Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Espíritos »
  • Por que o suicídio é maior crime?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o fundo

Autor Tópico: Por que o suicídio é maior crime?  (Lida 30437 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fofaa

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 156
  • Participação: 0
  • Fofaa has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +9
    • Fofa Slides
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #90 em: 29 de Abril de 2010, 21:20 »
0Gostou?

Citar
Humberto de Campos faz uma interpretação interessante da Parábola dos Talentos: o que tem 10 e os multiplicou, é o que tem a riqueza e o poder; o que tem cinco e os multiplicou, representa os que têm  os dons da inteligência, saúde etc. e o que tem apenas um talento  e o esconde debaixo da terra, é o que possui a Dor; no caso aqui é o suicida, para o qual haverá choro e ranger de dentes.

Na verdade, o que recebeu  1 talento, ou seja, a Dor, é o que recebeu mais, porque, em passando por uma prova difícil, tem condições de se adiantar mais  rapidamente, eis o ensinamento dos  Espíritos.

É meu amigo, conheço essa interpretação e acho fantástica.
Obrigada pela oportunidade!
[/b]

Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #91 em: 29 de Abril de 2010, 22:13 »
0Gostou?

          Fofaa,
         
Cito você: “Você está vendo a coisa de forma generalizada...”
          Veja bem que embora eu cite seu nome como destinatária desta, apenas faço isso para vincular o assunto àquilo que o suscitou. Como você vê, sempre generalizo mesmo. Mas, nestes assuntos, onde foi que generalizei? Se bem que, como disse, acho que todos deveriam, sempre que possível, generalizar e não se ater ou abordar casos particulares.

Cito:“Somos indivíduos, portanto, a individualidade existe. Não há como tratar o ser humano como uma coisa igual. Isso sim, é absurdo”.
          Pois, minha Fofaa, quem diz isso, que todos somos iguais, são as próprias  doutrinas, inclusive a espírita. E o absurdo é que se, conforme as doutrinas, fomos todos criados em perfeita igualdade de condições para tudo, em algum ponto ou tempo da eternidade alguma coisa se tornou diferente entre nós, tanto que vc diz que é absurdo tratar o ser humano como uma coisa igual. Porque as doutrinas não conseguem explicar isso? Em que ponto ou porque a igualdade se tornou desigualdade? Não estou dizendo que não somos desiguais; apenas questiono, já que se diz que houve na criação igualdade perfeita, quando ou qual o fator que desfez essa igualdade perfeita e nos tornou desiguais.   

Cito: “Temos nossa individualidade, portanto, não existe ninguém igual ao outro, muito menos nos pensamentos, nas atitudes, nas imaginações e nas tendências”.
          Sim amiga, não existe ninguém igual ao outro, é evidente: mas todos e tudo isso eram iguais no início. E é essa a questão que ninguém responde: porquê de iguais passamos a desiguais?

Cito: “Acho também que mesmo olhando pro lado das doutrinas cristãs, nenhuma delas cita que o livre-arbítrio é igual pra todos. É incoerente. SOMOS ÚNICOS!”.
          Não foi dito que o livre arbítrio é igual para todos. Mas, como a DE explica porque não é? E qual a razão, que a doutrina deveria expor, que se éramos todos iguais nos tornamos em seres ÚNICOS, como você diz e como vemos no mundo. De iguais passamos a UNICOS, um diferente do outro, cada um com sua particular individualidade. Como foi que aconteceu isso?

Cito: “Fomos criados SIMPLES E IGNORANTES, com a finalidade de se chegar a perfeição”.
          Sim, simples e ignorantes, isso é um fato. Contudo não iguais, pelo menos até o momento em que se explique o surgimento da desigualdade e que se mostre que não existe sofrimento advindo dessa desigualdade..

Cito: “Essa perfeição nós vamos alcançando a medida que evoluímos, ou seja, de acordo com nossas escolhas”.
          Mais uma vez: porque as escolhas são diferentes se as cabeças que escolhem são iguais, pelo menos eram iguais até o ponto ou momento em que se tornaram desiguais?

Cito: “E estamos abertos a tudo novo que surgir, desde que haja discernimento, lógica e coerência, baseado na ciência, porque Espiritismo é Ciência, Filosofia e Religião”.
          Amiga, mesmo sendo ciência, como a doutrina diz, não aceita e mesmo reage frente às novas e importantes descobertas cientificas, tanto que deveria já ter se pronunciado a respeito da nova visão do papel e posição do ser humano, no universo e na criação, mas nada fez até agora e essas descobertas já completaram cem anos, um século.

Cito: “Este fórum é espírita, portanto, tudo que é postado aqui, é visto de acordo com a Doutrina  Espírita, certo?”
          Compreendo e peço até me perdoem, mas estou certo de que essas minhas intervenções têm de ser feitas pois que têm relação com a DE e com qualquer outra doutrina. Se, como você afirma, tudo deve ser visto de acordo com a doutrina espírita, isso significa que não pode nem mesmo haver comparações que se refiram à DE? Mas não se apoquente: passe por cima de minhas mensagens; nem as leia. Minha esperança é que pelo, menos, alguém tome conhecimento delas e delas faça bom proveito.

          Até...


   




Registado

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #92 em: 29 de Abril de 2010, 23:46 »
0Gostou?
Citação de: Coronel em 29 de Abril de 2010, 22:13

          
1-          Em que ponto ou porque a igualdade se tornou desigualdade? Não estou dizendo que não somos desiguais; apenas questiono, já que se diz que houve na criação igualdade perfeita, quando ou qual o fator que desfez essa igualdade perfeita e nos tornou desiguais.    

   2-      Sim amiga, não existe ninguém igual ao outro, é evidente: mas todos e tudo isso eram iguais no início. E é essa a questão que ninguém responde: porquê de iguais passamos a desiguais?


      3-    Não foi dito que o livre arbítrio é igual para todos. Mas, como a DE explica porque não é? E qual a razão, que a doutrina deveria expor, que se éramos todos iguais nos tornamos em seres ÚNICOS, como você diz e como vemos no mundo. De iguais passamos a UNICOS, um diferente do outro, cada um com sua particular individualidade. Como foi que aconteceu isso?

         4- Sim, simples e ignorantes, isso é um fato. Contudo não iguais, pelo menos até o momento em que se explique o surgimento da desigualdade e que se mostre que não existe sofrimento advindo dessa desigualdade..

         5- Mais uma vez: porque as escolhas são diferentes se as cabeças que escolhem são iguais, pelo menos eram iguais até o ponto ou momento em que se tornaram desiguais?


          6- Amiga, mesmo sendo ciência, como a doutrina diz, não aceita e mesmo reage frente às novas e importantes descobertas cientificas, tanto que deveria já ter se pronunciado a respeito da nova visão do papel e posição do ser humano, no universo e na criação, mas nada fez até agora e essas descobertas já completaram cem anos, um século.

         7- Compreendo e peço até me perdoem, mas estou certo de que essas minhas intervenções têm de ser feitas pois que têm relação com a DE e com qualquer outra doutrina.

Olá Coronel,

Embora o seu post seja endereçado à Fofaa, não vou responder por ela, mas gostaria de fazer alguns comentários.

1- Nas seis questões que eu dividi em seu texto, encontramos um denominador comum: você, ou o senhor, retomou o mesmo discurso lá num outro tópico da Fofaa. E, falando francamente, cansa a gente, porque essa "maiêutica socrática", que de você lança mão, até agora não serviu para elucidar nada, e pior que isso, você mesmo não consegue se fazer entender, na medida em que, não responde às suas próprias questões, e desse modo, priva os demais de que saber o que você mesmo pensa a respeito. E isso, está gerando confusão na cabeça das pessoas, porque, o que nós espíritas sabemos é que, a partir da individualização completa do Princípio Inteligente, em que o ser se torna auto-consciente é que se dá o "ponto de partida", em que se diz alegoricamente que "Deus criou todos simples e ignorantes".

2- Pois é. "Porque de  iguais passamos a desiguais"? já está respondida essa questão mas o senhor insiste nela. Por que o senhor mesmo não responde? Pois, dá a entender que o senhor tenha uma visão diferente da Doutrina, e então, qual o receio em nos passá-la?? Até  aonde vai essa "maiêutica socrática" que até agora tem sido inútil? Ora, sabemos, de acordo com o que está no LE, que os Espíritos tendo partido de um mesmo ponto, "simples e ignorantes", nas suas primeiras encarnações em contato com a matéria, uns escolheram essa prova,  outro aquela, e assim, foram se tornando desiguais. O contato com o mundo físico e com outros homens, gerou as paixões, e cada um se chafurdou nelas de maneira desigual; cada um soube como  escapar ou não do seu império. Eu sei que essas questões  que o senhor coloca são relevantes, e elas suscitam mesmo o afã de questionar, investigar, ir além. Mas a minha pergunta é: por que o senhor não deixa de lado esses circunlóquios e essas digressões, e coloca de uma vez o seu posicinamento em torno da questão?? Por que não diz logo o que pensa? Por que não diz o porquê de os Espíritos terem partido de um mesmo ponto em pé de igualdade e, depois de um  certo tempo, terem se tornado desiguais?? Por que o senhor não diz?? será que temos que suplicar de joelhos criatura?







« Última modificação: 29 de Abril de 2010, 23:53 by Renato_ »
Registado

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #93 em: 29 de Abril de 2010, 23:48 »
0Gostou?
(continuação)

Citação de: Coronel em 29 de Abril de 2010, 22:13

         
      3-    Não foi dito que o livre arbítrio é igual para todos. Mas, como a DE explica porque não é? E qual a razão, que a doutrina deveria expor, que se éramos todos iguais nos tornamos em seres ÚNICOS, como você diz e como vemos no mundo. De iguais passamos a UNICOS, um diferente do outro, cada um com sua particular individualidade. Como foi que aconteceu isso?

         4- Sim, simples e ignorantes, isso é um fato. Contudo não iguais, pelo menos até o momento em que se explique o surgimento da desigualdade e que se mostre que não existe sofrimento advindo dessa desigualdade..

         5- Mais uma vez: porque as escolhas são diferentes se as cabeças que escolhem são iguais, pelo menos eram iguais até o ponto ou momento em que se tornaram desiguais?


          6- Amiga, mesmo sendo ciência, como a doutrina diz, não aceita e mesmo reage frente às novas e importantes descobertas cientificas, tanto que deveria já ter se pronunciado a respeito da nova visão do papel e posição do ser humano, no universo e na criação, mas nada fez até agora e essas descobertas já completaram cem anos, um século.

         7- Compreendo e peço até me perdoem, mas estou certo de que essas minhas intervenções têm de ser feitas pois que têm relação com a DE e com qualquer outra doutrina.


3- "Como foi que isso aconteceu"? Pois é, já passamos a nossa "versão", já falamos, de acordo com a DE como é que isso aconteceu, agora é a sua vez de dizer "como foi que isso aconteceu"!!! Essa brincadeira de mestre querendo ensinar o discípulo está ficando sem graça sabe?? (falando sério mesmo)

4- Olhe lá em 4. Faz um grande post, repetindo as mesmas coisas em cada parágrafo de seu texto. Mais uma vez: nós já respondemos essa questão, falta o senhor colocar o seu ponto de vista. Simples assim...

5- Idem. O mesmo repeteco que em 1,2,3, e 4.

6- Não diga esses disparates!!! a Doutrina é dos Espíritos, e não dos espíritas! Quem decide, delibera, diz o que ou não se deve fazer são os Espíritos, e não os espíritas.

7- Como o senhor mesmo diz, as suas questões "tem relações com a Doutrina o que não quer dizer que elas estejam de acordo com a doutrina o que é totalmente diferente. E quanto ao imperativo "elas TÊM que ser feitas", já  não causa espanto, quando tal assertiva vem de um coronel ;D

abçs,

Renato


Registado

Offline Fofaa

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 156
  • Participação: 0
  • Fofaa has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +9
    • Fofa Slides
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #94 em: 30 de Abril de 2010, 02:04 »
0Gostou?

Coronel, faço das palavras do Renato as minhas.

Renato, CONDORDO em tudo o que vc colocou.
Obrigada mesmo por dizer o que eu não tive coragem.

Coronel, acho que dá pra por um fim nesse assunto, certo?
Estamos aqui pra orientar e ser orientado, e não pra gerar dúvidas.
Sinto muito, mas foi dito à você tudo o que diz a DE, e se você não concorda, devolvo com outra pergunta:
Será que você não está em lugar errado?
Ou seu objetivo é mesmo tumultuar?
Se expresse, seja objetivo e coerente com sua crença, e se for o caso, estarei aqui pra chegar em um objetivo final, que é o aprendizado.
Respeito seus pensamentos e acho que você deve também respeitar quem segue a DE.
Qualquer um que tenha uma amplitude de pensamento e vontade em aceitar concepções diferenciadas, consegue entender o que pra você, é tão complicado.
Suas colocações não são dignas de uma pessoa que tem raciocínio lógico.
Ou será que não tem?
É o que me parece.
Tenha uma boa noite e se coloque frente as situações.
Será melhor pra todo mundo.


Registado

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #95 em: 30 de Abril de 2010, 08:56 »
0Gostou?
Olá pessoal,

Dando continuidade ao nosso estudo, vamos  agora confrontar algumas questões de O Livro dos Espíritos, com narrativas de suicidas sobre o seu estado no mundo espiritual, contidas em O Céu e O Inferno. Também utilizaremos O Evangelho Segundo o Espiritismo como complemento desse estudo.

Vamos abordar o suicídio, elegendo como critério o que leva a pessoa a se suicidar e assim, estudando caso por caso os graus de atenuantes/agravantes.

Assim abordaremos na seguinte ordem

1-   Suicídio por desgosto da vida (intencional) (945, 946)
2-   Suicídio por desespero (deixar-se morrer de fome, atirar-se de um prédio em chamas) (947)
3-   Suicídio para se evadir de um ato vergonhoso (948)
4-   Suicídio com o objetivo de poupar a família ou um ente querido de uma conjuntura vergonhosa (949)
5-   Suicídio com o objetivo de demandar o mundo espiritual em busca de uma vida melhor (950)
6-   Suicídio com o objetivo de salvar uma outra vida (951)
7-   E finalmente, o suicídio inconsciente ou indireto (952)



Por ora vamos nos deter no item 1 – Suicídio por desgosto da vida.


945 O que pensar do suicídio que tem como causa o desgosto da vida?
 
– Insensatos! Por que não trabalhavam? A existência não lhes teria sido pesada!


A seguir, transcrevemos uma comunicação de um suicida que se matou por desgosto da vida de O Céu e o Inferno.


O SUICIDA DA SAMARITANA

A 7 de abril de 1858, pelas 7 horas da noite, um homem de cerca de 50 anos e decentemente trajado apresentou-se no estabelecimento da Samaritana, de Paris, e mandou que lhe preparassem um banho. Decorridas cerca de 2 horas, o criado de serviço, admirado pelo silêncio do freguês, resolveu entrar no seu gabinete, a fim de verificar o que ocorria.
Deparou-se-lhe então um quadro horroroso: o infeliz degolara-se com uma navalha e todo o seu sangue misturava-se à água da banheira. E como a identidade do suicida não pôde ser averiguada, foi o cadáver removido para o necrotério.
1. - Evocação. (Resposta do guia do médium.) - Esperai, ele aí está.
2. - Onde vos achais hoje? - R. Não sei... dizei-mo.
3. - Estais numa reunião de pessoas que estudam o Espiritismo e que são benévolas para convosco. - R. Dizei-me se vivo, pois este ambiente me sufoca.
Nota - Sua alma, posto que separada do corpo, está ainda completamente imersa no que poderia chamar-se o turbilhão da matéria corporal; vivazes lhe são as idéias terrenas, a ponto de se acreditar encarnado.
4 - Quem vos impeliu a vir aqui? - R. Sinto-me aliviado.
5. - Qual o motivo que vos arrastou ao suicídio? - R. Morto? Eu? Não... que habito o meu corpo... Não sabeis como sofro!... Sufoco-me... Oxalá que mão compassiva me aniquilasse de vez!
6. - Por que não deixastes indícios que pudessem tornar-vos reconhecível? - R. Estou abandonado; fugi ao sofrimento para entregar-me à tortura.
7. - Tendes ainda os mesmos motivos para ficar incógnito? - R. Sim; não revolvais com ferro candente a ferida que sangra.
8. - Podereis dar-nos o vosso nome, idade, profissão e domicilio? - R. Absolutamente não.
9. - Tínheis família, mulher, filhos? - R. Era um desprezado, ninguém me amava.
10. - E que fizestes para ser assim repudiado? - R. Quantos o são como eu!... Um homem pode viver abandonado no seio da família, quando ninguém o preza.
11. - No momento de vos suicidardes não experimentastes qualquer hesitação? - R. Ansiava pela morte... Esperava repousar.
12. - Como é que a idéia do futuro não vos fez renunciar a um tal projeto? - R. Não acreditava nele, absolutamente. Era um desiludido. O futuro é a esperança.
13. - Que reflexões vos ocorreram ao sentirdes a extinção da vida? - R. Não refleti, senti... Mas a vida não se me extinguiu... minha alma está ligada ao corpo... Sinto os vermes a corroerem-me.
14. - Que sensação experimentastes no momento decisivo da morte? - R. Pois ela se completou?
15. - Foi doloroso o momento em que a vida se vos extinguiu? - R. Menos doloroso que depois. Só o corpo sofreu.
16. - (Ao Espírito S. Luís.) - Que quer dizer o Espírito afirmando que o momento da morte foi menos doloroso que depois? - R. O Espírito descarregou o fardo que o oprimia; ele ressentia a volúpia da dor.
17. - Tal estado sobrevém sempre ao suicídio? - R. Sim. O Espírito do suicida fica ligado ao corpo até o termo dessa vida. A morte natural é a libertação da vida: o suicídio a rompe por completo.
18. - Dar-se-á o mesmo nas mortes acidentais, embora involuntárias, mas que abreviam a existência? - R. Não. Que entendeis por suicídio? O Espírito só responde pelos seus atos.


(continua)

Registado

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #96 em: 30 de Abril de 2010, 09:06 »
0Gostou?
(continuação) Nota/comentário de Allan Kardec

Nota - Esta dúvida da morte é muito comum nas pessoas recentemente desencarnadas, e principalmente naquelas que, durante a vida, não elevam a alma acima da matéria. É um fenômeno que parece singular à primeira vista, mas que se explica naturalmente. Se a um indivíduo, pela primeira vez sonambulizado, perguntarmos se dorme, ele responderá quase sempre que não, e essa resposta é lógica: o interlocutor é que faz mal a pergunta, servindo-se de um termo impróprio. Na linguagem comum, a idéia do sono prende-se à suspensão de todas as faculdades sensitivas; ora, o sonâmbulo que pensa, que vê e sente, que tem consciência da sua liberdade, não se crê adormecido, e de fato não dorme, na acepção vulgar do vocábulo. Eis a razão por que responde não, até que se familiariza com essa maneira de apreender o fato. O mesmo acontece com o homem que acaba de desencarnar; para ele a morte era o aniquilamento do ser, e, tal como o sonâmbulo, ele vê, sente e fala, e assim não se considera morto, e isto afirmando até que adquira a intuição do seu novo estado. Essa ilusão é sempre mais ou menos dolorosa, uma vez que nunca é completa e dá ao Espírito uma tal ou qual ansiedade. No exemplo supra ela constitui verdadeiro suplício pela sensação dos vermes que corroem o corpo, sem falarmos da sua duração, que deverá equivaler ao tempo de vida abreviada. Este estado é comum nos suicidas, posto que nem sempre se apresente em idênticas condições, variando de duração e intensidade conforme as circunstâncias atenuantes ou agravantes da falta. sensação dos vermes e da decomposição do corpo não é privativa dos suicidas: sobrevém igualmente aos que viveram mais da matéria que do espírito. Em tese, não há falta isenta de penalidades, mas também não há regra absoluta e uniforme nos meios de punição.


Nas comunicações de suicidas, em O Céu e o Inferno, como vimos acima há sempre a evocação do suicida, e o seu relato e as questões dirigidas ao Espírito São Luiz, no afã de se elucidar as conseqüências do ato e os porquês do sofrimento dos suicida.

Interessante notar,  no trecho destacado na nota de Kardec, que não só os suicidas “diretos” sentem os vermes a lhe “roerem” o corpo em decomposição, mas os suicidas indiretos também, ou inconscientes, que abordaremos mais para o final – neste rol se elencar não só fumantes e alcoólatras, mas também sexólatras, ególatras, criminosos ou seja “os que viveram mais da matéria que do espírito”, como diz Kardec. 

Por hoje está bom pessoal,

Aguardo comentários e adendos,

Abraços,

Renato





Registado

Offline Denize Moreira

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 421
  • Participação: 62
  • Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!Denize Moreira is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Comece o dia na luz da ora
  • Relevância: +311
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #97 em: 30 de Abril de 2010, 16:33 »
0Gostou?
       
           Oi Renato, e a todos os irmãos muita FÉ E PAZ.
     

    Não há como falar do assunto sem evocarmos o sociólogo Emile Durkheim, que afirma existirem homens capazes de resistir a desgraças horríveis enquanto outros se suicidam depois de aborrecimentos ligeiros. Seria importante investigar a causa desta resistência diversa e o que contribui para essa estrutura maior ou menor.Interessante anotar que é nas épocas em que a vida é menos dura que as pessoas a abandonam com mais facilidade.



Registado
Denize Moreira

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #98 em: 30 de Abril de 2010, 21:29 »
0Gostou?
Citação de: Mary Helem em 30 de Abril de 2010, 16:33
       
           Oi Renato, e a todos os irmãos muita FÉ E PAZ.
     

    Não há como falar do assunto sem evocarmos o sociólogo Emile Durkheim, que afirma existirem homens capazes de resistir a desgraças horríveis enquanto outros se suicidam depois de aborrecimentos ligeiros. Seria importante investigar a causa desta resistência diversa e o que contribui para essa estrutura maior ou menor.Interessante anotar que é nas épocas em que a vida é menos dura que as pessoas a abandonam com mais facilidade.



Oi Mary,

Bem lembrado o Durkheim
Caramba, e eu que fiz Ciências Sociais e deveria citá-lo aqui, nem me lembro direito da sua obra "O suicídio".

Vou dar uma olhada aqui em casa, ver se acho algum texto, porque o livro mesmo eu não tenho.

Obrigado pela sugestão,

abçs

Renato

 

Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #99 em: 01 de Maio de 2010, 03:24 »
0Gostou?
          Olá Renato, me perdoe se esta é repetição.
         
          Meus posts não são pessoais. Cito o destinatário  para vincular a resposta ao assunto que a suscitou.
         
          A repetição cansa, mas é o que julgo devo fazer para tentar que alguém compreenda que deve buscar respostas coerentes e não aceitar tudo passivamente.

          Amigo, a idéia é essa; não responder; que procurem as respostas. Estamos acostumados a receber respostas prontas e nunca as buscamos nós mesmos.

          Pela primeira vez uma palavra sensata nessa explicação: alegoria. A visão de uma criação de espíritos de início perfeitamente iguais é uma alegoria. Agora sim, pois a vida, para cada um, é um fluir sem fim e as desigualdades são inerentes à existência neste plano.

          Cito vc:
“...uma visão diferente da Doutrina, e qual o receio em nos passá-la? Até  aonde vai essa "maiêutica socrática" que até agora tem sido inútil?”
          Não foi inútil. ‘Você’ está aí. E tenho mesmo receio de expor essa visão porque, em face de nossa cultura, costumes e crenças, vão achá-la absurda e rapidamente descartá-las; o ‘clima’ ainda não é conveniente.

          Cito:
“... os Espíritos partindo de um mesmo ponto, uns escolheram essa prova,  outro aquela, e assim, foram se tornando desiguais. ...e cada um se chafurdou (nas paixões) de maneira desigual; cada um soube como  escapar ou não do seu império”.
          É isso; você está mostrando as incoerências em relação às doutrinas, a prova da desigualdade inicial: já no início “uns’ escolheram ‘essa’ prova, ‘outro’ ‘aquela” .... Já havia desigualdade, tanto que escolheram provas desiguais... e ‘cada um se chafurdou nelas (nas paixões)de maneira “desigual”.

          Cito:
“Por que não diz o porquê de os Espíritos terem partido... em pé de igualdade e, depois... terem se tornado desiguais?”.
          Porque essa igualdade nunca existiu; desde o inicio sofremos as contingências desta vida, neste plano. Essa propalada igualdade é apenas um artifício usado pelas religiões para mostrar o amor e a justiça divinas.

          Sei que o amigo fala sério, quando diz que está cansado do jogo mestre-discipulo. Mas, observe que o assunto é, também, extremamente sério.

          Você diz: ‘nós já respondemos essa questão’. Você respondeu, você pode saber a resposta, mas os amigos também sabem? Porque usar o termo ‘nós’?

          Amigo, é tão fácil dizer que cabe aos espíritos decidir. Veja: os experimentos trazem uma nova visão do ser humano dentro da criação e do universo, totalmente diferente dessa que as religiões cristãs nos passam. E como seria importante que isso fosse divulgado a todos, pois os incentivaria a aprimorar esforços na busca da compreensão do que realmente somos. Porque, veja bem, essa nova visão mostra que não somos esse ser fraco, ignorante, insano e corrupto que as religiões fazem crer, e ficamos com essa visão errada de que nada podemos fazer sozinhos. E, assim, nos sujeitamos ou ficamos dependentes de ‘intermediários’, como ‘santos’, mestres, espíritos protetores ou amigos, sacerdotes, etc para tentar conseguir algum alívio para nossos problemas fisiológicos, psicológicos ou existenciais, ou para nos ‘salvarmos’ ou nos ‘libertarmos’.

          E você, novamente, se engana. Quando digo que as coisas tem de ser feitas assim é porque, se não for assim, muitos nem perceberão que devem buscar respostas coerentes; só isso.

          Até mais.


Registado

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #100 em: 01 de Maio de 2010, 04:10 »
0Gostou?
Citação de: Coronel em 01 de Maio de 2010, 03:24
         
         
          1- Pela primeira vez uma palavra sensata nessa explicação: alegoria. A visão de uma criação de espíritos de início perfeitamente iguais é uma alegoria. Agora sim, pois a vida, para cada um, é um fluir sem fim e as desigualdades são inerentes à existência neste plano.

          2- o ‘clima’ ainda não é conveniente.

                  3-  É isso; você está mostrando as incoerências em relação às doutrinas, a prova da desigualdade inicial: já no início “uns’ escolheram ‘essa’ prova, ‘outro’ ‘aquela” .... Já havia desigualdade, tanto que escolheram provas desiguais... e ‘cada um se chafurdou nelas (nas paixões)de maneira “desigual”.

          Cito:
“Por que não diz o porquê de os Espíritos terem partido... em pé de igualdade e, depois... terem se tornado desiguais?”.
          4- Porque essa igualdade nunca existiu; desde o inicio sofremos as contingências desta vida, neste plano. Essa propalada igualdade é apenas um artifício usado pelas religiões para mostrar o amor e a justiça divinas.

          5- Sei que o amigo fala sério, quando diz que está cansado do jogo mestre-discipulo. Mas, observe que o assunto é, também, extremamente sério.

           6- Porque, veja bem, essa nova visão mostra que não somos esse ser fraco, ignorante, insano e corrupto que as religiões fazem crer, e ficamos com essa visão errada de que nada podemos fazer sozinhos. E, assim, nos sujeitamos ou ficamos dependentes de ‘intermediários’, como ‘santos’, mestres, espíritos protetores ou amigos, sacerdotes, etc para tentar conseguir algum alívio para nossos problemas fisiológicos, psicológicos ou existenciais, ou para nos ‘salvarmos’ ou nos ‘libertarmos’.

         

1- Qual o seu conceito e "igualdade"? Eu já disse que as desigualdades são geradas "nesse plano", para usar um termo seu.

2- Sei disso...

3- Eu não disse que "logo no início eles escolheram provas desiguais". Por que o senhor está fazendo isso?? Eu respondi o seu texto já no tópico do Thiago http://www.forumespirita.net/fe/amizade/por-que-sou-espirita/msg104620/#new  e o senhor vem fazer a tréplica aqui? O que eu disse, LÁ NO TÓPICO DO THIAGO, é que naquele estado de natureza (Tommas Hobbes) e um pouco após ele, os homens primitivos, estando quase que totalmente dominados pelos instintos, não como estabelecer uma linha divisória, limítrofe, de onde começa a desigualdade. A desigualdade só pode ser explicada no contexto desses homens primitivos estando em contato com uma humanidade mais evoluída intelectual e culturalmente, e também do ponto de vista das paixões, porque, mesmo as paixões como egolatria, orgulho, vaidade e avareza entre outras são um atestado de evolução do Espírito em relação ao homem primitivo, cujas paixões consistem no ódio e na vingança, que o levam a exterminar o seu inimigo. Por que o senhor não responde lá?? está usando de má fé em relação às pessoas, porque, foi lá, colheu as citações e veio postar aqui!!!! E lá não respondeu nada. Mas tudo bem, vamos em frente.

4- interessante esse ponto vista seu. Jà começou a responder, a colocar o seu ponto de vista (para verem que às vezes é necessário cutucar a onça com vara curta, e as pessoas pensam que a gente está aqui brigando rs tsc tsc tsc).
Se ela nunca existiu, então Deus teria criado os Espíritos desiguais certo? Com que finalidade, eu pergunto...

5- Agora não estou mais enfastiado com a sua maiêutica, afinal, já começou a dizer o pensa. Será que estamos sendo afobados demais mestre?? To gostando agora (sério mesmo)

6-Concordo com você aqui. As religiões são um cancro social, perniciosas ao desenvolvimento das potencialidades do ser humano, coibidoras do auto-conhecimento, e fazem o papel de superproteção, no indivíduo adulto, substituindo a superproteção dos  pais, quando crianças, e esse é o grande mal. Jesus veio à Terra ensinar como se livrar dessa pseudo proteção, que na verdade não protege ninguém.

Mas, enfim, por que não respondeu lá?? É para responder lá, aqui estamos estudando o suicídio.

Um grande abraço,

Renato



Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #101 em: 02 de Maio de 2010, 02:59 »
0Gostou?
           Renato,         
               
Cito vc: “ Qual o seu conceito e "igualdade"?”.
          Amigo, você é muito mais esclarecido; talvez conheça outros conceitos; eu só conheço um: ‘concordância plena’, ou  ’sob todos os aspectos’.

Cito: “Eu não disse que "logo no início eles escolheram provas desiguais".   
          Isso, se é você ou a DE que ensina assim, não tem importância. Mas veja suas palavras: “a partir da individualização completa do PI, em que o ser se torna auto-consciente é que se dá o "ponto de partida", em que se diz alegoricamente que "Deus criou todos simples e ignorantes". “...de acordo com o LE, os Espíritos tendo partido de um mesmo ponto, "simples e ignorantes", ...uns escolheram essa prova,  outro aquela, e assim, foram se tornando desiguais”.
          E eu comentei: É isso; você está mostrando incoerências nas doutrinas, a prova da desigualdade inicial: já no início “uns’ escolheram ‘essa’ prova, ‘outro’ ‘aquela” .... Já havia desigualdade, tanto que escolheram provas desiguais... ”.
       
Cito: “Por que o você está fazendo isso?? Eu respondi o seu texto já no tópico do Thiago”.
          É, amigo, com meus 80 e tantos anos, só agora que comecei no computador e, na internet, só a partir do descobrimento deste fórum; de modo que já fiz muito disso de entrar em tópicos errados. Inclusive não descobri, ainda, como abrir certas mensagens, palestras etc, quando não são ‘pps’.

Cito: “... não tem como estabelecer uma linha divisória de onde começa a desigualdade”.
          Não estamos falando de estabelecer essa linha, mas sim que a desigualdade é um fato e começou, para cada ser, num determinado instante da eternidade. E a questão foi sobre o porquê, não  sociólogos ou antropólogos, mas as doutrinas, não explicam como, dentro da “infinita e perfeita bondade e justiça divinas”, começou um desigualdade, e porque os seres são considerados transgressores da lei de Deus, e punidos por isso, se são as experiências da vida que os levam a esses procedimentos ‘considerados’ errados.
Cito: “A desigualdade ...tb do ponto de vista das paixões, porque, mesmo as paixões como egolatria, orgulho, vaidade e avareza entre outras são um atestado de evolução do Espírito em relação ao homem primitivo...”.
           E porque o homem é responsabilizado (essa é a minha questão) por não haver resistido a esses sentimentos ou paixões, e despencou para  o orgulho, vaidade, avareza, etc? Se por necessidade, como deduzo de sua argumentação, não há responsabilidade do homem.

Cito: “Por que o senhor não responde lá? Está usando de má fé em relação às pessoas, porque, foi lá, colheu as citações e veio postar aqui!!!! E lá não respondeu nada. Mas tudo bem, vamos em frente.
          ‘Má fé’!! nem sei o que responder. Você está julgando corretamente? 

Cito: “Interessante esse ponto vista seu. Já começou a responder, a colocar o seu ponto de vista (para verem que às vezes é necessário cutucar a onça com vara curta, e as pessoas pensam que a gente está aqui brigando. Se ela (a igualdade) nunca existiu, então Deus teria criado os Espíritos desiguais certo? Com que finalidade, eu pergunto...
          Engano, amigo; não houve cutucão na onça; apenas, como já lhe disse, não havia clima... E esse é o problema: não existe finalidade alguma; isso tb é criação das religiões que não conseguem explicar os motivos da existência dos seres vivos. Embora o q vou dizer pareça meio tolo, qual a finalidade da existência de escorpiões, formigas minúsculas, vírus e bactérias microscópicos, e de tanta coisa mais que há por aí...? E não é ponto de vista meu, mas de vultos notáveis e eminentes que já citei em algum lugar.

Cito: “...por que não respondeu lá? Aqui estamos estudando o suicídio.
          Já lhe expliquei e sinto muito; mas, mesmo assim, dentro do universo, como dentro da ciência e das religiões, se se observar atentamente, não há assuntos estanques, independentes; tudo está interconectado, todos os fenômenos, eventos, pensamentos, ações, tudo afinal está ligado a tudo o mais. Está certo que para fins didáticos devemos abordar cada parte por vez. Por isso, sinto muito. Para mim o assunto suicídio, e o que mais for, está ligado, e mesmo depende, de todos os demais assuntos. Veja só, se o ser humano compreende que ele não é o que as crenças dizem, que ele pode alçar o ‘vôo da águia’ e não ficar somente preso ao chão como as ‘galinhas’, quem ele é realmente, talvez pensasse muito mais antes de tentar por fim a própria vida! 

          Abraços.


Registado

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #102 em: 02 de Maio de 2010, 03:18 »
0Gostou?
Citar
Coronel:

1- E porque o homem é responsabilizado (essa é a minha questão) por não haver resistido a esses sentimentos ou paixões, e despencou para  o orgulho, vaidade, avareza, etc?



1- Porque Deus deixa a ele próprio o mérito ou demérito de suas ações e é nisto que consiste o livre-arbítrio (ver a esse respeito O Livro dos Espíritos)

abçs,

Renato



« Última modificação: 02 de Maio de 2010, 03:23 by Renato_ »
Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #103 em: 03 de Maio de 2010, 03:50 »
0Gostou?
          Olá, Renato.

          Eu estava dizendo: “E a questão foi sobre o porquê, não  sociólogos ou antropólogos, mas as doutrinas, não explicam como, dentro da “infinita e perfeita bondade e justiça divinas”, começou um desigualdade, e porque os seres são considerados transgressores da lei de Deus, e punidos por isso, se são as experiências da vida que os levam a esses procedimentos ‘considerados’ errados.
          Acrescento, agora: O que são as experiências da vida senão as lições desta escola? Quem está mais atrasado é ‘culpável’ por isso?

          E vc disse: “A desigualdade ...tb do ponto de vista das paixões, porque, mesmo as paixões como egolatria, orgulho, vaidade e avareza entre outras são um atestado de evolução do Espírito em relação ao homem primitivo...”.
           
          E eu perguntei: “Porque o homem é responsabilizado (essa é a minha questão) por não haver resistido a esses sentimentos ou paixões, e despencou para  o orgulho, vaidade, avareza, etc? Se por necessidade, como deduzo de sua argumentação, não há responsabilidade do homem”.
          Acrescento agora: dentro de sua argumentação você faz ver que essas paixões os homens as adquiriram pelas experiências da vida, ou melhor, são novas lições nesta escola, e lições até consideradas  “um atestado da evolução do homem, em relação ao homem primitivo”!!! Não se deduz daí, se ‘isso’ representa ‘evolução’, que isso ocorre pela necessidade de o homem evoluir?

          E, continuando, cito sua resposta:
“Porque Deus deixa a ele próprio o mérito ou demérito de suas ações e é nisto que consiste o livre-arbítrio (ver a esse respeito O Livro dos Espíritos)”.
          Amigo, ou eu estou ficando muito difícil de ser compreendido, me expressando muito mal, ou não sei o que está acontecendo.
          Vamos tentar facilitar: “Em ‘qualquer’ ponto ou nível de evolução em que o ser, o espirito esteja, lá atrás, ou bem avançado, lá à frente, ele é responsável ou culpável pelo que faz  de errado? Porquê? Se faz coisas consideradas más, ele as faz, simplesmente, porque quer fazer? Alguém é bondoso ou maldoso, simplesmente porque quer ser assim? Ou aprendeu a ser assim pelas experiencias que a escola da vida lhe proporcionou até o ponto de aprendizado em que está?

          Pense bem, amigo, com sua própria cabeça; deixe um pouco a muleta da codificação.

          Um abraço.


Registado

Offline Renato_

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1550
  • Participação: 0
  • Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.Renato_ is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +109
Re: Por que o suicídio é maior crime?
« Responder #104 em: 03 de Maio de 2010, 04:07 »
0Gostou?
Citação de: Coronel em 03 de Maio de 2010, 03:50
         
          Vamos tentar facilitar: “Em ‘qualquer’ ponto ou nível de evolução em que o ser, o espirito esteja, lá atrás, ou bem avançado, lá à frente, ele é responsável ou culpável pelo que faz  de errado? Porquê? Se faz coisas consideradas más, ele as faz, simplesmente, porque quer fazer? Alguém é bondoso ou maldoso, simplesmente porque quer ser assim? Ou aprendeu a ser assim pelas experiencias que a escola da vida lhe proporcionou até o ponto de aprendizado em que está?

          Pense bem, amigo, com sua própria cabeça; deixe um pouco a muleta da codificação.

          Um abraço.


O que é a escola da vida?

O que se deve entender por escola da vida

O que é ela?

Aonde está ela?

Em que consiste ela??

abçs,

Renato

 

Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Adultério será crime moral?

Iniciado por Carlos Ribeiro « 1 2 ... 10 11 » Sexualidade

155 Respostas
44217 Visualizações
Última mensagem 21 de Março de 2012, 19:04
by Conforti
Cena do Crime

Iniciado por Aldebaran Humor

1 Respostas
1978 Visualizações
Última mensagem 22 de Fevereiro de 2010, 23:50
by Marianna
Ninguém há predestinado ao crime

Iniciado por Marccello Acção do Dia

10 Respostas
4111 Visualizações
Última mensagem 02 de Maio de 2010, 16:48
by Marccello
Crime da Humanidade para com os animais

Iniciado por macili Áudio

1 Respostas
2764 Visualizações
Última mensagem 21 de Março de 2012, 05:37
by avatar123
Aborto: crime covarde e abominável

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

2 Respostas
1843 Visualizações
Última mensagem 06 de Janeiro de 2013, 21:15
by Amós Ribeiro

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC