Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Médiuns »
  • Cap XVI do OLM - Quadro Sinóptico das Diferentes Espécies de Médiuns

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Cap XVI do OLM - Quadro Sinóptico das Diferentes Espécies de Médiuns  (Lida 1992 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kazaoka

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2736
  • Participação: 278
  • Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!Kazaoka is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Ser o melhor de mim mesmo
  • Relevância: +1012
  • Cidade: UBERABA = MG
  • País: BRASIL
Cap XVI do OLM - Quadro Sinóptico das Diferentes Espécies de Médiuns
« em: 16 de Maio de 2018, 02:56 »
+1Gostou?
Boa noite a todos.

Estamos desenvolvendo um Estudo desta obra em nossa Casa Espírita, e uma questão nos intrigou por não chegarmos dentro do grupo, a um consenso de opinião a respeito do trecho que transcrevemos aqui;

22 Médiuns para evocação; os médiuns maleáveis são naturalmente os mais próprios para este gênero de comunicação e para as questões de minudências que se podem propor aos Espíritos.
23 Sob este aspecto, há médiuns inteiramente especiais.
24 “As respostas que dão não saem quase nunca de um quadro restrito, incompatível com o desenvolvimento dos assuntos gerais.”


Sabendo bem o que caracteriza um médium maleável, a grande dúvida é o porquê que sendo um médium maleável as respostas que dão não saem quase nunca de um quadro restrito.

Registado

Offline Moises de Cerq. Pereira

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8205
  • Participação: 691
  • Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!Moises de Cerq. Pereira is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Conhece-te a ti mesmo
  • Relevância: +1853
  • Cidade: São Bernardo do Campo - SP
  • País: Brasil
Re: Cap XVI do OLM - Quadro Sinóptico das Diferentes Espécies de Médiuns
« Responder #1 em: 18 de Maio de 2018, 12:47 »
0Gostou?
Citação de: Kazaoka em 16 de Maio de 2018, 02:56
Boa noite a todos.

Estamos desenvolvendo um Estudo desta obra em nossa Casa Espírita, e uma questão nos intrigou por não chegarmos dentro do grupo, a um consenso de opinião a respeito do trecho que transcrevemos aqui;

22 Médiuns para evocação; os médiuns maleáveis são naturalmente os mais próprios para este gênero de comunicação e para as questões de minudências que se podem propor aos Espíritos.
23 Sob este aspecto, há médiuns inteiramente especiais.
24 “As respostas que dão não saem quase nunca de um quadro restrito, incompatível com o desenvolvimento dos assuntos gerais.”


Sabendo bem o que caracteriza um médium maleável, a grande dúvida é o porquê que sendo um médium maleável as respostas que dão não saem quase nunca de um quadro restrito.

Médiuns maleáveis: aqueles cuja faculdade se presta mais facilmente aos diversos gêneros de comunicações e pelos quais todos os Espíritos, ou quase todos, podem manifestar-se, espontaneamente, ou por evocação. “Esta espécie de médiuns se aproxima muito da dos médiuns sensitivos.”

Referência:
KARDEC, Allan. O Livro dos médiuns ou Guia dos médiuns e dos evocadores.

Se não é restrito
Por que amplo é
Mas pode-se ser restrito ao interesse da questão
Logo não se afasta da proposta
Logo restrito

Se ele é de evocação, por possuir esta qualidade nas tarefas
Sabe que há as manifestações também espontâneas
Consegue aferir se o objeto evocado é o objeto manifestante
Compreende os diferentes gêneros de manifestações

...................

(10) O problema das evocações é dos mais complexos. As evocações de Kardec eram feitas para estudos. Nas sessões habituais de natureza religiosa não se fazem evocações. Como os Espíritos assinalam, na rota a essa classificação, os médiuns flexíveis servem apenas em parte. E Kardec lembra a existência de médiuns especiais para evocações, que dependem, como se vê na observação dos Espíritos ao item seguinte, de condições intelectuais mais amplas (nem sempre da encarnação atual). (N. do T.  --> Herculano Pires)

Ps
espero ter contribuido

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Diferentes Espíritos Causam Sensações Diferentes nos Médiuns

Iniciado por Irm Artigos Espíritas

5 Respostas
6591 Visualizações
Última mensagem 11 de Outubro de 2010, 21:24
by Mourarego
o quadro.pps

Iniciado por celia paredes Power Point

2 Respostas
1981 Visualizações
Última mensagem 24 de Novembro de 2010, 02:45
by belina
Quadro

Iniciado por Machadovsky Convívio

0 Respostas
1477 Visualizações
Última mensagem 17 de Fevereiro de 2011, 00:27
by Machadovsky
Bons médiuns e médiuns orgulhosos

Iniciado por Sonia Artigos Espíritas

0 Respostas
2744 Visualizações
Última mensagem 28 de Dezembro de 2011, 13:02
by Sonia
Evolução Das Espécies x Espiritismo!

Iniciado por zarthur « 1 2 3 4 » Outros Temas

53 Respostas
9939 Visualizações
Última mensagem 30 de Maio de 2012, 11:02
by zarthur

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC