0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Deus nunca para. Está constantemente criando, e não nos é informado se a matéria é eterna,assim como Deus"-
- Deus é Único, pois além Dele nem o nada existia. Portanto a matéria terá de vir de Deus. Porque se Deus criasse alguma coisa, que não fosse Dele, Ele teria que a ir buscar dalgum lado, e então Ele não seria o Único.
Matéria é energia condensada. Com que fim? Para as centelhas de Deus progredirem. Para Ele Próprio (Deus) Se experienciar através de todos nós, Suas centelhas? Mas se Deus tudo sabe para que é que precisa Se experienciar através de nós? Ele conhece tudo infinitamente
Torna-se difícil cercear a Doutrina Espirita, com uma , duas ou três perguntas, sem ter que ir juntá-las a outras respostas.
Porque é que Deus que tudo pode não nos fez a todos já felizes e a viver num estado de felicidade total? Subtraindo-nos deste modo ao sofrimento.
“A matéria é o liame que prende o Espírito”1. A matéria aqui citada refere-se ao nosso corpo carnal ou ao Perispírito (na verdade estudaremos sobre Perispírito adiante, mas é o questionamento que tenho, se é que Perispírito é matéria . . .)2. Alguém poderia citar exemplos de matéria etérea ?
WikipédiaPanenteísmo (pan-en-teísmo) é uma doutrina que diz que o universo está contido em Deus (ou nos deuses), mas Deus (ou os deuses) é maior do que o universo. É diferente do panteísmo (pan-teísmo), que diz que Deus e o universo coincidem perfeitamente (ou seja, são o mesmo).No panenteísmo, todas as coisas estão na divindade, são abarcadas por ela, identificam-se (ponto em comum com o panteísmo), mas a divindade é, além disso, algo além de todas as coisas, transcendente a elas, sem necessariamente perder sua unidade (ou seja, a mesma divindade é todas as coisas e algo a mais).
VG- Deus é Único, pois além Dele nem o nada existia. Portanto a matéria terá de vir de Deus. Porque se Deus criasse alguma coisa, que não fosse Dele, Ele teria que a ir buscar dalgum lado, e então Ele não seria o Único.
VGSe não concorda com o que eu digo, tudo bem, nem eu quero que alguém esteja de acordo comigo sem o sentir.Ora se Deus é o Único, portanto é a unidade, então tudo terá de vir da sua Imanência. Dele
imanente do Lat. immanenteadj. 2 gén., que reside na própria essência do todo;que persiste;permanente;perdurável.
14. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?“Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.“Deus existe; disso não podeis duvidar e é o essencial. Crede-me, não vades além. Não vos percais num labirinto donde não lograríeis sair. Isso não vos tornaria melhores, antes um pouco mais orgulhosos, pois que acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis. Deixai, consequentemente, de lado todos esses sistemas; tendes bastantes coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos. Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos libertardes delas, o que será mais útil do que pretenderdes penetrar no que é impenetrável.”15. Que se deve pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da Natureza,todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, em conjunto, a própria Divindade, ou, por outra, que se deve pensar da doutrina panteísta?“Não podendo fazer-se Deus, o homem quer ao menos ser uma parte de Deus.”16. Pretendem os que professam esta doutrina achar nela a demonstração de alguns dos atributos de Deus: Sendo infinitos os mundos, Deus é, por isso mesmo, infinito; não havendo o vazio, ou o nada em parte alguma, Deus está por toda parte; estando Deusem toda parte, pois que tudo é parte integrante de Deus, Ele dá a todos os fenômenos da Natureza uma razão de ser inteligente. Que se pode opor a este raciocínio?“A razão. Refleti maduramente e não vos será difícil reconhecer-lhe o absurdo.”77. Os Espíritos são seres distintos da Divindade, ou serão simples emanações ou porções desta e, por isto, denominados filhos de Deus?“Meu Deus! São obra de Deus, exatamente qual a máquina o é do homem que a fabrica. A máquina é obra do homem, não é o próprio homem. Sabes que, quando faz alguma coisa bela, útil, o homem lhe chama suafilha, criação sua. Pois bem! O mesmo se dá com relação a Deus: somos Seus filhos, pois que somos obra Sua.”78. Os Espíritos tiveram princípio, ou existem, como Deus, de toda a eternidade?“Se não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, quando, ao invés, são criação Sua e se acham submetidos à Sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, é incontestável. Quanto, porém, ao modo porque nos criou e em que momento o fez, nada sabemos. Podes dizer que não tivemos princípio, se quiseres com isso significar que, sendo eterno, Deus há de ter sempre criado ininterruptamente. Mas, quando e como cada um de nós foi feito, repito-te, nenhum o sabe: aí é que está o mistério.”
Iniciado por Ann@ O Livro dos Espíritos
Iniciado por Ivi « 1 2 » O Livro dos Espíritos
Iniciado por Ann@ « 1 2 3 4 » O Livro dos Espíritos
Iniciado por Ivi O Livro dos Espíritos
Iniciado por Lucazan « 1 2 » O Livro dos Espíritos
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.