Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Espíritos => Tópico iniciado por: Ann@ em 10 de Junho de 2008, 00:11

Título: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Ann@ em 10 de Junho de 2008, 00:11

I – CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS

17. Pode o homem conhecer o princípio das coisas?
– Não. Deus não permite que tudo seja revelado ao homem, aqui na Terra.

18. O homem penetrará um dia o mistério das coisas que lhe estão ocultas?
– O véu se ergue na medida em que ele se depura; mas, para a compreensão de certas
coisas, necessita de faculdades que ainda não possui.

19. O homem não poderá, pelas investigações da Ciência, penetrar alguns dos segredos da Natureza?
– A Ciência lhe foi dada para o seu adiantamento em todos os sentidos, mas ele não pode ultrapassar os limites fixados por Deus.

Quanto mais é permitido ao homem penetrar nesses mistérios, maior deve ser a sua admiração pelo poder e a sabedoria do Criador. Mas, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência o torna freqüentemente joguete da ilusão. Ele acumula sistemas sobre sistemas, e cada dia que passa mostra quantos erros tomou por verdades e quantas verdades repeliu como erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho.

20. Pode o homem receber, fora das investigações da Ciência, comunicações de uma
ordem mais elevada sobre aquilo que escapa ao testemunho dos sentidos?
– Sim, se Deus o julgar útil, pode revelar-lhe aquilo que a Ciência não consegue apreender.

É através dessas comunicações que o homem recebe, dentro certos limites, o conhecimento do seu passado e do seu destino futuro.

****************************************************
em destaque os comentários de Kardec
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Ann@ em 10 de Junho de 2008, 00:26

Penso que esta parte está fácil, pois já nos foi informado na primeira parte que nem tudo é permitido a nós conhecer, pois não temos ainda como compreender - por nossa capacidade de compreensão neste  momento evolutivo.

Novamente nos foi alertado que somente a medida que evoluímos poderemos compreender alguns fatos, pois teremos acesso a algumas faculdades (sentido/sentimento) que nos auxiliará na compreensão. Somente após a conquista dessas faculdades seremos capazes da compreensão.

Nossa ciência provará aquilo que for necessário no momento necessário e certo!

Citar
através dessas comunicações que o homem recebe, dentro certos limites, o conhecimento do seu passado e do seu destino futuro

Podemos dizer que essas comunicações (e aqui penso que podem ser intuitivas até), seriam aquela certeza de muitos estudioso possuem, que não sabem explicar, mas possuem; e essa certeza é tão grande que essa pessoa dedica uma parte de sua vida para provar sua tese ou certeza, modificando completamente nossa maneira de ver a vida, ou conceitos, assim como Kardec fez um dia; obviamente teremos a "autorização de Deus" que através do plano espiritual nos influenciará no caminho,  sempre levando-se em consideração o momento evolutivo para termos condições de compreender... pelo menos uma parte, um pedacinho por vez. ;)

Abçs
Ana
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Flor de Liz em 10 de Junho de 2008, 01:45
Olá!  :D :D
Penso que sobre esse assunto teremos poucas explanações, visto que a informação está bem resumida e objetiva.

Estava estes dias pensando e até comentei aqui no fórum, que sempre caímos no mesmo impasse de origem das coisas. Não sabemos ao certo como o Universo surgiu ou como foi criado. Tampouco como os espíritos são criados, são coisas muito complicadas para o nosso entendimento atual. Mas isso não impossibilita que investiguemos, pesquisemos e tenhamos na ciência muitos e muitos avanços a esse respeito. Tanto quanto na filosofia.
Toda informação que chega até nós com certeza é "autorizada" por Deus, pois ele Tudo pode. Precisamos também dos erros, das confusões (verdade/erro), da verdade parcial e da verdade irrefutável. Precisamos de tudo, para que em tudo se tenha experiência e conhecimento. Vivemos onde muitas informações se cruzam e muitas e muitas delas ainda se contradizem, se esfacelam, se anulam... E aprendemos muito com isso tudo, mesmo que não estejamos percebendo. Formulamos concepções, teorias e idéias acerca de tudo, nunca somos imparciais, embora isso nos pareça acontecer às vezes. Mesmo que por pouca diferença, acabamos pendendo a um lado. E isso é importante, os erros/confusões ajudam a construir acertos, nos mostram quais caminhos não seguir e, acima de tudo, diminuem o nosso orgulho. As verdades parciais fazem com que queiramos saber sempre mais e mais acerca daquilo que não conhecemos. Isso é magnífico pra todos nós. E as verdades irrefutáveis servem para que saibamos até onde podemos chegar, visto que nada podemos mudar da vontade de Deus.

Beijocas
 :-* :-*
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Junho de 2008, 11:58
Olá

à luz da doutrina espirita, os espiritos responderam, na questão 17 do LE, que o homem encarnado neste planeta terra, ainda não pode compreender determinadas coisas. Por duas ordens de razões:

1) Porque o homem no corpo de carne precisa de passar por provas que implicam o esquecimento das vidas passadas e não ter a certeza absoluta de que é um espirito imortal.

2) Porque ainda não temos ainda capacidade para compreender certas coisas.

À medida que vamos evoluindo, vamos encarnando em outros locais do universo onde há civilizações mais avançadas e podemos ter mais conhecimentos. O espirito foi criado simples e ignorante e tem de percorrer o caminho até à sabedoria e santidade. Só o espirito puro está nesse estado. Até lá percorremos todos os degraus da escada da evolução. Sobe mais depressa quem tem mais mérito, mas todos passam por todos os degraus.

Para além disso a reencarnação na terra é muito material e implica o esquecimento das vidas passadas. Há provas na terra que não teriam o mesmo sentido se todos soubessemos, sem sombra de dúvida, que somos espiritos imortais. Estávamos a jogar a feijões. Uns tem mais outros menos dúvidas, mas ninguém pode ter a certeza absoluta de nada. A vida deixa-nos sempre uma certa incerteza e insegurança, que nos obriga a sermos mais nós mesmos. Se soubessemos demais, tentariamos fazer batota.

bem hajam
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Flor de Liz em 10 de Junho de 2008, 17:20
Estou de acordo com o amigo Vitor nesta questão.



Beijos
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Ann@ em 10 de Junho de 2008, 18:12

Olá amigos,


Citar
Não, Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo.

Como interpretar a resposta?
Que ao homem nunca será dado conhecer o princípio das coisas?
Que naquele tempo o homem não tinha condições para conhecer o princípio das coisas?
Que só noutro mundo o homem terá acesso a esta informação?

Por uma questão de lógica, se os planetas evoluem modificando sua vibração e, por consequência, os seus habitantes são mais evoluídos, eu pessoalmente sou adepta da segunda hipótese: que naquele tempo (e ainda hoje) o homem não tinha (e não tem) condições para conhecer o princípio das coisas.

Muito embora na tradução de J.Herculano Pires (que eu postei) esteja "... não permite que ao homem tudo seja revelado, aqui na Terra", por conta da evolução dos planetas eu acho mais correto "... neste mundo" tradução de Dr. Guillon Ribeiro. Por  que ??? Porque entendo que o plano espiritual se refere ao mundo moral, ao estágio moral pelo qual passávamos e ainda passamos.

Ao ter certeza, pela resposta da questão 18, que O véu se ergue na medida em que ele de depura. podemos ter certeza que conforme evoluímos vamos recebendo essas faculdades faltantes ;), encarnados em planetas pertinentes e aqui incluo a Terra.

Obviamente encarnamos em planetas pertinentes e necessários à nossa evolução. Portanto não posso aceitar que a Terra, como planeta, estacionará em sua evolução e receberá apenas espíritos que nunca terão acesso a informações mais esclarecedoras que as que temos hoje, ou que nunca as terá!

Assim como hoje temos muito mais informações do que tínhamos quando a Terra passava pelo primitivismo, teremos mais informações lááááá na frente, quando a Terra pertencer aos mundos felizes ou divinos... pode demorar, mas ela chega!!! :D

Ana
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: vitor_goncalves em 10 de Junho de 2008, 19:45
Olá Amigos

Seguindo o que se tem dito, começo por perguntar o seguinte:

- Quando desencarnamos, para onde vamos? Para outros planetas? A mim não me parece. Julgo por aqui ficamos. Onde? Como?

- Para o planeta Terra não se está à espera que passe ao mundo de regeneração? Os espiritos que cá ficarem (?), que vida terão?

- Que batotice poderiamos fazer, ao sabermos que eramos imortais? A Deus. Isso não acredito, pois Ele já sabia que estavamos a fazer batota. A única batota que poderiamos fazer era a nós próprios.

Nós espiritas e outros, que acreditam na reencarnação, sabemos que a morte não existe, claro teoricamente, porque na práctica ... , não me parece, e as acções que fazemos, essas então muito menos.

Ainda estamos muito longe, de termos o sentido, para compreendermos.

Um abraço

VG
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Junho de 2008, 20:14
Olá

Citar
Todo o conhecimento já está em nós, naquilo que é a centelha Divina. Só que pela rudeza da nossa Alma ela não se consegue manifestar. Então se nós nos esforçarmos por aperfeiçoar nossa Alma o conhecimento desrtará.
Claro que para isso temos que abdicar das coisas do mundo, para nos dedicarmos às coisas de Deus. E isto é que custa mais.
Em toda a mensagem de Jesus penso ser isto o que Ele nos diz.

Acredito no que diz a doutrina espirita: nós somos espiritos imortais, criados simples e ignorantes. A oportunidade que Deus nos dá é evoluir até espiritos sábios e santos. para além disso, esta possibilidade é de acordo com a minha crença mais importante: a bondade e o amor de Deus por nós, sua criação.

Citar
Jesus iluminou-se aqui, Buda também, Francisco de Assis também, para além desses outros atingiram pontos muito próximo da iluminação, se não a tingiram mesmo.

A minha crença é que esses espiritos já eram iluminados antes de reencarnar aqui. Vieram cá em missão para esclarecer os outros. Jesus disse, aliás: "o meu reino não é deste mundo".

bem hajam
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Ivi em 10 de Junho de 2008, 20:37
Paz para todos !

Resumiria essa parte do estudo dizendo que ainda somos muito ignorantes nas questões de conhecer coisas acerca do “Princípio das Coisas”. Estamos ainda no berçário destas revelações, porém caminhamos para elas mais cedo ou mais tarde, depende do esforço de cada um de nós. Tudo nos será revelado ou, através da ciência, reconhecido no seu devido tempo.
O que não podemos permitir é que nosso orgulho se sobreponha à razão e saiamos a defender teorias nas quais não são fundamentadas nem pela ciência, nem pela filosofia e moral espíritas.


Consideração I
Quanto a resposta da questão 17 eu entendo que não será na Terra que nós, seres humanos, tenhamos o total conhecimento do princípio das coisas. Penso que à medida que formos evoluindo em encarnações terrenas e galgando novos mundos novas revelações se darão. À medida que formos ‘desmaterializando’, nossos conhecimentos vão se sustentando cada vez mais. Ouso dizer (passível de repreensão) que o único ser que aqui esteve e já veio (não que tenha descoberto aqui) com todos os conhecimentos foi Jesus Cristo. Nenhum outro jamais chegou a alcançá-lo em sabedoria e conhecimento.
Um exemplo muito simplista que eu daria seria esse:
Um aluno inicia seus estudos na primeira série. Esse aluno sabe que tem outras séries a freqüentar, mas que para passar para as próximas séries ele terá de fazer bem feito a série em que se matriculou. Caso ele seja reprovado ele voltará e cumprirá novamente aquele ano letivo.
Esse aluno sabe, por exemplo, que na primeira série ele terá um número “x” de matérias a estudar, como sabe também que na segunda série outras matérias se darão, mas que ele só vai estudá-las quando ‘passar de ano’. Mesmo que ele tenha um leve conhecimento do que o espera no futuro, ainda se ‘obriga’ a esperar pelo fim de seu curso.
Nosso conhecimento a respeito das coisas teve início num mundo primitivo, depois na Terra e segue em outros mundos até chegarmos ‘ao último mundo’, ou a perfeição.


Consideração II
No que diz respeito à resposta da pergunta 20, tenho algumas dúvidas:
Terapia de Vidas Passadas e o trabalho dos médiuns se enquadram nessa resposta ?
Existe alguma revelação de uma ordem mais elevada ‘recente’ (após os Livros da Codificação) que podemos creditar e que a ciência não confirmou ? O que quero dizer é o seguinte: há ou não a necessidade da ratificação da ciência para que se reconheça uma revelação espírita ?
O que devemos levar em consideração então são as ordens elevadas das revelações e o intuito com que nos são transmitidas, ou seja, com o objetivo único de esclarecimento e melhoramento espiritual do homem aqui na Terra ?


Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Junho de 2008, 20:37
Olá

Citar
Quando desencarnamos, para onde vamos? Para outros planetas? A mim não me parece. Julgo por aqui ficamos. Onde? Como?

Segundo creio, quando desencarnamos entramos em estado de erraticidade. Deixamos o corpo fisico. Não precisamos de planeta para viver.

È provável que fiquemos por aqui, mesmo desencarnados, se entretanto não evoluimos moralmente para ultrapassar o nivel moral médio deste planeta.

Se já vivemos por aqui o suficiente e já adquirimos a experiência que deviamos no planeta, podemos passar para outra zona do universo, onde existam espiritos mais desenvolvidos do que aqui e de nivel adequado.

Como na terra ninguém se torna espirito puro, porque o nivel moral por aqui ainda é muito baixo para isso, todos nós, pessoas normais, voltaremos a encarnar. Exceptua-se o caso de Espiritos como Jesus. Não sei se ele reencarnou mais depois de ter estado aqui ou não, mas acredito que não. Acredito que ele era médium de Deus.

Os que atingiram um nivel moral acima da média dos habitantes da terra, reencarnam em planetas (ou outro tipo de morada, no universo) mais desenvolvidos, os que mantêm o nivel reencarnam na terra e, por fim, os que não conseguiram acompanhar o nivel médio dos habitantes da terra, reencarnam em planetas menos evoluidos do que a terra.

Quando me refiro a evolução dos planetas, quero dizer sempre evolução moral média dos habitantes do planeta e/ou dos espiritos errantes que habitam no planeta ou nas proximidades dele.

O ciclo de reencarnações, segundo a doutrina espirita, que é tb a minha crença, nesta matéria, só pára quando atingimos o estado de espiritos puros. As últimas reencarnações são em mundos muito mais evoluidos do que na terra, a não ser que seja em missão de instrução dos mais atrasados.

bem hajam
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Junho de 2008, 21:02
Olá Ivi

A terapia vivencial regressiva não é necessáriamente uma regressão a outras vidas. É uma forma de tratamento que recorre ao relaxamento profundo. Depois a pessoa vai sendo guiada, de forma recordar a causa do problemas que o levaram ao psicólogo ou ao psquiatra. O problema pode ser resolvido sem regressão a vidas passadas. Até porque ele pode estar nesta vida. Não interessa muito aos terapeutas se os pacientes vão ao passado ou não. Interessa-lhes resolver o problema do paciente. Por vezes há pistas que se conseguem confirmar e que nos levam a acreditar que houve uma viagem a uma vida passada. Mas para confirmar isso, é preciso perceber se o paciente tinha alguma conhecimento que lhe fizesse imaginar a experiência que viveu, etc., etc. Não são assim favas contadas (pelo menos que eu saiba).

Se é permitido ao paciente ir a uma vida passada para resolver o seu problema psiquico, trata-se de uma revelação. Julgo que se pode enquadrar na categoria da questão 20. Pois a ciência actual não admite ainda que nós somos espiritos. A posição maioritária oficial da ciência ainda é materialista.

A nivel particular nós sabemos que existem cientistas espiritas, como o Luis Almeida, que trabalha para a NASA e para a agência espacial europeia. Inclusivamente ele tem feito conferências ppor várias universidades estrangeiras (não se já foi a alguma portuguesa), a explicar porque é que é cientista e simultaneamente espirita. Mas o Luis Almeida, que eu saiba, enquanto cientista, não investiga coisas sobre a espiritualidade.

Quanto á mediunidade, pela mesma razão, também pode se pode enquadrar na questão 20, se se tratar de uma comunicação credivel que revele coisas novas.

Mas julgo que tb se enquadra na questão 20 a chamada inspiração dos cientistas e dos criativos em geral. Sabemos que muitas vezes, o cientista tem uma intuição daquilo que depois vai demonstrar cientificamente. Parte das descobertas não se derem por métodos indutivos. Outras são mesmo trabalho de sapa, exaustivo.

Eu pessoalmente, acho que há pequenas revelações e grandes revelações. As grandes revelações são planeadas, organizadas e postas em prática directamente por espiritos elevados, como aconteceu com a revelação da Codificação a Kardec. As pequenas revelações são mais frequentes.

bem hajas
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Ivi em 10 de Junho de 2008, 21:32
Oi Vitor


Se é permitido ao paciente ir a uma vida passada para resolver o seu problema psiquico, trata-se de uma revelação. Julgo que se pode enquadrar na categoria da questão 20. Pois a ciência actual não admite ainda que nós somos espiritos. A posição maioritária oficial da ciência ainda é materialista.


Então se isso acontece é porque DEUS julgou isso útil ! Eu pensava que era um trabalho unicamente de profissionais que acreditavam em vidas passadas. Tolice a minha ! Muito obrigada pela elucidação.

Para refletirmos: As vezes me pego pensando, será mesmo que a ciência ainda é materialista ? Penso que essa fase já passou. Penso que a ciência já evoluiu muito e ainda não reconheceu a espiritualidade devido a causas desconhecidas ou até mesmo momento inoportuno deste reconhecimento . . . ou orgulho, quem sabe ?

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Ann@ em 10 de Junho de 2008, 21:32

Eu penso que não ficamos pulando de planeta em planeta (como macacos de galho em galho ;D ;D), mas creio que Jesus, que segundo a espiritualidade foi o espírito mais puro que já habitou este planeta, tenha grande parte de Suas encarnações em outros orbes; já Buda e São Francisco, talvez não! Mas não quero entrar nesse debate que terá seu momento mais adiante.

Uma coisa que percebi é que quase todos separam nossa evolução da evolução do planeta, imaginando que ao evoluirmos sairemos deste planeta para um melhor. Isso não está errado, mas lembrem-se que os habitantes de um planeta possuem a mesma vibração; podemos ser um peixe fora d'água dos dois jeitos: por sermos inferiores ou superiores. Nunca esqueçam que os planetas evoluem. Porém também teremos oportunidade de nos aprofundarmos nesse assunto no momento certo.

Por mais que seja um debate muito interessante, os dois assuntos - escala evolutiva e classificação dos planetas - temos que nos ater ao tema, para não gerar confusões...

Ivi

Citar
Terapia de Vidas Passadas e o trabalho dos médiuns se enquadram nessa resposta ?
Existe alguma revelação de uma ordem mais elevada ‘recente’ (após os Livros da Codificação) que podemos creditar e que a ciência não confirmou ? O que quero dizer é o seguinte: há ou não a necessidade da ratificação da ciência para que se reconheça uma revelação espírita ?
O que devemos levar em consideração então são as ordens elevadas das revelações e o intuito com que nos são transmitidas, ou seja, com o objetivo único de esclarecimento e melhoramento espiritual do homem aqui na Terra ?

Eu penso que o trabalho mediúnico possa ajudar, como também a intuição direta de cientistas e estudiosos, mas não creio que a TVP possa estar incluída neste ítem. Geralmente a TVP é direcionada e indicada à pessoas com traumas ou doenças, que podem ter suas causas em vidas passadas, então, creio, é mais individual do que coletiva como é o Espiritismo.
Kardec mesmo, pede que ao termos um entrave entre a ciência e a Doutrina Espírita, que prevaleça a ciência. Por que ??? Porque em algum momento a ciência poderá provar as afirmações do Espiritismo; a ciência modifica-se constantemente alguns conceitos, conforme vamos evoluindo tecnologicamente... temos que esperar.

Ana




Título: Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20
Enviado por: Vitor Santos em 10 de Junho de 2008, 21:55
Olá

Citar
Para refletirmos: As vezes me pego pensando, será mesmo que a ciência ainda é materialista ? Penso que essa fase já passou. Penso que a ciência já evoluiu muito e ainda não reconheceu a espiritualidade devido a causas desconhecidas ou até mesmo momento inoportuno deste reconhecimento . . . ou orgulho, quem sabe ?

A minha opinião sobre isto, é que não é propriamente a comunidade cientifica em si que é necessáriamente materialista.

São os politicos e quem decide o financiamento da investigação. Poucas são aquelas organizações e os lideres com coragem para gastar verbas na investigação do paranoramal, por exemplo. A fundação BIAL é uma honrosa excepção (está na internet). E os cientistas lá vão aparecendo.

Se, em regra, quem manda e que destina as verbas para a investigação se comporta como materialista, nem todos os cientistas abrem o jogo, com medo de serem levados ao ridiculo ou ao despedimento. Por aqui se vê a coragem do cientista Luis Almeida, a divulgar o espiritismo nas universidades.

É normal que os muito poderosos sejam mais apegados á matéria. Se não o fossem, talvez não fossem tão poderosos...Se sentem a necessidade de ser muito ricos e poderosos, é muito provável que sejam mais materialistas. Depende de como enriqueceram e se tornaram poderosos. Há pessoas que são ricas porque conseguiram descobrir um negócio honesto genial. Outras porque herdaram uma fortuna, outras porque sabem dar chutos numa bola. Ser rico não quer dizer desonesto.

Mas gente que faz tudo para ser poderosa, que sobe pisando o próximo, normalmente não está interessada em servir a humanidade, mas em servir-se apenas a si mesmo. Nesse caso o materialismo será a  postura normal. Infelizmente, este mundo ainda é muito comandado por gente assim (não é uma critica, pois em vidas passadas eu tb posso ter sido do piorio, não quero atirar pedras a ninguém. É só uma constatação).

bem hajam