Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Espíritos »
  • Guerra e paz

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Guerra e paz  (Lida 4317 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Guerra e paz
« em: 30 de Março de 2011, 20:26 »
+1Gostou?
Guerra e paz

916. Longe de diminuir, o egoísmo cresce com a civilização, que, até, parece, o excita e mantém. Como poderá a causa destruir o efeito? Quanto maior é o mal, mais hediondo se torna. Era preciso que o egoísmo produzisse muito mal, para que compreensível se fizesse a necessidade de extirpá-lo. Os homens, quando se houverem despojado do egoísmo que os domina, viverão como irmãos, sem se fazerem mal algum, auxiliando-se reciprocamente, impelidos pelo sentimento mútuo da solidariedade. Então, o forte será o amparo e não o opressor do fraco e não mais serão vistos homens a quem falte o indispensável, porque todos praticarão a lei da justiça. Esse o reinado do bem que os Espíritos estão incumbidos de preparar.   (O Livro dos Espíritos)

Repare bem no início deste ensinamento do Espírito da Verdade para que possamos ter consciência da hipocrisia (dizer que está pensando no outro, mas está sempre pensando em si) com que o ser humanizado vive: “era preciso que o egoísmo produzisse muito mal para que compreensível se fizesse a necessidade de extirpá-lo”.

Para falar dessa hipocrisia lhes pergunto: o que motivou as cruzadas, as chamadas guerras santas? Egoísmo. O que motivou os senhores de terra em criar e sustentar a escravidão? Egoísmo.

Os acontecimentos hediondos da história da humanidade sempre foram causados para atenderem a interesses individuais de determinados seres humanizados, ou seja, viciados no egoísmo destes. Mas, por que Deus permitiu que isso acontecesse? Segundo o Espírito da Verdade para que você e todos os outros espíritos encarnados compreendessem o que o egoísmo de cada um produz.

Mas, não foram apenas esses os acontecimentos hediondos que ocorreram na história da humanidade. Na verdade utilizei exemplos muito distantes no tempo da realidade. Por que fiz isso? Porque este livro é do final do século XIX, ou seja, os acontecimentos hediondos a que se referiu o Espírito da Verdade eram esses.

Depois da publicação deste livro, ou seja, depois da divulgação deste ensinamento, já tivemos outros acontecimentos hediondos. Aconteceu a primeira e a segunda guerra mundial, a bomba atômica e mais recentemente os atos terroristas que podem ser considerados como acontecimentos hediondos fundamentados no egoísmo de seres humanizados.

Estes acontecimentos recentes certamente não estavam na cabeça de Kardec quando ele fez a pergunta ao Espírito da Verdade. No entanto, se estivessem, o ensinamento seria o mesmo: ocorreram para que os seres humanizados compreendessem a que ponto pode levar a ação egoísta baseada nas suas vontades individuais.

Eu pergunto então: o que você, que já conhece este ensinamento, fez com relação a estes crimes hediondos? Agiu egoisticamente criticando aquele que foi egoísta. Mas você não acha que ao agir assim foi egoísta. Pelo contrário, imagina que está certo.

A humanidade precisa compreender que a crítica, mesmo que dirigida ao egoísta, é ação do egoísmo de quem critica. Nenhuma crítica pode ser considerada sadia porque ela é fundamentada numa verdade individualista, num padrão individual de verdade. Portanto, ação egoísta.

Deus cria os acontecimentos da Terra para que você compreenda a essência que causou tal ato e possa, assim, abrir mão da utilização de tal essência. Nenhuma guerra surge no planeta se não houver uma intenção egoísta, se não houver um desejo individual. Portanto, as guerras existem para que você aprenda onde o egoísmo pode levar e abra mão de seus desejos próprios, mesmo que eles sejam considerados certos. Mesmo que você deseje a paz, abra mão desse desejo para não criticar o próximo, pois se o fizer, estará agindo igualzinho a ele: fazendo guerra a quem quer guerrear.

O primeiro passo para poder abrir mão do egoísmo é abrir mão da crítica a quem age fora dos seus padrões individuais de certo. Ame a todos e a tudo acima de qualquer padrão que você tenha de certo ou errado. Aliás, Cristo ensinou: se você só cumprimenta quem lhe ama que vantagem tem? Até os pagãos fazem isso...

Faça a paz com quem quer a guerra, pois só assim expressará o verdadeiro amor. A crítica, por mais que embasada em boas intenções, jamais será um ato de amor, pois ela se fundamenta no eu, no que cada um sabe, o que cerceia o direito do outro achar diferente.

Mas, para que você possa fazer a paz com quem quer a guerra é preciso antes libertar-se do seu eu e da vontade de que este eu se sobreponha ao do próximo.

E não me venham dizer que é impossível deixar de criticar Hitler porque ele fez a guerra ou o presidente dos Estados Unidos porque autorizou o uso da bomba atômica, porque não são deles estas ações. Como o Espírito da Verdade acabou de nos dizer, o egoísmo precisa gerar um crime hediondo para ver se a humanidade cai na real e deixa de ser egoísta, de querer só para si, de querer levar vantagem em tudo na vida. Por isso, se não fossem estes seres humanos que você acusa teriam que ser outros, pois a guerra existiu e continuará existindo porque os seres humanizados ainda agem egoisticamente no seu dia a dia.

Estudamos no Livro dos Espíritos que a justiça consiste em respeitar o direito do outro (pergunta 875). Portanto, se você não quer que haja guerra, para ser realmente justo, precisa respeitar o direito do outro que quer fazer a guerra e não criticá-lo ou acusá-lo por isso.

Mas não, você acredita que precisa atacar quem quer guerrear para poder defender a paz para que a justiça prevaleça. Na verdade você não está defendendo a paz nem a justiça, mas aquilo que você considera como paz e justo, ou seja, os seus padrões individuais de paz e justiça. Por isso falei inicialmente em descobrir a nossa hipocrisia.

Estou usando a guerra como um exemplo apenas para entendermos, mas leve isso para todas as coisas da vida. Você diz que quer viver bem com todos, mas para que isso aconteça realmente tem que aprender a viver bem com todos e não exigir que os outros se fundamentem em você para que possa existir a boa convivência. Ou seja, você acredita que os outros precisem agir como você agiria em determinada situação para que esteja em paz com ele. Para mim isto tem outro nome: opressão, totalitarismo.

Veja como é hipócrita a sua posição. Você diz que critica o próximo por amor, por querer o melhor para ele ou até para que a justiça aconteça, mas na verdade a sua real intenção é a total submissão do próximo ao seu padrão de certo para satisfazer o seu egoísmo.

Não, a crítica jamais será fundamentada no amor ou na justiça. Cada um tem o direito e a liberdade de agir e para que você o ame verdadeiramente precisa respeitar este direito. Mas, para poder conceder esta liberdade ao próximo, é preciso que cada um se liberte do seu egoísmo, do vício de olhar primeiramente para si: o que acha certo, bonito ou o que quer.

Aprenda: para o mundo espiritual não é o ato em si que vale, mas a intenção com que cada um participa dos atos da existência carnal. E a intenção com a qual os espíritos participam dos atos humanizados hoje devido ao seu patamar de elevação espiritual fundamenta-se no “eu”, pois busca atender àquilo que cada um acha que deveria acontecer.


Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Guerra e paz
« Responder #1 em: 30 de Março de 2011, 23:28 »
0Gostou?
FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XVIII
 
Questão 916 comentada pelo espírito Miramez
CAPÍTULO 49
0916/LE
ELIMINANDO A CAUSA
 
Para que o efeito desapareça, é necessário eliminar a causa. Convém a todos os Espíritos buscarem a causa do egoísmo, para que possam arrancá-lo pela raiz. Ele é de difícil eliminação porque tem uma afinidade profunda com a matéria.
A matéria, quanto mais velha, nela mais se congregam seus elementos. Em estudo profundo, passamos a compreender que o egoísmo é a mesma coisa e ali tenta dominar o Espírito, de maneira que esse ajunte o que deseja para si, em torno dele. No sentido espiritual, esse procedimento é negativo mas, como nada se perde, de todos esses acontecimentos tiram-se muitas lições.
Em todos os aspectos que observamos, quanto maior o mal, mais depressa o bem surge, com muita força, para extirpá-lo. Quando a Terra se encontrava chorando, sob o peso demasiado das opressões de homens sobre homens, de almas sobre almas, os pensamentos dos sofredores buscavam com mais intensidade o Criador, que enviou, com urgência Seu Filho, trazendo em Suas mãos de luz a Boa Nova, fonte divina da divina esperança. Assim é com todas as coisas: para todos os males, ao chegarem ao ápice, o socorro aparece imediatamente. é o que vai se processar neste fechamento de ciclo evolutivo da humanidade.
Se te parece que a humanidade não tem mais jeito, que não é possível o conserto moral, não te aflijas. Está chegando o momento de descer das alturas espirituais o socorro de Deus, a luz para espancar as trevas. Em se falando do plantio e colheita, podemos deduzir o que falamos: é necessário que o trigo, por exemplo, fique maduro para ser colhido e ele, desta forma, fica mais visível. Assim é todo tipo de mal: quando se encontra em maior evidência, maior pressa os benfeitores espirituais têm de extirpá-lo. Não podemos desconfiar de Deus, pois Ele sabe o que fazer no momento exato.
Tudo é amor, mesmo que se apresente em formas variadas que nos induzam a pensar de outra forma. Para a nossa segurança, o Cristo se encontra no leme dos nossos destinos, na Terra. Quando a humanidade se interessar mais pelos seus semelhantes, pelos que sofrem, pelos estropiados, pelos famintos, pelos nus, pela educação e instrução de todos os povos, é porque o egoísmo que cresceu nos corações, se encontra no seu declínio, começando a morrer. Para nós, no mundo espiritual, é motivo de alegria, por estar próxima a libertação das almas. Para os homens cansados do mal, é prenúncio de morte. E pensando como tal, começa a morrer, no entanto, morrer neste sentido é viver para outra dimensão, onde se encontra Jesus com os braços abertos, mostrando Deus em nós, nos comandando a própria vida.
E as almas em preparo falam o mesmo, conforme Mateus anotou dos lábios dos famintos do passado, nestes termos, registrado no capítulo vinte, versículo trinta e três. Vejamos:
Responderam: Senhor:
Que se nos abram os olhos.
Pediremos conscientes ao Senhor que nos abra os olhos, para enxergarmos a luz. Jesus, curando a visão dos cegos, simbolizou para a humanidade que a verdadeira cura são os olhos espirituais ligados ao entendimento da verdade.
E quando o egoísmo morrer nos corações humanos, a Terra tomará outra feição, passando de humana a divina, e não faltará nada para ninguém; todos terão tudo com abundância, sabendo usar sem abusar. A causa sendo eliminada, os efeitos desaparecerão, dando lugar à fé na sua plenitude e ao amor dominando em toda a eternidade da alma.
 



Registado

Offline BAGNOLI

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 318
  • Participação: 33
  • BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!BAGNOLI is awe-inspiring!
  • Relevância: -14
Re: Guerra e paz
« Responder #2 em: 31 de Março de 2011, 20:26 »
0Gostou?
Senhora Hebe M C, ótima resposta, o caminho é esse mesmo.

Paz a Senhora e a todos do Forum.

Bagnoli

Registado

Offline hcancela

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3121
  • Participação: 209
  • hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!hcancela is awe-inspiring!
  • Relevância: +683
  • País: Portugal
Re: Guerra e paz
« Responder #3 em: 01 de Abril de 2011, 22:51 »
0Gostou?
Olá amigos(as)

Lembrando Jesus!!!!!! ;)

Para que o Mundo evoluía,é necessário o escândalo, mas ai daquele que contribuir com ele.

Vale a pena pensar nisto. E muito.


Saudações fraternas

Registado

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Guerra e paz
« Responder #4 em: 01 de Abril de 2011, 23:13 »
0Gostou?
Os homens são egoístas e por seu orgulho tentam encobrir suas imperfeições, é necessário que venha os escandalo para que tudo venha a luz e a sombra se dissipe.
O Homem nega -se a enxergar seus próprios defeitos, por hipocrisia os encobre, mas aponta o defeito do proximo. É necessário que sua hipocrisia venha a luz para que se corrija e parar de prejudicar quem quer que seja.
Ai daquele que provocar, entendo como, ai daquele que por sua conduta hipocrita prejudica terceiros posando de homem de bem, porque tudo sempre vem a luz levado pela força da justiça maior. Nada fica escondido perante Deus porque somos julgados pelas nossas intenções.
Um abço
Hebe

« Última modificação: 02 de Abril de 2011, 02:15 by Hebe.M.C. »
Registado

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Guerra e paz
« Responder #5 em: 01 de Abril de 2011, 23:43 »
0Gostou?
O egoismo é a base da formação do homem e é quase impossivel encontrar uma atitude, uma intenção, uma palavra que não esconda em seu bojo, o egoismo. Mesmo as coisas mais 'santas' que o homem conhece e valoriza são meras expressões do egoismo. Como exemplo podemos citar o amor de mãe, a pranto saudoso pelos amados que se foram deste plano e a caridade para com os necessitados.

E enquanto isto não é desnudado frente ao espirito encarnado, este continua se iludindo, acreditando estar libertando-se deste vicio quando em verdade esta apenas alimentando-o. Portando, mostrar as coisas como são é necessário e não produz mal algum, já que apos a morte material estas mesmas coisas serão desveladas ao espirito, com uma ressalva: veja o tempo que voce perdeu. Isto era para voce desvencilhar-se enquanto na materia. Agora não 'vale' mais. Tem que voltar a materia e tentar outra vez.



Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

MarcoALSilva

  • Visitante
Re: Guerra e paz
« Responder #6 em: 03 de Abril de 2011, 04:34 »
0Gostou?
O retorno à Fonte, sendo a transcendência do Ego, há de pressupor que a existência egóica em si é uma fase necessária.

Isso me faz lembrar da famigerada "fase de humanização"... Apesar de não ser necessariamente a mesma coisa.

A fase egóica do desenvolvimento do ser teria mesmo o fim de fazê-lo transcender a tudo o que a individualidade plena (por mais ilusória que seja) lhe apresenta como "realidade"?

Registado

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Guerra e paz
« Responder #7 em: 03 de Abril de 2011, 12:51 »
0Gostou?
Ola Marco,

O ego não é bom ou mau e tampouco precisa ser transcendido. Mas deve ser muito bem compreendido.


915. Por ser inerente à espécie humana, o egoísmo não constituirá sempre um obstáculo ao reinado do bem absoluto na Terra?

É exato que no egoísmo tendes o vosso maior mal, porém ele se prende à inferioridade dos Espíritos encarnados na Terra e não à Humanidade mesma. Ora, depurando-se por encarnações sucessivas, os Espíritos se despojam do egoísmo, como de suas outras impurezas. Não existirá na Terra nenhum homem isento de egoísmo e praticante da caridade? Há muito mais homens assim do que supondes. Apenas, não os conheceis, porque a virtude foge à viva claridade do dia. Desde que haja um, por que não haverá dez? Havendo dez, por que não haverá mil e assim por diante?


O que será que quer dizer o Espírito da Verdade quando afirma que o egoísmo se prende à inferioridade dos espíritos encarnados na Terra? Que o egoísmo se prende ao nível de elevação destes espíritos.

Portanto, o egoísmo que hoje você vivencia é resultante do seu nível de elevação e não uma maldade enraizada em seu coração. Ou seja, o egoísmo que fundamenta as compreensões que você tem durante a encarnação é o objeto de sua provação, um dos seus carmas que precisa ser vencido.

A partir daí a compreensão do nosso ensinamento se altera fundamentalmente. Muitos acreditam que quando falamos que o ser humanizado é egoísta estamos afirmando que ele é mal, errado, mas isso não é verdade.Temos a plena consciência que é natural que você vivencie hoje o egoísmo quando interpreta os acontecimentos da vida carnal, porque ele faz parte do seu atual nível de elevação. Não estamos aqui para criticar ninguém, mas para alertar sobre a ação contrária do individualismo nas suas pretensões de elevação espiritual e, por conseguinte, da necessidade de libertar-se deste padrão vibratório para que você mude de patamar de elevação.

Constatamos o seu egoísmo apenas para poder afirmar que é necessário que se liberte do vício de ser sempre atendido e não para acusar. Este é um padrão de todos aqueles que realmente se interessam em aproximá-los de Deus: constatar, propor alternativas, mas nunca acusar nem cobrar aceitação ou cumprimento das diretrizes propostas.

Isto é muito diferente dos espiritualistas materialistas, ou seja, daqueles que utilizam o ensinamento para atender a pré-requisitos seus. Eles com base nos ensinamentos dos mestres buscam descobrir seus erros e lhe acusar de ser errado, pecador, de não prestar. Não é isso que estamos querendo dizer quando apontamos o egoísmo com o qual o ser humanizado vive hoje. Sempre que constatamos uma característica deste ser, no caso o egoísmo, compreendemos que ela é um fundamento da sua personalidade porque faz parte do nível de elevação do espírito. Jamais afirmamos que um ser universal, um filho de Deus é ruim, mal ou errado.

Aliás, sabemos que o espírito é sempre luz, puro por natureza e jamais perderá na sua essência esta pureza. Ele está viciado em egoísmo, está egoísta, como resultante do seu nível de elevação espiritual, mas não é nada disso. Todo seu individualismo é uma poluição que surgiu com a ligação à personalidade humana (ego) que está vivenciando para provar a si mesmo que é capaz de superar o vício do egoísmo.

Então, não acusamos ninguém: mostramos o caminho através do qual o egoísmo pode ser superado para que o ser humanizado tenha consciência da sua ação e possa mudar a sua forma de vivenciar a vida carnal. Só isso.


Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Guerra e paz
« Responder #8 em: 03 de Abril de 2011, 15:35 »
0Gostou?
O EGO é formado a partir do convivio social ao qual o espírito está inserido. Viemos ao mundo frágeis e dependentes para despertar o amor aos que nos cerca, se formos agredidos, físicamente ou emocionalmente na primeira infancia principalmente ( 0 a 3 anos) formaremos um conceito errado sobre o mundo e sobre nós mesmos.
Criaremos verdades de acordo com a realidade a nossa volta.
Ex: Uma criança constantemente escuta que é burra, ou incapaz pelas pessoas que a cercam, pai e mãe, que são quem deveriam amá-la incondicionalmente, vai crescer acreditando nisto e se sente  incapaz de despertar amor a quem quer que seja.
A partir deste EGO formado ,pode desenvolver disturbios sociais graves, vai reagir ao mundo de diversas maneiras.
1- repetindo o comportamento dos pais, tão agressivo diante de qualquer pessoa que exerça autoridade ( professores, chefes etc)
2- pode se sentir incapaz de assumir a própria vida, filhos inseguros que dependem dos pais eternamente, não reconhece seus dons e talentos, não consegue demonstrá-los, não conseguem estabelecer um convivio social e profissional adequado, porque assim se vêem.
3- pode não conseguir desenvolver laços afetivos com terceiros. Exemplo, se sentem sempre traídos por namoradas, amigos, conjuges, não acreditam no amor que lhe reportam, desenvolve uma carência afetiva absurda que ninguém é capaz de suprir, por isso qualquer coisa é motivo para disparar a sua memória afetiva de sofrimento na infância e atuar no momento presente projetando no outro a mesma dor. Cria conflito, amor possessivo, são ciumentos, desconfiados ou submissos. Se humilham ou agridem dentro da relação, não tem respeito próprio e nem respeito pelo outro.

Tem que fazer um exercício imenso de auto conhecimento e se desvencilhar das verdades que acreditou ditas a seu respeito no convívio social. Na verdade ele é um espírito que já teve diversas encarnações e assumiu vários papéis, aprender a lidar com a adversidade da vida é o que importa, se acreditar realmente que é um ser ruim, ou burro , seja lá o que ficou incutido em sua mente, terá sempre uma  visão e reação diante da vida hostil, e terá que encarnar novamente para aprender a lidar com a adversidade.

Um abço
Hebe

« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 15:37 by Hebe M C »
Registado

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Guerra e paz
« Responder #9 em: 03 de Abril de 2011, 23:01 »
0Gostou?
Ubert Rohden define assim o Homem cósmico.


No Mundo Glorioso do Homem Cósmico


Quando o homem passar da sua presente semi-consciência “ego” para a futura pleni-consciência “Eu”, então será o reino de Deus proclamado sobre a face da terra; haverá um novo céu e uma nova terra, conforme as sagradas Escrituras. Então desaparecerão todas as seitas, igrejas e teologias obrigatórias — e só permanecerá a Religião, que guiara os homens à felicidade.
Essa Religião única e universal não mais dependerá de tradições e revelações do passado. Não haverá mais crença nem descrença — mas somente a sabedoria da experiência a própria Realidade divina.
A Religião não mais será uma parte da vida a ser praticada em certos dias e em certos lugares, de acordo com certos ritos — Religião será a própria essência da vida diária, porque o homem de consciência cósmica se sentirá espontaneamente “religado” ao Infinito Transcendente pelo Infinito Imanente, sentirá o Uno da Divindade em todo o verso do mundo — o homem cósmico é o homem universificado pelo próprio Universo.
O homem cósmico, assim universificado, não procurará sua Religião em livros, cerimônias, templos, bíblias, autoridades eclesiásticas, dogmas, sacramentos, orações, hinos ou credos — a sua própria vida será a sua Religião, porque ele saberá que “Eu e o Pai somos um, o Pai está em mim, e eu estou no Pai”.
E esta Religião não terá o fim de libertar o homem dos seus pecados e salvar sua alma para a vida eterna; de preservá-lo do inferno e fazê-lo entrar no céu — porque a certeza da imortalidade estará em cada alma, aqui e agora, assim como a luz está nos seus olhos.
Dúvida sobre Deus e a vida eterna será tão impossível como a dúvida na própria existência.
Já não haverá discussões sobre teísmo ou ateísmo, sobre materialismo ou espiritualismo — porque o homem de consciência cósmica superou todas as escolas primárias e secundárias da vida terrestre e ingressou na Universidade da Realidade Cósmica.
Já não haverá intermediários entre o homem e Deus - porque o próprio homem, chegado à sua adultez espiritual, sabe diretamente que o reino de Deus está dentro dele.
A chamada morte não é, para ele, o fim da vida, mas a transição duma semi-vida na matéria para uma pleni-vida em outras regiões do Universo, porque o homem cósmico sabe por experiência própria o que quer dizer “na casa de meu Pai há muitas moradas”.
O homem cósmico realizou a mística de Deus pela ética dos homens na estética da natureza — e por isso ele sabe e saboreia que todos os bens do Universo estão sempre a seu dispor, porquanto ele mesmo se sente como parte integrante do cosmos.
O mundo povoado pelos homens de consciência cósmica será tão diferente do mundo governado pela ego-consciência, como esta humanidade de hoje é diferente da humanidade pré-histórica, antes do despontar da inteligência.
O homem do futuro, governado pela consciência crística do Eu racional, será tão diferente do homem presente governado pela ciência luciférica do ego intelectual, como a serena claridade do sol difere das débeis fosforescências de um vagalume em plena noite.
Quando o homem semi-consciente de hoje entrar no mundo pleni-consciente do homem cósmico de amanhã, então será compreendido, pela primeira vez, o Evangelho do Cristo — e tudo o que foi dito, escrito, e excogitado pelos teólogos sobre o Cristo será considerado como fogo pintado em telas de museu, em face do fogo real em toda a sua verdade.
E então a segunda vinda do Cristo será uma gloriosa realidade — no mundo do homem cósmico. . .
Huberto Rohden – A Nova Humanidade – Ed. Alvorada



Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
O Fim Da Guerra.

Iniciado por Liana Outros Temas

0 Respostas
1455 Visualizações
Última mensagem 04 de Julho de 2006, 03:42
by Liana
Guerra entre o bem e o mal

Iniciado por Carol Gil O Livro dos Espíritos

9 Respostas
4292 Visualizações
Última mensagem 10 de Abril de 2010, 20:53
by rwer
Guerra no Trânsito !!!

Iniciado por Si Acção do Dia

3 Respostas
2398 Visualizações
Última mensagem 02 de Novembro de 2010, 12:39
by Si
A Guerra Santa nos tempos modernos

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

9 Respostas
4016 Visualizações
Última mensagem 25 de Maio de 2011, 22:40
by Mirina
A Guerra é Necessária?

Iniciado por Arius « 1 2 » O Livro dos Espíritos

17 Respostas
7670 Visualizações
Última mensagem 23 de Julho de 2011, 19:09
by Lucazan

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC