Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => O Livro dos Espíritos => Tópico iniciado por: william_magalhaes em 15 de Maio de 2020, 23:33

Título: Criação: surgimento do homem na Terra
Enviado por: william_magalhaes em 15 de Maio de 2020, 23:33
Olá, amigos!
Estou aproveitando a pandemia para aprofundar meus estudos no espiritismo.
Lendo O Livro dos Espíritos, no entanto, fiquei com uma dúvida:

53. O homem surgiu em muitos pontos do globo?
Sim e em épocas várias, o que também constitui uma das
causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os
homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de
outras raças, novos tipos se formaram.”

Ora, hoje já não sabemos que a espécie humana é originária da África, com toda uma ancestralidade atestada por registros fósseis? A humanidade não surgiu em várias épocas e lugares...  ???

A resposta dá a entender que o ser humano pode ter aparecido na África, depois um outro grupo, sem relação com o anterior, apareceu na América, Ásia... Tempos depois se encontraram e surgiram raças novas... Mas é um consenso na ciência que não foi assim. TODA a espécie humana é descendente de ancestrais africanos, tronco de origem comum da humanidade toda...

Como fica a questão 53? Entendi errado?  ???
Título: Re: Criação: surgimento do homem na Terra
Enviado por: william_magalhaes em 16 de Maio de 2020, 21:31
Nenhuma ajuda, pessoal?
Estou empacado nesta questão...
Kardec diz que a doutrina é progressista, isto é, quando entrar em confronto com a razão e a ciência (especialmente as descobertas posteriores à codificação), a doutrina deve ser adequada.
Não seria este um caso?
Usando uma expressão forte: teria o codificador errado na abordagem da questão 53? Não sendo exata a declaração de que a humanidade surgiu em vários pontos da Terra, em momentos diversos?
Li o comentário feito por Miramez à questão, mas o espírito reforça a declaração de surgimento separado de grupos humanos sobre a superfície da Terra.
Não é este um equívoco?
Peço-lhes ajuda neste ponto, nada mais encontrei para pesquisar.
Obrigado.

EDIÇÃO:
Encontrei este vídeo da TV Mundo Maior, que trata do tema a partir do minuto 17:00, mais ou menos, mas a explicação não me pareceu bastante, especialmente porque se está debatendo o surgimento do homo sapiens (e do gênero homo), e essa origem é exclusivamente africana, para de lá se espalharem pelo mundo.
Não sei como postar vídeos aqui no fórum, fica o link:
Diversidade das raças | Espiritismo sem Mistério (21/03/2017) (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS93YXRjaD92PVBJcHNMSmlwQTBJJmFtcDtsaXN0PVBMVjR5RVNQbWRmRl84VzVRbVZpS3pTRGtJZnptc1liMVkmYW1wO2luZGV4PTIxIw==)
Título: Re: Criação: surgimento do homem na Terra
Enviado por: rwer em 17 de Maio de 2020, 00:19
Oi, William,

Desculpe não responder logo. Esperava que alguém espírita te respondesse.
Então, como diz o ditado: "Se não tem tu, vai tu mesmo", rs.

Todas as conclusões antropológicas e arqueológicas são inacabadas. Os séculos avançam e o conhecimento muda.

O mesmo vale pras afirmativas mediúnicas que tratem de Ciência. As almas respondem com o melhor de que dispõem no momento.

A não ser que alguém veja o LE como os empolgados que só leem a Bíblia:

– "Não pode ter erro. Tá em Coríntios, 15:3."  (Inventei esses números agora. Nem sei se aquele livro tem isso, rs.)



Pra exibir vídeos Youtube, retire o s do endereço https.



Título: Re: Criação: surgimento do homem na Terra
Enviado por: william_magalhaes em 17 de Maio de 2020, 19:43
Obrigado, @ram-wer!

Sei bem que as pesquisas científicas ainda possuem muitas lacunas, no entanto pesquisas genéticas já demonstraram que TODOS os seres humanos são descendentes do gênero homo, surgido na África subsaariana. Chineses, esquimós, indígenas, aborígenes... enfim, todos os seres humanos surgiram a partir de um só tronco que depois espalhou-se pelo mundo.

A ideia de que o ser humano possa ter surgido, independentemente, em vários pontos do globo é cabalmente refutada. E isso vale para todos os seres vivos da Terra, não há como uma mesma espécie ter origem em pontos diferentes e em épocas diferentes.

Podemos até não saber o momento e o local exato, mas a espécie humana surgiu em algum lugar ao sul do Saara e de lá se espalhou e diversificou pelo mundo.

Indivíduos de uma mesma espécie surgindo em vários pontos do planeta, independentemente uns dos outros não é um pensamento muito racional, contraria toda a evolução...

E o que eu estou fazendo é, justamente, não aceitar nada sem questionar antes. Não é porque está escrito em "Corinthians 1, Velez Sarsfield 2" que devemos aceitar sem questionar, não é mesmo? O mesmo vale para O Livro dos Espíritos...

E eu continuo empacado na questão 53...
Título: Re: Criação: surgimento do homem na Terra
Enviado por: william_magalhaes em 19 de Maio de 2020, 02:12
Oi, amigos, desculpa insistir... O tópico já tem quase 700 visualizações e somente uma pessoa me deu uma mão para entender esta questão 53.

Por favor, se alguém tiver mais algum dado, talvez na Revista Espírita (vou pesquisar lá também) seria de grande ajuda.

Obrigado.
Título: Re: Criação: surgimento do homem na Terra
Enviado por: william_magalhaes em 19 de Maio de 2020, 23:00
Olá novamente, amigos!

Pesquisando na Revista Espírita, no apanhado de publicações de 1862, seguindo o índice catalográfico feito pela FEB (todo este material encontrei para download no site da FEB), encontrei uma explicação satisfatória para o tema abordado na questão 53 de OLE.

Ao longo do ano de 1862 os assuntos referentes às raças surgiram várias vezes na Revista, e o entendimento consolidado seria o seguinte, pelo que pude entender:

A questão 52 trata de diferenças físicas e MORAIS, e é a que abre a discussão quanto à diversidade das raças humanas na Terra. A antropologia, segundo os artigos da RE, só estuda o componente FÍSICO, nada se preocupando com o avanço MORAL de um povo ou raça.

Quando na questão 53 pergunta-se se o homem surgiu em muitos pontos do globo estes dois temas precisam ser abordados conjuntamente: o físico e o moral.

Fisicamente está demonstrado que a humanidade tem um único tronco ancestral, MORALMENTE, no entanto, a evidência é distinta.

Até nossos dias existem povos mais e menos atrasados no aspecto tecnológico e até mesmo moral (povos com leis brutais, etc).

A questão 53, no seu devido contexto, complementada pelas lições da RE nos permite concluir que a Terra foi habitada, sucessivamente, por seguidas levas de espíritos, em diferentes estágios evolutivos, que vieram a encarnar em grupos humanos diversos, separados geograficamente, dando origem a raças mais avançadas e menos avançadas no processo civilizatório.

Ao longo do tempo estes diferentes grupos entraram em contato (pacífico ou belicoso), e deste contato surgiram "novas raças", como é o Brasil, fruto do encontro dos povos europeus, africanos e nativos.

Para mim, agora, está fechada a questão!

Agradeço especialmente ao @ram-wer pela colaboração!

Espero que este tópico seja de utilidade para a comunidade.

“Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo".