0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
1-O que devemos entender por princípio inteligente ?
2-Essa ‘individualidade’ seria o meu Espírito, por exemplo ?
3-O que os Espíritos querem dizer com “para vós ele (o Espírito) não é nada". Penso que o Espírito é algo sim para nós. Também não saberia explicar direito o que seria, mas o Espírito tem um valor, uma importância para nós. -
4-Na questão 25 está correto afirmar: “Ambos são distintos, mas é preciso a união do Espírito e do “corpo carnal” para que a inteligência se manifeste no “corpo carnal ?”
5-Partindo do princípio que “conceber = criar, gerar” e “matéria = corpo carnal”, como é possível, pelo pensamento, que a matéria seja concebida sem o Espírito ?
1.O que devemos entender por princípio inteligente ?
2.Essa ‘individualidade’ seria o meu Espírito, por exemplo ?
3.O que os Espíritos querem dizer com “para vós ele (o Espírito) não é nada". Penso que o Espírito é algo sim para nós. Também não saberia explicar direito o que seria, mas o Espírito tem um valor, uma importância para nós.
4.Na questão 25 está correto afirmar: “Ambos são distintos, mas é preciso a união do Espírito e do “corpo carnal” para que a inteligência se manifeste no “corpo carnal ?”
5.Partindo do princípio que “conceber = criar, gerar” e “matéria = corpo carnal”, como é possível, pelo pensamento, que a matéria seja concebida sem o Espírito ?
Eu acho que principio inteligente é a soma de todas as inteligências individuais (a Inteligência Suprema, Deus, mais a inteligência de cada espirito individual.
O espirito que é, essencialmente, a inteligência.
Eu acho que principio inteligente é a soma de todas as inteligências individuais
emanar do Lat. emanarev. int., evolar-se;sair de;provir;desprender-se;disseminar-se em partículas subtis
77. Os Espíritos são seres distintos da Divindade, ou serão simples emanações ou porções desta e, por isto, denominados filhos de Deus?“Meu Deus! São obra de Deus, exatamente qual a máquina o é do homem que afabrica. A máquina é obra do homem, não é o próprio homem. Sabes que, quando fazalguma coisa bela, útil, o homem lhe chama suafilha, criação sua. Pois bem! O mesmo se dá com relação a Deus: somos Seus filhos, poisque somos obra Sua.”78. Os Espíritos tiveram princípio, ou existem, como Deus, de toda a eternidade?“Se não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, quando, ao invés, são criaçãoSua e se acham submetidos à Sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, éincontestável. Quanto, porém, ao modo porque nos criou e em que momento o fez, nadasabemos. Podes dizer que não tivemos princípio, se quiseres com isso significar que, sendoeterno, Deus há de ter sempre criado ininterruptamente. Mas, quando e como cada um denós foi feito, repito-te, nenhum o sabe: aí é que está o mistério.”79. Pois que há dois elementos gerais no Universo: o elemento inteligente e oelemento material, poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente,como os corpos inertes o são do elemento material?“Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, comoos corpos são a individualização do princípio material. A época e o modo por que essaformação se operou é que são desconhecidos.”
imanarv. tr., magnetizar.
Penso que neste caso, os Espíritos que ditaram a codificação se estão referindo áquilo a que se chama o grande oceano do Espírito, donde imanaram todos os Espíritos (Individualidades).
imanentedo Lat. immanenteadj. 2 gén., que reside na própria essência do todo;que persiste;permanente;perdurávelouimanências. f., qualidade do que é imanente;permanência;persistência.
Deus é Espírito, também.
Iniciado por Ann@ O Livro dos Espíritos
Iniciado por Ann@ « 1 2 » O Livro dos Espíritos
Iniciado por Ann@ « 1 2 3 4 » O Livro dos Espíritos
Iniciado por Ivi O Livro dos Espíritos
Iniciado por Lucazan « 1 2 » O Livro dos Espíritos
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.