Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Espíritos => Tópico iniciado por: joyce em 08 de Setembro de 2008, 06:00

Título: Vida em outros globos
Enviado por: joyce em 08 de Setembro de 2008, 06:00
Consta que o universo é feito de dois elementos gerais: matéria e espírito, tendo acima de tudo, Deus. Mas, segundo o Livro dos Espíritos (Allan Kardec), pergunta 55, diz que TODOS os globos são habitados. O que devemos entender por isso?
E as estrela? Qual o papel delas? Apenas fornecer energia, luz, calor...?
Especificamente, o Livro dos Espíritos diz haver vida tanto em Marte quanto em Jupiter. Mas como não nos fere os sentidos, se a matéria é uma só no universo todo?
Título: Re: Vida em outros globos
Enviado por: dOM JORGE em 08 de Setembro de 2008, 14:00
                                                 VIVA JESUS !

         Olá, Joyce. O fluido cósmico universal é a matéria que se formata ao mundo em questão. Ela não é a mesma nos diversos orbes celestes, mas se adapta ao tipo de vida, ou melhor, a vida se origina a partir dela. Assim é a minha compreensão.

                                           
                                        paz, muita paz !                                     
                                             
Título: Re: Vida em outros globos
Enviado por: rubensomar em 27 de Outubro de 2008, 00:13
Temos aqui, uma questão de entendimento da matéria.

    Apesar do periespírito ser também  matéria, ele não nos fere o sentido. Assim como, o periespírito nos ser intangível aos  sentidos, outras formas de matéria, também intangíveis, à nós, podem ser a base da vida em diversos mundos.
    Existem pesquisas (acho que eu li sobre isso aqui mesmo nesse fórum) que indicam o peso do periespírito em 21 gramas (se não me falha a memória). Conclusão obtida por pesquisadores ao pesar uma pessoa agonizante e, depois do desencarne, foi constatada uma diferença de 21g. Portanto, se tem peso, é uma forma de matéria. Mesmo que nossos sentidos não à percebam.
     A física quântica nos indica tal possibilidade de diversos estados da matéria. Incluindo aí, a anti-matéria. Já criada com sucesso em laboratórios.
Título: Re: Vida em outros globos
Enviado por: Pedro Vieira em 02 de Novembro de 2008, 20:47
Pode ser que a chave para esse entendimento esteja nas perguntas 234 a 236, em que os Espíritos tratam dos "mundos transitórios", onde há uma população que os habita, num estado desencarnado, ou "semi-encarnado" (ligado a um planeta, mas podendo deixá-lo a todo instante).
Título: Re: Vida em outros globos
Enviado por: cristiane79306 em 03 de Novembro de 2008, 13:36
Olá.
Venho pesquisando este tema em diversos livros espiritas, porém do que li até agora, a vida existente em outros globos seria o que foi referido já como os mundos transitórios ou seja, existencia de vida desencarnanda. Gostaria muito de obter informações sobre a existencia de vida encarnada como na Terra, a vida que os nossos sentidos pudessem perceber. Obrigada
Título: Re: Vida em outros globos
Enviado por: adelia em 06 de Novembro de 2008, 19:15
Olá Cristiane!!!

Vc pode ler o livro Cartas de uma morta (1935), onde o espírito Maria João de Deus (mãe do Chico Xavier - ele psicografou), fala sobre a vida em outros planetas, eu li já faz um tempinho, e achei muito interessante.
Nós terráqueos nos achamos únicos no universo rsrsrs

Paz
Título: Re: Vida em outros globos
Enviado por: cristiane79306 em 14 de Novembro de 2008, 10:29
Oi Adelia,
obrigada pela dica, vou ler.
com certeza, temos o costume de só acreditar naquilo que vemos, mas o que não nos damos conta é que esse é apenas um dos nossos sentidos e um dos mais grosseiros.
abraços
Título: Re: Vida em outros globos
Enviado por: adelia em 14 de Novembro de 2008, 17:04
Por nada, mas continue a ler as obras Kardec!!
Se eu souber de mais alguma obra com esse assunto, te aviso!!!

Paz

 :)
Título: Re: Vida em outros globos
Enviado por: evandroespindola em 14 de Novembro de 2008, 19:00
jesus atestou isso quando disse que ha varias moradas na casa de meu pai
Título: Re: Vida em outros globos
Enviado por: adelia em 14 de Novembro de 2008, 19:24
Sim, claro.

Do ensinamento dado pelos espíritos, resulta que os diversos mundos estão em condições muito diferentes uns dos outros quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes. Entre eles há os que seus habitantes são inferiores aos da Terra, física e moralmente; outros estão no mesmo grau, e outros lhe são mais ou menos superiores em todos os aspectos.
Nos mundos inferiores, a existência é toda material, as paixões reinam soberanamente, e a vida moral é quase nula. À medida que esta se desenvolve, a influência da matéria diminue, de tal sorte que, nos mundos mais avançados, a vida, por assim dizer, é toda espiritual.

(ESE - Cap. III - Há muitas moradas na casa de meu pai - Diferentes categorias de mundos habitados)

Paz

 :)