Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Espíritos => Tópico iniciado por: Ann@ em 16 de Junho de 2008, 18:34

Título: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Ann@ em 16 de Junho de 2008, 18:34

II - ESPÍRITO E MATÉRIA

27. Haveria, assim, dois elementos gerais do Universo; a matéria e o espírito?
– Sim, e acima de ambos Deus, o Criador, o pai de todas as coisas. Essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material é necessário ajuntar o fluido universal, que exerce o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, demasiado grosseira para que o espírito possa exercer alguma ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, se pudesse considerá-lo como elemento material, ele se distingue por propriedades especiais. Se fosse simplesmente matéria, não haveria razão para que o espírito não o fosse também. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria; susceptível, em suas inumeráveis combinações com esta, e sob a ação do espírito, de produzir infinita variedade de coisas, das quais não conheceis mais do que uma ínfima parte. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elemento, sendo o agente de que o espírito se serve, é o princípio sem o qual a matéria permaneceria em perpétuo estado de dispersão e não adquiriria jamais as propriedades que a gravidade

-27a. Seria esse fluido o que designamos por eletricidade?
Dissemos que ele é suscetível de inumeráveis combinações. que chamais fluido elétrico, fluido magnético são modificações do fluido universal, que é, propriamente falado, uma matéria mais perfeita, mais sutil, que se pode considerar como independente.

28. Sendo o espírito, em si mesmo, alguma coisa, não seria mais exato, e menos sujeito a confusões, designar esses dois elementos gerais pelas expressões: matéria inerte e matéria inteligente?
– As palavras pouco nos importam. Cabe a vós formular a vossa linguagem, de maneira a vos entenderdes. Vossas disputas provêm, quase sempre, de não vos entenderdes sobre as palavras. Porque a vossa linguagem é incompleta para as coisas que não vos tocam os sentidos.

Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria sem inteligência e um princípio inteligente independente da matéria. A origem e a conexão dessas duas coisas nos são desconhecidas. Que elas tenham ou não uma fonte comum e os pontos de contato necessários; que a inteligência tenha existência própria, ou que seja uma propriedade, um efeito; que seja, mesmo, segundo a opinião de alguns, uma emanação da Divindade, – é o que ignoramos. Elas nos aparecem distintas, e é por isso que as consideramos formando dois princípios constituintes do Universo. Vemos, acima de tudo isso, uma inteligência que domina todas as outras, que as governa, que delas se  distingue por atributos essenciais: é a esta inteligência suprema que chamamos Deus.

Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Carlos Ribeiro em 16 de Junho de 2008, 18:39
Citar
Vemos, acima de tudo isso, uma inteligência que domina todas as outras, que as governa, que delas se  distingue por atributos essenciais: é a esta inteligência suprema que chamamos Deus.
Por isso mesmo eu uma vez referi que para mim Deus não era nem matéria nem sequer espírito. Penso que foi o apóstolo João que certa vez disse: Deus é Amor.
Citar
Aquele que não ama não conhece a Deus,pois Deus é amor.(1Jo4.8 )
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Ann@ em 16 de Junho de 2008, 18:57
A espiritualidade deixa claro a Kardec que a criação está embasada nos dois elementos: princípio material e princípio inteligente, ou como alguns dizem, princípio espiritual. Acima desses dois elementos, Deus, o pai de todas as coisas..

Porém à matéria temos que ajuntar o fluido universal - agindo como intermediário entre os dois princípios, pois o princípio espiritual sozinho não consegue agir sobre a matéria sozinho. Mesmo em seus princípio a matéria é demais grosseira. Nossa evolução desde os primeiros reinos onde o princípio inteligente atua, necessita desse fluido, desse intermediário.

Ao ser perguntado se o fluido universal seria um terceiro elemento, o plano espiritual diz que não, pois de certa forma ele pertence à matéria, porém com propriedades especiais. Eu costumo dizer que este fluido universal pode ser o princípio material salpicado com alguns elementos do princípio espiritual. Porque sendo unicamente matéria ou espírito as limitações continuariam, porém não é 100% espírito, portanto considera-se matéria, não existindo um terceiro elemento. Penso que esses "elementos" do princípio espiritual fornecidos a matéria, seria unicamente o indispensável para o espírito poder agir na matéria, nada a mais. Esses elementos dariam à matéria as propriedades especiais, tornando-o muito sutil, capaz de criar todas as derivações necessárias a vida e evolução em cada orbe.

Abçs
Ana
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 17 de Junho de 2008, 10:00
Olá amigo Atlante,

De facto, em poucas palavras disse tudo com muita clareza quanto a este assunto.

Abraço.
Jorge
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Gigii em 17 de Junho de 2008, 14:21
Porque, para evoluir, a matéria necessita do espírito.

A matéria evolui?  ???
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 17 de Junho de 2008, 15:15
Porque, para evoluir, a matéria necessita do espírito.

A matéria evolui?  ???

EVOLUÇÃO DA MATÉRIA

--------------------------------------------------------------------------------
 
        Também aí podereis observar a profunda beleza das leis universais. Ao sopro inteligente da vontade divina, condensa-se a matéria cósmica no organismo do Universo. Surgem as grandes massas das nebulosas e, em seguida, a família dos mundos, regendo-se em seus movimentos pelas leis do equilíbrio, dentro da atração, no corpo infinito do cosmo.

        O  ciclo da evolução apresenta aí um dos seus aspectos mais belos. Sob a diretriz divina,

a matéria produz a força, 

a força gera o movimento, 

o movimento faz surgir o equilíbrio da atração 

e a atração se transforma em amor, identificando-se todos os planos da vida na mesma lei de unidade estabelecida no Universo pela sabedoria divina.

[41a - página 32] - Emmanuel - 1940   
 
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: x em 17 de Junho de 2008, 15:24

«A matéria evolui?»

Tudo na Natureza evolui, e os próprios factos estão na Natureza, desde o corpo humano que tem vindo a progredir incessantemente, graças à Evolução do Espírito que o habita. E, o mesmo tem acontecido com a evolução dos Reinos Vegetal e Animal, ou não possui hoje o nosso Planeta, espécies vegetais e animais, mais belas e subtis, do que nos seus tempos primitivos? O mesmo acontece nos Planetas Superiores, onde Tudo é ainda mais evoluído.

Abraços.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 17 de Junho de 2008, 15:30
Olá,

Nós compreendemos o ponto de vista da Gi.

Ela pretende dizer que a matéria é o veículo através do qual o espírito evolui.

Não é isto, Gi?

Joshua, belos pensamentos. Aquele abraço.

Abraços fraternos.
Jorge
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: x em 17 de Junho de 2008, 15:44

Olá Jorge,

exactamente amigo, pois todos os pontos de vista, desde que correctos, são válidos. Neste caso, podemos concluir, dizendo que espírito e matéria, progridem ambos à custa um do outro, porquanto, o espírito para progredir serve-se da matéria, e progredindo, fá-la progredir.

Grande abraço.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Gigii em 17 de Junho de 2008, 16:00

Ela pretende dizer que a matéria é o veículo através do qual o espírito evolui.

Não é isto, Gi?


Olá amigo Jorge...sim, é assim que penso...

Na verdade, eu sinto que nem existe matéria...mas isso já é outra história... ;)

Para nós,enquanto seres humanos, existe matéria em diferentes estados, mas no universo, a meu ver, e perdoem, porque é apenas uma opinião de uma leiga em fisica, o que na verdade já daria razão para estar caladinha.. :D, mas acho que tudo é espirito.

Mas como ainda mal conhecemos o que os nossos parcos sentidos ruprestes nos fazem sentir, pensamos que tudo o que vemos "é", tudo o que tocamos é o que realmente existe... Eu tenho as minhas dúvidas... :-\

Espiritos atravessam paredes...é porque não têm corpo? Não. Tendo o corpo perispiritual, ou semi material, eles não têm limites em viajar, fazer deslocar, materializar,etc.
Numa das vezes em que experimentei em desdobramento o "atravessar" elementos sólidos (parede,por ex.), observei que ela se desfaz aos meus olhos, ou melhor desintrega-se...na verdade, não consigo distinguir se era eu que a atravessava ou ela me atravessava a mim.

Veja-se exemplos com uri Geller, ou um hindu que recentemente demonstrou levantar pedras apenas com a mente, bem como imensos casos de orientais que afirmam levitar ou ultrapassar a dor,a matéria, etc.

Pois o que é o átomo? (lá vou eu meter-me em terreno desconhecido...sorry) Mas por sinal os electrões estão estácticos? Eles não andam girando por aí?

Tudo isso me faz pensar que parece tudo sólido, parece tudo matéria, mas talvez não seja...por isso, não pode evoluir o que não existe.  ::)
Pois, talvez esteja errada, mas é o que sinto agora...
E talvez os espiritos ao referirem-se a ela como contendo elemento especial, na verdade apenas foram de encontro ao que nós podemos compreender no momento.

Mas sou eu a escrever... não interpretem ip so factis

Abraços
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: x em 17 de Junho de 2008, 16:11
Olá Regina,

eu entendo o que queres dizer, e eu também não quis afirmar, que a matéria progride como o espírito, pois para isso é necessário possuir inteligência, coisa que ela não possui. Com o progresso da matéria, apenas quis referir, que existe matéria mais ou menos avançada e subtil, fruto do maior ou menor avanço do espírito, pois quanto mais evoluído for este, mais evoluída será a matéria que ele habitará. Porquanto, a matéria é matéria, e nunca passará disso.
E, aqui também já estou a fugir muito ao tema, pois o mesmo aborda a Matéria e o Espírito, como Elementos Gerais, e não em termos individuais, por isso, peço desculpa por ter desviado o tema.


Abraços.

Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Ivi em 17 de Junho de 2008, 19:54
Paz para todos !

. Porquanto, a matéria é matéria, e nunca passará disso.

“Tudo na Natureza evolui, e os próprios factos estão na Natureza . . . "

Nesse caso, qual a necessidade da matéria evoluir ?
Penso então que a matéria evolui como consequência da evolução do Espírito. Nem a minha resposta me parece convincente.  ??? Deve haver outra razão !

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Flor de Liz em 17 de Junho de 2008, 20:13
Citar
Claro que a matéria existe e claro que ela evolui com o Espírito.
Concordo com a afirmação do amigo Atlante e também da amiga Ivi.

Não falo apenas da matéria nossa, que acompanha o espírito. Mas de toda a matéria. Hoje sabemos que a evolução da matéria se dá [também?] por individualidades químicas.
Também lembra-me de uma citação de Emmanuel que li na net há pouco,e que faço como o amigo Jorge e coloco por aqui:

Citar
        Através da radioatividade, verifica-se a evolução da matéria. É nesse continuo desgaste que se observam os processos de transformação das individuações químicas, convertidas em energia, movimento, eletricidade, luz, na ascensão para novas modalidades evolutivas, em obediência às leis que regem o Universo.
Emmanuel - 1940   

Acredito que a matéria evolui para melhor dar 'suporte'* aos espíritos, o que não quer dizer que evolua com o espírito, pois como disse o amigo Joshua, seria necessário nela haver inteligência.
Conforme o nível moral e intelectual dos espíritos melhora, também evolui a matéria, pela própria necessidade. [Acredito eu... ???] Hoje vemos, por exemplo, que conforme o tempo passa, a estatura, o peso, o tempo de vida do homem se modifica. Acredito que isto também seja sinônimo da evolução da matéria como um todo, e não apenas da matéria 'corpórea' humana. Os próprios animais e vegetais têm outra forma, surgindo novas espécies, sumindo outras... Adaptando-se à evolução, como lei de destruição e conservação. Seria outra evidência da evolução da matéria. Mas... Será?  ???

Posso estar redondamente errada... Vou dar uma estudadinha no assunto e depois retorno ao tópico.

Beijocas
 :-*
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Carlos Ribeiro em 17 de Junho de 2008, 20:54
Citar
Veja-se exemplos com uri Geller, ou um hindu que recentemente demonstrou levantar pedras apenas com a mente, bem como imensos casos de orientais que afirmam levitar ou ultrapassar a dor,a matéria, etc.

Regina, cuidado antes de acreditar nestas coisas. Vê este site onde se explica como se dobram colheres e outras coisas mais: http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/entortadores_psi.htm (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5jZXRpY2lzbW9hYmVydG8uY29tL3BhcmFub3JtYWwvZW50b3J0YWRvcmVzX3BzaS5odG0=)
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: x em 17 de Junho de 2008, 21:51

Olá Ivi,

dar-lhe-ei um exemplo: considere o nosso envoltório semi-material, o perispírito, não é ele mais ou menos grosseiro, consoante a Natureza mais ou menos depurada do Espírito que o reveste? Pois então, considere a evolução da matéria nesse sentido, porquanto, à medida que o Espírito se eleva, reveste um envoltório semi-material, cada vez mais eterizado, até que no estado de Espírito Puro, essa eterização do perispírito, atinge o ponto mais elevado que pode atingir, eis, o estado mais puro dessa semi-matéria.

Abraços.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Gigii em 17 de Junho de 2008, 23:27
Olá

Claro que a matéria existe e claro que ela evolui com o Espírito.


Atlante, eu só falei do que sinto...pois saber ainda sei pouco. Por isso não estou certa de que, tudo que nos informam, é a realidade.
Como me tem parecido evidente, a verdade não está nos livros,nem se aprende nas escolas; ela é transitória e está dentro de cada um.
Mas tanto os livros, como a escola, abrem caminhos para a nossa compreensão intima.

Perdoem o áparte companheiros...sigam com o estudo...estou acompanhando  ;)
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Flor de Liz em 18 de Junho de 2008, 01:49
Mudei de opinião!  ;D

Pois bem, podemos partir do princípio de que a matéria, sendo um corpo ou uma pedra, um carro ou uma planta, é constituída das mesmas partículas, em combinações diferentes... O que as fazem ser diferentes umas das outras. São essas combinações que modificam o visual. Ou seja: a matéria não evolui, pois não possui inteligência, mas modifica-se conforme é necessário, através da sua composição. É como disse Lavoisier "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Toda a matéria é formada do mesmo 'princípio', das mesmas pequeníssimas partículas. Mas com combinações diferentes, o que faz uma casa ser diferente de um carro, ou um corpo ser diferente de uma planta, por exemplo.

Acredito que é isso.
Beijocas
 :-*
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: x em 18 de Junho de 2008, 11:12
Olá Flor,

é exactamente isso, e penso que aqui, ninguém quis dizer o contrário do que você disse, pois é facto bem patente, que toda e qualquer matéria, seja ela grosseira ou eterizada, tem origem nas transformações da Matéria Universal. Porquanto, com evolução da matéria, apenas entendo a evolução da ordem das coisas, ou seja, não estão todos os Planetas, sujeitos à Lei do Progresso? E, esse progresso, não se faz, tanto a nível moral e intelectual, como a nível material? Não é o desenvolvimento moral e intelectual dos espíritos, que habitam determinado Planeta, que faz com que o mesmo, progrida materialmente? Porquanto, uma coisa não impede a outra, ou seja, o facto de toda a matéria ter origem num mesmo Princípio Material, não significa, que não se possa falar em evolução, pois isso seria negar a Lei da Natureza, que é a de Deus.

Abraços.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Carlos Ribeiro em 18 de Junho de 2008, 13:10
Citar
Vê o teu corpo físico. Ele constroi-se por si mesmo. A associação molecular que determina a formação dos orgâos está implicita no genes celular. Não és tu que define a construção dos orgãos é o corpo. Tu apenas defines, através da matriz, a forma, mas o corpo é que se constroi. Dizes então que não há inteligência nisto tudo?

Atlante
O corpo físico constrói-se por si mesmo porque o tem a sustentar um espírito. Esse sim, é inteligente! A prova disso é que quando morremos e o nosso espírito deixa o corpo, este como não tem inteligência nem nada que se pareça, começa a decompor-se. Basta ver o que acontece a um cadáver! Não vejo pois motivos para a "miúda" voltar a mudar de opinião. Acho que está a pensar muito bem.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: x em 18 de Junho de 2008, 14:16
Olá amigos,

vamos ver o que nos diz Santo Agostinho, a este respeito:

«O progresso é uma das leis da natureza. Todos os seres da Criação, animados e inanimados, estão submetidos a ela, pela bondade de Deus, que deseja que tudo se engrandeça e prospere. A própria destruição, que parece, aos homens, o fim das coisas, é apenas um meio de levá-las, pela transformação, a um estado mais perfeito, pois tudo morre para renascer e nada volta para o nada.
Ao mesmo tempo que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam progridem materialmente. Quem pudesse seguir um mundo em suas diversas fases, desde o instante em que se aglomeram os primeiros átomos da sua constituição, o veria percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas em graus invisíveis para cada geração, e oferecer aos seus habitantes uma morada mais agradável, à medida que eles também avançam na senda do progresso. Assim, marcham paralelamente o progresso do homem, o dos animais, seus auxiliares, o dos vegetais e o das formas de habitação, porque nada fica estacionário na natureza.
Quanto é esta ideia, grandiosa e digna da majestade do Criador! E como, ao contrário, é pequena e indigna do seu poder aquela que concentra a sua solicitude e a sua providência no imperceptível grão de areia da Terra, e restringe a Humanidade a algumas criaturas que o habitam!
A Terra, seguindo essa lei, esteve material e moralmente num estado inferior ao de hoje, e atingirá sob esses dois aspectos, um grau mais avançado. Ela chegou a um de seus períodos de transformação, e vai passar de mundo expiatório a mundo regenerador. Então os homens encontrarão nela a felicidade, porque a lei de Deus a governará.»


Abraços.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Flor de Liz em 18 de Junho de 2008, 15:40
Pois penso que, independentemente do mundo habitado, a lei do progresso se determina por ser lei universal, estando todo espírito sujeito ao progresso. Mas a matéria de lá ou daqui provém da mesma base, com 'fórmulas'/combinações e estruturas diferentes. A matéria não evolui, nem progride por si mesma. Mas está sujeita, como também o estão os espíritos e todas as coisas, à lei do progresso.
Isso não quer dizer que evoluam, mas que modificam-se em estrutura, em base. Por exemplo: se, hoje estou habitando a Terra e depois habito outro muito, a matéria pois, de que vou necessitar quando encarnada é a mesma, mas com outra forma, com outra combinação.E isso a faz ser mais subtil, pois que todas as coisas têm o mesmo princípio, certo? Conforme o homem progride intelectual e moralmente, a matéria também se modifica, mas seria errado dizer que evolui. A matéria não tem inteligência, e por isso não pode evoluir, mas serem modificadas as suas bases e, consequentemente, ser mais subtil ou não, conforme a necessidade que se tem dela assim o ser.
Eu acredito que evolução só tenha o que é imaterial. A matéria por si só não se rege, não se anima. Mas pode progredir, porque fazem-na progredir, pela necessidade que se tem dela...
O que não anula o fato de que Deus é que tudo fez e tudo pode.

/Progresso/Evolução/

Pode parecer gramática normativa, mas vejo diferença entre os dois termos. A evolução pode ser progressiva, e o progresso pode ser evolutivo, mas não acredito que a matéria evolua, pois que para isso seria necessário negar-lhe o princípio 'básico' para falar da evolução das formas e estruturas, que, essas sim, evoluem; pois são modificadas conforme necessidade. Parece contraditório, eu sei... Mas foi à conclusão que consegui chegar...

Posso estar redondamente errada de novo :-\  ainda hei de aqui mudar isso mais umas quinhentas vezes... Rsrs  :o
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 18 de Junho de 2008, 16:11
Olá Carlos,

Gostei da parte da "miúda"  :D

Agora, mais achas para a fogueira   :P

evolucionismo

Proposta de natureza científica sobre a origem do universo em geral e da vida em particular através de uma evolução da matéria e da energia segundo sistemas organizacionais em constante mutação, buscando equilíbrio (homeostase nos seres vivos) e adaptação por feedback (sistemas com entropia negativa) com seleção dos seres ou organizações mais adaptados ao meio ambiente.

Dentro da perspectiva evolucionista, ocorre uma verdadeira guerra entre sistemas organizados, entre eles os seres vivos, e a tendência universal de desordem por distribuição de energia (entropia positiva) com os corpos mais quentes cedendo calor aos mais frios e diminuindo, assim, a capacidade de trabalho e de organização do (sub)sistema considerado.
A proposta evolucionista praticamente nasceu com os estudos de Charles Darwin sobre a evolução das espécies, sendo foco ainda hoje de acirradas polêmicas com setores de igrejas que a repudiam, defendendo a criação de tudo de forma estática e por vontade divina e não por processos físico-químicos ao acaso.
O evolucionismo está relacionado à evolução do conhecimento humano a partir de estudos científicos. Já o criacionismo é doutrinário e está relacionado a princípios teosóficos, de crenças religiosas que não necessitam de demonstração científica.

"Segundo hipóteses de ampla aceitação, a Evolução da matéria teve inicio no Plasma de particulas elementares, prions, quaks e gluons que originaram o H1, H2 e H3, os quais deram origem aos cem átomos estáveis que conhecemos na Terra e em muitos planetas. Essa evolução deu-se em minutos no Big Bang, mas o processo teve continuidade ao se formarem moléculas sempre que as condições de energia permitiram. Na Terra, temos rochas de 3,9 bilhões de anos que indicam a presença de um caldo de compostos de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo, onde se teriam formado glicídios,lipídios, protídios e ácidos nucleicos que, em um bilhão de anos teriam dado origem a primitivas bactérias. Experimentos de laboratório demonstraram que esse caldo se forma em uma mistura de compostos de carbono, em atmosfera livre de Oxigênio em ambiente com ampla fonte de energia.Vesículas de membranas lipoproteicas teriam absorvido essa sopa primordial e as proteinas teriam se organizado em associação com RNA e DNA para formar as mais primitivas células capazes de reprodução.
Darwin sugeriu que as células primitivas teriam de surgir em um ambiente muito especial. Muitos evolucionistas admitiram a origem espontânea da primeira célula.
A evolução de matéria parece ter sido sempre do simples ao complexo com agregações e diferenciação das partes. Foi assim, das particulas, aos átomos, ás moléculas e macromoléculas, estas se combinando para formar a primeira célula e esta entrou no âmbito da seleção natural...
Aparentemente, a estrutura da matéria, e da energia que lhe é intrinseca, determinou o curso da evolução pois dos cem átomos que se formaram; seis constituem o âmago da matéria organizada em seres vivos (C,H,O.N,P,S),outros 32 o resto, todos se associando..."espontaneamente" e excluindo os demais...é muito interessante, tudo dependendo dos graus de afinidade... eles estavam criados para fazer parte da vida...Isso pode ser finalismo, teismo, etc.
Acredito que a evolução da matéria foi uma decorrencia de sua natureza e inclui a evolução da matéria organizada."
Antônio Rodrigues Cordeiro
Geneticista - Professor Titular Aposentado da UFRGS

Saudações espíritas.
Jorge
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: SB em 18 de Junho de 2008, 18:28

1º Não deves limitar a matéria ao mundo físico. Os outros mundos também são formados por matéria, mais subtil.

Se prosseguirmos com o estudo, poderemos tirar melhor essa conclusão... ;)


Eu entendo a Flor De Liz...

Ela fala-nos da matéria como unica, e elementar tanto nos corpos orgânicos e inorgânicos, e tem razão...contudo o problema basea-se apenas no conceito EVOLUIR...

No nosso basico entendimento, sabemos que o espirito só evolui aquando da sua transformação intima. Se entendemos, que a evolução do espírito passa essencialmente pela transformação, porque não pensar da mesma forma em relação á matéria?

A matéria não deixa de ser única e elementar, mas usando as próprias palavras da Flor de Liz, “sendo um corpo ou uma pedra, um carro ou uma planta, é constituída das mesmas partículas, em combinações diferentes... O que as fazem ser diferentes umas das outras.”, portanto, transforma-se ;) A matéria primitiva transforma-se, logo evolui.


Achei muito interessante as reacções e as respostas relativamentes ao assunto...

Abraços
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Ann@ em 18 de Junho de 2008, 19:18
Olá amigos,

Citar
No nosso basico entendimento, sabemos que o espirito só evolui aquando da sua transformação intima

Concordo plenamente. O espírito, pela vontade, transforma-se intimamente, moralmente e portanto, dizemos que evolui.

Flor:
Citar
A matéria não evolui, nem progride por si mesma. Mas está sujeita, como também o estão os espíritos e todas as coisas, à lei do progresso.

entendo o que quer dizer, mas progresso também é evolução, mesmo por definição. Evolução - passagem lenta e gradual de uma a outra forma estável, mudança - também aplica-se a matéria. Ela pode não modificar-se por vontade própria (acredito), mas ao ser modificada para ser aplicada a um mundo mais evoluído, em corpos mais sutis, chamamos isso de evolução.

A evolução do espírito é através da própria vontade em modificar-se moralmente. Nessa caminhada, os corpos materiais utilizados serão mais ou menos densos, mais ou menos evoluídos (não pela vontade da matéria, mas de acordo com a necessidade e etapa evolutiva do espírito)

Abçs
Ana

Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Flor de Liz em 18 de Junho de 2008, 19:51
Amigo Atlante

Respondi as tuas duas perguntas, a dos mundos habitados e a sobre Deus. Agradeço pelo miúda [que aqui é uma ofensa, quer dizer pessoas mesquinhas, pequenas ou, como prefiro compreender, de pouca idade], mas ao menos não me considero a julgar os outros por serem mais novos. Melhor aprender a ouvir a todos, ou vais perder muita informação que as gerações novas podem te dar e que ainda não tens.  Ninguém é dono da verdade, e sinto muito se te parece minha idade torna minhas informações inválidas. Não vejo isso.


Aqui:
Citar
Isso não quer dizer que evoluam, mas que modificam-se em estrutura, em base. Por exemplo: se, hoje estou habitando a Terra e depois habito outro muito, a matéria pois, de que vou necessitar quando encarnada é a mesma, mas com outra forma, com outra combinação.E isso a faz ser mais subtil, pois que todas as coisas têm o mesmo princípio, certo? Conforme o homem progride intelectual e moralmente, a matéria também se modifica, mas seria errado dizer que evolui.

E aqui:
Citar
Mas pode progredir, porque fazem-na progredir, pela necessidade que se tem dela...
O que não anula o fato de que Deus é que tudo fez e tudo pode.

Não vejo minha afirmação anulando a de ninguém.  :-[ :-[
E já disse, posso estar redondamente errada. Mas minha razão assim o diz. É a forma como interpreto, assim como todos nós aqui interpretamos de uma forma. E minha afirmação tem sim uma consistência forte, é só interpretar sem espinhos.
Não duvido que Deus está em tudo, pois é onipresente. Não entendo onde estamos discordando. :-\



O que eu quis dizer é que a matéria não progride por si mesma, não é pela vontade dela mesma. E por mais que façamos comparativos com diferentes formas, cada uma é necessária em um estágio. Ao homem primitivo, a matéria mais 'pesada' e assim consecutivamente. A matéria não modifica-se por si mesma, pois que não tem consciência. Ela progride conforme a necessidade que se tem dela, e não conforme a vontade própria.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Flor de Liz em 18 de Junho de 2008, 20:14
Ok, então diga-me onde eu disse que as combinações não são feitas por uma inteligência suprema? Amigo Atlante, tudo o que existe obedece uma ordem incrível, e tal ordem em todas as coisas só podem ser obra de uma inteligência suprema.
Como realiza essa combinação eu não sei, tu o sabes por acaso?

Toda e qualquer matéria é feita do mesmo princípio, sendo mais subtil ou não.
E a parte genética de um corpo dá-se por existir algo habitando o corpo. Ou já viste um corpo sem vida andando por aí? Eu ainda não...
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Flor de Liz em 18 de Junho de 2008, 20:27
Continuo sem ver discordâncias. :-\
E continuo sem ver onde "TENHO" que mudar de opinião...
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Ivi em 18 de Junho de 2008, 20:33
Paz para todos !

Como bem disse a Susana, vamos dar continuidade ao estudo, pois ainda estaremos a falar da matéria . . . Este continuará aberto a discussões. Agradeço o empenho de todos que participaram e me ajudaram a esclarecer alguns pontos.

Mas a pergunta que não quer calar:
A matéria evolui ?


Eu por mim vou ler e reler muitas vezes ainda essa discussão.

Abraço fraterno !
Ivi
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Carlos Ribeiro em 18 de Junho de 2008, 20:52
Citar
E quando o Espírito sai a matéria que constituia o corpo perde-se? Ou associa-se a outros elementos para formar novas formas de vida? E não há nisto um princípio inteligente?
- Atlante
Na minha opinião, não!
Dei o exemplo do cadáver. Saindo o espírito do corpo a matéria fica entregue a ela mesmo, associando-se a outros elementos mas apenas de acordo com leis fisicas e quimicas, sem que para isso exista um principio inteligente. O principio inteligente está no espírito e não na matéria. Po isso mesmo é que quando "morremos" nosso corpo físico se decompõe e suas moléculas e átomos vão servir para formar outros corpos.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Carlos Ribeiro em 18 de Junho de 2008, 21:09
Para mim o espírito evolui, a matéria não. A matéria transforma-se.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Flor de Liz em 18 de Junho de 2008, 21:10
Faço minhas as palavras do Carlos.
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Carlos Ribeiro em 18 de Junho de 2008, 21:15
A matéria não evolui porque não possui individualidade própria ao contrário do espírito que nunca perde essa individualidade. Um calhau, hoje é um calhau mas se eu lhe der umas marteladas ninguém mais vê esse calhau. Se me fizerem explodir(com uma bomba, por ex.), o meu corpo físico desaparece (ou melhor transforma-se), mas meu espírito continua indestrutível (e em constante evolução).
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Ann@ em 18 de Junho de 2008, 21:54
Olá amigos,

Vamos colocar ordem na casa :D :D

A matéria como ensina Kardec, é apenas substância usada pelos Espíritos para sua trajetória evolutiva. Não evolui, não tem individualidade ou personalidade, como ser isolado, como vários amigos já falaram.

Na resposta da questão 25, fica claro que os dois princípios, inteligente e material, são independentes, mas para a matéria ter inteligência é necessária a união com o espírito.

Chamamos de evolução da matéria os diferentes resultados da manipulação (pelo plano espiritual) desse princípio, e como ocorre essa manipulação não sei e nem é o momento para se debater. O nosso corpo físico ao desencarnarmos fica na matéria, desintegra-se; vamos para o plano espiritual (onde também existe matéria, porém mais sutil) o perispírito e este sempre estará conosco evoluindo (transformando-se, tornando-se mais etéreo) a cada etapa evolutiva minha. Porém essa transformação, ou evolução, está intimamente ligado a real evolução do espírito a minha transformação moral.

A evolução da matéria só é possível pela evolução do espírito.



Abçs
Ana
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: SB em 18 de Junho de 2008, 22:00
Pois cariberto ou carlos ribeiro ;D transforma-se em que? em peixe?

Cariberto, o espirito transforma a sua condição moral, por isso evolui...será que a materia nao se transforma para melhor(evoluir) nessa e para essa condição?

Como referi no primeiro post, trata-se apenas de conceitos, ou por outra, preconceitos.

Mas dado que só aceitamos as coisas quando estamos preparados, realmente nao vale a pena prosseguir com este assunto do evoluir ou nao...ja foi iniciado o outro post para estudo, vamos entao continuar...sendo que este mesmo tema continua, pode ser que ate lá nos venhamos todos a perceber melhor o que é materia  ;)

Abraços
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: SB em 18 de Junho de 2008, 22:01
Aninhas respondemos ao mm tempo  ;D

beijinhos para ti e para o Gabriel  :-*
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Ann@ em 18 de Junho de 2008, 22:07

 ;D ;D

Oi Suzaninha, eu percebi  :D

beijinhos para ti e os teus tb. :-* :-*
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 19 de Junho de 2008, 10:06
Mas a pergunta que não quer calar:
A matéria evolui ?


Olá Ivi,

A minha resposta é muito breve:

A matéria evolui para servir o espírito que evolui.

Aqui o termo evolução (da matéria) quererá dizer: adaptação.

Portanto concordo com o nosso amigo Joshua quando diz:

"pelo que estive a ver, cada um tem razão à sua maneira, porquanto, a origem de todas estas divergências, está somente, no modo como cada um visiona as coisas, pois existe a visão de conjunto e a visão de detalhe."

Abraços fraternos.
Jorge
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 19 de Junho de 2008, 11:23
Olá amigo Atlante,

Por mim, não precisa se esforçar muito, aliás nem precisa se esforçar, porque entendo perfeitamente o que pretende dizer. Direi mesmo que estou em plena sintonia com o amigo.

O DEUS ÁTOMO

O Deus átomo repousa nas rochas,
Cresce nas plantas,
Anda nos animais,
Pensa nos homens,
Ama nos anjos...
Por isso, respeite:
As rochas como se fossem plantas,
As plantas como se fossem animais,
Os animais como se fossem homens e
Os homens como se fossem anjos.


(Inscrição Rupestre-Tibet-3000 A.C.)

Grande abraço.
Jorge
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 19 de Junho de 2008, 11:35
Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode.

Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.

(Isaac Newton)

Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Vitor Santos em 19 de Junho de 2008, 13:11
Olá

Sobre a natureza e evolução da matéria

Citar
Livros dos Espiritos

CAPÍTULO IV

DO PRINCÍPIO VITAL

1. Seres orgânicos e inorgânicos. - 2. A vida e a morte. - 3. Inteligência e instinto.
Seres orgânicos e inorgânicos

Os seres orgânicos são os que têm em si uma fonte de atividade íntima que lhes dá a vida. Nascem, crescem, reproduzem-se por si mesmos e morrem. São providos de órgãos especiais para a execução dos diferentes atos da vida, órgãos esses apropriados às necessidades que a conservação própria lhes impõe. Nessa classe estão compreendidos os homens, os animais e as plantas. Seres inorgânicos são todos os que carecem de vitalidade, de movimentos próprios e que se formam apenas pela agregação da matéria. Tais são os minerais, a água, o ar, etc.

71. A inteligência é atributo do princípio vital?

“Não, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, porquanto um corpo pode viver sem a inteligência. Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se. Necessário é que o
Espírito se una à matéria animalizada para intelectualizá-la.”

A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a algumas classes de seres orgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade de atuar, a consciência de que existem e de que constituem uma individualidade cada um, assim como os meios de estabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem às suas necessidades. Podem distinguir-se assim:

1°, os seres inanimados, constituídos só de matéria, sem
vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos;

Se formos ver na definição de seres orgânicos, vemos que aqui estão incluidos os minerais

Citar
2°, os seres animados que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, porém, destituídos de inteligência;

Se formos ver na definição de seres orgânicos e na resposta à questão "71", vemos que aqui estão incluidas as plantas

Citar
3°, os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes outorga a faculdade de pensar.

Se formos ver na definição de seres orgânicos, vemos que aqui estão incluidos os animais e o homem.

Seres vivos, de acordo com o que eu acredito e que corresponde ao que interpreto do que disse Alan Kardec (ver acima), são as plantas, os animais e o homem.

Digo apenas homem porque não sei se a mulher está incluida nesta categoria - risos. :D

No caso dos animais e do homem há uma alma (ou espirito), que permite ao ser comandar de forma inteligente a matéria que constitui o seu corpo, do ponto de vista do utilizador. A máquina biológica que constitui o nosso corpo não foi concebida nem funciona por acção directa do utilizador. Essa máquina Foi criada e evolui de acordo com as leis da natureza, criadas por Deus, ou por acção directa do criador e/ou de espiritos a quem Deus delegou essa função (julgo que por meio do fluido cósmicos universal, que á a matéria directamente comandada pelas forças inteligentes e que se apresenta sob várias formas - fluido vital, perispirito, etc.). Neste caso a máquina biológica é fortemente influenciada pela alma que a habita.

No caso das plantas a máquina biológica tb foi criada e evolui de acordo com as leis da natureza, criadas por Deus, ou por acção directa do criador e/ou de espiritos a quem Deus delegou essa função. Não há influência da inteligência do ser, porque se trata de um mecanismo biológico, com vida, mas sem inteligência.

Toda a matéria foi criada, evolui de acordo com as leis da natureza, entre as quais o poder organizador do fluido cósmico universal, sob o comando inteligente de Deus e/ou de espiritos em que ele delegou essa função, as leis conhecidas da fisica, da quimica, da termodinamica, etc. A matéria apenas exibe um comportamento de ser vivo quando tem fluido vital associado (plantas, animais e homem), apenas exibe alguma inteligência quando está associada a uma alma individual.

Quando a matéria não está associada ao fluido vital nem a uma alma (minerais e outros materiais não orgânicos que não são plantas nem animais - a palavra "orgânicos" deve ser entendida aqui segundo a definição de Kardec aima citada), não tem vida nem inteligência. Evolui de apenas de acordo com as leis da natureza, entre as quais o poder organizador do fluido cósmico universal, sob o comando inteligente de Deus e/ou de espiritos em que ele delegou essa função, e de acordo com as leis conhecidas da fisica, da quimica, da termodinamica, etc   

Os animais e o homem usam um corpo cuja tecnologia trancende a inteligência e os conhecimentos da humanidade (os especialistas já sabem muitas coisas, mas grande parte da humanidade não é especialista em biologia). Deste modo, o nosso corpo é uma máquina biológica que usamos apenas a titulo de utilizador. A prova que isso é possivel é que as plantas são máquinas biológicas sem inteligência e funcionam. Claro que ao usar o corpo o influenciamos fortemente, tal como um utilizador de um automóvel, terá o mesmo em boas ou más condições, conforme o tipo de uso e os cuidados que com ele tem. Para além disso podemos ter influência psicosomática no funcionamento dos nossos orgãos, que pode beneficiar ou prejudicar o funcionamento dos mesmos.

bem hajam
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Carlos Ribeiro em 19 de Junho de 2008, 13:15
Citar
Quando a matéria não está associada ao fluido vital nem a uma alma (minerais e outros materiais não orgânicos que não são plantas nem animais - a palavra "orgânicos" deve ser entendida aqui segundo a definição de Kardec aima citada), não tem vida nem inteligência. Evolui de apenas de acordo com as leis da natureza, entre as quais o poder organizador do fluido cósmico universal, sob o comando inteligente de Deus e/ou de espiritos em que ele delegou essa função, e de acordo com as leis conhecidas da fisica, da quimica, da termodinamica, etc     
- Vitor

Ora aí está. Mais palavras para quê?
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Ann@ em 19 de Junho de 2008, 13:45
Olá amigos,

Por favor, ainda não é o momento de entrarmos no debate sobre a vida no mineral, muito embora saiba que as vezes é difícil nos colocarmos sem interferir em outros assuntos; usamos uns para justificar outros, afinal todos os assuntos se interligam e se completam.

Creio que o Joshua tem razão quando diz que todos tem razão depende da forma como se observa e conclui. Eu tentei resumir por duas vezes, mas infelizmente não consegui, ainda tenho que treinar bastante minha escrita e expressão :D ;).

Vamos tentar novamente.

Devemos sempre lembrar que estamos falando de evolução de um planeta, da vida existente nele. Não estamos falando de cadeiras ou mesas (uso esses exemplos para diferenciar o que achamos que tem vida e o que não tem). Não podemos comparar, mesmo em termos de matéria uma planta com uma mesa, na planta há o princípio inteligente. Toda a nossa matéria, mesmo sendo retirada de um mesmo princípio diferencia-se pelas propriedades nela existentes, pela atuação do princípio inteligente. Embora sejam dois princípios independentes, o material e o inteligente, na evolução da vida desde os reinos inferiores até atingirmos o topo da evolução que até o momento conhecemos, os dois andam sempre juntos - tudo esta em tudo, portanto seria ilógico um evoluir e outro não.

Alguns ainda dirão: mas não é evolução é adaptação! É evolução. Um princípio evolui através do outro. No outro post eu já coloquei e, me desculpem, coloco novamente: evolução (definição de dicionário): passagem lenta e gradual de uma a outra forma, mudança. Não é isso que acontece com a matéria e mesmo com o espírito ??? ???

Falamos de evolução tecnológica - que acontece a cada segundo - por que a tecnologia evolui ??? Evolui sozinha ??? Não, evolui porque existe uma inteligência (do homem) que atua sobre ela e, gradualmente, vai modificando-a e tornando-a eficaz a utilização e aos objetivos necessários.

Estou no mesmo barco que nosso amigo Atlante :D, se não consegui desta vez, sinto muito, mas também não consigo passar, colocar em palavras a explicação... prometo que vou me exercitar mais :D

Abçs
Ana
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Vitor Santos em 19 de Junho de 2008, 13:57
Olá

Citar
O Roque e a amiga

Esta afirmação terá alguma utilidade? Ou é só para descarregar a bilis? Se é para descarregar a bilis, bom proveito, senão gostava de saber a utilidade da frase.

Citar
Na Genese Kardec diz que o mineral tem vida, é bom que se reunam os senhores que detêm o poder para definir qual dos livros deve ser eliminado da codificação

A tua interpretação da Génese é essa, A minha é outra.


Citar
17. - Após haver remontado, tanto quanto o permitia a nossa fraqueza, em direção à fonte oculta donde dimanam os mundos, como de um rio as gotas dágua, consideremos a marcha das criações sucessivas e dos seus desenvolvimentos seriais.

A matéria cósmica primitiva continha os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que estadeiam suas magnificências diante da eternidade. Ela é a mãe fecunda de todas as coisas, a primeira avó e, sobretudo, a eterna geratriz.

Absolutamente não desapareceu essa substância donde provêm as esferas siderais; não
morreu essa potência, pois que ainda, incessantemente, dá à luz novas criações
e incessantemente recebe, reconstituídos, os princípios dos mundos que se apagam do livro eterno.

A substância etérea, mais ou menos rarefeita, que se difunde pelos espaços interplanetários; esse fluido cósmico que enche o mundo, mais ou menos rarefeito, nas regiões imensas, opulentas de aglomerações de estrelas; mais ou menos condensado onde o céu astral ainda não brilha; mais ou menos modificado por diversas combinações, de acordo com as localidades da extensão, nada mais é do que a substância primitiva onde residem as forças universais, donde a Natureza há tirado todas as coisas. (1)

18. - Esse fluido penetra os corpos, como um oceano imenso. É nele que
reside o princípio vital que dá origem à vida dos seres e a perpetua em cada
globo, conforme à condição deste, princípio que, em estado latente, se conserva
adormecido onde a voz de um ser não o chama.

Toda criatura, mineral, vegetal, animal ou qualquer outra - porquanto há muitos outros ramos naturais, de cuja existência nem sequer suspeitais - sabe, em virtude desse princípio vital e universal, apropriar as condições de sua existência e de sua duração.

As moléculas do mineral têm uma certa soma dessa vida, do mesmo modo que a semente do embrião, e se agrupam, como no organismo, em figuras simétricas que constituem os indivíduos. Muito importa nos compenetremos da noção de que a matéria cósmica primitiva se achava revestida, não só das leis que asseguram a estabilidade dos
mundos, como também do universal princípio vital que forma gerações espontâneas em cada mundo, à medida que se apresentam as condições da existência sucessiva dos seres e quando soa a hora do aparecimento dos filhos da vida, durante a período criador. Efetua-se assim a criação universal. É, pois, exato dizer-se que, sendo as operações da Natureza a expressão da vontade divina, Deus há criado sempre, cria incessantemente e nunca deixará de criar. ______________________________________________________________________
(1) Se perguntásseis qual o princípio dessas forças e como pode esse princípio estar na
substância mesma que o produz, responderíamos que a mecânica numerosos exemplos nos oferece desse fato. A elasticidade, que faz com que uma mola se distenda, não está na própria mola e não depende do modo de agregação das moléculas? O corpo que obedece à força centrífuga recebe a sua impulsão do movimento primitivo que lhe foi impresso.


O que está aqui escrito não é que os minerais têm vida, mas que a força organizadora dos minerais é a mesma que está por detrás do fluido vital e da matéria viva. Não se pode agarrar apenas um paragrafo, é preciso fazer a análise de todas as obras básicas, para as entender.

bem hajas
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 19 de Junho de 2008, 14:42
"O Roque e a amiga"  :D :D :D

Uma coisa é certa, já me fartei de rir ... sorry!

Acho salutar estas peripécias para quebrar a "seriedade" com que os assuntos são tratados  :D

Abraços fraternos.
Jorge
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: SB em 19 de Junho de 2008, 16:09
Pois jorge...faço das tuas palavras as minhas.  :D :D

Vitor Santos,

Penso que o Atlante, não quer dizer que por exemplo uma pedra tem vida como nós...pois de facto nao tem...mas tem vida..a sua, no seu estado.

Eu posso entender desta forma rudimentar:

Eu tenho uma Pedra que um amigo me ofereceu, que eu muitas vz envio a minha energia para ela.
Porquê? Porque tenho muito magnetismo, e a energia em demasia pode desequilibrar, nao so a mim como a quem me rodeia...muitas vezes envio essa energia a mais para os necessitados e para a Terra mãe...mas tb a condicono muito nessa pedra...

Ela modifica-se sempre que coloco as minhas mãos sobre ela...

Tem um aspecto argiloso de cor cinzenta clara...é muito leve....pelo seu peso da a sensação que boiria na agua, no entanto isso nao acontece..quando coloco as minhas maos sobre a pedra, fica com uma tonalidade mais escura, tão escuro que fica quase preta...tornan-se ate mais pesada...se eu nao tiver energia suficiente para exteriorizar ela nao se modifica...não se altera.

Dentro das suas qualidades ela se modifica, logo tem vida.

E dentro deste exemplo poderemos ter outros, mas dentro das suas qualidades e modificações, todos os minerais e devido as suas condições tem vida, uma vida que nada tem a ver com a nossa...penso ser mais uma vez uma questao de conceitos, tal qual como o evoluir  :P

Eu entendo assim, mas poderei estar redondamente enganada....que espero vir a concluir esse engano ou acerto, com a continuação neste estudo  ;)

Porque nos estamos a antecipar?

Temos que provar alguma coisa?
Penso que nao necessáriamente, temos que reter apenas aquilo que nos faz falta para podermos progredir, não contestando, mas dissolvendo duvidas, o que nso parece certo hoje, não será amanha, por isso nao demos com certezas o que nao é ainda  ;)

Abraços
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 19 de Junho de 2008, 16:42
Por falar em rochas, alguém me poderá explicar por que é que o quartzo por exemplo transforma-se de "calhau" para uma obra-de-arte da natureza que são os cristais?

As rochas então não estão estagnadas? Evoluem? Transformam-se? Têm algum tipo de vida?
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Moreira em 19 de Junho de 2008, 17:19
Olá a todos

Comparem o corpo de um homem das cavernas com o corpo de um homem atual ... O que é que evolui??? o espirito ou a matéria???

Apesar do corpo de um homem das cavernas ser mais grosseiro que o corpo de homem atual, quem evolui foi o espirito e não a matéria nesse trajecto de milhares de anos

Eu penso que a matéria não evolui só se transforma de acordo com a matriz que o espirito lhe empregna.

Deixo aqui a minha humilde opinião...

Um abraço Moreira
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Jorge em 19 de Junho de 2008, 17:37
Pois é amigo Moreira,

"A necessidade aguça o engenho"

Quanto mais evoluido o espírito = maior exigência em relação ao veículo físico !

... Até ao momento em que já não precisa dele!

Abraço fraterno.
Jorge
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Carlos Ribeiro em 19 de Junho de 2008, 17:38
Olá Susana. Fazes bem em descarregar a tua energia numa pedra. Vais ver que assim vais longe...vê lá se com tanta energia não partes a pedra... ;D ;D
Meus amigos, são por estas e outras crenças estranhas que por vezes os cientistas dizem que os espíritas são uns patetas. Acreditar que a matéria só por si evolui, que um calhau ou uma cadeira tem vida (a não ser que se entenda por "vida" o mesmo que "existência"), que se pode descarregar as nossas energias em pedras, etc, etc., só demonstra falta de bom senso, coisa que Kardec tanto recomendava. Fico triste por ver pessoas que se dizem espíritas a acreditar nestas coisas. Isso só prejudica o espiritismo.
Quanto á frase citada pelo Atlante "o roque e a amiga" deixo isso ao cuidado dos moderadores. Depois venham dizer que eu é que me porto mal...
Título: Re: ESTUDO DO OLE - 1o Livro Cap II - ELEMENTOS GERAI DO UNIVERSO perg. 27//28
Enviado por: Ann@ em 19 de Junho de 2008, 18:38

Olá amigos,


penso que cada um já chegou a alguma conclusão ou então está a estudar.

Geralmente trancamos o antipenúltimo tópico e sempre ficam dois abertos para estudos, já que existem várias pessoas que entram no forum somente a noite ou aos fim de semana, porém este tópico será trancado antes, pois estamos nos desviando muito do assunto proposto que neste tópico seria falar sobre o FCU.

Penso que as dúvidas que ainda temos, poderá ser sanada ou esclarecida ou ainda melhor embasada nas questões seguintes. :)

Caso sintam necessidade, poderá ser aberto um novo tópico, mas não como ESTUDO DO OLE, como foi exposto no início do estudo. ;)

Abçs
Ana