Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • CODIFICAÇÃO »
  • O Livro dos Espíritos »
  • ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo

Autor Tópico: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a  (Lida 6248 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1277
  • Participação: 9
  • Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!
  • Sexo: Masculino
  • Cada dia ensina algo ao dia seguinte ...
  • Relevância: +152
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #15 em: 13 de Junho de 2008, 10:17 »
0Gostou?
Citação de: Vitor_Santos em 12 de Junho de 2008, 18:45
Olá

Citar
Matéria é energia condensada. Com que fim? Para as centelhas de Deus progredirem. Para Ele Próprio (Deus) Se experienciar através de todos nós, Suas centelhas? Mas se Deus tudo sabe para que é que precisa Se experienciar através de nós? Ele conhece tudo infinitamente

Concordo com o teu raciocinio, apesar de não ter assim tanta certeza de que a matéria é energia condensada. Pelo menos não sei qual é a definição de "energia" subjacente a esse raciocionio.

Mas concordo plenamente que Deus não precisa de nós para existir, que Ele é autónomo. Acho que tens toda a razão.

Há pessoas que ainda não compreenderam que o espiritismo não é panteista e que parecem querer instalar o panteismo na doutrina á força.

bem hajas

Olá amigos,

À luz do Livro dos Espíritos a matéria poderá ser uma modificação do fluído cósmico universal. Deste modo o termo energia significará fluído, sendo que o conceito "matéria é energia condensada" passaria a ser "matéria é fluido condensado".

Por sua vez Einstein considerou que a matéria poderia ser energia vibrando em baixa frequência.
Ou seja: se a energia estiver em condiçao especial também é matéria - pois se comporta como matéria (é o caso da luz - que apesar de antes ser considerada uma onda - energia - sofria efeito da gravidade e só quem sofre efeito da gravidade é quem tem massa - matéria.

Bom, isto é bem complicado, não?  ::)

Saudações espíritas.
Jorge


Registado
Fé inabalável só o é a que pode encarar a razão face a face em todas as épocas da humanidade!

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #16 em: 13 de Junho de 2008, 12:25 »
0Gostou?
Olá

Citar
Para a ciência terrena matéria é tudo que preenche espaço na Terra. Tudo que é perceptivel. No espiritismo a matéria pode ser encontrada em diversos níveis. Em muitos mundos elevados o desencarne por exemplo é uma transição muito simples, sem traumas nem separações. Matéria etérea pode ser, por exemplo, o ECTOPLASMA

Concordo amigo Anderson. A matéria engloba tudo o que não é espirito e o que não é Deus.

Citar
Por sua vez Einstein considerou que a matéria poderia ser energia vibrando em baixa frequência. Ou seja: se a energia estiver em condiçao especial também é matéria - pois se comporta como matéria (é o caso da luz - que apesar de antes ser considerada uma onda - energia - sofria efeito da gravidade e só quem sofre efeito da gravidade é quem tem massa - matéria

Amigo Jorge, julgo que essa análise se baseia na equação de Einstein

E = m c2/raiz.quadrada(1+v2/c2).

Se assim é, estou certo e foi-me confirmado pelo Prof Luis Almeida, por email, que se trata de uma energia potencial. Não se trata de transformar matéria em energia.

A energia potencial é a energia necessária para levar um conjunto de particulas separadas até à matéria, tal como a conhecemos. Se desagregarmos as particulas, liberta-se energia em quantidade igual ao que foi necessário fornecer às particulas para formar a matéria.

Depois de uma explosão nuclear, as particulas não desaparecem, mas desagregam-se. Passam a estar num estado fisico-quimico diferente. Isto nada a haver com vibração.

A luz explica-se admitindo m comportamento dual: onda + particulas (fotões), ou seja onda electromagnética+energia. Aí sim há um fenómeno ondulatório. Há uma frequência de oscilação do campo electromagnético que constitui a luz e um comprimento de onda. A luz é uma onda em movimento.

Já ouvi uma teoria que diz que a matéria pode ter um comportamento dual, tal como a luz. Mas, que eu saiba, não há nada confirmado. talvez a palavra "vibração" tenha origem aí. Apesar que eu ouço muitos espiritas empregar a palavra vibração mais no sentido de simpatia, ou sintonia de ideias, do que propriamente de um fenómeno ondulatório, como as ondas EM.

Amigo Anderson

Sobre a teoria das supercordas, que agora se chama teoria "M", pelo que parece, a membrana (que era uma corda na versão anterior) é uma particula material, não é energia. Mas essa teoria tb ainda não tem confirmação experimental. Os cientistas ainda não se entenderam relativamente a isso.

Tudo depende do significado que damos à palavra energia.

O significado mais corrente, em ciência é:

- Energia é o produto da força aplicada sobre um corpo pelo deslocamento. Neste sentido, energia não é uma palavra que tenha significado fora da matéria. A energia está sempre associada a uma força ou a um campo de forças (como o campo gravitico, ou eléctrico, por exemplo).

Para a matéria estar agregada, nas condições que a conhecemos, é preciso que tenham havido forças que atuaram sobre as particulas separadas para as agregar.

O Jorge propôs que a palavras energia é empregada, no espiritismo, no sentido de fluido (Fluido cósmico, fluido vital, etc.). Não tinha pensado ainda nesta possibilidade. A fisica dos fluidos (ou matéria súbtil), ultrapassa-me. Se eu a conhecesse, provavelmente era mais rico que o Bill Gates. Só a nivel da biologia era uma revolução gigantesca. Tratavam-se as doenças sem medicamentos, se calhar. Não sei explicar aquilo que não conheço. Aceito a hipótese d Jorge.

O que já li mais parecido com isso, foi a teoria de Wilhem Reich, um psiquiatra (nessae tempo não sei se chamava assim), que chegou a trabalhar com Freud, mas que depois divergiu. Tenho um feeling, que esse nome, ainda será muito falado no futuro.

O trabalho do Reich ficou comprometido porque ele fez experiências com material radioactivo, que resultaram em problemas de saúde. Hoje sabemos que não foi só ele que fez esse tipo de experiências. À data ainda não se conheciam os efeitos da radioactividade sobre o corpo humano. Sabia-se que uma explosão nuclear era destrutiva, mas sobre a a simples exposição a material radioactivo, julgo que se sabia pouco.

Reich acreditava que nós criamos o que ele designou de couraça muscular (tensão muscular permanente), que segundo ele era devida, à repressão a que estamos sujeitos desde que nascemos pelo meio social que nos rodeia. Essa couraça impede-nos de reagir e é uma das razões pelas quais somos subjugados pelos outros homens.

Mas o mais interessante é que ele descobriu que as células emitem luz. Ele acredita que haviam particulas nos seres vivos que emitiam luz e chamou-lhe bio-fotões. Ele tb descobriu que existia uma matéria súbtil, que podia muito bem ser o fluido cósmico universal de que kardec falou. Chamou-lhe orgon. Neste momento há investigações cientificas, embora timidas, sobre este assunto. Mas ainda não consegui perceber se o trabalho de Reich foi reconhecido ou se se trata de outra realidade.

Foi pena ele não viver mais uns anitos, podia ter chegado a conjugar a sua teoria com o espiritismo. Talvez chegasse à conclusão que a subjugação não era apenas devida aos homens no corpo de carne. Acabou por morrer na prisão. Ele era alemão, mas estava emigrado nos EUA. O governo americano é prepotente agora, por vezes, mas nessa  época nem se fala. Aproveitaram-se dos acidentes no seu laboratório para lhe calar a voz.

Aconselho a leitura de um livro pequeno e baratinho, de Reich, que existe traduzido em português: "Escuta Zé ninguém". Por aí nós podemos ver a natureza revolucionária e pura de Reich, que fez com o que o poder reagisse contra ele. eu gostei imenso desse livro. Ele era o oposto de hipocrisia e detestava a hipocrisia. Por ler esse livro e pela descrição de qualquer coisa próxima do "fluido cósmico universal" do espiritismo, é que eu acredito que o nome de Reich um dia vai ser relembrado e reaproveitado/ seguido pela ciência humana. Só lhe faltou o conceito de "espirito". Contudo, o espirito não é matéria e era dificil investigá-lo e descobri-lo com meios fisicos.

Curiosamente há uma ligação entre o espiristismo e Reich, feita por Joanna de Angelis numa psicografia de titulo "Nostalgia e Depressão". foi daí que eu comecei a simpatizar e fui tentar conhecer Reich. Joanna de Angelis não nos ía aconselhar um aldrabão, penso eu, apesar que ela falou nos métodos do Reich psiquiatra (técnicas de eliminar a couraça muscular) e não no Reich cientista.
 
bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline Jorge

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1277
  • Participação: 9
  • Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!
  • Sexo: Masculino
  • Cada dia ensina algo ao dia seguinte ...
  • Relevância: +152
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #17 em: 13 de Junho de 2008, 14:17 »
0Gostou?
Olá amigo Vitor,

Ja reparei que és "craque" nesta matéria.

Cá pra mim és Engenheiro, hein?  ;)

Olha, já agora o que dizes destes conceitos:

As partículas subatômicas (os protões, electrões, os neutrões...) são formados por energia aglutinada por força gravitacional: ou seja, energia condensada.
Parece estranho pensar que energia pode ser atraida por gravidade, mas um buraco negro, por exemplo, tem esse nome porque nem a luz consegue escapar dele: a força da gravidade ali é tão grande que a luz é atraída e fica presa dentro do buraco negro. E luz é uma onda. E ondas transportam energia.
Podemos perceber que a composição da matéria é energia em reações de fissão nuclear (como no caso de uma bomba atômica, por exemplo) parte da matéria é convertida em energia que é liberada. Por isso, a massa dos produtos é menor que a dos reagentes. Isso parece contradizer a Lei de conservação de massa de Lavoisier, mas só aparentemente. Porque na verdade, a energia liberada corresponde exatamente à massa que desapareceu durante a reação.
É por essa relação entre matéria e energia que também podemos dizer que a luz (e outras ondas eletromagnéticas, além de partículas subatômicas como o elétrons, o prótons, etc.) tem comportamento dual onda-partícula. Isso quer dizer, em certas condições a luz se comporta como onda (que transporta energia) e em outras como partícula (matéria).
Podemos comprovar também, através da relação entre matéria e energia que Einsten propôs na famosa equação:
E = m . c
Pois é. Ela diz que energia é igual a massa vezes a velocidade da luz. Se a gente brincar com a fórmula, podemos dizer que massa é energia dividido pela velocidade da luz:
m = E / c
Então, isso significa que, se minha velocidade é grande (se aproxima da velocidade da luz) minha massa aumenta (minha quantidade de matéria aumenta), porque minha energia cinética (energia que um corpo tem por estar em movimento) aumenta. É por isso que corpos "grandes" (e aqui, grande quer dizer do tamanho ou maior que algumas moléculas!) não conseguem ultrapassar a velocidade da luz porque sua massa aumenta tanto que seria preciso muita energia para vencer a inércia.

Grande abraço.
Jorge

Registado
Fé inabalável só o é a que pode encarar a razão face a face em todas as épocas da humanidade!

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #18 em: 13 de Junho de 2008, 15:22 »
0Gostou?
Olá Jorge

A minha interpretação pessoal, é que "E" na fórmula é a uma energia potencial, que corresponde à energia necessária para fazer a matéria de massa "m" a partir das particulas elementares que a constituem.

Quando há fissão nuclear, dá-se uma reacção em cadeia, que desagrega a matéria. A energia libertada equivale á energia que foi necessária para agregar a matéria, antes da fissão.

Mas amigo, isto é muito complexo para mim. Eu não posso garantir nada, pois é areia demais para o meu camiãozinho. Eu, por enquanto, ainda não vi argumentos convincentes (aquilo que transcreves são afirmações, não estão lá os fundamentos das mesmas).

A minha lógica nestas coisas é a seguinte:

1) Para nos entendermos precisamos todos dar o mesmo significado às palavras que usamos

2) Por via das dúvidas, nestes assuntos, eu adopto sempre a solução que me parece mais ligada à ciência convencional. Ou seja, para explicar coisas da ciência material devemos recorre-se à mesma.

Eu não me ralo muito com a questão se é mais assim ou menos assim. O que eu quero evitar a todo o custo, é que, das minhas palavras, alguém se possa vir a aproveitar para atacar o espiritismo, desmentindo-o através de afirmações que contrariam teorias cientificas comprovadas. Em resumo: para mim, neste tipo de assuntos, vale o que a ciência material diz, seja lá o que for.

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline SB

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2045
  • Participação: 19
  • SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Todos n
  • Relevância: +130
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #19 em: 13 de Junho de 2008, 15:28 »
0Gostou?
É estar-se a fugir um pouco ao tema, brincar-se com as formulas da Fisica...mas devo dizer que a que acho mais interessante brincar, é jogarmos um pouco com a Massa ou Peso, Velocidade e Força... se souberem brincar com a sua formula, podem ficar crakes de Bilhar, é só um exemplo ;)

Abraços



Registado
S

Offline Jorge

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1277
  • Participação: 9
  • Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!Jorge has great potential!
  • Sexo: Masculino
  • Cada dia ensina algo ao dia seguinte ...
  • Relevância: +152
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #20 em: 13 de Junho de 2008, 15:30 »
0Gostou?
Citação de: SB em 13 de Junho de 2008, 15:28
É estar-se a fugir um pouco ao tema, brincar-se com as formulas da Fisica...mas devo dizer que a que acho mais interessante brincar, é jogarmos um pouco com a Massa ou Peso, Velocidade e Força... se souberem brincar com a sua formula, podem ficar crakes de Bilhar, é só um exemplo ;)

Abraços



Ó Vitor, é caso para dizer:

- ... E esta, hein?  :D

Olá Susana, belo sentido de humor.
Continuação de um bom dia!

Registado
Fé inabalável só o é a que pode encarar a razão face a face em todas as épocas da humanidade!

Offline SB

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2045
  • Participação: 19
  • SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!SB is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Todos n
  • Relevância: +130
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #21 em: 13 de Junho de 2008, 15:37 »
0Gostou?
É verdade Jorge...se bem aplicada  ou brincares com ela, podes vir a ser um Campeão nesta materia.

Um resto de bom dia para ti tb!  ;)

Registado
S

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #22 em: 13 de Junho de 2008, 15:56 »
0Gostou?
olá

A Susana tem alguma razão. Este debate pseudo-cientifico-espirita é capaz de se estar a tornar maçudo. Pelo que me diz respeito peço desculpa.

Mas eu acho importante, pois imagino-me no lugar de uma pessoa que percebe um pouco de fisica ou de outra ciência material, que não sabe o que é espiritismo. Chega a um centro espirita ou a um fórum, como este, e vê que lhe estão a apresentar as coisas de forma a contrariar o que está provado cientificamente (ainda para mais, há muita instabilidade nas explicações cientificas, à medida que temos mais capacidade de observar), nunca mais pára de denegrir a doutrina. Toda a gente aceita os argumentos dele, se tiverem fundamento cientifico.

Agarrar o espiritismo a afirmações da ciência material não me parece uma boa estratégia, pois podemos cair quando elas ficam desactualizadas, ou estar a arriscar contradizermos teorias cientificamente bem fundamentadas.

É essa a minha única preocupação, e o meu receio, nestas coisas. Se tiverem que criticar a doutrina que eu amo, que seja pelo que ela é, e não por apendices que lhe vão colando, retirados da ciência material. Pelo menos quero evitar essa atitude da minha parte. Cada pessoa deve agir conforme diz a sua consciência.

bem hajas

Registado
O perdão compensa!

Offline Ann@

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 876
  • Participação: 15
  • Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!Ann@ is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Assim deve ser, e assim será.
  • Relevância: +105
  • Cidade: SP
  • País: Brasil
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #23 em: 13 de Junho de 2008, 18:36 »
0Gostou?

Olá amigos,

Gostei das aulas de física ;D ;D... aliás Vitor, podes me dar umas aulinhas, sou uma negação :D :D

Citar
Einstein considerou que a matéria poderia ser energia vibrando em baixa frequência.

Como disse, não entendo nada de física :P, somente as poucas aulas no colégio, ou seja noções básicas; também nunca me aprofundei por conta própria neste campo (só se o Vitor se dispuser a me ensinar ;D), mas penso que (para variar) Einstein chegou lá, ou quase lá não sei, nesta afirmação, que o Jorge postou.

Ao entrar no campo de Matéria e Espírito, imagino que Kardec quis propositalmente, criar ou dimensionar (não sei) as bases da criação: ou seja qualquer coisa que não pertença 100% ao lado espiritual é matéria; ao citar Mas a matéria existe em estados que não percebeis, obviamente temos matéria em lugares que não imaginamos e, por consequência, não podemos nem estudar para saber as propriedades dessa matéria, como reagem.

Uma outra informação que o plano espiritual passou é a necessidade da matéria: um instrumento que o espírito utiliza e sobre o qual exerce sua ação.

Em nosso mundo material é como utilizarmos um martelo: o usamos pelo necessidade de martelar (instrumento), mas colocamos nossa força para exercer o ato de martelar (ação).

Independente dos conceitos que ainda temos da matéria ela é necessária ao nosso desenvolvimento, a nossa evolução. Sabemos, pelas informações dos amigos espirituais, que a matéria é manipulada pelo espírito (instrumento), e através dela temos a oportunidade da evolução, pela da individualização e transformação moral (ação de nossos espíritos no corpo físico).



Registado
Não existe erro sem perdão e nem falha que não possa ser corrigida.

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 21//22a
« Responder #24 em: 13 de Junho de 2008, 21:00 »
0Gostou?
Olá Ana

Acho que a tua conclusão tem tudo o essencial.

bem hajas

Registado
O perdão compensa!


  • Imprimir
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
ESTUDO OLE - 1o.livro Cap. II ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO perg. 17//20

Iniciado por Ann@ O Livro dos Espíritos

13 Respostas
4477 Visualizações
Última mensagem 10 de Junho de 2008, 21:55
by Vitor Santos
Estudo OLE - 1º Livro Cap II - Elementos Gerais do Universo - perg. 23 a 26

Iniciado por Ivi « 1 2 » O Livro dos Espíritos

21 Respostas
6179 Visualizações
Última mensagem 17 de Junho de 2008, 16:16
by Jorge
ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28

Iniciado por Ann@ « 1 2 3 4 » O Livro dos Espíritos

49 Respostas
11253 Visualizações
Última mensagem 19 de Junho de 2008, 18:38
by Ann@
Estudo OLE - 1º Livro Cap. II - Elementos Gerais do Universo - perg. 29 a 34a

Iniciado por Ivi O Livro dos Espíritos

4 Respostas
4220 Visualizações
Última mensagem 19 de Junho de 2008, 17:49
by Jorge
Os elementos gerais do universo

Iniciado por Lucazan « 1 2 » O Livro dos Espíritos

28 Respostas
9079 Visualizações
Última mensagem 03 de Abril de 2011, 21:20
by Lucazan

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC