0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
253. Os Espíritos experimentam as nossas necessidades e sofrimentos físicos?“Eles os conhecem, porque os sofreram, não os experimentam, porém,materialmente, como vós outros: são Espíritos.”
254. E a fadiga, a necessidade de repouso, experimentam-nas?“Não podem sentir a fadiga, como a entendeis; conseguintemente, não precisam dedescanso corporal, como vós, pois que não possuem órgãos cujas forças devam serreparadas. O Espírito, entretanto, repousa, no sentido de não estar em constante atividade. Ele não atua materialmente. Sua ação é toda intelectual e inteiramente moral o seu repouso. Quer isto dizer que momentos há em que o seu pensamento deixa de ser tão ativo quanto de ordinário e não se fixa em qualquer objeto determinado. É um verdadeiro repouso, mas de nenhum modo comparável ao do corpo. A espécie de fadiga que os Espíritos são suscetíveis de sentir guarda relação com a inferioridade deles. Quanto mais elevados sejam, tanto menos precisarão de repousar.”
255. Quando um Espírito diz que sofre, de que natureza é seu sofrimento?“Angústias morais, que o torturam mais dolorosamente do que todos os sofrimentosfísicos.”256. Como é então que alguns Espíritos se têm queixado de sofrer frio ou calor?“É reminiscência do que padecem durante a vida, reminiscência não raro tão aflitivaquanto a realidade. Muitas vezes, no que eles assim dizem apenas há uma comparaçãomediante a qual, em falta de coisa melhor, procuram exprimir a situação em que se acham. Quando se lembram do corpo que revestiram, têm impressão semelhante à de uma pessoa que, havendo tirado o manto que a envolvia, julga, passando algum tempo, que ainda o traz sobre os ombros.”
Até agora ainda não consegui perceber o que querem dizer com a palavra "Ego".
Eu prefiro acreditar que todas essas necessidades, ilusões, tendências menos boas fazem parte de mim porque ainda delas não me libertei. E penso ainda que com o desencarne vou manter todas aquelas que mantive em vida e possivelmente algumas novas que possa ter cultivado.
Dizem que pra o espírito nem o tempo existe, bem imaginem senhores a gente tentar situar o nosso ego num lugar sem tempo! É inconcebível! Pelo menos pra o ego
Livro dos espiritos115. Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus?“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamenteà perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é queeles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento. Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.”a) - Segundo o que acabais de dizer, os Espíritos, em sua origem, seriam como ascrianças, ignorantes e inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos deque carecem com o percorrerem as diferentes fases da vida?“Sim, a comparação é boa. A criança rebelde se conserva ignorante e imperfeita. Seuaproveitamento depende da sua maior ou menor docilidade. Mas, a vida do homem temtermo, ao passo que a dos Espíritos se prolonga ao infinito.”149. Que sucede à alma no instante da morte?“Volta a ser Espírito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartaramomentaneamente.”150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?“Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?”a) - Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpomaterial?“Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, eque guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.”b) - A alma nada leva consigo deste mundo?“Nada, a não ser a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor, lembrançacheia de doçura ou de amargor, conforme o uso que ela fez da vida. Quanto mais pura for,melhor compreenderá a futilidade do que deixa na Terra.”
Iniciado por Gigii O Livro dos Espíritos
Iniciado por vennus Pluralidade Mundos Habitados
Iniciado por Marianna O Livro dos Espíritos
Iniciado por Irm Artigos Espíritas
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.