0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Pessoalmente, sinto-me satisfeito com as conclusões unanimemente aceites que são, se não estou em erro, o facto de que realmente o nosso espírito quando criado não encarnou como Homem, mas sim, teve de percorrer um determinado percurso, evoluindo experimentando a matéria, até estar apto a "utilizar" o corpo humano.
Concordo, desde que a matéria que a alma experimentou, antes de encarnar no reino hominal, tenha sido o corpo dos animais.
Não poderia ter sido nos vegetais, Vitor? Os vegetais não têm inteligência, mas têm vida.
71. A inteligência é atributo do princípio vital?“Não, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligênciae a matéria são independentes, porquanto um corpo pode viver sem a inteligência. Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se. Necessário é que oEspírito se una à matéria animalizada para intelectualizá-la.”A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a algumas classes de seresorgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade de atuar, a consciência de queexistem e de que constituem uma individualidade cada um, assim como os meios deestabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem às suas necessidades.Podem distinguir-se assim: 1°, os seres inanimados, constituídos só de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos[/b];2°, os seres animados que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, porém, destituídos de inteligência;3°, os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes outorga a faculdade de pensar.
Relativamente a Leon Denis, ao ler a sua obra "O Problema do ser, do destino e da dor", cap. 9 - "Evolução e finalidade da alma", encontro:- "Na planta, a inteligência fica adormecida; no animal, ela sonha; apenas no homem ela acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente". Será que há outra frase diferente noutra obra que diz que a alma fica adormecida na pedra, em vez de ficar adormecida na planta. Se há, agradeço que me digam qual, para confirmar esta situação. Parece-me mais uma daquelas mentiras que, de tanto repetidas se tornam verdade.
Detalhe: esse é meu ponto de vista, aceito críticas.
606. Donde tiram os animais o princípio inteligente que constitui a alma de natureza especial que são dotados? "Do elemento inteligente universal.'a) - Então, emanam de um único princípio a inteligência do homem e a dos animais? "Sem dúvida alguma, porém, no homem, passou por uma elaboração que a coloca acima da que esxiste no aniamal."
Na minha leitura do Livro dos Espiritos não consigo perceber que Kardec tivesse escrito sobre espirito elementais. A não ser que os elementais sejam animais.Ele define com clareza três reinos da natureza: o mineral, o vegetal e o animal. Não há menção a outros reinos da natureza. Posso estar errado, mas não acredito na existência de seres aparte dos três reinos definidos por Kardec. Não só por Kardec ter dito, mas porque a lógica assim me parece ditar.
Citar71. A inteligência é atributo do princípio vital?“Não, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligênciae a matéria são independentes, porquanto um corpo pode viver sem a inteligência. Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se. Necessário é que oEspírito se una à matéria animalizada para intelectualizá-la.”
71. A inteligência é atributo do princípio vital?“Não, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligênciae a matéria são independentes, porquanto um corpo pode viver sem a inteligência. Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se. Necessário é que oEspírito se una à matéria animalizada para intelectualizá-la.”
A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a algumas classes de seresorgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade de actuar, a consciência de queexistem e de que constituem uma individualidade cada um, assim como os meios deestabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem às suas necessidades.
Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se.
Aqui, no caso da questão, refere-se ao Plano Física, logo matéria rrefere-se a matéria 'física'. Neste plano em que vivemos existe há a matéria, mas para esta se intelectualizar precisa do Princípio Inteligente, e para este se manifestar em nosso plano precisa da matéria.
Mas aqui surge um novo detalhe a se prestar bastante atenção, epíritos elementares não seriam o mesmo que espíritos elementais - daí tanta confusão.
Iniciado por Naraujo Artigos Espíritas
Iniciado por Victor Passos Artigos Espíritas
Iniciado por alfredotap Perguntas Frequentes
Iniciado por pretoriano « 1 2 ... 8 9 » O Livro dos Espíritos
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.