também entre vós? Os que assim enganam serão punidos, ficai certos disso, e a punição será proporcional à gravidade da impostura.

— Aliás, se não fosseis imperfeitos só teríeis Espíritos bons ao vosso redor. Se sois enganados, não o deveis senão a vós mesmos. Deus o permite para provar a vossa perseverança e o vosso discernimento, para vos ensinar a distinguir a verdade do erro. Se não o fazeis é porque não estais suficientemente elevados e necessitais ainda das lições da experiência.

10. Espíritos pouco adiantados, mas animados de boas intenções e do desejo de progredir não são às vezes incumbidos de substituir um Espírito superior para se exercitarem na prática do ensino?
— Jamais nos Centros importantes. Quero dizer nos Centros sérios e para um ensino de ordem geral.(11) Os que o fazem é por sua própria conta e, como dizem, para se exercitarem. É por isso que as suas comunicações, embora boas, trazem sempre a marca da sua inferioridade. Recebem essa incumbência apenas para as comunicações de segunda importância e para as que podemos chamar de pessoais.
 
11. As comunicações espíritas ridículas são às vezes entremeadas de boas máximas. Como resolver essa anomalia, que parece indicar a presença simultânea de Espíritos bons e maus?
— Os Espíritos maus ou levianos se metem também a sentenciar, mas sem perceberem bem o alcance ou a significação do que dizem. Todos os que o fazem entre vós são homens superiores? Não, os Espíritos bons e maus não se misturam. É pela constante uniformidade das boas comunicações que reconhecereis a presença dos Espíritos bons.
 
12. Os Espíritos que induzem ao erro estão sempre conscientes do que fazem?
— Não. Há Espíritos bons, mas ignorantes; podem enganar-se de boa fé. Quando tomam consciência da sua falta de capacidade eles a reconhecem e só dizem o que sabem.
 
13. Ao dar uma falsa comunicação, o Espírito sempre o faz com má intenção?
— Não. Se for um Espírito leviano apenas se diverte a mistificar, sem outra finalidade.
 
14. Desde que certos Espíritos podem enganar pela linguagem, podem tomar também uma falsa aparência para os médiuns videntes?
— Isso acontece, mas é mais difícil. Em todos os casos isso somente se dá com uma finalidade que os próprios Espíritos maus desconhecem, pois servem de instrumentos para uma lição. O médium vidente pode ver os Espíritos levianos e mentirosos como os outros médiuns podem ouvi-los ou escrever sob sua influência. Os Espíritos levianos podem aproveitar-se da faculdade do médium para o enganar com uma falsa aparência. Isso depende das qualidades do próprio Espírito do médium.(12)
 
15. É suficiente a boa intenção para não ser enganado, e nesse caso os homens realmente sérios, que não mesclam de curiosidade leviana os seus estudos, também estariam expostos à mistificação?
— Menos do que os outros, evidentemente. Mas o homem tem sempre algumas esquisitices que atraem os Espíritos zombeteiros. Julga-se forte e quase nunca o é. Deve desconfiar, por isso mesmo, da fraqueza proveniente do orgulho e dos preconceitos. Não se levam muito em conta essas duas causas de que os Espíritos se aproveitam, pois agradando-lhes as manias estão seguros de conseguir o que desejam.(13)
 
16. Porque Deus permite que os Espíritos maus se comuniquem e digam coisas más?
— Mesmo o que há de pior traz um ensinamento. Cabe a vós saber tirá-lo. É necessário que haja comunicações de toda espécie para vos ensinar a distinguir os Espíritos bons dos maus e para que vos sirvam de espelho.
 
17. Os Espíritos podem sugerir desconfianças injustas contra certas pessoas, por meio de comunicações escritas, e separar amigos?
— Os Espíritos perversos e invejosos podem praticar os males que os homens praticam. Eis porque precisamos estar sempre em guarda.

— Os Espíritos superiores são sempre prudentes e reservados quando censuram: nada dizem de mal, advertem com jeito. Se quiserem que duas pessoas, no próprio interesse delas, deixem de ver-se, provocarão incidentes que as separem de maneira natural. Uma linguagem que semeia discórdia e desconfiança provém sempre de um Espírito mau, seja qual for o nome de que se sirva. Assim, recebei sempre com reservas o que um Espírito disser de mal contra outro, sobretudo quando um Espírito bom já vos disse o contrário, e desconfiai também de vós mesmos, das vossas próprias aversões. Das comunicações espíritas aceitai somente o que for bom, grande, belo, racional e o que a vossa consciência aprove.

(11) "Les grands centres", como está no original, ou os Centros importantes, como diríamos em português, são as instituições responsáveis, pouco importando o seu tamanho ou número de adeptos. Para se compreender a razão dessa espécie de privilégio (ao menos aparente) confronte-se este item com os de nº 19 e 20. A justiça espírita é aplicada segundo os méritos reais de pessoas e instituições, visando sempre ao bem geral. (N. do T.)

(12) Passa-se exatamente como entre os encarnados: o trapaceiro só consegue êxito com as pessoas que lhe dão ouvidos. Daí o ensino evangélico de vigiar e orar. Na mediunidade esse ensino se aplica como verdadeira lei. O médium que não vigiar a si mesmo e não souber manter-se em oração está sujeito a todos os enganos. Mas cada engano será para ele uma lição, como é para os homens enganados por outros. (N. do T.)

(13) Todos temos as nossas manias e as nossas pretensões. Os Espíritos zombeteiros ou mistificadores, por simples diversão ou maldade se aproveitam delas, dizendo coisas que estão de acordo com essas fraquezas do nosso caráter. Com isso nos agradam e nos dominam. (N. do T.)

18. Pela facilidade com que os Espíritos maus se infiltram nas comunicações, parece que nunca se pode estar certo da verdade?
— Sim, podeis, desde que tendes a razão para os julgar.

— Ao ler uma carta sabeis reconhecer muito bem se foi um grosseirão ou um homem educado, um tolo ou um sábio que a escreveu. Se recebeis uma carta de um amigo distante, o que vos prova que é dele? A letra, direis. Mas não há farsantes que imitam todas as letras e tratantes que podem conhecer os vossos negócios? Não obstante, há indícios que não vos permitem enganar. O mesmo se dá com os Espíritos. Imaginai que é um amigo que vos escreve ou que se trata da obra de um escritor. E julgai da mesma maneira.

19. Os Espíritos superiores poderiam impedir os maus de tomarem nomes falsos?
— Certamente que o podem. Mas, quanto piores são os Espíritos, mais teimosos são e freqüentemente resistem às injunções. Convém saber que há pessoas pelas quais os Espíritos superiores se interessam mais do que por outras, e quando julgam necessário sabem preservá-las da mentira. Contra essas pessoas os mistificadores são impotentes.
 
20. Qual a razão dessa parcialidade?
— Isso não é parcialidade, é justiça. Os Espíritos bons se interessam pelos que aproveitam os seus conselhos e se esforçam seriamente para melhorarem. São esses os seus preferidos e os ajudam, mas pouco se importam com aqueles que os fazem perder o seu tempo em belas palavras.
 
21. Porque Deus permite aos Espíritos o sacrilégio de usarem falsamente nomes veneráveis?
— Poderíeis perguntar também porque Deus permite aos homens mentir e blasfemar. Os Espíritos, como os homens, têm o seu livre-arbítrio para o bem e para o mal, mas nem uns nem outros escaparão à justiça de Deus.
 
22. Há fórmulas eficazes para expulsar Espíritos mentirosos?
— Fórmula é matéria. Vale mais um bom pensamento dirigido a Deus.
 
23. Certos Espíritos disseram possuir sinais gráficos inimitáveis, espécies de selos pelos quais se pode reconhecer e constatar a sua identidade. Isso é verdade?
— Os Espíritos superiores só possuem como sinais de sua identidade a elevação de suas idéias e de sua linguagem. Qualquer Espírito pode imitar um sinal material. Quanto aos Espíritos inferiores, traem-se de tantas maneiras que só um cego se deixa enganar por eles.
 
24. Os Espíritos inferiores não podem imitar também o pensamento?
— Imitam o pensamento como os cenários do teatro imitam a Natureza.
 
25. Seria assim tão fácil descobrir a fraude por um exame atento?
— Nem há dúvida. Os Espíritos só enganam os que se deixam enganar. Mas é preciso ter olhos de joalheiro para distinguir a pedra verdadeira da falsa, e quem não sabe distingui-Ia procura um lapidário.
 
26. Há pessoas que se deixam seduzir por uma linguagem enfática, que se contentam mais com palavras do que com idéias, que chegam mesmo a tomar idéias falsas e vulgares por sublimes. Como essas pessoas, inaptas para julgar os homens, podem julgar os Espíritos?
— Quando são bastante modestas para reconhecer a sua insuficiência não se fiam em si mesmas.

— Quando, por orgulho, se julgam mais capazes do que são, pagam pela sua tola vaidade. Os Espíritos mistificadores sabem a quem se dirigem. Há pessoas simples e pouco instruídas que são mais difíceis de enganar do que as espertas e sabidas. Agradando o amor-próprio eles fazem dos homens o que querem.(14)

27. Ao escrever, os Espíritos maus às vezes se traem por sinais materiais involuntários?
— Os habilidosos, não. Os inábeis se atrapalham. Qualquer sinal inútil e pueril é indício certo de inferioridade. Os Espíritos elevados não fazem nada inútil.
 
28. Muitos médiuns reconhecem os Espíritos bons e maus pela sensação agradável ou penosa que experimentam à sua aproximação. Perguntamos se a impressão desagradável, a agitação convulsiva, ou mal-estar enfim, são sempre indícios da natureza má dos Espíritos manifestantes.
— O médium experimenta as sensações do estado em que se encontra o Espírito manifestante.

— Quando o Espírito é feliz, seu estado é tranqüilo, calmo; quando é infeliz, é agitado, febril e essa agitação se transmite naturalmente ao sistema nervoso do médium. Aliás, é assim com o homem na Terra: aquele que é bom, mostra-se calmo e tranqüilo; aquele que é mau está sempre agitado.

Observação - Há médiuns de maior ou menor impressionabilidade e por isso não se pode considerar a agitação como regra absoluta. Nisto, como em tudo, devemos levar em conta as circunstâncias. A natureza penosa e desagradável da sensação é produzida pelo contraste, pois se o Espírito do médium simpatizar com o Espírito mau que se manifesta, será pouco ou nada afetado por este. Além disso, é necessário não confundir a rapidez da escrita, produzida pela extrema flexibilidade de certos médiuns, com a agitação convulsiva que os médiuns mais lentos podem sofrer ao contato dos Espíritos imperfeitos.

(14) A vaidade anula a inteligência e a instrução. A humildade supre através da vaidade que os mistificadores dominam os mais inteligentes e instruídos. Podemos ver isso ao nosso redor, e nos espantamos de que certas pessoas se deixem levar por mistificações evidentes. Os itens 25 e 26 esclarecem bem esse problema. Devemos meditar sobre esses itens. (N. do T.)






Registado
&

Offline jecris

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 6
  • Participação: 0
  • jecris has no influence.
  • Relevância: +1
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #1 em: 11 de Março de 2010, 18:21 »
+1Gostou?
parabéns pelo tópico, muito esclarecedor! voce acha sermos capazes de identificar um espirito como bom ou como mal pelo olhar do médium incorporado???
sinto que quando há manifestção de um espirito inferior, o olhar fica sem brilho, semqualquer sentimento, muito diferente de quando temos manifestção de irmão do bem, que nos traz conforto e hamonia no olhar.
muito obrigada!!!

Registado

Offline marisa alves

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 56
  • Participação: 0
  • marisa alves has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • O amor
  • Relevância: +11
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #2 em: 13 de Março de 2010, 18:58 »
+1Gostou?
Querida Leni!
          Seu texto de como distinguir espiritos bons dos maus, é muito esclarecedor, que bom se fosse possivel todos os trabalhadores das casas espiritas sérias, lerem e refletirem. Para se tornarem mais atentos na hora em que se deparam com os espiritos desencarnados.

Obrigado, bom final de semana!

Registado

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #3 em: 13 de Março de 2010, 21:07 »
+1Gostou?
Citação de: Hannah Nobre em 18 de Janeiro de 2010, 00:56
ela teria c ela um espirito mal?

Ele a estaria acompanhando para cima e para baixo?

Como as pessoas conseguem trazer a si espiritos baixos como estes?Frequentando centros de umbanda?Invcando eles?

Não Hannah, os Espíritos acompanham as pessoas por afinidade moral, ou seja, se temos dentro de nós sentimentos de inveja, ódio, vingança, Espíritos que têm os mesmos sentimentos se aproximam de nós, o que sucede também com o amor, a sinceridade, a bondade... se amamos, Espíritos bons se acercarão de nós independente do lugar onde estivermos; não é necessário estar num centro espírita ou de umbanda, ou quimbanda, para sair de lá acompanhado por um Espírito (o que também acontece), mas em qualquer lugar que estivermos poderemos atrair diversos tipos de Espíritos pelos nossos pensamentos, sentimentos e ações.

No caso dessa mulher que apareceu na sua casa, não necessariamente o mal estar possa ter  advindo de algum Espírito que a acompanhava, mas talvez, dela mesma.

Espero ter contribuído para esclarecer as suas dúvidas.

Um abraço,

Renato

 

Registado

Offline emluz

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 17
  • Participação: 3
  • emluz is working their way up.emluz is working their way up.emluz is working their way up.
  • Relevância: +3
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #4 em: 26 de Julho de 2013, 11:57 »
+1Gostou?
Obrigado Leni pelo tópico tao interessante.

Queria comentar  sobre o paragrafo 3 sobre as entidades se identificarem as vezes com nomes de santos. Pois,algo nesse sentido  me aconteceu quando eu comecei a receber comunicaçoes.

No ano 2010 eu  comecei a escrever sob uma estranha compulsao que me empurrava a escrever as voces que eu ouvia dentro de minha cabeça.

Mas depois de apenas um mes, eu estava meio desconfiada pensando se aquilo que estava a passar era mesmo real ou somente imaginaçoes da minha cabeça. De modo que me carcomia muitas duvidas e eu nao queria seguir mais com aquilo pois nao estava segura de nada.

Mas, como sentía uma especie de "compulsâo irresistivel" que me levava a escrever, lá fui eu mais uma vez.

depois de escrever algumas mensagens de entidades diferentes, de repente uma entrou na minha mente. Parecia mais serio que os demais. Mais distinguido talvez, nao sei explicar. Me disse que tinha pressa.

Eu pedi para que se identificasse, pois naquele tempo ainda nao tinha lido o livro dos mediuns e nao sabia que e uma tonteria pedir às entidades que se identifiquem porque podem nos dizer qualquer coisa só pra nos satisfacer a curiosidade.

Pois bem, eu perguntei quem era e a entidade me respondeu "sou Gabriel, o arcanjo". Ao ouvir isso, imediatamente larguei o lapis e me disse a mim mesma o tonta que eu era por acreditar naquilo tudo.

Era obvio que tudo aquilo nao passava de imaginaçoes minhas e que eu devia fazer uma consulta psiquiatrica.

Como é possivel que o arcanjo Gabriel (nada mas nada menos) fale comigo? Foi o cúmulo.

Abandonei dessa forma as comunicacoes escritas, devido justamente a isso, a que a entidade se identificou como o arcanjo Gabriel.

Minha mente lógica nao pode aguentar. Me pareceu excessivo. Me sentia indigna de tao ilustre e santo ser falasse com uma pessoinha insignificante como eu.

Passado quase um ano disso, recebi de presente o livro dos mediuns.

E qual nao foi a minha surpresa ao ler o paragrafo 3 que diz que algumas entidades se apresentam com nomes de santos.

Eu fiquei pasma ao ler isso !!!

Imediatamente eu me lembrei daquele dia!

Agradeço tanto a Kardec por tanto esclarecimento e a ti Leni por ter-me feito recordar esse episodio da minha vida.

Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #5 em: 04 de Agosto de 2013, 12:00 »
+1Gostou?
Olá

Citar
ela teria c ela um espirito mal?

Ele a estaria acompanhando para cima e para baixo?

Como as pessoas conseguem trazer a si espiritos baixos como estes?Frequentando centros de umbanda?Invcando eles?

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/o-livro-dos-mediuns/cap-xxiv-como-distinguir-os-espiritos-bons-e-maus-ii/#ixzz2aznyJdXG

Segundo a doutrina espirita, os espíritos que a cada momento se ligam aos encarnados fazem-no por simpatia de ideias, sentimentos e emoções, ou ainda, quando são espíritos inferiores, podem fazê-lo por vingança ou para se divertirem. Os espíritos vingativos são sempre inferiores. E daí que tenhamos de tentar perdoar, aos outros e a nós mesmos. Uma pessoa pode, em regra, comportar-se exemplarmente, mas um dia pode estar revoltada e perturbada e atrair a influência de espíritos também revoltados e perturbados. 

A causa da aproximação dos espíritos, mais ou menos maduros, mais ou menos avançados, está sempre em nós e não nos sítios que frequentamos, na nossa religião, etc. A minha opinião sobre isso é que devemos tratar todos os nossos pensamentos como vindos de nós mesmos. Se são bons, óptimo. Se são maus devemos esquecê-los e prosseguir com a nossa vida, sem proceder de acordo com eles. Tanto faz os pensamentos serem inspirados pelos espíritos ou virem de nós mesmos, pois o que temos que fazer com eles vai dar ao mesmo.

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline Wilsonmoreno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 79
  • Participação: 0
  • Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.
  • Relevância: +15
  • Cidade: São Gonçalo RJ
  • País: Brasil
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #6 em: 19 de Novembro de 2013, 01:15 »
+1Gostou?
As Manifestações dos Espíritos e sua identidade.

1) Como podemos avaliar se um espírito desencarnado que se apresenta numa reunião mediúnica é um Espirito Elevado ou atrasado?
Se ele é um Espirito Sábio ou ignorante?
Se ele é um Espirito bom ou mal?
O Mestre Allan Kardec fala em seus Livros que é pela LINGUAGEM que vamos avaliar o estado moral evolutivo dos espíritos desencarnados.
Os Espiritos Elevados possuem sempre uma Linguagem pura, digna, elevada, lógica e sublime de moralidade e seus ensinamentos visam sempre a melhoria moral e espiritual das pessoas, os Espiritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos, eles pregam a pratica do Bem e das Virtudes.
Eles procuram moralizar, disciplinar, educar, instruir e iluminar as pessoas.
Portanto, a LINGUAGEM é o ponto chave, que devemos avaliar nas comunicações mediúnicas, devemos analisar o teor moral e racional dos ensinamentos dos espíritos desencarnados.

Os espíritos apegados a matéria possuem sempre uma LINGUAGEM vulgar, chula, trivial, grosseira, pesada, agressiva e ímpia, na linguagem desses espíritos se reflete as paixões humanas, como o ódio, a raiva, a inveja, o ciúme, o fanatismo, o desejo de vingança, o apego aos vícios terrenos, como o vicio de beber, fumar, jogar e o vicio das drogas, eles possuem uma LINGUAGEM moralmente pesada e suja, outros espíritos já possuem uma Linguagem de sofrimento, angustia, medo, incertezas, tristezas, arrependimentos.
Portanto, basta avaliar o nível Moral e Racional da LINGUAGEM que os espíritos desencarnados usam em suas comunicações, para sabermos se eles são espíritos bons ou maus ou espíritos sofredores.
A LINGUAGEM é o ponto chave.
Também devemos avaliar o teor moral dos seus ensinamentos, vamos conhecer a árvore pelos seus frutos. Como disse antes, os Espiritos Elevados são Virtuosos e Moralizadores em suas comunicações, qualquer ensinamento vulgar, trivial, sem alcance moral e sem base racional, vamos concluir que são espíritos atrasados, apegados a matéria, que estão se comunicando.

2) Os Espiritos Elevados possuem sempre uma Linguagem pura, digna, nobre, lógica, sem contradições e sem vulgaridades, tudo neles refletem bondade, paz, alegria, amor, elevação moral, fraternidade, respeito, dignidade, eles deixam o ambiente fluidicamente limpo, suave e luminoso.
Os Espiritos de Luz são como flores, eles vão perfumar moralmente o ambiente.
Os espíritos apegados a materia e as paixões humanas, possuem sempre uma Linguagem moralmente suja, ligada as coisas matérias.
Seus ensinamentos ou mensagens só tratam de questões matérias terra a terra, sem alcance moral.
É por isso que devemos estar sempre atento a linguagem e aos ensinamentos que os Espiritos desencarnados usam em suas comunicações mediúnicas.

3) A Linguagem e os ensinamentos usados pelos espíritos desencarnados é o ponto chave para analisarmos o seu estado evolutivo, portanto, temos que observar com muito cuidado as mensagens mediúnicas.
Existe no mundo espiritual ou plano astral, muitos espíritos que são mentirosos, hipócritas, embusteiros, sedutores e mistificadores, eles usam nomes importantes, pomposos para enganar as pessoas e também usam uma Linguagem melosa, doce e meiga, para seduzir e enganar, são os falsos profetas do plano astral.
Para evitar os espíritos mentirosos e hipócritas, temos, que seguir a orientação do Mestre Allan Kardec que fala o seguinte, quaisquer mensagens ou comunicações que venha dos espíritos desencarnados, tem QUE PASSAR PELO CRIVO DA RAZÃO E DA LÓGICA para poder ser aceito.
Temos que analisar tudo com muito critério, usando sempre, o crivo da Razão e da Lógica mais rigorosa, qualquer ofensa a Razão e a lógica, vamos analisar que é um espírito atrasado, portanto, pouco merecedor de confiança.
Os espíritos mistificadores tudo fazem para seduzir e enganar as pessoas, todo cuidado é pouco nesses assuntos.
Pela fé raciocinada, devemos sempre analisar tudo dentro de princípios morais e racionais elevados.
Os Espiritos Elevados e os bons espíritos sempre indicam esse procedimento de analisar, pensar e raciocinar sobre as comunicações que vem do plano astral, somente os espíritos mentirosos, hipócritas e mistificadores, temem esse exame, eles querem ser aceitos sem nenhum exame racional, devemos acreditar neles cegamente e passivamente, isso é um sinal claro que eles são espíritos orgulhosos, mentirosos e hipócritas, devemos sempre desconfiar desses procedimentos.
Só devemos colocar em pratica os conselhos dos espíritos desencarnados, quando eles forem eminentemente RACIONAIS e com uma Moral sã e elevada, devemos sempre esta alertas nesses assuntos, como diz o ditado popular, o desconfiado morreu de velho.



Registado

Offline Wilsonmoreno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 79
  • Participação: 0
  • Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.
  • Relevância: +15
  • Cidade: São Gonçalo RJ
  • País: Brasil
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #7 em: 19 de Novembro de 2013, 01:18 »
+1Gostou?
Os espíritos desencarnados possuem um corpo fluídico chamado de perispirito ou corpo astral, esse corpo fluídico reflete as condições morais e mentais dos Espiritos.
Os Espiritos Superiores e os Bons Espiritos possuem um corpo perispiritual leve, luminoso e radioso, são corpos de luz ou corpos luminosos, muitos médiuns videntes conseguem ver esses Espiritos Elevados envolvidos em emanações luminosas e coloridas, o seu perispirito é sutil, belo e luminoso e eles possuem um aroma ou perfume leve e agradável, muitos deles possuem um aroma de rosas ou flores.
Conforme, os Espiritos vão evoluindo moralmente e intelectualmente o seu perispirito vai se eterizando, se tornando cada vez mais sutil e diáfano e luminoso, quando eles se apresentam numa reunião mediúnica, eles se apresentam com um perispirito ou corpo astral radioso e luminoso outros se apresentam como focos de luz ou esferas luminosas e coloridas.
O perispirito é o cartão de apresentação dos espiritos desencarnados.
Os espiritos apegados a matéria e aos vícios terrenos, possuem um perispirito denso, turvo, escuro ou deformado, os espiritos obsessores podem tomar formas fluídicas de bruxas, caveiras, duendes, anões deformados, animais deformados, demônios e outras formas moralmente degradantes, eles fazem isso para se impor pelo medo e pelo terror, são os espiritos do Umbral.
O perispirito ou corpo astral é um corpo fluídico semi material e plasmavel ao pensamento dos espiritos, é por isso que eles podem plasmar formas fluídicas com o seu perispirito.
Os espiritos inferiores, perturbadores e obsessores só não podem plasmar corpos fluídicos luminosos e radiosos, por que, isso é uma condição da elevação moral e espiritual dos Espiritos.
Resumindo, corpos fluídicos luminosos e coloridos com um perfume sutil e agradável é uma condição evolutiva dos Espiritos elevados.
Corpos fluídicos densos, grosseiros, turvos, escuros e deformados é uma condição de atraso moral dos espiritos inferiores.
O perispirito ou corpo astral sempre vai refletir as condições morais e mentais dos espiritos desencarnados.
Portanto, um médium vidente em boas condições morais pode avaliar o estado evolutivo dos espiritos desencarnados pela irradiação luminosa dos seus perispiritos.

 Os Espiritos Superiores e os Bons Espiritos possuem sempre uma LINGUAGEM pura, digna, elevada, lógica, nobre e sublime de moralidade, e seus ENSINAMENTOS visam sempre a melhoria Moral e Espiritual das pessoas.
Os Espiritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos e mensagens.
Os espíritos apegados a matéria e as paixões terrenas possuem uma LINGUAGEM moralmente pesada e suja, uma linguagem vulgar, grosseira, agressiva, chula, ímpia, e eles só tratam de assuntos matérias sem alcance moral, assuntos terra a terra.
Portanto, devemos sempre analisar o teor moral e racional da LINGUAGEM dos espíritos desencarnados, e só devemos aceitar o que tiver um nível Racional elevado e uma Moral sã.

 Um Espírito Superior ou um Bom Espírito, já mais vai usar uma Linguagem moralmente pesada e suja, uma linguagem vulgar, ímpia, trivial, grosseira, ele terá certamente uma Linguagem que reflete seu estado moral evolutivo.
Porém, existe no plano astral muitos espíritos embusteiros, mentirosos e mistificadores, que procuram enganar as pessoas, eles tomam nomes falsos importantes, veneráveis e pomposos e também usam uma Linguagem  melosa, doce, meiga para poder SEDUZIR e mentir, seduzir e enganar, seduzir e iludir.
A tática é sempre tentar SEDUZIR.
É POR ISSO, QUE DEVEMOS PASSAR PELO CRIVO SEVERO DA RAZÃO E DA LÓGICA TODOS OS ENSINAMENTOS QUE VENHA DOS ESPÍRITOS DESENCARNADOS.
Só devemos aceitar o que a Razão, a lógica e sã Moral indica.
Existe os espíritos mistificadores de Corpos fluídicos.
O perispirito ou corpo astral é um corpo fluídico semimaterial que é plasmavel ao pensamento dos Espiritos, basta o Espirito pensar fortemente numa forma que seu perispirito vai plasmar fluidicamente tal forma, portanto, os espíritos desencarnados podem tomar varias formas fluídicas, eles podem conforme as suas condições psíquicas plasmar a forma  fluídica de um índio, de um militar, de um medico, de um idoso, de um jovem, de uma criança, de uma pessoa famosa um cantor um artista, portanto, muitos espíritos embusteiros podem tomar formas fluídicas falsas para enganar os médiuns videntes, são os mistificadores de corpos fluídicos do mundo espiritual.
Esse processo é chamado de IDEOPLASTIA ESPIRITUAL.
É a capacidade que certos espíritos desencarnados tem de simular uma forma fluídica falsa para enganar os médiuns videntes que são invigilantes com a sua conduta moral.
A matéria fluídica do perispirito é plasmavel ao pensamento do Espirito, o pensamento é uma força criadora muito importante, basta o Espirito se concentrar numa forma que seu corpo perispiritual vai plasmar fluidicamente tal forma.
É por isso que entrar em contato mediúnico com o plano espiritual é algo muito serio, devemos  sempre estar alertas nessas questões.


Registado

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #8 em: 19 de Novembro de 2013, 05:15 »
+1Gostou?
Citação de: Wilsonmoreno em 19 de Novembro de 2013, 01:15
As Manifestações dos Espíritos e sua identidade.

1) Como podemos avaliar se um espírito desencarnado que se apresenta numa reunião mediúnica é um Espirito Elevado ou atrasado?
Se ele é um Espirito Sábio ou ignorante?
Se ele é um Espirito bom ou mal?
O Mestre Allan Kardec fala em seus Livros que é pela LINGUAGEM que vamos avaliar o estado moral evolutivo dos espíritos desencarnados.
Os Espiritos Elevados possuem sempre uma Linguagem pura, digna, elevada, lógica e sublime de moralidade e seus ensinamentos visam sempre a melhoria moral e espiritual das pessoas, os Espiritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos, eles pregam a pratica do Bem e das Virtudes.
Eles procuram moralizar, disciplinar, educar, instruir e iluminar as pessoas.
Portanto, a LINGUAGEM é o ponto chave, que devemos avaliar nas comunicações mediúnicas, devemos analisar o teor moral e racional dos ensinamentos dos espíritos desencarnados.


Citação de: Wilsonmoreno em 19 de Novembro de 2013, 01:18

Os espíritos..........
...........................questões.



"Meus irmãos: sejam humildes, tenham amor no coração, amor de irmão para irmão, porque vossas mediunidades ficarão mais puras, servindo aos espíritos superiores que venham a baixar entre vós; é preciso que os aparelhos estejam sempre limpos, os instrumentos afinados com as virtudes que Jesus pregou aqui na Terra, para que tenhamos boas comunicações e proteção para aqueles que virão em busca de socorro nas casas de Umbanda.
Tenho uma coisa a vos pedir: se Jesus veio ao planeta Terra na humildade de uma manjedoura, não foi por acaso. Assim o Pai determinou. Podia ter procurado a casa de um potentado da época, mas foi entre os pobres escolher aquela que havia de ser sua mãe, este espírito que viria traçar à humanidade os passos para obter paz, saúde e felicidade. Que o nascimento de Jesus, a humildade que Ele baixou à Terra, sirvam de exemplos, iluminando os vossos espíritos, tirando os escuros de maldade por pensamento ou práticas; que Deus perdoe as maldades que possam ter sido pensadas, para que a paz possa reinar em vossos corações e nos vossos lares. Fechai os olhos para a casa do vizinho; fechai a boca para não murmurar contra quem quer que seja; não julgueis para não serdes julgados; acreditai em Deus e a paz entrará em vosso lar. É dos Evangelhos. Eu, meus irmãos, como o menor espírito que baixou à Terra, mas amigo de todos, numa concentração perfeita dos companheiros que me rodeiam neste momento, peço que eles sintam a necessidade de cada um de vós e que, ao sairdes deste templo de caridade, encontreis os caminhos abertos, vossos enfermos melhorados e curados, e a saúde para sempre em vossa matéria.
Com um voto de paz, saúde e felicidade, com humildade, amor e caridade".


                                                        Caboclo das Sete Encruzilhadas




Registado
Deus nada faz de inútil!

Offline Wilsonmoreno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 79
  • Participação: 0
  • Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.
  • Relevância: +15
  • Cidade: São Gonçalo RJ
  • País: Brasil
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #9 em: 01 de Dezembro de 2013, 14:45 »
+1Gostou?
 Como podemos avaliar o estado evolutivo dos espíritos desencarnados que se comunicam nas reuniões mediúnicas???
Como podemos saber se um Espirito é Bom ou mal???
Como podemos saber se um Espirito é elevado ou atrasado???

A Linguagem e os ensinamentos é o ponto chave.
Os Espiritos Superiores e os Bons Espiritos possuem sempre uma Linguagem pura, elevada, digna, nobre, lógica, e seus ensinamentos visam sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas, eles pregam o Amor, as Virtudes, a Justiça, a elevação moral, a disciplina, a ordem, a dignidade, a fraternidade e o respeito.
Os Espiritos elevados são Virtuosos em seus ensinamentos eles procuram iluminar as pessoas.
Os espíritos apegados a matéria e aos vícios terrenos possuem sempre uma Linguagem que reflete as paixões humanas, eles possuem uma linguagem pesada, agressiva,  grosseira, vulgar, ímpia, sem lógica, sem elevação moral, na linguagem desses espíritos impuros se reflete sentimentos de ódio, raiva, medo, angustias, dores, sofrimentos, arrependimentos, desejos de vingança, desejos viciosos de beber, fumar etc...
Portanto basta analisar o teor moral da Linguagem que os espíritos desencarnados usam em suas comunicações ou mensagens.
Um Espirito Elevado jamais vai usar um Linguagem vulgar, grosseira, pesada, sem lógica, sem elevação moral.
A linguagem e os ensinamentos que os espíritos desencarnados usam é o ponto chave que temos que avaliar com muito cuidado e critério.

 O Mestre Allan Kardec fala em seus livros, que só devemos aceitar os ensinamentos dos espíritos desencarnados, quando eles forem Racionais e tiverem um nível Moral elevado.
Ensinamentos que venha do plano espiritual sem elevação Racional e Moral deve ser rejeitado. 
Existe muitos  espíritos desencarnados no mundo espiritual que são maliciosos, mentirosos, astutos, hipócritas, sedutores e mistificadores.
Devemos sempre estar alertas nesses assuntos.
Não podemos acreditar cegamente nas coisas que os espíritos desencarnados falam em suas comunicações mediúnicas, tudo deve ser analisado com muito cuidado, Allan Kardec fala, que devemos PASSAR PELO CRIVO SEVERO DA RAZÃO E DA LÓGICA todas as mensagens e comunicações que venha dos espíritos desencarnados, os maus espíritos não suportam o exame racional das suas mensagens, eles querem ser aceitos sem nenhum tipo de exame.
Uma outra questão importante.
Os espíritos mistificadores e atrasados gostam de se impor, dar ordens, falam com uma certa arrogância ou grosseria.
Os Espíritos de Luz dão conselhos e orientações, nunca se impõe e não dão ordens absolutas, eles dão ensinamentos que visam a nossa melhoria Moral e espiritual, os Espiritos de Luz são Virtuosos em seus ensinamentos, sua Linguagem é sempre moralizadora pregando o Bem, o amor, a fraternidade, o respeito, a disciplina, a ordem, a educação, os espíritos de Luz tentam colocar Luz na mente das pessoas.
Esses espíritos que se apresentam em certas reuniões mediúnicas usando uma Linguagem pesada, grosseira, vulgar, dando ordens, se impondo, pedindo charutos, cigarros, cachaça, despachos, velas, e sacrifícios de pobres animais são espíritos inferiores apegados aos desejos e vícios terrenos, e muito desses espíritos podem ser maldosos e obsessores, tome cuidado nesses assuntos.


Registado

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #10 em: 01 de Dezembro de 2013, 17:21 »
+1Gostou?
Como reconhecer as mensagens de verdadeiros mentores espirituais?
E como distingui-las das demais?

Toda mensagem de verdadeiros mentores espirituais tem sempre por tonica o espiritualismo. Nunca defendem o materialismo, ou seja, a felicidade na vida carnal, o bem terrestre, e sempre falam em nome de Deus e de Cristo. Cristo ensinou que é preciso alcançar a vitoria sobre o mundo. Portanto quem se diz guiado por eles não pode ensinar os homens a perder para o mundo.

Toda verdadeira mensagem do alto busca ligar-nos a Deus e não a uma religião. Mensagens condicionando o leitor a uma determinada religião são apropriações indébitas de Deus, tornando-o exclusivo, o que afronta todos os demais ensinamentos recebidos da espiritualidade. As mensagens verdadeiras são sempre ecumênicas.

As verdadeiras mensagens superiores são sempre universalistas. Ensinam a convivência com todos, no sentido universal ao invés de pregar o individualismo do tipo: você está “certo” e o resto “errado”; você é “bom”, é o “melhor” e os outros nada sabem, faça “isso” e estará “salvo”. Quem ensina assim não fala em nome de Deus, pois todos somos iguais perante o Pai.

E por que estes três aspectos são sempre encontrados nas transmissões dos espíritos elevados? Porque eles são a conseqüência do amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo ensinado por Cristo.

  • O materialista não pode amar a Deus sobre todas as coisas, pois ama a matéria acima de tudo.
  • O individualista não pode amar o próximo como a si mesmo por ser individualista ou egoísta.
  • Aquele que tem uma só religião não ama a Deus, mas a sua religião e tampouco ama o próximo porque diz que o certo é ele.

Esta é a base para reconhecer tudo o que “vem do alto”. E isto sempre ficou patente no ensinamento dos mestres da humanidade que possuíam a compreensão maior que qualquer mentor espiritual e, portanto, devem ser seguidas por aqueles que afirmam falar em nome de Deus ou de um mestre.

Percebam que nenhum mestre fundou uma religião, todas foram criadas por seres humanos a partir dos ensinamentos destes mestres. Portanto, o mentor que afirme que uma religião é “melhor” do que outra se liga a estes seres humanos e não ao mestre ou a Deus.

Isto se aplica a todos os textos psicografados, psicofonados, incorporados, canalizados ou intuídos.  Podemos adotar, sem errar, os mesmos critérios aos escritos e aos discursos humanos. Sempre que não manifestem as três características acima, devem ser consideradas apenas opinião efêmera do espírito materializado.

http://www.forumespirita.net/fe/comunicabilidade-dos-espiritos-(mediunidade)/como-reconhecer-as-mensagens-de-verdadeiros-mentores-espirituais/



Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Wilsonmoreno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 79
  • Participação: 0
  • Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.
  • Relevância: +15
  • Cidade: São Gonçalo RJ
  • País: Brasil
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #11 em: 22 de Fevereiro de 2014, 23:53 »
+1Gostou?
c) Distinguir os bons dos maus Espíritos é extremamente fácil.
A LINGUAGEM DOS ESPÍRITOS SUPERIORES É CONSTANTEMENTE DIGNA, NOBRE, REPLETA DA MAIS ALTA MORALIDADE, LIVRE DE TODA PAIXÃO INFERIOR; SEUS CONSELHOS EXALTAM A SABEDORIA MAIS PURA E SEMPRE TÊM POR OBJETIVO NOSSO APERFEIÇOAMENTO E O BEM DA HUMANIDADE. A LINGUAGEM DOS ESPÍRITOS INFERIORES, AO CONTRÁRIO, É INCONSEQÜENTE, MUITAS VEZES BANAL E ATÉ MESMO GROSSEIRA; se por vezes dizem coisas boas e verdadeiras, dizem na maioria das vezes coisas falsas e absurdas por malícia ou por ignorância. Zombam da credulidade e se divertem à custa daqueles que os interrogam ao incentivar a vaidade, alimentando seus desejos com falsas esperanças. Em resumo, as comunicações sérias, no verdadeiro sentido da palavra, apenas acontecem nos centros sérios, cujos membros estão unidos por uma íntima comunhão de pensamentos, visando ao bem.


d) Os Espíritos levianos são ainda reconhecidos pela facilidade com que predizem o futuro e se referem com precisão a fatos materiais que não podemos conhecer. Os Espíritos bons podem fazer-nos pressentir as coisas futuras, quando esse conhecimento for útil, mas jamais precisam as datas. Todo anúncio de acontecimento para uma época certa é indício de mistificação.
Os Espíritos superiores se exprimem de maneira simples, sem prolixidade. Seu estilo é conciso, sem excluir a poesia das idéias e das expressões, claro, inteligível a todos, não exigindo esforço para a compreensão. Eles possuem a arte de dizer muito em poucas palavras, porque cada palavra tem o seu justo emprego.
Os Espíritos inferiores ou pseudo-sábios escondem sob frases empolgadas o vazio das idéias. Sua linguagem é freqüentemente pretensiosa, ridícula ou ainda obscura, a pretexto de parecer profunda.
OS ESPÍRITOS BONS JAMAIS DÃO ORDENS: NÃO QUEREM IMPOR-SE, APENAS ACONSELHAM E SE NÃO FOREM OUVIDOS SE RETIRAM. OS MAUS SÃO AUTORITÁRIOS, DÃO ORDENS, QUEREM SER OBEDECIDOS E NÃO SE AFASTAM FACILMENTE. TODO ESPÍRITO QUE SE IMPÕE TRAI A SUA CONDIÇÃO.
São exclusivistas e absolutos ns suas opiniões e pretendem possuir o privilégio da verdade. Exigem a crença cega e nunca apelam para a razão, pois sabem que a razão lhes tiraria a máscara.
OS ESPÍRITOS BONS NÃO FAZEM LISONJAS. APROVAM O BEM QUE SE FAZ, MAS SEMPRE DE MANEIRA PRUDENTE.
OS MAUS EXAGERAM NOS ELOGIOS, EXCITAM O ORGULHO E A VAIDADE, EMBORA PREGANDO A HUMILDADE, E PROCURAM EXALTAR A IMPORTÂNCIA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM CONQUISTAR.


e)Devemos desconfiar dos nomes bizarros e ridículos usados por certos Espíritos que desejam impor-se à credulidade. Seria extremamente absurdo tomar esses nomes a sério.

Devemos igualmente desconfiar dos Espíritos que se apresentam com muita facilidade usando NOMES BASTANTE VENERADOS, e só com muita reserva aceitar o que dizem. Nesses casos, sobretudo, é que um controle se torna indispensável. Porque é freqüentemente a máscara que usam para levar-nos a crer em pretensas relações íntimas com Espíritos excelsos. Dessa maneira eles lisonjeiam a vaidade do médium e se aproveitam dela para o induzirem a atos lamentáveis e ridículos.
Os Espíritos bons são muito escrupulosos no tocante às providências que podem aconselhar. Em todos os casos têm apenas em vista um fim sério e eminentemente útil. Devemos pois encarar como suspeitas todas aquelas que não tenham esse caráter ou sejam condenáveis pela razão, refletindo maduramente antes de adotá-las, pois do contrário nos exporemos a mistificações desagradáveis.


f)Os Espíritos bons só ensinam o bem. Toda máxima, todo conselho que não for estritamente conforme a mais pura caridade evangélica não pode provir de Espíritos bons.
OS ESPÍRITOS BONS SÓ DÃO CONSELHOS PERFEITAMENTE RACIONAIS. TODA RECOMENDAÇÃO QUE SE AFASTE DA LINHA RETA DO BOM SENSO OU DAS LEIS IMUTÁVEIS DA NATUREZA ACUSA A PRESENÇA DE UM ESPÍRITO RESTRITO E PORTANTO POUCO DIGNO DE CONFIANÇA.
Os Espíritos maus ou simplesmente imperfeitos ainda se revelam por sinais materiais que a ninguém poderão enganar.
A ação que exercem sobre o médium é às vezes violenta, provocando movimentos bruscos e sacudidos, uma agitação febril e convulsiva que contrasta com a calma e a suavidade dos Espíritos bons.
Estudando-se com atenção o caráter dos Espíritos que se manifestam, sobretudo sob o aspecto moral, reconhece-se a sua condição e o grau de confiança que devem merecer. O bom senso não se enganará.



Registado

Offline Wilsonmoreno

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 79
  • Participação: 0
  • Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.Wilsonmoreno is looked down upon.
  • Relevância: +15
  • Cidade: São Gonçalo RJ
  • País: Brasil
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #12 em: 23 de Fevereiro de 2014, 00:01 »
+1Gostou?
4) Podemos concluir o seguinte.
Vamos reconhecer a elevação dos espíritos desencarnados pela sua Linguagem e pelos seus ensinamentos.
Os Espíritos de Luz ou Espíritos Elevados possuem sempre uma Linguagem moralmente limpa e elevada.
Os Espíritos Elevados possuem uma Linguagem pura, digna, nobre, lógica, isenta de vulgaridades e expressões grosseiras, sua Linguagem é sempre Moralizadora incentivando as pessoas a seguirem o Caminho do Bem e das Virtudes.
Os espíritos inferiores possuem uma Linguagem moralmente pesada e grosseira, sua linguagem reflete as paixões e vícios humanos, como, o ódio, a revolta, o rancor, o medo, o fanatismo, desejos de vingança, apego aos vícios de beber e fumar e outros vícios como a gula, o jogo e as drogas, esses espíritos inferiores estão na atmosfera terrena tentando viver entre os encarnados.
Os encarnados que possuem maus pensamentos, maus desejos, vícios, e tem uma vontade fraca, são os mais visados por esses espíritos inferiores e obsessores da atmosfera terrena, eles procuram intuir ou inspirar maus pensamentos e vícios na mente das pessoas.
Para afastar esses maus espíritos, temos que cultivar uma vida terrena digna, correta, honesta, com pensamentos elevados e positivos e procurar sempre combater os maus pensamentos, os maus desejos, os vícios.
A nossa Conduta Moral tem que ser Reta no Cristo.
Dessa forma os maus espíritos não conseguem se sintonizar com a nossa mente estamos vibrando em outra faixa, a proteção espiritual quem faz é a própria pessoa, conforme a sua forma de pensar, sentir e agir.
Tudo depende dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
Uma outra questão muito importante.
TODA COMUNICAÇÃO DADA PELOS ESPIRITOS DESENCARNADOS, TEM QUE PASSAR PELO CRIVO SEVERO DA RAZÃO E DA LÓGICA PARA PODER SER ACEITO.
QUALQUER OFENSA A RAZÃO, A LÓGICA E A MORAL ELEVADA, DEVE SER RIGOROSAMENTE REJEITADO, SEJA QUAL FOR O NOME DADO PELO ESPÍRITO COMUNICANTE.
EXISTE MUITOS ESPIRITOS EMBUSTEIROS, MENTIROSOS, HIPÓCRITAS E MISTIFICADORES NO MUNDO ESPIRITUAL, DEVEMOS TOMAR MUITO CUIDADO.

Wilson Moreno discípulo do Mestre Leon Denis.




Registado

Offline Brenno Stoklos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3568
  • Participação: 389
  • Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!Brenno Stoklos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Sem Livre-Arbítrio o Ser humano é inútil!
  • Relevância: +545
  • Cidade: Votorantim -SP
  • País: Brasil
Re: Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus II
« Responder #13 em: 24 de Fevereiro de 2014, 05:30 »
+1Gostou?



"Julgai-o pelas suas obras e pelos seus princípios.
Jamais os bons Espíritos foram os instigadores do mal; jamais aconselharam ou legitimaram o assassínio e a violência; jamais estimularam os ódios dos partidos, nem a sede das riquezas e das honras, nem a avidez dos bens da Terra. Os que são bons, humanitários e benevolentes para com todos, esses os Seus prediletos e prediletos de Jesus, porque seguem a estrada que este lhes indicou para chegarem até Ele".

                                                                                            SANTO AGOSTINHO


                                                  O Livro dos Espíritos




Registado
Deus nada faz de inútil!


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Cap XXIV - Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus I

Iniciado por *Leni* O Livro dos Médiuns

1 Respostas
5633 Visualizações
Última mensagem 29 de Novembro de 2012, 13:30
by mensageiro.deus
COMO DESTINGUIR OS ESPÍRITOS BONS DOS MAUS

Iniciado por Marianna Mensagens de Ânimo

12 Respostas
8910 Visualizações
Última mensagem 05 de Janeiro de 2010, 21:15
by Mourarego
A Parábola dos Servos bons e maus - Cairbar Schutel

Iniciado por Cravo do Poeta Power Point

0 Respostas
3168 Visualizações
Última mensagem 28 de Abril de 2010, 13:34
by Cravo do Poeta
A dissolução familiar como causa das mortes dos bons espíritos.

Iniciado por Irm Mensagens de Ânimo

1 Respostas
2730 Visualizações
Última mensagem 07 de Outubro de 2010, 17:36
by belina
Como afastar os maus Espíritos

Iniciado por Edna☼ Portugal

3 Respostas
3850 Visualizações
Última mensagem 19 de Novembro de 2013, 01:26
by Wilsonmoreno

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC