0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Então pra finalizar o tópico dá pra afirmar que as vidas passadas de um espirito determina que tipo de personalidade ele tem quando encarnado ? Ex: uma pessoa que foi um grande comunicador em uma vida passada terá grande facilidade pra se comunicar quando encarnar novamente, e uma pessoa que foi tímida em uma vida passada também será nessa, até evoluir nesse ponto. Correto ?
O Espírito tem personalidade? ele pode ser tímido, extrovertido, bem humorado ou algo do tipo passando essas características para o ser humano que ele encarna ou essas características são oriundas do próprio ser humano que adquire durante sua vida?
Há que acrescentar, ademais, que o aquilo que você chama de "personalidade como sendo o patrimônio intelecto-moral de um certo Espírito", é uma coisa não pode ser tida como central para se analisar o "grau de evolução" desse Espírito.
Strallis, era isso mesmo que eu queria saber. Bela resposta a sua.CitarHá que acrescentar, ademais, que o aquilo que você chama de "personalidade como sendo o patrimônio intelecto-moral de um certo Espírito", é uma coisa não pode ser tida como central para se analisar o "grau de evolução" desse Espírito. E sobre essa citação você quis dizer que um espírito pode ter várias qualidades, como boa comunicação, dom artístico e várias outras, mas mesmo assim pode não ser um espírito evoluído pois não está no caminho da caridade e da bondade, é isso ?
Eu não poderia talves estar passando por um tipo de prova que me trouxesse para o caminho espiritual ??
Lendo esse tópico me surgiu uma dúvida cruel: As pessoas logo que desencarnam podem mudar de opinião sobre outras pessoas ou fatos, pela nova e visão que terão do seu passado e daí passar até mesmo, a odiar essas pessoas ou circunstâncias que deixaram na terra?
Citação de: fcg em 29 de Agosto de 2010, 07:06Eu não poderia talves estar passando por um tipo de prova que me trouxesse para o caminho espiritual ??Olá amigo fcg.O objetivo de todas as provas é trazer o Espírito humanizado, ou ser humanizado para o caminho espiritual. As provas sempre consistem em uma única coisa: fazer o Espírito acreditar que ele não é o personagem da prova. Há vários tipos de provas: ser homem, mulher, mãe, pai, filho, advogado, médico, rico, pobre. Então o Espírito que encarna como mãe, tem várias provas: a prova de que é mulher (pensar que é mulher); a prova de que é mãe (pensar que é mãe), e essas provas servem para testá-la para ver se ela consegue se elidir daquela mania comum às mães, de achar que suas missões são proteger os filhos. Isso é um grande engodo e uma tremenda ilusão. É o ego que pensa isso, e não o Espírito. O ego está criando a idéia de que essa mãe tem como missão proteger os seus filhos, mas a missão dela, que é na verdade uma prova, consiste em não acreditar nisso , ou seja, em não acreditar que ela é o personagem. Interessante não?? Veja só a disparidade: enquanto o ser humanizado (ela como mãe) acredita piamente que sua missão é proteger os filhos, o Espírito está querendo superar essa idéia, esse maya, essa ilusão, para provar para ele mesmo e para Deus que ele ama mais a Deus do que ao mundo material, e é por isso que os Espíritos solicitam provas. Qual é o papel do ego no cumprimento das provas?? O ego é a folha em branco, onde estão sendo escritas as perguntas para que o aluno possa respondê-las. O que é cumprir a prova?? É o aluno ter estudado e se preparado para a prova. Então o ego escreve as perguntas, ou seja, o ego cria idéias contraditórias e muitas vezes absurdas que nada tem a ver com aquilo que o Espírito pediu em termos de provas. O que é a tentação?? É quando o ego está sugerindo algo absurdo ou contraditório e nós não estamos questionando o ego, e assim, acreditamos nele. O ego é portanto o instrumento para o Espírito se submeter às provas. Sem o ego não haveria provas, e é por isso que fora dos mundos materiais não há ego, porque já não há provas, missões e expiações para o Espírito se submeter. O que é a ilusão? A ilusão são as aparências, aquilo que as coisas aparentam ser e o ego termina por acreditar nessas coisas. Para você triunfar das suas provas você não deve acreditar em nada do que o ego te diz. O ego te diz que você é um homem, que é um engenheiro, é pai, tem filhos, é rico, é inteligente, está sofrendo disso ou daquilo. Isso são tudo ilusões. Você é apenas um Espírito cumprindo uma prova; o Espírito não tem sexo, não tem profissão, não cria filhos, não tem filhos (porque os filhos são de Deus), não tem bens materiais (porque isso não é da natureza do Espírito), Espírito não é inteligente ou burro, pois a razão é uma característica do ego e não do Espírito, e por fim, o Espírito não sofre, ele apenas assiste o ego sofrer ou não com essa ou aquela situação. Abçs, Renato
Iniciado por S Artigos Espíritas
Iniciado por Marianna Revista Espírita
Iniciado por Karla Diamond Psicologia & Espiritismo
Iniciado por Elaine Ramos Auto-Conhecimento
Iniciado por Conforti Espiritualismo
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.