0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Humberto de Campos faz uma interpretação interessante da Parábola dos Talentos: o que tem 10 e os multiplicou, é o que tem a riqueza e o poder; o que tem cinco e os multiplicou, representa os que têm os dons da inteligência, saúde etc. e o que tem apenas um talento e o esconde debaixo da terra, é o que possui a Dor; no caso aqui é o suicida, para o qual haverá choro e ranger de dentes. Na verdade, o que recebeu 1 talento, ou seja, a Dor, é o que recebeu mais, porque, em passando por uma prova difícil, tem condições de se adiantar mais rapidamente, eis o ensinamento dos Espíritos.
1- Em que ponto ou porque a igualdade se tornou desigualdade? Não estou dizendo que não somos desiguais; apenas questiono, já que se diz que houve na criação igualdade perfeita, quando ou qual o fator que desfez essa igualdade perfeita e nos tornou desiguais. 2- Sim amiga, não existe ninguém igual ao outro, é evidente: mas todos e tudo isso eram iguais no início. E é essa a questão que ninguém responde: porquê de iguais passamos a desiguais? 3- Não foi dito que o livre arbítrio é igual para todos. Mas, como a DE explica porque não é? E qual a razão, que a doutrina deveria expor, que se éramos todos iguais nos tornamos em seres ÚNICOS, como você diz e como vemos no mundo. De iguais passamos a UNICOS, um diferente do outro, cada um com sua particular individualidade. Como foi que aconteceu isso? 4- Sim, simples e ignorantes, isso é um fato. Contudo não iguais, pelo menos até o momento em que se explique o surgimento da desigualdade e que se mostre que não existe sofrimento advindo dessa desigualdade.. 5- Mais uma vez: porque as escolhas são diferentes se as cabeças que escolhem são iguais, pelo menos eram iguais até o ponto ou momento em que se tornaram desiguais? 6- Amiga, mesmo sendo ciência, como a doutrina diz, não aceita e mesmo reage frente às novas e importantes descobertas cientificas, tanto que deveria já ter se pronunciado a respeito da nova visão do papel e posição do ser humano, no universo e na criação, mas nada fez até agora e essas descobertas já completaram cem anos, um século. 7- Compreendo e peço até me perdoem, mas estou certo de que essas minhas intervenções têm de ser feitas pois que têm relação com a DE e com qualquer outra doutrina.
3- Não foi dito que o livre arbítrio é igual para todos. Mas, como a DE explica porque não é? E qual a razão, que a doutrina deveria expor, que se éramos todos iguais nos tornamos em seres ÚNICOS, como você diz e como vemos no mundo. De iguais passamos a UNICOS, um diferente do outro, cada um com sua particular individualidade. Como foi que aconteceu isso? 4- Sim, simples e ignorantes, isso é um fato. Contudo não iguais, pelo menos até o momento em que se explique o surgimento da desigualdade e que se mostre que não existe sofrimento advindo dessa desigualdade.. 5- Mais uma vez: porque as escolhas são diferentes se as cabeças que escolhem são iguais, pelo menos eram iguais até o ponto ou momento em que se tornaram desiguais? 6- Amiga, mesmo sendo ciência, como a doutrina diz, não aceita e mesmo reage frente às novas e importantes descobertas cientificas, tanto que deveria já ter se pronunciado a respeito da nova visão do papel e posição do ser humano, no universo e na criação, mas nada fez até agora e essas descobertas já completaram cem anos, um século. 7- Compreendo e peço até me perdoem, mas estou certo de que essas minhas intervenções têm de ser feitas pois que têm relação com a DE e com qualquer outra doutrina.
Oi Renato, e a todos os irmãos muita FÉ E PAZ. Não há como falar do assunto sem evocarmos o sociólogo Emile Durkheim, que afirma existirem homens capazes de resistir a desgraças horríveis enquanto outros se suicidam depois de aborrecimentos ligeiros. Seria importante investigar a causa desta resistência diversa e o que contribui para essa estrutura maior ou menor.Interessante anotar que é nas épocas em que a vida é menos dura que as pessoas a abandonam com mais facilidade.
1- Pela primeira vez uma palavra sensata nessa explicação: alegoria. A visão de uma criação de espíritos de início perfeitamente iguais é uma alegoria. Agora sim, pois a vida, para cada um, é um fluir sem fim e as desigualdades são inerentes à existência neste plano. 2- o ‘clima’ ainda não é conveniente. 3- É isso; você está mostrando as incoerências em relação às doutrinas, a prova da desigualdade inicial: já no início “uns’ escolheram ‘essa’ prova, ‘outro’ ‘aquela” .... Já havia desigualdade, tanto que escolheram provas desiguais... e ‘cada um se chafurdou nelas (nas paixões)de maneira “desigual”. Cito:“Por que não diz o porquê de os Espíritos terem partido... em pé de igualdade e, depois... terem se tornado desiguais?”. 4- Porque essa igualdade nunca existiu; desde o inicio sofremos as contingências desta vida, neste plano. Essa propalada igualdade é apenas um artifício usado pelas religiões para mostrar o amor e a justiça divinas. 5- Sei que o amigo fala sério, quando diz que está cansado do jogo mestre-discipulo. Mas, observe que o assunto é, também, extremamente sério. 6- Porque, veja bem, essa nova visão mostra que não somos esse ser fraco, ignorante, insano e corrupto que as religiões fazem crer, e ficamos com essa visão errada de que nada podemos fazer sozinhos. E, assim, nos sujeitamos ou ficamos dependentes de ‘intermediários’, como ‘santos’, mestres, espíritos protetores ou amigos, sacerdotes, etc para tentar conseguir algum alívio para nossos problemas fisiológicos, psicológicos ou existenciais, ou para nos ‘salvarmos’ ou nos ‘libertarmos’.
Coronel: 1- E porque o homem é responsabilizado (essa é a minha questão) por não haver resistido a esses sentimentos ou paixões, e despencou para o orgulho, vaidade, avareza, etc?
Vamos tentar facilitar: Em qualquer ponto ou nível de evolução em que o ser, o espirito esteja, lá atrás, ou bem avançado, lá à frente, ele é responsável ou culpável pelo que faz de errado? Porquê? Se faz coisas consideradas más, ele as faz, simplesmente, porque quer fazer? Alguém é bondoso ou maldoso, simplesmente porque quer ser assim? Ou aprendeu a ser assim pelas experiencias que a escola da vida lhe proporcionou até o ponto de aprendizado em que está? Pense bem, amigo, com sua própria cabeça; deixe um pouco a muleta da codificação. Um abraço.
Iniciado por Carlos Ribeiro « 1 2 ... 10 11 » Sexualidade
Iniciado por Aldebaran Humor
Iniciado por Marccello Acção do Dia
Iniciado por macili Áudio
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.